CAMPEONATO PAULISTA DE ÁGUAS ABERTAS



CAMPEONATO BRASILEIRO MASTER E PRÉ-MASTER EM ÁGUAS ABERTAS TEMPORADA 2011

REGULAMENTO GERAL

CAPITULO I – DAS FINALIDADES E REGULAMENTO

Art. 1º O Regulamento das Provas de Águas Abertas no Campeonato Brasileiro seguirá as normas emanadas pela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Federação Internacional de Natação (FINA) e o Regulamento Geral de Competições da Associação Brasileira Máster de Natação (ABMN).

Art. 2º Este Campeonato é destinado a todos os nadadores máster e pré-master filiados ou não à Associação Brasileira de Máster de Natação.

CAPITULO II – DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS PROVAS

Art. 3º A ABMN firmou contrato com a empresa Effect Sport que ficará responsável pela organização, cobertura técnica, segurança, execução, premiação, arbitragem, elaboração do regulamento específico de cada etapa e homologação dos resultados das provas, podendo estabelecer parcerias quanto à infra-estrutura, logística e materiais necessários a realização destas.

CAPITULO III - DAS DISTÂNCIAS E FORMAS DE DISPUTA

Art. 4º As provas de Águas Abertas deste Campeonato terão o percurso mínimo estabelecido em 03(três) quilômetros, podendo a organização estabelecer outras distancias a serem percorridas.

Art. 5º O Campeonato Brasileiro de Águas Abertas Máster e Pré-Máster na temporada de 2011, em principio, será disputado em 04(quatro) etapas, conforme abaixo estabelecido, podendo ser acrescentadas novas etapas de acordo com a disponibilidade de datas e locais para a sua realização.

1º Etapa - Campeonato Brasileiro Máster/ Circuito Light Rei e Rainha do Mar dia 15/05/2011;

2º Etapa - Campeonato Brasileiro Máster/ Circuito Light Rei e Rainha do Mar dia 28/08/2011;

3º Etapa – Prova de Águas Abertas do IV Campeonato Pan Americano Máster de Esportes Aquáticos dia 15/11/11; e

4º Etapa - Campeonato Brasileiro Máster/ Circuito Light Rei e Rainha do Mar dia 9 a 11/12/2011.

Art. 6º Os percursos, ponto de largada e de chegada, as formas de contorno, o posicionamento das bóias e/ou embarcações, bem como toda a sinalização para cumprimento da distância e do trajeto serão definidos pela Effect Sport.

§ 1º O Árbitro Geral definirá um tempo limite para classificação e duração das provas.

§ 2º Somente serão permitidas no perímetro da prova embarcações da arbitragem ou aquelas devidamente autorizadas pelo Árbitro Geral.

CAPITULO IV - DAS INSCRIÇÕES

Art. 7º Somente poderão participar deste Campeonato atletas Máster e Pré-Master, associados da ABMN em dia com sua anuidade, respeitando as condições divulgadas pelo realizador do evento.

Art. 8º O prazo e os locais das inscrições serão indicadas pelo site da Effect Sport ( .br) e da ABMN (.br).

Art. 9º As inscrições serão feitas ON LINE através do sistema de inscrições on-line do Site da Effect Sport ou no site do Campeonato Panamericano ().

Art. 10º Não serão aceitas inscrições sem que o pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido.

Art. 11º Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições com dados incompletos, encaminhadas fora do prazo estabelecido, como também, em caso de algum débito anterior.

Art. 12º A ABMN, através da Diretoria de Águas Abertas e a Effect Sport, reserva-se ao direito do parecer final da aceitação ou não das inscrições recebidas.

CAPITULO V - DAS CATEGORIAS

Art. 13º O critério de enquadramento nas faixas etárias por categoria, seguirá os procedimentos adotados pela FINA onde a idade do Nadador será aquela que ele possuir no dia 31 de Dezembro de 2011.

Categorias Ano de Nascimento Idade

ABSOLUTA 1999 a 2010 12 a 90 anos

PRÉ-MASTER 1991 a 1987 20 a 24 anos

25 + 1986 a 1982 25 a 29 anos

30 + 1981 a 1977 30 a 34 anos

35 + 1976 a 1972 35 a 39 anos

40 + 1971 a 1967 40 a 44 anos

45+ 1966 a 1962 45 a 49 anos

50 + 1961 a 1957 50 a 54 anos

55 + 1956 a 1952 55 a 59 anos

60 + 1951 a 1947 60 a 64 anos

65 + 1946 a 1942 65 a 69 anos

70 + 1941 a 1937 70 a 74 anos

75 + 1936 a 1932 75 a 79 anos

80 + 1931 a 1927 80 a 84 anos

85+ 1926 a 1922 85 a 90 anos

90+ 1921 em diante 90 anos em diante

CAPITULO VI - DAS PARTICIPAÇÕES

Art. 14º Poderão participar das etapas do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, qualquer indivíduo que possua capacidade para completar o percurso estipulado, desde que obedeça as condições estabelecidas pelo organizador do evento e por este regulamento.

Art. 15º Os atletas serão divididos em cada faixa etária podendo ser identificado através de um número que poderá ser aplicado conforme orientação no próprio dia da prova e/ou através de recursos eletrônicos.

§ 1º - Os nadadores que forem associados da ABMN e estiverem em dia com a sua anuidade receberão toucas diferenciadas identificando que estão participando do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas

Art. 16º Para participarem do Circuito Brasileiro de Águas Abertas Masters e concorrerem as medalhas em cada evento, em cada faixa etária, os atletas deverão ser cadastrado na ABMN e estarem com sua anuidade em dia.

Na Categoria Absoluta poderão participar todo e qualquer indivíduo, no entanto essa categoria não participará do Circuito Brasileiro Master. Na Categoria Absoluta serão premiados apenas os três primeiros colocados na classificação geral, essa categoria será regidp pelo regulamento Próprio do “Rei e Rainha do Mar e do Challenge”, definido pela Effect Sport.

§ 1º O nadadores portadores de deficiência poderão participar dos eventos de águas abertas máster da ABMN concorrendo em igualdade de condições com os demais nadadores, não serão considerados nenhum tipo de benefício ou exceção para a participação dos mesmos.

Ficam excluídos desse parágrafo os casos em que o nadador necessitar de acompanhamento específico durante o percurso, ficando por conta do nadador todas as medidas e meios necessários para esse acompanhamento.

CAPITULO VII - DA REGULAMENTAÇÃO DAS ETAPAS

Art. 17º Cada etapa do Circuito Brasileiro de águas Abertas será regida por seu próprio regulamento, onde serão definidas, provas, horários e percursos e os regulamentos específicos a serem definidos pela Effec Sport.

§ 1º O regulamento da terceira etapa, Campeonato Pan-Americano já está definido e consta da pagina WWW.

Art. 18º A classificação dos atletas será efetuada a cada etapa individualmente, a sua a classificação do ranking nacional será efetuada separadamente por faixa etária, totalizando os pontos obtidos pelo nadador a cada etapa que tiver participado, separando feminino e masculino, conforme categorias do Capítulo V.

A contagem de pontos será individual para cada atleta,

Art. 19º Não haverá premiação por clubes.

Art. 20º O critério para apurar a classificação durante a chegada das provas será determinado pelos juízes de chegada, e será apresentado durante o congresso técnico pelo Árbitro Geral.

Art. 21º Para a contagem de pontos e classificação individual no ranking nacional será adotado o critério único do somatório de pontos obtidos em cada uma das provas das 04 ou mais etapas realizadas, assim distribuídos:

Colocação Pontos

1º lugar 09 pontos

2º lugar 07 pontos

3º lugar 06 pontos

4º lugar 05 pontos

5º lugar 04 pontos

6º lugar 03 pontos

7º lugar 02 pontos

8º lugar 01 ponto

§ 1º Os pontos conquistados em cada etapa por um atleta serão transferidos para a classificação final do Campeonato e formação do ranking nacional

§ 2º Haverá descarte dos dois piores resultados ou de 2 (duas) prova não disputada/participada.

§ 3° A cada etapa que o nadador deixar de participar lhe será atribuído 0 (zero) pontos.

§ 4º O atleta filiado a ABMN que participar de todas as 04 etapas do Campeonato, completando as provas, conquistará para si 04 pontos de bonificação na pontuação final do campeonato.

§ 5° Somente farão parte do Ranking Nacional e receberão a premiação final do campeonato os nadadores que forem associados da ABMN e tiverem com sua anuidade em dia. Sua participação será reconhecida oficialmente como nadador de águas abertas, e farão parte do Ranking Nacional anual de Águas Abertas Master divulgado pela ABMN.

§ 6° Uso de trajes de neoprene: Somente serão permitido os trajes de competição aprovados pela FINA. Os nadadores que utilizarem trajes não aprovados pela FINA poderão participar do evento, porem não terão direito a sua classificação na prova, pontuação na etapa e tão pouco terão direito a receber medalhas.

Art. 22º Se, por motivo de segurança, a prova for interrompida mesmo após a conclusão de determinados atletas, os demais serão classificados conforme a posição que se encontravam no momento da interrupção.

Art. 23º Em caso de empate na classificação individual será observado o seguinte critério de desempate:

1º - confronto direto entre ambos;

2º - maior numero de participações no campeonato;

3º - vencedor da última etapa entre ambos;

4º - O nadador mais idoso;

CAPITULO VIII - DOS PRÊMIOS:

Art. 24º A premiação obedecerá à seguinte ordem:

Premiação individual em cada etapa

- Medalhas para os 03 (três) primeiros classificados por categoria, femininos e masculinos, em cada faixa etária por etapa.

Premiação geral do campeonato

- Troféus para os 03 (três) primeiros femininos e masculinos na classificação geral do campeonato, em cada faixa etária. Somente farão jus a essa premiação os nadadores que forem sócios da ABMN e estiverem com a sua anuidade da mesma quitada.

Art. 25º Será obrigatória a presença do atleta premiado durante a solenidade de entrega dos prêmios ou de pelo menos um representante, perdendo-se o direito a estes na ausência.

CAPITULO IX - DAS AUTORIDADES E SUAS COMPETÊNCIAS

Art. 26º As autoridades constituídas para desenvolvimento do campeonato no quesito técnico são:

a) Árbitro Geral;

b) Diretor da Modalidade;

c) Árbitros;

d) Organização.

Art. 27º O Árbitro Geral atuará em todas as questões técnicas e disciplinares das provas, fazendo cumprir as normas vigentes da modalidade e distribuindo funções aos demais árbitros, apurando questões formuladas e apresentadas por estes. Dependendo de consulta aos órgãos de segurança presentes, poderá determinar a alteração da metragem e/ou percurso das provas, e até mesmo o cancelamento delas. Poderá, se assim julgar necessário, constituir um Conselho Técnico ou Disciplinar a fim de deliberar sobre os casos omissos no regulamento.

Art. 28º Ao diretor da modalidade caberá acompanhar o desenvolvimento das provas, oferecendo respaldo as decisões do Árbitro Geral e encaminhar posteriormente os relatórios provenientes do Árbitro Geral para deliberação da ABMN

Art. 29º Os árbitros designados pelo Árbitro Geral em suas funções deverão seguir as orientações deste, tendo como preceito básico, atender as normas e regimentos provenientes dos órgãos mantedores da modalidade.

CAPITULO VI - DAS SANÇÕES

Art. 30º Serão passíveis de desclassificação, penalização ou suspensão:

a) Atletas que provocarem a dificuldade na sua identificação;

b) Atletas que não cumpram atos técnicos e disciplinares vigentes na ABMN, CBDA, FINA e demais órgãos normativos.

c) Desacato e ofensas aos árbitros e membros da organização por parte de atletas, dirigentes e quaisquer outros membros de uma delegação.

d) O atleta que participar das provas fora de sua categoria correta, excetuando-se as situações previstas neste regulamento.

Art. 31º Todo e qualquer participante que necessitar de acompanhamento, o responsável técnico desse participante deverá fazer um comunicado prévio junto à arbitragem, a fim de avaliar e deliberar os critérios dessa participação com acompanhamento.

Art. 32º nadadores portadores de deficiência poderão utilizar o acompanhamento em todas as etapas, conforme as normativas da modalidade e uma avaliação do Árbitro Geral na data e circunstâncias no dia da prova.

CAPITULO X - DOS RECURSOS:

Art. 33º Como instrumento das decisões que porventura provoquem interpretações divergentes entre as decisões e procedimentos da arbitragem, os participantes e equipes representadas terão direito ao recurso.

Art. 34º Os recursos deverão ser apresentados pelo atleta ou responsável da equipe participante por escrito ao Árbitro Geral.

§ 1° Os recursos para serem aceitos devem ser feitos por escrito descrevendo os motivos e razões, e ainda contra um pagamento de uma taxa de R$ 50,00 (cinqüenta Reais). Caso o recurso seja acatado pelo arbitro geral essa taxa será devolvida.

Art. 35º O prazo para apresentação do recurso será de até 30 minutos após o término da prova.

Art. 36º O recurso será apreciado e deliberado pelo Árbitro Geral.

CAPÍTULO IX - DAS DESPESAS

Art. 37º As despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos atletas e seus representantes serão de exclusiva responsabilidade das entidades e atletas participantes.

CAPÍTULO X - ACORDOS E RESPONSABILIDADES

Art. 38º A participação de qualquer atleta no Campeonato Brasileiro Máster em Águas Abertas estará vinculada às condições impostas no Art. 14, desse regulamento, estando de acordo com todos os seus termos e exigências a seguir:

1) Estar em boa forma física e não ter sido contra indicado ou impedido por um médico de participar desse evento;

2) Ter ciência que o risco de lesão das atividades envolvidas nesse campeonato é significativo, incluindo a possibilidade de incapacidade permanente, paralisia permanente e morte, e ainda que as regras específicas, equipamentos e disciplina pessoal, e o comportamento do atleta, podem reduzir o risco, e que riscos de lesões sérias existem com a pratica a que pretende se submeter;

3) Ter consciência que livremente assume esses riscos, conhecidos e desconhecidos, mesmo que decorrente da negligência das partes lançadas abaixo e outros, e assume a plena responsabilidade pela sua participação;

4) Concorda de bom grado em cumprir com as habituais regras descritas, termos e condições para a sua participação. No entanto, se observar qualquer significativo perigo incomum durante a presença ou a participação, irá retirar-se da prova ou evento e interpor a atenção do responsável ou funcionário mais próximo de imediato;

5) Por si mesmo e em nome dos seus herdeiros, procuradores, representantes pessoais e familiares, renuncia a todo e qualquer direito a reclamações por injuria, perdas ou danos, caracterizado e decorrente de ações ou negligência ativa ou passiva, dos seguintes (a título individual ou em qualquer combinação) e seus administradores, diretores, funcionários, agentes e / ou empregados da Associação Brasileira de Máster de Natação, Effect Sports, outros participantes, patrocinadoras, patrocinadores, organizadoras de eventos, proprietários de locais públicos, funcionários e voluntários. Esta renúncia é em relação a toda e qualquer lesão, deficiência ou perda ou dano a pessoas ou propriedades.

Concordo com esta versão de responsabilidade e contrato de assunção de risco, compreendi os seus termos, e entendi que desisti de direitos substanciais através da assinatura, e o assino livremente e sem quaisquer incentivos ou pressões.

CAPÍTULO XI - TRANSFERÊNCIA DOS DIREITOS

Art. 39º Concordo e autorizo ser filmado, televisionado, fotografado e fazer uso de minha imagem em outros meios de gravação, durante a realização do Campeonato Brasileiro Máster em Águas Abertas 2011, nessas condições e para todos os efeitos agora e no futuro, ficam autorizadas as entidades esportiva organizadoras a fazerem uso dessa imagem relativa à minha participação nesse Campeonato. Estou ciente de que não serei recompensado pelo uso de minha imagem para esse fim.

Eu concordo que os organizadores do campeonato utilizem a foto e informações de atleta e pessoais, inseridas no formulário de inscrição enviada por mim no ato de inscrição no, campeonato. Eu não vou ser recompensado pelo uso da minha foto para este fim.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download