Of - UCCLA



Trinta e quatro economistas recém-formados pela Escola de Comércio Alvares Penteado, fundaram em 11 de janeiro de 1935 a ORDEM DOS ECONOMISTAS DO BRASIL-OEB, sucessora da Ordem dos Economistas São Paulo. É uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos, fins políticos, econômicos ou religiosos, pessoa jurídica de direito privado. A OEB tem título de “Utilidade Pública” Estadual e Municipal.

A OEB é uma Entidade Cultural que se volta para estudos sobre a geração de riqueza e de renda, fomentar a crescente compreensão, pela sociedade, das questões econômicas, um ponto de honra da categoria que é uma vitória para os Economistas. A ORDEM deve divulgar as melhores técnicas e práticas, auxiliar o poder público e as Faculdades/Universidades de Economia, cooperar na difusão e aperfeiçoamento da Cultura Econômica e Financeira, contribuir para a estabilidade institucional e o universalismo de procedimentos.

A OEB realiza de março a dezembro de cada ano “Almoço Palestra”, desde 2012 até a presente data, já realizamos 70 “Almoços Palestras” com 6.200 participantes. Tem sido um sucesso extraordinário, destacamos entre outros os palestrantes Economistas: Prof. Dr. Heron do Carmo, FEA/USP. Prof. Dr. Helio Zylberstajn – FEA/USP. Economista Ministro Maílson Ferreira da Nóbrega. Prof. Dr. André Franco Montoro Filho, FEA/USP. Prof. Dr. José Roberto Mendonça de Barros, Presidente da MB Associado. Prof. Dr. Octávio de Barros-Conselho Superior da OEB. Prof. Dr. Marcos Lisboa, Presidente do INSPER. Dr. Ozires Silva, Reitor da Unimonte. Prof. Dr. Roberto Macedo, FEA/USP. Prof. Dr. Gesner de Oliveira, FGV/SP, Prof. Dr. Raul Velloso, Consultor Econômico. Economista Mansueto Almeida, Secretário do Tesouro Nacional. Prof. Dr. Simão Silber, FEA/USP. Prof. Dr. Carlos Antonio Rocca, Diretor do CEMEC FIPE. Prof. Fernando Honorato Barbosa, Diretor e Economista Chefe Banco Bradesco S/A. Economista Paulo Rabello de Castro, Ex. Presidente do BNDES. Prof. Dr. Paulo Tafner, Pesquisador do IPEA e FIPE e o Ministro Professor Emérito da USP, Dr. Antonio Delfim Netto.

Divulgação: Temos divulgados semanalmente os programas Macro & Mercado com os Economistas: Prof. Dr. Manuel Enriquez Garcia, Presidente da OEB. Prof. Eduardo Velho, Vice-Presidente da OEB. Prof. Dr.Roberto Troster dentre outros. O Banco Central do Brasil divulga todas as sexta-feiras o Relatório “Fócus”. O Presidente da OEB analisa e comenta o referido relatório todas as segunda- feiras pela OEB.

Encontros com os Melhores Alunos recém-formados de várias Faculdades e Universidades de Economia da Capital de São Paulo. Em nossa sede, os alunos se reúnem periodicamente para discutir temas de economia brasileira e mundial. Nosso objetivo é trazer para o nosso convívio a juventude com intuito de fortalecer nossa entidade ao longo do tempo.

Prêmio Economista do Ano: é um programa contínuo de reconhecimento dos profissionais de nossa área. O prêmio surgiu com a edição da Resolução 023-59, de 29 de outubro de 1959, assinada pelo Economista Dr. Jamil Zantut, então Presidente da antecessora Ordem dos Economistas do Brasil, a Ordem dos Economistas de São Paulo. Dentre outros os Economistas laureados. Em sua primeira edição, em 1959 o prêmio foi outorgado ao Dr. Milton Improta na época Secretário de Finanças, foi Prefeito da Cidade de São Paulo e, também Governador do Estado de São Paulo. Dr. Raul Prebish, foi da Comissão Econômica para a América Latina das Nações Unidas (CEPAL). Prof. Dr. Celso Furtado, foi da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste-Sudene. Prof. Dr. Roberto Campos, foi representante do pensamento econômico. Prof. Dr. Mario Henrique Simonsen, FGV/RJ, foi o pioneiro no Brasil na detecção e investigação do fenômeno da realimentação (ou inércia) inflacionária. Prof. Emérito da FEA/USP Dr. Antonio Delfim Netto, foi Ministro da Fazenda. Prof. Dr. Affonso Celso Pastore, Presidente do Banco Central do Brasil. Prof. Dr. Gustavo Franco, Ex-Presidente do Banco Central do Brasil. Prof. Dr. Armínio Fraga Neto, Ex-Presidente do Banco Central do Brasil, Prof. Dr. José Roberto Mendonça de Barros, Presidente MB Associados. Prof. Dr. José Alexandre Scheinkmann. Ministro Maílson Ferreira da Nóbrega, ex-Ministro da Fazenda. Prof. Dr. Pérsio Arida, Ex-Presidente do Banco Central do Brasil. Prof. Dr. Gustavo Loyola, Ex Presidente do Banco Central do Brasil. Prof. Dr. Ilan Goldfajn, Ex-Banco Central do Brasil. Prof. Dr. Gesner de Oliveira, FGV/SP e o Economista Prof. Dr. Paulo Rabello de Castro, Ex-Presidente do BNDES.

Prêmio “Economista do Ano” de 2018: O Economista Prof. Dr. Paulo Rabello de Castro, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social-BNDES, na gestão de maio de 2017 a abril de 2018, foi laureado com a premiação. Dentro da solenidade do prêmio Economista do Ano tem várias premiações como: Prêmio Economista Homenageado: Dentre vários premiados destacamos os Professores Doutores renomados: Eliana Cardoso, Monica de Bolle, Victor David, Modesto Stama, Renata Zoudine, Luiz Barsi Filho, Hilton Pezzoni, José Tiacci Kirsten e Fábio Nusdeo.

Economista Homenageado (in memoriam): Francisco da Silva Coelho, Alice Canabrava e Eduardo Campos.

Prêmio Jornalista Econômico: Jornalistas renomados: Guilherme Barros, Sergio Lamurci, Denise Campos, Mara Luquet, José Paulo Kupfer, Ribamar Oliveira, João Borges e José Fucs.

Prêmio Economista Chefe: Dentre vários laureados destacamos: Carlos Kawall, Banco Safra. Roberto Padovani, Banco Votorantim. José Francisco de Lima Gonçalves, Banco Fator. Eduardo Velho, Marcelo Kfoury e Fernando Honorato Barbosa, Banco Bradesco.

Prêmio Jurista do Ano: Juiz Prof. Dr. Daniel Carnio Costa e o Advogado Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg.

Prêmio Menção Honrosa: Victor David, Marilda Sotomayor, David Kupfer e Marcos Costa.

O Conselho Regional de Economia de São Paulo em parceria com a OEB na mesma solenidade do Prêmio Economista do Ano, realiza o prêmio “Excelência em Economia”, para as melhores monografias apresentadas pelos alunos de várias Faculdades e Universidade de São Paulo.

Em programa semanal em Canal Comunitário apresentamos programa um excelente programa de Economia, já veiculamos 300 programas que tratam de temas de conjuntura nacional e internacional e educação financeira para ajudar as pessoas planejarem seus gastos de um modo simples e direto. Dentre outros temos os seguintes economistas que participam do programa para enriquecimento da categoria profissional são Professores e Doutores renomados: O Ministro e Professor Emérito da USP Professor Doutor Antonio Delfim Netto, José Roberto Mendonça de Barros, Fernando Honorato Barbosa, Paulo Rabello de Castro, Roberto Troster, Eduardo Velho, Zeina Latif, Marcos Lisboa, José Dutra Sobrinho, Hélio Zylberstajn, Sérgio Vale, Maílson da Nóbrega, Luiz Barsi Filho, Juarez Rizzieri, Heron do Carmo, Luiz Alberto Machado e Carlos Kawall.

OEBTV-Internet: Os Economistas quanto o público em geral tem acesso na programação. Estamos no Youtube acessando a TV Economista. Acompanhe nossa homepage e prestigie a OEB que tem trabalhado para o fortalecimento de nossa categoria profissional. Informamos, com muita alegria e satisfação que mais de 250.000 mil pessoas assistiram nossos vídeos, sendo por volta 94,9% no Brasil, em torno de 5,10% nos Estados Unidos, Portugal, Japão, Reino Unido, Itália, Irlanda, Canadá, Austrália.

Entrevistas: O Presidente da OEB deu entrevistas aos veículos de comunicação: TV e Rádio Bandeirantes, TV e Radio Record, TV SBT, TV Gazeta, Rede Mulher, TV Globo/News, DCI, Radio CBN, TV Brasil, Jornal Estadão, TV Estadão, Folha de São Paulo, Grande Jornal do ABC, dentre outros.

Visitas, Palestras e “Colação de Grau” nas Faculdades/Universidades de Economia: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA/USP, Universidade de Campinas-Unicamp, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVALE, Universidade Presbiteriana MACKENZIE, Universidade Pontifica Católica-PUC/SP, Fundação Getúlio Vargas-FGV/SP, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz-Esalq, Universidade Federal do ABC, Fundação Santo André, dentre outras.

Estatuto: Mudamos o estatuto e agora Mestres e Doutores em Economia, além dos formados em Finanças, Comércio Exterior, Relações Internacionais poderão ser associados da nossa OEB.

Comitê 4.0(CE4.0) foi criado em março de 2019.

Manuel Enríquez Garcia

Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download