Aeitaonline.com.br



AAA do ITA nos Esportes (por Michel Cury)

Cópia de O ITEANO, ABRIL DE 1962

As atividades esportivas da Associação Atlética Acadêmica do ITA (AAAITA) ampliaram-se consideravelmente nos últimos anos. Seja pelo aparecimento de novas modalidades de esporte, seja por uma participação mais ativa no cenário esportivo universitário, o certo é que a AAA do ITA tem atualmente intensa linha de ação. E, com o incentivo dos últimos sucessos nos campeonatos da FUPE tudo leva a crer que essa atividade tende a aumentar ainda mais. Com um corpo de colaboradores que cada vez mais se aperfeiçoa, a AAA do ITA está em condições de desempenhar um papel de destaque no meio universitário do Estado e quiçá do país. Hoje se consegue realizar treinos regulares de numerosas modalidades esportivas. E graças a isso tem-se logrado êxito no confronto com as melhores escolas de São Paulo. Embora no ITA exista a vantagem da centralização de todos os alunos, o que facilita bastante horários de treinos, por outro lado, devido à vida escolar menos intensa, os universitários de São Paulo podem defender as cores de equipes não universitárias, aperfeiçoando-se muito mais com isso. E já que o iteano não poderá jamais defender as cores de outra agremiação que não a sua AAA, pois estaria arriscando sua situação escolar, o melhor caminho a seguir para seu aprimoramento desportivo reside nas atividades de sua AAA. Os dirigentes da AAA do ITA estão cientes disso. Basta que haja interessados em aprimorar suas habilidades esportivas. Graças às facilidades que temos quanto a locais de prática esportiva, o iteano que entrou na estola sem qualquer habilidade esportiva poderá atingir em dois anos e pouco um nível bastante razoável, se se dedicar com regularidade aos treinos. Vejamos em breves pinceladas quais são as principais atividades esportivas da AAA do ITA

Olimpíada Interna

É uma promoção interna disputada anualmente e que conta com a participação dos 5 anos da escola e mais uma equipe formada por professores e ex-alunos.

São disputadas 10 modalidades, a saber:

Atletismo, Futebol, Bola ao Cesto, Volei, Futebol de Salão, Tenis, Tenis de Mesa, Judô, Natação e Xadrez. Nos anos anteriores esta Olimpiada se estendia por todo o ano, disputando-se espaçadamente cada modalidade. Muitas não eram concluidas e outras deixaram de ser realizadas. No ano passado resolveu-se promovê-la em duas semanas, o que foi feito na 1ª e 2ª semanas do primeiro (segundo?) período de aulas. Os jogos finais foram disputados na 2ª semana, na qual os professores reduziram os trabalhos escolares dos alunos, colaborando para o brilhantismo da realização, que logrou êxito sem precedente com ocorrência de numeroso público em quase todas os jogos. Acrescente-se o fato de tal sistema colaborar para que cada turma use o maior número de atletas possível, para evitar desgaste dos mesmos, já que nesse curto prazo de duas semanas são realizados numerosos jogos. Surge assim oportunidade para revelação de muitos atletas.

Esta realização, fadada a obter êxito completo, é a Olimpíada Interna de cada ano. É fácil compreender que quase todos os alunos do ano terão nela sua vez.

JUPI

Os Jogos Universitários Paulistas do Interior realizados anualmente, desde 9 anos atrás, apresentando sempre sucesso, sofreram brusca interrupção no ano passado. Tudo começou com a escolha de São José dos Campos para sede daqueles que seriam os IX JUPI.

Mas o ITA desistiu de realizá-los e Sorocaba, cidade suplente, também não quis arcar com a responsabilidade de realizá-los. Santos, através da AAA Alexandre de Gusmão (Faculdade de Direito) quis salvar a situação, não o conseguindo porém, e o resultado foi que as escolas do interior tiveram interrompida sua realização magna. Não há cidade sede para 1962, até agora. Também ficaremos sem JUPI neste ano? A resposta está com os dirigentes do esporte universitário do Estado. Os I JUPI foram realizados na pioneira cidade de Piracicaba em ambiente de vibração intensa. O sucesso alcançado foi enorme e desde então tal aconteceu sempre até atingir seu ponto alto nos VIII JUPI realizados na bela cidade de Campinas. Recorda-se que os VIII JUPI foram vencidos pela AAA do ITA após 5 anos de supremacia absoluta do AAA 7 de Maio (Educação Física de São Carlos).

Os JUPI são disputados durante uma única semana. Os alunos do ITA têm se portado em todos eles da maneira mais correta, merecendo sempre a Taça Disciplina, instituida para premiar a delegação mais bem comportada durante os jogos. Os iteanos têm se alojado em hotéis, evitando os alojamentos cujo ambiente propiciam muitas brincadeiras de mau gosto que acabam sempre mal. Exemplificando, lembremos o fato ocorrido em Piracicaba nos VII JUPI, quando universitários foram atacados pela população enraivecida pelos seus atos imorais. Elevou-se a quase 80 o número de iteanos representantes de sua AAA em Campinas no ano passado, o que significa que o ITA foi a agremiação mais numerosa presente aos jogos. Os alunos que tiverem médias igual ou superior a R em todas as matérias até a data de realização dos JUPI têm suas faltas abonadas, enquanto àqueles que não as têm não se recomenda participarem dos jogos. Nos JUPI são disputadas mais de 10 modalidades, a maior parte delas incluídas na Olimpíada Interna. A título de ilustração damos abaixo a relação das cidades sedes dos JUPI e as escolas que sagraram-se campeãs:

Ano JUPI Cidade Sede Campeã

1953 I Piracicaba AAA 7 de Maio

1954 II Ribeirão Preto AAA Carneiro Leão

1955 III Piracicaba AAA 7 de Maio

1956 IV Bauru AAA 7 de Maio

1957 V São Carlos AAA 7 de Maio

1958 VI Araraquara AAA 7 de Maio

1959 VII Piracicaba AAA 7 de Maio

1960 VIII Campinas AAA do ITA

1961 não foram realizados

1962 ?

Campeonatos da FUPE

A Federação Universitária Paulista de Esportes realiza anualmente Torneios Inícios e Campeonatos de numerosas modalidades esportivas. Ao contrário dos anos anteriores, quando as jogos eram disputados somente em São Paulo, ultimamente têm sido realizados diversos Jogos em cidades do interior, por ser bastante significativo o número de escolas do interior que deles participam. São instituídas duas taças às agremiações que mais pontos obtiverem nesses jogos de acôrdo com uma tabela de pontos elaborada previamente. Assim, existe a Taça Eficiência para ser entregue à AAA que mais pontos obtiver nas diversas modalidades disputadas, computados os pontos a todas as AAA participantes, desde a 1ª até à última colocada. A Taça Campeoníssimo destina-se à AAA que mais pontos obtiver, computados 10 pontos ao campeão, 6 pontos ao vice-campcão de cada troneio ou campeonato disputados. Em 1961 não se sabia até o fim do ano quais as AAA vencedoras, mas o ITA se apresentava como forte candidato à obtenção de ambas as taças. A participação da AAA do ITA nos campeonatos da FUPE tem trazido muitos benefícios, pois o confronto com as escolas de São Paulo propicia aos atletas iteanos um maior contato com adversários técnica e fisicamente bem preparados. É da máxima importância que a AAA do ITA continue participando ativamente de tais jogos.

JURI

Os Jogos Universitários Regionais do Interior foram realizados (ou melhor, deveriam ter sido realizados) pela primeira vez em 1961. Dizemos deveriam pois apenas São José dos Campos, através de suas 3 AAAs filiadas à FUPE se prontificaram em realizá-los, quais sejam: Cervantes Jardim, da Faculdade de Odontologia; 2 de Janeiro, da Faculdade de Direito e ITA. E realmente valeu a pena, pois embora dispulados em apenas 2 modalidades (bola ao cesto e futebol de salão) os jogos regionais em São José dos Campos conseguiram entusiasmar grande multidão de torcedores que vibraram durante sua curta realização, da maneira mais incentivadora possível. Tornou-se obrigatória sua realização este ano.

Os JURI deveriam ser realizados em diversas cidades sedes de regiões e mais tarde os vencedores das diversas regiões se encontrariam num só local. Tal sistema foi proposto para substituir os JUPI de 1961, diminuindo as despesas de cada AAA e evitando à cidade sede dos jogos finais as dificuldades de ter de alojar elevado número de atletas. Infelizmente, porém, só em São José dos Campos os JURI encontraram receptividade.

Além dessas competições a AAA do ITA anualmente compete com a Escola Naval, Escola Politécnica da Universidade Católica do Rio de Janeiro e Escola Politécnica de São Paulo em competições denominadas respectivamente :

NAV x ITA, EPUC x ITA e POLI x ITA.

No próximo ano teremos na Guanabara a V NAV x ITA cujo sucesso alcançado nas suas quatro primeiras realizações, torna-a a competição mais esperada pelos iteanoss. As quatro primeiras competições foram vencidas pela Naval, porém o ITA evidenciou nos últimos dois anos considerável progresso em relação a seu adversáriso chegando mesmo a empatar na contagem geral (é dado 1 ponto para vitória cada modalidade) no ano passado, perdendo porém porque a Naval era a escola visitance e como tal foi a vencedora de acordo com os regulamentos da competição. No ano passado foram disputadas oito modalidades: Tiro ao Alvo, Futebol, Bola ao Cesto, Atletismo, Tenis de Mesa, Xadrez, Volei e Judô. A Escola Naval venceu as 4 primeiras e o ITA as 4 restantes.

A EPUC x ITA será realizada pela 3ª vez, neste ano, aqui em S. José dos Campos. O ITA venceu as duas primeiras disputas. No ano passado foram disputadas 10 modalidades esportivas, ou seja, as 8 da NAV x ITA com exceção de Tiro ao Alvo e mais Tênis, Polo Aquático e Futebol de Salão. A contagem foi de 6 x 4 para o ITA.

A POLI x ITA deveria ser realizada pela 5ª vez consecutiva no ano passado, aqui em São José dos Campos, não o sendo porém. Infelizmente essa competição que deveria obter sucesso não consegue sair de uma apatia impressionante. Após um primeiro ano de realização sensacional, desde então vinha sendo realizada sem grande sucesso até que no ano passado deixou simplesmente de ser realizada. Realmente já havia sido jogada para o fim do calendário esportivo e a proximidade dos exames finais encarregou-se de atirá-la para fora do mesmo. O ITA venceu a 1ª e 3ª e a POLI a 2ª e 4ª competições. Esperemos que os dirigentes de ambas as AAA resolvam de uma vez o impasse e dêem à competição o prestígio que ela merece, pois não há dúvida que a falha está neles.

Estas são, brevemente descritas, as principais atividades esportivas da AAA do ITA durante o ano. Como se vê, distribuindo-as ao longo do ano há bastante prática esportiva para aqueles que a desejarem. Basta a necessária vontade; a técnica e forma física virão com o tempo, Nem só de estudos vive o iteano. Mas não se esqueça de estudar antes de praticar esportes, pois a prática destes aqui no ITA é direito daqueles que estudam regularmente.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download