2



(vale pontos) Não se esqueça de incluir na Introdução um parágrafo com a descrição do conteúdo do documento.

Problema geral: (vale pontos) Inclua referências bibliográficas consultadas para escrever seu texto (em todos os capítulos, se possível).

2. Conceitos básicos

Sempre que desejarmos desenvolver ou ate mesmo comprar jogos, precisamos saber alguns conceitos básicos. O critério comum tanto para comprar como para desenvolver é saber qual tipo do jogo queremos. Um critério mais técnico são as técnicas empregadas no desenvolvimento de jogos.

Diga o que vem a seguir... faça um link

2.1. Tipos de jogos

Quando queremos comprar um jogo sempre vem uma pergunta: Que tipo de jogo irei comprar? Essa pergunta se torna consideravelmente mais crucial quando mudada para o contexto de desenvolver um jogo. É de extrema importância conhecer os diversos tipos de jogos - e o que estes tipos significam - para tentar agradar o máximo possível o seu público alvo.

Veremos a seguir alguns tipos de jogos, comentando sobre suas características.

OBS: essas subseções são muito curtas, e assim não devem ser numeradas. Pode deixar o titulo, mas sem o numero. Na verdade, isso tudo poderia ser uma enumeração, pois o texto é curto. Falta citar referencias.

2.1.1. Jogos de Ação

São subdivididos em duas categorias: jogos de luta e jogos de tiro (FPS - First Person Shooter). São jogos que exigem do jogador boa destreza, coordenação motora e capacidade de reação para responder em tempo aceitável às ações de seu adversário.

2.1.2. Jogos de Aventura

Também conhecidos como jogos de plataforma, são jogos que se baseiam em um contexto mais complexo. Geralmente temos uma história que será desenvolvida ao longo da trajetória do jogo. São comuns quebra-cabeças e charadas cujas respostas, quase sempre, se encontram inseridas na história. Exigem, portanto, uma grande capacidade perceptiva e inteligência do jogador.

2.1.3. Jogos de Esportes

Como o próprio nome já diz, são jogos que se baseiam em esportes, tais como: futebol, vôlei, basquete, etc. São jogos extremamente restritos quanto ao seu publico alvo, tendo como fatores determinantes ao seu lançamento os esportes praticados na região em questão.

2.1.4. Jogos de Estratégia

São inspirados nos jogos de tabuleiro e exigem muito das habilidades do jogador. Existem diversas formas de se vencer e as características necessárias ou a formula para a vitória não existem. O cenário inicial se modifica bastante no decorrer do jogo e decisões certas nas horas certas definem a partida. No final, geralmente, vence o jogador mais equilibrado e coerente em suas decisões. Podem ser baseados em turnos - cada jogador tem sua vez de realizar suas ações - ou em tempo real - as ações têm de ser realizadas em tempo real, tendo o tempo de resposta papel significativo.

2.1.5. Jogos de RPG

Role Playing Game (RPG) são jogos extremamente complexos. Nele temos características de diversos tipos de jogos que se unem na formação de um ambiente obrigatoriamente original e envolvente. Temos uma história e as decisões tomadas pelo jogador podem levar a desfechos diferentes. São características desse tipo de jogo: a manipulação de atributos do personagem (força, inteligência, agilidade, destreza, vitalidade), a realização de missões e batalhas épicas que podem ser baseadas em turnos ou em tempo real.

2.1.6. Jogos Educativos

Geralmente voltado ao público infantil. São jogos que tentam ensinar alguma coisa através da diversão, proporcionando um aprendizado mais rápido e eficiente.

2.1.7. Jogos On-line

São jogos jogados através da internet. Ultimamente esses jogos vem crescendo em um ritmo muito grande graças aos MMOs (Massive Multiplayer Online). MMos são jogos em que você cria uma conta em um servidor, este serviço pode ou não ser pago, e pode jogar sozinho, tendo a possibilidade de interagir com outros jogadores.

2.1.8. Simuladores

São jogos que simulam situações da vida real. Podem ser simuladores de vida, veículos ou gerenciamento.

2.2. Técnicas empregadas no desenvolvimento de jogos

Antes de começar a listar as técnicas, explique o que vem nesta seção. Não bote 2 titulos juntos sem texto entre eles...

2.2.1 Game Design

É a arte de criar um jogo. Neste processo é preciso definir as regras do jogo, o cenário, o enredo, os personagens, a jogabilidade e vários outros fatores que determinarão quão bom será o jogo. Esta é uma área bastante inexplorada na concepção de jogos visto que a maioria dos desenvolvedores são programadores e poucos são game designers.

2.2.2 Inteligência Artificial (IA)

IA vem sendo largamente empregada em quase todos os jogos. Ultimamente vem sendo muito estudada pelos desenvolvedores. Esse grande interesse em IA se deve ao fato de que os jogadores estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à capacidade de interação dos personagens de um jogo e aos seus desafios. As técnicas de IA mais comuns nos jogos são: Máquinas de Estado Finitas, Algoritmos Path-Finding, Redes Neurais e Máquinas de Estado Fuzzy.

2.2.3 Computação Gráfica

É a técnica de animar um jogo, ou seja, são os gráficos do jogo. É uma técnica muito importante, pois a aparência de um jogo conta muito no momento em que ele é jogado. O cenário de um jogo baseia-se na passagem de quadros (sprites). Diferentes sprites de um mesmo personagem mudam com certa freqüência dando uma idéia de interação com o cenário de fundo (background) e com os demais elementos presentes no cenário.

2.2.4 Sonorização

Esta é uma técnica bastante dual. Uns a tomam como extrema prioridade, desenvolvendo músicas épicas que são cantadas até mesmo após muitos anos que o jogo parou de ser comercializado. Outros não se importam tanto e preferem focar em outras partes do jogo.

Diga o que vem no capitulo seguinte... faça um link

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related download