T



T.D de Biologia – Questões Objetivas – UFC [1996 a 2004 – 1a e 2a fases (1996 a 2001)] – UNIFOR (1998 a 1999) – UECE (2000.1, 2002.1, 2003.2, 2004.1-1a e 2a fases, 2005.1-1a fase) – ENEM (1998 a 2003)

Prof. Carlos Sullivan

Introdução à Biologia

01. (UFC-2002) Algumas reações fragmentam moléculas orgânicas complexas e ricas em energia, originando moléculas mais simples e pobres em energia como dióxido de carbono, água e amônia. O conjunto dessas reações caracteriza:

a) o anabolismo como o processo básico.

b) o catabolismo como o processo básico.

c) o catabolismo como síntese de moléculas variadas.

d) a homeostase como o processo de fragmentação de moléculas.

e) a homeostase como o processo de síntese de moléculas simples.

02. (UECE-2000.1) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

A) homeostase C) irritabilidade

B) metabolismo D) nutrição

03. (UFC-2002) Em relação à reprodução assexuada, é correto afirmar que:

I. não ocorre em animais.

II. ocorre em eucariontes e procariontes pluricelulares sendo denominada cissiparidade.

III. pode ser desfavorável se ocorrerem mudanças ambientais bruscas.

IV. representa um tipo de cruzamento entre plantas, denominado enxertia .

V. em alguns casos, é de grande utilidade na agricultura.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I é verdadeiro.

b) Somente II e III são verdadeiros.

c) Somente III e V são verdadeiros.

d) Somente II e IV são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

Bioquímica

04. (UFC-2001) A água e os sais minerais absorvidos pelas raízes atingem todas as folhas da copa de uma árvore. Através da transpiração foliar, a água é perdida para a atmosfera e o déficit hídrico gerado no interior da folha é prontamente revertido pela absorção radicular. A teoria da coesão-tensão é a mais aceita atualmente para explicar a condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares e pressupõe:

a) que o fenômeno da capilaridade, resultante das propriedades de adesão e coesão da água é o responsável pela elevação da seiva bruta, através do caule, para a copa das grandes árvores.

b) que os sais minerais acumulados no interior do xilema radicular desenvolvem uma grande pressão osmótica, impulsionando a seiva bruta até a copa das árvores.

c) que a transpiração pelas folhas provoca uma tensão no interior do xilema, succionando e elevando a coluna de seiva bruta, que é contínua e mantida unida pelas forças de coesão entre as moléculas de água.

d) que a tensão, exercida pela pressão positiva da raiz, succiona a seiva bruta até às folhas e a coluna de água eleva-se pelas forças de adesão entre as suas moléculas e as paredes dos vasos do xilema.

e) que a capilaridade é a grande força impulsionadora da seiva bruta, uma vez que os vasos do xilema apresentam um diâmetro diminuto, facilitando a adesão com as moléculas de água e a elevação da coluna a grandes distâncias do solo.

05. (UECE-23004.1-2) Assinale o elemento importante para a coagulação sangüínea

a) Sódio b) Potássio c) Fosfato d) Cálcio

06. (UECE-2000.1) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:

A) glicogênio e proteína C) amido e proteína

B) vitamina e amido D) vitamina e glicogênio

07. (UECE-2004.1-2) A quitina é um polissacarídeo estrutural, conferindo resistência às diversas estruturas dos organismos que o contêm. Marque a estrutura que contém quitina:

a) pele dos vertebrados;

b) parede celular dos fungos;

c) exoesqueleto dos moluscos;

d) parede celular das plantas;

08. (UFC-2002) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo.

Analise os itens abaixo.

I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.

II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.

III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.

Da análise dos itens, é correto afirmar que:

a) somente I é verdadeiro. b) somente II é verdadeiro. c) somente III é verdadeiro.

d) somente I e II são verdadeiros. e) I, II e III são verdadeiros.

09. (UFC) Podemos estimar as quantidades adequadas de cada tipo de alimento que devemos ingerir, observando a pirâmide alimentar, em que a quantidade requerida de cada categoria de alimento é proporcional ao seu volume.

A análise da figura nos permite afirmar corretamente que:

a) a maior parte das calorias da dieta deve vir dos pães, massas, arroz e outros cereais.

b) a ingestão de alimentos plásticos (estruturais) está representada pela base da pirâmide alimentar.

c) os nutrientes reguladores são os que devem ser ingeridos em maior quantidade.

d) a ingestão de alimentos plásticos deve ser igual a de alimentos energéticos.

e) os lipídios são obtidos, exclusivamente, dos alimentos encontrados no topo da pirâmide alimentar.

10. (UFC-2000) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros abaixo com informações sobre este composto.

A) Duas principais funções do colesterol:

B) Duas origens do colesterol sangüíneo:

11. (ENEM-2002) O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas.

Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;

2º resfriá-las em água corrente;

3º conservá-las na geladeira.

A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:

A) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente.

B) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.

C) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.

D) Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido, são destruídos pelo aquecimento.

E) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

12. (ENME-2003) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:

O medicamento atua por inibição da síntese protéica bacteriana.

Essa afirmação permite concluir que o antibiótico

A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.

B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.

C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.

D) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.

E) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

13. (ENEM-99) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:

Criança I: aplicação de soro imune.

Criança II: vacinação.

O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:

[pic]

14. (ENEM-2003) Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.

Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando:

A) um idoso deseja se proteger contra gripe.

B) uma criança for picada por cobra peçonhenta.

C) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite.

D) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo.

E) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela.

15. (UECE-2002.1) A nomenclatura enzimática se baseia no nome do substrato, substância química sobre a qual ela atua, acrescido da terminação ase. Os herbívoros têm a capacidade de digerir importante e abundante componente da parede celular dos vegetais. Podemos, então, afirmar que os ruminantes abrigam na sua pança microrganismos que produzem:

A) amilase C) peptidase

B) celulase D) lipase

16. (UFC-96) Nos últimos anos, tem sido crescente o uso indiscriminado de medicamentos à base de vitaminas. Sobre essas substâncias reguladoras do metabolismo é correto afirmar que:

01. o excesso de vitaminas hidrossolúveis pode trazer problemas porque se acumulam no organismo atingindo níveis de toxicidade;

02. as vitaminas lipossolúveis dissolvem-se bem em gorduras e não se acumulam no organismo;

04. são lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K;

08. normalmente, não há a menor necessidade de tomar medicamentos à base de vitaminas quando o indivíduo recebe uma dieta variada, com carne, leite, legumes, verduras e frutas;

16. as vitaminas D e K são utilizadas para retardar o envelhecimento, pois funcionam como antioxidantes, reparando, assim, os danos causados pelos radicais livres.

17. (UFC-2000) As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse “banho” de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las.

Considere o quadro abaixo.

|Vitamina |Sintoma da Carência no Organismo |Fontes Alimentares |

|A |1 |Fígado, leite, cenoura |

|B1 |2 |Cereais integrais, carnes magras |

|C |3 |Frutas cítricas |

|D |4 |Peixe, leite, gema de ovo |

|K |5 |Vegetais com folhas verdes, tomate |

Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro acima, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo.

a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso.

b) escorbuto; cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias.

c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso.

d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias.

e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.

18. (UECE-2004.1-2) Marque a doença causada pela falta de vitamina D na dieta alimentar

a) Escorbuto b) Leucemia c) Raquitismo d) Cegueira noturna

19. (UECE-2000.1) A base molecular da vida pode ser contemplada, em seus aspectos primários, no esquema abaixo:

Os números 1, 2 e 3 referem-se às substâncias químicas envolvidas, enquanto os números 4, 5 e 6 indicam setas que representam o processamento destas substâncias. Para dar sentido ao esquema, a seqüência que apresenta, respecivamente, os números adequados aos termos é:

a) 1 – DNA; 3 – proteína; 5 – tradução

b) 1 – proteína; 4 – replicação; 6 – tradução

c) 3 – proteína; 5 – transcrição; 6 – tradução

d) 4 – RNA; 5 – transcrição; 6 – tradução

20. (UFC-2002) As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que têm a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente:

a) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos.

b) reparar o DNA bacteriano que sofreu mutação deletéria.

c) auxiliar no processo de duplicação do DNA.

d) auxiliar no processo de transcrição do mRNA.

e) auxiliar no processo de tradução do DNA.

21. (UNIFOR-98.2) Uma cadeia de RNA foi sintetizada tendo como molde a seguinte fita de DNA:

– A T C G C A A T G –

A seqüência de bases nitrogenadas nessa cadeia de RNA é

(A) – T A G C G T T A C –

(B) – U A G C G U U A C –

(C) – T U G C G T T U C –

(D) – T A U C U T T A C –

(E) – T A G U G T T A U –

22. (UFC-2001) Sobre os diferentes papéis dos ácidos nucléicos na síntese de proteínas podemos afirmar corretamente que:

a) a seqüência de bases no DNA determina a seqüência de aminoácidos na cadeia polipeptídica.

b) a posição dos aminoácidos na cadeia polipeptídica depende da seqüência de bases do tRNA.

c) o transporte de aminoácido para o local da síntese é feito pelo mRNA.

d) a seqüência de bases do rRNA é transcrita a partir do código do mRNA.

e) a extremidade livre dos diversos tRNA tem seqüências de bases diferentes.

23. (UFC-2000) Tendo em vista a estrutura e a função dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que:

a) todas as trincas da molécula do mRNA especificam algum aminoácido.

b) as moléculas do ácido ribonucléico (RNA) são hélices duplas de polirribonucleotídeos.

c) em todos os organismos, só existe um gene para cada molécula de DNA.

d) as estruturas espaciais e moleculares do DNA e RNA são diferentes.

e) as duas metades da hélice dupla do DNA têm seqüências iguais de bases nitrogenadas.

24. (UFC-2000) No fim de junho de 2000, foi considerado concluído, depois de dez anos de trabalho, o “Projeto Genoma Humano”, um marco no estudo da biologia, que recebeu ampla divulgação na imprensa internacional. Numa breve história da genética, podemos relacionar alguns fatos que marcaram época pela sua importância científica, como segue.

I. Observação da estrutura espiralada do DNA.

II. Estabelecimento das leis da hereditariedade.

III. Surgimento da técnica de identificação das pessoas pelo exame do DNA.

IV. Clonagem do primeiro mamífero a partir de uma célula de um animal adulto.

V. Identificação da localização cromossômica dos genes.

VI. Transformação genética de bactérias para a produção de insulina humana.

Assinale a alternativa que correlaciona os fatos mencionados anteriormente em ordem cronológica crescente.

a) II, V, I, VI, III, IV.

b) II, V, III, I, VI, IV.

c) V, II, IV, I, VI, III.

d) V, II, I, IV, III, VI.

e) IV, III, VI, I, V, II.

(ENEM-98-texto) João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.

________________________________________________________________

I

A T C C G G A T G C T T

T A G G C C T A C G A A

________________________________________________________________

II

A T C C G G A T G C T T



U A G G C C U A C G A A

________________________________________________________________

III

U A G G C C U A C G A A



Metionina Alanina Leucina Glutamato

________________________________________________________________

IV

Bases nitrogenadas: A = Adenina

T = Timina

C = Citosina

G = Guanina

U = Uracila

25. (ENEM-98) Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:

a) T = 40%; C = 20%; G = 40% b) T = 10%; C = 10%; G = 40% c) T = 10%; C = 40%; G = 10%

d) T = 40%; C = 10%; G = 10% e) T = 40%; C = 60%; G = 60%

26. (ENEM-98) Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que:

a) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por seqüências de bases nitrogenadas.

b) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.

c) a quantidade de A presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de A da cadeia complementar.

d) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas.

e) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais.

Extra (UECE-2005.1-1) Um oligopeptídeo que possui a molécula Metionina, que é codificada pelo códon AUG, pode ter sido codificado por um segmento de DNA que NÃO possui:

a) Adenina b) Guanina c) Citosina d)Timina

Extra (UECE-2005.1-1) Com relação à composição das moléculas, o RNA e o DNA diferem entre si quanto ao tipo de:

a) açúcar apenas;

b) base nitrogenada e de açúcar, apenas;

c) base nitrogenada e de fosfato, apenas;

d) base nitrogenada, açúcar e de fosfato;

27. (UFC-96) Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:

01. os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;

02. a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;

04. além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;

08. as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;

16. os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.

Citologia

28. (UFC-96) A invenção do microscópio óptico foi responsável pelo advento da Citologia, já que as células são geralmente pequenas demais para serem vistas a olho nu, o qual tem poder de resolução de apenas 100 μm. Com o poder de resolução do microscópio óptico podemos ampliar um objeto até cerca de 1500 vezes, dependendo dos aumentos proporcionados pela objetiva e pela ocular. Utilizando-se um microscópio óptico com objetivas de aumentos de 3X., 10X, 40X e 100X e ocular com aumento de 10X, qual o menor aumento que já permite a visualização de um espermatozóide humano, cujo diâmetro da cabeça mede cerca de 8 μm.

29. (UFC-2000) Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre os componentes celulares.

I -A membrana plasmática é uma estrutura lipoprotéica que funciona como uma barreira seletiva entre o meio externo e o citoplasma.

II - A parede celular secundária é elástica de modo a permitir o crescimento da célula.

III - Os plastos são organelas citoplasmáticas, pigmentadas ou não, presentes somente nas algas.

IV - As mitocôndrias são delimitadas por 2 membranas lipoprotéicas e estão presentes em algas, fungos, protozoários, plantas e animais.

V - O núcleo é uma organela obrigatória em todas as células vivas.

A alternativa que contém as afirmativas corretas é:

a) I e IV b) II e III c) V e IV d) IV e II e) III e I

30. (UFC-2002) São exemplos de células anucleadas:

a) célula parenquimática e célula muscular.

b) elemento de tubo crivado e hemácia de mamíferos.

c) hemácia de mamíferos e célula albuminosa .

d) elemento de vaso e macrófago.

e) vírus e hemácia de mamíferos.

31. (UECE-2000.1) A célula eucariótica é compartimentada; a procariótica, não. Esta afirmação faz sentido quando comparamos os dois padrões de organização celular sob o seguinte aspecto:

a) Dimensões celulares. A relação superfície/volume é maior na célula procariótica que na eucariótica. Assim, a célula procariótica apresenta-se com uma área superficial suficientemente grande para satisfazê-la em termos nutritivos. Ao mesmo tempo, o seu espaço interno é adequado à ocorrência das reações metabólicas num ambiente descompartimentado.

b) Relação nucleoplasmática. A relação nucleoplasmática varia de 1/1 a 1/3 na célula eucariótica, mostrando-nos que, enquanto o núcleo varia de volume, o citoplasma permanece com volume constante. Portanto, a compartimentação na célula eucariótica aumenta a superfície citoplasmática para fazer face ao aumento de volume do núcleo.

c) Presença de estruturas membranosas. A presença de mesossomo e nucléolo nas células procarióticas dispensa a presença de outras organelas citoplasmáticas.

d) Processo evolutivo. A compartimentação das células eucarióticas é decorrência do processo evolutivo desenvolvido no sentido da diminuição das suas superfícies internas, já que as superfícies externas crescem mais que o volume da célula, na medida em que as dimensões celulares aumentam.

32. (UNIFOR-98.2) Alguns protozoários obtêm alimento englobando partículas sólidas presentes no meio. Esse processo é denominado

a) clasmocitose. b) fagocitose. c) pinocitose. d) difusão. e) osmose.

33. (UFC-2002) Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extensão, em células cuja membrana celular apresentasse microvilosidades?

a) Detoxificação de drogas. b) Secreção de esteróides. c) Síntese de proteínas.

d) Catabolismo. e) Absorção.

34. (UECE-2002.1) Os centríolos e o fuso mitótico apresentam como aspecto estrutural comum serem formados por:

a) microtúbulos c) flagelina

b) colágeno d) lipoproteína

35. (UECE-2000.1) Os isótopos radioativos permitem que se marque o trajeto de uma substância no interior da célula pela técnica da radioautografia. Considerando-se a ordem cronológica, um aminoácido marcado radioativamente, ao ser acompanhado no interior de uma célula, encontrar-se-á em primeiro lugar, no:

a) lisossomo, onde o aminoácido faz parte das proteínas envolvidas na digestão celular

b) ribossomo, onde o aminoácido é ligado à cadeia polipeptídica da proteína

c) complexo de Golgi, onde o aminoácido pertence a proteínas que serão preparadas para exportação ou utilização no interior da célula

d) retículo endoplasmático, que realiza o transporte do aminoácido acoplado à cadeia polipeptídica da proteína

Extra (UFC-2005) Um pesquisador preparou os seguintes experimentos:

[pic]

Ao final do terceiro e do sexto dias, do início do experimento, o pesquisador sacrificou 3 animais de cada grupo. Retirou o fígado de cada um deles e preparou amostras deste órgão para serem analisadas ao Microscópio Eletrônico de Transmissão.

Os resultados observados foram:

Experimento A - Os animais do grupo experimental apresentaram células hepáticas com uma quantidade de retículo endoplasmático liso maior que os animais do grupo controle.

Experimento B - As células dos animais do grupo experimental que não foram mais submetidas ao barbitúrico apresentavam a quantidade de retículo endoplasmático liso igual ao do grupo controle.

Com base nos resultados dos experimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização do Microscópio Eletrônico de Transmissão foi necessária devido à impossibilidade de visualização do retículo endoplasmático liso ao Microscópio Óptico Comum.

II. A maior quantidade de retículo endoplasmático liso foi devida à sua função estar relacionada à síntese de proteínas, necessária para a eliminação da droga que os animais ingeriram.

III. As células do fígado foram utilizadas porque este órgão está envolvido com o processo de destoxificação do organismo.

Considerando as afirmativas analisadas, assinale a alternativa correta.

A) Apenas I e II são verdadeiras.

B) Apenas I é verdadeira.

C) Apenas II é verdadeira.

D) Apenas III é verdadeira.

E) Apenas I e III são verdadeiras.

36. (UFC-2003) As especializações das células das plantas estão sempre associadas à estrutura das paredes celulares. Assim, nos diferentes tecidos vegetais, as células têm paredes de espessura e composição química variadas. No final da mitose, na região central da célula, inicia-se a formação de lamelas para originar a parede celular. A organela celular responsável por essa formação é o:

a) aparelho de Golgi. b) retículo endoplasmático. c) cloroplasto. d) vacúolo. e) lisossomo.

37. (UECE-2003.2) Verificou-se que determinada substância, marcada radiativamente, se apresenta por último numa organela que, além disso, forma lisossomos, age no empacotamento de substâncias e na secreção celular. A opção que identifica outra função da organela é:

A) Produzir o capuz acrossômico do espermatozóide

B) Produzir energia para a célula

C) Posicionar-se nos pólos celulares durante a movimentação dos cromossomos na divisão celular

D) Receber e transportar proteínas produzidas na face externa da sua membrana

38. (UNIFOR-98.2) Considere o seguinte texto:

"A organela aparece com maior abundância nas células com atividade secretora. Sua função, entretanto, não está ligada à produção das secreções protéicas e sim à concentração, modificação e eliminação dessas secreções."

O texto refere-se ao

a) núcleo. b) ribossomo. c) lisossomo. d) retículo endoplasmático. e) complexo de golgi.

39. (UFC-98) Para a compreensão do fenômeno da vida, é preciso conhecer a célula e suas funções vitais, como nutrição, transporte, excreção, digestão, respiração e fotossíntese.

Sobre as funções celulares podemos afirmar:

I. a fagocitose tem papel na alimentação em todas as células;

II. a digestão dos alimentos, iniciada no trato digestivo dos animais, é normalmente completada nos lisossomos;

III. a função de transporte de substâncias no interior da célula é exercida pelo retículo endoplasmático.

Assinale a opção correta.

a) Apenas I e II estão corretas. b) Apenas I e III estão corretas. c) Apenas III está correta.

d) Apenas I está correta. e) Apenas II e III estão corretas.

40. (UNIFOR – 98.1) Considere o seguinte texto:

“Algumas estruturas celulares tornam-se bastante evidentes após a utilização de determinados corantes. Porém, quando um tratamento com a enzima ribonuclease precede a coloração, essas estruturas não são mais evidenciadas.”

As estruturas mencionadas no texto podem ser os

a) centrômeros e os nucléolos. b) centrômeros e os ribossomos. c) ribossomos e os nucléolos.

d) ribossomos e os lisossomos. e) lisossomos e os nucléolos.

41. (UFC-2001) Suponha que você esteja trabalhando com uma suspensão de células animais, a partir da qual você deseje isolar uma proteína. Durante a preparação, vários lisossomas sofrem ruptura. Como conseqüência disso, ocorreria:

a) liberação de ácidos nucléicos, que dificultariam o isolamento da macromolécula que você está tentando obter.

b) liberação de atp, que facilitaria o processo de isolamento da macromolécula de seu interesse.

c) liberação de enzimas, que poderiam digerir a macromolécula que você está tentando isolar.

d) liberação de macromoléculas protéicas recém-sintetizadas nos lisossomas, o que aumentaria a quantidade da proteína a ser obtida.

e) interrupção da síntese de proteínas enzimáticas nos lisossomas, diminuindo a quantidade da proteína a ser obtida.

42. (UFC-96) A mitocôndria, que é uma das mais importantes organelas celulares, possui DNA, RNA e ribossomos, o que a torna apta à síntese protéica. Dentre as alternativas abaixo, assinale as que exemplificam outros processos que ocorrem na mitocôndria.

01. Ciclo de Krebs.

02. Intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio.

04. Glicólise.

08. Fosforilação oxidativa.

16. Regulação osmótica da célula.

43. (UECE-2000.1) O agricultor cearense usa tambores de duzentos litros, hermeticamente fechados, para conservar suas safras durante o ano. No caso do feijão, o ciclo vital do gorgulho, Callosobruchus maculatus, inseto que ataca o feijão, é interrompido pela sua incapacidade de respirar. A etapa da respiração que é bloqueada pela ausência de _______________ é o(a) ____________________________. Ela ocorre no(a) ________________________________.

A alternativa que preenche, na ordem e corretamente, as lacunas é:

a) CO2 , glicose, citoplasma

b) CO2 , ciclo de Krebs, crista mitocondrial

c) O2 , ciclo de Krebs, matriz mitocondrial

d) O2 , cadeia respiratória, crista mitocondrial

44. (UNIFOR-98.2) Considere a seguinte frase:

"A presença de DNA, RNA e ribossomos, no interior dessas organelas, confere a estas a capacidade de autoduplicação."

Essas organelas só podem ser os

a) nucléolos. b) lisossomos. c) cloroplastos. d) dictiossomos. e) microfilamentos.

[pic]

Analisando o gráfico é correto afirmar que:

a) há uma relação direta e constante entre a intensidade luminosa e a velocidade de fotossíntese.

b) após uma determinada faixa de intensidade de luz, acontece o ponto de saturação luminosa.

c) um aumento da concentração de CO2 disponível não influencia no perfil gráfico mostrado.

d) para reversão do ponto de saturação, é necessário uma intensidade luminosa ainda maior.

e) há uma relação inversa entre a intensidade luminosa e a velocidade da fotossíntese.

46. (UNIFOR-99.2) O oxigênio renova-se na atmosfera terrestre graças ao processo da

A) respiração de todos os seres vivos.

B) respiração dos seres heterótrofos.

C) respiração dos seres autótrofos.

D) fotossíntese dos seres autótrofos.

E) fotossíntese dos seres heterótrofos.

47. (ENEM-2000) No processo de fabricação de pão, os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção de massa em forma de “bola” e a mergulham num recipiente com água, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno.

[pic]

Um professor de Química explicaria esse procedimento da seguinte maneira:

“A bola de massa torna-se menos densa que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve-se à fermentação, processo que pode ser resumido pela equação

[pic]

Considere as afirmações abaixo.

I. A fermentação dos carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da existência de qualquer organismo vivo.

II. Durante a fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir.

III. A fermentação transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a água, a bola de massa sobe.

Dentre as afirmativas, apenas:

a) I está correta.

b) II está correta.

c) I e II estão corretas.

d) II e III estão corretas.

e) III está correta.

48. (UNIFOR-99.2) Considere a frase abaixo.

"Os vegetais clorofilados realizam fotossíntese durante I e respiração durante II ."

Para completá-la corretamente, deve-se substituir I e II, respectivamente, por

A) o dia - a noite

B) o dia - o dia e a noite

C) o dia e a noite - o dia

D) o dia e a noite - a noite

E) o dia e a noite - o dia e a noite

49. (UNIFOR-98.1) O papel da clorofila na fotossíntese consiste em

A) absorver a água necessária ao processo.

B) atuar como aceptora de hidrogênio.

C) ceder átomos de carbono para a formação de moléculas de glicose.

D) transferir elétrons excitados para substâncias aceptoras.

E) estimular a produção de enzimas.

50. (UNIFOR-98.1) A curva representada no gráfico abaixo mostra as variações da taxa relativa da fotossíntese em função das variações da intensidade luminosa.

[pic]

O ponto de saturação luminosa corresponde a, aproximadamente,

A) 1 750 lux . B) 1 250 lux. C) 750 lux. D) 500 lux. E) 250 lux.

51. (UFC-96) A fotossíntese e a respiração são dois processos que ocorrem simultaneamente nas plantas verdes. Construa um gráfico mostrando a produção de O2 e a de CO2, durante um período de 24 h, por uma planta adequadamente suprida de água e submetida às condições normais de iluminação de nossa região, onde o sol nasce às 6 horas da manhã e se põe às 6 horas da tarde. O eixo Y representa a produção dos dois gases e o eixo X o período de 24 horas. Não é necessário atribuir unidades às produções de O2 e CO2.

(UFC-99) Leia os versos abaixo e responda o que se pergunta:

A) A qual processo metabólico das plantas o poeta está se referindo?

B) Que estruturas e moléculas orgânicas devem estar presentes nas células desses organismos e que são indispensáveis para realizar este processo?

C) Qual é a equação geral deste processo e que comparação pode-se fazer com a equação geral da respiração celular aeróbia?

D) Que diferença ocorre com este processo, quando o mesmo é realizado pelas sulfobactérias, microorganismos que vivem em ambientes anaeróbios?

E) Se você tivesse que escolher entre duas lâmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aquário, qual seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficiência do processo cujo nome é solicitado no item A desta questão? Por quê?

Núcleo

52. (UFC-97) O núcleo é uma das mais importantes estruturas celulares pois, além de controlar o metabolismo da própria célula, determinando que proteínas devem ser produzidas ou não, apresenta uma outra função vital, não só para a célula, mas para o organismo como um todo. Qual é essa outra função?

53. (UFC-2004) Analise as afirmativas abaixo, acerca dos elementos constituintes do núcleo celular eucariótico.

I. Cada cromossomo possui uma única molécula de DNA.

II. Histonas são proteínas relativamente pequenas que se ligam fortemente ao RNA.

III. Os nucléolos podem atuar na síntese de carboidratos que migram do núcleo para o citoplasma.

Pode-se afirmar, de modo correto, que:

A) somente I é verdadeira.

B) somente II é verdadeira.

C) somente I e II são verdadeiras.

D) somente I e III são verdadeiras.

E) somente II e III são verdadeiras.

54. (UNIFOR-98.2) A análise do cariótipo de uma criança revelou a presença de 45 cromossomos devido à presença de um único cromossomo X. Esses dados permitem concluir que ela é portadora da síndrome de

A) Klinefelter. B) Edwards. C) Patau. D) Down. E) Turner.

55. (UNIFOR-98.1) Foram feitas as seguintes afirmações sobre um indivíduo com cariótipo do tipo 47,XXY:

I. É uma mulher, já que estão presentes dois cromossomos sexuais X.

II. Deve apresentar em suas células somáticas um corpúsculo de Barr (cromatina X).

III. Na ovulogênese, formam-se gametas XX, XY, X e Y.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas B) II, apenas C) I e III, apenas D) II e III, apenas E) I, II e III

56. (UFC-99) Uma mulher com a idade de 40 anos está grávida do primeiro filho. Ela sabe que, devido à sua idade, o bebê tem maior probabilidade de ser portador de alguma anomalia cromossômica. A cariotipagem pré-natal é o exame mais indicado para esclarecer estas dúvidas na fase uterina.

Pergunta-se:

A) Em que consiste este exame?

B) Que exemplos de anomalias cromossômicas podem ser detectadas através deste exame (cite dois exemplos).

57. (UECE-2003.2) O gráfico abaixo corresponde ao ciclo celular, expressando a variação da quantidade de DNA na célula.

II representa o intervalo de vida da célula identificado como:

A) G1 da telófase B) S da interfase C) G2 da prófase D) M da mitose

58. (UNIFOR-98.2) Considere a frase abaixo.

"A I inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente e as cromátides-irmãs são puxadas para os pólos opostos da célula. A seguir ocorre a II."

Para completá-la corretamente, I e II devem ser substituídos, respectivamente, por:

A) metáfase − anáfase B) metáfase − telófase C) anáfase − metáfase

D) anáfase − telófase E) telófase − anáfase

59. (UECE-2003.2) Examine a figura abaixo.

Identifique, respectivamente, as proteínas contráteis 1 e 2, as quais promovem o estrangulamento, com conseqüente separação das células, ao término da citocinese, marcando a opção correta.

a) colágeno e queratina b) tubulina e elastina

c) miosina e actina d) dineína e flagelina

60. (UFC-98) Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre a meiose.

I. Reduz o número de cromossomos à metade, na formação dos gametas, sendo um processo essencial para a manutenção do número de cromossomos da espécie.

II. Produz gametas com 2n cromossomos, permitindo, assim, a manutenção do número de cromossomos da espécie.

III. Produz gametas com n cromossomos, reduzindo o número de cromossomos da espécie.

Considerando as três afirmativas, podemos concluir que:

A) somente I é correta; B) somente II é correta; C) somente III é correta;

D) I e II são corretas; E) I e III são corretas.

61. (UNIFOR-99.2) Em determinada fase de um tipo de divisão celular, os cromossomos homólogos separam-se e migram para pólos opostos da célula. Essa fase é a

A) anáfase I meiótica. B) metáfase I meiótica. C) anáfase mitótica.

D) metáfase mitótica. E) prófase mitótica.

62. (UFC-2003) Sabendo-se que uma determinada espécie de vertebrado possui número cromossômico 2n=50, assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de célula à sua quantidade de cromossomos.

a) hepatócito – 25 b) ovogônia – 25 c) neurônio – 50 d) fibra muscular – 25 e) óvulo – 50

63. (UFC-99) As células somáticas e os gametas apresentam, respectivamente, os cromosomos homólogos na forma:

a) haplóide e triplóide. b) triplóide e haplóide. c) diplóide e haplóide.

d) diplóide e diplóide. e) triplóide e diplóide.

64. (UECE-2002.1) Mitose e Meiose são tipos de divisões celulares, que apresentam as seguintes características diferenciais:

a) a mitose ocorre exclusivamente nas células somáticas, nunca no plasma germinativo

b) a meiose possibilita a recombinação genética, ingrediente constituinte da variabilidade genética

c) mitose e meiose se alternam no processo de reprodução assexuada dos seres unicelulares

d) mitose e meiose sempre ocorrem num mesmo organismo vivo.

65. (UFC-96) “Dois tipos de divisão nuclear, mitose e meiose, são característicos da maioria das células animais e de plantas. A mitose está regularmente associada à divisão nuclear de células vegetativas ou somáticas. A meiose ocorre em conjunto com a formação de células reprodutivas (gametas ou meiósporos) nas espécies de reprodução sexuada” (Burns, 1983).

Com relação a esses dois processos de divisão celular, responda:

a) Que fenômeno acontece na prófase meiótica, o qual possibilita a ocorrência de crossing-over e conseqüente formação de quiasmas?

b) Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

Origem da Vida

66. (UECE-2004.1-2) Presume-se que o ambiente primitivo da Terra alterou-se com o passar do tempo. Algumas modificações contribuíram para diminuir a quantidade de moléculas orgânicas, no oceano primitivo. Associe a coluna I à coluna II, identificando nos parênteses o tipo de fator envolvido no processo diminutivo.

COLUNA I COLUNA II

1. QUÍMICO ( ) População de organismos aumentada.

2. FÍSICO ( ) Diminuição da quantidade de gases na atmosfera primitiva

3. BIOLÓGICO ( ) Resfriamento da Terra, reduzindo a freqüência de tempestades.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 2, 3 b) 2, 3, 1 c) 3, 1, 2 d) 3, 2, 1

67. (UFC-99) Leia com atenção o texto abaixo da autoria de Oparin, 1968:

“Miller, no seu bem conhecido trabalho publicado em 1953, obteve dados fundamentais sobre a formação dos aminoácidos quando uma mistura gasosa, simulando a possível composição da atmosfera primária da Terra, era submetida a descargas elétricas. Miller fez saltar faísca e descargas silenciosas durante uma semana numa mistura de CH4, NH4, H3 e vapor de água em circulação constante, e encontrou na mistura: glicina, alanina, ácidos α – aminobutírico e α – aminoisobutírico, β – alanina, ácidos aspártico e glutâmico, sarcosina e NCN3-alanina. Os produtos intermediários da reação foram aldeídos e HCN”.

O clássico experimento de Miller veio reforçar a teoria segundo a qual a vida na Terra:

a) foi criada por Deus, exatamente como está descrito no Gênese, primeiro livro da Bíblia.

b) surgiu pelo transporte casual para o nosso planeta de microrganismos completamente organizados provenientes de outros mundos.

c) originou-se pela semeadura intencional de microrganismos por seres inteligentes de outros mundos.

d) iniciou-se pela síntese de monômeros e sua posterior polimerização, seguindo-se o surgimento dos primeiros seres vivos.

e) iniciou-se pela chegada à Terra de compostos orgânicos presentes em meteoritos e cometas.

68. (UECE-2002.1) A hipótese GAIA afirma que a atmosfera terrestre foi moldada pelos próprios seres vivos durante o desenvolvimento do tempo geológico (4,5 bilhões de anos). Com base nesta teoria é razoável predizer que as cianobactérias, precursoras dos cloroplastos, foram os primeiros seres vivos a contribuírem para uma atmosfera atual rica em:

A) CO2 B) CO C) O2 D) N2

69. (UNIFOR-98.2) O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese

A) autotrófica. B) da biogênese. C) da abiogênese. D) heterotrófica. E) da pré-formação.

70. (ENEM-2002) Na solução aquosa das substâncias orgânicas prebióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucléicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...)

Mas o avanço verdadeiramente criativo – que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez – ocorreu quando uma molécula de ácido nucléico “aprendeu” a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucléico. Em outros termos, um ácido nucléico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucléico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.

Adaptado de: LURIA, S.E. Vida: experiência inacabada. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.

| |[pic] |

|Considere o esquema ao lado: | |

| | |

| | |

|O “avanço verdadeiramente criativo” citado no texto deve ter ocorrido| |

|no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre | |

| | |

|A) 5,0 e 4,5. B) 4,5 e 3,5. C) 3,5 e 2,0. | |

|D) 2,0 e 1,5. E) 1,0 e 0,5. | |

| |

|Adaptado de GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química. USP – Interações e Transformações III – |

|atmosfera: fonte de materiais extrativos e sintéticos. São Paulo: EDUSP, 1998. |

Embriologia

71. (UNIFOR-98.1) Nos vertebrados, a organogênese geralmente se inicia após a fase de:

A) mórula. B) blástula. C) gástrula. D) nêurula. E) blastocisto.

72. (UNIFOR-98.1) No esquema abaixo, estão representados os cromossomos de um espermatócito primário que apresenta os alelos A, a e B, b.

A partir dessa célula, irão se formar

A) 2 espermátides: AB e ab.

B) 2 espermatócitos secundários: Aa e Bb.

C) 4 espermátides: AB, Ab, aB e ab.

D) 4 espermátides: 2AB e 2ab ou 2Ab e 2aB.

E) 4 espermatócitos secundários: 2AB e 2ab ou 2Ab e 2aB.

73. (UNIFOR-98.2) O esquema ao lado é uma representação tridimensional de uma fase do desenvolvimento embrionário de um anfíbio.

A medula espinhal e a coluna vertebral do adulto formam-se, respectivamente, a partir de:

A) I e II B) I e III C) II e III D) II e IV E) IV e V

74. (UFC-99) Leia com atenção o texto a seguir.

Na espécie humana, “...o encontro de um espermatozóide com um óvulo desencadeia uma gigantesca série de reações, centenas de milhares que se seguem, sobrepõem-se, cruzam-se em uma rede de espantosa complexidade. Tudo para chegar, quaisquer que sejam as condições, à aparição de um bebê humano e nunca de um patinho, uma girafinha ou uma borboletinha. O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde, forme um bebê com, em mais de noventa e cinco por cento dos casos, tudo de que precisa para viver, percorrer o mundo e até pensar, eis o milagre. Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo. Tão estupendo que deveria ser admiração para a terra inteira. Que os homens deviam passar o tempo perguntando-se sobre os mecanismos subjacentes a tal maravilha.”

(François Jacob, O Rato, a Mosca e o Homem. Companhia das Letras, 1998)

Atendendo à sugestão de François Jacob, prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1965, contida no último período do texto:

A) Diga a que etapa da ontogênese se refere o trecho "(...) O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde..."?

B) Diga que nome se dá ao “cachinho de células” de que o autor nos fala na linha 6 do texto?

C) Preencha o quadro abaixo com um tecido e um órgão que se originam no adulto a partir dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma).

Histologia

Animal

75. (UNIFOR-98.2) A superfície dos epitélios aumenta quando, na parte livre das células, formam-se

A) microvilosidades. B) cílios. C) zônulas de adesão. D) desmossomos. E) interdigitações.

76. (UECE-2003.2) A traquéia e o intestino delgado são órgãos tubulares envolvidos com funções distintas. A opção que enumera, na ordem e corretamente, uma das funções e os tipos de epitélios de revestimentos internos destes órgãos é:

A) Respiração e prismático simples; digestão e prismático estratificado

B) Absorção e de transição; digestão e prismático simples

C) Secreção e pseudo-estratificado; absorção e prismático estratificado

D) Limpeza e pseudo-estratificado; absorção e prismático simples

Extra (UECE2005.1-1) Para serem atravessadas pelos nutrientes, as células intestinais se apresentam:

a) pavimentosas, dando ao nutriente a oportunidade de percorrer uma pequena distância

b) esféricas, para absorver nutrientes de todas as direções

c) cúbicas, distribuindo o suco entérico uniformemente

d) prismáticas com microvilosidades, para aumentar a superfície de absorção dos nutrientes

77. (UFC-98) Os tecidos conjuntivos são abundantes em substância intercelular, originam-se do mesoderma (mesênquima) e têm, geralmente, funções de sustentação e de ligar um tecido a outro. São exemplos de tecido conjuntivo:

01. Ósseo. 02. Muscular. 04. Epitelial. 08. Adiposo. 16. Sangüíneo.

78. (UFC-2004) Assinale a alternativa que apresenta o conjunto celular mais primitivo que se assemelha, em função, ao tecido conjuntivo de um animal cordado vertebrado.

A) Pinacócitos dos poríferos.

B) Manto dos moluscos.

C) Cutícula dos nematódeos.

D) Mesênquima dos platelmintos.

E) Gastroderme dos cnidários.

79. (UFC-2004) “Durante a infância e adolescência, a formação óssea se processa a uma velocidade maior que a reabsorção, resultando em um aumento da densidade, até que os jovens alcancem, por volta de 18 anos, o pico da massa óssea”.

(Scientific American Brasil, abril 2003, pág. 84).

De acordo com o texto, as atividades de formação e reabsorção, responsáveis pelo aumento da densidade óssea, decorrem da ação de dois tipos celulares que são, respectivamente:

A) osteoblastos e osteoclastos. B) condroblastos e condrócitos. C) condrócitos e condroblastos.

D) osteoclastos e osteoblastos. E) condroblastos e osteoblastos.

80. (ENEM-2000) O hemograma é um exame laboratorial que informa o número de hemácias, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue. A tabela apresenta os valores considerados normais para adultos. Os gráficos mostram os resultados do hemograma de 5 estudantes adultos. Todos os resultados são expressos em número de elementos por mm3 de sangue.

Podem estar ocorrendo deficiência no sistema de defesa do organismo, prejuízos no transporte de gases respiratórios e alterações no processo de coagulação sanguínea, respectivamente, com os estudantes:

A) Maria, José e Roberto. B) Roberto, José e Abel. C) Maria, Luísa e Roberto.

D) Roberto, Maria e Luísa. E) Luísa, Roberto e Abel.

81. (UNIFOR-98.2) Considere os processos abaixo:

I. produção de anticorpos

II. transporte de oxigênio e dióxido de carbono

III. transformação de fibrinogênio em fibrina

IV. fagocitose de elementos estranhos ao organismo

Assinale a alternativa da tabela que contém os dados corretos em relação às funções de leucócitos e hemácias nos vertebrados.

| |LEUCÓCITOS |HEMÁCIAS |

|A |I |III, IV |

|B |I, IV |II |

|C |II, IV |III |

|D |III, IV |II |

|E |IV |II, III |

82. (UFC-98) É atividade realizada pelo tecido muscular a:

I. impulsão dos alimentos pelo canal alimentar;

II. pulsação do coração;

III. dilatação das artérias.

Assinale a opção correta.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

83. (UECE-2002.1) As fibras musculares associam-se em feixes, constituindo os músculos. A sua contração possibilita a realização de movimentos no corpo. Os movimentos peristálticos são produzidos por tecidos musculares do(s) tipo(s).

a) estriado esquelético

b) liso

c) estriado cardíaco

d) estriado esquelético, liso e estriado cardíaco.

84. (UFC-2002) O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.

a) Tecido muscular esquelético b) Tecido muscular liso c) Tecido conjuntivo

d) Tecido adiposo e) Tecido epitelial

85. (UECE-2004.1-2) Os discos intercalares são estruturas especiais que prendem as células do tecido constituinte do seguinte órgão:

a) perna; b) estômago; c) língua; d) coração;

Extra (UECE - 2004.2-1) Nos vertebrados, cada tipo de músculo tem forma e função características. O músculo que apresenta contrações rápidas e involuntárias é o:

a) cardíaco; b) estriado; c) liso; d) misto.

86. (UFC-99) Considere o texto abaixo:

“Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal The Washington Post. [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de forçar quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses” (Folha de São Paulo, 3 de julho de 1998).

Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:

a) corpo celular, parede celular e flagelos.

b) parede celular, axônio e dendritos.

c) corpo celular, axônio e dendritos.

d) axônio, dendritos e flagelos.

e) corpo celular, parede celular e dendritos.

87. (UECE-2003.2) Com relação às células nervosas é correto afirmar:

A) Nos vertebrados, alem dos neurônios, o sistema nervoso é constituído por células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios;

B) Os dendritos são prolongamentos dos neurônios cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos produzidos pelo corpo celular;

C) Os axônios são genericamente chamados de fibras celulares, cuja função é conectar os corpos celulares;

D) O impulso nervoso, ou sinapse nervosa, é transmitido de um neurônio para outro com o auxilio dos mediadores químicos.

88. (UNIFOR-98.2) No homem, os atos voluntários sempre são comandados pela substância

A) cinzenta da medula. B) branca da medula. C) cinzenta do cérebro.

D) branca do cérebro. E) cinzenta do bulbo.

89. (UECE-2004.1-2) No homem a desdiferenciação celular está associada à seguinte doença:

a) câncer; b) infarto do miocárdio; c) diabetes juvenil; d) fibrose pulmonar.

Vegetal

90. (UNIFOR-98.2) Considere a figura abaixo que representa um tecido vegetal em corte transversal.

Considere também o seguinte texto:

"Trata-se do I, que é um tecido II, o que pode ser deduzido pela presença de III em algumas células."

Para que esse texto venha a ser a legenda correta da figura, basta substituir I, II e III, respectivamente, por

A) colênquima - vivo - núcleo

B) esclerênquima – vivo - núcleo

C) colênquima – morto - espessamentos na parede celular

D) esclerênquima – morto - espessamentos na parede celular

E) xilema – morto - espessamentos na parede celular.

91. (UNIFOR-99.2) O tecido vivo das plantas suculentas cujas células armazenam água é o

A) xilema. B) floema. C) meristema. D) colênquima. E) parênquima.

92. (UECE-2000.1) Relacione a coluna I com a coluna II.

Coluna I Coluna II

|1. |Meristema |( ) |Um de seus tipos, contém células clorofiladas capazes de realizar a fotossíntese. |

|2. |Esclerênquima |( ) |Conduz a seiva bruta. |

|3. |Parênquima |( ) |Apresenta paredes celulares espessas, abundantes em lignina para sustentar o corpo do |

| | | |vegetal. |

|4. |Traqueídes |( ) |Suas células são capazes de se dividirem para formar o organismo vegetal |

A alternativa que contém a seqüência correta de números, de cima para baixo, é:

A) 4, 3, 2, 1 B) 2, 4, 1, 3 C) 3, 1, 4, 2 D) 3, 4, 2, 1

93. (UECE-2004.1-2) O fenômeno da desdiferenciação celular consiste na reaquisição da capacidade de células adultas, já diferenciadas, voltarem ao estado embrionário. Isto ocorre na(s) seguinte(s) região(ões) meristemática(s) dos vegetais:

a) procâmbio, originando o lenho e o súber;

b) protoderme, originando a epiderme dos vegetais;

c) câmbio e felogênio que constituem o meristema secundário nos vegetais;

d) meristema fundamental, produzindo os tecidos responsáveis pela fotossíntese, sustentação, armazenamento de substâncias, dentre outros.

Taxonomia

94. (UFC-99) Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Brasília estudaram duas populações de sagüis (soins), denominadas Callithrix jacchus e Callithrix penicillata, com a finalidade de melhor entender os mecanismos de especiação neste grupo taxinômico. Descobriram que as duas populações são morfológica e cariotipicamente diferentes e ocupam extensas e distintas áreas de distribuição, no Recôncavo Baiano. Há, no entanto, uma área de contato entre as duas populações, uma faixa de terra com cerca de 50 km, onde foram encontrados indivíduos e grupos familiares de híbridos entre elas. Outros pesquisadores relataram que obtiveram, em cativeiro, três gerações férteis de híbridos entre C. jacchus e C. penicillata.

Aplicando-se o conceito biológico de espécie ao estudo acima, podemos então afirmar corretamente que C. jacchus e C. penicillata:

A) são duas espécies diferentes, pois recebem nomes científicos diferentes.

B) são duas espécies diferentes, pois apresentam diferenças morfológicas e cariotípicas.

C) são duas espécies diferentes, pois estão isoladas em áreas distintas.

D) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento reprodutivo entre as populações.

E) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento geográfico entre as populações.

95. (UECE-2000.1) “O sabiá, encontrado no semi-árido nordestino, é um ser adaptado à escassez d’água, portanto capaz de resistir às adversidades climáticas impostas pela estiagem.” Pelo texto acima, podemos afirmar corretamente tratar-se do animal “sabiá” ou do vegetal “sabiá”?

I. Não, porque tanto animais como vegetais adaptam-se ao ambiente em que vivem por seleção natural.

II. Sim, desde que após o nome popular, aparecesse o nome científico, que é único para cada espécie.

III. Sim, porque só o animal consegue sobreviver com pouca água.

Das assertivas acima são verdadeiras:

A) I e II B) II e III C) I e III D) I, II e III

96. (UECE-2004.1) Num trabalho escolar sobre os diversos animais, reuniu-se em um grupo, baratas, beija-flores e morcegos e em outro, sapos, jacarés e elefantes. O critério de classificação usado na seleção dos dois grupos foi a presença ou ausência de:

a) Asas b) Esqueleto c) Dentes d) Antenas

97. (UFC-99) A célula é a unidade básica dos seres vivos, existindo seres uni ou pluricelulares. Utilizando-se a classificação de Whittaker (1969), que considera as algas multicelulares como plantas, associe corretamente os reinos com a constituição celular de seus representantes, relacionando as duas colunas.

REINO REPRESENTANTES

(1) Reino Monera. (a) seus representantes são todos unicelulares.

(2) Reino Protista. (b) seus representantes são todos multicelulares.

(3) Reino Fungi. (c) seus representantes podem ser uni ou pluricelulares.

(4) Reino Plantae.

(5) Reino Animalia.

A seqüência correta das associações é:

a) 1a, 2a, 3c, 4b, 5b. b) 1a, 2a, 3a, 4b, 5b. c) 1c, 2b, 3a, 4c, 5c.

d) 1a, 2a, 3b, 4c, 5c. e) 1c, 2c, 3c, 4b, 5b.

Extra (UECE-2004.2-1) Relacione os elementos da coluna II aos da coluna I.

|COLUNA I | COLUNA II |

|1. |Vírus |( ) |seres unicelulares ou com corpos |

| | | |formados por hifas |

|2. |Bactérias |( ) |seres unicelulares |

|3. |Fungos |( ) |parasitas intracelulares obrigatórios |

|4. |Algas |( ) |seres autótrofos |

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 2, 1, 4 b) 4, 3, 2, 1 c) 4, 1, 3, 2 d) 2, 4, 1, 3

Vírus

98. (UECE-2004.1-2) Sobre os vírus é correto afirmar:

a) Os Vírus podem passar um longo tempo latente, fazendo parte do material genético da célula hospedeira, sem causar doenças no organismo parasitado. Tal período corresponde à parte do seu ciclo de vida conhecido como lisogênico;

b) O ciclo lítico de ação dos vírus não é patogênico ao organismo parasitado;

c) Tanto o DNA como o RNA podem estar presentes, ao mesmo tempo, nos vírus, sendo replicados durante o ciclo replicativo, o qual começa com a invasão da célula hospedeira pelo material genético do vírus.

d) A virulência dos vírus deve ser mantida para o bom funcionamento de uma vacina;

Extra (UECE – 2004.2-1)Os vírus não têm estrutura celular, dependendo totalmente da célula viva para evidenciar a seguinte característica inerente aos seres vivos:

a) nutrição

b) sensibilidade

c) reprodução

d) metabolismo próprio

99. (UECE-2000.1) Parasitas intracelulares obrigatórios, com genoma constituído por um só ácido nucléico (DNA ou RNA) e apresentando estrutura polímera, são características dos:

A) seres do reino Monera C) seres do reino Fungi

B) seres do reino Protistas D) vírus

100. (UFC-2000) Os vírus são seres que se diferenciam de todos os organismos vivos por serem acelulares não tendo, assim, a complexa maquinaria bioquímica necessária para fazer funcionar seu programa genético precisando, pois, de células que os hospedem. Sobre esses organismos é correto afirmar que:

a) alguns vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, outros não.

b) cada espécie viral possui mais de um tipo de ácido nucléico.

c) os vírus não são incluídos em nenhum dos cinco reinos de seres vivos.

d) os vírus atacam apenas os animais, incluindo o homem.

e) o ataque dos vírus é mais eficientemente combatido com o uso de antibióticos.

101. (UECE-2004.1) A descoberta do antibiótico, no século passado, evitou muitas mortes, principalmente causadas por infecções bacterianas, como a tuberculose. Dentre as doenças abaixo enumeradas marque a opção que se refere àquela que não deve ser tratada com antibiótico, sendo causada por vírus.

a) Pneumonia b) catapora c) teníase d) calazar

102. (UFC-96) Uma das estratégias mais eficientes de que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças ocasionadas por vírus, podemos relacionar as seguintes:

01. Gonorréia.

02. Raiva ou hidrofobia.

04. Cólera.

08. Meningite meningocócica.

16. Poliomielite.

103. (ENEM-2001) A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia, onde os últimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintes ações:

I. Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença.

II. Combater a proliferação do mosquito transmissor.

III. Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiões limítrofes.

É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendo

A) a ação II, apenas. B) as ações I e II, apenas. C) as ações I e III, apenas.

D) as ações II e III, apenas. E) as ações I, II e III.

Extra (UECE – 2004.2-1) Apesar da redução no número de casos de Dengue observada nos primeiros meses de 2004 no Brasil de modo geral e particularmente no Ceará, a situação ainda é preocupante, pois a ameaça de uma epidemia de Dengue, nas formas hemorrágicas, no nosso estado continua presente. Isto se deve principalmente ao fato de:

a) termos todos os quatro sorotipos virais da Dengue circulando no estado do Ceará;

b) termos um sistema de coleta sistemática de lixo precário e ineficiente;

c) que o Aedes aegypti, mosquito vetor da Dengue, se reproduz dentro das residências;

d) termos um grande número de pessoas que já adoeceram, pelo menos uma vez de Dengue.

104. (UFC-2001) Observe a tabela abaixo, que apresenta dados sobre as formas de transmissão da AIDS em diferentes anos.

|Forma de exposição |1983 |1988 |1993 |1998 |

|Sexual |

| Homossexual |50,0 % |34,7% |19,2% |13,8% |

| Heterossexual |2,8% |6,4% |21,8% |38,6% |

| Bissexual |19,4% |16,0% |10,2% |9,3% |

|Não-sexual |

|Usuário de droga injetável |5,6% |17,6% |23,7% |13,1% |

|Hemofílico |- |2,6% |0,4% |0,1% |

|Transfusão |2,8% |5,2% |2,9% |- |

|Transmissão perinatal |- |1,8% |2,4% |2,9% |

|Causa ignorada |19,4% |15,6% |20,1% |22,2% |

Fonte: Boletim do Ministério da Saúde

A análise dos dados contidos na tabela nos permite inferir, corretamente, que:

A) houve declínio acentuado da transmissão por via sexual e aumento da transmissão por transfusão de sangue.

B) as campanhas de estímulo ao uso de preservativo (“camisinha”) trouxeram resultados mais satisfatórios entre os heterossexuais do que entre os homossexuais.

C) a transmissão perinatal e a transmissão entre heterossexuais aumentaram no período observado.

D) as campanhas de prevenção não obtiveram sucesso algum entre os indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis.

E) a falta de testes diagnósticos que reduzam a janela imunológica explica a situação preocupante da transmissão por transfusões de sangue.

105. (ENEM-2002) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

“Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV.

Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B”.

Adaptado do Jornal do Brasil, 02/10/2001.

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I. O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a idéia de que estes remédios sempre funcionam.

II. Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

III. Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas. B) II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

106. (UFC-2004) Assinale a alternativa que traz, na seqüência correta, os termos que preenchem as lacunas do texto:

“Os retrovírus, como o HIV, são partículas portadoras de RNA, que possuem a característica especial de ter a enzima _____1_______ e cujo ______2______ comanda a síntese de _______3_____. Este último, uma vez formado, passa a comandar a síntese de novas moléculas de _______4_____, que irão constituir o material genético de novos retrovírus”.

A) 1 – transcriptase reversa 2 – DNA 3 – RNA 4 – RNA

B) 1 – transcriptase reversa 2 – RNA 3 – DNA 4 – RNA

C) 1 – RNA polimerase 2 – DNA 3 – RNA 4 – DNA

D) 1 – DNA polimerase 2 – DNA 3 – RNA 4 – RNA

E) 1 – DNA ligase 2 – RNA 3 – DNA 4 – RNA

107. (UFC-97) A AIDS ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é hoje um problema pandêmico, isto é, atinge em proporções epidêmicas um número significativo de países em todo o mundo. Segundo informações coletadas via Internet (), até janeiro deste ano os casos de AIDS notificados à OMS (Organização Mundial da Saúde) foram de 1.291.810, sendo os países com maior número de casos: Estados Unidos (501.310), Brasil (71.111), Quênia (56.573), Uganda (46.120) e Tanzânia (53.247). Este triste quadro poderia ser modificado se as populações pudessem ter acesso às informações, se se conscientizassem da gravidade do problema e se praticassem as medidas de prevenção desse mal.

Quanto à transmissão e à prevenção da AIDS:

a) cite 3 fluidos biológicos que, reconhecidamente, transmitem o HIV;

b) cite 3 medidas preventivas contra a AIDS.

108. (UFC-98) A AIDS tende a se tornar uma doença crônica (e não fatal) graças ao maior conhecimento científico e à precocidade no tratamento. Recentemente, um passo importante foi dado nesse sentido com a utilização de um “coquetel antiaids”, desenvolvido pela equipe do Doutor David Ho, que dirige o centro Aaron Diamond, de Nova York, onde se pesquisa a doença. O coquetel é uma combinação de drogas que inibem a ação da transcriptase reversa e de proteases.

Com base no texto acima, pergunta-se:

a) Que tipo de moléculas são essas, inibidas pelas drogas que compõem o coquetel?

b) Qual a função desempenhada por cada uma dessas moléculas (que são inibidas) utilizadas pelo vírus para se multiplicar?

109. (UECE-2002.1) O Dengue é atualmente a doença viral de transmissão vetorial mais importante, não somente pela ocorrência de casos fatais, mas também pela sua ampla distribuição geográfica. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,5 bilhões de pessoas vivem em áreas infestadas pelo vetor principal do Dengue, o Aedes aegypti, estando, portanto sob o risco de contrair a doença. No Brasil, as 27 unidades da Federação têm a presença do vetor. Sobre esta endemia é verdadeiro afirmar:

a) Na maioria dos estados brasileiros, a transmissão é poliviral, com a ocorrência dos sorotipos DEN 1, DEN2 e DEN3.

b) O controle do Dengue no Brasil é baseado unicamente na utilização de inseticidas químicos no controle focal dos depósitos domiciliares e na eliminação de mosquitos adultos através da borrifação a Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecida como fumacê.

c) Na cidade de Fortaleza, as ações de controle dos criadouros artificiais do mosquito Aedes aegypti têm como principal componente a utilização de métodos biológicos.

d) A Febre do Dengue e a Febre Hemorrágica do Dengue são duas doenças distintas causadas pelo mesmo agente etiológico.

110. (UECE-2004.1) Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:

I – Sarampo ( ) Picada de inseto

II – Poliomielite ( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado

III – Raiva ( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes

IV – Febre Amarela ( ) Contaminação por via digestiva

A seqüencia correta, de cima para baixo é:

A) I, II, III.IV B) IV, III, I, II C) IV, I,II, III D) I, IV, III,II

111. (UECE-2003.2) Apesar de ser uma doença que para muitos parece estar há muito controlada, a raiva continua a fazer vítimas. O Estado do Ceará registrou somente este ano seis casos de óbito por raiva humana, colocando o nosso Estado em primeiro lugar na casuística brasileira da doença. Com relação a esta zoonose é correto afirmar que:

A) O cão raivoso pode transmitir a doença por mais de cinco anos;

B) O agente etiológico da raiva é uma bactéria Gram Positiva, presente na saliva do animal infectado;

C) No Brasil, os morcegos são os principais responsáveis pela manutenção do ciclo silvestre;

D) A letalidade dentre as pessoas que desenvolvem os sinais clínicos da doença é de cerca de 50%.

Moneras

112. (UECE-2004.1-2) Examine as afirmativas abaixo, referentes à presença de arqueobactérias:

I - Encontram-se no leite durante o processo de fabricação de iogurtes;

II - Estão presentes no ar, provocando infecções respiratórias;

III - No intestino dos ruminantes são responsáveis pela produção do gás metano;

Marque a opção que contém somente afirmativa(s) verdadeira(s):

a) I b) II c) III d) I, II, III

113. (UFC-2002) Em relação às bactérias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(    ) As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética na síntese de peptídios humanos como a insulina e o hormônio de crescimento.

(    ) As bactérias causam muitas doenças sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sífilis.

(    ) Em geral as bactérias trazem mais benefícios do que prejuízos para os seres humanos e para a biosfera.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

a) F V F b) V F V c) F F V d) F V V e) V V V

114. (UFC-2003) Analise o texto abaixo.

Nas bactérias, o material genético está organizado em uma fita contínua de _______ que fica localizado em uma área chamada de _______. A reprodução das bactérias se dá principalmente por _______, que produz _______.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:

a) cromossomos – nucleossomo – brotamento – duas células-filhas idênticas.

b) DNA – nucleossomo – reprodução sexuada – uma célula-filha idêntica à mãe.

c) plasmídeo – nucleóide – conjugação- várias células-filhas diferentes entre si.

d) DNA – nucleóide – fissão binária – duas células-filhas idênticas.

e) RNA – núcleo – reprodução sexuada – duas células-filha diferentes.

115. (ENEM-99) Casos de leptospirose crescem na região M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (...), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo...

(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)

Oito suspeitos de leptospirose

A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados.

(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)

As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:

I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.

II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.

III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.

IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.

A seqüência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:

A) I, II, III e IV B) I, III, IV e II C) IV, III, II e I D) II, IV, I e III E) II, III, I e IV

116. (ENEM-2003) O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 1000C, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos.

A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto.

No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:

I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;

II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA;

III. Ecologicamente correto.

As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em:

A) II, apenas. B) III, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

117. (ENEM-2003) Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradas:

A) em conservas com concentração de 2g de sal em 100 g de água.

B) nas lingüiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio.

C) nos alimentos logo após terem sido fervidos.

D) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6.

E) no charque (carne salgada e seca ao sol).

118. (UECE-2002.1) A hipótese GAIA afirma que a atmosfera terrestre foi moldada pelos próprios seres vivos durante o desenvolvimento do tempo geológico (4,5 bilhões de anos). Com base nesta teoria é razoável predizer que as cianobactérias, precursoras dos cloroplastos, foram os primeiros seres vivos a contribuírem para uma atmosfera atual rica em:

A) CO2 B) CO C) O2 D) N2

Protistas

119. (UFC-98) Por suas características de simplicidade, quando comparados a plantas e animais, os seguintes organismos estão incluídos no reino Protista:

A) ficomicetos e cianobactérias;

B) algas unicelulares e protozoários;

C) fungos e líquens;

D) algas e fungos que desenvolvem cogumelos;

E) cianobactérias e protozoários.

120. (UECE-2003.2) A Giárdia intestinalis é um protozoário que pode parasitar o intestino delgado humano, podendo causar diarréia e má absorção intestinal. A forma trofozoíto do parasita tem o formato de pêra, com simetria bilateral, tem dois núcleos e é dotada de quatro pares de flagelos. De acordo com o sistema de classificação que leva em consideração os tipos de organelas locomotoras, este parasita encontra-se no grupo dos:

A) esporozoários; B) mastigóforos; C) sarcodinos; D) ciliados.

121. (UFC-99) A Doença de Chagas continua causando muitas mortes no Brasil e em países pobres do mundo. O texto a seguir sobre esta doença é hipotético. Leia-o com atenção.

“Um paciente residente na periferia de Fortaleza procurou o posto médico, queixando-se, entre outras coisas, de febre, anemia, cansaço e hipertrofia ganglionar. Após os exames clínico e laboratorial, diagnosticou-se, corretamente, que ele estava com a Doença de Chagas. Ao tomar conhecimento do caso, um professor resolveu discutir o caso com seus alunos, solicitando que eles opinassem sobre que medidas deveriam ser tomadas para controlar a propagação da doença. Os alunos apresentaram cinco sugestões".

Dentre as sugestões apresentadas pelos alunos, a única inteiramente correta é:

A) isolamento do paciente, para evitar o contágio com outras pessoas, pois a doença se propaga também pela inalação do ar contaminado;

B) campanha de vacinação em massa, em Fortaleza e por todo o estado do Ceará, para evitar uma epidemia na cidade.

C) aplicação de inseticidas em toda a cidade, para eliminação do Aedis aegypti, inseto transmissor do Trypanosoma cruzi, agente causador da doença;

D) vacinação de cães e eliminação de cães de rua, pois eles são reservatórios naturais de protozoários do grupo Trypanosoma;

E) proteção das portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências”.

122. (UFC-2002) Recentemente, tem havido no estado do Ceará inúmeros casos de leishmaniose visceral ou calazar. Assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.

a) protozoário Leishmania donovani – picada do mosquito do gênero Lutzomyia – combate ao mosquito.

b) protozoário Entamoeba histolytica – ingestão de cistos – eliminação de cães contaminados.

c) protozoário Leishmania brasiliensis – picada do mosquito do gênero Aedes – combate ao mosquito.

d) protozoário Toxoplasma gondii – ingestão de oocistos – remoção de dejetos de gatos.

e) protozoário Balantidium coli – ingestão de cistos – saneamento básico.

Extra (UFC-2005) A leishmaniose é uma doença que se apresenta sob duas formas: tegumentar e visceral. De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados por ano no Brasil cerca de 33 mil casos em sua forma tegumentar e 3,7 mil na forma visceral. Sobre a leishmaniose, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma zoonose, e uma medida de controle é a borrifação de inseticida nas residências.

II. Em seu ciclo estão envolvidos representantes dos reinos Monera e Animalia.

III. Envolve relação ecológica desarmônica denominada parasitismo.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente I é verdadeira.

B) Somente I e II são verdadeiras.

C) Somente I e III são verdadeiras.

D) Somente II e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras.

123. (UFC-2000) Considere o quadro abaixo.

|Doença |Parasita |Profilaxia |

|1 |Leishmania brasiliensis |Combate ao inseto vetor |

|Malária |2 |Combate ao inseto vetor |

|Doença de Chagas |Trypanosoma cruzi |3 |

Assinale a alternativa que contém os itens que completam corretamente o quadro acima, substituindo, respectivamente, os números 1, 2 e 3.

a) Leishmaniose tegumentar - Plasmodium vivax - Combate ao inseto vetor.

b) Leishmaniose visceral – Plasmodium malariae - Combate ao caramujo vetor.

c) Calazar - Plasmodium vivax - Combate aos roedores.

d) Leishmaniose tegumentar – Plasmodium falciparum - Combate aos roedores.

e) Calazar – Plasmodium malariae – Combate ao inseto vetor.

124. (UECE-2000.1) Ultimamente a imprensa nacional tem noticiado o aumento significativo da incidência de calazar no Brasil. Aqui mesmo no Ceará, há mais de duas dezenas de casos confirmados, no corrente ano. O protozoário flagelado, agente etiológico responsável pela doença é:

A) Trypanosoma cruzi C) Trymanosoma gambiense

B) Leishmania brasiliensis D) Leishmania donovani

125. (ENEM-2003) A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica.

Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais:

A) as características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença.

B) a falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados.

C) a inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença.

D) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

E) o Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.

126. (ENEM-2003) Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de 1990. Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como:

A) as transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio.

B) o empobrecimento da classe média e a conseqüente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença.

C) o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta.

D) as modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor.

E) a destruição completa do ambiente natural de reprodução do agente causador, que o levou a migrar para os grandes centros urbanos.

127. (UFC-2001) Leia o texto a seguir:

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado. Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata. Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides.

(Texto adaptado de )

Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas.

I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos.

II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe esta imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença.

III. O parasita multiplica-se tanto no soro sanguíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro.

IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados.

V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados.

Marque a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.

A) II, IV e V. B) II e III. C) I, II e V. D) III e IV. E) I, III e IV.

128. (UECE-2002.1) São doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes, respectivamente:

a) AIDS, Hanseníase, Calazar, Amebíase

b) Dengue, Tuberculose, Difteria, Ascaríase.

c) Leptospirose, Cólera, Malária, Teníase.

d) Raiva, Tuberculose, Tricomoníase, Esquistossomose.

129. (UFC-2001) A vida nos mares depende do fitoplâncton flutuante, constituído, principalmente, por diatomáceas e dinoflagelados. Considere as afirmações abaixo sobre as algas planctônicas.

I. Todas são organismos procariontes.

II. Constituem a base que sustenta a cadeia de alimentação nos mares e lagos.

III. São os principais responsáveis pela presença de oxigênio na atmosfera.

A análise das afirmações nos permite concluir corretamente que:

A) apenas II está correta. B) II e III estão corretas. C) I e II estão corretas.

D) apenas III está correta. E) I e III estão corretas.

130. (UFC-2001) O reino protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.

A) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.

B) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

C) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.

D) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.

E) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

Fungos

131. (UFC-2004) As figuras abaixo mostram indivíduos representantes do reino Fungi.

[pic]

Assinale a alternativa que contém os nomes dos indivíduos 1, 2 e 3, respectivamente.

A) Zigomicetos, basidiomicetos e ascomicetos.

B) Basidiomicetos, ascomicetos e zigomicetos.

C) Ascomicetos, basidiomicetos e zigomicetos.

D) Basidiomicetos, zigomicetos e ascomicetos.

E) Zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.

132. (UECE-2002.1) Em 1929 o pesquisador Alexander Flemming descobriu acidentalmente que fungos formadores de mofo verde encontrados em alimentos podres eram capazes de produzir uma substância que inibia o desenvolvimento de certas bactérias. Estes fungos, pertencentes ao gênero Penicillium estão classificados atualmente dentro de um grupo denominado Ascomicetos. Marque a alternativa que indica uma característica deste grupo:

a) São considerados os fungos mais primitivos.

b) Suas hifas possuem forma arredondada

c) Possuem um corpo de frutificação em formato de guarda-chuva

d) Possuem hifas cenocíticas

133. (UFC-2002) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Esta caracterização refere-se a:

a) micorrizas. b)liquens. c) bolores. d)briófitas. e)protozoários.

Vegetais

134. (UFC-2004) Observe a figura abaixo, que representa os ciclos de vida.

[pic]

É correto afirmar que os ciclos de vida I. II e III são chamados, respectivamente, de:

A) haplôntico, diplôntico e alternância de geração.

B) alternância de geração, haplôntico e diplôntico.

C) diplôntico, haplôntico e alternância de geração.

D) haplôntico, alternância de geração e diplôntico.

E) diplôntico, alternância de geração e haplôntico.

Extra (UECE – 2004.2-1) Os seguintes organismos apresentam um ciclo de vida do tipo haplobionte diplonte, com meiose gamética:

a) mosquito, tubarão, elefante;

b) bolor de pão, mandacaru, água viva;

c) jibóia, coqueiro, golfinho;

d) hidra, pinheiro, beija-flor.

135. (UNIFOR-98.1) Os esquemas abaixo representam os ciclos de vida de dois organismos.

[pic]

Pela análise dos esquemas, pode-se afirmar que a meiose em I e em II é, respectivamente,

A) gamética e zigótica. B) espórica e gamética. C) gamética e espórica.

D) zigótica e gamética. E) espórica e zigótica.

136. (UNIFOR-98.1) A figura abaixo mostra um musgo. Sobre ela fizeram-se as seguintes afirmações:

I. X resultou do zigoto e vive às custas de Y.

II. Y é o gametófito feminino e, nos musgos, o gametófito representa a fase duradoura do ciclo de vida.

III. X e Y são, respectivamente, haplóide e diplóide.

É correto o que se afirma, APENAS, em

A) I B) II C) III D) I e II E) II e III

137. (UFC-96) As Briófitas, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito da Briófitas é verdadeiro afirmar que:

01. a ausência de tecido especializado para o transporte de seivas, explica, pelo menos em parte, o seu pequeno porte;

02. independem da água para a reprodução;

04. são classificadas como fanerógamas, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores);

08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados;

16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas).

138. (UECE-2000.1) Constituem exemplos de vegetais intermediários e foram as primeiras plantas a conquistar realmente o ambiente terrestre os(as):

A) pinheiros C) samambaias

B) musgos D) cactáceas

139. (UFC-96) Nas folhas de algumas plantas que habitam as regiões áridas, os estômatos localizam-se, normalmente, na face inferior (abaxial) da lâmina foliar e dentro de criptas (depressões da epiderme), recobertas de pêlos. Essas características são importantes porque:

01. facilitam a eliminação de CO2 proveniente da respiração celular.

02. diminuem a incidência direta da luz solar e seu efeito no aquecimento dos estômatos, ocasionando, como conseqüência, um decréscimo na transpiração.

04. evitam o contato direto dos estômatos com o vento e o ar seco (baixa umidade relativa), reduzindo a velocidade de transpiração.

08. facilitam a absorção de oxigênio para a respiração celular.

16. dificultam a fotossíntese porque diminuem a absorção de luz solar pelos estômatos.

140. (UFC-98) Observe as afirmativas abaixo sobre a condução de água na planta.

I. As briófitas têm pequeno porte, pois não apresentam sistema vascular.

II. As pteridófitas apresentam maior porte que as briófitas, mesmo sem apresentar tecidos de condução.

III. A condução de água nas angiospermas não depende, necessariamente, da presença de tecidos vasculares.

IV. A ausência de sistema de condução nas briófitas e sua presença em pteridófitas, gimnospermas e angiospermas é uma das principais diferenças entre elas.

Considerando as quatro afirmativas podemos dizer que:

A) I e II estão corretas;

B) II e III estão corretas;

C) I e III estão corretas;

D) I e IV estão corretas;

E) III e IV estão corretas.

141. (UNIFOR-98.2) Em plantas avasculares aquáticas, a absorção de água e sua passagem para o interior do vegetal ocorre por meio de:

A) osmose. B) fagocitose. C) transporte ativo. D) pinocitose. E) difusão facilitada.

142. (UFC-99) É Característica típica das plantas terrestres vasculares a presença de folhas, que constituem expansões laminares verdes, especializadas na função fotossintética. No entanto, em ambientes áridos, encontram-se muitas vezes plantas sem evidência de folhas e com espinhos, como as cactáceas. Esta característica tem relação com o hábitat porque permite:

A) uma adaptação temporária até que o ambiente mude.

B) um aumento da taxa de fotossíntese e de matéria orgânica formada.

C) um aumento das velocidades de fotossíntese e transpiração.

D) uma adaptação especial voltada à diminuição na perda d’água.

E) um aumento da temperatura interna da planta e da produção de carboidratos.

143. (UFC-2004) Assinale a alternativa que inclui apenas os organismos autotróficos possuidores de plastídios.

A) Musgos, cianobactérias e clorófitas.

B) Hepáticas, musgos e samambaias.

C) Fungos, cianobactérias e hepáticas.

D) Liquens, bactérias e samambaias.

E) Musgos, bactérias e fungos.

144. (UNIFOR-99.2) As primeiras traqueófitas a apresentarem independência da água para a reprodução sexuada foram as

A) angiospermas. B) gimnospermas. C) pteridófitas. D) briófitas. E) algas.

145. (UNIFOR-98.2) Considere os seguintes grupos vegetais:

I. Algas II. Angiospermas III. Briófitas IV. Gimnospermas V. pteridófitas

Possuem gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para se locomover em direção aos gametas femininos, todos os indivíduos dos grupos

A) I, II e III B) I, III e IV C) I, III e V D) II, III e IV E) II, IV e V

146. (UFC-2000) A evolução nas plantas caracterizou-se pelo surgimento, nos organismos mais recentes, de determinados caracteres morfológicos. Existem termos botânicos que por si só dispensam maiores explicações, significando exatamente esses caracteres evolutivos.

Considere as 2 (duas) colunas abaixo.

( 1 ) angiosperma ( A ) tecidos especializados para o transporte de seiva

( 2 ) sifonógama ( B ) órgãos reprodutores visíveis – as flores

( 3 ) fanerógama ( C ) formação do tubo polínico para a ocorrência da fecundação

( 4 ) traqueófita ( D ) sementes encerradas dentro do fruto

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre as 2 (duas) colunas.

A) 1B, 2A, 3D e 4C B) 1D, 2C, 3B e 4A C) 1C, 2D, 3B e 4A

D) 1A, 2B, 3C e 4D E) 1D, 2C, 3A e 4B

147. (UFC-2004) observe a figura abaixo:

[pic]

O esquema apresentado mostra o ciclo de produção de esporos em algumas plantas. Assinale a

alternativa que contém apenas nomes de plantas que apresentam esse ciclo.

A) Psilotos e selaginelas.

B) Gimnospermas e licopódios.

C) Psilotos e angiospermas.

D) Angiospermas e licopódios.

E) Selaginelas e gimnospermas.

148. (UFC-97) Um dos símbolos do Natal é a árvore, normalmente representada por um pinheiro. Sobre os pinheiros pergunta-se:

a) A que grupo taxonômico a nível de Divisão pertencem os pinheiros?

b) Qual o significado do nome dessa Divisão do reino Plantae?

(UECE – 2004.2 – 2) 01. Assinale a opção verdadeira, relativa à reprodução dos vegetais:

A) na maioria dos grupos de angiospermas, a fecundação depende da água ambiental

B) as gimnospermas apresentam sementes nuas

C) nas briófitas, a fecundação não é dependente da água ambiental

D) as pteridófitas são vegetais que apresentam fruto protegendo a semente

149. (UNIFOR-98.1) Observe o esquema ao lado.

As características representadas mostram tratar-se de uma flor

A) hermafrodita com fecundação cruzada.

B) hermafrodita com autofecundação.

C) masculina com fecundação cruzada.

D) feminina com fecundação cruzada.

E) feminina com autofecundação.

150. (UFC-2003) Os frutos são órgãos vegetais que se desenvolvem a partir dos ovários, após a fecundação de seus óvulos. Entretanto, pode ocorrer a formação do fruto, sem que tenha ocorrido fecundação. Como exemplo, temos:

a) a banana. b) o abacate. c) o caju. d) a acerola. e) a manga.

151. (UFC-98) Leia com atenção os textos a seguir:

1 - Segundo a teoria, as plantas evoluíram a partir das algas verdes e conquistaram a terra firme, habitando os mais diversos locais (inclusive terras áridas) e apresentando as mais diversas formas e tamanhos (algumas com mais de 100 metros de altura).

2 - Dentre os integrantes do reino Plantae, as Angiospermas se destacam, contribuindo com mais de 90% da cobertura vegetal do planeta.

De acordo com os textos acima, cite:

a) Três características, desenvolvidas pelas plantas, que permitiram a transição do ambiente aquático para a terra firme.

b) Duas características que possibilitaram o predomínio das Angiospermas em relação aos demais grupos de plantas.

152. (UFC2003) Mesmo existindo muita água ao seu redor, há ocasiões em que os vegetais terrestres não podem absorvê-la. Esse fenômeno é denominado de seca fisiológica. Analise as declarações abaixo.

A seca fisiológica pode ocorrer quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente.

A seca fisiológica pode ocorrer em temperaturas muito baixas.

A seca fisiológica pode ocorrer em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio presente no solo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I é verdadeira. b) Somente I e II são verdadeiras. c) Somente II e III são verdadeiras.

d) Somente I e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras.

153. (UFC-2000) O corpo dos vegetais superiores é composto por 2 (dois) conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

A) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

B) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.

C) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite 2 (dois) exemplos de caules subterrâneos e 2 (dois) exemplos de raízes aéreas.

154. (UNIFOR-98.1) O esquema abaixo representa a estrutura interna de uma folha

[pic]

A troca de gases entre o meio interno da folha e o ambiente ocorre, principalmente, em

A) I B) II C) III D) IV E) V

155. (UNIFOR-98.1) Caules de plantas mantidas dentro de casa, curvam-se, ao crescer, em direção à luz. Uma pessoa queria saber que parte do caule é responsável por essa curvatura: a apical, a intermediária ou a basal. Recorreu então às experiências representadas abaixo.

Os resultados mostram que a luz, incidindo unilateralmente, age:

A) igualmente sobre as três regiões do caule.

B) sobre o caule todo, mas a ação é mais intensa sobre a região apical.

C) apenas sobre a região apical.

D) apenas sobre a região intermediária.

E) apenas sobre a região basal.

156. (UFC-2001) As letras na figura abaixo representam o caminho percorrido pela água desde o solo até a atmosfera, passando pelo interior da planta. Considere as seguintes afirmativas:

I. Num dia chuvoso, devido ao acúmulo de água em A, a pressão osmótica em B torna intensa a movimentação de água na forma de vapor, de C para D.

II. Dado um solo em condições ótimas de armazenamento de água e dada uma atmosfera em boas condições de radiação solar, vento e umidade relativa, a água move-se, geralmente, na seguinte direção: A → B → C → D.

III. Em determinadas horas do dia, a transpiração das plantas torna-se tão intensa que a velocidade de movimentação da água do ponto A para o B é menor que a velocidade do ponto C para o D, ocasionando o fechamento dos estômatos.

IV. O movimento da água de C para D dá-se na forma de vapor e é favorecido por condições atmosféricas brandas, como baixa radiação solar, baixas temperaturas, ausência de vento e alta umidade relativa do ar.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.

A) I, III e IV. B) II e III. C) I, II e III. D) I e II. E) II e IV.

157. (UNIFOR-98.2) A figura abaixo mostra o aspecto do caule de uma árvore algumas semanas após a retirada de um anel de Malpighi.

Depois de mais algumas semanas, a planta morre porque a

A) seiva bruta não consegue chegar às folhas.

B) seiva elaborada não consegue chegar às folhas.

C) seiva bruta não consegue chegar às raízes.

D) seiva elaborada não consegue chegar às raízes.

E) planta lesada não consegue realizar fotossíntese.

158. (UNIFOR-98.2) Considere a relação abaixo:

I. tropismos II. tactismos

III. dominância apical IV. formação de frutos partenocárpicos

As auxinas participam

A) somente de I, II e III B) somente de I, II e IV C) somente de I, III e IV

D) somente de II, III e IV E) de I, II, III e IV

159. (UFC-99) O seguinte experimento de clonagem foi realizado com uma planta herbácea. Uma pequena porção da folha foi colocada em tubo de ensaio, contendo meio de cultura apropriado e hormônios vegetais. Após um período de incubação, desenvolveu-se uma nova planta completa, com raiz, caule e folhas.

Este experimento confirma que:

A) a diferenciação celular ocorre sem regulação gênica.

B) só ocorre diferenciação celular em células diplóides.

C) o meio não influi sobre a diferenciação celular.

D) células somáticas podem sofrer dediferenciação.

E) a diferenciação celular é totalmente irreversível.

160. (UFC-2001) O gráfico ao lado mostra o resultado de um experimento, em que se observa o efeito do aumento na concentração de auxina sobre o crescimento de raízes, gemas e caules e sobre a produção do gás etileno, que também afeta o crescimento vegetal. Através da análise do gráfico, pode-se concluir corretamente que:

A) nos caules, concentrações muito baixas de auxina já apresentam efeito inibitório, quando comparado às raízes e gemas.

B) a extrema sensibilidde das raízes à auxina está correlacionada ao forte efeito inibitório do etileno sobre o crescimento radicular.

C) os caules respondem de maneira bastante satisfatória à auxina, apresentando um crescimento exponencial com o aumento na concentração deste hormônio.

D) a resposta à auxina é similar tanto em caules como em raízes e gemas sendo, todavia, a concentração ótima do hormônio muito menor em caules.

E) o crescimento do caule é extremamente inibido por concentrações de auxina que promovem o alongamento em raízes e gemas.

161. (UFC-2003) Analise a tabela abaixo, que mostra a situação da biodiversidade vegetal em alguns países megadiversos. Diversidade e endemismo de espécies de plantas superiores.

|País |Total de diversidade |Endemismo |Endemismo como % da |

| |(número de espécies) |(número de espécies) |diversidade global de plantas |

| | | |superioresb |

|Índia |>17.000 |7.025 a 7.875 |2,8 a 3,2 |

|Austrália |15.638 |14.458 |5,8 |

|Brasil |50.000 a 56.000 |16.500 a 18.500 |6,6 a 7,4 |

|Colômbia |45.000 a 51.000 |15.000 a 17.000 |6,0 a 6,8 |

|Equador |17.600 a 21.100 |4.000 a 5.000 |1,6 a 2,0 |

|Estados Unidos |18.956 |4.036 |1,6 |

|Indonésia |37.000 |14.800 a 18.500 |5,9 a 7,4 |

Considerando o total de 250.000 espécies no mundo; b Os 17 países de megadiversidade têm entre 155.475 e 183.025 espécies endêmicas, ou seja, de 62,2 a 73,2% da diversidade global de plantas superiores.

Fonte: adaptado de Mittermeir et.al. (1997). Relatório da Conservation International, capítulo II – Situação da Diversidade Biológica Brasileira.

A partir da análise da tabela, assinale a alternativa correta.

a) O número de espécies restritas ao território brasileiro é bem maior do que aquele de espécies restritas ao território da Indonésia.

b) A combinação dos dois critérios (diversidade e endemismo) coloca o Brasil no 1º lugar na classificação dos países megadiversos.

c) Considerando a magnitude das áreas dos Estados Unidos e do Equador, pode-se dizer que os números de espécies totais são diretamente proporcionais à área de cada país.

d) O Brasil possui mais de 50% da diversidade vegetal do planeta.

e) Os dados de endemismo da Colômbia e da Indonésia indicam a ocorrência das mesmas espécies nos dois países.

162. (UNIFOR-98.2) O xilema, além de conduzir a seiva bruta, tem a função de

A) conduzir também a seiva elaborada para as raízes.

B) proteger o caule das plantas contra a evaporação e o calor.

C) produção de madeira, nas plantas que só têm crescimento primário.

D) sustentação, nas plantas que apresentam crescimento secundário.

E) condução de látex, nos caules de árvores de grande porte.

(ENEM-98-texto) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:

“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada.Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para agüentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.”

163. (ENEM-98) Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:

a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.

b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.

c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a conseqüente perda de água.

d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.

e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.

164. (UECE-2004.1-2) Em geral, o caule das plantas superiores apresenta o seguinte tipo de movimento:

a) Fototactismo b) Quimiotactismo c) Fotonastismo d) Fototropismo

165. (UFC-96) O desenvolvimento das plantas (crescimento, diferenciação e morfogênese) é extremamente influenciado pelos fatores ambientais e a modificação dos mesmos traz como conseqüência, diferenças de comportamento dos vegetais no que diz respeito ao desenvolvimento. Dentre esses fatores podemos citar a luz (iluminação unilateral), a temperatura (abaixamento), a gravidade e a água (escassez por um período prolongado). Cite um fenômeno observado no desenvolvimento dos vegetais, relacionado a cada um dos fatores.

166. (UFC-99) Em um experimento, o pesquisador submeteu uma determinada planta, com fotoperíodo crítico de 12 horas, a três tratamentos que diferiam com relação ao fornecimento de luz, e obteve os seguintes resultados quanto à floração :

I) 14 horas de luz e 10 horas de escuro → Não floresceu

II) 10 horas de luz e 14 horas de escuro → Floresceu

III) 10 horas de luz, 4 horas de escuro, flash de luz e mais 10 horas de escuro → Não floresceu.

Pergunta-se:

A) Que classificação devemos dar a esta planta em relação ao fotoperiodismo (que controla a floração)?

B) Por que o tratamento III inibiu a floração?

C) Qual o nome, a natureza química e a provável localização, na célula, da substância envolvida na percepção do período de exposição à luz (ou escuro)?

Num segundo experimento, foram removidas as folhas da metade superior de plantas da mesma espécie. Estas plantas foram subdivididas em 2 (dois) lotes, sendo cada lote submetido a um tratamento diferente, segundo o quadro abaixo.

|Lote |Tratamento |Resposta |

| |As folhas da metade inferior da planta foram expostas a 10 horas de luz e 14 de |Surgiram flores em todos os ápices caulinares das |

|1 |escuro, e a metade superior (sem folhas) foi exposta a 14 horas de luz e 10 de |plantas |

| |escuro. | |

| |As folhas da metade inferior da planta foram expostas a 14 horas de luz e 10 de | |

|2 |escuro, e a metade superior (sem folhas) foi exposta a 10 horas de luz e 14 de |As plantas não floresceram |

| |escuro. | |

Com base no experimento acima, pergunta-se:

D) Que órgão da planta foi o responsável pela percepção do estímulo para a floração?

E) Como se explica o surgimento de flores em todos os ápices caulinares das plantas do lote 1?

167. (UFC-2000) Atualmente é comum haver, em muitos supermercados da cidade, verduras que foram cultivadas através da técnica da hidroponia, ou seja, do cultivo em soluções de nutrientes inorgânicos e não no solo.

Pergunta-se:

A) Como são classificados os nutrientes inorgânicos essenciais, adicionados à solução? Cite 2 (dois) exemplos de cada grupo.

B) Por que a solução de nutrientes utilizada na hidroponia deve ser continuamente aerada?

168. (UFC-2001) A dicogamia, condição na qual os estames e carpelos de uma flor hermafrodita (monoclina) amadurecem em períodos distintos, e a partenocarpia, formação de frutos sem sementes, são fenômenos que ocorrem nas angiospermas.

Pergunta-se:

a) Qual a conseqüência direta da dicogamia na reprodução sexuada das plantas e por que essa característica favorece a adaptação ambiental e a sobrevivência da população vegetal que a apresenta?

b) Como as plantas que só formam frutos partenocárpicos se reproduzem naturalmente?

c) Como é possível a produção artificial de frutos partenocárpicos, uma prática importante na fruticultura?

Extra (UFC-2005) A carnaubeira é uma leguminosa (dicotiledônea) (1) que tem preferência por solos aluviais de margens de rios, suportando alagamento prolongado durante a época de chuvas. Resiste a um elevado teor de salinidade (2), o que é comum nos solos aluviais da região da caatinga. Seu caule, do tipo estolho (3), de 7 a 15 m de altura, é perfeitamente reto e cilíndrico, com 15 a 25 cm de diâmetro. Sua principal riqueza está na cera que recobre as folhas, composta de uma substância polissacarídica (4), conhecida internacionalmente como “cera-de-carnaúba”.

De acordo com o texto acima, é correto afirmar, com relação às informações sublinhadas e numeradas, que:

A) apenas 2 e 3 são verdadeiras.

B) apenas 2 é verdadeira.

C) apenas 3 e 4 são verdadeiras.

D) apenas 1 e 4 são verdadeiras.

E) apenas 4 é verdadeira.

Animais

169. (UECE-2003.2) O Filo dos Celenterados compreende formas de vida pluricelulares, tais como as hidras, medusas e água-vivas. Assinale a alternativa correta sobre o habitat dos celenterados:

A) É exclusivamente marinho;

B) É preferencialmente marinho;

C) É preferencialmente de água doce

D) É exclusivamente de água doce.

170. (UFC-2003)“Recifes são ambientes resistentes à ação de ondas e correntes marinhas, estando entre os ecossistemas mais produtivos. Podem ter origem biogênica ou não. Recifes biogênicos são formados por organismos marinhos (animais e vegetais) providos de esqueleto calcáreo”.

Ciência Hoje, jan-fev 200, pág. 19”.

O filo animal mais representativo na formação de recifes e sua respectiva classe é:

a) Arthropoda-crustacea.

b) Mollusca-gastropoda.

c) Cnidaria-anthozoa.

d) Mollusca-cephalopoda.

e) Cnidaria-scyphozoa.

171. (UNIFOR-98.2) A figura abaixo mostra uma hidra em reprodução assexuada.

Esse animal está se reproduzindo por

A) partenogênese. B) laceração pedal. C) fissão longitudinal.

D) fissão transversal. E) brotamento.

172. (UECE-2004.1-2) Marque o animal que NÃO apresenta um sistema nervoso centralizado, apresentando-o difuso, uma vez que as células nervosas estão espalhadas homogeneamente por todo o corpo.

a) mosca; b) coral; c) estrela do mar; d) tubarão.

173. (UNIFOR-98.2) Células-flama ocorrem nos órgãos excretores de

A) minhocas. B) planárias. C) camarões. D) borboletas. E) peixes.

174. (UECE-2004.1-2) Com relação a presença de Celoma, marque o animal acelomado

a) Lombriga (Nematelminto) b) Minhoca (Anelídeo) c) Planária (Platelminto) d) Peixe (Vertebrado)

175. (UECE-2003.2) O Filo dos Artrópodes é o maior e mais bem distribuído dos Filos animais, com um numero de espécies conhecidas superior a 800 mil espécies. Esta quantidade é superior a de todos os outros filos somados. Dentre os artrópodes, os crustáceos, insetos e aracnídeos têm em comum, alem dos apêndices articulados:

A) o mesmo número de olhos;

B) simetria radial;

C) presença de dois pares de antenas;

D) presença de um exoesqueleto quitinoso.

176. (UFC-98) As pessoas leigas costumam associar a presença de insetos junto às plantas a uma ameaça ao vegetal. Ocorre que, na maioria das vezes, esses animais estão desempenhando um trabalho de extrema importância para essas plantas. Os insetos podem proporcionar os seguintes benefícios para as plantas:

I. transferência do grão-de-pólen entre a antera e o estigma das flores;

II. controle biológico de outros insetos considerados pragas em potencial;

III. remoção do excesso de cera que se deposita sobre as folhas.

Considerando as três afirmativas, podemos concluir que:

A) somente I é correta;

B) somente II é correta;

C) I e II são corretas;

D) I e III são corretas;

E)I, II e III são corretas.

177. (UFC-2000) - A biodiversidade em nosso planeta é um fato marcante. Assinale a alternativa que mostra o filo animal com o maior número de espécies conhecidas.

a) Annelida; b) Platyhelminthos; c) Porifera; d) Nematoda; e) Arthropoda.

178. (UECE-2004.1-2) Os insetos holometábolos são aqueles que apresentam a metamorfose completa (ovo-larva-pupa-imago). São exemplos de insetos holometábolos

a) Traças de livro, gafanhotos e mosquitos

b) Percevejos, baratas e moscas

c) Mosquitos, abelhas e formigas

d) Grilos, cupins e borboletas

179. (UFC-2000) Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia.

a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;

b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos;

c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;

d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;

e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.

180. (UFC-2002) Que diferença característica permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?

a) Os cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos apresentam reprodução sexuada.

b) Os cnidários possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial.

c) Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.

d) Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido.

e) Os cnidários não apresentam defesa química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção.

181. (UFC-98) As ostras, pertencentes ao filo Mollusca, classe Bivalvia, são de grande interesse econômico para o homem por diversas razões. As ostras perlíferas despertam interesse econômico pelo fato de poderem desenvolver entre o manto e a concha as famosas pérolas. Sobre esses organismos, responda:

a) Como são formadas as pérolas naturais?

b) Qual a importância do processo de formação de pérolas para as ostras?

182. (UFC-2002) O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:

a) do desenvolvimento embrionário.

b) da simetria dos organismos.

c) do documentário fóssil.

d) da fisiologia.

e) do genoma.

(ENEM-98-texto) Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:

LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas :

Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.

Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.

Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.

Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.

Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.

Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.

Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.

183. (ENEM-98) Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:

a) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.

b) 1 e 4, pois além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.

c) 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.

d) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.

e) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas

184. (ENEM-98) Para o combate da Ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela Prefeitura, será:

a) 1 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

185. (UECE-2004.1-2) No ciclo biológico do Schistosoma mansoni, visto no esquema abaixo,

[pic]

as formas de vida I, II e III, representam, respectivamente:

a) Miracídio, ovo, cercaria b) Cercaria, ovo e miracídio

c) Ovo, miracídio e cercaria d) Cercaria, miracídio e ovo

186. (UFC-2000) O verme Taenia solium (a solitária do porco) pode, em certos casos, atingir o cérebro humano, causando cisticercose cerebral, cujos sintomas são semelhantes aos da epilepsia. Sobre esse endoparasita monóico, responda:

a) Como é classificado esse verme ao nível de Filo e Classe?

b) Como é o ciclo de vida desse animal?

187. (ENEM-98) Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto “A Lagoa Azul Está Doente”, as mais efetivas na prevenção dessa doença são:

a) 1 e 2 b) 3 e 5 c) 4 e 6 d) 1 e 3 e) 2 e 3

188. (UECE-2000.1) As saúvas, as abelhas e os cupins têm em comum o fato de:

a) terem o mesmo tipo de alimentação

b) terem organização social dividida em castas

c) a rainha reger sem a companhia do macho

d) terem tipos iguais de aparelho bucal

189. (ENEM-2002) Artemia é um camarão primitivo que vive em águas salgadas, sendo considerado um fóssil vivo. Surpreendentemente, possui uma propriedade semelhante à dos vegetais que é a diapausa, isto é, a capacidade de manter ovos dormentes (embriões latentes) por muito tempo. Fatores climáticos ou alterações ambientais podem subitamente ativar a eclosão dos ovos, assim como, nos vegetais, tais alterações induzem a germinação de sementes.

Vários estudos têm sido realizados com artemias, pois estes animais apresentam características que sugerem um potencial biológico: possuem alto teor de proteína e são capazes de se alimentar de partículas orgânicas e inorgânicas em suspensão. Tais características podem servir de parâmetro para uma avaliação do potencial econômico e ecológico da artemia.

Em um estudo foram consideradas as seguintes possibilidades:

I. A variação da população de artemia pode ser usada como um indicador de poluição aquática.

II. A artemia pode ser utilizada como um agente de descontaminação ambiental, particularmente em ambientes aquáticos.

III. A eclosão dos ovos é um indicador de poluição química.

IV. Os camarões podem ser utilizados como fonte alternativa de alimentos de alto teor nutritivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. B) II e III. C) I, II e IV. D) II, III e IV. E) I, II, III e IV.

189. (UFC-96) As “Chaves Analíticas” são utilizadas pelos taxonomistas para a identificação de diferentes grupos de animais (ou outros seres vivos). A seguir temos o exemplo de uma chave usada para a identificação das diferentes classes do filo Arthropoda. Neste exemplo, cada classe está representada por uma letra (A, B, C, D e E). Identifique cada uma das cinco classes, de acordo com as suas características e escreva seus nomes nos espaços reservados

1 - Artrópodes com dez ou mais patas.... vá para o item 2

- Artrópodes com seis ou oito patas .... vá para o item 4

2 - Cabeça fundida ao tórax (cefalotórax); abdome com segmentação nítida; dois pares de antenas ........... A

- Cabeça distinta do resto do corpo, que é formado por uma série de segmentos muito nítidos; um par de antena........................................vá para o item 3

3 - Cada segmento do corpo com um par de patas ......B

- Cada segmento do corpo com dois pares de patas...C

4 - Oito patas; sem antenas e sem asas; cabeça indistinta por ser fundida ao tórax ........................D

- Seis patas; antenas sempre presentes, asas quase sempre presentes; corpo constituído por três partes distintas: cabeça, tórax e abdome ..........................E

190. (UFC-2000) O conhecimento dos artrópodes é de grande importância médica. Mencione 02 razões que apóiem esta afirmativa e cite pelo menos duas classes de artrópodes envolvidos em problemas de saúde humana.

191. (UNIFOR-98.1) A figura ao lado mostra uma árvore filogenética simplificada.

O critério utilizado para separar os ramos 1 e 2 foi

A) o destino do blastóporo.

B) o número de folhetos embrionários.

C) a presença ou ausência de anexos embrionários.

D) a presença ou ausência de celoma.

E) o tipo de circulação: aberta ou fechada.

192. (UFC-2004) O caráter compartilhado que aproxima, evolutivamente, o filo Echinodermata do filo Chordata é:

A) a presença de notocorda na fase embrionária.

B) o desenvolvimento de um endoesqueleto.

C) a origem do tubo digestivo pela protostomia.

D) o aparecimento do celoma pela esquizocelia.

E) o desenvolvimento de um tubo nervoso dorsal.

193. (UECE-2003.2) A pele dos anfíbios tem características especiais que fazem dela o principal órgão responsável pelas trocas gasosas. Estas características são:

A) ser permeável, úmida e vascularizada

B) ser impermeável, úmida e vascularizada;

C) ser permeável, seca e não vascularizada;

D) ser impermeável, seca e não vascularizada.

194. (UFC-2003) Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. No caso de picadas de cobras peçonhentas, devemos socorrer a vítima até 30 minutos após a mordida, com as seguintes medidas:

a) manter a vítima em repouso, fazer a assepsia e aplicar compressas frias ou gelo.

b) manter a vítima em movimento, fazer garroteamento e oferecer um pouco de álcool.

c) manter a vítima em movimento, fazer a assepsia e oferecer um pouco de querosene.

d) manter a vítima em repouso, fornecer um pouco de álcool e aplicar a respiração de socorro.

e) manter a vítima em pé, fazer garroteamento e cortar a pele para extrair sangue.

195. (UFC-97) A classe dos mamíferos pode ser subdividida em mamíferos prototérios, metatérios e eutérios. Caracterize cada um desses grupos e dê um exemplo de animal pertencente a cada um deles.

196. (UECE-2000.1) É característica exclusiva dos mamíferos, em relação aos demais vertebrados:

a) fecundação interna através do ato sexual

b) homeotermia

c) formação de placenta durante o desenvolvimento embrionário

d) respiração por pulmões parenquimatosos

197. (UFC-2003) “Até recentemente, o aparecimento das baleias era um dos mistérios mais inexplicáveis enfrentados pelos biólogos evolucionários. Sem pelos e membros posteriores, e incapazes de ir à terra sequer para um gole de água fresca, os cetáceos atuais são um desvio dramático da norma dos mamíferos”

(Scientific American Brasil, n.1, 2002, pág. 64.)

A característica marcante que inclui os cetáceos na classe dos mamíferos, apesar de sua aparência pisciforme, está relacionada ao fato desses animais:

a) respirarem o ar.

b) serem triblásticos.

c) serem celomados.

d) apresentarem circulação fechada.

e) terem reprodução sexuada.

(ENEM-98-texto) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:

“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada.Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para agüentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.”

198. (ENEM-98) O texto anterior cita alguns exemplos de animais que vivem em Jurubatiba e podem ser classificados como:

a) mamíferos, peixes e aves, apenas.

b) mamíferos, peixes, aves e anfíbios.

c) répteis, aves e anfíbios apenas.

d) mamíferos, répteis, peixes e aves.

e) animais pertencentes a uma só classe.

199. (UFC-2001) As transmissões das Olimpíadas de Sydney pela TV mostraram, além de uma cidade moderna e bonita, animais característicos do continente australiano como o canguru e o coala. Pergunta-se:

A) Qual a subclasse desses mamíferos?

B) Em relação ao desenvolvimento embrionário, o que os distingue dos mamíferos placentários? Explique.

C) Considerando que os mamíferos têm um ancestral comum, como se explica a distribuição geográfica atual desses animais, que culminou na formação dessas diferentes espécies?

Anatomia e Fisiologia Animal

200. (UFC-2003) Diferentes estratégias foram desenvolvidas pelos diversos táxons, para aumentar a eficiência do processo de captura e subseqüente digestão do alimento. O tipo mais primitivo de cavidade com função digestória conhecido é:

a) cavidade gastrovascular.

b) cavidade amniótica.

c) cavidade do estômago.

d) cavidade celomática.

e) cavidade da rádula.

201. (UECE-2000.1) Quando comparamos o aparelho digestivo de animais ruminantes com o de carnívoros, podemos encontrar diferenças e semelhanças. Assinale a opção que evidencia corretamente tais aspectos:

a) No estômago dos ruminantes, um de seus compartimentos, a pança, abriga bactérias e protozoários capazes de digerir a celulose. O estômago dos carnívoros é diferente, possui somente o compartimento envolvido na digestão química dos alimentos pelo suco gástrico.

b) No intestino dos carnívoros o ceco é bastante desenvolvido, servindo para alojar microorganismos capazes de digerir a celulose. A celulose é digerida de forma semelhante no folhoso dos ruminantes.

c) O coagulador é o estômago químico dos ruminantes, produzindo HCλ e pepsina, constituintes do suco gástrico que participam da digestão química dos alimentos. O estômago dos carnívoros é diferente por ser incapaz de produzir HCl e pepsina.

d) Os estômagos de ambos os animais são semelhantes. As diferenças são encontradas nos intestinos. O intestino dos carnívoros é muito maior que o dos ruminantes.

202. (UNIFOR-98.1) “Após uma refeição completa, a maioria dos nutrientes é absorvida pela mucosa do intestino delgado. Desses, I e II passam diretamente para os capilares sangüíneos enquanto os vasos linfáticos transportam III.”

As substâncias I, II e III correspondem, respectivamente, a:

A) glicose, aminoácidos e lipídios.

B) lipídios, glicose e peptídios.

C) glicose, lipídios e peptídios.

D) aminoácidos, lipídios e peptídios.

E) peptídios, glicose e lipídios

203. (UFC-98) Assinale a opção, em que todos os órgãos mencionados são, reconhecidamente, produtores de enzimas digestivas.

A) Vesícula biliar, pâncreas e fígado.

B) Estômago, intestino delgado e fígado.

C) esícula biliar, esôfago e boca.

D) Pâncreas, intestino delgado e estômago.

E) Fígado, pâncreas e estômago.

204. (UNIFOR-98.1) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um hormônio e uma enzima atuantes no sistema digestório humano.

A) Pepsina e gastrina.

B) Secretina e pepsina.

C) Bile e secretina.

D) Ácido clorídrico e bile.

E) Gastrina e ácido clorídrico.

205. (UFC-2003) O gráfico abaixo mostra a taxa de digestão de um alimento em diferentes pH.

Com base nesses dados, é correto afirmar que são substrato e enzima, respectivamente:

a) amido e amilase salivar.

b) proteína e pepsina.

c) gordura e lipase intestinal.

d) proteína e tripsina.

e) sacarose e sacarase.

206. (UFC-2000) Atualmente uma das áreas da pesquisa médica onde se investe muito é a que trata das questões de obesidade, um mal cada vez mais freqüente no mundo ocidental. Recentemente, um medicamento foi lançado com promessas de auxiliar nos tratamentos de redução do peso corporal. O mecanismo de ação da droga é a inibição da digestão dos lipídios no trato digestivo e conseqüente redução da absorção de gorduras. Assinale a alternativa que melhor explica o mecanismo de ação desta droga.

a) Estimula a liberação de ácidos biliares, que atuam no intestino.

b) Inibe a ação da lipase pancreática, que atua no intestino.

c) Inibe a ação das enzimas proteolíticas no intestino.

d) Estimula o processo de emulsificação das gorduras.

e) Estimula os processos de hidrólise das gorduras.

207. (ENEM-2000) A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo.

“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório.”

(Adaptado da revista Placar, edição fev.1995)

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.

c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico.

d) menor pressão e maior temperatura.

e) maior pressão e menor temperatura.

208. (UFC-96) Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura abaixo, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:

01. nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;

02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;

04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano;

08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40 ml de oxigênio/kg.h;

16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.

209. (UFC-98) Em Biologia, a palavra respiração é usada para se referir a dois fenômenos: o processo fisiológico das trocas gasosas no organismo e a respiração que ocorre na célula.

Estes dois fenômenos estão interligados porque:

A) a respiração celular deve fornecer oxigênio aos tecidos para que ocorram as trocas gasosas;

B) a respiração celular depende do oxigênio captado pela respiração fisiológica;

C) o processo de trocas gasosas fornece ATP para ser utilizado na respiração celular;

D) tanto o processo de trocas gasosas como a respiração celular produzem ATP;

E) o processo de trocas gasosas fornece gás carbônico para ser utilizado pela respiração celular.

210. (UFC-2000) A carne escura das pernas e coxas da galinha é constituída, principalmente, por um certo tipo de fibra muscular diferente daquele da sua carne branca, o que torna essas fibras adaptadas a diferentes tipos de atividades. Observe as três afirmativas abaixo.

I. A carne escura das pernas e coxas tem fibras musculares ricas em mioglobina, fornecendo oxigênio às mitocôndrias durante esforços musculares prolongados.

II. A carne branca dos músculos peitorais tem fibras musculares relativamente pobres em mioglobina, sendo sua contração rápida, mas não mantida por muito tempo.

III. As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuindo menor quantidade de mitocôndrias e pouca irrigação sangüínea.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta.

b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

d) Apenas a afirmativa III está correta.

e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

211. (UNIFOR-98.1) Considere as duas listas abaixo.

I. Tipos de respiração dos animais:

1. traqueal

2. branquial

3. pulmonar

4. cutânea

II. Locais onde ocorrem as trocas gasosas:

a. toda a superfície corporal

b. tubos que se ramificam por todo o corpo

c. áreas que se projetam da superfície corporal

d. bolsas vascularizadas localizadas no interior do corpo

A associação correta entre essas listas é

A) 1a; 2b; 3d; 4c B) 1a; 2d; 3c; 4b C) 1b; 2c; 3d; 4a

D) 1b; 2d; 3c; 4a E) 1d; 2c; 3b; 4a

212. (UFC-96) A prática continuada de exercícios aeróbicos melhora a capacidade do indivíduo realizar atividade física por tempo prolongado sem entrar em fadiga. Esses exercícios demandam um alto gasto de energia, e são, portanto, os mais recomendados para alguém que deseja perder peso e melhorar a capacidade funcional dos pulmões e do sistema cardiovascular. Dentro do contexto acima, responda:

a) Quais os nomes de dois (2) dos processos bioquímicos que estão ativados durante o exercício aeróbico com a finalidade de atender a demanda de energia?

b) Qual a relação da função pulmonar e cardiovascular com os processos aeróbicos?

213. (UFC-98) O gráfico ao lado representa o condicionamento aeróbio obtido por um indivíduo após treinamento, onde a intensidade, a freqüência e a duração do exercício são aumen-tadas gradualmente. Mencione e explique, pelo menos, 2 (dois) fatores responsáveis pelo aumento da capacidade máxima dos tecidos em utilizar o glicogênio das células musculares, fazendo com que o indivíduo consiga executar a atividade física cada vez com mais eficiência.

214. (UFC-2004) O rato-canguru tem mecanismos fisiológicos surpreendentes. Consome água como qualquer animal, mas nunca a bebe. Ainda assim, sua água corpórea é similar a de qualquer outro mamífero. Este roedor se hidrata oxidando o hidrogênio de seus alimentos. Além disso, seu sistema regulador é tão especial que ele poderia se abastecer com água do mar. A alimentação deste roedor é composta exclusivamente de grãos de cevada, muito secos. O rato-canguru é, entre os roedores, aquele que possui menos glândulas sudoríparas.

Baseando-se no texto acima, analise, a seguir, as explicações para o sucesso do rato-canguru no ambiente árido onde vive.

I. Os carboidratos de sua dieta produzem grande parte da água, durante o processo de respiração celular.

II. Seus rins são especiais, conseguindo concentrar a urina mais eficientemente do que o homem consegue.

III. O rato-canguru consegue minimizar a perda de água através da superfície cutânea.

Considerando-se as três afirmações, assinale a alternativa correta.

A) Somente I é verdadeira.

B) Somente I e II são verdadeiras.

C) Somente II e III são verdadeiras.

D) Somente I e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras.

215. (UECE-2002.1) “As fezes e a uréia são resíduos produzidos pelos mamíferos. Entretanto somente um deles é considerado excreção”. Escolha a alternativa que condiz com este enunciado:

a) as fezes, porque resultam da atividade de absorção de água pelo intestino grosso.

b) a uréia, porque é produzida por células flama, as quais são encontradas nos rins dos mamíferos.

c) as fezes, porque resultam da ação da flora intestinal.

d) a uréia, por ser uma substância nitrogenada tóxica produzida durante o metabolismo celular.

216. (UFC-2000) A concentração osmótica dos fluidos corporais dos peixes ósseos marinhos é bem inferior àquela do ambiente. Estes animais são, portanto, reguladores hiposmóticos. Pergunta-se:

A) Quais os problemas osmóticos e iônicos que esses animais enfrentam?

B) Como eles resolvem esses problemas?

217. (UECE-2003.2) Com relação ao controle ou coordenação das funções vitais e da manutenção do equilíbrio dinâmico das funções metabólicas, ou seja, da homeostase, é correto afirmar que:

A) Não existe diferença, com relação ao tempo de resposta, entre o controle nervoso e o controle hormonal;

B) No controle nervoso a ação é realizada através de hormônios produzidos nas glândulas endócrinas;

C) Os hormônios se caracterizam por agirem em doses diminutas e em pontos distantes de onde são produzidos;

D) No controle hormonal quando o estimulo que desencadeia a ação cessa, cessa também o efeito.

218. (UFC-99) Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados.

Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados.

A) Ocitocina – é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto.

B) Somatrofina – é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal.

C) Insulina – é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue.

D) Adrenalina – é liberada nas supra-renais e diminui a pressão arterial.

E) Estrógeno – é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

219. (UECE-2000.1) Sobre o sistema endócrino analise as afirmativas abaixo.

I. Os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas que se originam no tecido conjuntivo.

II. O hormônio age como mensageiro químico, adaptando-se a receptores celulares específicos. Constitui-se efeito comum da ação hormonal, a produção de monofosfato de adenosina cíclico (amp-cíclico).

III. Todos os hormônios são originados do sistema nervoso, onde são produzidos pelos neurônios. Ex.: os neurônios da tireóide produzem a tiroxina.

A opção que contém apenas afirmativa(s) correta(s) é:

A) I B) II C) I e III D) II e III

220. (UECE-2002.1) É verdadeiro afirmar com relação aos hormônios:

a) O hormônio tireotrófico é produzido na tireóide e regula a taxa de crescimento do organismo

b) A adrenalina é produzida pela adeno-hipófise e seu efeito no organismo pode provocar o aumento do ritmo respiratório e circulatório bem como a elevação da pressão arterial.

c) A ocitocina é um hormônio masculino relacionado com a regulação das glândulas sexuais

d) O paratormônio é produzido nas paratireóides e regula a taxa de cálcio no organismo.

221. (UFC-98) Determinadas doenças estão relacionadas à idade das pessoas, aparecendo normalmente com o avanço da idade. Uma dessas doenças, a osteoporose, acomete principalmente o sexo feminino e vem aumentando, cada vez mais, a sua importância como problema de saúde pública, uma vez que a população está envelhecendo. Essa doença caracteriza-se:

A) pelo aumento na produção dos hormônios sexuais, causando, como conseqüência, o enfraquecimento ósseo;

B) pelo surgimento de um tipo de câncer ósseo de difícil controle que, em mais de 95% dos casos, leva o paciente à morte;

C) pelo acúmulo excessivo de ferro no organismo, ocasionando o enrijecimento das articulações e o enfraquecimento dos ossos;

D) pelo alongamento de determinados ossos do corpo, como conseqüência do acúmulo de cálcio no organismo;

E) pela diminuição da densidade óssea do corpo e o surgimento de dores lombares e fraturas freqüentes.

Extra (UFC-2005) Por causa de sua plumagem verde e amarela, a ararajuba (Guaruba guarouba), considerada a ave símbolo do Brasil, é um cobiçado troféu no mercado ilegal de aves e está incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção, desde 1989.

Com relação às características anatômicas deste animal, é correto afirmar que:

A) a plumagem contribui para a manutenção da pecilotermia corpórea da ave.

B) a unidade básica formadora da plumagem é considerada um anexo epidérmico da pele.

C) as asas são apêndices anteriores modificados que excluem o táxon, do grupo dos tetrápodes.

D) a permeabilização das penas à água ocorre a partir de secreção oleosa produzida por glândulas uropigianas.

E) os pigmentos responsáveis pela coloração verde e amarela estão contidos nas células do tecido conjuntivo superficial da pena.

222. (UECE-2003.2) A pituitária outra denominação pela qual é conhecida a glândula hipófise divide-se em duas porções: a neuro-hipófise e a adeno-hipófise. O hormônio produzido pela adeno-hipófise é:

A) antidiurético B) tiroxina C) prolactina D) insulina

223. (UNIFOR-98.2) Dos hormônios abaixo, o único que estimula o funcionamento de outra glândula endócrina é

A) a ocitocina. B) a prolactina. C) a adrenalina.

D) o hormônio antidiurético. E) o hormônio tireoideotrópico.

224. (UECE-2002.1) Os hormônios responsáveis pela maior massa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nas mulheres são, respectivamente:

a) Luteinizante e Prolactina

b) Testosterona e Estrógeno

c) Ocitocina e Progesterona

d) Aldosterona e Folículo Estimulante

225. (UECE-2003.2) A tireóide pode ter suas funções alteradas e hipertrofiar-se, isto é, formar o bócio. Nas pessoas, de modo geral, o bócio endêmico é conseqüência:

A) de um quadro de anemia profunda;

B) do excesso na produção de tri-iodotironina;

C) da carência de tirotrofina;

D) da falta de iodo na dieta alimentar.

226. (ENEM-2000) O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes.

O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas.

A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida.

Com base nessas informações, pode-se concluir que:

a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.

b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.

c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.

d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.

227. (ENEM-98) Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de “bombas”) por praticantes de musculação. Segundo o jornal, “os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite”. Um professor de musculação, diz: “Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar”.

A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários:

I. o maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual.

II. o crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias.

III. os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente.

IV. os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos.

Tomando como referência as informações da matéria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretos os comentários:

a) I, II, III e IV. b) I, II e IV, apenas. c) III e IV, apenas.

d) II e III, apenas. e)I, II e III, apenas.

228. (UFC-2001) A menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher, com a cessação do período menstrual. Observe as duas colunas e assinale a alternativa que associa corretamente os sintomas da menopausa com suas respectivas explicações.

|Sintomas |Explicações |

|1. cessação do período menstrual |a. perda da sensibilidade dos folículos aos hormônios hipofisários |

|2. fogachos (ondas de calor) |b. condicionamento cultural |

|3. pele seca e rugas |c. queda no ajuste da temperatura corporal |

|4. osteoporose |d. desintegração do colágeno devido aos baixos níveis de estrógeno |

|5. efeitos emocionais (depressão) |e. mudança estrógeno-sensitiva no equilíbrio de síntese e degradação óssea |

A) 1d; 2b; 3a; 4c; 5e B) 1a; 2b; 3d; 4c; 5e C) 1c; 2a; 3b; 4d; 5e

D) 1d; 2a; 3c; 4e; 5b E) 1a; 2c; 3d; 4e; 5b

229. (UFC-96) revista “Veja” de 05/06/96 trouxe uma reportagem sobre uma atleta que apresenta a anomalia genética denominada pseudohermafroditismo. A atleta com identidade genética masculina, órgãos sexuais internos masculinos e órgãos sexuais externos femininos, tenciona participar nos jogos olímpicos, na categoria dos pesados do judô feminino. Para eliminar possíveis entraves à admissão da atleta entre as mulheres que vão competir em Atlanta, a mesma foi submetida a uma cirurgia para extração dos testículos, e devendo receber doses de hormônios femininos. No que diz respeito ao texto acima, complete os itens com o que se pede:

a) representação numérica do cariótipo da atleta;

b) vantagem que a atleta teria sobre as demais mulheres competidoras se não fosse submetida à cirurgia de extração dos testículos;

c) alterações que sofrerá o corpo da atleta após o tratamento com hormônios femininos;

d) substância que passará a ter a sua produção sensivelmente reduzida após a cirurgia e que era responsável pelo doping natural da atleta.

230. (UECE-2000.1) A televisão, em setembro de 1999, noticiou o nascimento de trigêmeos ingleses, um dos quais, por ter-se desenvolvido na cavidade abdominal, estava pondo em risco o nascimento dos outros dois, em razão da pressão que exercia sobre o canal por onde sairiam as crianças no momento do parto. Realizados partos cesarianos, as crianças passavam bem. Analisando-se a anatomia do sistema reprodutor feminino, chegamos à conclusão de que o canal pelo qual nasceriam os gêmeos no útero é:

A) trompas de falópio

B) vagina

C) vulva

D) uretra

231. (UECE-2002.1) É sabido que os óvulos são células imóveis em contraposição aos espermatozóides, os quais têm a capacidade de movimentar-se. Entretanto, após a ovulação, os óvulos não ficam parados. Para serem movimentados, o epitélio das trompas de falópio possui células ricas em:

a) cílios c) microvilosidades

b) flagelos d) desmossomas

232. (UECE-2003.2) A mulher cessa a sua produção de gametas na menopausa. O homem, diferentemente, tem condições de produzir gametas após o seu amadurecimento sexual e enquanto estiver sexualmente ativo. O seu aparelho reprodutor é adaptado para produzir e armazenar espermatozóides continuamente. Marque a opção que indica o enovelado de túbulos localizado sobre os testículos que recebe os espermatozóides, os quais terminam a sua maturação, ficando armazenados até o ato sexual.

A) a próstata

B) o epidídimo

C) os túbulos seminíferos

D) a vesícula seminal

233. (UFC-97) Responda o que se pede sobre os métodos anticoncepcionais:

a) Cite 2 exemplos de métodos anticoncepcionais cujo princípio básico é impedir que os espermatozóides sejam depositados na vagina da mulher ou que alcancem as porções superiores do oviduto, onde normalmente ocorre a fecundação.

b) Descreva o modo de ação do comprimido anticoncepcional (pílula) usado pela mulher.

234. (UFC-2000) O texto abaixo trata da sexualidade masculina. A figura, por sua vez, exibe o aparelho reprodutor masculino. Observe-os e responda os itens que vêm a seguir.

ITENS:

A) A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.

B) Dentre os métodos anticoncepcionais, existem os métodos cirúrgicos que podem ser realizados tanto nos homens como nas mulheres. Como se denomina o método cirúrgico anticoncepcional realizado no homem e em que consiste?

C) O câncer de próstata é um dos tumores mais freqüentes no homem, especialmente após completar 60 anos. Qual a função da próstata e que exame pode indicar, precocemente, a presença do tumor?

D) Alguns homens apresentam uma anomalia denominada criptorquidia. O que vem a ser essa anomalia e qual a sua conseqüência?

Extra (UFC-2005) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas. Essa medicação surgiu como método emergencial para evitar a gravidez quando outros métodos anticoncepcionais falharam ou não estavam disponíveis ou quando a mulher foi vítima de estupro. Esta pílula deve ser tomada o mais rápido possível e seu mecanismo de ação depende do período do ciclo em que a mulher toma o produto.

Acerca do assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta pílula pode conter somente estrógeno, estrógeno e progesterona ou somente progesterona.

II. A pílula pode impedir a fecundação ou a implantação do ovo.

III. Depois de 72 horas da relação sexual, a eficácia da pílula diminui e ela pode não ser um método confiável.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente I é verdadeira. B) Somente II é verdadeira. C) Somente III é verdadeira.

D) Somente I e II são verdadeiras. E) I, II e III são verdadeiras.

235. (UFC-2004) Ao contrário da maioria das drogas, o crack não tem sua origem ligada a fins medicinais: ele já nasceu como uma droga para alterar o estado mental do usuário, tendo surgido da ____1____. Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto período, sendo seguida por uma grande e profunda _____2____. O uso continuado da droga pode causar ataque cardíaco e derrame cerebral, conseqüência do(a) considerável _____3____. Sua principal forma de consumo é a _____4______.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto apresentado.

A) 1 – maconha 2 – paranóia 3 – diminuição da resistência periférica 4 – inalação da fumaça.

B) 1 – heroína 2 – alucinação 3 – aumento da resistência periférica 4 – injeção de líquido.

C) 1 – morfina 2 – sonolência 3 – diminuição da resistência periférica 4 – injeção de líquido.

D) 1 – cola 2 – alucinação 3 – diminuição da pressão arterial 4 – inalação de líquido.

E) 1 – cocaína 2 – depressão 3 – aumento de pressão arterial 4 – inalação da fumaça.

236. (UFC-2003) Botox® é um produto comercial que consiste da toxina botulínica que age bloqueando a função nervosa. É utilizado no tratamento de pessoas que sofrem de contrações anormais dos músculos, como também no tratamento cosmetológico dos sinais de envelhecimento facial. Esta neurotoxina atua como relaxante muscular e, assim, age:

I. bloqueando a liberação de acetil colina nas terminações nervosas dos músculos.

II. impedindo que o músculo receba a mensagem do cérebro para se contrair.

III. inibindo a enzima acetilcolinesterase, que destrói a acetilcolina.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I é verdadeira. b) Somente II é verdadeira. c) Somente I e II são verdadeiras.

d) Somente III é verdadeira. e) I, II e III são verdadeiras.

237. (UNIFOR-98.1) Em situações de estresse, o organismo de uma pessoa responde com a aceleração dos batimentos cardíacos. Nesse caso, o sistema nervoso periférico responsável pela resposta e a substância química que atua como neurotransmissor são, respectivamente, o

A) voluntário e a acetilcolina.

B) voluntário e a noradrenalina.

C) autônomo parassimpático e a noradrenalina.

D) autônomo simpático e a acetilcolina.

E) autônomo simpático e a noradrenalina.

238. (UNIFOR-99.2) Considere as seguintes partes do sistema nervoso dos vertebrados:

I. bulbo II. Cerebelo III. Cérebro IV. Medula V. nervo craniano VI. nervo raquidiano

As partes do sistema nervoso central que estão protegidas pela caixa craniana são SOMENTE

A) I, II e III B) I, II e IV C) II, III e V D) III, IV e VI E) IV, V e VI

239. (ENEM-2003) Os acidentes de trânsito, no Brasil, em sua maior parte são causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo é o fato de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. A ingestão de uma lata de cerveja provoca uma concentração de aproximadamente 0,3 g/L de álcool no sangue.

A tabela abaixo mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcoólicas em função de níveis de concentração de álcool no sangue:

[pic]

Uma pessoa que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta

A) queda de atenção, de sensibilidade e das reações motoras.

B) aparente normalidade, mas com alterações clínicas.

C) confusão mental e falta de coordenação motora.

D) disfunção digestiva e desequilíbrio ao andar.

E) estupor e risco de parada respiratória.

240. (ENEM-2003) Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como peso corporal, condições e tempo após a ingestão.

O gráfico mostra a variação da concentração de álcool no sangue de indivíduos de mesmo peso que beberam três latas de cerveja cada um, em diferentes condições: em jejum e após o jantar.

Tendo em vista que a concentração máxima de álcool no sangue permitida pela legislação brasileira para motoristas é 0,6 g/L, o indivíduo que bebeu após o jantar e o que bebeu em jejum só poderão dirigir após, aproximadamente,

A) uma hora e uma hora e meia, respectivamente.

B) três horas e meia hora, respectivamente.

C) três horas e quatro horas e meia, respectivamente.

D) seis horas e três horas, respectivamente.

E) seis horas, igualmente.

241. (UFC-2000) Quando se ingere bebida alcoólica, observa-se que há um aumento do volume de urina. Explique a provável causa deste fato.

242. (UECE-2004.1-2) No mundo de hoje as drogas representam um dos mais graves problemas enfrentados pelas sociedades de todo os países, desde os mais ricos até os mais pobres. A droga é um problema que afeta crianças, jovens e adultos e que gera violência e desequilíbrio social. Das drogas listadas a seguir, assinale a que tem os seguintes efeitos psicológicos: Grande ilusão de força, euforia, agitação e loquacidade, seguidas por uma grande depressão.

a) Maconha b) Mescalina c) Cocaína d) LSD

243. (ENEM-2003) Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:

A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.

O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:

A) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.

B) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.

C) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.

D) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.

E) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

244. (ENEM-2003) Entre os procedimentos recomendados para reduzir acidentes com produtos de limpeza, aquele que deixou de ser cumprido, na situação discutida na questão anterior, foi:

A) Não armazene produtos em embalagens de natureza e finalidade diferentes das originais.

B) Leia atentamente os rótulos e evite fazer misturas cujos resultados sejam desconhecidos.

C) Não armazene produtos de limpeza e substâncias químicas em locais próximos a alimentos.

D) Verifique, nos rótulos das embalagens originais, todas as instruções para os primeiros socorros.

E) Mantenha os produtos de limpeza em locais absolutamente seguros, fora do alcance de crianças.

245. (UECE-2004.1-2) Sobre o esqueleto humano pode-se afirmar corretamente:

a) o maxilar superior é o único osso móvel da cabeça;

b) a cintura escapular é formada pela escápula e pelo úmero;

c) a caixa torácica protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos que chegam e saem do coração;

d) a cintura pélvica é formada pelo sacro, fêmur e um par de ossos ilíacos;

Genética

246. (UFC-96) Os termos abaixo fazem parte da nomenclatura genética básica. Assinale as alternativas que trazem o significado correto de cada um desses termos:

01. Gene é sinônimo de molécula de DNA.

02. Genótipo é a constituição genética de um indivíduo.

04. Dominante é um dos membros de um par de alelos que se manifesta inibindo a expressão do outro.

08. Fenótipo é a expressão do gene em determinado ambiente.

16. Genoma é o conjunto de todos os alelos de um indivíduo.

247. (UFC-2002) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos respectivos termos.

|I – Genoma |(   )  troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose. |

|II – Crossing over |(   )  conjunto de genes organizados nos cromossomos. |

|III – Fenótipo |(   )  segmento do DNA capaz de transcrever uma molécula de RNA. |

|IV – Alelo |(   )  atuam sobre a mesma característica, mas não são obrigatoriamente iguais. |

|V – Gene |(   )  conjunto de características detectáveis de um indivíduo. |

A seqüência correta é:

a) II, I, V, IV e III b) III, II, I, V e IV c) II, I, III, V e IV d) IV, II, I, III e V e) I, II, V, IV e III

Extra (UFC-2005) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:

A) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.

B) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.

C) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.

D) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.

E) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

248. (UNIFOR-98.2) O experimento abaixo esquematizado foi realizado com coelhos himalaia.

O resultado obtido mostra que:

A) o fenótipo resulta da interação genótipo e ambiente.

B) o genótipo é determinado pelo fenótipo.

C) os caracteres adquiridos podem ser herdados.

D) a seleção natural atua diretamente no fenótipo.

E) as mutações ocorrem naturalmente.

249. (UFC-2004) Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a ALTURA e os TALENTOS ARTÍSTICOS podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:

A) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.

B) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.

C) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.

D) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.

E) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

Para responder às questões de números 206 e 207 utilize a informação abaixo.

A partir da autofecundação de um pé de ervilhas lisas, foram obtidas 90 sementes lisas e 30 rugosas.

250. (UNIFOR-98.2) Com base na informação dada, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O caráter liso é recessivo.

II. A planta que sofreu autofecundação é heterozigótica.

III. A proporção fenotípica observada na descendência é compatível com a segunda lei de Mendel.

É correto o que se afirma SOMENTE em

A) I B) II C) III D) I e II E) II e III

251. (UFC-98)Nos seus experimentos realizados com ervilha, Mendel pôde:

A) deduzir que a transmissão de características só acontece em ervilha;

B) entender que a transmissão de características acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes;

C) compreender que os fatores hereditários transmitidos estavam localizados em estruturas cromossômicas homólogas;

D) concluir que a transmissão de características não acontece por fatores hereditários;

E) concluir que cada característica é determinada por 2 (dois) ou mais pares de fatores.

252. (UNIFOR-98.2) Supondo-se que ocorra autofecundação nos 120 descendentes e que cada um deles origine 100 indivíduos, o número esperado de indivíduos que possam produzir SOMENTE ervilhas rugosas é

A) 90 000 B) 30 000 C) 3 000 D) 900 E) 300

Extra (UECE 2005.1-1) Um casal apresenta a seguinte constituição genética: o marido é albino e normal para o daltonismo e a mulher é heterozigota para os dois loci. A probabilidade de nascer, deste casal, um filho do sexo masculino, de fenótipo completamente normal, é:

a) 100% b) 37,5% c) 12,5% d) nula

253. (UNIFOR-98.1) Em cobaias, pelagem preta é dominante sobre a marrom e pêlo curto é dominante sobre pêlo longo. Se duas cobaias duplo-heterozigóticas forem cruzadas, a proporção esperada de animais pretos de pêlo longo na descendência é

A) [pic] B) [pic] C) [pic] D) [pic] E) [pic]

Extra (UECE-2004.2-1) Portam fenótipos dominantes indivíduos polidáctilos, com olhos escuros, cor da pele normal em relação ao albinismo sensível ao PTC. Partindo-se da premissa que estes genes se segregam independentemente na progênie de pais heterozigotos para todos os loci poderão surgir indivíduos com todos os fenótipos dominantes numa razão de:

a) 3/4 b) 9/16 c) 27/64 d) 81/256

253. (UNIFOR-98.2)Observe os cruzamentos ao lado representados.

Com base nos resultados obtidos, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Trata-se de um caso de herança autossômica dominante.

II. Flores róseas são produzidas por indivíduos heterozigóticos.

III. A proporção genotípica em F2 é 1 : 2 : 1.

É correto o que se afirma em

A) I, somente.

B) III, somente.

C) I e II, somente.

D) II e III, somente.

E) I, II e III.

(UNIFOR-98.1) Instruções: Para responder às questões de números 254 e 255, utilize o heredograma abaixo no qual os símbolos escuros representam indivíduos com determinada anomalia.

254. (UNIFOR-98.1) A partir da análise desse heredograma, é possível sugerir que

A) a anomalia é condicionada por um alelo dominante.

B) a anomalia é um caso de herança ligada ao sexo.

C) um descendente só pode ter a anomalia quando pelo menos um dos pais a tiver também.

D) pais normais só podem originar descendentes normais.

E) os indivíduos anômalos são todos homozigóticos.

255. (UNIFOR-98.1) Se o indivíduo IV.1 vier a se casar com uma mulher com a anomalia, a probabilidade do casal ter uma criança do sexo feminino e normal será

A) [pic] B) [pic] C) [pic] D) [pic] E) [pic]

256. (UFC-2003) No heredograma ao lado, a criança II–1 tem fibrose cística, uma doença causada por um alelo recessivo autossômico. As probabilidades de que sua irmã (II–2) não afetada seja carreadora ou não carreadora da fibrose cística são, respectivamente:

a) zero, ¼ b) 1/4, ½ c) 1/4, ¼ d) 1/2, ¼ e) 1/2, ½

257. (UECE-2000.1) Na poligenia, ou herança quantitativa, sabe-se que os pares de genes não-alelos somam ou acumulam seus efeitos, permitindo uma maior variação fenotípica, além da variação ocasionada pela recombinação de genes alelos. Sabendo-se que a altura em determinada planta é condicionada por 3 (três) pares de genes efetivos, o número de tipos de fenótipos diferentes e a proporção fenotípica esperada no fenótipo altura média, respectivamente, na F-2 do cruzamento dos indivíduos AABBCC x aabbcc, são:

A) 5 e 6 B) 6 e 10 C) 7 e 20 D) 8 e 30

258. (UECE-2004.1-2) Sobre o heredograma apresentado, no qual os indivíduos escuros são afetados e os brancos são normais e considerando a geração parental pura, isto é homozigota, podemos afirmar corretamente:

[pic]

a) trata-se de uma característica dominante, sendo todos os indivíduos da geração F-1 homozigotos.

b) trata-se de uma característica dominante, sendo todos os indivíduos da geração F-1 heterozigotos.

c) trata-se de uma característica recessiva, reconhecida pelos fenótipos dos indivíduos geração F-2 iguais ao de F-1.

d) trata-se de uma característica recessiva, identificada pelo fenótipo que desapareceu em F-1 e reapareceu em F-2.

259. (UFC-96) A figura abaixo, adaptada da Folha de São Paulo de 17/03/96, mostra a transmissão do albinismo, de geração a geração, na Família de Raimundo e Eleílde da Silva, moradores da ilha dos Lençóis, situada a oeste de São Luís, onde a freqüência de albinos é de 1,5%, cento e cinqüenta vezes maior do que entre o restante da população do Maranhão.

Analise a figura, onde se admite que a pigmentação da pele é devida a um par de alelos (A, a). Os indivíduos I-1, II-6, V-2, V-3 e V-5 são albinos. Responda, então:

a) Que nome se dá ao aparecimento, numa dada geração, de uma característica expressa em antepassados remotos?

b) O albinismo se deve a alelo dominante ou a alelo recessivo? Explique com base na Figura.

c) Qual a probabilidade de os indivíduos de pigmentação normal da geração V serem todos heterozigotos?

260. (UNIFOR-98.2) Com relação ao sistema ABO, é possível originarem-se descendentes sem aglutininas anti-A e anti-B no plasma a partir de casais do tipo sangüíneo:

A)A x B B)A x O C)B x O D)AB x O E)O x O

261. (UFC-2000) Na herança do sistema sangüíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são codominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o “exame do DNA”, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso.

Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista.

a) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A.

b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O.

c) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sangüíneos (A, B, AB e O).

d) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O.

e) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são codominantes.

262. (UECE-2004.1) Sabe-se que em ratos a cor amarela, Ay é condicionada por um gene letal quando em homozigoze. Encontramos ainda os fenótipos selvagem A, preto Ap e albino a, sendo a seguinte a seqüência de dominância Ay>A>Ap>a. Do cruzamento de um rato amarelo descendente de um rato selvagem portador do alelo para albino, com outro amarelo heterozigoto para preto pode-se afirmar corretamente que será obtida uma descendência, apresentando os fenótipos:

a) amarelos e selvagens ou pretos e albinos;

b) selvagens e albinos ou amarelos e pretos;

c) amarelos e selvagens ou amarelos e pretos, todos heterozigotos;

d) amarelos e selvagens ou amarelos e pretos. Dentre os amarelos os homozigotos são em menor número.

263. (UECE-2003.2) Em drosófila o gene “O” é dominante, expressando o fenótipo asas normais e o seu alelo recessivo “o” expressa o fenótipo asas onduladas. Já o gene “L” localizado no mesmo cromossomo do gene “O” expressa o fenótipo tórax sem listras, enquanto seu alelo recessivo expressa o fenótipo tórax listrado. Sabendo-se que a percentagem de recombinação entre ambos é de 12%, a freqüência de gametas LO formados por um indivíduo LlOo, heterozigoto trans, é de:

A) 44% B) 38% C) 12% D) 6%

264. (UFC-99) Em estudo publicado na revista Nature de 25 de junho passado, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam que o gene CYP2A6 está ligado à dependência das pessoas ao cigarro. Este gene, em sua forma normal, codifica a síntese de uma enzima que metaboliza a nicotina, tornando as pessoas dependentes. Eles afirmam, ainda, que há, na espécie humana, três alelos para este gene: um normal e dois defeituosos. Fumantes portadores de dois alelos normais (homozigoto para o alelo normal) são altamente dependentes do cigarro, enquanto que portadores de dois dos alelos defeituosos, apesar de fumantes, jamais se tornam dependentes. Por outro lado, fumantes heterozigotos, portadores de um alelo normal e outro defeituoso, são moderadamente dependentes, consumindo 20% menos cigarros que os fumantes inteiramente dependentes.

Com base no texto acima, é correto afirmar que a dependência ao cigarro determinada pelo gene CYP2A6 é um caso de:

A) herança quantitativa, pois o fenótipo apresenta uma continuidade entre dependentes e não dependentes.

B) pleiotropia, pois o heterozigoto apresenta fenótipo diferente de ambos os homozigotos.

C) epistasia recessiva, pois qualquer um dos alelos defeituosos inibe, parcialmente, a ação do alelo normal.

D) dominância completa da forma normal do gene CYP2A6 sobre as formas defeituosas.

E) dominância incompleta entre a forma normal e as defeituosas do gene CYP2A6.

265. (UNIFOR-98.2) O daltonismo, anomalia relacionada à visão das cores, é determinado por um alelo recessivo localizado no cromossomo X. Assim sendo,

A) a anomalia pode afetar apenas indivíduos do sexo masculino.

B) um homem daltônico pode ter pai e mãe de visão normal.

C) uma mulher daltônica tem, obrigatoriamente, pai e mãe daltônicos.

D) um homem daltônico só poderá vir a ter descendentes daltônicos.

E) um homem de visão normal só poderá vir a ter descendentes de visão normal.

266. (UFC-99) O daltonismo (cegueira para as cores) se deve a uma mutação recessiva ligada ao sexo, isto é, localizada na parte não homóloga do cromossomo X. Sendo assim, podemos representar genótipos e fenótipos de homens e mulheres como no quadro abaixo.

| |Genótipos |Fenótipos |

| |XDY |Visão normal |

|Homens | | |

| |XdY |Daltônico |

| |XDXD |Visão normal |

|Mulheres |XDXd |Visão normal |

| |XdXd |Daltônica |

Na figura abaixo, os símbolos sombreados representam indivíduos daltônicos em um dos ramos da família Abreu, de Maranguape.

Analisando a figura, tendo em vista as informações e usando os símbolos dados, no quadro acima, para representar os genes, responda:

A) Quais os genótipos dos indivíduos II.1, III.7, IV.2 e IV.9?

B) Qual a probabilidade de, nascendo uma criança de III.9 e III.10, ela ser do sexo masculino e daltônica? Justifique sua resposta.

C) Quais todos os genótipos prováveis para os descendentes (filhos e filhas) de um possível casamento entre IV.2 e IV.9? Justifique sua resposta.

267. (UFC-98) O heredograma ao lado representa a herança da hemofilia em uma família de Fortaleza. O símbolo sombreado representa um indivíduo hemofílico.

Analisando o heredograma:

a) Dê os genótipos dos pais.

b) Se o casal tiver mais uma filha, qual a probabilidade de ela ser hemofílica? Explique.

268. (UECE-2002.1) A anemia falciforme é uma doença causada em virtude de uma mutação gênica. Marque a opção verdadeira com relação a esta anomalia:

a) É uma doença ligada ao sexo e atinge principalmente os indivíduos do sexo masculino

b) As principais células afetadas são os linfócitos T

c) O gene responsável por esta alteração é pleiotrópico

d) A doença caracteriza-se pelo metabolismo anômalo de fenilalanina

269. (UNIFOR-99.2) Considere as seguintes anomalias humanas:

I. síndrome de Turner

II. síndrome de Down

III. daltonismo

IV. hemofilia

São determinadas por alelo localizado no cromossomo X SOMENTE

A) I e II B) I e III C) II e III D) III e IV E) II, III e IV

270. (UNIFOR-98.1) Foram feitas as seguintes afirmações sobre um indivíduo com cariótipo do tipo 47,XXY:

I. É uma mulher, já que estão presentes dois cromossomos sexuais X.

II. Deve apresentar em suas células somáticas um corpúsculo de Barr (cromatina X).

III. Na ovulogênese, formam-se gametas XX, XY, X e Y.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas B) II, apenas C) I e III, apenas D) II e III, apenas E) I, II e III

271. (UECE-2003.2) A síndrome de Down se deve a uma trissomia do cromossomo 21. Desta forma, queremos dizer que um indivíduo portador desta anomalia hereditária corre um grande risco de passá-la para a sua progênie, possuindo o seguinte número de cromossomos em suas células haplóides:

A) 23 ou 24 B) 45 C) 47 D) 69

272. (UFC-97) Toda criança, ao nascer, deve fazer o “Teste do Pezinho”, o qual é capaz de detectar algumas doenças metabólicas congênitas. Uma das mais conhecidas, impede o metabolismo normal do aminoácido "fenilalanina". Pergunta-se:

a) Qual o nome dessa doença e o que ela pode causar ao indivíduo se ele não for tratado precocemente?

b) Que tratamento permitirá o desenvolvimento normal da criança portadora desse erro metabólico?

273. (UECE-2002.1) Observando-se o esquema ilustrativo abaixo, de produção de animais transgênicos, verifica-se que são utilizados plasmídios.

Os plasmídios são estruturas de natureza:

A) viral C) vegetal

B) animal D) bacteriana

274. (UFC-98) Um produtor de milho resolveu fazer um experimento em sua propriedade. A partir de uma planta de alta produtividade, escolhida como matriz, foram plantadas duas áreas: na área A o agricultor utilizou sementes daquela planta, e na área B, utilizou mudas produzidas por propagação assexuada através da cultura de tecidos da mesma planta. Nos dois primeiros anos, a área B apresentou produtividade bem superior à da área A. No terceiro ano, com o surgimento de uma espécie desconhecida de lagarta, todas as plantas da área B foram dizimadas, enquanto que parte das plantas da área A conseguiu sobreviver.

a) Explique a diferença de produtividade, nos dois primeiros anos, entre as áreas A e B.

b) Explique a sobrevivência de parte das plantas da área A, no terceiro ano.

275. (UFC-99) Considere o texto abaixo:

“Os alimentos transgênicos, produtos que sofreram alteração genética com o objetivo de melhorar a qualidade, já ocupam prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos e Canadá, mas o consumidor não sabe disso: não há lei que obrigue os fabricantes a informar que o produto sofreu alteração genética. No Brasil, onde também não há obrigação de alertar o consumidor, a multinacional Monsanto está tentando conseguir autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia para produzir soja transgênica no país. Os benefícios [advindos de plantas transgênicas], porém, podem esconder riscos ainda não esclarecidos [...], pois os resultados das experiências podem ser imprevisíveis. Até o momento, o resultado mais trágico do uso de produtos transgênicos surgiu no Japão em 1989: 5000 pessoas ficaram doentes, 1500 se tornaram permanentemente inválidas e 37 morreram”.

(Folha de São Paulo, 6 de agosto de 1998).

Pela leitura do texto acima, pode-se concluir, corretamente, que:

A) toda planta transgênica produz substâncias altamente tóxicas ao ser humano.

B) plantas transgênicas são aquelas cujos fenótipos se devem mais ao ambiente do que aos genes.

C) manipulações genéticas podem alterar o funcionamento dos genes naturais de um organismo.

D) as técnicas de transferência de genes por engenharia genética são altamente seguras.

E) todas as plantas transgênicas são estéreis a partir da segunda geração mutante.

Extra (UFC-2005) Leia o texto a seguir:

“Cientistas brasileiros e chineses publicaram recentemente a análise dos genes ativos (derivados do mRNA) das duas principais espécies do parasita Schistosoma ( S.mansoni e S. japonicum). (...). Esses genes podem ser colocados em bactérias, para que elas produzam uma cópia da proteína do parasita. Essa proteína é então isolada da bactéria, purificada e inoculada em cobaias. Posteriormente, as cobaias serão expostas ao Schistosoma vivo, quando se confirma se a vacina realmente ativou o sistema de defesa do organismo das cobaias” (Scientific American Brasil, Setembro de 2004)

Assinale a alternativa correta acerca do tema abordado no texto.

[pic]

276. (UFC-97) Suponha que através da engenharia genética, foi possível obter células cujo DNA era resultante dos pedaços de DNA de células de algumas plantas. Os RNAs produzidos por essas células foram os seguintes: RNA transportador de cebola; RNA mensageiro de milho e RNA ribossomal de alface.

a) Se estas células modificadas geneticamente forem capazes de sintetizar proteínas, a estrutura primária dessas proteínas corresponderia à estrutura primária das proteínas de qual das plantas acima?

b) Justifique a sua resposta.

277. (UFC-98) No início deste ano, o mundo foi surpreendido com a informação de que cientistas escoceses haviam clonado uma ovelha adulta. Partindo de células de glândulas mamárias de uma ovelha da raça Finn Dorset, a equipe do Dr. Iam Wilmut conseguiu gerar uma ovelha, à qual deram o nome de Dolly, geneticamente igual à ovelha doadora.

O feito dos pesquisadores escoceses só foi possível porque:

A) usaram células mamárias que, nos mamíferos, são células ainda não diferenciadas;

B) fecundaram células mamárias com espermatozóides da mesma raça de ovelha;

C) a diferenciação de uma célula envolve uma irreversível modificação de seu material genético;

D) em qualquer célula todos os genes funcionam ininterruptamente durante toda a vida do organismo;

E) sendo diplóides, as células mamárias têm todos os genes para a formação de um novo organismo.

278. (ENEM-99) A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:

I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.

II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.

III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.

IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

279. (ENEM-99) Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca

A) Z, apenas. B) W, apenas. C) Y, apenas. D) Z e da W, apenas. E) Z, W e Y.

280. (ENEM-99) Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”, presente no clone será:

A) 0% B) 25% C) 50% D) 75% E) 100%

281. (UFC-99) A figura abaixo (Folha de São Paulo, 6/8/98) baseia-se no livro Remaking Eden (Refazendo o Éden) de Lee Silver, o qual afirma que cenas como estas não só são possíveis, como inevitáveis.

Admitindo-se a possibilidade de clonar seres humanos e com base no que tem sido publicado nos principais jornais e revistas do País, responda:

A) Como o bebê da figura acima poderia ter sido gerado?

B) Qual seria o sexo do bebê gerado por esse processo? Justifique sua resposta.

282. (UFC-2001) Atualmente, a cultura de células e tecidos está se tornando uma das técnicas mais utilizadas no melhoramento vegetal. É a maneira mais eficiente para a obtenção de plantas livres de vírus (ou bactérias) parasitas. Estes agentes etiológicos translocam-se através dos vasos condutores de seiva por toda a planta. A cultura de meristemas mostrou-se o método mais eficiente para a obtenção de plantas sadias nos casos de infecção por vírus. Pergunta-se:

A) De uma maneira geral, em que consiste a técnica da cultura de tecidos vegetais?

B)Qual a explicação para o sucesso da cultura de meristemas no caso específico da infecção por vírus?

Evolução

283. (UFC-2004) “O ambiente afeta a forma e organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastarem no solo e se esconderem na grama: de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável”.

O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.

A) Seleção natural – Charles Darwin.

B) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.

C) Lei do transformismo – Jean Lamarck.

D) Seleção artificial – Charles Darwin.

E) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

284. (UECE-2000.1) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:

a) a seleção natural

b) as mutações

c) o uso e desuso dos órgãos

d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

Extra (UECE-2005.1-1) Nas regiões industrializadas da Inglaterra, as populações de mariposa da espécie Biston betularia de cor clara foram, a partir de 1900, substituídas, gradativamente, por outras de cor escura. Esta ocorrência é demonstrativa do processo de:

a) irradiação adaptativa;

b) convergência adaptativa;

c) seleção natural;

d) competição intra-específica;

285. (UFC-98) “... a natureza fornece as variações sucessivas, o homem as acumula em certos sentidos que lhes são úteis. Assim sendo, pode-se dizer que o homem criou, para seu proveito, raças úteis”.

Sobre o trecho acima, retirado do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, pode-se dizer que:

A) caracteriza a seleção artificial;

B) expressa o conceito de herança dos caracteres adquiridos;

C) constitui a base da teoria fixista;

D) refere-se à seleção natural;

E) refere-se ao surgimento das várias raças humanas.

286. (UFC-99) - Assinale a opção que se refere à principal contribuição de Charles Darwin à teoria da evolução.

A) A seleção natural atua como a principal força criadora das mudanças evolutivas.

B) Existe em todos os organismos um impulso interior para a perfeição.

C) A vida é gerada contínua e espontaneamente de forma muito simples.

D) Todos os organismos têm capacidade de adaptar-se ao ambiente.

E) Os caracteres adquiridos transformam-se em hereditários.

287. (UFC-2000)- “Nenhum dos fatos definidos da seleção orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies – nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou às raças que os possuem”.

(Alfred Russel Wallace, 1867)

O texto acima é uma defesa intransigente do princípio:

a) darwinista da seleção natural.

b) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.

c) mendeliano da segregação dos caracteres.

d) darwinista da seleção sexual.

e) lamarckista do uso e do desuso.

288. (UNIFOR-99.2) No homem, a utilização indiscriminada de antibióticos contribui para o aumento das populações de bactérias resistentes a esses medicamentos. Esse aumento é devido

A) à herança de caracteres adquiridos.

B) à adaptação induzida pelos antibióticos.

C) à seleção de bactérias previamente resistentes.

D) a mutações provocadas pelos antibióticos nas bactérias.

E) a mutações provocadas pelos antibióticos no homem.

289. (UECE-2003.2) O processo de evolução natural das espécies produz nos seres vivos estruturas homólogas e análogas. Com relação a essas estruturas, assinale a alternativa correta:

A) São ditas homólogas quando apresentam mesmas funções e origem;

B) São ditas análogas quando apresentam funções e origens diferentes;

C) São ditas homólogas quando apresentam mesmas funções e origens diferentes;

D) São ditas homologas quando apresentam funções diferentes mas as mesmas origens.

290. (UNIFOR-98.2) O melanismo industrial é observado em regiões altamente industrializadas. Caracteriza-se pelo aumento da freqüência de indivíduos com coloração escura que passam a predominar sobre os de coloração clara. Com relação a esse fenômeno, é correto afirmar que os indivíduos:

A) claros tornaram-se escuros para adaptarem-se ao meio.

B) claros tornaram-se resistentes à poluição do meio.

C) claros são mais adaptados ao ambiente poluído.

D) escuros são predominantes por serem portadores de alelos dominantes.

E) escuros predominam devido à atuação da seleção natural.

291. (ENEM-200) “Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivência de número cada vez maior de indivíduos com constituições genéticas que só permitem o bem-estar quando seus efeitos são devidamente controlados através de drogas ou procedimentos terapêuticos. São exemplos os diabéticos e os hemofílicos, que só sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementação de insulina ou do fator VIII da coagulação sanguínea”.

SALZANO, M. Francisco. Ciência Hoje: SBPC: 21(125), 1996.

Essas afirmações apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados à evolução humana. Pode-se afirmar que, nos termos do texto,

A) os avanços da medicina minimizam os efeitos da seleção natural sobre as populações.

B) os usos da insulina e do fator VIII da coagulação sanguínea funcionam como agentes modificadores do genoma humano.

C) as drogas medicamentosas impedem a transferência do material genético defeituoso ao longo das gerações.

D) os procedimentos terapêuticos normalizam o genótipo dos hemofílicos e diabéticos.

E) as intervenções realizadas pela medicina interrompem a evolução biológica do ser humano.

292. (UFC-2004) Um cientista realizou uma pesquisa para compreender o aparecimento de uma alteração no tamanho diminuído de uma das asas de um lote de insetos polinizadores. O pesquisador constatou que cromossomos não-homólogos dos animais com a asa modificada apresentavam um rearranjo, indicando uma troca mútua de segmentos, sugerindo, portanto, que essa alteração era a causa provável do aparecimento da asa menor. A aberração estrutural, que incidiu nesses cromossomos, denomina-se:

A) deficiência. B) inversão. C) translocação. D) crossing-over. E) deleção.

293. (UFC-99) "Em 1997, no município de Monte Alto, noroeste de São Paulo, foram encontrados fósseis de uma espécie ainda desconhecida de dinossauros, pertencente à família dos titanossauros, que viveu há 85 milhões de anos. A diferença entre o dinossauro de Monte Alto e as três dezenas de titanossauros já identificadas está na forma das vértebras do animal, nunca antes vista. Além disso, os pesquisadores já constataram que o novo titanossauro, um adulto em seus 15 metros de comprimento e 15 toneladas, era menor e mais leve do que os espécimes encontrados na Argentina, que chegavam a medir 25 metros e a pesar 25 toneladas. Segundo Reinaldo Bertini, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 'isso mostra que os dinossauros dessa região do Brasil provavelmente evoluíram de maneira distinta dos de outras áreas da América do Sul´. "

(Revista Veja, 12 de agosto de 1998)

De acordo com a teoria darwinista, os dinossauros de Monte Alto e da Argentina tiveram um ancestral comum. Para os néo-darwinistas, mecanismos evolutivos de variação, direção e especiação atuaram sobre os dois grupos, levando-os a caminhos evolutivos distintos.

Com base no exposto acima:

A) Cite dois mecanismos responsáveis pelo surgimento de variações nos dois grupos de dinossauros (do Brasil e da Argentina).

B) Cite o mecanismo evolutivo que direcionou a formação distinta dos dois grupos.

C) Cite o mecanismo responsável pela especiação.

294. (UFC-98) - Em uma população em equilíbrio, constituída por 10.000 indivíduos, 3600 apresentam um caráter condicionado pelo alelo recessivo a, enquanto que 6400 apresentam o caráter condicionado pelo alelo A dominante.

Nesta população, a freqüência do genótipo Aa é:

A) 0,24 B) 0,36 C) 0,48 D) 0,50 E) 0,64

295. (UFC-2001) - Descobertas recentes na medicina e na saúde pública, se aplicadas consistentemente, terão algum impacto no curso da evolução humana. Qualquer resistência às doenças infecciosas (de caráter hereditário), como o sarampo e a difteria, conferiria vantagem seletiva a uma família. Assinale a alternativa que mostra, corretamente, os efeitos da imunização em massa sobre a freqüência da resistência ou susceptibilidade inata às doenças.

A) A freqüência dos alelos que conferem resistência inata às doenças seria aumentada.

B) Os genótipos que produzem pouca ou nenhuma resistência se tornariam comuns.

C) A longo prazo, mais pessoas se tornariam independentes de procedimentos médicos.

D) A longo prazo, haveria adaptação genética a resistência a muitas doenças.

E) Não haveria alteração alguma na freqüência desses alelos

296. (UNIFOR-98.2) Os dados da tabela abaixo referem-se a cinco populações (I a V) em um determinado ano. Nessa tabela,

N ’ número de nascimentos

M ’ número de mortes

E ’ número de emigrantes

I ’ número de imigrantes

| |N |M |E |I |

| I |25 |28 | 5 | 8 |

| II |27 |20 | 8 |15 |

|III |29 |18 | 9 | 3 |

| IV |32 |27 |20 |18 |

| V |33 |25 |15 |14 |

A população que apresentou maior crescimento no ano considerado foi a

A) I B) II C) III D) IV E) V

297. (UFC-2002) A seleção natural pode agir sobre a diversidade das populações de maneiras diferentes. Numa delas, as condições do ambiente favorecem um fenótipo extremo, diferente do que representa a média da população. Esta forma de seleção é denominada:

a) estabilizadora. b) disruptiva. c) direcional. d) sexual. e) diversificadora.

298. (UECE-2003.2) Consideramos um exemplo de seleção disruptiva:

A) a siclemia, favorecendo os heterozigotos em regiões sujeitas a malária.

B) melanismo industrial, provocando o aumento progressivo de mariposas escuras nas áreas industriais

C) diversificação de uma população de pássaros, prevalecendo os de bico fino, alimentando-se de insetos e os de bicos espessos para quebrar sementes, favorecendo os extremos e eliminando os indivíduos intermediários

D) antílopes machos, disputando entre si a preferência das fêmeas

299. (UECE-2002.1) Com relação à Irradiação Adaptativa dos seres vivos, é correto afirmar:

a) Os répteis tiveram origem a partir de uma espécie ancestral de peixe que se adaptou à vida fora d'água.

b) As aves e os mamíferos têm sua origem ligada aos répteis.

c) A irradiação adaptativa se deve à ação da seleção natural sobre espécies de origem diferente, vivendo em um mesmo ambiente.

d) A forma dos corpos de tubarões e golfinhos é exemplo de irradiação adaptativa.

300. (UFC-2001) - A evolução biológica é o processo através do qual ocorrem as transformações nos seres vivos e é entendida como o conjunto de mudanças cumulativas que ocorrem ao longo do tempo em uma população, relacionando-se com a forma de adaptação ao ambiente.

Observe, abaixo, alguns conceitos utilizados no estudo do processo evolutivo e preencha os parênteses com o número correspondente.

1 – Seleção natural 2 – Convergência adaptativa 3 – Irradiação adaptativa

4 – Especiação 5 – Homologia

( ) Formação de novas espécies, que normalmente se inicia com a separação da espécie em duas ou mais populações por uma barreira física de difícil transposição.

( ) O ambiente atua sobre a diversidade intra-específica e elimina os indivíduos menos adaptados, selecionando os mais adaptados que sobrevivem e se reproduzem.

( ) Semelhança, quanto à estrutura, entre órgãos de espécies diferentes que têm um ancestral comum apresentando esses órgãos ainda a mesma origem embrionária.

( ) Um grupo ancestral pode dispersar-se por vários ambientes, como florestas, campos, originando novas espécies, que ocupam diferentes habitats ou nichos ecológicos.

( ) Descendentes de ancestrais diferentes que ocupam o mesmo habitat, submetendo-se aos mesmos fatores de seleção natural e que, com o tempo, tiveram selecionados aspectos adaptativos semelhantes.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

A) 4,3,2,5,1. B) 2,4,5,1,3. C) 4,1,5,3,2. D) 2,5,1,3,4. E) 1,4,3,2,5.

301. (UFC-2003) Suponha que paleontólogos descobriram um fóssil no Brasil que pertencia a uma mesma espécie encontrada na África. A explicação para este fato está no (a):

a) deriva continental. b) mutação. c) isolamento geográfico.

d) desertificação. e) especiação.

302. (UNIFOR-98.1) Considere o seguinte texto:

“Pode haver desigualdade no comportamento sexual. Pode acontecer que o zigoto não se desenvolva. Às vezes, o zigoto forma um indivíduo estéril.” Nele, são feitas referências a mecanismos de:

A) mutação. B) seleção natural. C) isolamento reprodutivo.

D) irradiação adaptativa. E) convergência adaptativa.

303. (ENEM-2000) No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam. Há evidências mostrando que essas aves, que podem ser originárias de um mesmo ancestral, sejam, portanto, parentes. Considerando que, de fato, tal parentesco ocorra, uma explicação possível para a separação geográfica dessas aves, como mostrada no mapa, poderia ser:

a) a grande atividade vulcânica, ocorrida há milhões de anos, eliminou essas aves do Hemisfério Norte.

b) na origem da vida, essas aves eram capazes de voar, o que permitiu que atravessassem as águas oceânicas, ocupando vários continentes.

c) o ser humano, em seus deslocamentos, transportou essas aves, assim que elas surgiram na Terra, distribuindo-as pelos diferentes continentes.

d) o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente único, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes.

e) a existência de períodos glaciais muito rigorosos, no Hemisfério Norte, provocou um gradativo deslocamento dessas aves para o Sul, mais quente.

304. (UFC-98) A análise bioquímica comparativa da proteína citocromo c de 3 espécies: cavalo, chimpanzé e homem, revelou que a molécula é constituída de 104 aminoácidos, sendo que a composição de aminoácidos do citocromo c do chimpanzé difere apenas em 1% daquela do homem, enquanto que a do cavalo difere daquela do homem em 12%. Considerando que as proteínas são a expressão dos genes contidos no DNA, como você explicaria evolutivamente as diferenças entre os citocromos c das três espécies?

(ENEM-98-texto) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.

305. (ENEM-98) Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I - os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.

II - alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.

III - na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.

IV - não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.

Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:

a) todas as afirmativas estão corretas.

b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

c) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

d) apenas a afirmativa II está correta.

e) apenas a afirmativa IV está correta.

306. (ENEM-98) Foram feitas comparações entre DNA e proteínas da espécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, você espera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais próximo o:

a) Australopithecus. b) Chimpanzé. c) Ramapithecus. d) Gorila. e)Orangotango.

307. (ENEM-98) Se fosse possível a uma máquina do tempo percorrer a evolução dos primatas em sentido contrário, aproximadamente quantos milhões de anos precisaríamos retroceder, de acordo com a árvore filogenética apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropóides (gibão, orangotango, gorila e chimpanzé)?

A) 5 B) 10 C) 15 D) 30 E) 60

308. (UECE-2002.1) Considerando a evolução da espécie Homo sapiens, são órgãos vestigiais presentes no corpo humano:

a) músculos, vértebra coccígea e dentes caninos.

b) mamilo do macho, fíbula e apêndice.

c) segmentação da musculatura abdominal, membrana nictitante e amídalas.

d) músculos da orelha, dentes do siso e pelos do corpo.

309. (ENEM-2002) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.

II. as grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.

III. o ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas. B) II, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

310. (ENEM-2002) No que se refere à composição em volume da atmosfera terrestre há 2,5 bilhões de anos, pode-se afirmar que o volume de oxigênio, em valores percentuais, era de, aproximadamente,

|(A) 95%. |(B) 77%. |(C) 45%. |(D) 21%. |(E) 5%. |

Ecologia

311. (UNIFOR-98.1) Considere a figura ao lado.

Ela mostra

A) um hábitat com uma população e um nicho ecológico.

B) um hábitat, com diferentes populações e diferentes nichos ecológicos.

C) um hábitat, com diferentes populações e um mesmo nicho ecológico.

D) um hábitat, com uma população e diferentes nichos ecológicos.

E) vários hábitats, com várias populações e vários nichos ecológicos.

Extra (UECE-2005.1-1) Considere as seguintes definições

I. Conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie, vivendo em uma mesma área em um mesmo intervalo de tempo;

II. Conjunto de todas as populações que ocorrem em uma determinada área;

III. Conjunto de todos os ecossistemas terrestres.

Assinale a opção que corresponde, respectivamente, aos conceitos definidos acima:

A) População, comunidade e bioma;

B) Raça, biocenose e biosfera;

C) Tribo, ecossistema e biocenose;

D) População, comunidade e biosfera.

312. (UNIFOR-99.2) Biosfera pode ser definida como o conjunto de

A) organismos que habitam a Terra.

B) populações de certa área da Terra.

C) fatores bióticos que atuam sobre a Terra.

D) comunidades dos continentes da Terra.

E) ecossistemas da Terra.

313. (UNIFOR-98.1) Em uma lagoa subterrânea, não atingida pela luz solar, encontram-se APENAS

A) decompositores.

B) consumidores primários.

C) produtores e consumidores.

D) decompositores e produtores.

E) decompositores e consumidores carnívoros.

314. (ENEM-2003) A biodiversidade é garantida por interações das várias formas de vida e pela estrutura heterogênea dos habitats.

Diante da perda acelerada de biodiversidade, tem sido discutida a possibilidade de se preservarem espécies por meio da construção de “bancos genéticos” de sementes, óvulos e espermatozóides.

Apesar de os “bancos” preservarem espécimes (indivíduos), sua construção é considerada questionável do ponto de vista ecológico-evolutivo, pois se argumenta que esse tipo de estratégia

I. não preservaria a variabilidade genética das populações;

II. dependeria de técnicas de preservação de embriões, ainda desconhecidas;

III. não reproduziria a heterogeneidade dos ecossistemas.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas. B) II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III

315. (ENEM-2003) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:

– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;

– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;

– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima, para produzir mercadorias.

(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)

De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,

A) o principal desafio é conhecer todos problemas dos ecossistemas, para conseguir protegê-los da ação humana.

B) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.

C) deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.

D) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.

E) há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

316. (ENEM-2003) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies.

O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar:

A) altitudes elevadas e solos profundos.

B) a ainda pequena intervenção do ser humano.

C) sua transformação em áreas de preservação.

D) maior insolação e umidade e menor variação climática.

E) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.

317. (UINIFOR-98.2) O esquema abaixo mostra as relações tróficas em uma lagoa.

[pic]

Nessa comunidade, os peixes que obtêm mais energia por grama de alimento ingerido são os de número:

A)I B)II C)III D) IV E) V

318. (ENEM-99) Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.

Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:

[pic]

319. (ENEM-2002)

[pic]

O Globo, 01/09/2001.

Na charge, a arrogância do gato com relação ao comportamento alimentar da minhoca, do ponto de vista biológico,

(A) não se justifica, porque ambos, como consumidores, devem “cavar” diariamente o seu próprio alimento.

(B) é justificável, visto que o felino possui função superior à da minhoca numa teia alimentar.

(C) não se justifica, porque ambos são consumidores primários em uma teia alimentar.

(D) é justificável, porque as minhocas, por se alimentarem de detritos, não participam das cadeias alimentares.

(E) é justificável, porque os vertebrados ocupam o topo das teias alimentares.

320. (UFC-2000) - Leia com atenção o texto a seguir.

“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Mato-grossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”

(Revista VEJA, 02 de junho de 1999)

Com base no texto acima, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários.

a) rios, ariranhas e peixes;

b) pastos, capivaras e onças;

c) campos, gado e capivaras;

d) pastos, jacarés e aves;

e) campos, jaguatiricas e cervos.

321. (UFC-98) A figura abaixo representa o perfil de um lago, evidenciando-se o esquema de uma comunidade.

[pic]

Considerando que as setas representam as relações tróficas entre os diferentes níveis tróficos desta comunidade, os números 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, a que níveis?

322. (ENEM-2002- texto) A corvina é um peixe carnívoro que se alimenta de crustáceos, moluscos e pequenos peixes que vivem no fundo do mar. É bastante utilizada na alimentação humana, sendo encontrada em toda a costa brasileira, embora seja mais abundante no sul do País. A tabela registra a concentração média anual de mercúrio no tecido muscular de corvinas capturadas em quatro áreas.

[pic]

KEHRIG, H. A. & MALM, O. Mercúrio: uma avaliação na costa brasileira. Ciência Hoje, outubro, 1997.

323. (ENEM-2002) Comparando as características das quatro áreas de coleta às respectivas concentrações médias anuais de mercúrio nas corvinas capturadas, pode-se considerar que, à primeira vista, os resultados

A) correspondem ao esperado, uma vez que o nível de contaminação é proporcional ao aumento da atividade industrial e do volume de esgotos domésticos.

B) não correspondem ao esperado, especialmente no caso da Lagoa da Conceição, que não apresenta contaminação industrial por mercúrio.

C) não correspondem ao esperado no caso da Baía da Ilha Grande e da Lagoa da Conceição, áreas nas quais não há fontes industriais de contaminação por mercúrio.

D) correspondem ao esperado, ou seja, corvinas de regiões menos poluídas apresentam as maiores concentrações de mercúrio.

E) correspondem ao esperado, exceção aos resultados da Baía de Sepetiba, o que exige novas investigações sobre o papel das marés no transporte de mercúrio.

324. (ENEM-2002) Segundo a legislação brasileira, o limite máximo permitido para as concentrações de mercúrio total é de 500 nanogramas por grama de peso úmido. Ainda levando em conta os dados da tabela e o tipo de circulação do mercúrio ao longo da cadeia alimentar, pode-se considerar que a ingestão, pelo ser humano, de corvinas capturadas nessas regiões,

A) não compromete a sua saúde, uma vez que a concentração de mercúrio é sempre menor que o limite máximo permitido pela legislação brasileira.

B) não compromete a sua saúde, uma vez que a concentração de poluentes diminui a cada novo consumidor que se acrescenta à cadeia alimentar.

C) não compromete a sua saúde, pois a concentração de poluentes aumenta a cada novo consumidor que se acrescenta à cadeia alimentar.

D) deve ser evitada, apenas quando entre as corvinas e eles se interponham outros consumidores, como, por exemplo, peixes de maior porte.

E) deve ser evitada sempre, pois a concentração de mercúrio das corvinas ingeridas se soma à já armazenada no organismo humano.

Ciclos biogeoquimicos

325. (UNIFOR-98.2) O esquema abaixo é uma simplificação do ciclo do gás carbônico.

[pic]

Sabendo-se que algas vermelhas e fungos participam desse ciclo, é possível afirmar que

A) as algas vermelhas realizam apenas o processo I

B) os fungos realizam apenas o processo I

C) as algas vermelhas realizam apenas o processo II

D) os fungos realizam os processos I e II

E) as algas vermelhas realizam os processos I e II

326. (ENEM-2000) O esquema representa o ciclo do enxofre na natureza, sem considerar a intervenção humana:

O ciclo representado mostra que a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera, naturalmente:

[pic]

I. são poluídas por compostos de enxofre.

II. são destinos de compostos de enxofre.

III. transportam compostos de enxofre.

IV. são fontes de compostos de enxofre.

Dessas afirmações, estão corretas, apenas,

A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) I, II e III. E) II, III e IV.

327. (ENEM-2000) Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substâncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislação.

Pode-se afirmar que duas dessas interferências são resultantes da

A) queima de combustíveis em veículos pesados e da produção de metais a partir de sulfetos metálicos.

B) produção de metais a partir de óxidos metálicos e da vulcanização da borracha.

C) queima de combustíveis em veículos leves e da produção de metais a partir de óxidos metálicos.

D) queima de combustíveis em indústria e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.

E) vulcanização da borracha e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.

328. (ENEM-2000) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

[pic]

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.

b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.

c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.

d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.

e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

329. (ENEM-99) Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a "água é um projeto de viver". Nada mais correto, se levarmos em conta que toda água com que convivemos carrega, além do puro e simples H2O, muitas outras substâncias nela dissolvidas ou em suspensão. Assim, o ciclo da água, além da própria água, também promove o transporte e a redistribuição de um grande conjunto de substâncias relacionadas à dinâmica da vida.

No ciclo da água, a evaporação é um processo muito especial, já que apenas moléculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das conseqüências da evaporação pode ser

(A) a formação da chuva ácida, em regiões poluídas, a partir de quantidades muito pequenas de substâncias ácidas evaporadas juntamente com a água.

(B) a perda de sais minerais, no solo, que são evaporados juntamente com a água.

(C) o aumento, nos campos irrigados, da concentração de sais minerais na água presente no solo.

(D) a perda, nas plantas, de substâncias indispensáveis à manutenção da vida vegetal, por meio da respiração.

(E) a diminuição, nos oceanos, da salinidade das camadas de água mais próximas da superfície.

Populações

330. (UNIFOR-98.2) Para que duas populações passem a pertencer a espécies distintas é necessário que

A) estejam separadas por uma barreira geográfica.

B) apresentem características morfológicas distintas.

C) não haja possibilidade de competição entre elas.

D) a seleção natural atue diferencialmente entre elas.

E) haja um mecanismo de isolamento reprodutivo entre elas

331. (UNIFOR-98.1) Considere os seguintes fatores ecológicos atuando no ambiente de uma população:

I. diminuição de nutrientes

II. acúmulo de substâncias tóxicas

III. presença de parasitas e de predadores

IV. efeito de superpopulação

Tendem a frear o crescimento da população

A) apenas I e II B) apenas I e III C) apenas II e III D) apenas I, II e III E) I, II, III e IV

332. (ENEM-2000) Ao longo do século XX, a taxa de variação na população do Brasil foi sempre positiva (crescimento). Essa taxa leva em consideração o número de nascimentos (N), o número de mortes (M), o de emigrantes (E) e o de imigrantes (I) por unidade de tempo.

É correto afirmar que, no século XX:

a) M > I + E + N.

b) N + I > M + E.

c) N + E > M + I.

d) M + N < E + I.

e) N < M - I + E

(ENEM-98-texto) No início deste século, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores – pumas, coiotes e lobos. No gráfico abaixo, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.

[pic]

333. (ENEM-98) Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, o mesmo estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões:

I - lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então desapercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados.

II - a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação.

III - ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo.

IV - a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento.

O estudante, desta vez, acertou se indicou as alternativas:

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) III e IV, apenas.

334. (ENEM-2000) Um produtor de larvas aquáticas para alimentação de peixes ornamentais usou veneno para combater parasitas, mas suspendeu o uso do produto quando os custos se revelaram antieconômicos.

O gráfico registra a evolução das populações de larvas e parasitas.

[pic]

O aspecto biológico, ressaltado a partir da leitura do gráfico, que pode ser considerado o melhor argumento para que o produtor não retome o uso do veneno é:

A) A densidade populacional das larvas e dos parasitas não é afetada pelo uso do veneno.

B) A população de larvas não consegue se estabilizar durante o uso do veneno.

C) As populações mudam o tipo de interação estabelecida ao longo do tempo.

D) As populações associadas mantêm um comportamento estável durante todo o período.

E) Os efeitos das interações negativas diminuem ao longo do tempo, estabilizando as populações.

335. (ENEM-99) O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico ao lado, onde a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura.

No momento apontado pela seta ¬, um agricultor introduziu uma espécie de inseto que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente.

No momento indicado pela seta , o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.

A análise do gráfico permite concluir que

(A) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta ¬, a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de um tratamento posterior.

(B) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta , a população de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.

(C) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento ¬ não resultou na diminuição da densidade da população da praga.

(D) o inseticida atacou tanto as pragas quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rápido voltando a causar dano à lavoura.

(E) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.

Relação entre os seres vivos

336. (UNIFOR-98.2) Mamíferos ruminantes, como as ovelhas, e certos insetos, como os cupins, abrigam em seus tubos digestivos microorganismos que produzem celulase. A glicose produzida pela digestão da celulose é utilizada tanto pelos microorganismos quanto pelos animais que os hospedam.

Os fatos acima descritos exemplificam uma relação de

A) mutualismo. B) predatismo. C) competição. D) inquilinismo. E) comensalismo.

337. (UFC-2002) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apóiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:

a) parasitismo e epifitismo.

b) epifitismo e holoparasitismo.

c) epifitismo e predatismo.

d) parasitismo e protocooperação.

e) inquilinismo e epifitismo.

338. (UNIFOR-99.2) As fêmeas das aranhas costumam matar e devorar o macho logo após o acasalamento. Esse comportamento é um exemplo de

A) parasitismo. B) comensalismo. C) canibalismo. D) inquilinismo. E) protocooperação.

339. (ENEM-2000) O esquema abaixo representa os diversos meios em que se alimentam aves, de diferentes espécies, que fazem ninho na mesma região.

Com base no esquema, uma classe de alunos procurou identificar a possível existência de competição alimentar entre essas aves e concluiu que:

a) não há competição entre os quatro tipos de aves porque nem todas elas se alimentam nos mesmos locais.

b) não há competição apenas entre as aves dos tipos 1, 2 e 4 porque retiram alimentos de locais exclusivos.

c) há competição porque a ave do tipo 3 se alimenta em todos os lugares e, portanto, compete com todas as demais.

d) há competição apenas entre as aves 2 e 4 porque retiram grande quantidade de alimentos de um mesmo local.

e) não se pode afirmar se há competição entre as aves que se alimentam em uma mesma região sem conhecer os tipos de alimento que consomem.

340. (UFC-99) Na pastagem existe uma cadeia alimentar na qual o boi alimenta-se de capim, tem seu sangue sugado pelo carrapato que se aloja na superfície de seu corpo e que, por sua vez, serve de alimento a certas aves que pousam sobre os bois. Cite as interações populacionais entre o boi e o capim, entre o boi e o carrapato, entre o carrapato e as aves e entre as aves e o boi.

Sucessão ecológica

341. (UNIFOR-98.1) Em determinada área, ocorreram modificações abióticas e, em conseqüência, outras espécies de plantas e animais substituíram as aí existentes. Esse fenômeno é chamado de

A) sucessão ecológica.

B) adaptação específica.

C) conservação de espécies.

D) ciclo biogeoquímico.

E) alternância de gerações.

342. (UNIFOR-98.2) Dos ambientes abaixo, os únicos em que pode ocorrer sucessão primária são

A) os brejos.

B) os canaviais abandonados.

C) as lagoas muito piscosas.

D) as dunas de areia.

E) os pastos não utilizados pelo gado.

343. (UECE-2004.1-2) De modo geral, a população pioneira que consegue habitar uma rocha exposta (nua) é composta por:

a) Musgos b) Liquens c) Gramíneas d) Samambaias

344. (UFC-97) Compare os ecossistemas naturais com as monoculturas quanto ao nível de biodiversidade e susceptibilidade às pragas.

345. (UFC-2000) O processo de sucessão ecológica compreende uma série de estágios do desenvolvimento de uma comunidade. Com relação a esse fenômeno:

a) estabeleça a diferença entre a sucessão primária e a sucessão secundária.

b) explique o significado do termo “comunidade clímax”.

Biomas

346. (UECE-2004.1-2) Com relação aos ecossistemas terrestres, correlacione as colunas abaixo:

I – Tundra ( ) Presente em regiões de clima seco com baixa pluviosidade, altas temperaturas de dia e baixas temperaturas de noite. As plantas e animais são adaptados a este tipo de ambiente

II –Taiga ( ) Apresenta pouca energia e pouca chuva. Tem uma vegetação composta pôr pequenos arbustos e plantas rasteiras, havendo a predominância de musgos e liquens

III – Floresta Tropical ( ) Floresta de Coníferas – situada em regiões de inverno rigoroso e prolongado. Tem fauna pouco diversificada

IV – Deserto ( ) Dispõe de grande quantidade de energia, muita chuva, grande diversidade biológica e solo pobre, pouco iluminado e coberto de folhas

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

a) I, II, III,IV b)IV, III, II,I c) IV, I,II, III d) IV, I, III,II

347. (UFC-2001) Assinale a alternativa que associa corretamente as paisagens brasileiras com suas respectivas descrições:

|(1) mata dos cocais |(a) há pouca pluviosidade, as chuvas ocorrem no inverno e pode |

| |haver prolongados períodos de seca. |

|(2) mata atlântica |(b) apresenta solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica |

| |e pouco oxigenados. |

|(3) cerrado |(c) ocorre entre a Floresta Amazônica e a caatinga, nos estados de |

| |Piauí e Maranhão, sendo o babaçu a planta predominante. |

|(4) caatinga |(d) compreende 25% do território nacional, na parte central do Brasil, |

| |com solo pobre em nutrientes e rico em alumínio. |

|(5) manguezal |(e) formado(a) por árvores de grande porte, ocorrendo desde o Rio |

| |Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. |

A) 1c; 2e; 3d; 4a; 5b B) 1b; 2a; 3d; 4e; 5c C) 1e; 2c; 3a; 4d; 5b

D) 1a; 2b; 3c; 4d; 5e E) 1e; 2d; 3c; 4b; 5a

348. (UNIFOR-98.2) Dos biomas abaixo, o único que ocorre no Brasil é

A) floresta pluvial costeira. B) floresta decídua. C) deserto. D) tundra. E) taiga.

349. (UECE-2000.1) A transformação de folhas em espinho, o rápido mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos, a presença de folhas cerificadas e de raízes com grande poder de absorção de água, são adaptações encontradas na vegetação do(a):

A) pantanal C) mata úmida

B) caatinga D) cerrado

350. (ENEM-99) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.

(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993)

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela

(A) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.

(B) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.

(C) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.

(D) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.

(E) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

351. (UNIFOR-98.1) Considere as afirmações abaixo, referentes aos manguezais.

I. Contribuem para a produção de lenha para as populações ribeirinhas.

II. Permitem a reprodução e a criação de espécies animais de valor comercial.

III. Fornecem grande parte dos nutrientes para as comunidades marinhas costeiras.

IV. Constituem portos naturais para navios de grande calado.

Os motivos mais fortes para a preservação desses ecossistemas são APENAS

A) I e II B) I e III C) I e IV D) II e III E) III e IV

352. (UFC-2004) “A vegetação do ecossistema manguezal do rio Cocó está ficando seca,(...) as árvores predominantes, com alturas entre 10 e 12 metros, estão perdendo a folhagem e a tendência e que moram(...) a causa principal da situação degradante é a própria existência da avenida(...) que intercepta as trocas laterais do mangue, cuja dinâmica é imposta pela ação das marés”.

(Jornal O Povo, em matéria do dia 22 de agosto de 2003).

A partir da leitura do texto, analise as assertivas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. As marés, quando entram no estuário, fornecem os nutrientes que alimentam o manguezal.

II. A perda da folhagem não influenciará a diversidade das espécies animais ocorrentes no mangue.

III. As espécies vegetais com raízes aéreas não são afetadas pela interrupção do fluxo das marés.

A) Somente I é verdadeira.

B) Somente II é verdadeira.

C) Somente I e II são verdadeiras.

D) Somente I e III são verdadeiras.

E) Somente II e III são verdadeiras.

353. (UNIFOR-98.2) Considere as características abaixo.

I. São berçários de muitas espécies de peixes e de crustáceos de interesse econômico.

II. São fontes inesgotáveis de lenha para uso caseiro e para a fabricação de carvão.

III. Exportam nutrientes para áreas marinhas adjacentes.

A preservação dos manguezais é necessária devido SOMENTE a

A)I B) II C) III D) I e III E) II e III

Biomas aquáticos

354. (UECE-2004.1-2) Levando-se em conta o ambiente escuro de uma caverna do limnociclo, um peixe habitante desta caverna apresentaria as seguintes características:

I – Pouca ou nenhuma pigmentação na pele;

II – Olhos atrofiados, podendo ser totalmente cego;

III – Apêndices sensoriais (táteis) pouco desenvolvidos

Assinale a opção correta:

A) Somente I está correto

B) Somente III está correto

C) Somente I e II estão corretos

D)Todos estão corretos

Poluição

355. (UFC-96) Certas práticas adotadas pelo homem no uso dos recursos naturais podem causar sérios problemas ambientais. Por causa disso, as pessoas de bom senso preocupam-se em manter um ambiente de boa qualidade buscando, assim, garantir o bem-estar das gerações futuras. Entre os problemas ambientais verdadeiramente preocupantes, podemos citar:

01. contaminação do solo e da água pelo mercúrio usado nas atividades de mineração;

02. diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera, conseqüência do desmatamento e queima das florestas;

04. aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera por causa da combustão de certos materiais, entre os quais os combustíveis fósseis, o que ocasiona o efeito estufa, ou seja, uma diminuição na temperatura da atmosfera;

08. destruição da camada de ozônio pelas substâncias propelentes usadas nos aerossóis, aumentando, dessa forma, a incidência de câncer de pele;

16. erosão das terras cultivadas, com conseqüente destruição do solo e diminuição de sua produtividade, conduzindo a um processo conhecido como desertificação.

356. (UFC-98) - Pode-se afirmar que a contínua descarga de esgoto doméstico em um lago causa:

I. diminuição do pH e incremento energético da cadeia trófica detritívora;

II. salinização do meio aquático e perda de diversidade biológica;

III. aumento no consumo de oxigênio e crescimento populacional de decompositores.

Considerando as três afirmativas, podemos concluir que:

A) apenas I é correta;

B) apenas II é correta;

C) apenas III é correta;

D) I e III são corretas;

E) II e III são corretas.

357. (UFC-98) - Uma das conseqüências do desenvolvimento industrial é a emissão de gases, que, combinados com a água atmosférica, produzem substâncias responsáveis pelas chuvas ácidas.

A opção que descreve o impacto ambiental gerado por esse fenômeno é:

A) mudança no pH de ambientes aquáticos;

B) mineralização do solo e alteração na composição florística;

C) aumento da produtividade de solos erodidos;

D) eutrofização de ambientes marinhos;

E) esterilização dos solos das regiões úmidas.

358. (UFC-99) - A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:

A) o equilíbrio da temperatura dos oceanos.

B) a produção de oxigênio na Terra.

C) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.

D) o equilíbrio da salinidade dos oceanos.

E) o equilíbrio da temperatura na Terra.

359. (UFC-2000) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação ou eutrofização. Quando esses resíduos atingem uma massa de água, ocorre uma cadeia de eventos, que culminam com graves problemas. Sobre esses eventos e suas conseqüências, é correto afirmar que:

a) os resíduos causam a proliferação de microrganismos, que levará à escassez de oxigênio, proporcionando a morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos.

b) os resíduos levarão à escassez de fósforo e nitrogênio, o que culminará com o desaparecimento das plantas e algas.

c) as bactérias degradam os resíduos, liberando nitratos e fosfatos, que são tóxicos aos peixes, causando, assim, a morte desses animais.

d) o excesso de fósforo e nitrogênio impedirá o crescimento das algas e, como conseqüência, haverá redução da fauna aquática que as consome.

e) os resíduos levarão à proliferação de organismos fotossintetizantes, que serão responsáveis pela produção excessiva de oxigênio, causando intoxicação e morte nos organismos aeróbicos.

360. (UFC-2001) Observe a tabela abaixo, que apresenta dados sobre a destinação do lixo coletado e tratado em três países e assinale a alternativa correta sobre o uso e as conseqüências das diferentes formas de tratamento do lixo.

Tabela. Destinação do lixo coletado no Brasil, Estados Unidos e Japão.

| |Brasil |Estados Unidos |Japão |

|Aterros sanitários |96% |73% |16% |

|Incineração |0,5% |14% |34% |

|Reciclagem |0,5% |12% |50% |

|Compostagem |3% |1% |- |

Fonte: IBGE, Censo de 1991

A) o Japão é o país que deve apresentar o maior problema ambiental, decorrente de seu principal tratamento do lixo, que causa liberação de metano, gás carbônico, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio.

B) a julgar por sua forma principal de tratar o lixo, o Brasil é o país que teria menos produção de metano para ser coletado, canalizado e empregado como combustível domiciliar ou na geração de energia elétrica.

C) o Japão, como conseqüência de seu principal tratamento de lixo, é o país que deve apresentar os maiores problemas com a lixívia (ou chorume), líquido malcheiroso que escorre do material acumulado, podendo atingir córregos, lagos e oceanos.

D) o Brasil e os Estados Unidos devem apresentar os maiores problemas com a poluição do ar, com a rarefação da camada de ozônio e com a acentuação do efeito estufa devido à liberação de metano, associada ao principal tratamento de lixo desses países.

E) a transformação em adubo de materiais orgânicos presentes no lixo, como restos de alimentos e vegetais, é realizada em maior proporção nos Estados Unidos, o que torna este país um dos principais produtores de fertilizantes.

361. (ENEM-2000) Um dos grandes problemas das regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido e sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles o aterro sanitário, o depósito a céu aberto e a incineração. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens.

Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo:

I - diminuição do contato humano direto com o lixo;

II - produção de adubo para agricultura;

III - baixo custo operacional do processo;

IV - redução do volume de lixo.

A relação correta entre cada um dos processos para a disposição do lixo e as vantagens apontadas é:

| |Aterro sanitário |Depósito a céu aberto |Incineração |

|A) |I |II |I |

|B) |I |III |IV |

|C) |II |IV |I |

|D) |II |I |IV |

|E) |III |II |I |

362. (ENEM-2003) A caixinha utilizada em embalagens como as de leite “longa vida” é chamada de “tetra brick”, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumínio e plástico, e ter a forma de um tijolo (brick, em inglês).

Esse material, quando descartado, pode levar até cem anos para se decompor.

Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado

(A) utilizar soda cáustica para amolecer as embalagens e só então descartá-las.

(B) promover a coleta seletiva, de modo a reaproveitar as embalagens para outros fins.

(C) aumentar a capacidade de cada embalagem, ampliando a superfície de contato com o ar para sua decomposição.

(D) constituir um aterro específico de embalagens “tetra brick”, acondicionadas de forma a reduzir seu volume.

(E) proibir a fabricação de leite “longa vida”, considerando que esse tipo de embalagem não é adequado para conservar o produto.

363. (ENEM-2000) Os esgotos domésticos constituem grande ameaça aos ecossistemas de lagos ou represas, pois deles decorrem graves desequilíbrios ambientais. Considere o gráfico abaixo, no qual no intervalo de tempo entre t1 e t3, observou-se a estabilidade em ecossistema de lago, modificado a partir de t3 pelo maior despejo de esgoto.

[pic]

Assinale a interpretação que está de acordo com o gráfico.

a) Entre t3 e t6, a competição pelo oxigênio leva à multiplicação de peixes, bactérias e outros produtores.

b) A partir de t3, a decomposição do esgoto é impossibilitada pela diminuição do oxigênio disponível.

c) A partir de t6, a mortandade de peixes decorre da diminuição da população de produtores.

d) A mortandade de peixes, a partir de t6, é devida à insuficiência de oxigênio na água.

e) A partir de t3, a produção primária aumenta devido à diminuição dos consumidores.

364. (UFC-2001) - Leia o texto seguinte:

A Mancha da Impunidade

Numa série de erros, a Petrobrás deixa vazar 4 milhões de litros de óleo e emporcalha dois rios no Paraná (...) Aves e pequenos mamíferos que tentavam chegar até a água ficavam cobertos pelo óleo. De cada oito animais retirados pelas equipes de resgate, apenas um sobreviveu.

(Revista Veja, 26/07/2000)

A mortandade dos animais citados na reportagem explica-se, principalmente, pelo seguinte fato:

A) a impregnação da superfície de seus corpos com o óleo mata-os por intoxicação e por impedimento da termorregulação.

B) o óleo provoca a obstrução das vias respiratórias desses animais que morrem por asfixia.

C) bactérias que degradam o petróleo proliferam em grande quantidade sobre os animais provocando infecções agudas e causando a sua morte.

D) o óleo ingerido pelos animais provoca graves lesões no sistema nervoso central ocasionando a morte.

E) o óleo na superfície corporal dos animais concentra os raios solares que incidem sobre eles, provocando queimaduras severas na pele e levando-os à morte.

365. (UFC-2003) A poluição industrial tem causado anomalias sexuais em animais selvagens, em várias partes do mundo, mas em nenhum lugar em proporções tão altas quanto no Ártico, causando hermafroditismo em ursos polares. Esses animais tornam-se particularmente vulneráveis porque:

a) sua cadeia alimentar se inicia com o plâncton.

b) estão no topo da cadeia alimentar.

c) são exclusivamente consumidores primários.

d) sua cadeia alimentar tem apenas dois níveis tróficos.

e) são exclusivamente consumidores secundários.

366. (ENEM-2000) O gráfico abaixo refere-se às variações das concentrações de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia útil, em um grande centro urbano.

[pic]

(Adaptado de NOVAIS, Vera. Ozônio: aliado ou inimigo. São Paulo: Scipione,1998)

As seguintes explicações foram dadas para essas variações:

I - A concentração de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razão da conversão de NO em NO2.

II - A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada à maior ou à menor intensidade de tráfego.

III - Os veículos emitem óxidos de nitrogênio apenas nos horários de pico de tráfego do período da manhã.

IV - Nos horários de maior insolação, parte do ozônio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera.

Dessas explicações, são plausíveis somente:

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

367. (ENEM-98) Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela abaixo mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.

|Qualidade do ar |Concentração de CO – ppm* (média de 8h) | | |

|Inadequada |15 a 30 | | |

|Péssima |30 a 40 | | |

|Crítica |Acima de 40 | | |

|* ppm (parte por milhão) = 1 micrograma de CO por grama de ar 10 –6 g |

| |

|Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados: |

| |Concentração de CO (ppm) |Sintomas em seres humanos | |

| |10 |Nenhum | |

| |15 |Diminuição da capacidade visual | |

| |60 |Dores de cabeça | |

| |100 |Tonturas, fraqueza muscular | |

| |270 |Inconsciência | |

| |800 |Morte | |

368. (ENEM-98) Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:

a) não apresentar nenhum sintoma. b) ter sua capacidade visual alterada.

c) apresentar fraqueza muscular e tontura. d) ficar inconsciente. e) morrer.

369. (ENEM-2002) O Protocolo de Kyoto — uma convenção das Nações Unidas que é marco sobre mudanças climáticas, — estabelece que os países mais industrializados devem reduzir até 2012 a emissão dos gases causadores do efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta estabelece valores superiores ao exigido para países em desenvolvimento. Até 2001, mais de 120 países, incluindo nações industrializadas da Europa e da Ásia, já haviam ratificado o protocolo. No entanto, nos EUA, o presidente George W. Bush anunciou que o país não ratificaria “Kyoto”, com os argumentos de que os custos prejudicariam a economia americana e que o acordo era pouco rigoroso com os países em desenvolvimento.

Adaptado do Jornal do Brasil, 11/04/2001

Na tabela encontram-se dados sobre a emissão de CO2

Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa que representa um argumento que se contrapõe à justificativa dos EUA de que o acordo de Kyoto foi pouco rigoroso com países em desenvolvimento.

A) A emissão acumulada da União Européia está próxima à dos EUA.

B) Nos países em desenvolvimento as emissões são equivalentes às dos EUA.

C) A emissão per capita da Rússia assemelha-se à da União Européia.

D) As emissões de CO2 nos países em desenvolvimento citados são muito baixas.

E) A África do Sul apresenta uma emissão anual per capita relativamente alta.

370. (ENEM-2000) Uma região industrial lança ao ar gases como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida. A figura mostra a dispersão desses gases poluentes.

Considerando o ciclo da água e a dispersão dos gases, analise as seguintes possibilidades:

I. As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte de peixes

II. A precipitação na região rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem.

III. A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois a transpiração dos vegetais neutralizaria o excesso de ácido.

Dessas possibilidades,

A) pode ocorrer apenas a I. B) pode ocorrer apenas a II. C) podem ocorrer tanto a I quanto a II.

D) podem ocorrer tanto a I quanto a III. E) podem ocorrer tanto a II quanto a III.

(ENEM-98-texto) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

371. (ENEM-98) Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I - monumento Itamarati - Brasília (mármore).

II - esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).

III - grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:

a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

372. (ENEM-98) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I - as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II - as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III - as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas.

373. (ENEM-2003) Na música "Bye, bye, Brasil", de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal, os versos

"puseram uma usina no mar

talvez fique ruim pra pescar"

poderiam estar se referindo à usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas

A) pelo aquecimento das águas, utilizadas para refrigeração da usina, que alteraria a fauna marinha.

B) pela oxidação de equipamentos pesados e por detonações que espantariam os peixes.

C) pelos rejeitos radioativos lançados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes.

D) pela contaminação por metais pesados dos processos de enriquecimento do urânio.

E) pelo vazamento de lixo atômico colocado em tonéis e lançado ao mar nas vizinhanças da usina.

374. (ENEM-2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

A) não provocarem impacto ambiental.

B) independerem de condições climáticas.

C) a energia gerada poder ser armazenada.

D) utilizarem fontes de energia renováveis.

E) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

Energia/Água

375. (ENEM-2003) O setor de transporte, que concentra uma grande parcela da demanda de energia no país, continuamente busca alternativas de combustíveis.

Investigando alternativas ao óleo diesel, alguns especialistas apontam para o uso do óleo de girassol, menos poluente e de fonte renovável, ainda em fase experimental. Foi constatado que um trator pode rodar, nas mesmas condições, mais tempo com um litro de óleo de girassol, que com um litro de óleo diesel.

Essa constatação significaria, portanto, que usando óleo de girassol,

A) o consumo por km seria maior do que com óleo diesel.

B) as velocidades atingidas seriam maiores do que com óleo diesel.

C) o combustível do tanque acabaria em menos tempo do que com óleo diesel.

D) a potência desenvolvida, pelo motor, em uma hora, seria menor do que com óleo diesel.

E) a energia liberada por um litro desse combustível seria maior do que por um de óleo diesel.

376. (ENEM-2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece:

A) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor.

B) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.

C) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.

D) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.

E) na carburação, com a difusão do combustível no ar.

377. (ENEM-2003) Nos últimos anos, o gás natural (GNV: gás natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veículos nacional, por ser viável economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental.

O quadro compara algumas características do gás natural e da gasolina em condições ambiente.

[pic]

Apesar das vantagens no uso de GNV, sua utilização implica algumas adaptações técnicas, pois, em condições ambiente, o volume de combustível necessário, em relação ao de gasolina, para produzir a mesma energia, seria

A) muito maior, o que requer um motor muito mais potente.

B) muito maior, o que requer que ele seja armazenado a alta pressão.

C) igual, mas sua potência será muito menor.

D) muito menor, o que o torna o veículo menos eficiente.

E) muito menor, o que facilita sua dispersão para a atmosfera.

378. (ENEM-2003) Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem conter sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Gases tóxicos podem ser produzidos em processos naturais;

II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais;

III. Esterco e alimentos em decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S).

Está correto, apenas, o que se afirma em:

A) I B) II C) III D) I e III E) II e III

379. (ENEM-2003) Em um debate sobre o futuro do setor de transporte de uma grande cidade brasileira com trânsito intenso, foi apresentado um conjunto de propostas.

Entre as propostas reproduzidas abaixo, aquela que atende, ao mesmo tempo, a implicações sociais e ambientais presentes nesse setor é

A) proibir o uso de combustíveis produzidos a partir de recursos naturais.

B) promover a substituição de veículos a diesel por veículos a gasolina.

C) incentivar a substituição do transporte individual por transportes coletivos.

D) aumentar a importação de diesel para substituir os veículos a álcool.

E) diminuir o uso de combustíveis voláteis devido ao perigo que representam.

380. (ENEM-2003) Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados de petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza:

A) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana.

B) pelo maior ou menor tempo para se reciclar o combustível utilizado, tempo muito maior no caso do álcool.

C) pelo maior ou menor tempo para se reciclar o combustível utilizado, tempo muito maior no caso dos derivados do petróleo.

D) pelo tempo de combustão de uma mesma quantidade de combustível, tempo muito maior para os derivados do petróleo do que do álcool.

E) pelo tempo de produção de combustível, pois o refino do petróleo leva dez vezes mais tempo do que a destilação do fermento de cana.

(ENEM-98-texto) Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.

“Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira....”

“Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera 90 gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênio ... Ao mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a 8,9 kwh.”

“Na hora de recolher o lixo doméstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente 240 gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas de vidro.”

381. (ENEM-98) No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:

a) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.

b) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingerida.

c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores.

d) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos consumidores.

e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.

382. (ENEM-98) Também com relação ao trecho I, supondo a existência de um chuveiro elétrico, pode-se afirmar que:

a) a energia usada para aquecer o chuveiro é de origem química, transformando-se em energia elétrica.

b) a energia elétrica é transformada no chuveiro em energia mecânica e, posteriormente, em energia térmica.

c) o aquecimento da água deve-se à resistência do chuveiro, onde a energia elétrica é transformada em energia térmica.

d) a energia térmica consumida nesse banho é posteriormente transformada em energia elétrica

e) como a geração da energia perturba o ambiente, pode-se concluir que sua fonte é algum derivado do petróleo.

383. (ENEM-98) Com referência ao trecho II, pode-se afirmar que:

a) um automóvel produz monóxido de carbono pelo fato de que a queima dos combustíveis utilizados não é completa.

b) pode-se concluir que o automóvel em questão não utiliza o álcool como combustível.

c) a produção de óxido de nitrogênio contribui para a chuva ácida.

d) o texto está equivocado, pois os óxidos de nitrogênio lançados na atmosfera não têm qualquer relação com o automóvel.

e) caso o automóvel fosse elétrico, não poluiria o ambiente com monóxido de carbono, mas lançaria ao ar radiações eletromagnéticas prejudiciais à saúde.

384. (ENEM-99) A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas

(A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.

(B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.

(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.

(D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.

(E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

385. (ENEM-99) O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

386. (ENEM-99) No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas:

I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas.

II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios.

III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas.

Das três afirmações acima, somente

A) I está correta. B) II está correta. C) III está correta.

D) I e II estão corretas. E) II e III estão corretas.

387. (ENEM-99) Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36x106 trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e dos 5% restantes, quase a metade está retida nos pólos e geleiras.

O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em larga escala. Isso porque, entre outras razões,

(A) o custo dos processos tecnológicos de dessalinização é muito alto.

(B) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos.

(C) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos.

(D) a água do mar possui materiais irremovíveis.

(E) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.

388. (ENEM-2000-texto) A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear.

389. (ENEM-2000) Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações:

I - o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica.

II - o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes.

III - o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação.

Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s):

a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

390. (ENEM-2000) No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água.

Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

a) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.

b) chuva ácida e efeito estufa.

c) alagamentos e intensificação do efeito estufa.

d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

391. (ENEM-2000-texto) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

392. (ENEM-2000) A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente,

A) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios.

B) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

C) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento / impermeabilização do solo urbano.

D) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

E) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

393. (ENEM-2000) Algumas medidas podem ser propostas com relação aos problemas da água:

I. Represamento de rios e córregos próximo às cidades de maior porte.

II. Controle da ocupação urbana, especialmente em torno dos mananciais.

III. Proibição do despejo de esgoto industrial e doméstico sem tratamento nos rios e represas.

IV. Transferência de volume de água entre bacias hidrográficas para atender as cidades que já apresentam alto grau de poluição em seus mananciais.

As duas ações que devem ser tratadas como prioridades para a preservação da qualidade dos recursos hídricos são:

A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

394. (ENEM-2001) Boa parte da água utilizada nas mais diversas atividades humanas não retorna ao ambiente com qualidade para ser novamente consumida. O gráfico mostra alguns dados sobre esse fato, em termos dos setores de consumo.

[pic]

Com base nesses dados, é possível afirmar que

A) mais da metade da água usada não é devolvida ao ciclo hidrológico.

B) as atividades industriais são as maiores poluidoras de água.

C) mais da metade da água restituída sem qualidade para o consumo contém algum teor de agrotóxico ou adubo.

D) cerca de um terço do total da água restituída sem qualidade é proveniente das atividades energéticas.

E) o consumo doméstico, dentre as atividades humanas, é o que mais consome e repõe água com qualidade.

395. (ENEM-2003) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

C) a qualidade da água disponível, apenas no sub-solo terrestre.

D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

396. (ENEM-2003) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

A) reduzida área de solos agricultáveis.

B) ausência de reservas de águas subterrâneas.

C) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

D) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

E) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

397. (ENEM-2003) Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá-la no processo industrial.

De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo

A) permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais.

B) diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial.

C) reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água.

D) torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado.

E) recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas.

398. (ENEM-2003) Visando adotar um sistema de reutilização de água, uma indústria testou cinco sistemas com diferentes fluxos de entrada de água suja e fluxos de saída de água purificada.

[pic]

Supondo que o custo por litro de água purificada seja o mesmo, obtém-se maior eficiência na purificação por meio do sistema

A) I B) II C) III D) IV E) V

399. (ENEM-2002) Nos peixamentos – designação dada à introdução de peixes em sistemas aquáticos, nos quais a qualidade da água reduziu as populações nativas de peixes – podem ser utilizados peixes importados de outros países, peixes produzidos em unidades de piscicultura ou, como é o caso da grande maioria dos peixamentos no Brasil, de peixes capturados em algum ambiente natural e liberados em outro. Recentemente começaram a ser utilizados peixes híbridos, como os “paquis”, obtidos por cruzamentos entre pacu e tambaqui; também é híbrida a espécie conhecida como surubim ou pintado, piscívoro de grande porte.

Em alguns julgamentos de crimes ambientais, as sentenças, de modo geral, condenam empresas culpadas pela redução da qualidade de cursos d’água a realizarem peixamentos. Em geral, os peixamentos tendem a ser repetidos muitas vezes numa mesma área.

A respeito da realização de peixamentos pelas empresas infratoras, pode-se considerar que essa penalidade

A) não leva mais em conta os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas.

B) faz a devida diferenciação entre quantidade de peixes e qualidade ambiental.

C) é indutora de ação que reverte uma das causas básicas da poluição.

D) confunde quantidade de peixes com boa qualidade ambiental dos cursos d’água.

E) obriga o poluidor a pagar pelos prejuízos ambientais que causa e a deixar de poluir.

Extra (UFC-2005) Atualmente, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável, mais de dois bilhões não contam com saneamento adequado e, pelo menos, seis mil crianças morrem diariamente nos países em desenvolvimento, vítimas de doenças provocadas pela água contaminada. Dentre as alternativas sugeridas para solucionar o problema da escassez de água, assinale aquela que atende, simultaneamente, aos critérios de: ser eficaz, não causar danos ao ambiente e ser economicamente viável.

A) Derretimento das calotas polares.

B) Dessalinização da água dos oceanos.

C) Despoluição de rios e de outros corpos de água doce.

D) Redução do desperdício no uso doméstico e na agricultura.

E) Intensificação do uso dos estoques subterrâneos profundos.

APRESENTAÇÃO

Esta apostila foi projetada com o intuito de aumentar a capacidade do alunado para a competição do vestibular e incitar o desejo de testar o conteúdo aprendido, assim como, complementar a carga de exercícios utilizados do livro texto. As questões retiradas dos vestibulares passados das Universidades UFC, UECE, UNIFOR e do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM necessitam alto nível de compreenção e força de vontade do alunado para que possam ser respondidas corretamente.

A necessidade de resolução de exercícios para fixação dos conteúdos é primordial, portanto alunado, se delicie com nada menos que 400 questões que tentam abranger todo o conteúdo do Ensino Médio.

Agradecimentos: Professor Carlos Sullivan, Coordenação e Direção do CC Luzardo Viana.

-----------------------

45. (UFC) O gráfico ao lado mostra a influência da intensidade luminosa na velocidade da fotossíntese de uma determinada planta, em condições uniformes de CO2 e temperatura.

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

Leite, queijos, coalhada e iogurte

Verduras e legumes

Pães, massas, arroz e outros cereais

Carnes, peixes, ovos, grãos e castanhas

Frutas

Óleos, gorduras e doces

1

2

3

5

6

4

[pic]

Proteína contrátil 2

Proteína contrátil 1

Anel

contrátil

I

II

III

IV

V

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

Rato macho

Rato macho

Rato fêmea

Fecudação

in vitro

Plasmídios

recombinantes

com pedaços de

DNA humano

Injeção do DNA

no pró-núcleo masculino

Pró-núcleo masculino

Pró-núcleo feminino

Sucção

Célula-ovo fixa

a uma pipeta

Colocação das células-ovo

no útero de uma rata

Filhotes recém-nascidos

que devem conter genes

humanos em seus cromossomos

Desenvolvimento dos

embriões na

“mãe-de-aluguel”

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

P

F.1

F.2

[pic]

ı

ı

ı

ı

ı

ı

ı

ı

ı









0 0 10 20 10 20 30 40 50 60

4,0

3,0

2,0

1,0

Repouso Treinamento

















[pic]

“Luz do sol,

Que a folha traga e traduz,

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida,

Em força, em luz”.

Caetano Veloso

“Segundo a escritora americana Susan Faludi, os homens estão vivendo a ‘crise da masculinidade’ cujos sintomas são a depressão, o suicídio, os comportamentos violentos, o aumento das cirurgias estéticas, o abuso de esteróides, a grande procura de substâncias que melhorem o desempenho sexual, etc.”

(Revista Veja, 15 de setembro de 1999).

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download