A Gazeta



CONCURSO JOVEM REPÓRTER

CONTEÚDO PARA PROFESSORES

Por que participar do concurso?

São vários os motivos. Fazer um jornal escolar contribui para:

" o uso social da escrita

" a cultura do trabalho bem feito

" a formação cidadã dos alunos

" apoio à educação contextualizada

" percepção crítica do funcionamento da mídia

" novos vínculos da escola com a comunidade

A DINÂMICA DO TRABALHO

1 Primeiro o professor deve comunicar o concurso aos alunos

2 Trabalhar um dia com um jornal em sala de aula (para eles entenderem esse universo)

3 Definir, em conjunto, com toda a sala, o que cada um vai fazer (quem vai escrever matérias, fazer ilustrações, ajudar a montar o jornal, entre outras funções).

4 Definir o nome do jornal (cada um dá sua ideia e, depois, o melhor é escolhido por votação)

5 Definir o que vai ter o jornal editorias (Política, Cidades, Esportes& ); editorial, charge; artigo&

6 Definir os assuntos da comunidade que vão virar notícia (as pautas)

7 Estabelecer prazos para a entrega do conteúdo do jornal

8 Depois, com o material em mãos, definir o que vai ou não entrar no jornal (é importante fazer isso democraticamente, a escolha deve ser discutida com todas as crianças que estão participando do projeto). É necessário explicar a elas que não dá (assim como nos grandes jornais) para publicar tudo o que se apura, muitas coisas ficam, mesmo, de fora da edição. É bom esclarecer que o fato daquele material não entrar naquela edição, não quer dizer que esteja ruim, apenas é uma questão de prioridade (aquele assunto é mais importante do que o outro no momento). Lembre-se: não adianta sacrificar o visual do jornal para colocar todo o material que há em mãos. Ou a equipe do jornal correrá o risco de realizar um trabalho que poucos terão vontade de ler. Portanto, use uma tesourinha imaginária e corte o que for necessário. O que restar poderá ser utilizado em outra edição.

9 Depois de revisar todo o material que vai ser publicado, é hora de fazer os títulos, que devem ser chamativos e retratar o conteúdo da matéria publicada não vale vender gato por lebre.

10 Estabelecer dia para diagramar o jornal

COMO FAZER UM JORNAL

A redação de um jornal inclui: a escolha dos assuntos, a distribuição das pautas, a discussão do material apurado e o que deverá ser publicado, a produção de textos e ilustrações, a definição de títulos e páginas.

1 Definir quem ficará responsável por cada área do jornal nesse caso o professor deve contar com a ajuda de um aluno/diretor de redação, aluno/editor executivo, alunos/editores, alunos/editores adjuntos, alunos/chefes de reportagem, alunos/repórteres, alunos/ilustradores, alunos/chargistas, alunos/fotógrafos, alunos/diagramadores e assim por diante. A melhor forma de escolher quem será quem é por aptidão.

A equipe de um jornal conta com:

" Diretor de Redação (escolher um aluno que tenha perfil de líder)

" Editor Executivo (é a pessoa que ajuda o Diretor de Redação a definir o jornal). Escolher alguém que goste de trabalhar em equipe.

" Editor (é a pessoa responsável por fechar cada uma das editorias Economia, Política, Dia-a-Dia, entre outras). É quem escolhe os melhores textos e fotografias, reescreve e dá título às matérias, escolhe as manchetes, submanchetes e seleciona, por ordem de importância, o que será ou não publicado. Separar os alunos de acordo com as editorias que vão constar no jornal escolar. Uma boa forma de fazer a seleção é pela afinidade que o aluno tem com o assunto. Além disso, ele deve ter poder de síntese (resumo), visão do todo, facilidade de criar títulos e escrever bem.

" Editor Adjunto (é a pessoa que auxilia o editor durante o fechamento de sua editoria). Deve ter os mesmos pré-requisitos do editor.

" Chefe de Reportagem (produz as pautas, uma espécie de roteiro, onde vem um resumo do que o repórter tem que apurar, dando dicas de pessoas (fontes) a serem entrevistadas. Precisa ser uma pessoa bem informada e bem antenada com os assuntos da comunidade.

" Repórter (é o intérprete do público. É quem sai pelas ruas para apurar a matéria. É quem conta a história, cobre os fatos e escreve a notícia). Escolher alunos comunicativos, que gostam de escrever e têm um bom Português. Além disso, um bom repórter deve ouvir o maior número de pessoas para obter informações evitando, assim, que a matéria fique tendenciosa. Por isso, é importante que a pessoa seja bem relacionada, tenha vários contatos, pessoas ou instituições, a quem possa recorrer para buscar as informações. Um bom repórter consegue responder: O quê? (qual é o acontecimento), Quem? (quem está envolvido), Quando? (quando o fato aconteceu ou acontecerá), Onde? (como ocorreu, em que lugar), Por quê? (por que aconteceu, qual o motivo), Como? (e como aconteceu).

" Ilustrador (é quem faz as ilustrações do jornal referentes a qualquer assunto abordado). Escolher alguém que goste de desenhar.

" Chargista (é quem faz a charge do jornal, um desenho sobre algum assunto importante no momento, mas de uma forma mais bem-humorada). Escolher alguém que gosta de desenhar e tenha senso de humor, ironia.

" Fotógrafo (é quem faz as fotos que vão ilustrar as reportagens). Escolher alguém que goste de fotografar.

" Diagramador (é quem monta o jornal. É o responsável pela organização gráfica das matérias e fotografias na página). Escolher alguém que tenha afinidade com organização.

2 Os assuntos abordados devem fazer parte da realidade do aluno, na escola ou na comunidade que ela está inserida. Qualquer assunto é objeto de matéria (desde que ele desperte o interesse de vários leitores).

Sugestões:

" Como os meninos e meninas fazem para praticar esportes na comunidade?

" Existem crianças no bairro que participam de projetos sociais, por exemplo, campanha para juntar brinquedos para distribuir em orfanatos?

" No bairro, existe alguma pessoa bem popular, que todo mundo conhece, que pode virar um personagem interessante, que tenha uma boa história de vida para contar? Por exemplo, que se destaca na música, nas artes, entre outros.

" Quais são os problemas da comunidade? O bairro está cheio de buracos, sem sinalização? E como os moradores sentem-se em relação a isso? O que eles têm a dizer?

" No bairro existe alguém que enfrentou alguma dificuldade, tipo perdeu a casa por causa da chuva, e depois deu a volta por cima e reconstruiu tudo? O que essa pessoa tem para falar com quem vive a mesma situação?

" E a sua escola, o que ela faz pela comunidade onde está inserida?

" Como é seu bairro? Tem feiras livres, bibliotecas, praças? O que as pessoas fazem para se divertir?

" Como vivem os aposentados na comunidade?

" Na comunidade são realizados muitos eventos culturais? Quais são eles?

" Como o bairro está enfrentando o problema da dengue? Ele está engajado na campanha para não deixar água parada?

CONTEÚDO DO JORNAL

1 Expediente Espaço para colocar o nome da escola e o nome dos integrantes da equipe do jornal e seus respectivos endereços eletrônicos.

2 Editorial Texto expressando a opinião do jornal sobre determinado assunto por exemplo, a dengue ou apresentando as matérias de maior importância na edição (não é assinado pela pessoa que escreve). O editorial representa o pensamento do jornal.

3 Manchete É a matéria de maior importância no momento. O assunto que você acha que atrairá e prenderá a atenção dos leitores.

4 Reportagem Especial É uma matéria mais aprofundada sobre determinado assunto. Como, normalmente, ela fica grande, deve ser dividida em boxes.

5 Boxes São complementos do texto principal, que não foram detalhados lá, mas merecem destaque.

6 Artigo É uma matéria onde quem escreve expressa sua opinião. Ao assinar o texto a pessoa assume toda a responsabilidade pelo que está divulgando.

7 Entrevista As entrevistas do tipo pergunta e resposta, chamadas pingue-pongue, são as mais comuns. A opinião de uma pessoa ou seu ponto de vista sobre determinado assunto são transcritos juntamente com as perguntas do repórter. Uma introdução apresenta o entrevistado e o assunto.

8 Crítica É a opinião do repórter a respeito de um livro, um filme, um disco, um programa de TV, entre outros.

9 Serviços Informações que podem ser úteis ao leitor, como a agenda de eventos da escola e da comunidade

10 - Anúncios Que tal aproveitar para criar uma coluna de classificados, onde a comunidade possa trocar, vender, enviar mensagens, ofertar serviços?

11 Enquete Pesquisa de opinião: Escolha um tema que mereça ser pesquisado qual a opinião dos moradores do bairro sobre ele?

12 Charge Um desenho que mostra um acontecimento importante do momento, mas feito com humor, ironia&

13 Passatempos Cruzadinhas, labirinto, charadas& .

14 Tirinhas Histórias em quadrinhos.

Seu jornal não pode parar!

Professor, estimule a produção de todos os alunos fazendo um rodízio entre eles, não deixando só os que se destacam aparecerem. Conte com a parceria de outros professores e da comunidade e garanta a continuidade do trabalho: não deixe que o jornal produzido fique apenas no primeiro número!

Dicas dos jornalistas de A GAZETA para ajudar no trabalho

Jornalista: Lúcia Gonçalves (Editora de Informática, Veículos e Imóveis)

1 Para você o que transforma um assunto em notícia?

O fato de ser um tema inédito (novidade que as pessoas ainda não têm conhecimento), estar ligado a um acontecimento factual (que aconteceu naquele dia ou há pouco tempo) ou contar uma história divertida ou pitoresca (dar voz a personagens da sociedade onde vivemos).

2 Como a criança vai saber qual assunto na comunidade é mais importante do que outro para virar uma reportagem?

A partir do grau de relevância que o assunto tem para a maioria da população daquele local, seja por que influencia diretamente na vida delas ou porque traz entretenimento para as pessoas.

3 Quais os assuntos que vocês indicariam para as crianças abordarem na comunidade?

Meio ambiente, educação, infraestrutra e lazer.

4 Como as crianças podem perceber que aquela pessoa é um personagem legal para a matéria?

Se o personagem for um bom contador de histórias (verdadeiras, tocantes, exemplares) ou estiver ligado diretamente ao fato que será abordado, como uma autoridade que pode dar respostas a questionamentos.

5 O que é necessário para ser um bom repórter?

Saber ouvir o que os outros têm a dizer, saber separar o que é importante para os leitores e ter um bom texto.

Jornalista: André Hees (Editor Executivo)

1 Para você o que transforma um assunto em notícia?

Um assunto deve ser notícia quando ele tem o potencial de despertar a curiosidade ou o interesse do leitor. Há dois aspectos aí. O primeiro, é a curiosidade pura e simples: uma boa história, mesmo que não tenha grande impacto na comunidade. Por exemplo: um cachorro salva uma criança do ataque de outro cachorro. O segundo, deve levar em conta o interesse público, além da curiosidade: o assunto pode até não ser de grande apelo para a grande maioria da população, mas merece destaque por que causa impacto na vida do país, na vida de todo mundo. Por exemplo: a mudança no marco regulatório para a exploração de petróleo. O assunto pode ser árido, mas tem a ver com investimentos, geração de emprego e renda.

2 Como a criança vai saber qual assunto na comunidade é mais importante do que outro para virar uma reportagem?

Um bom termômetro é a curiosidade que o assunto desperta. Se ela acha um assunto interessante, se ela acha que esse assunto seria alvo de conversa com os pais, em casa, ou com os amigos da escola, então é um sinal de que pode interessar a outras pessoas, também.

3 Quais os assuntos que vocês indicariam para as crianças abordarem na comunidade?

Os problemas do bairro, de infraestrutura, as opções de lazer; as condições da pracinha, se houver; as pessoas mais conhecidas ou queridas, como o dono de uma loja ou quitanda, que seja simpático. Essa pessoa poderia ser entrevistada... E a história do bairro: como surgiu, de onde vem seu nome, quem dá nome à rua principal, qual é sua vocação econômica se tem comércio, sorveteria, restaurante, pizzaria...

4 Como as crianças podem perceber que aquela pessoa é um personagem legal para a matéria?

É só observar se a pessoa é simpática, interessante, se tem uma boa conversa ou uma boa história para contar.

5 O que é necessário para ser um bom repórter?

Ter sensibilidade para identificar o que desperta o interesse nas pessoas, ou seja, sensibilidade para saber o que pode ser notícia. Além disso, é preciso saber escrever e se comunicar, para transmitir a história para os outros.

Jornalista: Denise Zandonadi (repórter de Economia)

1 Para você, o que transforma um assunto em notícia?

Todas as coisas que acontecem na comunidade podem ser notícia. Mas, como não existe papel suficiente para escrever sobre tudo que acontece, temos que selecionar. Então, o que é notícia é o que interessa a um maior número de pessoas, ou que é mais emocionante, ou mais chocante, ou mais rídiculo, ou mais perigoso, enfim, o que mais chama a atenção.

2 Como a criança vai saber qual assunto na comunidade é mais importante do que outro para virar uma reportagem?

Penso que as crianças devem avaliar exatamente pelo ângulo do interesse da comunidade. Por exemplo: O que é mais importante, a notícia do gato que subiu no telhado ou do cachorro que salvou a criança que estava se afogando?

3 Quais os assuntos que vocês indicariam para as crianças abordarem na comunidade?

Tanto os assuntos de interesse mais urgentes, digamos assim, como os problemas de segurança, assaltos, drogas, como aqueles mais diferentes e inusitados, do tipo: por que a prefeitura não incentiva a preservação das nascentes de água no município, quem faz reciclagem de lixo na cidade, onde é jogado o lixo da comunidade, etc...

4 Como as crianças podem perceber que aquela pessoa é um personagem legal para a matéria?

Primeiro, é preciso ter paciência para ouvir o que as pessoas têm para falar. As histórias das pessoas sempre rendem boas matérias. É só querer escrever sobre elas. Mas, se tiver que fazer matéria, reportagem, tente tirar alguma coisa que interesse à comunidade, que vá interessar às outras pessoas.

5 O que é necessário para ser um bom repórter? Ser curioso, ter paciência, ouvir, ouvir, ouvir, ouvir, observar, observar e observar e só depois perguntar, se for preciso.

E uma coisa que sempre digo para quem está começando: NUNCA DESPREZE UMA FONTE, NUNCA DESPREZE UMA INFORMAÇÃO. Só porque a pessoa é o garçom do Palácio Anchieta, e não o governador, não significa que não possa dar boas informações. É importante ouvir todas as informações que as pessoas têm para dar.

Jornalista: Zainer Silva (Editora de Regionais)

1 - Para você o que transforma um assunto em notícia

Notícia é a matéria-prima do jornalismo, normalmente reconhecida como algo socialmente relevante ao maior número de leitores. Ela tem um caráter social, é quando determinado assunto ultrapassa a esfera individual e interfere na coletividade. Geralmente, a importância da notícia para o leitor passa pela subjetividade da mídia, representada pelos jornalistas.

2 - Como a criança vai saber qual assunto na comunidade é mais importante do que outro para virar uma reportagem

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download