UNODC



Esplanada dos Ministérios, Ministério da Justiça,

Anexo I, 2º andar, 70064-900 Brasília, DF, Brasil

Telefone: +55 61 321-1377 / Fax: +55 61 323-1381

E-mail: unodc.brasil@

AVISO DE PAUTA

Nenê Hilário, PIVÔ do Denver Nuggets, PARTICIPA DE CAMPANHA DA ONU PARA PREVENÇÃO DO HIV/aIDS

-- Vídeo com mensagem de utilidade pública do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) será exibido mundialmente na programação da NBA--

Brasília (DF) e Miami (EUA), 7 de abril de 2003 – O brasileiro Nenê Hilário, pivô do time de basquete norte-americano Denver Nuggets, é a estrela de uma nova campanha mundial de prevenção e educação sobre o vírus HIV e a AIDS, anunciou hoje a NBA (Associação Nacional de Basquete, dos Estados Unidos). O vídeo da campanha traz uma mensagem preventiva de utilidade pública e foi produzido por meio de uma parceria entre a NBA Entertainment e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). Ele será transmitido em todo o mundo durante os intervalos dos jogos e da programação da NBA.

Nenê participará de uma teleconferência com a imprensa brasileira nesta quarta-feira, dia 9 de abril, às 16:30hs (horário de Brasília) para promover sua participação com a campanha das Nações Unidas. Para participar dessa entrevista coletiva, a imprensa deve ligar para os Estados Unidos no número (00) xx (312) 461-9139, aproximadamente cinco minutos antes do horário marcado para o início da teleconferência.

Nenê, que na atual temporada tem uma média de 10.5 pontos, 6,2 rebotes e 1,9 assistência por partida no Denver Nuggets, foi selecionado pelo New York Knicks em 2002 e, posteriormente, transferido para o Nuggets. No NBA All-Star Weekend (evento de fim de semana que promove a confraternização dos craques da NBA), Nenê foi um dos seis atletas internacionais a participar do Desafio dos Novatos (Rookie Challenge).

O vídeo da campanha mostra o jogador Nenê Hilário encorajando as pessoas a se prevenirem contra o HIV e a AIDS e a se educarem sobre a doença. “Na vida, como no basquete, é preciso tomar decisões inteligentes. Usar preservativos e não compartilhar seringas são escolhas inteligentes que te ajudarão a levar uma vida longa e saudável”, diz Nenê, que gravou em português e em espanhol.

“Este é um exemplo de como os jogadores, técnicos e equipes da NBA podem trabalhar para serem catalisadores positivos de mudanças”, afirma Mike Brantom, vice-presidente sênior da NBA para o Desenvolvimento dos Jogadores e do Basquete.

“Nós precisamos de mais exemplos como o de Nenê Hilário, e de outros jogadores da NBA, que já participaram da campanha ‘Esportes Contra Drogas’ do UNODC. Eles amam os esportes e querem alertar as crianças e os jovens de todo o mundo sobre os perigos do abuso de drogas”, disse Giovanni Quaglia, representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

A campanha “Esportes Contra Drogas”, do UNODC, utiliza o esporte para oferecer à juventude um estilo de vida positivo, saudável e livre das drogas. O UNODC divulga sua mensagem por meio de campanhas de prevenção, além de parcerias com ídolos do esporte e atividades esportivas locais. Para mais informações sobre o UNODC, visite ou .br

Atualmente, a NBA conta com a participação de 65 jogadores internacionais, de 34 países diferentes. A programação da NBA Entertainment é distribuída globalmente para 212 países, em 42 idiomas diferentes por meio de 148 canais, atingindo mais de 750 milhões de domicílios. Para mais informações sobre a NBA, visite

AIDS E DROGAS NO BRASIL

Apesar de não ser um produtor de cocaína, heroína e outras drogas, o Brasil vem sendo usado como um país de trânsito para as drogas produzidas no continente sul-americano e enviadas para os mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos. Isso tem provocado um aumento significativo do consumo de drogas no país. Dentro desse contexto, o uso de drogas injetáveis representa uma preocupação especial, pois essa prática acelera a disseminação do vírus HIV e da Aids por meio do uso compartilhado de seringas.

Em parceria com o UNODC, o governo brasileiro vem enfrentado esse problema e obtendo resultados positivos. Desde 1994, a Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e o UNODC implementam um amplo projeto de prevenção do HIV e da Aids com usuários de drogas injetáveis e outras populações vulneráveis. O projeto, que já recebeu cerca de US$ 33 milhões, fez com que o número de casos de Aids relacionados ao uso de drogas injetáveis fosse reduzido de 21,4% para 9,4%, entre 1994 e 2001. Outros US$ 3,8 milhões serão gastos ainda neste ano para reforçar e expandir as ações já realizadas em todo o país.

A mensagem da campanha estrelada por Nenê Hilário está contextualizada nas ações de redução de danos, que procuram reduzir as conseqüências negativas que o uso de drogas causa à saúde dos usuários e à sociedade. Além de incentivar o uso de seringas descartáveis, a redução de danos promove a distribuição de preservativos e informa os usuários de drogas injetáveis sobre os perigos associados a esse padrão de consumo, procurando conscientizá-los e encaminhá-los para o tratamento.

Para outras informações, entre em contato com:

• Luiz Fernando Godinho (assessor de comunicação, UNODC Brasil)

e-mail: lfernando.godinho@,

fone: (61) 321-1377

• Luciana Thomas e Gabriel Gabor (NBA América Latina, em Miami, EUA)

e-mails: lthomas@ e ggabor@

fones: (00) xx (1)(305) 269-4115 e (00) xx (1)(305) 269-4103

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches