Panda



Nota à Imprensa Para divulgação imediata: 27 março 2015

Hora do Planeta: É amanhã!

Recorde de adesões em todo o mundo e em Portugal:116 vilas e cidades contra as alterações climáticas

Amanhã a partir das 19h00 Martim Moniz recebe arte e energia humana para celebrar a Hora do Planeta

Lisboa, 27 de março: É já amanhã a Hora do Planeta 2015, uma iniciativa global da WWF e que é reconhecida como a maior acção ambiental do mundo e uma plataforma poderosa contra as alterações climáticas.

Sábado, dia 28 de março, 20.30h – 21h30 (hora local) indivíduos, empresas, cidades e monumentos de todo o mundo irão desligar as luzes por uma hora para chamar a atenção para as mudanças climáticas.

Este ano, a Hora do Planeta atinge novo recorde com um número sem precedentes de 172 países e territórios que confirmaram a sua participação, incluindo países que ocupam a linha da frente nas questões climáticas como as Filipinas, as Maldivas e Madagáscar e alguns atores-chave no cenário do clima como o Brasil, os Estados Unidos e a China.

Em Portugal,116 vilas e cidades e milhares de pessoas preparam-se para enviar uma mensagem conjunta de que é agora o momento de agir pelo planeta e que todos temos o poder para mudar o mundo em que vivemos. Sob o mote Usa o teu poder contra as alterações climáticas, indivíduos em Portugal e em todo o mundo organizam as suas iniciativas de celebração da Hora e comprometem-se com medidas sustentáveis em defesa do ambiente.

Desde um simples apagar de luzes simbólico em Sydney, em 2007, a Hora do Planeta da WWF transformou-se hoje no maior movimento popular do mundo pelo planeta com o objectivo de agitar a consciência pública e de levar à ação contra as alterações climáticas, tendo chegado a mais de 7.000 cidades em todo o mundo.

Do Camboja aos Camarões passando pela Colômbia, casas, escritórios, empresas e monumentos ficarão às escuras mostrando que o mundo se une para inspirar a ação coletiva e mudar as alterações climáticas. Mais de 1.200 pontos de referência, como a Torre Eiffel, em Paris e a Ponte Golden Gate em San Francisco vão apagar as luzes. Aproximadamente 40 Patrimónios Mundiais da UNESCO, incluindo a Acrópole de Atenas e o Castelo de Edimburgo, na Escócia, também estão programados para serem desligados em apoio à Hora do Planeta.

Em Portugal, por todo o país vão ser desligados monumentos emblemáticos como o Castelo de S. Jorge, o Santuário Cristo Rei, o Palácio Nacional da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Museu Eletricidade, a Igreja Sra do Bonfim (Chamusca), o Castelo de Abrantes, a Igreja Matriz de Alvito, o Monumento do Emigrante (Boticas), a Casa da Torre (Ribeira da Pena), o Mosteiro de Landim, o Monumento à Liberdade (Grândola), a Igreja de Santa Maria do Olival (Tomar), o Castelo (Castelo Rodrigo), o Mosteiro do Lorvão (Penacova), a Ponte de São Roque (Chaves), o Castelo de Miranda do Douro, o Palácio do Távoras (Mirandela) e o Santuário do Bom Jesus (Braga).

"À medida que a Hora do Planeta continua a quebrar recordes de participação global e também em Portugal, os nossos apoiantes continuam a usar o seu poder para fazer a diferença. Cada interruptor de luz desligada, cada assinatura recolhida e cada projeto financiado, dá-nos uma esperança renovada de que juntos podemos lutar contra as alterações climáticas ", disse Angela Morgado da WWF.

Mesmo antes da Hora do Planeta varrer vinte e quatro fusos horários no sábado, as equipas da WWF já estão a usar o seu poder para impulsionar ações concretas e soluções contra as alterações climáticas: a petição de 100 mil assinaturas para pedir a proibição da exploração de petróleo do Ártico na Rússia ou a redução da dependência energética das florestas ​​no Uganda, a Hora do Planeta pretende capacitar as pessoas para fazerem parte de um movimento global que tome medidas contra as alterações climáticas.

Nos últimos meses, os apoiantes da Hora do Planeta também têm usado o seu poder na plataforma de crowdfunding Hora do Planeta para ajudar financiar projectos em Portugal – Save Cats, Cork and our Climate - um projecto sobre serviços do ecossistema montado, na Índia, Indonésia e na Colômbia. A equipa da WWF está ainda a usar o potencial da Hora do Planeta para inspirar a ação de indivíduos, empresas e governos, defendendo políticas favoráveis ​​ao clima e legislação sobre temas como o acesso à energia renovável e reflorestação.

Crowdfunding para projecto em Portugal

A plataforma do este ano recebeu um projecto português que conta já com algum apoio do público, sendo um dos mais visitados. O projeto intitulado ‘Save Corks, Cats, & Our Climate’ aceita doações como forma de ajudar a salvar os nossos montados, o lince ibérico e o nosso clima. A WWF em Portugal tem trabalhado para a sustentabilidade dos montados, habitat natural do Lince Ibérico, através da conservação da sua biodiversidade, dos serviços do ecossistema, fomentado a gestão sustentável e a certificação FSC.

Os projectos de crowdfunding da Hora do Planeta podem ser encontrados aqui: crowdfunding

Embaixadores

A iniciativa da WWF já anunciou alguns dos embaixadores oficiais deste ano, entre eles encontram-se os locutores de rádio Nuno Markl e a Ana Galvão a as apresentadoras de televisão Merche Romero e Maya que se juntam aos já habituais apoiantes Sandra Cóias (actriz), Mário Franco (modelo), Joana Seixas (actriz), Diana Bouça-Nova (apresentadora), Sylvie Dias (actriz) e Beatriz Figueira (actriz) e Quimbé (actor). A maior surpresa de todas é o conhecido surfista Garret McNamara que se junta à lista de embaixadores portugueses.

Outros embaixadores conhecidos dos portugueses já deram a sua voz pela Hora do Planeta:

‪Paolla Oliveira‬:

Marcos Palmeira:

Pocoyo :

Evento oficial Hora do Planeta em Lisboa – 28 de Março a partir das 19h00, Praça do Martim Moniz

Em 2015 a celebração da Hora do Planeta em Lisboa, de acesso livre a todos os que queiram celebrar a Hora e usar a sua energia contra as alterações climáticas, acontece sábado, dia 28 de Março, a partir das 19h00 na Praça do Martim Moniz e recria uma vila eco-colorida totalmente sustentável – a Glow Village.

Criar energia, sem recurso a eletricidade, é o mote do evento português que marca a 9ª Edição da Hora do Planeta e que utilizará o reflexo das tintas glow – sticks, pulseiras e iluminação – para iluminar a Praça do Martim Moniz e assim criar um foco de luz totalmente sustentável. Pedalar, criar arte, sorrir e dançar por energia é o convite que a WWF faz com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Através da mensagem usa #oteupoder contra as alterações climáticas, os visitantes da Glow Village poderão ver e participar em demonstrações de dança da escola Jazzy Dance Studios, numa aula de Zumba com o apoio do Ginásio Clube Português e ainda assistir à criação de murais artísticos com a curadoria da Associação Renovar Mouraria – projecto de sucesso inserido na Freguesia de Santa Maria Maior.

A Hora do Planeta é dirigida especialmente aos mais novos e este ano a pré-activação do evento estará a cargo da Associação de Estudantes do IADE. Os alunos da instituição lançaram um concurso interno em prol da causa com o recurso a frases criativas.

Amanhã, alguns dos Embaixadores da WWF e o vereador José Sá Fernandes da CML estarão no Martim Moniz para celebrar a Hora do Planeta e simbolicamente desligar o interruptor.

Números de apoios à Hora do Planeta 2015 em Portugal até à data de hoje:

• Embaixadores: 12

• Monumentos: 80

• Cidades aderentes: 116

• Empresas: 40

As luzes em todo o mundo vão apagar-se por uma hora neste fim-de-semana, mas a necessidade de tomar medidas em defesa do clima vai estender-se ao longo do ano. Como a Hora do Planeta traz escuridão temporária para muitos dos monumentos mais famosos do mundo, a WWF espera lançar luz permanente no poder que cada indivíduo tem para mudar as alterações climáticas.

-Fim-

Nota aos editores

Para saber mais sobre o evento e actividades que vão acontecer na sua cidade e ainda, como pode usar o seu poder contra as alterações climáticas, visite wwwf.pt e .

Quem pretenda ter acesso ao kit de participação HP15 que inclui: saco WWF, água, kit ‘Faz a tua vela’, 1 vela, 1 fita, 1 pulseira e 1 stick luminoso poderá adquiri-lo por 5 Euros aqui:

Para ver e divulgar o vídeo oficial da Hora do Planeta 2015 legendado em português:  





Facebook ; Twitter

Materias a usar pelos media: 

Videos:  Cartazes e Pub: 

Outras Iniciativas pela Hora do Planeta 2015

Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, em Cascais - jantar e performance musical

Herdade da Cortesia - jantar à luz de velas

El Corte Inglês – divulgação nas lojas usando a rádio interna

PT - Desligar as luzes dos várias edifícios, Takeover na HP do SAPO no decorrer da hora do planeta; promoção da iniciativa num canal interno de comunicação.

BodyShop –reduzir 10% do consumo de energia nos seus escritórios.

Hotel Hilton de Vilamoura –caminhada de 7km na zona circundante ao Hotel.



A Hora do Planeta viu este ano, mais do que em qualquer outro uma adesão incrível de municípios, muitas vezes com envolvimento de comunidades locais para celebrar a Hora do Planeta com eventos vários, assim sendo vão acontecer amanhã:

- no Barreiro: Evento de fotografia noturna, acompanhada de membros do CFB – Clube de

Fotógrafos do Barreiro; Bicicletada Noturna; Corrida e Caminhada Noturnas

- Santa Maria da Feira : caminhada que celebra a Hora do Planeta.

-  Funchal: Yoga à luz das velas e Corrida Noctura pelo Planeta.

-  Olhão: município desafiou restaurantes e bares da baixa da cidade, disponibilizando-lhes balões com leds para que os mesmos ofereçam um ambiente diferente para assinalar esta noite.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 28 de Março de 2015 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à acção ambientalmente sustentável. Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas , a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente. A Hora do Planeta em 2014 chegou a 162 países e territórios, a mais de 7000 cidades e vilas. Em Portugal, 90 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2015, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar as alterações climáticas.

Sobre a WWF

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com quase cinco milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis ​​seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

Contactos:

Ângela Morgado - WWF Mediterrâneo (Portugal); Tel: + 351 91 842 88 29 – amorgado@wwf.

Marta Barata - WWF Mediterrâneo (Portugal); Tel: + 351 91 711 46 51 – mbarata@wwf.

Parceiros:

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download