Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 12 de janeiro

Dia do Contabilista.

Santos do Dia: Ravena/ Modesto/ Taciana/ Bernardo de Corleone/Bento Biscop.

Faltam 353 dias para terminar o ano (354 em anos bissextos)

Belém do Pará: fundação

1616. O Capitão-mor do Rio Grande do Norte Francisco Caldeira Castelo Branco (1566? – 1619) lança no Forte do Castelo os alicerces do povoado de Feliz Lusitânia, sob a proteção de Nossa Senhora de Belém, mais tarde Santa Maria de Belém do Grão-Pará. A capital do estado do Pará está situada junto à Baia de Marajó e o Rio Pará. No Século 19, com o início da extração da borracha, Belém experimentou um grande desenvolvimento. Com uma área de 756 quilômetros quadrados, a cidade tem hoje uma população de mais 1 milhão de habitantes na região metropolitana. O comércio e o turismo são as principais atividades, beneficiadas pela localização geográfica às portas do rio Amazonas. 41.

[pic] Pestalozzi, nascimento

1746. Nasce em Zurique, Suíça, Johann Heinrich Pestalozzi, o educador que pregou o amor pedagógico como fundamento de todo o desenvolvimento do homem. Em 1751 ele passou a ter aulas de linguística e filosofia no Colégio Carolinium. Em 1763, com 17 anos já era membro da Sociedade Helvética, instituição patriótica de inspiração iluminista fundada em Zurique em 1761, onde os membros se reuniam para criticar a situação política do país e propor reformas e discutir o futuro da Confederação Suíça.

Feio, magro e muito alto, Pestalozzi enxergou, de perto, o abismo que separava os pobres dos ricos. Ele mesmo lutou muito para se sobressair na sociedade preconceituosa de sua época. Embora tenha recebido instrução religiosa protestante, considerava-se apenas cristão. Em toda sua vida propôs e praticou uma educação moral baseada em três fatores: o amor, a percepção e o exercício moral, a linguagem e a verbalização da moral.

Em 1824, Johann Pestalozzi fundou o Instituto de Iverdon, uma escola primária considerada modelo para toda a Europa. Revolucionária para os padrões da época, ali trabalharam educadores que se consagraram mais tarde, como Friedrich Wilhelm August Froebel (1782 – 1852), o criador do jardim da infância; Carl Ritter (1779 – 1859), fundador da geografia estatística, e Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841), que desenvolveu a psicologia.

Pestalozzi morreu aos 81 anos, em 17 de fevereiro de 1827 e seu corpo foi enterrado em Zurique. Em seu túmulo está uma inscrição com frases que o homenageiam como Pai Pestalozzi, Salvador dos Pobres - Pregador do Povo e Educador da Humanidade. 41.

Caixa Econômica Federal: criação

1861. Dom Pedro II assina o Decreto Nº 2 723, que aprova a criação de uma Caixa Econômica e um Monte de Socorro na Corte. Embrião da CEF (Caixa Econômica Federal), ou simplesmente, CAIXA, a finalidade da nova instituição era conceder empréstimos e estimular o hábito de poupar entre a população. Às 09h00min da manhã de uma segunda-feira, quatro de novembro de 1861, dez meses depois da assinatura do decreto por D. Pedro II, a Instituição começou oficialmente suas operações no Rio de Janeiro. 41.

[pic] Sergei Korolev, fundador do Programa Espacial da URSS, nascimento

1906. Nasce em Jitomir, Ucrânia, o engenheiro de foguetes Sergei Pavlovich Korolev, o fundador do Programa Espacial da URSS. Ele merece a maioria dos créditos por transformar foguetes bélicos em um instrumento de exploração do espaço e por colocar a União Soviética em primeiro lugar nas pesquisas espaciais. Como engenheiro-chefe do programa, ele projetou os primeiros foguetes soviéticos, como o R7 Semyorka, - o primeiro míssil balístico da História - que lançou o pioneiro Sputnik para órbita da Terra em quatro de outubro de 1957. Korolev já admitia a ideia de mandar um homem à Lua muito antes do presidente John F. Kennedy (1917 – 1963) lançar esse desafio em seu discurso na Universidade Rice em 25 de maio de 1961.

Em 1922, Korolev entrou para a escola de profissional de engenharia, onde recebeu um diploma que dava o direito de ingressas na faculdade sem prestar vestibular. Nessa época, ele já estava interessado em aviação, influenciado por seu padrasto, um engenheiro bem sucedido nos setores ferroviário e de ensino técnico. Em 1926 Korolev se transferiu para a Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, instituição muitas vezes comparada ao MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). Em 27 de junho de 1938, no auge dos expurgos promovidos por Stalin, foi preso e enviado para um campo de concentração na Sibéria. Em março de 1940, foi trazido de volta à Moscou e encarcerado na prisão Butyrskaya.

Em setembro de 1940, ele foi transferido para uma sharashka, numerosas prisões mantidas pelo regime, onde prisioneiros bem alimentados trabalhavam em projetos científicos e de engenharia. Ali, Korolev participou do desenvolvimento do bombardeiro Tupolev Tu-2, um avião largamente utilizado pela Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em 27 de julho de 1944, ele recebeu liberdade condicional, e em oito de setembro de 1945, viajou para a Alemanha para avaliar a restauração de mísseis balísticos. Ainda na Alemanha, Korolev foi nomeado chefe do NII-88 em Podlipki, a nordeste de Moscou. Esta organização foi a responsável pelo desenvolvimento e produção industrial de tecnologia de mísseis, tendo como base projetos alemães. Nessa época, liderou o desenvolvimento do R-7, que se tornou a base para o desenvolvimento de propulsores espaciais usados hoje em dia pela Rússia, herdeira da extinta União Soviética, para enviar cosmonautas ao espaço nas próximas décadas. Como exemplo, pode-se citar a nave Soyuz, em operação há quase meio século.

Devido à natureza secreta da indústria espacial soviética, a contribuição de Korolev para o Programa Espacial Soviético só foi publicamente reconhecida pelas autoridades depois de sua morte aos 59 anos em decorrência de problemas com uma operação mal sucedida em Moscou, em14 de janeiro de 1966. 194.

Rubem Braga, nascimento

1913. Nasce em Cachoeira do Itapemirim (ES), o advogado, jornalista e cronista Rubem Braga. Estudante de direito, assinava uma coluna diária no Diário da Tarde de Belo Horizonte. Fundador dos jornais Folha do Povo e Diretrizes junto com Samuel Wainer (1910 – 1980), foi correspondente durante a Segunda Guerra Mundial, ao lado da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Itália. Foi para Paris em 1959 como correspondente de O Globo, retornado no ano seguinte. Em 1955, voltou à França como chefe do escritório comercial do Brasil. Entre 1961 e 1963 foi embaixador brasileiro no Marrocos. Rubem Braga trabalhou nos maiores órgãos de imprensa do Brasil. Único escritor brasileiro a fazer sucesso escrevendo apenas crônicas, morreu no Rio de Janeiro aos 77 anos em 19 de dezembro de 1990. 36.

Orlando Villas-Bôas, nascimento

1914. Nasce em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), o indigenista Orlado Villas-Bôas. Em 1943, ele e os irmãos Cláudio e Leonardo integraram a Expedição Roncador-Xingu. Criada e patrocinada pelo então presidente Getúlio Vargas (1882 – 1954), a expedição partiu do Rio das Mortes (MT), com o objetivo incrementar a ocupação do Oeste do país, ligando a região com São Paulo e Manaus.

A Expedição Roncador-Xingu durou 24 anos e criou 35 cidades, 19 campos de pouso, e o Parque Nacional do Xingu, em 1961. Os irmãos Orlando e Ronaldo foram indicados para o Prêmio Nobel da Paz em 1971 e 1975. Orlando Villas-Bôas morreu aos 88 anos em São Paulo por falência múltipla dos órgãos, em 12 de dezembro de 2002.

Em seis de abril de 2012 estreou o filme Xingu, onde nos anos 1940, os três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste. 18.04/02/2000.

Náilon: invenção

1938. A empresa química norte americana DuPont de Nemours anuncia a invenção do náilon, a primeira fibra sintética desenvolvida pelo homem. O professor de química orgânica Wallace Hume Carothers (1896 – 1937), chefiando uma equipe de 250 profissionais levou oito anos para chegar à produção de um xarope espesso e quebradiço. Depois de milhares de combinações e um investimento de 27 milhões de dólares em pesquisas, Carothers conseguiu chegar a uma fibra de brilho surpreendente e tão resistente quanto o aço. Era o náilon, o substituto para a seda, considerado um produto caro para os padrões da época.

O novo produto revolucionou a indústria em geral, e hoje está presente em escovas de dente, paraquedas, capas de chuva, tapetes, cordas e milhares de produtos manufaturados.

Em 1939 foram lançadas as primeiras meias femininas em pequenas lojas da cidade de Delaware, estado de Ohio, sede da empresa DuPont. O acontecimento provocou uma grande movimentação. Todos queriam comprar o produto que logo se tornaria uma tendência erótica no vestuário feminino.

Mas o químico Wallace Hume Carothers não viveu para saborear o sucesso de sua criação. Suicidou-se aos 41 anos de idade, ingerindo um coquetel de suco de limão misturado com cianeto de potássio em 29 abril de 1937, ano do lançamento do náilon. 52.

Joe Frazier, nascimento

1944. Nasce em Beaufort, Carolina do Sul o pugilista Joseph William Frazier, imortalizado como Joe Frazier, campeão Mundial em 1970 ao vencer por nocaute Jimmy Ellis (1940 – 2014) no quinto assalto. Ao lado dos pugilistas Henry Cooper (1934 – 2011) e Chuck Wepner (1939 -), Joe Frazier fizeram história no mundo do boxe, pois foram os únicos que conseguiram derrubar Muhammad Ali (1942 - ), largamente considerado o maior pugilista de todos os tempos, em lutas valendo o título mundial de pesos-pesados. Frazier tirou a invencibilidade de Ali na chamada Luta do Século, em oito de março de 1971, no Madison Square Garden em Nova York. Após a luta histórica, ele manteve os cinturões AMB e CMB dos pesos pesados. O termo Luta do Século também foi usado pela primeira vez em 1910, no confronto entre Jack Johnson (1878 – 1946) e James Jeffries (1875 – 1953). Joe Frazier morreu de um câncer no fígado aos anos 67 anos na Filadélfia, em oito de novembro de 2011. 46 – 78.

[pic]

Batman, a série, estreia nos Estados Unidos

1966. Estreia nos Estados Unidos a série de TV Batman. Com capítulos que tinham a duração de 30 minutos, o seriado foi exibido até março de 1968 e tinha os atores Adam West (1928 - ) como Batman e Burt Ward (1945 - ) como Robin. Em 15 de junho de 1943 a Columbia já havia lançado um seriado para o cinema, tendo Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft com Robin. Em 12 de janeiro de 1966 foi lançado nos Estados Unidos Batman, o Homem Morcego. Baseado na série de TV, o filme manteve os mesmos atores. Em Gothan City, Charada, Pinguim, Coringa e Mulher-Gato roubam uma máquina capaz de transformar humanos em pó e planejam usá-la para dominar o mundo.

Em 1989 estreou o primeiro episódio moderno da série para o cinema, com Michael Keaton (1951 - ) no papel principal. A dupla apareceu pela primeira vez em primeiro de maio de 1939 nas páginas da revista Detetive Comics. Com argumentos de Bill Finger e desenhos de Bob Kane (1915 – 1998), o Homem Morcego foi inspirado no Super Homem. Bruce Wayne é um milionário que teve seus pais assassinados e jura vingança. Ao sofrer o ataque de um morcego, ele teve a ideia de adotar um personagem secreto por traz de uma máscara. Robin, o Menino Prodígio, que na realidade é Dick Gryson, é um garoto órfão adotado por Bruce Wayne. Eles apareceram no Brasil pela primeira vez em 1942 no Globo Juvenil, com o nome de Morcego Negro, mais tarde Homem Morcego. Adam West morreu em nove de junho de 2017 em Los Angeles, Califórnia, aos 88 anos, depois de uma longa batalha contra a leucemia. 34. – 41.

[pic]

Led Zeppelin: primeiro disco

1969. É lançado pela gravadora Atlantic o primeiro disco da banda britânica de rock Led Zeppelin. O álbum começou a ser gravado em outubro de 1968 nos Estúdios Olympic de Londres, e é considerado o precursor do heavy metal, estilo rock pesado onde se destacam os riffs de guitarra. Com a produção de Jimmy Page (1944 - ), líder do Led Zeppelin, este disco alcançou o primeiro lugar em vendas nos Estados Unidos e sexto na Inglaterra. 36.

Agatha Christie, morte

1976. Morre em Winterbrook Oxford, Inglaterra aos 85 anos, a romancista policial e teatróloga inglesa Agatha Christie, A Dama do Crime. Trabalhou como enfermeira entre os refugiados belgas, de onde tirou inspiração para criar Hercule Poirot, o detetive baixinho e excêntrico. Em 1920 lançou o livro O Misterioso Caso de Styles, primeira aventura de Poirot, antes recusado por seis editores. Virou sucesso em todo o mundo e foi levado várias vezes ao cinema na pele do ator Peter Ustinov (1921 – 2004). No final da década de 1920, lançou Miss Jane Marples, uma velhinha bisbilhoteira que resolve os crimes antes da polícia. Da obra de Agatha Christie, destaca-se o livro o Assassinato no Expresso Oriente. Das mais de 20 peças para o teatro, a mais famosa é A Ratoeira, lançada em 1952, e ainda em cartaz em Londres. Antes de morrer, a escritora matou seu personagem mais famoso. Seu último livro é Cai o Pano, onde o Detetive Hercule Poirot dá seu último suspiro. Seus 90 livros já venderam mais de 600 milhões de exemplares e foram traduzidos para mais de 40 línguas. Agatha Christie nasceu em Torquay, Devon, Inglaterra, em 15 de Setembro de 1890. 36.12/01/1996.

Isaias Sávio, morte

1977. Morre aos 77 anos em São Paulo, o concertista e pedagogo Isaias Savio. Aos oito anos, ele entrou para o Liceu Franz Liszt, de Montevidéu para estudar piano e música, adotando, mais tarde, o violão clássico. Em 1931 veio para o Brasil e se fixou em São Paulo, onde criou, em 1945, a Cadeira de Violão do Conservatório Dramático e Musical. Sávio também foi um notável compositor e criou diversas peças inspiradas no folclore brasileiro.

O grande feito do violonista foi percorrer o Brasil divulgando o violão em recitais, programas de rádio, palestras e mais tarde televisão. Alguns alunos seus tornaram-se mais tarde grandes nomes da MPB, como Paulinho Nogueira e Luiz Bonfá. Ele nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1º de outubro de 1900. 36 – 41.

Diretas Já: comício no Rio de Janeiro

1984. Na Igreja da Candelária, na cidade do Rio de Janeiro é realizado, um gigantesco comício pela campanha das eleições Diretas Já. Este é o início da maior manifestação popular da história da república brasileira. O movimento se espalhou pelas grandes capitais do país, com reuniões idênticas à realizada no Vale do Anhangabaú, São Paulo, em 27 de novembro de 1983. Ao mesmo tempo, um movimento suprapartidário tomou força em favor da aprovação da emenda constitucional do deputado mato-grossense Dante de Oliveira (1952 – 2006), que pedia o restabelecimento da eleição direta para a presidência da república. Apesar da força desses movimentos populares, a emenda foi derrotada por apenas 22 votos no Congresso Nacional, em 25 de abril de 1984. Refletindo os anseios de todos os brasileiros, o mesmo Congresso Nacional elegeu por via indireta Tancredo Neves, o símbolo pacífico do movimento, mas ele morreu em 21 de abril 1985 sem tomar posse. 2 – 26.

Rock in Rio Festival 1, início

1985. Começa o Rock In Rio 1, o festival de rock que apresentou na cidade do Rio de Janeiro 15 atrações nacionais e 14 internacionais. O evento aconteceu numa área de 250 000 metros quadrados da Barra da Tijuca e foi assistido por um milhão e 350 mil pessoas durante 10 dias, e chegou a reunir em algumas noites, mais de 100 000 pessoas que consumiram 7 500 quilos de macarrão, 58 118 hambúrgueres, 88 000 pizzas, 98 000 sanduíches, 130 000 cachorros quentes - e um milhão e 600 mil de litros de bebidas. Entre as principais atrações internacionais, destacaram-se os grupos Queen, AC/DC, Deep Purple, Yes, White Snake e os cantores Rod Stewart, Al Jarreau, James Taylor e George Benson. Entre os brasileiros, Moraes Moreira, Erasmo Carlos, Rita Lee, Barão Vermelho, Ivan Lins e Baby e Pepeu. 36.12/01/1999 - 22.20/08/2000.

[pic] Caíque Ferreira, morte

1994. Morre na capital carioca aos 39 anos vítima de complicações da AIDS, o ator, cantor e bailarino Carlos Henrique Ferreira da Costa, mais conhecido como Caíque Ferreira. Começou a carreira no teatro em 1970, na peça A Exceção e a Regra. Fez sucesso no cinema com o personagem Zé Branco, no filme Um Paraíba no Rio. Estreou na televisão em 1981 e trabalhou nas novelas Brilhante, Amor Com Amor Se Paga, Sexo dos Anjos, Corpo a Corpo e Olho Por Olho - e na Minissérie O Guarany. Também escreveu o romance Vinho da Noite, contando a história de um homem de meia idade que sabia que ia morrer. Caíque Ferreira nasceu no Rio de Janeiro em cinco de setembro de 1954. 33.13/01/1994 – 78.

Gás automotivo, permissão para uso

1996. O então presidente Fernando Henrique Cardoso (1931 - ) assina o decreto permitindo o uso do gás natural em automóveis de passageiros e motores estacionários. Antes dessa liberação, o uso do gás natural estava restrito às frotas de táxis e ônibus e carros de empresas. 33.13/01/1996.

Toy Story, o filme, lançamento

1996. É lançado em mais de 200 cinemas do país o filme Toy Story, marco na história do desenho animado. É o primeiro longa-metragem de animação em terceira dimensão feito por computador. A equipe do animador da Pixar Animation Studios, John Lasseter (1954 -) trabalhou por quase cinco anos no que havia de mais moderno em computação gráfica, para dar vida aos bonecos. Muito trabalho para uma aventura que dura apenas 77 minutos. O filme é um produto dos Estúdios Disney, que em 1984 já tinha tentado essa técnica com Tron.

[pic]

O filme custou 30 milhões de dólares e mais de 600 bilhões de bytes. Ele teve três sequencias: Toy Story 2 em 1999. Toy Story 3 em 2010, e Toy Story 4 em 2019. Em abril de 2012, Toy Story recebeu o número 63 na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista Monet. 18 – 28 – 147.

Ronaldo Fenômeno, Melhor Jogador do Mundo

1997. O futebolista Ronaldo Luiz Nazário de Lima (1976 - ), simplesmente Ronaldo recebe das mãos do presidente da FIFA João Havelange (1916 - 2016), o título de Melhor Jogador do Mundo de 1996. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e computou os votos de 120 técnicos de seleções mundiais, em eleição patrocinada pela FIFA. Com apenas 21 anos de idade, Ronaldo recebeu 329 pontos contra 140 do segundo colocado, o jogador liberiano George Weah (1966 - ). Com esse resultado, o Brasil é o primeiro país com mais de um jogador agraciado com a honraria. Romário (1966 - ) foi o primeiro, eleito em 1994. Ronaldo seria eleito o Melhor Jogador do Mundo mais duas vezes: em 1998 e 2002. 44. 22.13/01/1998 – 33.13/01/1998.

Santana entra para o Rock’n Roll Hall of Fame

1998. O guitarrista mexicano Carlos Santana (1947 - ) é o primeiro artista de língua hispânica da América Latina a entrar para o Rock’n Roll Hall of Fame dos Estados Unidos. 22.14/02/1998.

Clonagem Humana, proibição na Europa

1998. 19 dos 40 membros do Conselho da Europa firmam em Paris, o Protocolo Adicional à Convenção Para a Proteção dos Direitos do Homem e da Dignidade do Ser Humano Face às Aplicações da Biologia e da Medicina, o primeiro texto jurídico internacional sobre a clonagem humana. Entre os países que não concordaram estavam a Alemanha e a Grã-Bretanha. 78.

Implante de Pele Artificial, o primeiro da História

1999. Implante pioneiro de Pele Artificial é realizado com sucesso no Hospital Infantil Jackson da Universidade de Miami. A menina Tori Cameron, de dois meses de idade entra para a história da medicina ao receber um implante de pele Bioartificial, que cobriu quase todo seu corpo. O produto denominado Apligraf é feito a partir de células humanas e de vaca, quimicamente tratado para uso em transplantes. Aprovada em 1998 pela administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos, a Apligraf foi anteriormente aplicada em pacientes com úlcera estomacal. Segundo o doutor Lawrence Schanner, integrante da equipe, a nova pele artificial representou um avanço que abriu caminho para o tratamento de casos mais graves, até então sem solução. 33.13/01/1999.

[pic]

Novos planetas são descobertos

1999. Astrônomos descobrem um novo planeta em plena Via Láctea. Imagens processadas pelos observatórios de Mount John, instalados na ilha do sul da Nova Zelândia, e de Mount Stromlo, em Camberra, capital da Austrália, indicam que esse planeta tem sua massa ligeiramente maior e temperatura mais fria do que a terra, e apresenta todas as condições para abrigar vida.

A descoberta aconteceu em julho de 1999 e foi anunciada na reunião anual da Sociedade Americana de Astronomia em Austin, Texas. Até 2010, cerca de 400 planetas foram descobertos. O que mais se assemelha aos que pertencem ao nosso Sol é o Corot-B9. Localizado na constelação Serpens, a 1500 anos-luz da Terra, o Corot-B9 foi anunciado em um artigo da revista Nature em 18 de março de 2010. 33.12/01/1999 – 18/03/2010.

[pic]

Ademar Ferreira da Silva, morte

2001. Morre em São Paulo aos 73 anos o atleta Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro brasileiro a conquistar dois títulos olímpicos. Ele conquistou a Medalha de Ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque, na Finlândia em 1952 e de Melbourne, na Austrália, em 1956. Além de bicampeão olímpico, ele foi tricampeão dos Jogos Pan-Americanos: em Buenos Aires (1951), Cidade do México (1955) e Chicago (1959). Esse feito levou 40 anos para ser igualado. Apelidado de Canguru Brasileiro, o atleta também estabeleceu cinco recordes mundiais do triplo.

Adhemar era o único filho de um ferroviário e de uma lavadeira. Magro e alto, media 1,78 metro de altura, e suas pernas 1,08 metro. Aos 18 anos, abandonou o futebol quando jogava pelo Grêmio Esportivo Centenário do bairro paulistano da Casa Verde, para se dedicar ao salto triplo no São Paulo Futebol Clube, a convite do treinador alemão Dietrich Ulrich Heindrich Gerner, um dos maiores responsáveis pelo sucesso do São Paulo no atletismo nos anos 1940. Duas das estrelas que o clube ostenta sobre o escudo, na camisa e na bandeira, homenageiam as conquistas de Adhemar em Helsinque e Melbourne. Um ano depois de iniciar os treinamentos, ele era campeão paulista e já detinha o recorde sul-americano e brasileiro de salto triplo. A parceria com o técnico alemão durou até o fim de sua carreira.

Em 1948, com um salto de 15,03 metros Adhemar garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Porém, por causa da falta de tempo para treinar, em sua primeira Olimpíada, conseguiu apenas o 14º lugar entre 29 competidores. É que ele trabalhava durante o dia e estudava à noite, no curso de escultura da Escola Técnica Federal de São Paulo. Mas todo esse sacrifício não foi em vão. O atleta se formou em Direito, Belas Artes, Relações Públicas e Educação Física e falava vários idiomas, entre eles o inglês e o francês. Adhemar fez uma participação no filme Orfeu Negro, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1959, e foi adido cultural do Brasil na Nigéria entre 1964 e 1967.

Em 1955, Adhemar foi para o Rio de Janeiro para competir pelo Vasco da Gama e trabalhar como colunista do jornal Última Hora, convidado por Samuel Wainer, depois de defender o São Paulo Futebol Clube por quase dez anos. Foi o precursor do tripé vencedor do salto triplo brasileiro. Depois dele brilharam os recordistas mundiais Nelson Prudêncio, João Carlos de Oliveira e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

Um dos maiores atletas da história do esporte mundial, Adhemar foi pentacampeão sul-americano, tricampeão pan-americano (em 1951, 1955 e l959), venceu o campeonato luso-brasileiro, em Lisboa, em l960, e foi dez vezes campeão brasileiro, além de bicampeão mundial universitário e de ter conquistado mais de 40 títulos e troféus internacionais. Em 1960, despediu-se com um salto de 15,07 metros nos Jogos de Roma.

Mas Adhemar Ferreira da Silva morreu em São Paulo aos 73, em 12 de janeiro de 2001, amargurado pela falta de reconhecimento. Às vésperas da Olimpíada de 1996, numa entrevista à revista Veja, que havia reunido atletas do passado e do presente para a foto da capa da edição especial, ele declarou:

“No Brasil, minhas duas medalhas de ouro valem lata”.

Em 2012, Adhemar Ferreira da Silva foi introduzido no Hall da Fama do atletismo. À época, ele era o único brasileiro a representar o país no salão da IAAF (Federação Internacional de Atletismo). Ele nasceu na capital paulista em 29 de setembro de 1927. 14 – 41 - 46.

General Leopoldo Galtieri, morte

2003. Morre aos 76 anos o militar político argentino Leopoldo Fortunato Galtieri. Admirador de Benito Mussolini, ele frequentou a Escola das Américas do Panamá, onde militares sul-americanos aprendiam com professores norte-americanos a doutrina da segurança nacional. Depois do golpe militar que derrubou a presidente María Estela Martínez de Perón (1931 - ), mais conhecida como Isabelita Perón em 24 de março de 1976, Galtieri dirigiu um centro de tortura instalado na Quinta Funes em Rosário. Ele era o Comandante do Segundo Exército. Em 1981, liderou o golpe interno que depôs o general Roberto Eduardo Viola (1924 – 1994), mas a ditadura perdia o controle do país, mergulhado numa crise econômica sem precedentes. Numa tentativa de recuperar o apoio popular, Galtieri mandou invadir, em março de 1982 as Ilhas Malvinas (ou Falklands), território britânico reivindicado pela Argentina. A derrota para os ingleses tornou o regime militar insustentável. 74 dias depois, a Inglaterra recuperou o arquipélago localizado a 500 quilômetros da costa. No conflito morreram 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

Em julho de 1982, Leopoldo Galtieri renunciou. Em 1985, ele foi julgado e acusado pela Justiça Argentina de ter ordenado 13 sequestros, três torturas e 242 casos de falsificação ideológica, mas foi absolvido. Entre 1985 e 1986 os comandantes responsáveis pela campanha das Malvinas receberam penas que vão de quatro anos à prisão perpétua. Em 1989 o presidente Carlos Menem indultou os chefes militares, mas em 1997 o juiz espanhol Baltazar Garzón Real (1955 - ) ordenou sua captura internacional por genocídio e terrorismo. Em julho de 2002, Leopoldo Galtieri foi processado pelo sequestro de 18 militantes do Movimento Montoneros. O Juiz Claudio Bonadío ordenou sua prisão domiciliar, pena que ele pagou até morrer. O General Leopoldo Galtieri nasceu em Castelar, Argentina, em 15 de julho de 1915. 33.13/01/2003 – 5.1978.

[pic] Maurice Gibb, morte

2003. Morre aos 53 anos em Miami, Flórida, o cantor Maurice Ernest Gibb. Em 1958 ele fundou em Brisbane, Austrália junto com os irmãos gêmeos Robin e Barry, o Bee Gees, grupo que integrou o seleto time de artistas que conseguiram vender mais de 100 milhões álbuns em todo o mundo. Eles chegaram ao topo do sucesso em 1977 durante a febre das discotecas, com a trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, emplacando sucessos como Stayin Alive, More Than a Woman, e How Deep is Your Love. Com o fim da era das discotecas, os Bee Gees ficaram esquecidos até 1987, quando lançaram o álbum You Win Again. Maurice Gibb nasceu na Ilha de Mann, Inglaterra, em 22 de dezembro de 1949. 41-33.13/01/2003.

Automóvel movido a hidrogênio o primeiro da História

2005. A General Motors lança o Sequel, o primeiro carro movido a hidrogênio do mundo. Desenvolvido pela subsidiária alemã da GM Opel, o modelo experimental foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, estado de Michigam, nos EUA. Equipado com três tanques com capacidade para 270 metros cúbicos, o Sequel é movido por motores elétricos que não poluem o meio ambiente. Não têm canos de descarga e podem rodar até 480 quilômetros sem reabastecimento, a uma velocidade de 200 quilômetros por hora, e poderá será lançado comercialmente em 2015. 46. 19.01.2005.

[pic]

Sonda espacial Deep Impact, lançamento

2005. A NASA lança a sonda Deep Impact, em português, Impacto Profundo. Ela era equipada com um dispositivo semelhante a um revólver e uma câmera de alta definição capaz de captar a imagem de um objeto de 1 400 metros de diâmetro a 700 quilômetros de distância. Parte da missão da sonda de 700 quilos e 3,2 metros de comprimento, 1,7 metros de diâmetro e 2,3 metros de altura era se aproximar do Cometa Tempel I, a 134 milhões de quilômetros da Terra e ejetar o dispositivo semelhante a um revólver que percorreria os 880 000 quilômetros entre a nave e o cometa, a uma velocidade de 36 720 quilômetros por hora e bombardear o astro de três quilômetros de raio. A explosão ocorreu em quatro de julho de 2005, data da comemoração da Independência dos Estados Unidos. 42.08/2005.

Terremoto no Haiti em 2010

2010. Um Terremoto com magnitude de 7.0 graus na Escala Richter, com epicentro a 25 quilômetros de Porto Príncipe, capital do Haiti, causa danos e mata pelo menos 223 000 pessoas, deixando cerca de outras três milhões desabrigadas. O violento sismo foi registrado às 16h53min e ocorreu a cerca de 13 000 metros de profundidade. No espaço de um minuto danificou milhares de edifícios em vários locais da região, incluindo o Palácio Presidencial, o Edifício do Parlamento e a Catedral de Notre-Dame. Foi o mais forte terremoto a afetar o país em 200 anos. Muitos brasileiros morreram, incluindo a médica sanitarista e pediatra Zilda Arns. Nascida em Forquilha (SC) em 25 de agosto de 1934, ela foi a fundadora da Pastoral da Criança. Também morreram o diplomata Luiz Carlos da Costa (1949 – 2010) e 18 militares integrantes das Forças de Paz da ONU no Haiti, o país mais pobre das Américas. 105 - 133.

[pic] Carminha Mascarenhas, morte

2012. Morre 81 anos na capital carioca onde estava internada, depois de ter passado os últimos anos no Retiro dos Artistas, a cantora Carminha Mascarenhas. Descendente de italianos, mudou-se com a família para São Paulo, quando tinha ainda poucos meses de idade e, mais tarde, voltou a Minas, e foi morar em Poços de Caldas. Formou-se professora primária e começou a cantar no coral da Igreja Matriz, destacando-se pela voz de contralto. Depois, interessou-se pela música popular, acompanhada pelo pai e pelo tio ao violão. Iniciou sua carreira artística como crooner do conjunto de José Maria, ao lado do pianista Raul Mascarenhas (1926 – 1987), com quem se casou, em 1952. O casal teve um filho, o saxofonista Raul Mascarenhas Jr (1953 - ). Nessa época, Carminha Mascarenhas transferiu-se com o marido para Belo Horizonte, apresentando-se com ele na Rádio Inconfidência e em casas noturnas.

Em 1954, Carminha Mascarenhas gravou seu primeiro disco, um 78 RPM com as canções Nossos Caminhos Divergem e Folha Caída. Em 1955, estreou como crooner do Copacabana Palace, na capital carioca. Ainda nesse ano foi eleita Cantora Revelação do Ano, quando foi contratada para fazer parte do elenco da Rádio Nacional, estreando no programa Nada Além de 2 Minutos. Em 1956, deixou o Copacabana Palace e passou a apresentar-se na boate Sacha's. Separou-se do marido e viajou em excursão para o Uruguai, Argentina e Paraguai.

Em 1959, gravou seu primeiro LP, Carminha Mascarenhas. Nesse disco, está incluída a canção Eu Não Existo Sem Você, da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Ainda nesse ano, foi para a TV Rio para apresentar o programa Carrossel, atuando ao lado de Lucio Alves, Elizeth Cardoso, Carlos José, Hernany Filho, Norma Bengel e Elizabeth Gasper. Mais tarde participou, com Marisa Gata Mansa e Hernany Filho, do LP Em Cada Estrela Uma Canção, em homenagem à obra do compositor Newton Mendonça (1927 – 1960), interpretando as canções Discussão, Meditação, Desafinado e Samba de Uma Nota Só.

Nos anos 1980, apresentou-se na casa Sambão e Sinhá, com o espetáculo Carnavalesque. Mudou-se para Teresópolis em 1986, apresentando-se ocasionalmente em shows. Em 1999, comemorou 50 anos de carreira, em espetáculo realizado na ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Em 2001, atuou ao lado de Ellen de Lima, Carmélia Alves e Violeta Cavalcanti no espetáculo As Cantoras do Rádio: Estão Voltando as Flores, que revivia a época de ouro de cantoras que marcaram a história do rádio no Brasil. Carminha Mascarenhas nasceu em Muzambinho (MG), em 14 de abril de 1930. 36 – 154.

[pic]

Dia 13 de janeiro

Dia Internacional do Leonismo.

Santos do Dia: Hilário de Poitiers/ Verônica/ Leôncio/ Mônica.

Faltam 352 dias para terminar o ano (353 em anos bissextos)

Tratado de Madri: assinatura

1750. Portugal e Espanha assinam o Tratado de Madri, anulando o Tratado de Tordesilhas, de sete de junho de 1494. Resultante da expansão luso-brasileira nas Regiões Sul, Oeste e Norte do país, o Tratado de Madri partiu do princípio que a terra pertenceria a quem a ocupava. Os novos limites estabelecidos deram ao Brasil a configuração gráfica atual, menos a área do Acre. No sul, trocou-se a Colônia de Sacramento pela Região das Missões Jesuítas, denominada Sete Povos das Missões. 175.

Frei Caneca, morte

1852. Morre aos 26 anos o político, escritor, sacerdote e jornalista Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mais conhecido como Frei Caneca, um dos maiores defensores da independência e dos ideais republicanos no Brasil. Em 1817 foi preso pela primeira vez, ao participar da Revolução Pernambucana. A partir de 1823, começou a escrever as Cartas de Pítia a Damão, publicadas no Rio de Janeiro pelo jornal Correio da Manhã. Quatro anos depois é libertado e reassume as funções de professor de geometria. Em 1823, fundou o jornal Typhis Pernambucano, e combateu a atitude de Dom Pedro I (1798 – 1834) de dissolver a Constituinte de 1823. A seguir, Caneca participou do movimento revolucionário da Confederação do Equador. Foi preso e condenado à forca, mas diante da negativa dos carrascos em enforcá-lo, ele foi fuzilado. Ele nasceu em Recife, (PE), em 20 de agosto de 1779. 22.13/01/2001 - 36.13/01/2000.

André Rebouças, nascimento

1838. Nasce em Cachoeira (BA), o engenheiro, advogado, político e abolicionista André Rebouças Nascimento. Conselheiro de D. Pedro II, era filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate. Rebouças ganhou fama no Rio de Janeiro, então Capital do Império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade. Depois de se formar como engenheiro no Rio de Janeiro, ele foi estudar na Europa em 1861. De volta ao Brasil, trabalhou na reforma de portos e edificações no litoral. De 1865 a 1866, serviu como engenheiro na Guerra do Paraguai. Como empresário, envolveu-se, sem sucesso, em vários empreendimentos que visavam a modernização do país.

Na década de 1880, André Rebouças abraçou o movimento abolicionista, ao lado Joaquim Nabuco (1849 – 1910) e Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle, o Visconde de Taunay (1843 – 1899). Muito ligado a D. Pedro II (1825 – 1891), André Rebouças vou com hostilidade o movimento militar que levou o Brasil à República. Embarcou para a Europa no vapor Alagoas, acompanhado o imperador na viagem para o exílio. Até 1891, viveu em Lisboa, onde foi correspondente do jornal britânico The Times. Arruinado financeiramente, trabalhou como engenheiro em Luanda, na África. Já muito abatido e com a saúde abalada, fixou-se na Ilha da Madeira em 1893. Nunca mais voltaria ao Brasil. Seu corpo foi achado ao pé de um penhasco de 60 metros de altura, perto do hotel em que vivia. 78 – 22. 09051998.

Caso Dreyfus: Émile Zola publica J'Acuse

1898. O escritor francês Émile Zola (1840 – 1902) publica no jornal L’Aurore a célebre carta J’Acuse, em português Eu Acuso. Endereçada ao presidente francês Félix François Faure (1841 – 1899), a carta, com 39 páginas gerou talvez a mais importante primeira página da história do jornalismo de todos os tempos. A correspondência denunciava as partes obscuras do processo movido contra o capitão judeu Alfred Dreyfus (1859 – 1935), então com 35 anos de idade, condenado injustamente à prisão perpétua sob acusação de espionagem, crime que não cometera.

Dreyfus foi enviado a uma ilha de 3 000 mil metros quadrados chamada Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, onde desembarcou em 12 de março de 1885. A publicação da carta abalou a França. Zola foi preso e acusado por calúnia e condenado a um ano de prisão, além de ser obrigado a pagar uma fiança. Coma a repercussão, o capitão Dreyfus foi a novo julgamento e condenado desta vez a 10 anos de prisão, mas Émile Loubet (1838 – 1929), novo Presidente da República decretou o perdão em 1899. O verdadeiro culpado era o major Charles-Ferdinand Walsin Esterhardy (1847 – 1923).

Émile Zola morreu em 1902, assassinado por envenenamento por gás enquanto dormia em sua casa. O capitão Alfred Dreyfus ainda lutou pela França na Primeira Guerra Mundial e recebeu a Medalha de Honra, mas seu nome ainda estava maculado. Somente em setembro de 1995 o Exército Francês declarou oficialmente sua inocência. É dos mais famosos casos de erro judiciário da história. 18.19/03/1995 - 22.29/01/1998 - 36.13/01/2000.

Paschoal Carlos Magno, nascimento

1906. Nasce no Rio de Janeiro o advogado, diplomata, escritor e teatrólogo Paschoal Carlos Magno. Começou aos 12 anos, escrevendo a peça A Torrente. Em 1952 fundou em sua casa do bairro carioca de Santa Teresa o Teatro Duse, pequena casa de espetáculos sem bilheteria onde foram apresentados os primeiros trabalhos de Rachel de Queiroz, Antônio Callado e outros nomes da dramaturgia brasileira. Exerceu cargos Diplomáticos em Liverpool, Londres, Atenas e Milão, tornando-se embaixador em 1961. Fundou em 1965 a Escola de Artes Aldeia do Arcozelo em seu sítio em Miguel Pereira(RJ).

A maior contribuição de Paschoal Carlos Magno à cultura brasileira é a criação da Casa do Estudante. Com encenações shakespearianas, foi o núcleo de teatro onde se realizaram festivais que revelaram Cacilda Becker, Sérgio Cardoso, Glauce Rocha, Tereza Rachel e outros grandes nomes. Como escritor, deixou o romance Sol Sob as Palmeiras, o livro de poesias Chagas de Sol e o livro de memórias Não Acuso Nem Perdoo. Paschoal Carlos Magno morreu aos 84 anos em 24 de maio de 1980. 36.13/011996.

Robert Stack, nascimento

1919. Nasce em Los Angeles, Califórnia o ator Robert Langford Modini Stack, simplesmente Robert Stack. Filho de um empresário rico da Califórnia, passou seus anos de adolescente dando aulas de tiro ao alvo para celebridades de Hollywood, como Carole Lombard (1908 – 1942) e Clark Gable (1901 -1960). Estreou no cinema em 1939 no filme Primeiro Amor. Em 1942, ele apareceu ao lado da própria Carole Lombard no clássico Ser ou Não Ser. Depois de lutar pela Marinha na Segunda Guerra Mundial, Stack retomou sua carreira cinematográfica, aparecendo em vários longas para o cinema.

[pic]

Em 1959, Robert Stack ganhou o papel do agente federal Elliot Ness na lendária série de TV Os Intocáveis e se consagrou. Entre os filmes importantes da carreira de Robert Stack, destacam-se A Paixão de Toureiro (1951), Casa de Bambu (1955), O Ocaso de Uma Alma (1955), Curvas Perigosas (1988) Clube dos Pilantras 2 (1988), e Hercules (1999). Robert Stack morreu de ataque cardíaco em Los Angeles, Califórnia aos 84 anos, em 14 de maio de 2003. 4 – 36.

Joe Pass, nascimento

1929. Nasce em New Brunswick, Nova Jersey o instrumentista Joseph Anthony Passalaqua, conhecido como Joe Pass, considerado um dos maiores guitarristas de jazz de todos os tempos. Começou a tocar aos nove anos de idade, e aos 14 já era profissional. Integrou o lendário Oscar Peterson Trio e tocou com Ella Fistzgerald, Benny Goodman, Sarah Vaughn, Dizzy Gislepie e Count Basie. Joe Pass morreu de câncer no fígado aos 65 anos em Los Angeles, em 23 de maio de 1994. 46.

Renato Aragão, nascimento

1935. Nasce em Sobral (CE), o humorista Renato Aragão. Aos 11 anos, foi para Fortaleza onde mais tarde formou-se em direito, ingressando no Banco do Brasil. Deixou o banco para trabalhar na televisão, contratado pela TV Ceará, onde foi redator, diretor e produtor. Em 1963, foi para o Rio de Janeiro. Trabalhou na TV Tupi e na TV Excelsior, época em que criou o programa Os Adoráveis Trapalhões, que tinha como integrantes Wanderley Cardoso (1945 - ), Ted Boy Marino (1939 - 2012) e Ivon Cury (1928 – 1995). Em 1963, transferiu-se para a TV Record. Nessa época surgiu a formação definitiva dos Trapalhões, grupo que se tornaria um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira. Ao lado de Dedé Santana (1936 - ), Mussum (1941 – 1994) e Zacharias (1934 – 1990), Renato Aragão marcou época no humorismo do país. Voltou para a TV Tupi, e em sete de janeiro de 1976 estrearam na Rede Globo, no especial Sexta Super. Renato Aragão criou bordões como Audácia da Pilombeta, Cuma e Ô da Poltrona. Para o cinema, produziu, dirigiu e atuou em mais de 30 filmes. 22.05/04/1998.

Museu Nacional de Belas Artes: inauguração

1937. Através do Decreto-Lei Nº. 37, é criado no Rio de Janeiro o Museu Nacional de Belas Artes. Iniciativa do então ministro Gustavo Capanema (1900 – 1985), o museu tem em seu acervo pinturas, esculturas, gravuras e mobiliários da arte brasileira, além de cerâmica, artes decorativas e populares italianas, francesas, holandesas e espanholas. Ali estão abrigadas uma importante coleção de pinturas brasileiras do Século 19, da Missão Francesa e uma coleção do pintor holandês Franz Post (1612 – 1680). O prédio do Museu Nacional de Belas Artes foi projetado pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de Los Rios (1868 – 1928) e faz parte do conjunto arquitetônico de estilo neoclássico do começo do Século 20. 36.13/01/2000.

James Joyce, morte

1941. Morre aos 51 anos em Zurique, Suíça, o romancista, contista e dramaturgo James Augustine Aloysius Joyce, mais conhecido como James Joyce. Considerado o mais importante escritor de língua inglesa do Século 20, ele começou seus estudos em um internato no Condado de Kildare. Em 1891 escreveu Et Tu Healy, seu primeiro poema. Em 1907 publicou Música de Câmara, uma antologia de 36 poemas líricos. Em 1915 mudou-se Zurique, na Suíça, onde viveu o resto de sua vida. Suas obras mais importantes são Dublinenses, Retrato do Artista Quando Jovem, Exilados, Pomas-Um Tostão de Cada, Finnicius Revém e o romance Ulisses, escrito entre 1914 e 1921 e censurado em diversos países, como Estados Unidos e Inglaterra. James Joyce nasceu em Raghtar, Irlanda, em dois de fevereiro de1992. 87 – 78.

[pic] Villa Lobos estreia Oitava Sintonia

1955. Executada pela Philadelphia Orchestra no Carnegie Hall de Nova Iorque, estreia a Oitava Sinfonia do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). O próprio Villa Lobos regeu a orquestra. Escrita em 1950, a obra é pontuada para uma orquestra composta por dois flautins, duas flautas, dois oboés, cor anglais, dois clarinetes, clarinete baixo, dois fagotes contrabasson, 4 trompas, 4 trompetes, 4 trombones, tuba, tímpanos, tam-tam, pratos, xilofone, duas harpas, piano e cordas.

A estreia na Europa ocorreu pouco depois, em 15 de março de 1955, no Salle Gaveau, em Paris. Os artistas foram a Orquestra da Sociedade de Concertos do Conservatório de Paris, conduzida pelo compositor brasileiro. 87.

I Want to Hold Your Hand, primeiro lugar nos EUA

1964. A música I Want to Hold Your Hand, dos Beatles, chega ao primeiro lugar nos EUA na lista da revista Billboard. O compacto trazia também no lado B Saw Her Standing There, vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e foi o responsável pela origem da beatlemania nos Estados Unidos, onde vendeu mais de dois milhões de cópias. Composta por Lennon & McCartney e registrada em 17 de outubro de 1963, I Want to Hold Your Hand é a primeira gravação dos Beatles feita num equipamento de quatro canais. 164.

João da Baiana, morte

1974. Morre aos 87 anos na capital carioca o sambista e compositor João Machado Guedes, conhecido como João da Baiana. Ele aprendeu a tocar pandeiro com a mãe, uma doceira filha de escravos. Desde criança, tomou conhecimento do samba, juntando-se aos pioneiros Donga (1890 – 1974) e Pixinguinha (1897 – 1923), entre outros. Consagrado como ritmista e compositor, João da Baiana deixou várias composições. As mais importantes são Cabide de Mulambo, Mulher Cruel e Batuque na Cozinha. Morreu nasceu no Rio de Janeiro em 17 de maio de 1887. 36.13/01/2000.

Racionamento de Petróleo no Brasil

1977. Com o agravamento da crise mundial do petróleo, o governo federal anuncia um conjunto de 14 medidas para a racionalização do uso dos combustíveis. Entre os itens principais, destaque para o fechamento de postos de gasolina aos domingos e feriados e nos períodos noturnos, entre 23h00min e 06h00min, além do aumento de 50% nos preços dos pedágios nos fins de semana. A medida mais polêmica foi a que instituiu o recolhimento compulsório da quantia de dois cruzeiros por litro de gasolina, e 250 cruzeiros por cada tonelada de óleo combustível, restituível em dois anos, sem juros e correção monetária. 55 dias depois o presidente Ernesto Geisel (1901 – 1960) suspendeu definitivamente a cobrança do compulsório, optando pelo aumento nos preços dos combustíveis para conter o consumo. 41.

[pic] Marcel Camus, morte

1982. Morre aos 69 anos em Paris, França, o diretor de cinema Marcel Camus. Sua obra mais famosa é Orfeu do Carnaval, filme realizado com atores brasileiros e que foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes, e com o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1959. Casado com a atriz brasileira Lurdes de Oliveira, ele adotou o Brasil como segunda pátria. Era irmão do escritor Albert Camus. Marcel Camus nasceu em Chappes, França, em 21 de abril de 1912. 36.13/01/2000.

[pic] Camargo Guarnierei, morte

1993. Morre em São Paulo aos 85 anos o compositor, regente e pianista Mozart Camargo Guarnieri, simplesmente Camargo Guarnieri, um dos criadores do canto de câmara. Considerado um dos mais importantes compositores eruditos do Brasil, mudou-se para São Paulo, onde tocava piano numa loja músicas e em cinemas. Estudou com Ernani Braga, Sá Pereira, Lamberto Bardi e Mário Andrade. Em 1926, compôs Sonatina, seu primeiro sucesso. Dez anos depois, ganhou uma bolsa de estudos em Paris. É membro fundador da ABM (Associação Brasileira de Música, em 14 de julho de 1945. Em toda sua carreira, ganhou inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, e compôs, entre outras, Canção Sertaneja, Dança Brasileira, A Flor Tremembé, Suíte IV Centenário, a I e a II Sinfonia. Camargo Guarnieri nasceu em Tietê (SP), em 1º de fevereiro de 1907.

João Mendonça Falcão, morte

1997. Morre em São Paulo aos 80 anos o político e dirigente esportivo João Mendonça Falcão. Conselheiro do Corinthians, ele entrou para a política em 1948, elegendo-se deputado estadual por cinco vezes até 1969, quando foi cassado pelo AI-5. Dirigiu a Federação Paulista de Futebol durante 15 anos, de 1955 a 1970. Polêmico e irreverente, Mendonça Falcão ficou conhecido nos meios esportivos como O Rei das Viradas de Mesa e Rei do Tapetão. Ao defender os interesses do futebol paulista, se envolveu em muitas brigas com a CBD, hoje CBF. Foi presidente da Coordenadoria de Esportes de São Paulo e do CND (Conselho Nacional de Desportos). Mendonça Falcão chefiou em 1963 a delegação brasileira na desastrada excursão da seleção Bicampeã Mundial à Europa, quando o Brasil foi goleado pela Bélgica pelo placar de 5X1. 18.

Contrato Provisório de Trabalho entra em vigor

1998. O Congresso Nacional aprova em convocação extraordinária o Projeto de Lei que criou o Contrato Provisório de Trabalho. Com 51 votos a favor e 23 contra, o governo federal conseguiu flexibilizar uma das mais antigas regras da legislação trabalhista, iniciando as mudanças na CLT (Consolidações das Leis do Trabalho). A CLT permitia a contratação temporária somente nas atividades de caráter provisório, como a construção civil. Com a nova lei, os acordos coletivos podem instituir contrato de trabalho por tempo determinado, em qualquer ramo de atividade. 22.15/01/1998.

José Carlos Alves dos Santos, regime semiaberto

1998. O economista José Carlos Alves dos Santos, ex-diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento e ex-assessor da Comissão de Orçamento do Congresso recebe o benefício de transformação de pena de prisão em regime semiaberto. Integrante da quadrilha, o economista é o pivô do escândalo que resultou na CPI que desmontou o esquema dos Anões do Orçamento, comandados pelo ex-deputado João Alves, e a cassação, em 1993, de 11 parlamentares envolvidos no caso. Preso desde outubro de 1993, José Carlos Alves foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de sua mulher Ana Elizabeth Lofrano dos Santos, assassinada a golpes de picareta. A transformação da pena de prisão em regime semiaberto foi autorizada porque José Carlos era réu primário e já havia cumprido um sexto dela. 33.29/01/1988.

Igreja Católica e a TV Cubana

1998. Pela primeira vez em 39 anos, a televisão estatal cubana cede espaço à Igreja Católica. O cardeal Dom Jaime Lucas Ortega (1936 - ) falou à nação durante 30 minutos sobre a visita do papa João Paulo II (1920 – 2005) ao país. Ocupando o canal Cubavisión, o programa teve como cenário uma fotografia do Sumo Pontífice e uma imagem da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

Outro fato sem precedentes é a publicação de uma mensagem do papa ao povo cubano pelo jornal Granma, órgão oficial do governo de Fidel Castro (1926 - 2016). A mensagem foi publicada na primeira página, em 20 de dezembro de 1997. Apesar do afastamento ideológico, Cuba nunca rompeu relações com o Vaticano. Mas desde a revolução que colocou Castro no poder em janeiro de 1959, o acesso dos religiosos à imprensa estatal estava proibido. E mesmo tendo estudado em escolas católicas e em colégio jesuíta, Fidel Castro foi excomungado em janeiro de 1961 pelo Papa João XXII (1881 - 1963) por ter transformado Cuba num país comunista. Para isso, o chefe da Igreja usou o documento Decreto Conta o Comunismo, de 1949. 22.15/01/1998.

[pic]

Michael Jordan abandona as quadras

1999. Michael Jordan, considerado o Maior Jogador de Basquete da História e segundo Maior Atleta do Século 20, aos 35 anos, anuncia pela segunda vez o abandono das quadras. Nascido em Nova York em 17 de fevereiro de 1963, começou sua carreira vitoriosa em 1981, ano em que ingressou na equipe da Universidade da Carolina do Norte. Em 1984, ainda como amador foi eleito o Jogador Universitário do ano, quando entrou para o Chicago Bulls como profissional. Interrompeu a carreira em 1994, migrando para o beisebol. Sem alcançar sucesso, voltou ao basquete em 19 de março de 1995, sempre no Chicago Bulls. Foram 1 120 partidas pela NBA, marcando 29 777 pontos. É o terceiro maior cestinha da liga, com uma média de 31,5 pontos por partida.

Michael Jordan, ou Air Jordan marcou sua passagem pelo basquete com uma série de recordes. Além do título de Maior Jogador de Basquete e Todos os Tempos, foi seis vezes campeão da NBA e 10 vezes cestinha. Detém a marca de 69 pontos em uma só partida, no jogo contra o Cleveland Cavaliers em 1990 e 23 pontos consecutivos no jogo contra o Atlanta Hawks em 1987, recorde da NBA. Jogando pela seleção norte-americana, Michael Jordan ganhou as Medalhas de Ouro nas Olimpíadas de Los Angeles em 1987, e de Barcelona em 1992. 22.13/01/1999 - 33.13/01/1999.

Doutor Morte (Harold Shipman), morte

2004. O médico e assassino em série Harold Frederick "Fred" Shipman, conhecido como Doutor Morte Inglês comete suicídio em sua cela em Wakefield, distrito de York Shire, Inglaterra, sem demonstrar nenhum arrependimento pelos crimes que cometeu. Sua ficha criminal construída ao longo de 27 anos aponta 218 vítimas; sua traição à confiança dos pacientes, na maioria amigos, sua falta de arrependimento o credenciam ao rótulo de O Maior Serial Killer da História Moderna. Mas é difícil saber exatamente quantas pessoas ele assassinou. Preso, em novembro de 1998 começou o julgamento, quando foi acusado de matar 15 pacientes.

Mas em 18 de julho de 2002, um relatório oficial do governo britânico intitulado O Inquérito Shipman, elaborado pela juíza Dame Janeth Hilary Smith (1974 -) identificou que, no mínimo, ele fez 215 vítimas, sendo, de acordo com o relatório, 171 mulheres e 44 homens, entre 41 e 93 anos. Mas o número de assassinatos pode ser 260. Para se chegar à esses números, as autoridades pesquisaram 500 homicídios. Em janeiro de 2005, o autor do relatório aumentou o número de vítimas comprovadas para 218, acrescentando três homens à lista e alegou estar convencido de que o médico havia matado 250 pacientes.

Nascido numa família de operários, ele assistiu aos 17 anos de lenta agonia de sua mãe, Vera, vítima de câncer de pulmão. Quando não havia mais esperanças, ele viu os médicos aliviando seu sofrimento com doses diárias de morfina. Segundo relatos de companheiros, durante seus estudos, Shipman era fascinado pelas drogas. Em 1976, ele foi condenado a pagar uma multa por aquisição de entorpecentes para consumo próprio.

Mas porque, sendo o doutor Harold Frederick "Fred" Shipman considerado um médico de família bastante afável, gentil, casado e com quatro filhos, matou mais de duas centenas de pacientes? Para cometer os delitos, ele administrava a seus pacientes a diamorfina (ou heroína), especialmente aos que estavam em estado terminal - e aos que pareciam inoportunos. Utilizada em vários países como analgésico, a diamorfina (ou heroína) é largamente considerada como o remédio mais perigoso do mundo. O Doutor Morte emitia, ele mesmo os atestados de óbitos de seus paciente. Contudo, ele nunca reconheceu seus crimes, nem demonstrou arrependimento. Os psiquiatras que o examinaram concluíram que ele nunca falaria de seus crimes porque era incapaz de admitir para si mesmo sua culpa. A heroína foi sintetizada pela primeira vez em 1874 pelo químico britânico Charles Alder Wright (1844 – 1894).

A última vítima do Doutor Shipman foi Kathleen Grundy, foi uma mulher de 81 anos, ex prefeita de Hyde. Aparentemente, o médico não se interessava pelo dinheiro dos seus clientes. Mas no caso de Kathleen Grundy, o médico criou o testamento dela através de uma velha máquina de escrever. Era uma falsificação totalmente bizarra e descabida, com uma assinatura obviamente falsa. Talvez ele pensasse que era invencível. No documento, ele escreveu:

“Dou toda a minha propriedade, dinheiro e casa ao meu médico. Minha família não precisa e quero recompensá-lo por todo o cuidado que ele me deu e ao povo de Hyde”

Em 31 de janeiro de 2000, Harold foi condenado à prisão perpétua. Durante o julgamento, ele declarou à polícia:

“Sou um ser superior (...). Tenho vontade de controlar a vida e a morte”.

Em 13 de janeiro de 2004, ele se enforcou em sua cela com lençóis amarrados nas grades da janela. Ainda aqui, neste ponto, ele nunca demonstrou nenhum remorso, e nada que pudesse apontar os motivos que justificassem justificar os assassinatos que cometeu. Ele nasceu em Nottingham, Inglaterra, em 14 de janeiro de 1946. 41 – 78 - 150.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download