Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 1º de fevereiro

Dia do Publicitário.

Santos do Dia: Henrique Morse/ Brígida de Ulster/ Veridiana/ Severo.

Faltam 333 dias para terminar o ano (334 em anos bissextos).

John Napier, nascimento

1550. Nasce em Edimburgo, Escócia, o matemático, físico, astrólogo, astrônomo e teólogo John Napier de Merchiston, mais tarde barão de Merchiston. Também assinado Neper, Nepair e apelidado Marvellou Merchiston, ele ingressou aos 13 anos na Universidade de St. Andrews onde estudou teologia e aritmética.

Em 1614, depois de pesquisar durante 20 anos, Napier inventou o logaritmo, um conjunto de nove bastões feitos de cubinhos de osso, nos quais era gravada a sequência de 0 a 9. Efetuada a combinação correta, os Ossos de Napier, como ficou conhecido esse sistema, podia realizar a multiplicação. Esse dispositivo originou a criação da Régua de Cálculos pelo matemático e padre inglês William Oughtred (1575 – 1660) em 1638. John Napier Idealizou também um calculador com cartões que permitia a realização de multiplicações, que recebeu o nome de Estruturas de Napier. Seu corpo está enterrado na igreja de Saint Cuthbert, em Edimburgo. O Neper (cujo símbolo é Np), utilizado para expressar uma razão entre valores de grandezas como o nível do campo, tensão, corrente ou a pressão acústica tem este nome em sua homenagem. John Napier de Merchiston morreu em Edimburgo, Escócia, em quatro de abril de 1617. 41.

[pic]

Le Petit Journal, fundação

1863. O jornalista, banqueiro e empresário Moïse Polydore Mallaud (1813 – 1871) funda em Paris o Le Petit Journal, o principal diário da França em sua época. Na década de 1890, devido a sua grande popularidade, chegou a ter uma tiragem de um milhão de cópias, e em 1884 foi incluída na publicação um suplemento semanal ilustrado. Este não foi um jornal especializado em esportes, mas foi responsável pela elaboração de dois grandes eventos da época. Em 1891, o Le Petit patrocinou a criação da corrida de bicicletas Paris-Brest-Paris. Em 1894, o jornal foi organizou a primeira corrida de automóveis que se tem notícia: a Concours des Voitures sans Chevaux, uma competição de carruagens sem cavalos entre Paris e Ruão. O Le Petit Journal deixou de ser publicado em 1944. 17 – 78.

John Ford, nascimento

1894. Nasce em Cape Elizabeth, Maine, o cineasta Sean Aloysius O’Fearna, ou John Martin Feeney, ou ainda John Ford. Considerado mestre dos filmes de faroeste, foi para Hollywood em 1914, onde começou como dublê, assistente de direção e ator de seriados. Estreou oficialmente como diretor em 1917, no filme Tornado, usando o pseudônimo de Jack Ford. Com esse nome, dirigiu 48 filmes. A partir de 1924, adotou o pseudônimo de John Ford. Em 59 anos de carreira, dirigiu 141 filmes de vários gêneros, desde a época do cinema mudo, até o revolucionário Tecnicolor.

[pic]

John Ford foi indicado para o Oscar nove vezes e ganhou quatro: de Direção por O Delator, em 1935; de Direção por As Vinhas da Ira, em 1940, de Melhor Filme por Como Era Verde o Meu Vale, em 1941, e novamente de Direção por O Homem Tranquilo, de 1952. Outros trabalhos importantes da carreira de Ford são: Cavalo de Ferro (1924), No Tempo das Diligências (1939), Rio Grande (1939), A Paixão dos Fortes (1946), Depois do Vendaval (1952), Rastros de Ódio (1956), O Homem Que Matou o Facínora (1962), e A Batalha de Midway (1976). John Ford morreu aos 78 anos em 31 de agosto de 1973. 18.29/01/1995. 07/05/1995 - 36.

Clarck Gable, nascimento

1901. Nasce em Cadiz, Ohio o ator Clark Gable, considerado o Rei de Hollywood. Foi operário de uma indústria de pneus e vendedor de roupas masculinas. Começou a carreira no cinema em 1925, mesmo depois que o magnata da indústria cinematográfica Darryl F. Zannuck o recusou, alegando que ele tinha a cara de mico. Como resposta, tornou-se um dos maiores galãs da história do cinema, participando de mais de 70 filmes. Ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1935 pelo seu trabalho em Aconteceu Naquela Noite. Seu último filme foi Os Desajustados, ao lado Marilyn Monroe. Outros filmes importantes da carreira de Clarck Gable são Alma Livre, O Grande Motim e ...E o Vento Levou (1939), Os Desajustados (1960). Morreu de ataque cardíaco aos 59 anos Los Angeles, em 16 de novembro de 1960. 4.

Camargo Guarnieri, nascimento

1907. Nasce em Tietê (SP), o compositor, regente e pianista Mozart Camargo Guarnieri, simplesmente Camargo Guarnieri, um dos criadores do canto de câmara. Considerado um dos mais importantes compositores eruditos do Brasil, mudou-se para São Paulo, onde tocava piano numa loja músicas e em cinemas. Estudou com Ernani Braga, Sá Pereira, Lamberto Bardi e Mário Andrade. Em 1926, compôs Sonatina, seu primeiro sucesso. Dez anos depois, ganhou uma bolsa de estudos em Paris. É membro fundador da ABM (Associação Brasileira de Música, em 14 de julho de 1945. Em toda sua carreira, ganhou inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, e compôs, entre outras, Canção Sertaneja, Dança Brasileira, A Flor Tremembé, Suíte IV Centenário, a I e a II Sinfonia. Camargo Guarnieri morreu aos 85 anos em São Paulo em 13 de janeiro de 1993. 36.

Sir Stanley Mathews, nascimento

1915. Nasce em Stok-on-Trent o ponta-direita Sir Stanley Mathews, um dos maiores ídolos do futebol inglês. Começou a carreira aos 14 anos no Stock City. Profissionalizou-se em 1931 e foi convocado para a seleção inglesa em 1938, participando das Copas de 1950 e 1954. Foi contratado pelo Blackpool em 1947, ganhando a Copa da Inglaterra em 1953. Eleito o melhor jogador da Europa em 1956, voltou ao Stock City em 1962, com 47 anos de idade. Em todos os tempos, foi o jogador profissional que mais atuou. O jogo mais importante da carreira de Mathews foi o amistoso contra o Brasil no Estádio Wembley em 1956, quando a seleção inglesa venceu o Brasil por 4X2. Pendurou as chuteiras em 28 de abril de 1965, aos 50 anos de idade, num jogo amistoso entre as seleções inglesa e europeia. Em 33 anos de carreira, Sir Stanley Mathews jogou 886 partidas, sendo 54 pela seleção inglesa e 701 pelos dois clubes em que atuou. Morreu aos 85 anos em Hanley, Inglaterra, em 23 de fevereiro de 2000. 4 – 78.

Revista Seleções: lançamento

1922. Com o texto intitulado Como se manter mentalmente jovem abrindo a primeira edição da revista Seleções do Reader’s Digest, o casal LilaBell Wallace (1889 – 1984) e DeWitt Acheson Wallace (1889 – 1981) iniciava a trajetória de sucesso da publicação concebida para reunir as condensações de artigos e jornais. Ela, uma rica herdeira, ele um ex-vendedor.

Como o projeto não foi aceito pelas grandes editoras da época, Wallace lançou por conta própria em Pleasantville, Nova York, o primeiro número da revista Seleções do Reader’s Digest, que chegaria ao Brasil em fevereiro de 1942, com o nome de Seleções, pelas mãos empresário Robert Lund, fundador do Grupo Lund Editoras Associadas. A primeira edição em português esgotou rapidamente, com 100 000 exemplares vendidos em várias cidades do país. Nos anos 1950, a Seleções do Reader’s Digest foi a revista mais vendida em todo o planeta.

[pic]

Estávamos em plena Segunda Guerra Mundial, e a revista Seleções foi introduzida aqui como parte da Política de Boa Vizinhança, uma iniciativa que tinha como estratégia melhorar o relacionamento com os países da América Latina.

Em dois de dezembro de 1933, durante um discurso na Sétima Conferência Pan-americana realizada em Montevidéu, Uruguai, Franklin Roosevelt havia proposto a Política de Boa Vizinhança (Good Neighbor Policy), uma iniciativa que tinha como estratégia melhorar o relacionamento com os países da América Latina. Os norte-americanos queriam apagar a imagem negativa causada pela prática intervencionista que prevalecera nas relações dos EUA com os países sul-americanos (intervenção na Nicarágua e apropriação do Canal de Panamá) desde a implantação da agressiva Doutrina Monroe, promulgada pelo presidente James Monroe (1758 – 1831) em dois de dezembro de 1823, quando os EUA decidiram adotar o papel de “guardião” do continente. Com o passar do tempo, esta diretriz tornou-se um pretexto para o intervencionismo norte-americano em diversos países.

Assim, foram adotados alguns procedimentos em diversos setores, como a negociação diplomática e a colaboração econômica e militar, com o objetivo de impedir a influência europeia na região, manter a estabilidade política, a não intervenção militar como modo de impor o domínio sobre o continente e assegurar a liderança dos EUA no Hemisfério Ocidental.

A parte cultural foi fortemente manipulada. Não por acaso, elegeu-se como prioridades principais o cinema e o rádio, bastante populares à época. Aí estava a grande oportunidade enxergada pelos norte-americanos para propagarem sua ideologia, visando à conquista dos povos latinos, além de influenciá-los.

As bases do conjunto comercial-cultural-ideológico estadunidense incluíam, para o rádio, a modernização do jornalismo, - ou o controle das notícias veiculadas - visando à neutralização da influência do Eixo na América Latina. No Brasil, isso ficou claro através da criação do Repórter Esso - Testemunha Ocular da História. Patrocinado pela Standard Oil Company of Brazil, mais conhecida como Esso, o jornalístico estreou em 28 de agosto de 1941, na Rádio Nacional. Em 10 de abril de 1952, ele ganharia espaço também na televisão. 19 36 – 41 - 74 – 78.

Mogi Mirim Esporte Clube, fundação

1932. Em Mogi Mirim, cidade da região leste dos estado de São Paulo, é fundado o Mogi Mirim Esporte Clube, a equipe profissional mais antiga da cidade. Seu campo é o Estádio Romildo Gomes, com capacidade para 19.900 torcedores.

No ano de sua fundação, o Mogi Mirim se inscreveu para disputar o Campeonato Amador do interior paulista. No ano seguinte, sagrou-se campeão. Mas é apenas na década de 1950 que a equipe se profissionalizou. Disputou a Terceira Divisão (atual A3) até 19785, com vários intervalos, porém, sem o mesmo destaque da época do amadorismo. Na década de 1980, o clube começou a conquistar seu espaço no cenário do futebol do estado de São Paulo.

Em 1985, o Sapo, como é conhecido seu mascote, chegou à primeira divisão do Campeonato Paulista. Naquele ano, o Mogi montou um time considerado bom para os padrões da época, com jogadores como Chicão e Oscarzinho. Em 11 de dezembro daquele ano, jogando no Estádio Pacaembu, conquistou o direito de participar da Segunda Divisão, com um empate de 1 a 1 como Tanabi.

O melhor momento do Mogi Mirim em 1992 e 1993, com o famoso Carrossel Caipira, à moda do futebol da Seleção Holandesa dos anos 1970. Quem fazia a diferença lá eram os craques Rivaldo, Válber e Leto. O sucesso do time foi o esquema 3-5-2, implantado pelo renomado técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez (1956 - 2020), mais conhecido como Vadão. Em 1995, o Sapo conquistou novamente o título de Campeão Paulista da Série A-2.

Rivaldo

Em novembro de 2010, depois de quase sete anos, Rivaldo voltou ao Brasil e anunciou que iria disputar o Campeonato Paulista de 2011 pelo Mogi Mirim, clube que também era o presidente. Mas em janeiro daquele ano, ele acertou com o São Paulo para jogar até o final da temporada. Mas o técnico Paulo César Carpegiani o colocou na reserva. Insatisfeito, ele reclamou. Quando Carpegiani foi demitido, Rivaldo voltou a atuar numa sequência de jogos.

Mas com a saída de Adilson do comando do time e a chegada de Emerson Leão, o pentacampeão não teria maiores chances. Em 1º de dezembro de 2011, Rivaldo anunciou que seu contrato não seria renovado pelo São Paulo para 2012. Em janeiro de 2014, Rivaldo voltou a atuar pelo Mogi Mirim, jogando pelo Campeonato Paulista, ao lado do filho Rivaldinho. Em 15 de março de 2014 ele anunciou que penduraria as chuteiras. Mas em dia 23 de junho de 2015, ele resolveu retornar para ajudar o Mogi Mirim, clube que presidia – a sair da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Em 12 de agosto de 2015, quase dois meses após retomar a carreira profissional, Rivaldo, aos 43 anos anunciou novamente sua aposentadoria. Agora em caráter definitivo. A decisão foi tomada pouco menos de um mês após renunciar ao cargo de presidente do Mogi Mirim. Contudo, no ano seguinte, o meia-atacante acertou com o Barcelona novamente, agora para atuar no FCB Legends, time formado por ex-jogadores que atuaram pelo clube espanhol. 36 – 41.

Mingo (Os Incríveis): nascimento

1943. Nasce na capital paulista o cantor e instrumentista Domingos Orlando, conhecido como Mingo, vocalista do grupo Os Incríveis. Antes de estrear a carreira artística, ele tentou a carreira de escritor, estudou inglês e vários instrumentos musicais como piano, acordeom e guitarra. Em 1959 entrou para o grupo The Jordans, participando da gravação do disco A Vida Sorri Assim. Nessa época, Mingo imitava o cantor canadense Paul Anka (1941 - ), que fazia muito sucesso no mundo inteiro.

[pic]

Em 1962, Mingo foi convidado pelo radialista e produtor Antônio Aguillar para participar de um novo conjunto, batizado de The Clevers. Mais tarde, o grupo trocou o nome para Os Incríveis, que se tornou um dos maiores sucessos do cenário musical brasileiro. Sua está presente em todas as gravações de sucesso dos Incríveis. Destaque para Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones e O Vagabundo. Mingo morreu aos 52 anos em São Paulo, em 15 de junho de 1955. 36 – 188.

Mondrian, morte

1944. Morre em Nova York aos 71 anos o pintor Pieter Cornelis Mondrian, conhecido como Piet Mondrian, um dos expoentes da arte abstrata. Estudou pintura contra a vontade do pai, que era diretor de escola. Começou a carreira na Holanda, apresentado trabalhos baseados em paisagens e naturezas mortas pintadas com cores suaves. Foi para Paris em 1912, época em que foi influenciado pelo cubismo de Braque e Picasso. De volta a Holanda em 1917, Mondrian desenvolveu o neoplasticismo, uma forma de pintura geométrica limitada às formas geométricas e ao azul, vermelho e amarelo, as três cores básicas além do preto, do branco e do cinza. Em 1940, foi apara Nova York, onde seu trabalho sofreu uma nova transformação. Seus quadros ganharam mais cor, influência do seu interesse pelo jazz e pela dança. Sua influenciou uma geração de artistas abstratos e a arte industrial e publicitária a partir de década de 1930. Um de seus quadros mais famosos é Broadway Boogie Woogie, de 1944. Pieter Mondrian nasceu em Amersfoort, Holanda em sete de março de 1872. 36.

Pablito Calvo, nascimento

1948. Nasce em Madrid, Espanha, o ator e empresário Pablito Calvo Hidalgo. Ele ficou famoso já aos cinco anos por protagonzar em 1954 o papel principal no filme Marcelino Pão e Vinho (Marcelino Pan y Vino).

O filme Marcelino Pão e Vinho contava a história de um garoto órfão encontrado na porta de um mosteiro. Marcelino se apega a uma imagem de Jesus Cristo, à qual oferece diariamente pão e vinho. Por sua devoção, Jesus leva o menino ao encontro de sua mãe no céu. O filme tornou-se cult e levou às lágrimas milhares de pessoas pelo mundo inteiro. Em 1955, Pablito ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Cannes. Ele fez mais sete filmes e abandonou o cinema para se dedicar ao ramo hoteleiro. Pablito Calvo morreu em decorrência de problemas causados por um aneurisma aos 50 anos em Alicante, Espanha, em 1º de fevereiro de 2000. 46.

Aeroporto do Galeão, inauguração

1952. Edificada pelo Ministério da Aeronáutica, aproveitando os edifícios onde funcionavam quartéis e a Escola de Especialistas na Ilha do Governador, é inaugurada a estação de passageiros do Aeroporto do Galeão. Sua história começa em 1924, quando foi construída a Escola de Aviação Naval na Ponta do Galeão. Ali surgiram hangares, oficinas, quartéis, alojamentos de oficiais e praças, e a Fábrica Nacional de Aviões, que produziu, sob licença, os aviões Fokker T-21 e T-22, Fokke-wulf Fw-58 - e os nacionais Muniz M-5, M-7 e M-9. O CAN (Correio Aéreo Naval), precursor do Correio Aéreo Nacional também começou no Galeão. A partir de 1945, ele passou a ser, oficialmente Aeroporto Internacional. Projetado pelo engenheiro arquiteto goiano Atílio C. Lima (1901 – 1943), o Galeão foi um dos primeiros prédios modernos construídos no Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu também de base da FAB (Força Aérea Brasileira). No final da década de 1960 foi elaborado o projeto do maior e mais moderno aeroporto brasileiro: quatro terminais e duas pistas para aviões de grande porte.

Nos meados da década de 1970, com a chegada do Boeing 747 e dos DC-10, foi necessária a construção de um novo aeroporto. Então, em 20 de janeiro de 1977, foi inaugurado o Aeroporto Internacional do Galeão, o primeiro campo de aviação inteligente do Brasil. O Galeão ficou destinado às operações de carga e de aviação militar.

Em três de dezembro de 1998 o Senado Brasileiro aprovou a mudança do nome para Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão Tom Jobim, uma homenagem ao compositor e maestro morto em oito de dezembro de 1994.

O Aeroporto do Galeão em minhas lembranças

“Sou parte de tudo o que encontrei”.

Alfred Tennyson (1809-1892), poeta inglês.

Vasculho lembranças na minha memória, e encontro lá uma viagem que deixou profundas marcas em nossas vidas; minha e de minha irmã Marlene. Tudo aconteceu por volta de 1951 (ou, quem sabe, 1952). Eu deveria ter uns três ou quatro anos, e ela, um ano mais. Nossa avó materna morava no Rio de Janeiro, e já fazia um bom tempo não a víamos. Para matar saudades, nossa providenciou uma viagem até a capital carioca.

Foi muito bom, já que até ali, nossos deslocamentos mais longos tinham sido apenas para a chácara da família de Carolina, afilhada dos meus pais. A propriedade ficava no Sapé, uma pequena localidade próxima à Pedreira São Luiz, na direção do município de Rochedo. Para vencer os poucos quilômetros, era preciso pegar carona no “possante” caminhão Ford F8 azul com carroceria caçamba basculante que entregava pedra britada aos clientes da pedreira, na cidade. O veículo saía do escritório da empresa na Rua Cândido Mariano, próximo aos trilhos do trem e pegava a Av. Duque de Caxias. Passando o antigo matadouro FRIMA, entrava à direita e seguia por uma estradinha de chão que cruzava as dependências da Remonta, um criadouro de cavalos pertencente ao Exército que existia ali.

O que se segue é um relato dessa viagem inesquecível ao Rio de Janeiro, que para mim, a melhor parte foi a ida (de Campo Grande à Capital Carioca), porque viajamos no lendário trem de passageiros da extinta NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil). O comboio partia da cidade de Bauru (SP) – onde a ferrovia possuía uma gigantesca infraestrutura, atualmente criminosamente sucateada - iniciando uma viagem que duravam 30 horas. Atravessava o então Mato Grosso rumo oeste passando por Campo Grande, e chegava a Corumbá, na fronteira com a Bolívia. E vice-versa.

Para chegar ao Rio de Janeiro utilizando esse caminho, era necessário fazer uma baldeação para o trem da Companhia Paulista em Bauru e seguir até a Estação da Luz, localizada no Bairro Bom Retiro, na capital do estado. Finalmente, embarcava-se em outra composição rumo à hoje desativada Estação Barão de Mauá, também conhecida como estação Leopoldina, na capital carioca.

Embora charmosos, os vagões de madeira e ferro do trem de passageiros da Noroeste não ofereciam quase nenhum conforto, ainda que as poltronas da primeira classe fossem estofadas e recobertas por um tecido de algodão grosso revestido com um material plástico, conhecido como oleado. O encosto para a cabeça ajudava um pouco. Mas nos vagões de segunda classe, os bancos eram duros, pois eram feitos de ripa de madeira nua. O comboio, puxado por máquinas a vapor conhecidas como Maria Fumaça balançava muito por causa da bitola estreita, de um metro de distância entre os trilhos. Algumas vezes o passageiro tinha que se proteger das fagulhas[i] que saiam da chaminé da locomotiva e da poeira que entravam pelas janelas. Era comum a lona que revestia a madeira do teto dos vagões se incendiar com a grande quantidade de carvão em brasa que passava por cima da composição feito um cometa na noite escura. O melancólico apito da máquina a vapor e o "tlec-te-tlec", o som do atrito das rodas de aço com as emendas dos trilhos soavam como música, que servia para embalar nosso sono. Grande parte desses obstáculos ficou para traz no final dos anos 1950, com a chegada das máquinas diesel elétricas. As viagens se tornaram mais rápidas e mais limpas. Mas a magia que envolvia as viagens com as velhas Maria Fumaça acabou ali. Esses são alguns dos detalhes preponderantes que contribuíram para a origem da paixão que eu tenho pelo transporte ferroviário.

O retorno à Mato Grosso também é memorável! Viajamos em um avião Douglas DC-3 do CAN (também conhecido como Douglas C-47b na versão militar). Utilizadas para o serviço do CAN (Correio Aéreo Nacional), o serviço postal militar iniciado em 12 de junho de 1931, essas aeronaves operavam na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. No Hangar 4 do Musal (Museu Aero Espacial) no Campo dos Afonsos, também na capital carioca existe um exemplar do Douglas C-47b em exposição. Provavelmente, é a mesma aeronave que nos levou de volta na viagem de 1951 (ou, quem sabe, 1952).

Em meio a grande movimentação de civis e militares da aeronáutica, carregadores de malas e de vendedores de jornais, eu e minha irmã Marlene circulávamos pelo saguão do aeroporto, admirados com tudo aquilo. Enquanto isso, mamãe conversava com nossos parentes. No bar da Base Aérea do Galeão serviam-se o café e o leite em bules de aço e o pão com manteiga, que vinha acondicionada em manteigueiras de louça branca. O cheiro da primeira refeição do dia que predominava no local ficou associado àquela viagem para sempre na minha memória. Algumas vezes a cena me vem à lembrança, quase sempre durante o café da manhã.

[pic]

Sempre que vamos visitar o Musal (Museu Aero Espacial) faço questão de ir direto ao Hangar 4, onde está um exemplar do C-47b com as cores do CAN e, que faz parte do acervo do museu. Na primeira vez que estivemos lá, chamei a família, mostrei o icônico avião e contei à eles sobre aquela viagem de 1951. Antes de subirmos a escada que dá aceso ao seu interior, expliquei, com ar de “sabidão” que, por se tratar de uma aeronave configurada para uso militar, ela não tem poltronas convencionais, mas sim bancos instalados ao longo da fuselagem. Propus uma aposta, pois nem todos estavam acreditando no que eu estava falando. Então, subimos a bordo do C-47b, e lá estavam os bancos instalados ao longo da fuselagem, conforme sempre me lembrei que estivessem. Então, naquele domingo ensolarado da capital carioca, saboreei o lanche ganho na aposta, na lanchonete do Musal. 36 – 41.

Elvis Presley: primeiro LP (Long Play)

1956. Durante o mês de março, a gravadora RCA Victor lança nos Estados Unidos o primeiro LP de Elvis Presley. Neste histórico disco, fazem parte as canções Blue Suede Shoes, Counting On You, I Got a Woman, One-Sided Love Affair, I Love You Because, Just Because, Trying To Get You, I’m Gonna Sit Right Down (And Cry Over You), I’ll Never Let You Go (Little Darlin’), Blue Moon e Money Honey. A foto da capa é assinada pelo fotógrafo William V. “Red” Robertson. Ela foi tirada em 31 de julho de 1955, em Tampa, Florida. 41.

Buster Keaton, morte

1966. Morre aos 70 anos em Woodland Hills o diretor, roteirista e ator de comédias mudas Joseph Francis Keaton Jr. Apelidado Buster pelo mágico Harry Houdini (1874 – 1926) quando tinha seis meses de idade, ficou famoso como O Homem do Rosto de Pedra. Ele nunca sorria em seus filmes. Aos três anos já formava com os pais os Três Keaton, um grupo de atores itinerantes. Deixou os palcos em 1917, estreando no cinema em 1920, no filme Uma Semana. Mestre dos truques mecânicos, criou os cenários, dirigiu e atuou em 10 filmes de longa-metragem até 1929. Ao lado de Sir Charles Chaplin, foi o comediante mais criativo do cinema mudo. Os filmes mais importantes de sua carreira são Nossa Hospitalidade, Sherlock Júnior, O General, O Faz Tudo, Marinheiro Por Descuido e O Vaqueiro. Por causa do alcoolismo e de um casamento fracassado, Buster ficou pobre e esquecido. Seu trabalho só voltou a ser reconhecido nos anos 1950, depois de aparecer ao lado de Carlitos no filme Luzes da Ribalta, de 1952. Ganhou o Oscar especial em 1962 pelo seu trabalho em prol do cinema. Buster Keaton Ele nasceu em Piqua, Ohio, em 1º de outubro de 1895. 19 – 78.

Guerra do Vietnã: general Nguyen Ngoc Loan atira em civil

1968. Uma das mais impressionantes imagens capturadas pelo homem é a cena em que o fotógrafo Eddie Adams (1933 – 2004) registrou o exato momento em que o general Nguyen Ngoc Loan (1930 – 1998), então chefe de polícia do Vietnã do Sul executa com um tiro na cabeça disparado por um revólver 38 de uso pessoal o membro da Frente de Libertação Nacional Nguyen Van Lem. A expressão de espanto e dor chocou o mundo e marcou a brutalidade da Guerra do Vietnã.

Essa Frente de Libertação era uma organização paramilitar de guerrilha de orientação marxista (estalinista-leninista) fundamentada nas ideias do líder revolucionário Ho Chi Minh (1890 – 1969). O prisioneiro vietcongue estava imobilizado e com as mãos atadas, bem na frente das câmaras da rede norte-americana NBC. A bala, disparada à queima-roupa perfurou o cérebro do homem. A cena também foi registrada pelo fotógrafo estadunidense Eddie Adams (1933 – 2004). Ela tem exatos 52 segundos, e deixou mais de 20 milhões de telespectadores chocados, só nos EUA. É uma das imagens mais impressionantes de todos os tempos. A foto converteu-se num símbolo contra a selvageria da guerra e deu o Prêmio Pulitzer a Adams em 1969.

Conhecido como O Terror de Saigon, o general Nguyen Ngoc Loan se transferiu para os Estados Unidos em 1975, onde viveu no ostracismo. Mais tarde, a imprensa norte-americana divulgou que o prisioneiro Nguyen Van Lem era suspeito de ter assassinado brutalmente 34 pessoas. As vítimas seriam agentes da polícia nacional e familiar, dentre os quais estavam oito membros da família de um policial e amigo do general Loan.

A par disso, o livro Desta Vez Vamos Ganhar: Revisitando a Ofensiva do Tet (This Time We Win: Revisiting the Tet Offensive) lançado pelo escritor e comentarista James S. Robbins (1962 -) em 2010 tenta resgatar a imagem do ex-chefe de polícia de Saigon, ao retratá-lo como um homem relativamente honesto e incorruptível.

Em 1985, Adams, arrependido pelo rumo que as coisas tomaram desde a captura da cena em Saigon, se desculpou pessoalmente com o general Loan pelos “danos irreparáveis à sua vida e honra”. Em uma carta à revista Time, o fotógrafo declarou:

“O general Loan matou o vietcongue. Eu matei o general com minha câmera. Fotografias são as armas mais poderosas do mundo. Pessoas acreditam nela; mas elas mentem, mesmo sem manipulação. Elas são meias verdades... O que a fotografia não diz é: o que você faria se estivesse no lugar do general naquele tempo e lugar num dia quente, e pegasse um chamado ‘cara de mau’ depois que ele exterminou um, dois, três americanos?”.

Exilado nos EUA, o general Nguyen Ngoc Loan quase foi deportado como criminoso de guerra. Ele morreu de câncer em Burke, na Virginia, em 15 de julho de 1998, aos 67 anos; faleceu Adams em Nova York, em 18 de setembro de 2004, aos 71 anos. 14.20/071998-18/01/1999 – 78.

Lisa Marie Presley, nascimento

1968. Nasce em Memphis, Tennessee, a cantora, compositora e instrumentista Lisa Marie Beaulieu Presley, única filha Elvis Presley. Ela tinha quatro anos de idade quando seus pais se divorciaram. Aos nove, perdeu o pai. Lisa foi umas das primeiras pessoas a ver seu pai morto no chão do banheiro. Após a morte de seu pai sua guarda passou para sua mãe, Priscilla Presley, que logo começou a ter um relacionamento com o ator Michael Edwards.

A visa de Lisa Marie Presley foi marcada por inúmeros problemas, entre eles, o uso de drogas na adolescência e o difícil relacionamento com a família. Não terminou os estudos que equivalem ao ensino fundamental, nem exerceu nenhuma profissão antes da carreira artística, iniciada, em oito de abril de 2003, ao lançar o álbum To Whom it May Concern, de onde se destacou o single Lights Out.

Lisa Marie passou por quatro casamentos. O primeiro foi com o músico Danny Keough, em 1988. Em menos de três anos, teve com ele dois filhos. A união terminou em 1994. Em 26 de maio do mesmo ano, 20 dias depois do divórcio ser decretado, a cantora surpreendeu o mundo ao se casar com o popstar Michael Jackson (1958 – 2009) na República Dominicana, numa cerimônia que durou 15 minutos. O casamento durou 1 ano e 7 meses, com a separação acontecendo em dezembro de 1995. Lisa entrou com um pedido de divórcio em 1996, o qual se consumou em 20 de agosto de 1996.

Em 10 de agosto de 2002, Lisa se casou com o ator Nicolas Caige, numa cerimônia ao lar livre, no Havaí. O casamento durou três meses: o divórcio saiu em 2004. Em 22 de janeiro de 2006, Lisa Presley casou-se com o guitarrista da sua banda, Michael Lockwood, em uma cerimônia simples e intimista realizada em Kyota, no Japão. Ela teve filhas gêmeas não idênticas em 2008 e, além disso, voltou aos estúdios em 2012 e gravou seu novo disco Storm and Grace, lançado em 15 de maio do mesmo ano. Porém, o casamento terminou em 13 junho de 2016, após dez anos de união. 41 – 78 – 147.

Luísa Parente, nascimento

1973. Nasce no Rio de Janeiro (RJ), a ginasta artística Luísa Parente Ribeiro de Carvalho, a primeira brasileira a participar de duas Olimpíadas: em Seul em 1988, e em Barcelona, em 1992. Aos seis ela já treinava nas instalações do Clube de Regatas do Flamengo. Foi campeã estadual, campeã brasileira e sul-americana em todas as categorias: mirim, infantil, infanto juvenil e adulto. Entre as suas conquistas estão a Medalha de Ouro e de Bronze nos jogos sul-americanos e pan-americanos, e o 35º lugar na Olimpíada de Seul, disputada entre 400 ginastas do mundo inteiro. Em 1992, na Olimpíada de Barcelona, Luísa Parente ficou em 57º lugar, não conseguindo passar para as finais. Aposentada como ginasta, Luísa é consultora esportiva e dirige o Grupo Luísa Parente, que promove iniciação à ginástica nos centros conveniados, escolas e eventos. É também palestrante e comentarista oficial de ginástica artística da Record TV. 36.

Edifício Joelma: incêndio

1974. O Edifício Joelma, de 21 andares localizado em pleno Vale do Anhangabaú, na capital paulista é parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções. Maior tragédia do centro urbano de São Paulo em todos os tempos, o incêndio do Joelma matou 189 pessoas e feriu outras 280, muito mais do o incêndio do Edifício Andraus dois anos antes, também, em na capital paulista.

Segundo os laudos técnicos gerados durante a investigação, o fogo no Joelma começou com um curto-circuito num aparelho de ar condicionado no 12º andar. Em minutos o edifício se transformou numa grande fogueira. Os primeiros sete andares, que funcionavam como garagem, não foram afetados. Os 14 andares restantes eram ocupados por escritórios, com muitas divisões em madeira e outros materiais inflamáveis. O Joelma era um prédio novo, inaugurado dois anos antes da tragédia. 33.12/02/1989.

Revolução do Irã

1979. Pela manhã, o líder religioso e político Aiatolá Ruhollah Khomeini (1900 - 1989) desembarca no Aeroporto de Teerã, depois de 15 anos de exílio na França. Ele foi recepcionado por mais de três milhões de seguidores. Desconhecendo o governo do primeiro-ministro Shahpour Bakhtiar (1914 – 1991), sucessor do Xá Rehza Pahlavi (1919 – 1980), Khomeini formou o Conselho Revolucionário Islâmico, apoiado por outros 15 aiatolás.

Em abril de 1979, Khomeini fundou a República Islâmica do Irã, baseada na manutenção e na obediência dos princípios do islamismo. Ao empossar Barzagan como primeiro-ministro, a Revolução Islâmica colocou fim a 2 500 anos de monarquia no país. Líder supremo da Nova República, Khomeini implantou leis rígidas no Irã, com um controle absoluto do estado na economia. A partir de 1980 chefiou a guerra contra o Iraque, um conflito sangrento que durou oito anos e matou mais de 600 000 pessoas, entre civis e militares. O aiatolá Khomeini morreu em Teerã em três de junho de 1989 e foi substituído pelo aiatolá Ali Khamenei (1939 - ). 2 – 41 – 147.

Assembleia Nacional Constituinte

1987. Em seção solene no Congresso Nacional em Brasília, o então Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro José Carlos Moreira Alves (1933 - ) instala a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, na presença do presidente José Sarney (1930 - ) e dos 599 constituintes. Também referida como Assembleia Nacional Constituinte de 1988 ou Assembleia Nacional Constituinte de 1987, sua finalidade foi desenvolver a Constituição brasileira pós regime militar. Na rua, 15.000 manifestantes exigiam progressismo. No dia seguinte, o deputado Ulysses Guimarães (1916 – 1992), do PMDB de São Paulo foi eleito presidente da Constituinte, com 425 votos. Os trabalhos da Constituinte foram encerrados em 22 de setembro de 1988, após a votação e aprovação do texto final da nova Constituição brasileira.

[pic]

Em cinco de outubro de 1988, ela foi promulgada pelo Congresso Nacional. 6ª Carta Magna Constituição da República Federativa do Brasil, ela assegurou, entre outras, coisas o direito do brasileiro participar de eleições diretas para os cargos de Presidente da República, Governador do Estado e do Distrito Federal, Prefeito, Deputado Federal, Estadual e Distrital, Senador e Vereador. 36 – 78.

[pic]

Dia 2 de fevereiro

Dia de Iemanjá. Dia do Agente Fiscal. Dia Mundial das Zonas Úmidas.

Santos do Dia: Catarina de Ricci/ Feliciano de Roma/ Joana de Lestonnac./ Nossa Senhora dos Navegantes/ Nossa Senhora das Candeias/ Nossa Senhora da Luz/ Nossa Senhora da Guia/ Nossa Senhora da Purificação/ Nossa Senhora da Candelária/ Nossa Senhora da Piedade.

Faltam 332 dias para terminar o ano (333 em anos bissextos).

Hans Christian Andersen, nascimento

1805. Nasce em Odense, Dinamarca, o escritor Hans Christian Andersen, um dos maiores autores de contos infantis da História. Filho de um pobre sapateiro, era leitor assíduo dos contos de escritores famosos, e aos 14 anos tentou sem sucesso a carreira teatral como autor, cantor e dançarino. Abraçou a carreira literária aos 17 anos e se consagrou mundialmente.

Em toda a sua carreira, Andersen publicou 168 livros traduzidos e adaptados para as principais líguas vivas. Algumas de suas obras se tornaram clássicos da literatura. As mais conhecidas são O Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendeora de Fósforos, O Conto de Fadas da Minha Vida, A Pequena Sereia, O Abeto, e O Soldadinho de Chumbo. Hans Christian Andersen morreu em Copenhage aos 70 anos, em quatro de agosto de 1875. 41.

James Joyce, nascimento

1882. Nasce em Rathgar, Irlanda, o romancista, contista e dramaturgo James Augustine Aloysius Joyce, simplesmente James Joyce. Considerado o mais importante escritor de língua inglesa do Século 20, ele começou seus estudos em um internato no Condado de Kildare. Em 1891 escreveu Et Tu Healy, seu primeiro poema. Em 1907 publicou Música de Câmara, uma antologia de 36 poemas líricos. Em 1915 mudou-se Zurique, na Suíça, onde viveu o resto de sua vida. Suas obras mais importantes são Dublinenses, Retrato do Artista Quando Jovem, Exilados, Pomas-Um Tostão de Cada, Finnicius Revém e o romance Ulisses, escrito entre 1914 e 1921 e censurado em diversos países, como Estados Unidos e Inglaterra. Morreu aos 51 em Zurique, Suíça, em 13 de janeiro de 1941. 87 – 78.

Sir Charles Chaplin estreia seu primeiro filme

1914. O ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico (1889 – 1977) esteia mundialmente o seu primeiro curta-metragem: Carlitos Repórter (Making a Living).

Este filme marcou a estreia de Chaplin como ator, e se caracteriza por intensa correria.

[pic]

Dirigido pelo ator e roteirista Henry Lehrman (1896 - 1946) e produzido por Max Sennett (1880 – 1960) para os Estúdios Keystone, o filme mudo mostra a saga de Slicker, um falso aristocrata inglês que vai trabalhar como repórter, tentado conseguir dinheiro. Depois de testemunhar um carro despencando de um penhasco, o vagabundo pega a câmera de um repórter rival e corre para a redação do jornal para registrar a foto como sua. Seu rival se atrasa quando é pego no quarto de uma mulher pelo marido ciumento. O vigarista acompanha a distribuição do jornal contendo seu “furo” pela cidade, onde é mais uma vez perseguido pelo repórter rival. Ambos acabam no coletor de vacas de um bonde. 36 – 78 – 147.

Stan Getz, nascimento

1927. Nasce na Filadélfia, Pensilvânia, o saxofonista Stanley Gayetzsky, conhecido como Stan Getz. Um dos criadores do cool jazz, estudou piano e teoria em Nova York, e aos 15 anos já tocava sax na orquestra de swing de Dick “Stinky” Rogers (1912 – 1970). No final de década de 1940 passou a se interessar pelo jazz. Formou com Jimmy Giufere, Zoot Zims, e Herbie Stewart o Quarteto The Four Brothers, tornando-se um dos cinco maiores saxofonistas do mundo.

[pic]

Em fevereiro de 1962, Getz foi o responsável pela explosão da bossa nova nos Estados Unidos, gravando Desafinado e Samba de Uma Nota Só. Em 1964 gravou o clássico Garota de Ipanema com Tom Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto. O disco chegou ao primeiro lugar nas paradas e ficou vários meses entre os mais vendidos nos EUA. O saxofonista também gravou com outros artistas brasileiros como Baden Powell, Luiz Bonfá e Laurindo de Almeida. Stan Getz esteve no Brasil em 1967, 1976 e 1980. Morreu de câncer em Malibu, Califórnia, aos 64 anos em seis de junho de 1991. 36 – 41.

Graham Nash, nascimento

1942. Nasce em Blackpool, Inglaterra, o cantor e compositor Graham William Nash, simplesmente Graham Nash. Foi o líder do The Hollies, umas mais importantes bandas inglesas surgidas na década de 1960, fundada por ele e pelo vocalista Allan Clarke (1942 - ). Começou a carreira tocando em pequenas bandas de Manchester. Em 1968 se uniu a David Crosby (1941 - ) e Stephen Stills (1945 - ) para formar um dos mais expressivos grupos surgidos na década de 1970, o Crosby, Stills and. Nash, do qual participou mais tarde Neil Young (1945 - ). Com Crosby, Stills & Young, seus grandes sucessos colaborativos foram: Marrakesh Express, Lady of the Island, Suite: Judy Blue Eyes, Right between the Eyes, Long Time Gone e Ohio. Em 1971, ele iniciou a carreira solo com o LP Songs of Begginers, mas manteve uma parceria estável com David Crosby. 78.

Assembleia Constituinte

1946. É instalada a Assembleia Constituinte que preparou a 5ª Constituição da história do Brasil e a terceira do período republicano. Em 15 de março de 1946, a Comissão de Constituição decidiu não apresentar novidades, e sim utilizar a Constituições de 1934, com algumas alterações. Foram cerca de 4 000 emendas, que no geral manteve antigas estruturas econômicas e sociais. Apesar dessas mudanças, a Constituição de 1946 permitiu a continuação das instituições corporativistas do Estado Novo. Nessa Constituição estava embutida a famosa frase - Todo poder emana do povo, e em seu nome será exercido.

A Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1946 foi promulgada pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra (1889 – 1974) - e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias no dia 18 de setembro de 1946. O Brasil chegava, então à democracia, mas com restrições. Não podiam votar os analfabetos, e os soldados do escalão inferior; os sargentos não eram elegíveis; a autonomia sindical e o direito de greve eram tratados de forma reticente; a propriedade da terra manteve-se alterada. Em sete de setembro de 1947, foi cassado o registro do Partido Comunista. 36 – 74.

Natalie Cole, nascimento

1950. Nasce em Los Angeles, Califórnia, a cantora e compositora Stephanie Maria Cole, mais conhecida como Natalie Cole. Começou a carreira ainda criança, ao lado do pai, Nat King Cole (1917 - 1965). Estreou no disco em 1975, ao lançar Inseparable, álbum ganhador de dois prêmios Grammy. Em 1991 ela lançou o disco Unfergottable, em dueto com o pai, graças às modernas técnicas de gravação. Seus maiores sucessos são: Miss You Like Crazy, Inseparable, Too Young, As Times Goes By, e When I Fall in Love. Natalie Cole morreu aos 65 anos de insuficiência cardíaca em Los Angeles, Califórnia, em 31 de dezembro 2015. 36.

A Família Trapo recebe a visita de Pelé

1967. A Família Trapo, humorístico exibido nas noites de sábado pela TV Record entre 25 de março de 1967 e três de julho de 1971 recebe a visita de Edson Arantes do Nascimento (1940 - ), o Rei Pelé. Esse foi um dos melhores episódios da série que era escrita por Carlos Alberto de Nóbrega (1936 - ) e Jô Soares.

Marco da televisão brasileira, A Família Trapo tinha seu enredo a vida do personagem Carlos Bronco Dinossauro, vivido pelo ator e comediante Ronald Golias (1929 – 2005).

Além de Golias, o humorístico tinha em seu elenco Otelo Zeloni (1921 – 1973), o pai; Renata Fronzi (1925 – 2008), a mãe; Jô Soares (1938 - ), o mordomo; Cidinha Campos (1942 - ), a filha; Ricardo Côrte Real (1952 - ), o filho adolescente; e Sônia Ribeiro (1930 – 1987), a criada e Ronald Golias (1929 – 2005). 78.

Boris Karloff, morte

1969. Morre aos 82 anos em Sussex, Inglaterra, o ator William Henry Pratt, ou Boris Karloff, lembrado por interpretar o personagem Frankenstein no cinema. Foi para o Canadá em 1909, onde atuou em peças teatrais e alguns filmes sem importância. Karloff estreou em Hollywood em 1920, no filme O Último dos Moicanos.

Em 1931, Karloff ganhou o papel principal no clássico de terror Frankenstein. O monstro, criado pela escritora inglesa Mary Shelley (1797 – 1851) em 1º de janeiro de 1818, consagrou Karloff como um dos maiores atores de filmes de terror em todos os tempos. Ele atuou em mais de 100 filmes desse tipo. Entre os mais importantes, destacam-se A Câmara do Terror, A Casa do Terror, A Múmia, Morte Para Um Monstro, A Noiva de Frankenstein, O Corvo, Farsa Trágica e Scarface, Vergonha de uma Nação. Ele passou os últimos anos de sua vida apresentando programas na televisão e contando história para crianças no rádio. Boris Karloff nasceu em Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 1887. 4 - 36.

Bertrand Russell, morte

1970. Morre aos 98 anos em Ravenscroft, País de Gales, o matemático, filósofo, ensaísta e historiador Bertrand Arthur William Russell, 3.º Conde Russell, simplesmente Bertrand Russel. Formado em matemática em Cambridge em 1894, ele era interessado na lógica, o fundamento da linguagem e do entendimento do mundo. Liberal anárquico, ele causou polêmica ao pregar a liberdade sexual e defender o homossexualismo e o divórcio em Casamento e Moral, de 1929. Largamente considerado o mais importante filósofo britânico do Século 20, deixou mais de 40 livros sobre filosofia, educação, política e sexo. Na luta para impor suas ideias consideradas radicais, Bertrand Russel enfrentou alguns problemas. Aos 46, foi preso e demitido da Universidade de Cambridge, ao defender a retirada da Inglaterra na Primeira Guerra Mundial. Em 1960, em plena Guerra Fria, ele foi preso novamente ao protestar contra os artefatos atômicos. Sua obra mais importante é História da Filosofia no Ocidente (1946). Outros trabalhos importantes de Bertrand Russel são Religião e Ciência, O Homem Tem Futuro? e Princípios da Matemática, obra editada em três volumes, entre 1910 e 1913. Bertrand Russel nasceu em Ravenscroft, País de Gales, em 18 de maio de 1872. 19.

Latino, nascimento

1973. Nasce no Rio de Janeiro o cantor Roberto de Souza Rocha, conhecido como Latino. Aos 13 anos foi morar nos Estados Unidos, onde começou a escrever suas primeiras composições. Seis anos depois voltou ao Brasil, iniciando suas apresentações em bailes funk no Rio de Janeiro. Em 1994 lançou seu primeiro disco, Marcas de Amor, no qual se destacaram os sucessos Me Leva e Don’t Say Goodbye. Seus maiores sucessos são: Diana, Amor de Estudante, Louca, Meu Gol de Placa, Renata, Amante Profissional, Cátia Catchaça e Festa no Apê. 36.

Shakira, nascimento

1977. Nasce em Barranquilla, Colômbia, a cantora, compositora, dançarina, instrumentista e filantropa Shakira Isabel Mebarak Ripoll, simplesmente Shakira. Começou na música se apresentando na escola, cantando e dançando diversos gêneros musicais. Em 1990, lançou o álbuns Magia e Peligro, que não alcançaram sucesso fora da Colômbia. Em 1996, Shakira lançou o disco Pies Descalços, com o qual iniciou uma carreira nos países latinos. Em 1998, saiu o quarto álbum; Dónde Están los Ladrones? Que também foi lançado internacionalmente. Com o álbum Laundry Service, Sahakira se lançou no mercado de língua inglesa. Desse disco foi extraído o single Whenever, Wherever, um dos maiores sucessos de 2002, no mundo inteiro.

[pic]

Shakira gravou a canção Waka Waka (This Time for Africa), hino oficial da Copa do Mundo da FIFA em 2010. O disco vendeu dez milhões de cópias em todo o mundo, e se tornou a música mais vendida numa Copa em todos os tempos. Nessa época, a cantora iniciou um relacionamento como o jogador de futebol Gerard Piqué (1987 - ), zagueiro do Barcelona da Espanha e da Seleção Espanhola. Eles têm dois filhos.

Em 2011, Shakira foi introduzida pelo presidente norte-americano Barak Obama na Comissão Consultiva do Presidente sobre Excelência Educacional para Hispanos. Trata-se de um grupo de quatro pessoas que davam conselhos ao Presidente e Secretário de Educação Arne Duncan. Em 2014, ela foi listada como a 58ª mulher mais poderosa do mundo pela revista de economia Forbes. 41 – 78.

Gene Kelly, morte

1996. Morre aos 83 anos em Beverly Hills o diretor, ator, cantor e dançarino Eugene Curran Kelly, simplesmente Gene Kelly. Às vezes citado como o mágico da dança no cinema, em 1933 entrou para um grupo de danças formado por garotos da YMCA (Associação Cristã de Moços), passaporte para uma carreira profissional.

Gene Kelly para Nova York em 1938, estreando na Broadway como dançarino e diretor-assistente no musical Hold Your Hats.

[pic]

Consagrado nos palcos, Gene Kelly iniciou a carreira no cinema em 1940, no filme Idílio em Dó-Ré-Mi, ao lado de Judy Garland (1922 – 1969). Kelly colocou seu nome na História dirigindo e atuando em Dançando na Chuva, o musical mais famoso do cinema. Lançado em 12 de março de 1952, o filme foi listado pelo Instituto Americano de Cinema como um dos 10 melhores filmes de todos os tempos. Outros trabalhos importantes de sua carreira são: Sinfonia de Paris, Modelos, Um Dia em Nova York, O Pirata, Minha Vida é Uma Canção, Marujos do Amor e Xanadu. Gene Kelly nasceu em Pittsburgo, Pensilvânia em 23 de agosto de 1912. 22. 03/02/1996 - 23.16/02/1997 - – 180.

Chico Science, morte

1997. Morre em um acidente de automóvel em Recife (PE) o cantor compositor Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science, considerado o criador do movimento musical manguebeat, em meados da década de 1990.

Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois álbuns gravados: Da Lama aos Caus (abril 1994 Brasil – junho 1995 EUA), e Afrociberdelia (1996). Chico Science foi listado como o 16º entre os Cem Maiores Artistas da Música Brasileira pela revista Rolling Stone em outubro de 2008. Ele nasceu em Olinda (PE), em 13 de março de 1966. 36 – 78.

Armino Fraga, posse

1999. O economista Armínio Fraga (1957) assume a presidência do Banco Central do Brasil, em substituição a Chico Lopes, demitido pelo ministro da fazenda Pedro Malan, depois de ataques especulativos contra o real. O dólar chegou à cotação recorde de R$ 2,15 dois dias antes, 29 de janeiro de 1999.

-----------------------

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download