Webnode



REVISÃO DE SOCIOLOGIA

PROFESSOR RODRIGO SIMÃO

1. (Unesp 2012) Regulamentação publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município do Rio, determina que as crianças e adolescentes apreendidos nas chamadas cracolândias fiquem internados para tratamento médico, mesmo contra a vontade deles ou dos familiares. Os jovens, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), só receberão alta quando estiverem livres do vício. A “internação compulsória” vale somente para aqueles que, na avaliação de um especialista, estiverem com dependência química. Ainda de acordo com a resolução, todas as crianças e adolescentes que forem acolhidos à noite, “independente de estarem ou não sob a influência do uso de drogas”, não poderão sair do abrigo até o dia seguinte.

(.br, 30.05.2012. Adaptado.)

As justificativas apresentadas neste texto para legitimar a “internação compulsória” de usuários de drogas são norteadas por:

a) princípios filosóficos baseados no livre-arbítrio e na autonomia individual.

b) valores de natureza religiosa fundamentados na preservação da vida.

c) valores éticos associados ao direito absoluto à liberdade da pessoa humana.

d) realização prévia de consultas públicas sobre a internação obrigatória.

e) critérios médicos relacionados à distinção entre saúde e patologia.

2. (Unesp 2012) Se um governo quer reduzir o índice de abortos e o risco para as mulheres em idade reprodutiva, não deveria proibi-los, nem restringir demais os casos em que é permitido. Um estudo publicado em “The Lancet” revela que o índice de abortos é menor nos países com leis mais permissivas, e é maior onde a intervenção é ilegal ou muito limitada. “Aprovar leis restritivas não reduz o índice de abortos”, afirma Gilda Sedgh (Instituto Guttmacher, Nova York), líder do estudo, “mas sim aumenta a morte de mulheres”. “Condenar, estigmatizar e criminalizar o aborto são estratégias cruéis e falidas”, afirma Richard Horton, diretor de “The Lancet”. “É preciso investir mais em planejamento familiar”, pediu a pesquisadora, que assina o estudo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os seis autores concluem que “as leis restritivas não estão associadas a taxas menores de abortos”. Por exemplo, o sul da África, onde a África do Sul, que o legalizou em 1997, é dominante, tem a taxa mais baixa do continente.

(, 22.01.2012. Adaptado.)

Na reportagem, o tema do aborto é tratado sob um ponto de vista

a) fundamentalista-religioso, defendendo a validade de sua proibição por motivos morais.

b) político-ideológico, assumindo um viés ateu e materialista sobre essa questão.

c) econômico, considerando as despesas estatais na área da saúde pública em todo o mundo.

d) filosófico-feminista, defendendo a autonomia da mulher na relação com o próprio corpo.

e) estatístico, analisando a ineficácia das restrições legais que proíbem o aborto.

3. (Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.

(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve

a) reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.

b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.

c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.

d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.

e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.

4. (Interbits 2012) Leia.

– Escreveu O suicídio.

– Nasceu em 1858 e morreu em 1917.

– Pode ser considerado o fundador da Sociologia como disciplina acadêmica.

– Desenvolveu a noção de fato social.

As informações acima dizem respeito a qual cientista social?

a) Max Weber

b) Émile Durkheim

c) Karl Marx

d) Friedrich Hegel

e) Friedrich Nietzsche

5. (Interbits 2012) Um dos aspectos do fato social é a coerção que ele exerce sobre todos os indivíduos. Em diversas ações que tomamos na nossa sociedade, podemos identificar fatos sociais que aparecem sem que nos demos conta. Qual das ações abaixo pode ser considerada como um fato social?

a) O ato de ir ao estádio de futebol. Todas as mulheres devem, ao menos uma vez, assistir a um jogo de futebol no estádio.

b) O ato de presentear a criança que faz aniversário. Os adultos sabem que se forem convidados para uma festa de criança, é bom levarem um presente para ela.

c) O ato de andar. Toda pessoa deve, obrigatoriamente, saber andar.

d) O ato de ler livros de literatura. Uma pessoa que não lê literatura fica excluída do convívio social.

e) O ato de brincar de peão. Toda criança é socializada mediante o jogo de peão.

6. (Interbits 2012) Para compreender a maneira como a sociedade representa a si mesma e o mundo que a cerca, é a natureza da sociedade, e não a dos particulares, que se deve considerar. Os símbolos com os quais ela se pensa mudam conforme o que ela é.

DURKHEIM, Émile. As regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.XXIII.

Dentre os conceitos abaixo, qual é aquele que Durkheim utiliza para compreender a forma como a sociedade representa a si mesma?

a) Sociedade mecânica.

b) Sociedade orgânica.

c) Suicídio.

d) Representação coletiva.

e) Anomia social.

7. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.

a) Fatos sociais.

b) Expressões culturais.

c) Ações sociais.

d) Estruturas políticas.

e) Relações sociais.

8. (Unimontes 2012) Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.

b) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.

c) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.

d) As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.

9. (Interbits 2012) Max Weber foi um dos autores que procurou compreender a origem do capitalismo. Segundo sua análise, havia, na Europa moderna, uma ética de valorização do trabalho que ajudou a sustentar o capitalismo enquanto modelo econômico. Dado que a sociedade contemporânea continua vivendo em um sistema capitalista, quais das frases a seguir estão diretamente relacionadas a essa ética de valorização do trabalho?

I. “Quem não trabalha também não deve comer”.

II. “Tempo é dinheiro”.

III. “Antes tarde do que nunca”.

IV. “O trabalho dignifica o homem”.

V. “A democracia é um trabalho árduo”.

a) Somente I e IV.

b) Somente II e III.

c) Somente I, II, IV e V.

d) Somente I, II e IV.

e) Somente I e V.

10. (Unimontes 2012) A perspectiva weberiana de estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender a ação social do indivíduo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas próprias ações, que têm motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as colunas correspondentes às características de cada uma.

1- Ação social racional em relação a fins

2- Ação social racional com relação a valores

3- Ação social tradicional

4- Ação social afetiva

( ) O agente tem motivações e inspirações imediatas como, por exemplo, de medo, de ódio ou entusiasmo.

( ) São modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são praticadas por vários agentes como um costume.

( ) O agente possui um comportamento fiel às suas convicções como, por exemplo, na política ou no exercício da liberdade religiosa.

( ) O agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado.

A sequência correta é

a) 3, 2, 4, 1.

b) 2, 1, 4, 3.

c) 4, 1, 2, 3.

d) 4, 3, 2, 1.

11. (Uema 2012) No conjunto da sua Sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação

a) racional em que o agente associa um sentido objetivo aos fatos sociais.

b) desprovida de sentido subjetivo e motivacional.

c) humana associada a um sentido objetivo.

d) cuja intenção fomentada pelos indivíduos se refere à conduta de outros, orientando-se por ela.

e) não orientada significativamente pela conduta do outro em prol de um bem comum.

12. (Interbits 2012) Eu não sou uma pessoa rica por enquanto, mas, se a gente aparenta pobreza, aí é que o dinheiro não entra mesmo. Mas eu já posso dizer que tenho uma carreira, que tenho objetivos a serem alcançados. E quando você tem uma carreira profissional pela frente, metas a serem atingidas, você tem que exibir para o mundo o seu sucesso, mostrar para o mundo que você é capaz de vencer. Para ser vitoriosa, você tem que parecer vitoriosa. E o sucesso sempre vai estar refletido na sua beleza. A roupa que se usa é o retrato de quem se é.

Sant’Anna, André. Questão Estética. Disponível em: . Acesso em 25/05/2012.

A mulher que escolhe a sua roupa segundo o sucesso que pretende alcançar está de acordo, predominantemente, com qual dos tipos de ação social?

a) Ação tradicional.

b) Ação afetiva.

c) Ação racional referente a valores.

d) Ação racional referente a fins.

13. (Interbits 2012) Leia.

– Escreveu A ética protestante e o espírito do capitalismo.

– Nasceu em 1864 e morreu em 1920.

– Desenvolveu a noção de conceitos ideais típicos.

– Desenvolveu a chamada sociologia compreensiva.

As informações acima dizem respeito a qual cientista social?

a) Max Weber

b) Émile Durkheim

c) Karl Marx

d) Friedrich Hegel

e) Friedrich Nietzsche

14. (Interbits 2012) A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade.

BERGER, P.; LUCKAMNN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 175.

A respeito do conceito de socialização e das diferenças entre socialização primária e socialização secundária, considere as seguintes afirmativas:

I. A socialização primária é mais forte e coercitiva que a secundária.

II. O processo de aprendizado na socialização primária é carregado de afetividade.

III. A socialização secundária está geralmente associada à divisão do trabalho.

IV. A socialização secundária é independente da socialização primária.

V. A socialização independe das instituições sociais.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II, IV e V, apenas.

d) I, II, III e IV, apenas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

15. (Interbits 2012) Leia.

Sei que os anos vão passando e eu amando mais você.

Dedicando sempre um amor sem fim,

bons momentos de paixão e de felicidade.

E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade.

Você sempre jurou a mim eterno amor,

que um dia casaria comigo e seria feliz.

Mas você mentiu, e eu vi que estava errado.

Um dia vi você sair com o ex-namorado.

Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut.

Eu vou te bloquear no MSN.

Não me mande mais scraps, nem e-mails, PowerPoint.

Me exclua também e adicione ele.

Ewerton Assunção. Eu vou te excluir do meu Orkut.

A música, acima, acaba por apresentar um aspecto novo da socialização existente na sociedade contemporânea. Que aspecto é esse?

a) O aumento da importância da internet como mediadora das relações sociais.

b) A relevância sociológica do amor para as relações amorosas.

c) A traição como fato social total.

d) A persistência da traição nas relações sociais.

e) O desejo pela posse de meios de comunicação.

16. (Unicentro 2012) A respeito dos estudos sobre instituições familiares, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O conceito sociológico de “família” é definido como a união entre um homem e uma mulher, ligados por laços de sangue, de matrimônio ou de adoção.

( ) As relações desiguais de poder dentro da família revelam que certos membros tendem a ter mais benefícios que outros.

( ) Os casamentos, atualmente, têm caráter voluntário, não sendo mais orientados apenas por interesses econômicos e familiares, o que ocasionou liberdades, mas também novas coerções.

( ) Os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil, é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F V F V

b) V F F F

c) F V V V

d) V F F V

e) V F V F

17. (Uncisal 2012) Em tempos de consolidação das vitórias do movimento feminista, de ações em prol do reconhecimento da diversidade sexual e de mudanças provocadas pela globalização, a instituição familiar se encontra em uma situação de transição, reavaliando seus valores e se adequando à nova realidade. As opções a seguir trazem afirmações corretas em referência à instituição familiar em nossos dias, com exceção:

[pic]

a) constata-se, nas sociedades pós-modernas, um crescimento no número de famílias nucleares tradicionais.

b) no Brasil, o Supremo Tribunal Federal, em 2011, reconheceu a união estável entre casais homossexuais como entidade familiar.

c) devido à revolução de gênero, com sua inclusão no mercado de trabalho, uma quantidade significativa de mulheres já não se prende a casamentos infelizes e tem condições de decidir se terão filhos, quantos terão e quando será.

d) as transformações ocorridas nos últimos 60 anos multiplicaram o número de famílias monoparentais.

e) segundo os pesquisadores, a renda do homem tende a aumentar com o divórcio enquanto a da mulher sofre uma redução. Isto se explica à medida que os salários dos homens são maiores do que a remuneração das mulheres, as quais ficam com a guarda dos filhos e os valores arbitrados a título de pensão são insuficientes.

18. (Interbits 2012) Segundo Karl Marx, a sociedade capitalista conhece basicamente duas classes: a burguesia e o proletariado. Na abordagem marxista, como se dá a relação entre elas?

a) As duas classes estão em harmonia. Ambas se complementam em um processo produtivo: os burgueses oferecem empregos, enquanto os proletários trabalham contribuindo para o progresso da civilização.

b) Elas estão em constantes disputas políticas. Tais disputas aparecem, no Brasil, na polarização entre PT e PSDB, sendo o PT o partido dos trabalhadores (proletários) e o PSDB o partido dos empresários (burgueses). A alternância entre esses dois partidos no poder é o que definirá o modelo econômico da nação.

c) Essas duas classes estão em luta. Enquanto os burgueses tentam exercer sua dominação sobre o proletariado, estes procuram resistir e fugir dessa relação de opressão.

d) As duas classes estão em relação de solidariedade orgânica. O capitalismo surge em uma sociedade moderna, marcada por uma complexa divisão do trabalho. Longe de produzir desagregações, essa complexidade favorece a coesão social devido à dependência mútua de todos os indivíduos.

e) As classes sociais estão em processo de fusão. Devido à mundialização do capital, não haverá mais classes sociais. Todos serão híbridos de empreendedores e trabalhadores, em uma sociedade regulada pelo mercado.

19. (Unimontes 2012) A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.

c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

20. (Uema 2012) Qual das alternativas abaixo expressa o acontecimento de ordem político-ideológica que reflete os interesses da classe burguesa, ascendente no século XVIII?

a) Revolução Urbano-industrial.

b) Revolução Gloriosa.

c) Revolução Francesa.

d) Revolução Urbana.

e) Revolução Puritana.

21. (Interbits 2012) Leia.

(...)

Quando eu passava por você, na minha CG(*),

você nem me olhava.

Fazia de tudo pra me ver, pra me perceber,

mas nem me olhava.

Aí veio a herança do meu "véio"

e resolveu os meus problemas, minha situação.

E do dia pra noite fiquei rico,

"tô" na grife, "tô" bonito, "tô" andando igual patrão.

Agora eu fiquei doce igual caramelo,

“tô tirando onda de Camaro(**) amarelo.

E agora você diz “vem cá que eu te quero”,

quando eu passo no Camaro amarelo.

(...)

MARCO AURÉLIO et al. Camaro Amarelo. [Munhoz e Mariano] In: Munhoz e Mariano ao vivo em Campo Grande. [DVD] 2012.

* CG: corresponde a um modelo de motocicleta popular.

** Camaro: corresponde a um modelo de carro esportivo.

A música Camaro Amarelo, de Munhoz e Mariano, tem como tema a relação de atração entre um homem e uma mulher. Nessa relação, há uma transformação na posição social do rapaz.

a) Que transformação é essa?

1. Uma ascensão social.

2. Uma mudança social.

3. Uma mudança cultural.

4. Uma transformação estrutural.

5. Uma mudança geográfica.

b) Quais elementos exteriorizam essa transformação?

22. (Interbits 2012)

[pic]

Na tirinha acima, Manolito (personagem da última fala) incorpora a ideologia de uma classe social determinada. Que classe social é essa?

a) O proletariado.

b) A classe média.

c) A burguesia.

d) A classe operária.

e) A classe militar.

23. (Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.

Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que

a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.

b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.

c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.

d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.

e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.

24. (Interbits 2012) Leia o trecho da música Canto para minha morte, de Raul Seixas.

Qual será a forma da minha morte?

Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.

Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976.

Podemos dizer que a morte corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de abordá-la. Sobre a forma como a sociologia aborda o tema, assinale a alternativa CORRETA.

a) A morte é a parte essencial da vida. Entretanto, a sociologia está comprometida em fazer com que a morte violenta deixe de existir.

b) A sociologia considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos.

c) Não é a sociologia, mas a medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte.

d) A sociologia está preocupada em fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o assassinato e o genocídio.

e) Todas as sociedades possuem medo da morte. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de controlar esse medo.

25. (Unimontes 2012)

[pic]

“Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “colunáveis”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os

“caretas”, os “vagabundos”, os “gays”, e todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”, um “saber” baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.”

(ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado)

A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é:

a) Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas.

b) Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado.

c) Criamos um conjunto de “outros” que servem para reafirmar, por oposiηγo, uma sιrie de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo.

d) Compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença.

26. (Interbits 2012) Leia.

O que me interessa é pensar o que há, vamos chamar assim, de interessante, de novo, de possível no continente americano, nesse pedaço do planeta. E o que há de novo é o que há de antigo. O que há de novo tem 500 anos, são os índios. Quer dizer, tem 500 anos que nós “descobrimos”, e 500 que nós ignoramos. É passando pelos índios [...] e pelos negros, pelos africanos, pelas minorias, que “nosso” pensamento vai se articular como “um” pensamento, vai poder ter, poder ganhar uma inflexão nova.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Primeiros Estudos. São Paulo, n.º 2, p. 261, 2012. Entrevista concedida a Cleber Lambert e Larissa Barcellos.

O texto acima corresponde à fala de um importante antropologo brasileiro. Ele defende a importância de se estudar as minorias como uma forma de criar um novo pensamento dentro das ciências sociais. A partir dessa argumentação, assinale a alternativa correta.

a) As minorias são estudadas pela sociologia com o intuito de dar a elas armas para se protegerem do Estado Novo.

b) O estudo das minorias favorece uma diversidade maior de abordagens sobre o mundo, possibilitando uma convivência mais respeitosa e tolerante entre as pessoas.

c) As minorias não existem; são, somente, uma construção da sociologia.

d) O estudo sociológico está mais preocupado em abordar o desenvolvimento do capitalismo do que conhecer a especificidade das minorias.

e) Cabe ao pesquisador defender as minorias. Uma vez que elas possuem pouco poder, a sociologia deve assumir esse papel de defendê-las do capitalismo selvagem.

27. (Interbits 2012) Veja a figura abaixo:

[pic]

A partir dela, assinale a alternativa incorreta.

a) A percepção das gerações está relacionada à idade social dos indivíduos.

b) A charge demonstra como as formas de socialização mudam com o passar das gerações.

c) Devido às transformações tecnológicas, as formas mais novas de comunicação podem se tornar obsoletas com o passar das décadas.

d) As modernas formas de comunicação deixarão de existir por causa das alterações climáticas naturais do planeta.

e) Uma das formas de definir o presente é através da noção de “modernidade líquida”.

28. (Uncisal 2012) O homem enquanto espécie e a própria humanidade têm na vida em sociedade uma necessidade vital. Em meio a contatos e processos, os indivíduos se aproximam ou se afastam constituindo diferentes formas de associação que atribuem status e papéis aos seus membros, forjando uma ampla rede mantida por mecanismos de sustentação social eficientes.

As opções trazem afirmações verdadeiras em relação aos agrupamentos, processos e mecanismos de sustentação social, exceto:

a) em uma realidade marcada pela diversidade, fenômenos sociais como o bullying e a homofobia passaram a ser debatidos intensamente por grande parte da população brasileira.

b) nas sociedades contemporâneas o conflito entre pais e filhos aumentou o grau de complexidade. A partir de uma multiplicidade de valores novos e opostos, o choque de gerações se tornou mais visível e intenso.

c) enquanto grupo social, a escola apresenta a incidência de contatos primários e secundários, sendo classificada como grupo intermediário.

d) o controle da sexualidade feminina, exercido até algum tempo atrás, exemplifica como os valores atuam enquanto mecanismo de sustentação social e dominação de um grupo sobre outro.

e) nas sociedades tribais não há como se definir os papeis sociais e diferenciar o status de cada indivíduo. Nelas os mecanismos de sustentação são inexistentes.

29. (Interbits 2012) Não que eu não esteja feliz com meu novo status de consumidor, não deve ser isso. (Agora mesmo escrevo em um notebook, minha TV tem cem canais de esporte e minha mãe prepara a comida num fogão novo; se isso não for felicidade, do que se trata, então?)

O problema é que me esforço, juro, mas o ceticismo ainda é minha perdição: levo 2h30 para chegar ao trabalho porque o trem quebra todos os dias, meu plano de saúde não cobre minha doença no intestino e morro de medo das enchentes do bairro.

Ou seja, ao mesmo tempo em que todos querem me atingir por meu razoável poder de consumo, passo por perrengues do século passado. Eu e mais de 30 milhões de pessoas – não somos pobres, mas classe C.

MACHADO, L. De repente, classe C. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jul., 2012.

Adaptado. Disponível online em: . Acesso em 16 jul. 2012.

O autor do texto acima afirma, ironicamente, que apesar de ter direito ao consumo, sua maior demanda não é por determinadas mercadorias, mas por acesso a alguns direitos que lhe são negados. Que direitos são esses?

a) Direitos políticos.

b) Direitos ambientais.

c) Direitos civis.

d) Direitos sociais.

e) Direitos trabalhistas.

30. (Unicentro 2012) A respeito da cidadania, está correto o que afirma em

a) A cidadania plena é exercida quando se vota em eleições diretas e democráticas.

b) A cidadania, na Grécia e na Roma antiga, era atribuída somente aos homens e às mulheres livres.

c) Na sociedade brasileira, apenas os indivíduos com idade superior a 18 anos são considerados cidadãos.

d) Ser cidadão é ter consciência de seus direitos e deveres, ou seja, é ter consciência de que possui responsabilidades e limites dentro da sociedade.

e) É um conceito que pressupõe dependência dos indivíduos moradores de uma nação em relação ao Estado.

31. (Interbits 2012) Na LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, a chamada “Lei Maria da Penha”, está escrito:

Art. 5º  Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:

I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Considere as notícias abaixo. A partir da definição acima, quais das notícias dizem respeito a casos de violência doméstica contra a mulher?

I - Menina de 13 anos acusa 8 garotos de estupro e chantagem em SP

II - Homem é suspeito de abusar de crianças em hospital no RS

III - Mulher apanha até desmaiar em MT e marido é preso em flagrante, diz PM

IV - Mulher acusa filho de estupro e marido de agressão em Cascavel

V - Homem é preso por suspeita de violência a criança de um ano

a) Somente as notícias I, II e IV.

b) Somente as notícias II e III.

c) Somente as notícias III e IV.

d) Somente as notícias III, IV e V.

e) Todas as notícias.

32. (Interbits 2012) A democracia é o principal sistema político contemporâneo. Ela está presente em países de culturas muito diferentes (como Brasil, Japão e África do Sul) e pode assumir diversos modelos e aspectos, dependendo do contexto. Assinale a alternativa incorreta a respeito da democracia:

a) Com relação à forma de participação, a democracia pode ser direta ou representativa.

b) Uma democracia pode existir tanto em um regime parlamentarista quanto em um regime presidencialista.

c) A democracia contemporânea ocorre nos mesmos moldes da democracia clássica grega.

d) Muitas ações arbitrárias podem ser tomadas em nome de “ideais democráticos”.

e) A democracia parte do pressuposto de que o poder emana do povo.

33. (Upe 2012) Leia o texto a seguir.

TRÍPOLI - Os rebeldes líbios reivindicaram ontem o controle de grande parte da capital Trípoli, após seu rápido avanço no fim de semana. Disparos e rajadas de metralhadoras eram escutados em bairros da capital, indício de que os combates não chegaram ao fim na capital.

“O verdadeiro momento da vitória será quando Kadafi for capturado”, disse Mustafá Abdel Jalil, chefe do Conselho Nacional de Transição. O porta- voz dos rebeldes em Trípoli, Mohammed Abdel Rahman, alertou para bolsões de resistência na capital e disse que enquanto Kadafi permanecer livre “continuará o perigo”.

Na manhã de ontem os rebeldes tentaram invadir o complexo administrativo e residencial de Kadafi, em Bab al-Aziziya, mas alguns tanques do governo saíram atirando e abriram fogo contra os rebeldes, que conseguiram tomar o controle da emissora estatal de TV. As telas de televisão ficaram negras repentinamente minutos depois de o logo da rede ter aparecido no canto inferior direito da tela, sem transmissão de imagens ou som.

Os rebeldes receberam reforços por mar, a partir da cidade de Misrata, 200 km a leste. “Vários navios chegaram a nossa bem amada capital Trípoli a partir de Misrata, levando a bordo grande número de combatentes e munição”, revelou o Centro de Imprensa do Conselho Militar de Misrata.

As tropas procedentes de Misrata também avançam por terra sobre Trípoli a partir da cidade de Elkomua. Outra coluna segue de Misrata para a cidade de Sirte, região natal e reduto de Kadafi. Segundo os rebeldes, uma coluna de militares leais ao ditador, procedente de Sirte, foi interceptada.

Segundo o porta-voz do Pentágono, coronel David Lapan, Kadafi não deixou o pais. “Acreditamos que continua na Líbia. Não temos informações de que tenha deixado o país”, disse Lapan a jornalistas.

Fonte: Jornal do Commercio. Caderno Internacional. 23/08/2011. p.07.

Identifica-se no texto um Processo Social bastante frequente no mundo árabe atual. Sobre esse processo, analise os itens a seguir:

I. A tentativa de um grupo social em romper com um governo ditatorial representa uma busca por transformações sociais que atendam à maioria da população.

II. A hostilidade reforça a energia necessária aos movimentos de luta entre os grupos.

III. O contato entre os grupos se dá por meio de uma comunicação caracterizada por sons inarticulados, ou seja, meios não vocais de expressão.

IV. O Processo Social é denominado conflito e, portanto, é dissociativo.

V. Os acontecimentos em Trípole (Líbia) se iniciaram depois da queda do ditador do Egito, Mubarak, em julho de 2011. Isso provocou a contenção de manifestações por parte da população em outros países do mundo árabe.

Estão corretos

a) I, II e III.

b) II, IV e V.

c) I, II e IV.

d) II, III e V.

e) III, IV e V.

34. (Uema 2012) Aponte a opção correta referente à instituição da primeira modernidade, encarregada de ser o centro organizador da vida política e social.

a) O Sufrágio Universal.

b) O Mercado.

c) A Moeda.

d) As Nações Unidas.

e) O Estado.

35. (Unicentro 2012) Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:

a) É uma organização civil para administrar dado território e a sua população.

b) Refere-se à não existência da divisão territorial determinada pelos limites geográficos.

c) Trata-se da eleição realizada pelo povo que garante a legitimidade para pessoas governarem.

d) É a estrutura organizacional e política, fruto de um contrato social ou de um pacto político, que garante legitimidade ao governo.

e) Consiste em uma estrutura organizacional e política, independente de um pacto político com autoridade ilimitada, podendo decidir sobre qualquer situação social.

36. (Uema 2012) Qual das alternativas abaixo corresponde à definição de Max Weber sobre o Estado Moderno?

a) Comitê executivo dos negócios de toda a burguesia.

b) Comunidade humana que, dentro dos limites de um determinado território, reivindica o monopólio da força legítima.

c) Representante de uma das classes fundamentais.

d) Instrumento de dominação de uma classe sobre a outra.

e) Representante da burocracia pública.

37. (Uncisal 2012) Os problemas ambientais mobilizam muitos cientistas e ativistas ao redor do mundo. Atuando em áreas distintas, eles buscam soluções a curto e médio prazos para evitar um colapso completo do meio ambiente. Fazendo uma análise no sentido sociológico da charge abaixo, podemos concluir como verdadeiro:

[pic]

a) sociedades com alto padrão de qualidade e acesso irrestrito a tecnologia estão a salvo das consequências advindas dos problemas ambientais.

b) a resolução dos problemas ambientais requer não somente políticas públicas e ações globais, mas uma mudança de comportamento dos indivíduos.

c) os problemas ambientais não forçarão a mudança de comportamento dos indivíduos ou a forma de organização das sociedades ao redor do mundo.

d) as práticas capitalistas não ameaçam tanto o meio ambiente e as relações sociais.

e) a industrialização e urbanização intensas não são causas dos problemas ambientais.

38. (Interbits 2012)

[pic]

A figura acima, disponível na internet, faz referência ao “Veta Dilma!”, que em 2012 foi amplamente divulgado nas redes sociais. Esta manifestação pode ser relacionada a qual tipo de movimento social?

a) Aos movimentos sociais urbanos.

b) Aos movimentos sociais rurais.

c) Ao movimento ambientalista.

d) Ao movimento operário.

e) Ao movimento feminista.

39. (Interbits 2012) Em 5 anos, cursos de ponta da USP só matricularam 87 alunos negros

Desde que a Universidade de São Paulo (USP) criou em 2006 o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), Medicina, Direito e Engenharia - cursos de ponta - matricularam 87 alunos pretos até o vestibular de 2011. O número refere-se a 0,8% dos matriculados nas carreiras. Os dados do processo seletivo de 2012 não estão disponíveis no site da Fuvest e a universidade não os forneceu. Preto é a terminologia usada pelo IBGE e pela USP para definir a cor da pele.

O diretor da ONG Educafro, frei David Raimundo dos Santos, ressalta que o sucesso do programa de inclusão da USP tem de se refletir nos cursos mais tradicionais. "Se a USP consegue com o Inclusp colocar pretos em Medicina e Direito, os demais também terão inclusão."

Estadão Online. Notícia de 02/06/2012. Adaptado. Disponível em: . Acesso em 11/07/2012.

A partir do texto e dos seus conhecimentos sociológicos, responda: qual dos fatores abaixo não tem intenção política de estimular a igualdade étnica na sociedade brasileira atual?

a) O respeito à diversidade sexual.

b) O estímulo à paridade entre brancos e negros no acesso à educação, trabalho e saúde.

c) O reconhecimento da importância histórica e cultural do negro no Brasil.

d) O acesso das minorias étnicas aos cargos públicos.

e) A criminalização do racismo.

40. (Uem 2012) Considerando as transformações nos espaços urbano e rural e a organização dos movimentos sociais no campo, assinale o que for correto.

01) O aumento na escala produtiva dos produtos agrícolas brasileiros foi acompanhado por um processo de democratização do acesso à terra.

02) As pequenas e médias propriedades são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos no Brasil.

04) Nos anos de 1980, as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) deram início à luta pela reforma agrária no Brasil.

08) As Ligas Camponesas tinham por objetivo prestar assistência social e jurídica aos grandes proprietários de terra.

16) A produção em larga escala e mecanizada, no campo, é extensiva a pequenas, médias e grandes propriedades, que participaram de forma dinâmica do projeto de modernização agrícola implantado no Brasil em meados dos anos de 1960.

41. (Interbits 2012) Um exemplo recente do uso intensivo da internet para o sucesso de uma causa foi a aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas pela Justiça. Ativistas liderados pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) passaram um ano e meio colhendo assinaturas nas ruas para a criação do projeto de iniciativa popular. Durante esse tempo, o MCCE conseguiu reunir um total de 1,7 milhão de nomes. Porém, depois que o movimento passou também a atuar em redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut, a repercussão sobre a causa se multiplicou de forma inesperada. Cerca de 2 milhões de adesões foram obtidas online. “Começamos a receber milhares de e-mails de pessoas que queriam saber como poderiam participar e a campanha ganhou outra proporção”, diz a secretária executiva do MCCE, Cristiane Vasconcelos. “Em menos de seis meses, conseguimos levantar aproximadamente 2 milhões de assinaturas online. Foi algo que não esperávamos”, conta.

Disponível em: . Acesso em 23/05/2012.

Tendo em consideração a notícia acima e seus conhecimentos sobre participação política, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas:

( ) A forma de participação política na sociedade brasileira é basicamente a mesma desde a década de 80. O maior exemplo disso é o voto, único instrumento de fato eficaz para a participação política de uma sociedade democrática.

( ) As formas de participação política estão sendo modificadas, sobretudo, a partir dos últimos 20 anos. A internet fez com que as pessoas não somente estivessem mais conectadas, mas também pudessem interferir de forma mais ativa nas questões políticas contemporâneas.

( ) Não é possível pensar em militância política na internet, dado que os debates estão sempre mediados pela rede e pelos grandes interesses corporativos.

( ) Mesmo sendo cada vez mais importante, ainda é controverso o alcance das formas de participação política através da internet.

42. (Unimontes 2012) À medida que, a partir dos anos 70, amplia-se uma cultura democrática no Brasil, que os movimentos sociais, junto com outros setores democráticos, vão .arrombando as portas da ditadura., o Estado torna-se lentamente permeável à participação de novos atores sociais. O Estado brasileiro, tradicionalmente privatizado pelos seus vínculos com grupos oligárquicos, vai lentamente .cedendo. espaço, tornando-se mais permeável a uma sociedade civil que se organiza, que se articula, que constitui espaços públicos nos quais reivindica opinar e interferir sobre a política, sobre a gestão do destino comum da sociedade. A radicalização da democracia não significa apenas a construção de um regime político democrático, mas também a democratização da sociedade e a construção de uma cultura democrática. Esse é ainda um desafio.

(Adaptado de CARVALHO, Maria do C.A.A. Participação social no Brasil hoje. Disponível em

Acesso em maio 2011.

Considerando o texto e essa conjuntura, analise as afirmativas, tendo em vista o significado da participação social:

I. Participar da gestão dos interesses coletivos significa participar do governo da sociedade, disputar espaço no Estado e no mercado, nos espaços de definição e execução das políticas públicas.

II. Os movimentos sociais têm, apesar das limitações e precariedades, construído contrapartidas que colocam num outro patamar de dignidade e respeito setores excluídos da sociedade, rompendo as fronteiras dos espaços onde têm sido confinados.

III. Ampliar a tolerância, o respeito democrático pelo diferente, eliminar as segregações raciais, de gênero, de opção sexual, entre outras, é o resultado da incidência de práticas participativas que constroem e modificam os valores sociais.

IV. Participar significa questionar o monopólio do Estado como gestor da coisa pública, construir espaços públicos não estatais, abrir caminhos para o aprendizado da negociação democrática e afirmar a importância do controle social sobre o Estado.

Estão corretas as afirmativas

a) II, III e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

43. (Interbits 2012) Leia.

Sendo assim, boa parte dos movimentos sociais que se organizam a partir desta realidade social nasce ou se relaciona, direta ou indiretamente, com questões ligadas à estrutura de classes e aos conflitos de interesses entre as diversas classes e frações de classe.

PILÃO, Valéria. Movimentos Sociais. In: Sociologia / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 223.

Conforme o texto do enunciado, a luta de classes está presente em diversos movimentos sociais. Assinale a alternativa que não apresenta uma justificativa correta para a relação entre o movimento social em questão e as demandas de classe que estão presentes ao seu interno.

a) No movimento feminista, a luta pelo fim do machismo aproxima-se às reivindicações pela redução da exploração no trabalho.

b) No movimento negro, a luta contra a discriminação está relacionada a demandas por direitos sociais.

c) Nos movimentos rurais há uma demanda por acesso igualitário a terra.

d) No movimento ambientalista há uma forte luta contra os interesses das grandes empresas extrativistas.

e) Nos movimentos urbanos há uma forte demanda por ética na política.

44. (Uncisal 2012) Leia o texto abaixo.

Como valor universal, os direitos humanos justificam ações políticas e intervenções militares internacionais e, paradoxalmente, influenciam movimentos sociais de dimensão universal ou regional e local. Os movimentos sociais produzem conflitos, ampliam os espaços de participação e procuram novas formas de organização social.

(Sólon Eduardo Viola. Movimentos Sociais e Direito – adaptado)

Com referência aos novos movimentos sociais, qual opção se apresenta como incorreta?

a) As questões ambientais se inserem efetivamente no conjunto de temas abordados pelos novos movimentos sociais, assim como questões relativas à situação das mulheres, os direitos dos homossexuais e as questões étnicas e raciais.

b) Os novos movimentos sociais refletem a complexidade das relações existentes no mundo globalizado, considerando as diversidades e evitando assumir posições políticas contestatórias e/ou polêmicas.

c) Os atuais movimentos sociais lutam por uma cidadania universal por meio da extensão dos direitos de cidadania a todos os indivíduos que compõem a sociedade.

d) A busca de reconhecimento identitário é uma das marcas mais visíveis dos novos movimentos sociais.

e) Os avanços tecnológicos e o barateamento dos meios de transporte potencializam as ações dos movimentos sociais. As redes sociais ampliaram os fóruns de discussão, unindo ativistas de vários segmentos com ideias semelhantes e tornando mais visível a conexão entre os problemas locais e suas fontes globais.

45. (Unicentro 2012) A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos legislativos e governamentais. O que geralmente

ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política.

GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre : Artmed, 2008.

Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de

a) interação social.

b) mobilidade lateral.

c) movimento social.

d) princípio preventivo.

e) movimento de acomodação urbana.

46. (Ufpa 2012) Atualmente experimentamos profundas transformações, em todas as dimensões da sociedade, que levaram a uma reestruturação radical do setor produtivo. É uma das CONSEQUÊNCIAS desse processo:

a) Promove-se a organização da classe trabalhadora e fortalecem-se os sindicatos, uma vez que agora estes possuem um poder de pressão maior sobre os empresários.

b) As empresas que passaram por um processo de reestruturação produtiva conseguiram obter vantagens comerciais porque, ao fazerem um intenso investimento em tecnologia, reduziram consideravelmente o desemprego tecnológico, ao mesmo tempo em que criaram mais postos de trabalho.

c) A fragmentação do mundo do trabalho e a prática empresarial da terceirização tendem a criar uma rede complexa e diversificada na qual surgem novos estatutos precários de emprego e salário.

d) Conquistam-se novos benefícios sociais e garantem-se benefícios já conquistados, na medida em que as empresas contratantes, ao livrarem-se dos encargos sociais e legais impostos pelo Estado, acrescentam os valores correspondentes nos salários dos trabalhadores, a título de incentivo.

e) Existe uma espécie de degradação do trabalho na maioria dos setores da economia, que é determinada, em grande medida, pelo pouco interesse que os jovens possuem em relação à sua própria qualificação; o que nada tem a ver com os processos decorrentes da lógica do capitalismo.

47. (Unicentro 2012) De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se contrapõem. Na produção capitalista, as duas classes antagônicas são as indicadas em

a) senhor e escravo.

b) clero e burguesia.

c) servos e senhores.

d) nobreza e burguesia.

e) burguesia e proletariado.

48. (Unioeste 2012) Émile Durkheim é considerado um dos fundadores das Ciências Sociais e entre as suas diversas obras se destacam “As Regras do Método Sociológico”, “O Suicídio” e “Da Divisão do Trabalho Social”. Sobre este último estudo, é correto afirmar que

a) a divisão do trabalho possui um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade.

b) a solidariedade mecânica é o resultado do desenvolvimento da industrialização, que garantiu uma robotização dos comportamentos humanos.

c) a solidariedade orgânica refere-se às relações sociais estabelecidas nas sociedades mais tradicionais. O nome remete ao entendimento da harmonia existentes nas comunidades de menor taxa demográfica.

d) indiferente dos tipos de solidariedade predominantes, o crime necessita ser punido por representar uma ofensa às liberdades e à consciência individual existente em cada ser humano.

e) a consciência coletiva está vinculada exclusivamente às ações sociais filantrópicas estabelecidas pelos indivíduos na contemporaneidade, não tendo nenhuma relação com tradições e valores morais comuns.

49. (Unicentro 2012) A taxa de desemprego brasileira é uma das menores entre as grandes economias mundiais, segundo o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. “Em janeiro, a taxa de desocupação ficou em 6,1% — o menor resultado para o mês desde o início da pesquisa do IBGE. Antes da crise, o Brasil tinha a segunda maior taxa de desocupação entre as 20 maiores economias do mundo. Hoje, conseguimos melhorar este índice e estamos em 15º ou 16º lugar no ranking (das maiores taxas de desemprego)”, afirmou Azeredo. “As principais potências ainda sentem os efeitos da crise de 2008, enquanto os avanços em educação, a inserção digital e a formalização do mercado levaram o Brasil a aumentar os postos de trabalho”, acrescentou.

TABAK, Bernardo. G1- Economia. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2011.

Sobre as relações de emprego, desemprego e subemprego, é correto afirmar:

a) O desemprego estrutural é também denominado desemprego temporário, pois ocorre em um curto espaço de tempo.

b) Pessoas que exercem alguma forma de atividade produtiva sempre são consideradas empregadas nas estatísticas.

c) A queda de desemprego entre os jovens pode ser explicada devido ao maior acesso desse grupo às novas tecnologias.

d) O desemprego conjuntural é resultado de grandes mudanças na economia, sendo característica dos países em desenvolvimento.

e) O desemprego pode ser definido como uma situação das pessoas que podem e querem trabalhar, mas não conseguem encontrar um emprego.

50. (Unioeste 2012) Para Max Weber a economia capitalista não é marcada pela irracionalidade e pela “anarquia da produção”. Ao contrário de Karl Marx, que frisava a irracionalidade do capitalismo, para Weber as instituições do capitalismo moderno podem ser consideradas como a própria materialização da racionalidade. Segundo Weber, uma das características do capitalismo moderno é a estrutura burocrática com instituições administradas racionalmente com funções combinadas e especializadas. Para o sociólogo alemão, o controle burocrático é marcado pela eficiência, precisão e racionalidade. Considerando a importância do tema da burocracia na obra de Weber, é correto afirmar que

a) Marx Weber identifica a burocracia com a irracionalidade, com o processo de despersonalização e com a rotina opressiva. A irracionalidade, nesse contexto, é vista como favorável à liberdade pessoal.

b) segundo Weber, a ocupação de um cargo na estrutura burocrática é considerada uma atividade com finalidade objetiva pessoal. Trata-se de uma ocupação que não exige senso de dever e nenhum treinamento profissional.

c) na burocracia moderna os funcionários são altamente qualificados, treinados em suas áreas específicas, enfim, pessoas que tem ou devem ter qualificações consideradas necessárias para serem designadas para tais funções.

d) para Weber, o elemento central da estrutura burocrática é a ausência da hierarquia funcional e a obediência à ordem pessoal e subjetiva.

e) a burocratização do capitalismo moderno impede segundo Weber, a possibilidade de se colocar em prática o princípio da especialização das funções administrativas.

51. (Ueg 2012) A emergência do fenômeno da globalização foi acompanhada de mudanças na esfera da produção e do Estado. Nesse contexto, no caso europeu, é correto afirmar:

a) a partir da década de 1980, emergiu o regime de acumulação flexível, caracterizado pelo pós-fordismo e pelo Estado de bem-estar social.

b) partir da década de 1980, iniciou-se o processo de reestruturação produtiva e a implantação do Estado neoliberal.

c) a partir dos anos 1970, emergiu a sociedade pós-moderna globalizadora e organizada em torno do Estado neoliberal e do fordismo/taylorismo.

d) a partir dos anos 1980, emergiu o Estado de bem-estar social e a reestruturação produtiva.

52. (Interbits 2012) Atualmente a ordem econômica capitalista é um imenso cosmos em que o indivíduo já nasce dentro e que para ele, ao menos enquanto indivíduo, se dá como um fato, uma crosta que ele não pode alterar e dentro da qual tem que viver.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 48-49.

A partir dessa concepção, julgue as seguintes afirmativas:

I. A sociedade condiciona o indivíduo.

II. A liberdade do indivíduo depende somente de suas escolhas.

III. A ordem capitalista condiciona a forma dos indivíduos se relacionarem.

IV. Nossos desejos mais íntimos estão relacionados com a ordem econômica capitalista.

V. Não existe indivíduo fora do capitalismo.

VI. Todos os homens devem ser capitalistas.

Estão corretas:

a) As afirmativas I, III e IV, somente.

b) As afirmativas II e III, somente.

c) As afirmativas I, II, IV e V, somente.

d) As afirmativas II, IV, V e VI, somente.

e) As afirmativas I, III, IV e VI, somente.

53. (Unioeste 2012) Segundo Ana Esther Ceceña, o conceito de hegemonia refere-se à capacidade de generalização de uma visão de mundo, capacidade que se nutre tanto da pertinência argumentativa do discurso, como das manifestações de força que provém das condições objetivas nas quais tem lugar as relações sociais. Sobre o conceito de hegemonia, é correto afirmar que

a) com o processo de globalização e de multiculturalismo, o conceito de hegemonia perdeu sua capacidade analítica.

b) a constante demonstração de força dos Estados Unidos no Oriente Médio configura-se como um ato isolado, não podendo ser entendido ou explicado por meio da compreensão dos processos de construção da hegemonia.

c) o conceito de hegemonia não se reduz à dominação militar ou a superioridade econômica, mas articula o conjunto de fatores que levam uma potência a ser dominante e dirigente.

d) o conceito de hegemonia é unilateral, bastando a observação dos esforços da potência militar, política, econômica e cultural para a sua compreensão. Assim, a contra-hegemonia não interfere nas configurações apresentadas durante as disputas de posições para a construção da hegemonia.

e) os pilares fundamentais da hegemonia é o poder militar e a superioridade econômica. A cultura e a indústria cultural não interferem no processo de legitimação da potência hegemônica.

54. (Uel 2012) Observe a figura a seguir.

[pic]

O Super-Homem ganha poderes pelos efeitos dos raios solares, mas tem uma fraqueza: o minério criptonita. O Homem-Aranha adquire habilidades depois da picada de um aracnídeo. O Quarteto-Fantástico nasce dos efeitos de uma tempestade cósmica. Um a um, os elementos da natureza tornam-se importantes para o nascimento de vários super-heróis. Porém, mais do que superpoderosos, esses heróis de Histórias em Quadrinhos (HQ) também “escondem um segredo”:

I. Reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da liberdade mundial.

II. Veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta.

III. Defendem a ideologia da igualdade necessária entre as classes, sem a qual o mundo não poderia viver em paz e em harmonia.

IV. Reconhecem que os verdadeiros super-heróis não precisam de superpoderes, desde que sejam pessoas boas e altruístas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

55. (Interbits 2012) Conversar com degustadores de vinho implica escutar infinitas vezes que o vinho não é uma bebida como outra qualquer. Em primeiro lugar, é definido como sendo a bebida da confraternização, por excelência. Ele relaxa, desinibe, facilita a conversa e, por extensão, favorece a interação social. Se outras bebidas, muito em consequência dos efeitos do álcool, também fazem o mesmo, nem por isso o vinho deixa de ser um produto especial: por oposição à cerveja e aos destilados, ele se caracteriza, também, por uma ética da moderação. [...] Talvez de maneira mais marcada do que acontece com outras bebidas, o vinho (ao menos no entender dos degustadores) liga-se profundamente à noção de um saber beber. Sua capacidade de fornecer prazer àquele que o consome – já de início definida como maior que a de outras bebidas, dada a sua complexidade – se atrela diretamente ao modo como é consumido, e esse modo deriva em muito do conhecimento que se tem sobre o vinho.

GOMENSORO, Patrícia de. A “percepção esclarecida” dos degustadores: o consumo de vinho entre apreciadores na cidade de Porto Alegre. In: LEITÃO, D.; MACHADO, R. P.; LIMA, D. (Org.). Antropologia e Consumo: diálogos entre Brasil e Argentina. Porto Alegre: AGE, 2006, p. 160.

A partir do texto acima, é sociologicamente adequado afirmar que:

a) O consumo de vinho deve ser compreendido a partir da sua produção. Dessa maneira, aqueles que gostam mais de vinho são justamente os que conhecem melhor o processo produtivo da bebida.

b) O consumo de vinho está relacionado, sobretudo, às capacidades pessoais do apreciador. Nem todos são capazes de reconhecer o valor que um vinho possui. Sendo assim, somente aqueles que possuem uma capacidade inata podem diferenciar um vinho bom de um vinho “menos” bom.

c) O consumo do vinho está relacionado à distinção de um grupo social. Sendo assim, pode-se concluir que saber beber um vinho corresponde a uma característica social, e não pessoal.

d) O Brasil está se constituindo em uma grande potência produtora de vinhos. Sobretudo os vinhos espumantes brasileiros, que estão se tornando cada vez mais competitivos devido à atuação da Associação Brasileira de Sommeliers, que tanto tem investido em capacitação de profissionais e na publicidade dos vinhos nacionais.

e) O consumo de vinho favorece a coesão social. Na medida em que é uma bebida relacionada a momentos de confraternização, o vinho permite que a sociedade se mantenha coesa segundo os princípios morais tradicionais cristãos.

56. (Interbits 2012) Observe a figura abaixo:

[pic]

Levando em consideração as mudanças no rótulo dos enlatados, qual das alternativas abaixo apresenta uma interpretação sociológica a respeito dessas transformações?

a) As mudanças nos rótulos dizem respeito às transformações no próprio capitalismo e ao aumento da importância da publicidade para as relações de consumo.

b) As mudanças nos rótulos são naturais, dado que o desenvolvimento tecnológico melhorou a qualidade tanto dos produtos, quanto das embalagens.

c) As mudanças nos rótulos estão relacionadas com o desejo estético inerente ao homem. No intuito de tornar tudo mais agradável, os homens passaram a tornar, inclusive os rótulos dos produtos locais, em produção artística.

d) Não se pode fazer qualquer afirmação a partir da charge apresentada. Comparar as embalagens, destituindo-as do seu contexto de uso, corresponde a um anacronismo incompatível com qualquer análise científica minimamente rigorosa.

e) As imagens fazem referência à evolução da produção publicitária. Se antes não havia espaço para qualquer produção criativa sobre um produto, atualmente essa produção é altamente elaborada, complexa e artística, revelando a importância e a necessidade de se produzir cada vez rótulos mais bonitos.

57. (Interbits 2012) As mulheres são incentivadas a gastarem seu tempo e dinheiro em diversos procedimentos de melhoramento corporal, se submetendo a dietas, exercícios físicos, tratamentos estéticos e cirurgias plásticas com a intenção de se aproximarem das normas de beleza vigentes. Tais procedimentos procuram homogeneizar e normalizar os corpos femininos, disciplinando-os, tornando-os alvos de uma vigilância constante, tanto por parte da sociedade quanto por parte das próprias mulheres, que procuram combater os mínimos “defeitos” estéticos.

 BETTI, M. “Mulheres reais”: a marca Dove e o corpo feminino. Primeiros Estudos – Revista de Graduação em Ciências Sociais, São Paulo, n. 1, p. 105-133, 2011, p. 106. Disponível em: . Acesso em: 14 Set. 2012.

 

O texto acima faz um comentário sobre a forma de controle dos corpos presente na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa incorreta a respeito desse controle.

a) Não somente a sociedade, mas também os indivíduos se interessam por disciplinar os seus próprios corpos.

b) Disciplinar os corpos é também torná-los sadios e úteis à sociedade.

c) O padrão de beleza segue esse controle dos corpos. Ou seja, corpos considerados bonitos são justamente aqueles que são alvo desse tipo de controle.

d) Grupos como o “Vigilantes do Peso”, as academias de ginástica e as revistas femininas incentivam esse tipo de controle sobre os corpos.

e) Os corpos femininos são os maiores alvos desse tipo de vigilância, ao contrário dos corpos masculinos e idosos, que não sofrem vigilância ou controle.

58. (Interbits 2012)

[pic]

Observando as duas imagens e considerando seus conhecimentos em sociologia, assinale a alternativa incorreta.

a) As variações na forma em que as pessoas se vestem podem ser compreendidas a partir do conceito sociológico de mudança social.

b) A moda pode ser considerada como um fato social, dado que é exterior aos indivíduos, exerce coerção sobre eles e se impõe a todas as pessoas.

c) A moda varia não somente em função do tempo, mas também de acordo com a classe social dos indivíduos.

d) A sociologia tende a considerar a moda como fruto do consumismo.

e) A moda é também uma forma de distinção e varia conforme o estilo de vida e o ambiente em que se está.

59. (Interbits 2012) Uma obrigação que o indivíduo deve sentir, e sente, com respeito ao conteúdo de sua atividade “profissional”, seja ela qual for.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 48.

É isso que Max Weber define como sendo a profissão como dever, característica da “ética social” da cultura capitalista. Leia os argumentos a seguir e julgue-os de acordo com a sociedade moderna.

I. Não somente os adultos, mas também as crianças, devem sentir e possuir esse compromisso com a sua “atividade profissional”. Não por acaso, as crianças são responsáveis por fazer o seu “dever de casa” e respeitar as regras da escola.

II. Por que consideramos que é errado chegar atrasado ao trabalho? Por que devemos ser leais às empresas? Por que procuramos uma profissão que nos satisfaça? Esses desejos estão relacionados justamente com o que Weber afirmou sobre a profissão como dever.

III. A profissão como dever não está mais presente no mundo contemporâneo. Ninguém mais se sente comprometido com o trabalho que realiza. É por isso que existem tantos desempregados e crianças sem escola.

IV. A profissão como dever é ensinada em diversas instituições sociais, como na religião, na família e no próprio trabalho.

Estão corretos:

a) I e II, somente.

b) II e III, somente.

c) I, II e III, somente.

d) III e IV, somente.

e) I, II e IV, somente.

60. (Interbits 2012) Leia.

Em sociedades como a nossa, onde há um abismo de letramento, uma das formas através das quais o leitor midbrow* tenta aceder a certa distinção associada com a cultura erudita é no ataque sistemático às formas da cultura de massas. Demonstrar desprezo pelo funk carioca ou pelo tecnobrega constrói, imaginariamente para o leitor midbrow, alguma comunhão com a esfera da cultura erudita da qual ela está, na maior parte do tempo, excluído.

* Leitor não especializado, geral, consumidor de revistas e jornais, mas não necessariamente familiarizado com os códigos da cultura erudita.

AVELAR, Idelber. Paulo Coelho, James Joyce e a defesa dos monumentos como desejo de distinção. Disponível em: . Acesso em 09 ago. 2012.

Vivemos em uma sociedade de classes e do consumo. Sendo assim, a forma como as pessoas consomem a cultura acaba por interferir no seu status social. De acordo com o texto, o que define a forma de as pessoas consumirem cultura?

a) A divisão social a partir de critérios econômicos.

b) A mudança social e intergeracional.

c) A busca por distinção de uma classe em relação à outra.

d) As formas líquidas de relações sociais.

e) A revolução social.

61. (Unioeste 2012) O antropologo Edward Burnett Tylor definiu Cultura, em 1871, como: “todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que

a) a cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética.

b) a cultura de um povo se caracteriza por sua dimensão individual, jamais coletiva.

c) a cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente.

d) o termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura.

e) o termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar, a seu idioma.

62. (Interbits 2012)

[pic]

Há, na tirinha acima, uma crítica à forma de cultura veiculada pela televisão. Tendo em vista a abordagem sociológica, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de cultura que está sendo criticada.

a) Cultura no seu sentido antropológico, relacionada à diversidade das práticas, dos símbolos e das formas de pensar, agir e sentir.

b) Cultura política, relacionada às formas de estabelecimento de relações de poder.

c) Cultura erudita, relacionada às formas de produção estética da elite.

d) Cultura popular, própria das classes econômicas mais baixas.

e) Cultura de massa, produzida pela indústria cultural.

63. (Interbits 2012) No dia 12/07/2012, no Programa “Na Moral”, de Pedro Bial, o ator Pedro Cardoso comentou sobre o trabalho dos paparazzi. Leia abaixo um trecho de seu comentário:

Pedro Cardoso – Todo mundo tem curiosidade de saber quem eu sou. [...] E através dessa falsa e ridícula mídia que vende a vida particular das pessoas, ninguém está sabendo verdadeiramente quem eu sou. São falsas notícias. Artistas que programam com seus paparazzi particulares falsos encontros... Tudo isso é mentira. A verdade é aqui, eu aqui e ela ali, você aqui, isso é uma coisa verdadeira. Essa indústria que vende a nossa vida, ela vende a mentira. [...] Há uma demanda, mas a verdadeira demanda é pela verdade, não é pela mentira.

Programa Na Moral apresentado em 12/07/2012 [transcrição]. Disponível em: . Acesso em 15/07/2012.

A fala de Pedro Cardoso aproxima-se à abordagem sociológica a respeito da transmissão de cultura em um contexto capitalista. Qual dos conceitos sociológicos abaixo é aquele que serve melhor para a compreensão da crítica de Pedro Cardoso à mídia?

a) Fetichismo da mercadoria.

b) Indústria Cultural.

c) Classe social.

d) Cultura erudita.

e) Cultura burguesa.

64. (Interbits 2012) Leia o texto abaixo.

Impacto da educação inclusiva na pré-escola é avaliado em pesquisa

Agência FAPESP – Vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola pode promover a abertura em relação ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura, aponta uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa qualitativa foi feita com seis alunos com idades entre 7 e 16 anos egressos de uma creche pública com características inclusivas e ambiente diversificado.

“Todos os entrevistados demonstraram uma abertura para se relacionar com pessoas significativamente diferentes em suas novas escolas. Nesse conceito estão incluídas não apenas deficiências físicas e intelectuais, mas também orientação sexual, religião, etnia, classe social e demais questões que caracterizam o diferente”, disse [Marie Claire Sekkel, coordenadora da pesquisa].

Agência FAPESP. (Adaptado). Disponível em: . Acesso em 13/07/2012.

A partir do texto da questão, assinale a alternativa incorreta.

a) A reportagem apresenta uma alternativa ao problema do etnocentrismo. Na medida em que a educação inclusiva permite aos alunos o contato com o diferente, eles deixam de assimilar certas ideias pré-concebidas e preconceituosas.

b) Pode-se dizer que uma das formas de combater o preconceito é estimular a convivência com a diversidade já na socialização primária de um indivíduo.

c) Uma educação para a diversidade não depende somente da escola, mas de que a própria sociedade se interesse em valorizar o contato do homem com o seu diferente.

d) Ainda que melhore as relações interpessoais, uma educação inclusiva nunca poderá se tornar um modelo educacional válido. Isso porque ele tende a desvalorizar as diferenças, tendo a pretensão de tornar todos os indivíduos iguais.

65. (Interbits 2012) Leia o texto a seguir.

A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio espacial a que a criança, particularmente, se destine.

Durkheim, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1972, p.41.

Tomando em consideração a definição acima, é correto afirmar que, para Durkheim:

a) a educação está relacionada ao processo de socialização. Através dela, as gerações mais novas internalizam as normas, valores e a moral da sociedade em que estão inseridas. Nesse sentido, é pela educação que a sociedade reproduz-se e se sustenta intergeracionalmente.

b) a educação é essencialmente transformadora. A obra de Paulo Freire demonstra justamente como, através da educação, as gerações mais novas podem se emancipar e pensar autonomamente.

c) a educação não ocorre somente nas escolas, dado que as escolas são uma invenção moderna. Antes dela, a educação ocorria, sobretudo, no ambiente do trabalho.

d) toda forma de educação é contrária aos interesses da criança. A criança naturalmente quer brincar e se divertir. A escola acaba por tolher das crianças a sua pureza, obrigando-as a estudarem e assumirem responsabilidades que não são condizentes à sua faixa etária.

e) a educação tende a fazer com que a sociedade se modifique, uma vez que os valores transmitidos às gerações mais novas são diferentes daqueles que as gerações mais antigas receberam.

66. (Interbits 2012) A guerra sempre se baseia nos recursos disponíveis, na organização social e no nível de desenvolvimento tecnológico das sociedades. Desse modo, fica claro que os métodos de guerrear nunca são fixos, mas mudam ao longo do tempo juntamente com o desenvolvimento econômico, social e político das sociedades.

(GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 740.)

A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.

a) Toda guerra é sangrenta e deve ser evitada.

b) As guerras podem ser consideradas como um fato social.

c) Não há mais guerras no século XXI.

d) As guerras são manifestações irracionais do egoísmo humano.

e) A guerra é uma expressão da natureza destrutiva do homem.

67. (Ufpa 2012) Nas últimas três décadas tornou-se cada vez mais evidente que o processo de globalização é profundamente contraditório, uma vez que os benefícios e as conquistas que esse processo anuncia não estão disponíveis a todos e podem, inclusive, ter aplicações socialmente indesejáveis. Qual das situações descritas a seguir NÃO EXPRESSA uma das dinâmicas da globalização?

a) Milhões de trabalhadores vivem fora do seu país de origem; a grande parte deles em situação irregular perante os órgãos de imigração; o turismo globalizado e o comércio sexual envolvendo crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos é um fenômeno que atinge todos os continentes.

b) As técnicas criminosas tornam-se cada vez mais complexas e sofisticadas com o emprego da internet, com a transnacionalidade, com a utilização do sistema bancário e com a cooptação de agentes públicos.

c) O tráfico internacional de drogas cresceu espetacularmente desde os anos 80, até atingir, atualmente, uma cifra anual superior aos proventos do comércio internacional de petróleo; o narcotráfico é o segundo item do comércio mundial, só sendo superado pelo tráfico de armamento.

d) Com a globalização, surge o bandido social, que é um tipo de criminoso, cuja maior ambição é fazer com que o mundo se torne mais justo; para isso comete crimes de toda ordem, e reparte igualmente com as pessoas de seu grupo o produto de sua atividade criminosa.

e) O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e tecnologias informacionais contribuíram para o surgimento de movimentos sociais ligados em rede sociais pelo mundo, capazes de fazer com que um crime praticado no interior da Amazônia tenha uma repercussão mundial.

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[E]

Interessante questão. A tomada de decisão a respeito da “internação compulsória” não é baseada em princípios filosóficos ou valores religiosos. O principal aliado para a tomada dessa decisão política é o saber médico que passa a definir o que é normal e o que é patológico. Esse é um dos principais saberes com o qual o poder está relacionado na sociedade contemporânea.

Resposta da questão 2:

[E]

Somente a alternativa [E] está correta. Ainda que todas as outras alternativas apresentem formas plausíveis de se analisar o tema do aborto, nessa reportagem ele é analisado especificamente sob o prisma estatístico.

Resposta da questão 3:

[D]

A alternativa [D] é a única correta. Morin propõe uma análise crítica das culturas contemporâneas. Segundo ele, elas não devem ser analisadas somente por seus valores, mas também por aquilo que produziram e pelas barbáries que permitiram. É a partir dessa análise que cada nação deve buscar integrar aquilo que as outras possuem de melhor.

Resposta da questão 4:

[B]

As frases dizem respeito a Émile Durkheim. Foi ele quem elaborou a noção de fato social e lutou para que se instituísse o curso de Sociologia nas universidades. Em seu livro O Suicídio, ele faz uma análise sociológica do suicídio enquanto fato social.

Resposta da questão 5:

[B]

O ato de presentear é muito comum nas sociedades. No caso brasileiro, as pessoas costumam presentear a criança que faz aniversário como uma maneira de demonstrar carinho. Se uma criança não recebe presente de aniversário, ela acaba por ficar entristecida. Desta maneira, podemos dizer que presentear crianças que fazem aniversário é um ato geral, coercitivo e independentemente de vontade dos indivíduos.

Resposta da questão 6:

[D]

O enunciado da questão faz referência à noção de representação coletiva, que é algo de diverso da simples soma das consciências particulares. Segundo Durkheim, essa mentalidade dos grupos possui suas próprias leis, o que justifica a existência da sociologia (em oposição à psicologia) para analisá-la.

Resposta da questão 7:

[A]

Somente a alternativa [A] está correta. O objeto da sociologia, segundo Durkheim, é o fato social, que é caracterizado pela sua coercitividade, exterioridade em relação aos indivíduos e pela sua generalidade.

Resposta da questão 8:

[D]

Na teoria de Émile Durkheim não existe referência à ideia de dialética. Esta está presente, na sociologia, através do marxismo, como uma forma explicativa da história de luta de classes e sem que haja esse modelo de ação-reflexão-ação.

Resposta da questão 9:

[D]

Somente as frases I, II e IV estão relacionadas a essa ética de valorização do trabalho. No caso da frase II, essa valorização do trabalho se transforma também na opção por otimizar o tempo individual, que se torna o tempo da produção. Vale ressaltar que a afirmativa V não se encaixa nessa definição, porque ali não há uma valorização do trabalho propriamente dito, mas a constatação de que construir a democracia é algo que demanda trabalho. Ou seja, o que possui mais valor, nessa frase, é a ideia de democracia, e não de trabalho.

Resposta da questão 10:

[D]

Questão bastante didática. A única alternativa correta é a [D]. As ações sociais variam conforme a intencionalidade do ator social. Vale ressaltar que no mundo moderno as relações sociais são, majoritariamente, do tipo racional em relação a fins.

Resposta da questão 11:

[D]

Ação social é aquela dotada de sentido e orientada pela ação de outros indivíduos, tal como afirma a alternativa [D].

Resposta da questão 12:

[D]

Pode-se dizer que a mulher em questão age segundo a ação racional referente a fins. Esse é o tipo de ação orientado para um objetivo previamente definido, que é no caso, o sucesso profissional.

Resposta da questão 13:

[A]

Max Weber foi quem desenvolveu a chamada sociologia compreensiva. Por meio de conceitos ideais típicos, ele procurou dar objetividade às pesquisas sociológicas. Sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo é um marco nos estudos de sociologia da religião e de sociologia econômica.

Resposta da questão 14:

[A]

As afirmativas IV e V estão incorretas. A socialização está profundamente relacionada à relação dos indivíduos com as instituições sociais. Vale ressaltar também que a socialização secundária depende da socialização primária e da internalização de diversas normas sociais por parte dos indivíduos.

Resposta da questão 15:

[A]

A internet cria novos ambientes de socialização e novas regras sociais que devem ser seguidas. Ainda que a música pareça uma simples paródia ou brincadeira, ela consegue evidenciar a importância da internet para as relações sociais contemporâneas.

Resposta da questão 16:

[C]

Somente a primeira afirmativa é falsa. O conceito de família varia conforme a sociedade e o período histórico, devido à multiplicidade das formas de relações sociais. O conceito apresentado na afirmativa é, na verdade, a definição popular de família.

Resposta da questão 17:

[A]

É justamente a família nuclear tradicional que está sendo colocada em questão nas sociedades “pós-modernas”. Com isso, surgem outros tipos de família, através das uniões homoafetivas, famílias monoparentais e de segunda união.

Resposta da questão 18:

[C]

Somente a alternativa [C] apresenta a relação entre burguesia e proletariado na concepção marxista. Segundo Marx, o motor da história é a luta de classes que, no sistema capitalista, ocorre entre a burguesia e o proletariado.

Resposta da questão 19:

[D]

A luta de classes não está relacionada com a solidariedade social. De fato, Marx não utiliza esse conceito, que é próprio da sociologia durkheimiana.

Resposta da questão 20:

[C]

A questão faz referência à Revolução Francesa. Os ideais dessa revolução, sintetizados na expressão “Liberdade, Fraternidade e Igualdade”, carregam em si os interesses de uma classe burguesa que quer livrar-se da nobreza e defender seus interesses de liberdade econômica baseados na concepção de um ser humano idealmente livre e igualitário.

Resposta da questão 21:

a) 1. Há uma ascensão social na vida do rapaz em questão.

b) Isso é exteriorizado, principalmente, pelo seu meio de transporte: de uma moto popular, ele passou a utilizar um carro esportivo, que faz com que ele fique mais atraente. Além disso, pode-se citar a sua vestimenta “na grife”, que o deixa bonito, “andando igual patrão”.

Resposta da questão 22:

[C]

A fala de Manolito faz presente à ideologia burguesa, que dá grande importância ao lucro e à empresa capitalista, que é, no caso, o banco.

Resposta da questão 23:

[B]

O relativismo cultural, por valorizar a diversidade humana, defende que a descrição e a interpretação dos fatos de uma cultura só podem ser feitas segundo os significados produzidos ao interno dessa mesma cultura.

Resposta da questão 24:

[B]

A morte, ainda que seja considerada universal entre todos os seres humanos, não é percebida por todas as pessoas da mesma forma. Assim, pessoas de religiões, de culturas e de sociedades diferentes acabam por ter compreensões diferentes acerca da morte. Vale ressaltar que, não necessariamente, as sociedades possuem medo da morte.

Resposta da questão 25:

[C]

O etnocentrismo reforça a ideologia de uma classe ou grupo dominante ao estabelecer uma relação de valor entre culturas e hábitos diversos, na qual o “outro” é sempre tido como inferior. Nesse sentido, somente a alternativa [C] é correta.

Resposta da questão 26:

[B]

Somente a alternativa [B] está correta. Pode-se dizer que o estudo das minorias tem como principal intenção política favorecer a convivência pacífica e tolerante entre pessoas e culturas diferentes. Vale ressaltar que o Estado Novo não mais existe, e que não cabe ao pesquisador ser “o defensor” das minorias.

Resposta da questão 27:

[D]

Dentre todas as alternativas, a única que não apresenta uma afirmação de ordem sociológica é a [D]. Isso porque não se pode afirmar, de forma categórica, que as modernas formas de comunicação deixarão de existir somente por causa das alterações climáticas no planeta. Há muitos outros fatores de ordem social que fazem com que uma forma de comunicação se mantenha ou não.

Resposta da questão 28:

[E]

Somente a alternativa [E] é incorreta. Nas sociedades ditas “tribais”, os papéis sociais são bem definidos, havendo pouca margem de escolha para os membros do grupo se diferenciarem como queiram. Não por acaso, Durkheim estuda as sociedades “primitivas” para poder compreender a sociedade moderna.

Resposta da questão 29:

[D]

Somente a alternativa [D] está correta. O autor do texto está reclamando por direitos sociais, como direito à educação, à saúde, ao trabalho, à segurança e à mobilidade.

Resposta da questão 30:

[D]

A cidadania contemporânea corresponde ao conjunto de direitos e deveres que os cidadãos possuem. Se antes esses compromissos estavam definidos dentro da fronteira dos Estados Nacionais, atualmente, com a globalização, a criação dos blocos econômicos e o fortalecimento dos Direitos Humanos, essa definição territorial tem perdido força e as lutas por cidadania têm encontrado apoio para além das fronteiras do Estado.

Resposta da questão 31:

[C]

Ainda que todas as notícias façam referência a alguma situação de violência, somente as notícias III e IV dizem respeito a casos de violência doméstica contra a mulher. Nos casos das notícias I, II e V não há relações íntimas de afeto e as agressões não ocorreram nem em unidade doméstica, nem em âmbito familiar.

Resposta da questão 32:

[C]

A democracia contemporânea é bastante diferente da democracia clássica grega. Primeiro, pela forma de participação, e segundo, pelo contexto capitalista em que se insere, pelo contexto liberal e pela existência dos Estados Nacionais.

Resposta da questão 33:

[C]

Somente os itens III e V estão incorretos. A comunicação dos grupos em questão não se dá somente por sons inarticulados, uma vez que é também simbólica. Também não se pode dizer que a queda de Mubarak tenha causado a contenção de manifestações por parte da população. Pelo contrário, esse foi um acontecimento demonstrou à população dos demais povos árabes que uma mudança era possível.

Resposta da questão 34:

[E]

Questão simples e interessante. Durante a primeira modernidade, o Estado surge como a principal instituição social, organizando a vida civil, política e social. É deste período o surgimento da estatística (como atribuição do Estado), das políticas públicas de saúde, da segurança pública e a implantação de toda uma documentação e registro civil dos cidadãos.

Resposta da questão 35:

[D]

Não existe um consenso a respeito da noção de Estado. Além desta imprecisão, existe a dificuldade de diferenciar “Estado” de “Governo”. A alternativa correta apresenta a definição do ex-ministro e professor Luiz Carlos Bresser Pereira sobre o Estado. Na concepção desse autor, o Estado seria uma estrutura política e organizacional que faz parte da sociedade ao mesmo tempo em que se sobrepõe a ela. O governo, em contrapartida, seria o corpo dirigente do Estado.

Resposta da questão 36:

[B]

Somente a alternativa [B] está correta. Max Weber foi um grande pensador sobre a política e sua concepção a respeito do Estado é uma das mais importantes para a sociologia. Ela sintetiza muito do pensamento político moderno, relacionando o Estado com a sua ação de dominação e de exercício de um poder legitimado pelos cidadãos.

Resposta da questão 37:

[B]

O aluno não necessita de qualquer conhecimento sociológico para responder a essa questão. Tal como evidencia a charge de Andy Singer, os problemas ambientais (mesmo tendo sido originados do modo de produção capitalista) somente serão sanados ou minimizados através da ação de políticas públicas em defesa do meio ambiente, juntamente com mudanças de comportamento dos indivíduos.

Resposta da questão 38:

[C]

O “Veta Dilma!” esteve relacionado ao movimento ambientalista. Os ambientalistas defendiam o veto da presidente Dilma Rousseff ao novo Código Floresta, aprovado pelo Congresso Nacional, em 2012. Segundo os ambientalistas, esse novo Código correspondia a um retrocesso na defesa do meio ambiente. O “Veta Dilma!” adquiriu grande relevância devido às campanhas ocorridas na internet, que mobilizaram milhões de pessoas, incluindo vários atores e personalidades públicas.

Resposta da questão 39:

[A]

A opção correta é a alternativa [A]. O respeito à diversidade sexual não está relacionado à igualdade étnica, mas à igualdade de gênero. Todas as outras medidas, apontadas nas demais alternativas, ainda que possam ser controversas, possuem a intenção política de estimular a igualdade étnica no Brasil.

Resposta da questão 40:

02.

[01]. INCORRETA. O aumento da produtividade esteve relacionado a um processo de contração fundiária.

[02]. CORRETA. Há diversas pesquisas que demonstram que as pequenas e médias propriedades são as mais produtivas.

[04]. INCORRETA. A luta pela reforma agrária é anterior ao aparecimento do MST.

[08]. INCORRETA. As Ligas Camponesas lutaram pela reforma agrária até a década de 1960, e não pela defesa dos interesses dos grandes proprietários de terra.

[16]. INCORRETA. A modernização agrícola não ocorreu de forma dinâmica nas pequenas e médias propriedades. Ela esteve vinculada, sobretudo, às grandes propriedades.

Resposta da questão 41:

F – V – V – V

Somente a primeira afirmativa é falsa. Vale ressaltar que, embora a internet tenha adquirido importância e modificado as formas de participação política nos últimos anos, ainda é controverso o alcance e a capacidade de mobilização dessas novas tecnologias, dado que grande parte da população não possui acesso a elas.

Resposta da questão 42:

[A]

Somente a afirmativa I é incorreta. Ainda que possa não parecer, ela contraria tanto o texto do enunciado quanto a afirmativa IV. O texto afirma que o Estado brasileiro, “tradicionalmente privatizado pelos seus vínculos com grupos oligárquicos”, está cedendo espaços para movimentos sociais e outros setores democráticos. Com isso, esses setores estão criando novas formas de exercício da cidadania e da democracia que vão além da simples inserção no corpo do Estado. Sendo assim, esses grupos questionam o monopólio estatal e procuraram criar novas formas de ação política.

Resposta da questão 43:

[E]

A ética na política não é uma demanda específica de alguma classe social, mas um imperativo do próprio regime democrático em que nos inserimos. Há diversas outras demandas, como o acesso a bens de consumo, acesso à saúde, moradia ou transporte que podem ser consideradas como sendo demandas de classe.

Resposta da questão 44:

[B]

Somente a alternativa [B] está incorreta. Os novos movimentos sociais problematizam diversas posições políticas que acabam por prejudicar as minorias. Sendo assim, suas posições políticas são claramente contestatórias e, muitas vezes, polêmicas, como é o caso da defesa do direito ao aborto, enquanto direito humano.

Resposta da questão 45:

[C]

Boa questão. As lutas políticas nas sociedades democráticas contemporâneas têm-se feito não somente nas esferas institucionais, mediante a burocracia e os poderes instituídos, mas também através da mobilização e atuação popular. Tais atividades populares são chamadas de movimentos sociais e buscam defender demandas legítimas de grupos minoritários na sociedade. É na força do coletivo que os movimentos sociais são capazes de aparecer e defender os seus interesses.

Resposta da questão 46:

[C]

A alternativa [C] é a que está mais próxima às tendências da produção capitalista atual. A produção em escala global e a consolidação de uma elite financeira fizeram com que as empresas passassem a contratar funcionários terceirizados para reduzirem seus custos. Nesse sentido, a terceirização corresponde a uma forma de trabalho na qual os trabalhadores possuem menos direitos e ganham menos pela atividade que exercem.

Resposta da questão 47:

[E]

Somente a alternativa [E] é correta. Friedrich Engels, em uma nota do Manifesto Comunista, explicou: “Por burguesia entende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado, a classe de assalariados modernos que, não tendo meios próprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviverem.” (Fonte: MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2003. Disponível online em: . Acesso em 25/10/2011)

Resposta da questão 48:

[A]

A divisão do trabalho é importante por favorecer a coesão social e a solidariedade. Em sociedades tradicionais, a solidariedade é do tipo mecânico, enquanto que em sociedades modernas o que existe é a solidariedade de tipo orgânico. Vale ressaltar que as alternativas [D] e [E] explicam, de forma incorreta, a função do crime e o conceito de consciência coletiva.

Resposta da questão 49:

[E]

Somente a alternativa [E] é correta. A questão exige do aluno um bom domínio dos estudos sobre o desemprego. Desta forma ele perceberá que todas as alternativas, com exceção da [E], são falsas. Esta, ainda que seja sociologicamente mais simples, é a única que não apresenta um erro conceitual e, por isso, é a única alternativa correta.

Resposta da questão 50:

[C]

Weber associa a burocracia ao processo de despersonalização, racionalização e especialização técnica do trabalho. Além disso, vale ressaltar que a burocracia é claramente hierarquizada e que seus funcionários possuem um forte senso de dever e de responsabilidade na atividade que exercem.

Resposta da questão 51:

[B]

A partir da década de 1980, em oposição ao Estado de bem-estar social surgiu o modelo neoliberal que procurava dar maior liberdade às iniciativas econômicas. Na esfera da produção, esse período corresponde à implantação de uma atividade produtiva altamente mecanizada e robotizada e dependente do trabalho intelectual humano, correspondendo a uma superação do modelo fordista/taylorista predominante até então.

Resposta da questão 52:

[A]

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. A ordem econômica acaba por exercer grande influência sobre os indivíduos, condicionando sua forma de viver. Sendo assim, não se pode dizer que os indivíduos dependem somente de si para serem livres. Vale ressaltar que tal consideração não significa que haja indivíduos somente dentro do capitalismo – isso seria negar a diversidade cultural. Tampouco se está fazendo uma apologia do capitalista, mas, sim, uma tentativa de compreensão sociológica da sociedade moderna.

Resposta da questão 53:

[C]

A hegemonia no mundo contemporâneo ultrapassa a dominação puramente econômica ou militar. Ela se instaura também através de um conjunto de fatores ideológicos e culturais, que tem como objetivo replicar a cultura de um povo sobre outro. É assim que os Estados Unidos constituem-se como maior hegemonia internacional, por terem internacionalizado, além de tudo, sua cultura. Vale ressaltar que os meios de comunicação em massa são um importante instrumento para esse processo.

Resposta da questão 54:

[A]

Somente as alternativas I e II estão corretas. Os super-heróis são americanos e homens que lutam contra a injustiça e o mal. Isso corresponde à exaltação da individualidade e das supostas capacidades sobre-humanas que algumas pessoas possuem. Tal concepção incute no leitor o ideal de um indivíduo que se diferencia da massa. Nessa construção está presente, portanto, a visão liberal e individualista da sociedade dos Estados Unidos, bem como o reforço dos estereótipos sociais.

Resposta da questão 55:

[C]

A alternativa [C] é a única correta sociologicamente. As alternativas [A], [B] e [D] não apresentam uma argumentação sociológica propriamente dita. Por fim, a alternativa [E] está incorreta porque relaciona o consumo de vinho com a manutenção moral da sociedade a partir dos princípios cristãos. Tal relação é equivocada e arbitrária, dado que existem religiões cristãs que não consomem vinho.

Resposta da questão 56:

[A]

Somente a alternativa [A] apresenta uma interpretação sociológica das transformações publicitárias presentes no rótulo da embalagem de feijão. Essas transformações são decorrentes das transformações no próprio sistema capitalista. Vale ressaltar que a sociologia não defende a essencialização do homem (alternativa [C]) ou a naturalização das transformações sociais (alternativa [B]). A alternativa [D] corresponde a uma crítica infundada, pois desconsidera a potencialidade da análise sociológica. Por fim, a alternativa [E] simplesmente não apresenta qualquer conteúdo sociológico.

Resposta da questão 57:

[E]

Não somente os corpos das mulheres, mas também o dos homens e dos idosos são alvos desse tipo de vigilância. Os homens são estimulados a exibirem corpos sarados, fortes e sadios, enquanto os idosos devem ter seus corpos bem preservados, evitando ao máximo as rugas e as expressões de velhice e desgaste.

Resposta da questão 58:

[D]

Questão interessante. Somente a alternativa [D] é incorreta. A moda, do ponto de vista sociológico, adquire um significado mais amplo ao se tornar um fato social que exerce coerção sobre todos os indivíduos. Além disso, considerar a moda como mero fruto do consumismo é reduzi-la e deixar de considerar a sua importância social.

Resposta da questão 59:

[E]

Somente o argumento III está incorreto. Pode-se dizer que a noção de profissão como dever continua presente em nossa sociedade devido a todos os outros argumentos presentes na questão.

Resposta da questão 60:

[C]

O texto apresenta uma relação de desprezo de uma classe social em relação à outra. O leitor “midbrow” procura se distinguir da cultura de massa, associando-se a símbolos da cultura erudita. Nesse sentido, podemos afirmar que isso se constitui em uma busca por distinção.

Resposta da questão 61:

[A]

Por ser membro de alguma sociedade, todo homem possui cultura. Esta é transmitida mediante à convivência e corresponde às características transmitidas independentemente da biologia ou da genética. A cultura corresponde a diversas características, como os conhecimentos, técnicas, valores, hábitos e linguagens compartilhados pelos membros de uma mesma sociedade.

Resposta da questão 62:

[E]

Há, na tirinha, uma crítica à cultura veiculada na televisão. Essa cultura é a cultura de massa que, destituída da sua aura, tem a função de entreter e de alienar a massa da população. Esse tipo de cultura é produzido pela indústria cultural.

Resposta da questão 63:

[B]

Pedro Cardoso afirma que a mídia em questão vende falsas notícias sobre a sua vida particular. Esse é justamente um dos atributos da indústria cultural, que corresponde ao setor capitalista interessado em tornar a cultura uma mercadoria massificada, pouco crítica e descomprometida com a realidade.

Resposta da questão 64:

[D]

Somente a alternativa [D] está incorreta e contraria o texto do enunciado. A educação inclusiva não desvaloriza as diferenças, mas estimula o convívio entre aquilo que é diferente, favorecendo a tolerância e o respeito recíproco.

Resposta da questão 65:

[A]

Ainda que todas as alternativas apresentem concepções que podem ser consideras como verdadeiras, somente a alternativa [A] está de acordo com a concepção de Durkheim apresentada no texto. Segundo o autor francês, a educação está relacionada ao processo de reprodução da sociedade, que ocorre pelo desenvolvimento, nas gerações mais novas, de estados físicos, intelectuais e morais.

Resposta da questão 66:

[B]

Todas as afirmativas são incorretas, com exceção da alternativa [B]. As guerras, por existirem em diversos contextos históricos e segundo os arranjos de organização social, de tecnologia e de recursos disponíveis, apresentam-se como um fato social exterior aos indivíduos (independe da sua vontade), coercitivo (obrigando-os a estarem em guerra) e geral (se o país está guerra, todos os membros do mesmo país também estão).

Resposta da questão 67:

[D]

Todas as afirmativas estão corretas, com exceção da [D]. O capitalismo globalizado fez com que também as formas de criminalidade se transformassem. Nesse sentido, os “criminosos” utilizam-se de meios como a internet, as redes de comunicação e de transporte internacionais. Entretanto, isso não significa o surgimento de um “bandido social”, mas somente de uma mudança na forma como a criminalidade se dá na sociedade contemporânea.

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 05/10/2012 às 13:11

Nome do arquivo: SOCIOLOGIA

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Matéria Fonte Tipo

1 115170 Filosofia Unesp/2012 Múltipla escolha

2 115174 Filosofia Unesp/2012 Múltipla escolha

3 115179 Filosofia Unesp/2012 Múltipla escolha

4 120194 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

5 119384 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

6 117608 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

7 112890 Sociologia Uncisal/2012 Múltipla escolha

8 109846 Sociologia Unimontes/2012 Múltipla escolha

9 117187 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

10 109856 Sociologia Unimontes/2012 Múltipla escolha

11 109718 Sociologia Uema/2012 Múltipla escolha

12 116762 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

13 120191 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

14 119388 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

15 119377 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

16 108226 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

17 112896 Sociologia Uncisal/2012 Múltipla escolha

18 117191 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

19 109848 Sociologia Unimontes/2012 Múltipla escolha

20 109717 Sociologia Uema/2012 Múltipla escolha

21 119373 Sociologia Interbits/2012 Analítica

22 118499 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

23 119174 Sociologia Unioeste/2012 Múltipla escolha

24 119391 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

25 109845 Sociologia Unimontes/2012 Múltipla escolha

26 119375 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

27 118497 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

28 112891 Sociologia Uncisal/2012 Múltipla escolha

29 117701 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

30 108234 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

31 117047 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

32 119385 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

33 112080 Sociologia Upe/2012 Múltipla escolha

34 109715 Sociologia Uema/2012 Múltipla escolha

35 108228 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

36 109720 Sociologia Uema/2012 Múltipla escolha

37 112897 Sociologia Uncisal/2012 Múltipla escolha

38 117074 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

39 117703 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

40 118440 Sociologia Uem/2012 Somatória

41 117176 Sociologia Interbits/2012 Verdadeiro/Falso

42 109847 Sociologia Unimontes/2012 Múltipla escolha

43 119982 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

44 112892 Sociologia Uncisal/2012 Múltipla escolha

45 108235 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

46 112472 Sociologia Ufpa/2012 Múltipla escolha

47 108225 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

48 119179 Sociologia Unioeste/2012 Múltipla escolha

49 108232 Sociologia Unicentro/2012 Múltipla escolha

50 119175 Sociologia Unioeste/2012 Múltipla escolha

51 109902 Sociologia Ueg/2012 Múltipla escolha

52 117611 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

53 109985 Sociologia Unioeste/2012 Múltipla escolha

54 108757 Sociologia Uel/2012 Múltipla escolha

55 117065 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

56 117066 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

57 120223 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

58 117895 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

59 117610 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

60 119374 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

61 109983 Sociologia Unioeste/2012 Múltipla escolha

62 117184 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

63 117620 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

64 117616 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

65 116994 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

66 120221 Sociologia Interbits/2012 Múltipla escolha

67 112474 Sociologia Ufpa/2012 Múltipla escolha

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches