Emefff.files.wordpress.com



4º Ano – semana 03/08 a 07/08

Educação física – Elaine

OLÁ PESSOAL!!!

Após responder a atividade, favor enviá-la no meu e-mail: elaineeducacaofisicaemef@

[pic]

Na semana passada, começamos o nosso passeio pelo mundo dos jogos e brincadeiras. Aprendemos que eles existem há muito tempo. Nesta semana, vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles.

Curiosidades sobre os jogos e brincadeiras

Por acaso, você conhece as origens das mais famosas brincadeiras de rua? Aquelas que fizeram parte da infância dos avós, pais, tios, etc., como pega-pega, cabra-cega, amarelinha, pião, bola de gude e tantas outras?

É exatamente sobre essas pequenas curiosidades que vamos conhecer. Vamos Lá?

Amarelinha: Foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e seu nome tem origem da palavra francesa marelle. Ela também é conhecida como, macaca, maré, marela e sapata. Acredita-se que foi inventada na Roma antiga. Seu primeiro registro é do século 17

Soltar pipa: Pipa, papagaio, arraia, raia, quadrado, pandorga... As pipas apareceram na China, mil anos antes de Cristo. Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Ela serviu de base para a invenção do para-raios.

Pião:  Os primeiros modelos eram feitos em argila e foram encontrados na Ásia, aproximadamente 4000 antes de Cristo.  Uma das brincadeiras de rua mais popular do pais.

Cabra–cega: Já era popular entre os romanos há mais de 2000 anos. Também é chamada de pata-cega, cobra-cega e galinha-cega

Peteca: Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho. Peteca significa Bater em tupi. A brincadeira tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais.

Cama de gato: A cama-de-gato é uma brincadeira com barbante trançado entre os dedos das duas mãos formando figuras. Provavelmente de origem africana, a brincadeira é praticada em diversas partes do mundo.

Cinco Marias: Também chamada de três Marias, jogo do osso etc, O jogo, de origem na pré-história, pode ser praticado de diversas maneiras.

Bolinha de gude: É um jogo muito antigo, conhecido desde as civilizações grega e romana. O nome "gude" que significa "pedrinha redonda e lisa". Atualmente, é feita de vidro colorido.

Como vimos, os passatempos atravessam os tempos e unem os povos. É impressionante ver como eles vieram de tão longe e são tão antigos, não é mesmo?

Isso só comprova que as crianças de antes são parecidas com as de hoje. Elas eram cheias de energia, criativas, divertidas e queriam aproveitar ao máximo o melhor das brincadeiras.

ATIVIDADE1

Faça uma entrevista com uma pessoa adulta, e descubra do que ela brincava (poder ser pais, avós, tios etc.).

Escreva o nome de quem você entrevistou e a idade:

________________________________________________________________________

1-Quais eram suas brincadeiras preferidas de infância? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Como eram os brinquedos na sua infância?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Quais eram seus locais preferidos para as brincadeiras? Com quem você brincava? (Amigos, irmãos, primos?) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Se você pudesse brincar hoje, qual brincadeira escolheria?

________________________________________________________________________

Hora da brincadeira!!!

O jogo de queimada é muito conhecido e praticado, é também chamado de queimado, queima ou mata-mata em diferentes regiões do pais. Existem muitas variações e regras, vamos aprender mais uma.

ATIVIDADE 2: Queimada das tampinhas

[pic]

Objetivo: Queimar (acertar) as tampinhas do adversário

Materiais: Giz ou fita crepe e tampinhas de garrafa pet

Participantes: 2

Preparando o jogo: Construir com fita crepe uma mini quadra. (+- 1 m por 50cm)

Coloque 5 tampinhas de cores iguais de cada lado da quadra, representando os times e a terceira cor de tampinha, na linha central, que representará a bola.

Descrição: Tire par ou ímpar para ver quem começa. O jogador deverá dar um peteleco (bater com os dedos) na tampinha central que será a bola, com o objetivo de queimar (acertar) a tampinha do adversário. Se acertar, o adversário é eliminado (retirando a tampinha queimada do jogo) e poderá jogar novamente. Se errar, é a vez do outro jogador iniciar o jogo com a bola (tampinha) na linha central da quadra.

Vence o jogo quem conseguir queimar (acertar) todos os adversários. Assista o vídeo se tiver dúvidas.

LINK:

Variação: Continuar o jogo, com a bola de onde parou o ataque, não retornando na linha central da quadra. Pode usar a imaginação, e construir sua própria regra. Divirtam-se!!!

UM ABRAÇÃO A TODOS E ATÉ SEMANA QUE VEM!!! PROFESSORA ELAINE

Referências bibliográficas:





Imagem:

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download