Odireitodigital.com



EXMO. SENHOR PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE ___________________

_________________________________________, (estado civil), (profissão), portadora do documento de identificação n.º ________, contribuinte fiscal n.º _________, residente em _________________________________________, concelho de ______________, na qualidade de representante legal do menor _____________________________________________, vem pelo presente, nos termos e para os efeitos do previsto no art. 1889º, n.º 1, al. j) do Código Civil, requerer junto de V. Exa., nos termos e fundamentos seguintes:

1. ____________________________, natural da freguesia de _____________, concelho de Barcelos, faleceu às __ horas e __ minutos do dia __ de __________ de ____, com __ anos (cfr. Assento de Óbito n.º ____ do ano de ____, da _ª Conservatória do Registo Civil de _____ – doc. 1, cuja cópia se junta e se dá por integralmente reproduzida),

2. Tendo tido como última residência habitual o n.º ____, da Rua _______________________, em _______________, concelho de ________________ (cfr. doc. 1),

3. E tendo deixado como seus herdeiros, nos termos e para os efeitos do disposto nos art. 2131º e sgs. do Código Civil, a cônjuge, aqui requerente, e o seu único descendente, o filho _______________________________________________ (cfr. habilitação de herdeiros e assento de nascimento do menor – doc. 2 e 3, cujas cópias se juntam e se dão por integralmente reproduzidas).

4. Prevê o art. 1878º, n.º 1 do Código Civil, no que se refere ao conteúdo das responsabilidades parentais, que compete aos pais, no interesse dos filhos, velar pela segurança e saúde destes, prover ao seu sustento, dirigir a sua educação, representá-los e administrar os seus bens.

5. Ora, deixou o falecido ________________________________________- inúmeras dívidas, pelas quais irá responder a respectiva herança, nos termos do previsto no art. 2068º do Código Civil, não tendo igualmente o falecido deixado quaisquer bens à sucessão.

6. De entre as dívidas deixadas, contam-se as seguintes: _______________________________, no montante de € ____,__ (_______________________________ euros); (…).

7. Atendendo aos encargos que sobre a herança impendem, à responsabilidade dos herdeiros, estabelecida nos termos do art. 2071º do Código Civil, e à responsabilidade decorrente do necessário cumprimento das responsabilidades parentais estabelecidas nos termos do art. 1878º, n.º 1, é legítimo à legal representante do menor requerer a autorização para o repúdio da herança em causa, nos termos do previsto no art. 1889º, n.º 1, al. j),

8. Defendendo-se assim os melhores interesses do menor.

Nestes termos e nos melhores de direito, requer-se, nos termos e para os efeitos do previsto no artigo 1889º, n.º 1, al. j) do Código Civil, a competente autorização do Tribunal para repudiar a herança do menor _____________________________________.

Junta: 3 (três) documentos.

E.D.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download