WordPress.com



EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – I UNIDADE

1. O mapa do Brasil, abaixo, apresenta As amplitudes térmicas anuais do Brasil.Observe atentamente as regiões numeradas e assinale V ou F

Fonte: VESENTINI, J. William. Brasil Sociedade & Espaço: Geografia do Brasil. Caderno de Atividades. São Paulo: Ática, 2001 (adaptado).

( ) As amplitudes térmicas anuais são maiores na área assinalada pelo número 3 do que na área de número 1. O mesmo ocorre com os totais anuais de precipitação e de temperaturas

( ) A porção do território brasileiro indicada pelo número 3 representa a região Sul e as áreas serranas do SE,

( ) O Equador atravessa a porção setentrional do Brasil, passando sobre os estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. O Trópico de Capricórnio atravessa a porção meridional do país, passando por São Paulo, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul

( ) A região de número 3 apresenta um inverno mais rigoroso no planalto, comparativamente com outras áreas do país, principalmente pela influência conjunta de fatores como a latitude, a altitude e a distância do mar, além da ação das massas polares.

( ) As regiões numeradas em 1 e 3, localizam-se em zonas climáticas distintas, sendo que a de número 1 está na faixa intertropical e a de número 3, predominantemente, em zona temperada, o que, por si só, determina características geográficas diferenciadas.

2. Sobre a constituição geológica e o relevo, na região Sudeste do Brasil, assinale o que for correto.

( ) O relevo acidentado do Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste foi formado por dobramentos orogênicos bastante antigos, que datam do pré-cambriano, submetidos a prolongado desgaste erosivo, como a Serra da Mantiqueira e do Espinhaço

( ) Os planaltos paulistas formados por rochas sedimentares muito resistentes, criam a paisagem dos "mares de morros", resultante da atuação do intemperismo químico na região..

( ) O soerguimento epirogenético da plataforma durante o Período Terciário, pressionou sistemas de falhas geradas por essa orogênese ancestral, causando afundamentos que deram origem ao Vale do Paraíba do Sul localizado entre as serras do Mar e da Mantiqueira.

( ) A Bacia Sedimentar Amazônica corresponde a um corredor, relativamente estreito, que acompanha o curso do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. É formada por sedimentos antigos e recentes e encontra-se entre planaltos e depressões na região Norte do país.

( ) Na Bacia Sedimentar do Paraná ocorreram vastos derrames de lavas vulcânicas através de fendas e fissuras. A camada de basalto resultantes da consolidação do material vulcânico, submetido ao desgaste provocado pelo intemperismo originaram os férteis solos vermelho-escuros, conhecidos por "terra-roxa", do Centro-Sul do país.

( ) Os principais agentes da morfologia do relevo brasileiro, também chamados de agentes do modelado, são os rios. as chuvas, as temperaturas e o tectonismo.

( ) O Planalto das Guianas, ao norte do país, constitui uma área formada por rochas sedimentares antigas que, devido à sua estabilidade geológica, é denominado de área cratônica.

3. As jazidas de carvão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul coincidem com as áreas geológicas relacionadas

A) ao embasamento cristalino. B) às falésias marinhas. C) aos derrames basálticos.

D) a sedimentos antigos. E) a dobramentos recentes

4. A figura abaixo mostra um perfil topográfico do relevo brasileiro, com um corte no sentido oeste-leste que abrange os estados de MS e SP. Nele estão assinaladas três áreas, identificadas pelas letras A, B e C.

Considere as descrições dos itens 1, 2 e 3 e assinale a alternativa que associe corretamente cada área à sua descrição:

I- Preenchida por sedimentos e com intrusões de lavas basálticas, onde aparecem colinas com topos aplainados e escarpas caracterizadas por frentes de cuestas.

II- Essencialmente plana e nivelada, preenchida por deposição de sedimentos recentes de origem fluvial.

III- Parte de sua gênese está vinculada a ciclos de falhamentos, que produziram escarpas acentuadas. Predominam morros de topos aconvexos e vales profundos.

a) A-3, B-2, C-1 b) A-3, B-1, C-2 c) A-1, B-2, C-3

d) A-1, B-3, C-2 e) A-2, B-1, C-3

5. O relevo terrestre se forma e evolui em diversos tipos de rochas sedimentares e cristalinas. Sobre algumas relações existentes entre relevo e litologia, assinale a alternativa que exemplifica corretamente uma forma de relevo típica de formações geológicas sedimentares e outra de terrenos cristalinos, respectivamente:

a) cuestas e planícies b) maciço residual e planícies fluviais

c) chapadas e mares de morros d) depressões e planícies

d) mares de morros e cuestas

6. A ação dos agentes do relevo ocorre sobre todos os tipos de rochas existentes na crosta terrestre. Segundo sua origem e posterior transformação, assinale a única afirmativa incorreta sobre os diversos tipos de rochas que fazem parte do relevo terrestre.

a) As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma pastoso. As extrusivas recobrem grande parte do sul brasileiro, predominando o basalto na composição do Planalto Meridional.

b) As rochas metamórficas formam-se pela transformação de rochas pré-existentes, quando submetidas a altas pressões e temperaturas. No Paraná, um exemplo é o carvão mineral em terrenos antigos.

c) As rochas magmáticas intrusivas ou plutônicas formam-se no interior da crosta terrestre pela lenta solidificação do magma, que provoca a cristalização de seus minerais. Constitui grande parte do Escudo Brasileiro.

d) As rochas sedimentares se diferenciam pelos elementos responsáveis pela sua composição, sejam detritos orgânicos ou químicos. Geralmente recobrem as depressões do escudo cristalino.

e) A intemperização química constitui o elemento formador do relevo ondulado, em forma de meia laranja, dos Planaltos e serras do leste e sudeste, resultante da ação da precipitação sobre estruturas rochosas cristalinas.

7. A área em destaque no mapa representa:

a) Derrame vulcânico b) Bacia carbonífera

c) Sedimentação recente d) Embasamento cristalino

e) Jazidas de petróleo

8. Observe o mapa abaixo e responda:

A seleção brasileira de futebol disputa importante jogo oficial no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas do dia 15 de julho. A televisão anuncia a transmissão ao vivo para todo o país. Qual o horário local da transmissão em: (0,8)

I. Belém (PA)? ___________

II. Brasília (DF)? ___________

III. Rio Branco (AC)? ________

IV. Vila dos Remédios, Fernando de Noronha (PE)? _________

9. O mapa aponta três grandes unidades do relevo brasileiro. Assinale a alternativa que as identifica corretamente no perfil AB e o processo que predominou na sua formação.

a) Planaltos, sedimentação; Depressões, dobramentos; Planícies, erosão.

b) Planícies, dobramentos; Planaltos, sedimentação; Depressões, sedimentação.

c) Depressões, erosão; Planícies, erosão; Planaltos, dobramentos.

d) Planícies, sedimentação; Planaltos, erosão; Depressões, erosão.

e) Planaltos, erosão; Depressões, sedimentação; Planícies, sedimentação.

10. O Aquífero Guarani é o maior reservatório de água potável internacional do mundo e grande parte dele está localizada no território brasileiro. Observando o mapa e a figura, responda às perguntas que se seguem.

a) Em quais países estão presente o Aquífero Guarani? Quais são as características das rochas que o compõem ?

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download