Espíritas do Brasil - Seara do Mestre



Espíritas do Brasil

Utilizar o tabuleiro do jogo PERFIL, com as “dicas” abaixo:

Divaldo Franco



1 – Nasceu em Feira de Santana, Bahia, em 5 de maio de 1927.

2 – É educador, orador e médium brasileiro, considerado um dos principais divulgadores da Doutrina Espírita na atualidade.

3 –Tem mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade.

4 - Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, em Salvador, aposentando-se em 1980.

5 - Fundou em 15 de agosto de 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, a casa de assistência Mansão do Caminho, responsável pela orientação e educação de mais de 33 mil crianças e adolescentes carentes. É hoje, um admirável complexo educacional que atende a 3.000 crianças e jovens carentes.

6 - Quando jovem, foi abalado pela morte de seus dois irmãos mais velhos, o que o deixou traumatizado e enfermo. Nessa época conheceu a Sra. Ana Ribeiro Borges, que o conduziu à Doutrina Espírita.

7 - Apresentou, desde jovem, diversas faculdades mediúnicas, inclusive de efeitos físicos. Destaca-se, dentre elas, no entanto, a psicografia.

8 - Em 1964, Joanna de Ângelis selecionou várias das mensagens de sua autoria e enfeixou-as num livro, que recebeu o sugestivo título de Messe de Amor. Foi o primeiro livro que o médium publicou.

9 – Já psicografou obras de Manoel Philomeno de Miranda, Victor Hugo, Amélia Rodrigues, Ignotus, Vianna de Carvalho, Carlos Torres Pastorino, Bezerra de Menezes, Rabindranath Tagore, João Cléofas, Eros e Simbá.

10 - Como orador, começou a fazer palestras em 1947, difundindo a Doutrina Espírita.

11 - Viaja em média 230 dias por ano, realizando palestras e também seminários no Brasil e no mundo.

12 – Já realizou mais de 11 mil conferências no Brasil e no exterior percorrendo mais de 62 países.

13 - É considerado um dos maiores divulgadores do Espiritismo no Brasil e no exterior.

14- Em 31 de agosto de 2000, participa do I Encontro Mundial pela Paz, a convite da ONU, onde vários religiosos debateram e elaboraram uma proposta para a paz no mundo.

15 – Recebeu o Título de "Embaixador da Paz no Mundo", em Genebra, na Suíça, em 30 de dezembro de 2005.

Yvone do Amaral Pereira

()

1 - Yvonne nasceu em Santa Teresa de Valença, em 24 de dezembro de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de março de 1984.

2 - Foi uma das mais respeitadas médiuns brasileiras.

3 - Com quatro anos de idade, já dizia ver e ouvir Espíritos, os quais considerava como pessoas normais.

4 - Psicografou cerca de vinte livros. Embora desde 1926 tenha escrito numerosas obras psicografadas, somente decidiu publicá-las na década de 1950, após muita insistência dos "mentores espirituais".

6 - Recém-nascida, com apenas 29 dias, teve um acesso de tosse que a sufocou, deixando-a em estado de catalepsia, em que se manteve por seis horas.

7 - Cresceu numa família espírita. As visões lhe perturbavam, e vinham junto com uma imensa saudade do que seria uma encarnação anterior, na Espanha, que, dizia, recordava com clareza.

8 - Considerava seus atuais familiares, principalmente o pai e os irmãos, como pessoas estranhas, assim como estranhava a casa e a cidade onde morava.

9 - Aos oito anos de idade, a menina viveu novo episódio de catalepsia. Nessa idade teve o primeiro contato com um livro espírita.

10 - Aos doze anos, ganhou de presente do pai O Evangelho segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos.

11 - Quando dos dez anos de sua morte, a revista Reformador (março, 1994) publicou extensa matéria em memória da médium, de autoria de Augusto Marques de Freitas.

12 - Estudou apenas o antigo curso primário, devido às dificuldades financeiras da família. Completou a sua formação como autodidata, pela leitura de livros e periódicos.

13 – Era Esperantista atuante, trabalhou na sua propaganda e difusão, através de correspondência que mantinha com outros esperantistas, tanto no Brasil, quanto no exterior.

14 - Recebeu a maior parte dos informes de além-túmulo, crônicas e contos em desdobramento, no momento do sono.

15 - A sua faculdade apresentava-se diversificada, tendo se dedicado à psicografia e ao receituário homeopático, à incorporação, à psicofonia e ao passe, e até mesmo, em algumas ocasiões, aos chamados efeitos físicos de materialização. Dedicou-se à atividade de desobsessão.

Herculano Pires



1 - Nasceu em Avaré, SP, em 25 de setembro de 1914, e desencarnou em São Paulo, SP, em 9 de março de 1979.

2 - Foi jornalista, filósofo, educador, escritor e tradutor brasileiro.

3 - Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do Espiritismo no país.

4 - Traduziu os escritos de Allan Kardec.

5 - Escreveu tanto estudos filosóficos quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

6 - Seu primeiro nome é José.

8 - É considerado um dos autores mais críticos dentro do movimento espírita.

10 - A sua linha de pensamento era forte e racional, combatendo os desvios e mistificações, sendo a maior característica do conjunto de suas obras a luta por demonstrar a consistência do pensamento espírita e defender a valorização dos aspectos crítico e investigativo, originalmente propostos por Kardec.

11 - Defendia o conceito de pureza doutrinária, segundo o qual era preciso preservar a Doutrina Espírita de todo tipo de influência mística e esotérica.

12 - Em monografias filosóficas, a exemplo de Introdução à filosofia espírita, propõe-se a esclarecer a contribuição do Espiritismo para o desenvolvimento da filosofia, em especial no tocante ao sentido da existência humana.

13 - Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, Sonhos azuis (contos) e, aos 18 anos, o segundo, Coração (poemas livres e sonetos).

14 - Em sua carreira, foi repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados, tendo exercido essas funções por cerca de trinta anos.

15 - É autor de oito dezenas de livros, distribuídos por filosofia, ensaios, histórias, psicologia, parapsicologia e Espiritismo, alguns em parceria com o médium Francisco Cândido Xavier.

Hermínio Corrêa de Miranda

ínio_C._Miranda

1 – Nasceu em Volta Redonda, em 5 de janeiro de 1920 e desencarnou no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 2013.

2 - Foi um dos principais pesquisadores e escritores espíritas do Brasil.

3- Formou-se em ciências contábeis, e trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional até se aposentar.

4 - Autor de mais de 40 livros, dentre eles, diversos clássicos da literatura espírita, como Diálogo com as sombras, Diversidade dos carismas e Nossos filhos são espíritos.

5 - Se tornou espírita em 1957.

6 – Também foi magnetizador.

7 – Dialogando por décadas com espíritos, suas obras relatam vivências, fatos e fenômenos reais.

8 - Realizou pesquisas sobre reencarnação de personalidades notórias na ciência e na história, como Giordano Bruno e Fénelon, entre outros.

9 - Investigou profundamente a mediunidade, a "paranormalidade", deixando como legado um vasto material de estudo que revela, sobretudo, o seu exemplo inspirador para os estudiosos do presente e do futuro.

10 - O seu primeiro livro, Diálogo com as Sombras, foi publicado em 1976 e grande parte de seus direitos autorais foi cedida a instituições filantrópicas.

11 - Traduziu e comentou as seguintes obras: A feira dos casamentos, A história triste, O mistério de Edwin Drood, Processo dos espíritas.

12 - Sua vasta produção literária inclui obras que tratam do tempo, de regressão de memória, de autismo, de múltiplas personalidades, dos primórdios do cristianismo, todos assuntos que atiçaram sua inesgotável curiosidade

Raul Teixeira

é_Raul_Teixeira

1 – Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 7 de outubro de 1949.

2 É educador, orador, médium e escritor espírita brasileiro.

3 - É licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense.

4 – É Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

5- É Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista

6 - Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense.

7 - É um dos fundadores da Sociedade Espírita Fraternidade, localizada em Niterói. A instituição mantém uma obra de Assistência Social Espírita denominada "Remanso Fraterno", que atende a crianças e famílias socialmente carentes.

8 - Como orador, já esteve em todos os estados do Brasil e em 45 países, levando a mensagem espírita a milhares de pessoas.

9 - Psicografou até o momento 35 livros, publicados pela Editora Fráter.

10 – Psicografou do autor espiritual Camilo os seguintes livros: A Carta Magna da Paz, Cintilação das Estrelas, Correnteza de Luz, Desafios da Educação, Desafios da Mediunidade, Desafios da Vida Familiar entre outros.

11 - Ao viajar para fazer suas palestras nos Estados Unidos, sofreu um AVC, ficando impossibilitado de proferir palestras.

12 - Seu primeiro nome é José.

Chico Xavier



1 - Nasceu em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 2 de abril de 1910 e desencarnou em Uberaba, em 30 de junho de 2002.

2 – Disse a frase: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

3 – Sua mediunidade se manifestou pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele via e ouvia os Espíritos e conversava com eles.

4 - Em 1924, terminou o antigo curso primário e não mais voltou a estudar.

5 - A mãe faleceu quando ele tinha apenas cinco anos de idade.

6 - Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos diálogos com sua mãe desencarnada, com quem se comunicava desde os cinco anos de idade.

7 - Em 1927, então com dezessete anos de idade, por orientação de um amigo, iniciou-se no estudo do Espiritismo. Em julho desse mesmo ano, por orientação dos Espíritos benfeitores, iniciou-se na prática da psicografia.

8 - Em 1931, em Pedro Leopoldo, iniciou a psicografia da obra Parnaso de Além-Túmulo. Esse ano, que marca a "maioridade" do médium, é o ano do encontro com seu mentor espiritual Emmanuel.

9 - Sempre cedeu os direitos autorais dos livros psicografados para instituições de caridade.

10 – Na década de 1930, destacam-se a publicação dos romances atribuídos a Emmanuel e da obra Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, do Espírito de Humberto de Campos, onde a história do Brasil é interpretada por uma ótica espiritual e teológica. Essa última obra trouxe como consequência uma ação judicial movida pela viúva do escritor, que pleiteou por essa via direitos autorais pelas obras psicografadas,

11 - Em 1943, vem a público um dos livros mais populares da literatura espírita, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium.

12 - Faleceu aos 92 anos de idade, no dia 30 de junho do ano de 2002, quando o país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano.

13 – Em 1959 estabeleceu residência em Uberaba, onde viveu até falecer.

14 – Na década de 70, participou de programas de televisão que foram muito populares.

15 – Psicografou mais de 450 livros e nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras, pois reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam.

Bezerra de Menezes



1 – Nasceu em Riacho do Sangue, Ceará (atual cidade de Jaguaretama), em 29 de agosto de 1831 e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 11 de abril de 1900.

2 - Foi médico, militar, escritor, jornalista, político e expoente da Doutrina Espírita no Brasil

3 - Em 1851, ano de falecimento de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, naquele mesmo ano, iniciou os estudos de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

4 - Em 6 de novembro de 1858, desposou Maria Cândida de Lacerda, que viria a falecer de mal súbito, em 24 de março de 1863, deixando dois filhos, um de três e outro de um ano de idade.

5 - Conhecido também como “O Kardec Brasileiro” e “O Médico dos Pobres”.

6 - Em 1865 desposou, em segundas núpcias, Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã por parte de mãe de sua primeira esposa, com quem teve mais sete filhos.

7 - Foi eleito deputado geral pela Província do Rio de Janeiro, no período de 1877 a 1885.

8 - Durante a campanha abolicionista publicou o ensaio "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação" (1869), onde não só defende a liberdade aos escravos, mas também a inserção e adaptação dos mesmos na sociedade por meio da educação.

9 - Era fluente em pelo menos três línguas além do português: latim, espanhol e francês.

10 - Em 1889, Bezerra foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira. Em 1895 reassumiu a presidência da FEB (eleito em 3 de Agosto de 1895), função que exerceu até à data de seu falecimento.

11 - Conheceu a Doutrina Espírita quando do lançamento da tradução em língua portuguesa de O Livro dos Espíritos (1875), através de um exemplar que lhe foi oferecido com dedicatória pelo seu tradutor, o também médico, Dr. Joaquim Carlos Travassos.

12 - Faleceu em meio a grandes dificuldades financeiras em 11 de abril de 1900.

13 - Ao longo da vida acumulou inúmeros títulos de cidadania.

14 – Em São José do Rio Preto, SP, o maior Hospital Psiquiátrico, que atende a toda a região, leva o seu nome.

15 – Sua índole caridosa, a perseverança, e a disposição amorosa para superar os desafios, somadas à sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita no país, fizeram com que fosse considerado o "Kardec Brasileiro", numa homenagem devida ao papel de relevância que desempenhou.

Adelaide Augusta Câmara

âmara

1 – Nasceu em Natal, em 11 de janeiro de 1874 e faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1944.

2 - Foi médium, poeta, conferencista, contista e educadora espírita brasileira.

3 - Organizou, em sua própria residência, um curso primário, onde alfabetizou diversos nomes de futuro destaque no meio político e social do país.

4 - Assinou suas psicografias com o pseudônimo "Aura Celeste".

5 - Em 1898, manifestaram-se as suas faculdades mediúnicas.

6 - Sob a orientação de Bezerra de Menezes, iniciou os trabalhos como médium psicógrafa no Grupo Ismael, na Federação Espírita Brasileira.

7 - Como médium auditiva, entregou-se à divulgação da Doutrina Espírita, fazendo palestras e receitando, o que lhe trouxe projeção nacional.

8 - Em 1920, retornou às tribunas e aos trabalhos mediúnicos, voltando a atender os tratamentos espirituais, sob a influência do médico espiritual, Dr. Joaquim Murtinho.

9 - Após a morte de Bezerra de Menezes (1900), a médium aproximou-se de Inácio Bittencourt, passando a colaborar no Círculo Espírita Cáritas.

10 – Psicografou a obra "Do Além", em 21 fascículos, e "Orvalho do Céu".

11 - Em 1924, voltou-se para o campo da assistência às crianças órfãs e à velhice desamparada.

12 - Além das faculdades de incorporação, audição, vidência, psicografia, cura e intuição, a médium ainda possuía a da bilocação, tendo feito curas em diversos pontos do país, como Juiz de Fora e Corumbá.

13 - Fundou em 13 de março de 1927, o “Asilo Espírita João Evangelista”, sendo a sua primeira diretora, função que exerceu até sua morte.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download