25/07 – [8:50] Abertura – Dia de Muitos Indicadores



- .br

15/12/08 happy hour bhcom roxo

PCALDAS Olá, pessoal! O Bruno liberou meu acesso ao fórum de opções.

Venho aqui para mandar um abraço ao pessoal do encontro e frisar a necessidade de que ocorram outros para que possamos ampliar o leque de amizades reais, não somente virtuais.

Abraço pra todo mundo aí!!

-----------------------------

ONDAS DE ELLIOT

TRANQUILO O que vc quer dizer quando fala de "padrão corretivo" e "padrão impulsivo"? Isto é diferente de dizer "padrão A-B-C" e "padrão 1-2-3-4-5" ? ou é a mesma coisa?

PCALDAS 27/04/09 Mesma coisa: 1,2,3,4,5 -> impulsivo; abc-> corretivo.

BABONI X SISTEMÁTICOS - 13/08/2009 | 01:04

Pessoal, quem já leu o novo livro do Alexander Elder já percebeu que Baboni e P. Caldas sào traders "discricionários" enquanto os demais são traders "sistemáticos". Ele próprio ( Dr. Elder) se define um trader discricionário. São duas maneiras diferentes de usar a AT. Os sitemáticos não erram sobre as previsões do mercado devido a um simples motivo: eles não arriscam previsões, apenas obedecem um sistema de padrões gráficos. ou seja, é como o zagueiro que reclama quando o atacante chuta a gol e erra. Antes de criticar devemos ter consciência desta diferença. Somente um estudo muito bem conduzido poderia dizer qual o melhor sistema. Lembrando que pra ser um trader discricionário de sucesso é preciso muito mais conhecimento, experiência, feeling, inteligência...etc que um sistemático. eu mesmo, uma sardinha recém-enlatada, sou sistemático mas não perco uma analise do Baboni e P. Caldas. abraço a todos.

DETECTOR DE TERCEIRA ONDA (DTO) PCALDAS 06/07/09

Dê uma lida nesse material do Advanced Get.



university/get/getManual/eSignal_Manual_ch7.pdf

O Elliott Oscilator nada mais é que um MACD ajustado (35,4).

O IFR eu incorporei e batizei ambos com DTO ou detector da terceira onda.

Na AT é sempre bom você ter uma coisa confirmando outra. O IFR e MACD funcionam muito bem na identificação da onda 3.

Boa noite pra vocês.

-------------------

FORA DE DATAS- 17/04/09 SEXTA-FEIRA – PCALDAS: PERSPECTIVAS 2009-2010

MGUIMA disse: Pcaldas, o Nouiriel Roubini brasileiro

Opa!! Quem sou eu? :0)

Mas às vezes o cara é contador de ondas também.

Forte barreira na região de 870 e que foi testada ontem.

Simetria afastada e quinta diagonal sugerindo a correção.

O medroso morreu de velho e cautela pouca é bobagem.

Numa dessas, pra quem não tem sangue de barata pra uma vendinha com stop curto, melhor esperar pra ver se rompe os SP-870/DJ-8300 e garantir o leite das crianças.

Falta a C ainda, mais acima. Mas o padrão pede uma B na faixa de SP-770/DJ-7400.

Obs.: Pra quem quiser acompanhar os dados de deflação nos EUA, segue o endereço do FED ( Nova Iorque)Link truncado.



Essa informação é importante para a avaliação/confirmação dessa fase "Winter" do ciclo atual de Kondratiev, o qual deverá ser marcado por um processo econômico recessivo mais profundo, ou depressivo, para os próximos anos.

Fases do ciclo de Kondratiev:



IMPORTANTÍSSIMO!!!

Ciclos anteriores visto por meio de uma animação (Observem que o "batimento cardíaco" é o mesmo e vem se repetindo com alterações no contexto da época, mas é o mesmo contexto histórico).

Como sempre digo, nossa história só vai mudar se nosso DNA também mudar.

Antes disso, continuaremos a fazer as mesmas cagadas de sempre, onde o que muda é apenas a cerâmica ou mesmo só a cor do vaso sanitário.

Deflação é sinônimo de falta de crédito. O dinheito passa a valer muito, pois fica escasso, e os preços das mercadorias caem. Estão incluídos nesse processo os preços das ações.

Corre-se o risco, ainda, de que esse recurso, a venda de ativos, seja usado por empresas como fonte de dinheiro.

Quem souber disso com antecedência beberá água da fonte no que diz respeito à defesa do patrimônio, principalmente exposião em ações, e mesmo operações de buy and hold de metais preciosos, como ouro e prata (que ainda deverão cair mais).

Bom final de semana pra vcs.Segue o padrão no SP Futuro.

--------



1. 28/07/2009 - 17:26 Enviado por: Paulo Caldas

A queda dos mercados ocorreu após um movmento técnico definido como uma “onda 5″, e que corresponde à última perna impulsiva do superciclo iniciado em 1790/1800.

Nesse período tivemos duas depressões espaçadas por cerca de 100 anos. Agora teríamos a terceira depressão.

Vide link:

Esse movimento coincidiria com a atual estação “winter” da última onda de Kondratieff (K-Wave), ainda em desenvolvimento.

Link:

Para os estudiosos dos ciclos, essas forças que fariam com que a história se repetisse são endógenas, ou seja, o movimento corretivo e cíclico seria inevitável.

As primeiras fases da “winter” ainda estão ocorrendo, como quebra das bolsas, casos de falências, etc. Os passos seguintes seriam marcados por uma contração do crédito e que seria definitiva para a expansão de um processo deflacionário em escala global, o que já vem ocorrendo nos Estados Unidos e, pela primeira vez, no bloco europeu.

Um dos primeiros efeitos sociais desse processo degenerativo da economia tem sido a atual gripe suína, pois o stress provocado por perda de empregos, dinheiro, patrimônio, etc, tem sido tamanho a ponto de debilitar os processos imunológicos dos organismos dessas vítimas, facilitando a disseminação desse vírus e, talvez, de outros. Como a crise é global, eis o motivo da pandemia. Quem puder pesquisar sobre o surgimento de outras pandemias, verá que elas apareceram em circunstâncias semelhantes ao longo da história.

Essa seria a minha opnião sobre o quadro atual, onde ainda imagino que o mesmo voltará a se deteriorar no médio/longo prazo.

PC

2. 28/07/2009 - 18:25 Enviado por: Paulo Caldas

Apenas para complementar o post anterior, segue um estudo de dois economistas, inclusive com referências a Paul Krugman, comparando o desenvolvimento da crise atual com a de 1929.

Link:

Conclusão dos autores: It’s a Depression alright

PC

--------------------------------

01/03/09 PROGRAMA PARA ESCREVER EM IMAGENS – GSICILIANO

PCALDAS Ôôô Siciliano,Que programa é esse que você usa que pode escrever com os balõezinhos?

SICILIANO Boa noite Caldas, Baboni e outros amigos do fórum. Caldas, o programa é o "SnagIt". É um software que faz captura de imagens (tipo printscreen) e estes recursos são provenientes do editor que vem com o software. É realmente muito bom, os recursos, para quem, como você, gosta de desenhar sobre gráficos são imbatíveis. Não conheço versões "genéricas", mas o preço é bem acessível e vale muito a pena. Se tiver interesse, vá em

---------------------------------

Um desabafo contra a intolerância 15/02/2009 | 01:12

Se você compra ações de uma empresa e esquece da vida, seja considerando que aquilo é investimento pra longo prazo, que é para os netos, coisas assim, imagina o que acontece quando dois investidores, apenas dois e mais ninguém, se deparam no HB da corretora e resolvem, por conta e risco deles, que as ações passarão a valer metade do que valiam cinco minutos antes?

Onde fica a figura do valor patrimonial da ação, ou a divisão do patrimônio da empresa pelo número de ações?

Como pode uma empresa, num único dia, valer 10% a menos, às 12:41 hs e, numa histeria “Dow Jônica”, valer 5% a mais às 12:42 hs?

O valor patrimonial dela variou nesse período?

A caneta da secretária, o pneu do caminhão fora-de-estrada, a mesa do chefe, etc, seriam negociados para compra ou venda dessa forma nesses intervalos?

E as projeções de lucros com base nos balanços, etc, etc?

Como ficam as mesmas se a empresa depende do petróleo e, lá no Forex, na NYSE, Londres, na casa do $#@#$^^%$lho, meia dúzia de traders resolvem subir as cotações de 50 para 150 dólares em 2 anos e, em seguida, decidem mandar o barril pra 30 dólares em seis meses?

Uma vez que todos aqui tenham pegado “dinheiro” e colocado no mercado financeiro, esse dinheiro deixou de ser dinheiro, onde os valores patrimoniais reais acumulados ao longo do tempo se transformaram em valores virtuais negociados em bolsa.

A grande maioria que aplica em bolsa hoje sequer sabe o que é VPA.

Pessoas compram e vendem suas ações com base em notícias. O “patrimônio” da empresa oscila 20% num dia porque uma notícia sai de manhã e é desmentida à tarde.

O mercado de ações ignora completamente aspectos fundamentalistas. Isso foi provado na época do Investment Grade.

Será que não serviu de lição?

Quem preservou o capital desde a grande queda? O que estopou na perda do fundo semanal, que fosse, informado sobre a saúde do mercado com base nas tendências mundiais, na análise das LADs, dos fluxos de investimentos, etc, ou o que se apoiou em dados fundamentalistas baseados no fato de que o Brasil seria o porto seguro para os grandes negócios do planeta?

O mercado é movido por forças endógenas e totalmente emocional, os tão falados medo e ganância.

Topos são zonas de resistência, porque deixam seqüelas naqueles que perderam dinheiro ali, e fundos são zonas de suporte, porque trazem alegrias para os que ganharam lá.

Vendo isso, alguém teve uma idéia genial e juntou outros ingredientes e bolou a Análise Técnica, estudando padrões de repetição, formações gráficas, incorporando indicadores estatísticos, etc, numa tentativa de mostrar que, sob o ponto de vista comportamental, o mercado de ações segue uma certa ordem, um certo padrão.

As coisas evoluíram e foram criados fóruns, blogs e tudo mais, para a discussão das técnicas utilizadas para que, dentro de uma lógica de maiores probabilidades, se pudesse ter o benefício da predição dos movimentos do mercado e, com isso, ter o benefício do lucro do jogo do mercado.

E, hoje, os organizadores gastam tempo, dinheiro, fosfato e muita coisa para que seja mantida uma comunidade virtual onde, inclusive, firmam-se amizades reais entre os participantes.

Dá uma tristeza danada alguém fazer uma referência a um colaborador dos mais sensatos e ardorosos defensores da Análise Técnica, como Baba OVO ni.

Conheço pessoalmente o Evandro, o Macal, o Eskema, o Juliano Carneiro, o Roxo, a Rita ...

Outro dia tive o prazer incomensurável de falar com a Jowi.

Convivo diariamente com o Marrinha, com o Marco Correia...

Nunca vi o Marrinha na minha vida, mas o cara é “chapa”, padrinho aqui desse fórum. Tenho outro padrinho, mas que parece ter optado pela intolerância ou pela não aceitação da multiplicidade de idéias, e acabou sumindo daqui.

Ninguém tá certo ou errado nessa merda de mercado.

Puta que pariu, meu!

Por que motivo pessoas insistem na busca de conflitos?

Só porque eu acertei/errei numa contagem de umas ondas, ou porque a simetria deu certo ou deu errado?

Meus amigos, são 4 bilhões negociados todo santo dia. Tem grana pra todo mundo.

Os esforços despendidos aqui NÃO são pra ver quem é o mais fodão, mas pra que possamos fazer uso da AT a fim de que um “tiquim” desses 4 bi sejam convertidos em algum troco pra galera.

Para essa turma que não sabe distinguir valor financeiro de valor patrimonial, que apresente técnicas concretas de operações.

Digo que vocês não sabem, e não sabem mesmo, a diferença entre dinheiro e valor de mercado de ações, ou entre VPA e valor de mercado.

Tanto é verdade que o “dinheiro” que vocês apostaram na aposentadoria, seja como sendo o tal do “value”, ou o que o fodão do Buffett disse que era a mesma coisa, onde o espertalhão vendeu livro até num querer mais, virou pó.

Ridículo o colega que aparece aqui de vez em quando para desmoralizar a AT.

Se ela tem falhas, a AF também tem.

A conclusão a que chego, não vou falar a que “chegamos”, pois não falo para todos, é de que os grandes erros humanos, os mesmos de sempre, acontecem a partir de coisas ínfimas, onde a menor das intolerâncias chega a ser potencializada e por questões banais, ambiente para a discriminação que não produz nada de positivo.

Esse meio aqui, onde 44 mil pessoas têm acesso, deve ser usado para a confluência de coisas positivas, nunca para a “flatulência” mental de indivíduos retrógrados, como Gasmans, Nachifes e tantos outros, que não conseguem conviver com o diferente, com o novo.

Portanto, por ser intolerante com a intolerância, fica esse meu registro.

LINNEU Concordo contigo!!.

Mas será que em parte não é culpa "nossa" ,por ficarmos alimentando estas discussões , que além de não levar à nada , poluem o chat , sem contrar o stress causado , que no dia-a-dia já nos consome.

Acompanhei este fórum durante bastante tempo antes de participar , mesmo porque não tinha nada a contrubuir e minhas dúvidas naquele momento eram básicas demais para os pabrões do fórum.

Percebo que algumas pessoas não tem este bom senso , o que realmente atrapalha uma troca de idéias tão boas que existe aqui. Mas tb isso é natural do ser humano. Todo local de convívio público , vão existir pessoas de todos os tipos , ainda mais qdo se escondem atrás de um teclado , o q as torna muito mais corajosas e mal educadas.

De qq forma , gosto daqui , admiro a maioria e vou continuar tentando contribuir de uma maneira ou outra qdo possível . Mas com certeza receberei mais do que estou colaborando.

Meu abraço à todos e bons trades!!

---------------------

PCALDAS 12/02/09 Gasman,

Operações de day-trade são a maneira mais rápida de perder dinheiro para quem ainda não tá certo do que fazer. Nesse caso, não opere hoje.

Sugiro, então, uma operação com a Vale, por exemplo,

Você pode extrapolar para outras ações de primeira linha. Tira da cabeça fubazada com ações de centavos, sem liquidez, etc.

A técnica é a mais elementar de todas, onde você compraria rompimento de topo ou compra em suporte.

Veja o quanto está disposto a perder na operação. Esse é o primeiro e o mais importante dos passos. Suponha que seja 2000 reais, o equivalente a 2% pra quem tem um capital especulativo de 100 mil reais.

Observe que ela tem um topo formado, em 28,15, e um fundo em 26,40.

Você tem a formulinha mágica:

Qa = Pmax / (Pe - Ps)

Qa = quantidade de ações

Pmax = perda máxima

Pe = ponto de entrada (start)

Ps = ponto de saída (stop)

Pe = 28,21 (acima do topo, número quebrado)

Ps = 26,27 (abaixo do fundo, número quebrado)

Alvo em 32,00

Qa = 2000 / (28,21 -- 26,27) = 1030 ações => 1000 ações.

Observe que mesmo a ação caindo 7,5% você só perderia 2% do seu capital.

Batendo no seu objetivo, ou você realiza o lucro ou lança uma opção um ou 2 strikes acima.

É assim que tem que operar.

Então, nesse setup você compraria 1000 ações. Se acionado, ajusta o stop no automático e, se não tiver interesse em fazer outras operações com outras ações, limitadas a 2% de perda, vai pra academia ver a mulherada. Se for casado, vai andar de bicicleta pra diminuir a barriga. Se não for barrigudo, vai tomar umas geladas. Ou seja, para de ver mercado e deixa o setup rolar.

Abs pra vc.

CLIMAX – 17/07/08

Tenho um programa que fiz aqui pra gerar os valores, tanto do Ibov quanto do IBX.

Mas, pra calcular o Clímax, vc deve contabilizar o números de ações que sobem seus OBVs e o número das que caem os OBVs.

Ele é um oscilador e sua força se baseia nos volumes (OBVs)

Um valor muito baixo indica mercado sobrevendido e sinaliza repiques (fundos); muito alto, sobrecomprado (topos).

Não sinalizam reversão de tendência, mas proximidades de topos e fundos.

Nunca vi o MN errar quando diz: "Se não fizer um topo/fundo hoje, não passa de amanhã". Rsrs

24/07/0-8 O clímax é um indicador inventado pelo Joseph Granville, o criador do OBV, das LADs, etc.È um indicador que envolve o saldo dos OBVs das ações dos índices, ou seja, é um oscilador que leva em conta os volumes, o que é muito mais importante que os osciladores meramente estatísticos, como o IFR, por exemplo.

Como vc tem 64 ações no índice, esse seria o valor máximo e mínimo dele.

Se fica muito negativo, como é o caso, é porque o mercado fica muito sobrevendido/distribuído e, pelo menos, um repique é sinalizado.

Pode anotar aí: se ele for pra zona abaixo de -40, nem que seja um fundinho de 2 dias irá ocorrer já pra semana que vem.

Não indica reversão de nada, mas topos e fundos terciários.

Nunca vi dar errado, desde que participava do fórum do Márcio Noronha, o SimetriaSanfonada ou o AlunosdoNoronha.O cara acertava todas.

Como ele saiu do fórum, o jeito foi implementar um programa pra calcular os OBVs e contabilizar esses valores.Aproveito e divulgo aqui pra turma. Boa noite pra vcs. Minhas "moscas volantes" já estão me atormentando aqui. RSRS

----------------------

[pic]

e quem tem caixa, paciencia e horizonte de longo prazo EM CRISES, costuma ficar rico.

05/10/08 RODRIGOMV Acertam quase tudo ?Vocês tão de sacanagem né ?

Quer dizer, a curva dos gringos tem uma sintonia bonita com a curva inversa da ibov(coef, correl. -), então eles acertam topos e fundos ?Caceta, eu fico cada vez mais pasmo com o que leio aqui...É impressionante mesmo.Os gringos subiram a bolsa por 6 anos.

Estão ferrados lá fora, tem que sacar pra cobrir dano a qualquer preço e derruabam o índice... E vocês me dizem que eles acertaram topo ? Eles estão fazendo spread e tentando tirar dinheiro daqui sem fazer muito estrago (o que evidentemente não está dando certo) porque eles mesmos vão perder com isso.É muito simples:Oferta e demanda.Não tem demanda pelos ativos, só oferta.

Cai.Se fosse o contrário, subia.

Isso é um crise, é difícil ver isso ?

Crise, desde que eu me conheço por gente é momento de oportunidade pra quem tem caixa, paciência e horizonte de longo prazo

Ou, quem tem competência para operar a volatilidade. Senão está encaixado em nenhum dos dois. Saia do mercado e volte quando a poeira baixar. Porque ela vai baixar uma hora, ou senão o mundo vai acabar. A raça humana depende de uma economia crescente para sobreviver. Se ela parar de crescer pra sempre, vamos todos morrer e o mundo acabará com a vinda do Nibiru em 2012.A economia real aqui vai sofrer de forma mais intensa, mas a grande maioria de nossas empresas estão sub avaliadas...

VALE E PETR são empresas fodonas ?E estão caindo tanto assim porque será hein ? O gráfico não funcionou ? Ou funcionou?

Não é simples? Elas são empresas de petróleo e minério = commodities... ou seja, tá tudo em queda por conta de uma desaceleração da demanda desses ativos (olha oferta e demanda denovo ai).Medo e desconfiança = aversão ao risco... Nessa hora não tem nada nem ningué certo. Nem o manejo de risco e o stop... Todo mundo vai querer segurança... Quem não entender o jogo, vai ser jogada pra trás...

A nossa bolsa só foi de 8k/10k porque os gringos acreditaram que as empresas brasileiras teriam boa capacidade de crescimento... e não foi diferente...

Só que agora eles estão fudidos lá fora e precisam pagar a conta...

Empresas atreladas a commodities terão seus ativos financeiros reprecificados depois da calmaria e por isso são as que sofrem mais e as que se recuperam mais tb... Porém há zilhões de outros setores e empresas que continuam com os mesmos fundamentos e inclusive já se encontram muito depreciadas dada essa debandada de gringo (que não vai parar tão cedo)... e quando eles desinflarem seus saldos... a coisa vai ficar leve para voltar a subir...

quem souber quando eu pago um lanche pra me dizer a resposta.

essa crise não é nem de perto parecida com nenhuma outra...

e não me espanto se houver uma guerra em breve para poder "sanar" alguns problemas...

como os posts aqui agora tendem sempre de "agregar" com algum setup ou explicação e não podem ter um cunho de debate livre s solto sobre o mercado, a minha dica é:

não acreditem em receitas de bolos... a maioria dos bolos tem solado ultimamente... e vai continuar assim... temos pelo menos 3 grandes assets quebrando no brasil nesse momento... sabido por quem é do meio...lá fora tá tudo quebrado...

e vocês dizendo que gringo e inst financeira acertam topo e fundo...

vamos ter coerência na hora de interpretar/analisar dados e gráficos né ? bom senso é a alma do negócio.

tá tudo cagado! e se eu me lembro bem, quando tá tudo cagado, todo mundo com medo, e o inferno chegando, é hora de começar a procurar empresas de valor, para presentear a faculdade dos filhos, a aposentadoria dos netos ...

um exemplo: itsa4

outro exemplo: natu3

mais um exemplo: fher3

mais um: tots3

olha outro: cnfb4

mais um? então toma: wege3

mais um? coce5

outro? cmig3

mais um? rdcd3

outro? gpiv11

mais um? hype3

são empresas que estão fora do eixo, blue chips... e que são valor, independentemente de qualquer ladainha que venham postar aqui...

se alguém quer realmente ficar rico com a bolsa, pense num horizonte de 10 anos... e reflitam: a hora de comprar é essa!olha que beleza, as subidas e quedas:-10 +15 -18 +33 -20

isso tambem se chamava crise...

e quem tem caixa, paciencia e horizonte de longo prazo EM CRISES, costuma ficar rico.

05/10/08 Pode espernear, seu Rudrigo!! O gráfico fala por conta própria.

O motivo é irrelevante, seja pra tapar buraco, lucro, etc.A curva do Ibovespa "obedece" o fluxo dos gringos e com uma mãozinha dos bancos. A curva do Ibovespa é uma conseqüência e não uma causa.

------------------------------------

12/10/08 Baboni,

Se você olhar os fractais anteriores, isso pode ocorrer a pertir de agora. Se ocorrer, deveremos ter um pivô de alta.

Ficar apostando de olho fechado nesses suportes fibonásticos numa situação como essa, é complicado.

Nenhuma das outras acima parou a queda.

Essa aí pode não segurar também.

Mas tem uma coisa aqui me chamando a atenção e que pode ser um sinal valioso de fundo.

Veja as manchetes do Estado de Minas, o jornal dos mineiros:

"Histórias de sonhos que a crise arruinou!!

... Tinha um carro na bolsa e agora só me restou um velocípede."

"Crise financeira que fez IBovespa desabar 20% desmancha sonho de consumo de brasileiros, Nos EUA, até casos de SUICÍDIO são registrados."

"Dormi com 1 milhão e acordei com 100 mil. Tive que usar o que restou para custear as despesas da família."

Ou seja, é o cenário típico de fundo à vista. Mas essas notícias surgem durante a fase do pânico e elas ALIMENTAM ainda mais essa fase.

Veremos mais desespero, mais quedas pela frente em função desses fatos.

Em breve, entratanto, as ações estarão muito baratas.

Por exemplo, sigo acompanhando alguns setores, dentre eles o de celulose e papel e o de alimentos. Aracruz, Sadia e Lojas Americanas já perderam de 80 a 90% de valor de topo.

Pra essas ações eu já poderia separar um capital pra B&H de uns 4 a 6 anos.

As LADs deverão me dar algum aviso de quais setores estarão saindo na frente.

------------------------

26/10/08 BABONI Quem está acompanhando o Fórum, percebe que estamos em um ponto de indefinição (Ambíguo). Não sabemos se sobe em repique ou desce mais ainda.

Vários gráficos postados ontem, mostram claramente está indefinição, hoje recebi do meu amigo Evan o template anexo, mostrando que também o grande Bill M. Willian (fundador do Profitunity Tranding Group e criador do Alligator), está com a mesma dúvida. Entã;o não estamos viajando na maionese.Está semana poderá ser decisiva para indicar qual caminho seguir, vamos aguardar.

PCALDAS Olha o que ele disse:"This is an ambiguous market, SO BE PATIENT AND WAIT for the market to determine it`s own direction AND THEN FOLLOW THE MARKET."

A an''alise foi feita em cima da "VALE" e a "VALE" não é o mercado!

Ibovespa já perdeu fundo, Petro já perdeu fundo, siderúrgicas já perderam fundos, small caps já perderam fundos ...O analista disse tudo: "num mercado ambíguo, seja paciente e espere o mercado definir seu próprio rumo. Depois, siga o mercado".

O nosso já se definiu novamente no curto prazo, mas pra baixo.

--------------------

11/11/08 Sou eliotista de carteirinha, mas quem manda é o zig-zag.

mercado é maluco, Baboni!!

Nada impede que ele faça uma A lá na LTA do canal secular. Ele já fez isso uma vez.

O que eu tento dizer é que, caso alguém fique na expectativa de uma correção mais intensa por agora, acreditando no padrão de ondas, etc, isso pode não acontecer e ela será engolida por acreditar nesses padrões em detrimento da sinalização da tendência.

Essas ferramentas devem ser usadas em conjunto com todas as demais, mas a tendência é quem fala mais alto.

Quem abrir mão do stop pelo simples fato de tá esperando uma onda B ou a quinta onda por agora, pode ver essas ondas brotarem lá nos 14 mil pontos do IBovespa.

Se essa B ou 5 chegar, isso irá ocorrer por meio de um pivô de alta.

Sou eliotista de carteirinha, mas quem manda é o zig-zag.

---------------------------------------------------

MEGACICLOS, SUPERCILCLOS E CICLOS – PCALDAS 08/02/09

|RE: RE: Baboni e as ondas |

|08/02/2009 | 17:51 |

| |

|Baboni, Como contador de ondas, assim como vc, a gente tem que ter uma certa visão de ciclos. |

|Ondas de maior magnitude são compostas por sub-ondas, etc. |

|E as ondas só ficam claras depois de prontas. Realmente não dá pra saber se é a 2 ou B ou mesmo a 4. |

|Fazendo uso de AT básica, aquela que aprendemos nos cursos e estão nos livros, e agindo de forma não emocional, achando que algo não vai acontecer porque nosso |

|coração não acha possível que fato A ou B aconteçam, continuando, fazendo uso da AT simples a perda desses fundos cíclicos do SP e do DJ e das bolsas mundiais |

|como um todo acionarão topos duplos cíclicos.Não precisa complicar, conforme dito acima. |

|SE isto acontecer mesmo, então fica mais provável que estejamos dentro de uma correção cíclica. |

| |

|Como você é contador de ondas, a onda C corrige até as proximidades do fundo/topo de uma 4. |

| |

|No gráfico anexo, a onda C do movimento cíclico iniciado em 1932 teria que ir até o fundo de sua IV ( azul claro) desse movimento, na faixa de 600 a 400 pontos |

|para o Dow Jones. |

| |

|A onda (A) do super-ciclo iniciado por volta de 1760 coincidiria com essa onda C, corrigindo até o topo da sua (III), como de praxe, também na faixa de 600/400 |

|pontos. Pode conferir aí que isso seria uma correção de 1/3 da escala log. |

| |

|Não é questão de ser hacatômbico. Quem estava na época da depressão de 1929 deve ter pensado a mesma coisa, que nada de ruim iria acontecer.É difícil entrar na |

|nossa cabeça que isso pode acontecer. Mas pode!! |

|Não vou entrar em detalhes macroeconômicos, como o fato de empresas seculares indo à bancarrota mundo afora, bancos quebrando, uma deflação em andamento nos EUA |

|que poderá sugar todo o crédito da praça, etc. |

|Ou seja, a gente tem que seguir a tendência, é claro, e não perder o bonde, cujo movimento é definido por simples zig-zags, sejam ascendentes ou descendentes. |

|Dessa forma, temos que estar preparados para esse tipo de movimento, totalmente possível de acontecer.Segue os ciclos. |

|[pic] |

| |

[pic]

A2fon (site MI) 08/02/09Só um detalhe: a marolinha do molusco pode começar antes, mas exatamente em 45k. A matriz vai determinar.

EFUHER O pessoal mais experiente poderia postar as telas que usar para operar, para ajudar os mais iniciantes a formarem as suas proprias telas

A2FON Um conselho: isso é muito de cada pessoa.

É tipo aquela cueca toda furada que eu não jogo fora porque me sinto bem com ela.

Já, em vc, essa cueca não ficaria bem. rssss

Suportes e resistências são mais importantes. Os indicadores devevem ser usados em conjugação com eles. Eu costumo usar IFR e estocástico lento. MMs de 21, 55 e 200 como suportes ou resistências.Cada um tem que achar a sua "cueca" e usá-la.Isso demora um pouco e vem com os tombos...

SEAGULL Oi Cassio. Acho que não existe UMA melhor combinação... são muitos indicadores.

Há quem use o Trix com ADX, BB, estocastico com IFR (ou MACD), Fibonacci, cruzamento de médias móveis...Se formos fazer uma enquete (que acho até uma boa idéia como amostragem) é possível que cada um eleja favoritos diferentes. Eu fico com as médias, S&R e Fibonacci.

Mas entre os indicadores/osciladores/percentuais, talvez prefira o estocástico lento - embora ele fique um pouco atrasado e não sinalize bem a tendência.

Isto é apenas o que eu penso (e não vale muito, rs). Quanto aos demais... outras opiniões são bem-vindas!

----------------------------------------

Baboni e as bombas, ooopss, as ondas. 08/02/2009 | 22:50

Baboni,O post abaixo tem o título "Baboni e a ondas" e não "Baboni e as bombas". RSRS

Mas o mundo só voltaria a uma estado de civilização feudal ou agrícola se faltarem os suprimentos de energia primária. Isso inclui todos os tipos de energia disponíveis.

A lei de Ackerman é expressa da forma:

E = Energia / População

(Pesquise depois sobre a Lei de Ackerman ou sobre a Teoria de Olduvai)

Isso é uma lei natural. Algo com a teoria malthusiana sobre o equilibro população x alimento.

É sabido que a população é crescente e tende a crescer de forma exponencial.

Vide



wpp2002/WPP2002-HIGHLIGHTSrev1.PDF

No diretório raiz



contém uma série de outros estudos interessantes.

É sabido, também, que a produção/oferta de energia primária está em processo de contração.

Vide relatórios da British Petroleum em:



reports_and_publications/statistical_energy_review_2008/STAGING/local_assets/

downloads/pdf/statistical_review_of_world_energy_full_review_2008.pdf

( o link tá truncado pra não detonar a página).

Nos Estados Unidos a produção de petróleo vem caindo desde 1970.

Vide:

Por isso estão de olho no Oriente Médio e, recentemente, reativaram a quarta frota, a que monitora o Atlântico Sul, coincidentemente após a descobertas do nosso pré-sal.

Israel invadiu Gaza por esses dias porque descobriram uma mega reserva de gás natural lá também. A reserva é oficialmente da Palestina, mas eles não querem saber disso.

E = Energia/População mede o grau de desenvolvimento de uma civilização com base na oferta de energia.

Quando e ................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download