WordPress.com



CURSINHO POPULAR TRIU – Com contribuição do Cursinho Popular DCE Unicamp

Os textos não-ficcionais - A Notícia de Jornal

Leia atentamente os dois textos abaixo. Tente identificar qual deles é uma notícia de jornal típica e qual não é. Depois, reflita sobre os elementos formais que definem uma notícia.

TEXTO 1

Escorpiões assustam Vila São José

Os moradores da Vila São José, no Ipiranga, estão assustados com o grande número de escorpiões que têm sido encontrados na região. Eles também se indignaram com a sugestão de um técnico da Vigilância de Saúde da Subprefeitura do Ipiranga que aconselhou a população a espalhar galinhas pelas ruas para resolver o problema. Os moradores acreditam que a proliferação tenha começado em um terreno onde havia uma casa abandonada.

(“Ipiranga News” - 28/10 a 3/11/2004)

TEXTO 2

Perigo à vista

Na bonita manhã de sol da segunda-feira, seu Joaquim, morador mais antigo da rua Jurupá, foi comprar pão na padaria. Encontrou-se com Dona Maria que também estava saindo para o trabalho e foram conversando sobre os preços absurdos de tudo, nos dias atuais. No caminho encontraram dois escorpiões, perto da casa abandonada, cujo dono havia morrido há muito tempo e, porque o inventário nunca acabava, ninguém conseguia vender ou alugar o imóvel. Esse fato foi motivo para mais conversa sobre ‘o fim dos tempos’ da vida moderna.

Dona Nenê, vizinha de seu Joaquim, quando lavava roupa, num certo dia, também encontrou escorpiões em seu quintal. Foi um alvoroço só… Mas o problema maior foi quando um escorpião picou uma das filhas do seu Agenor. Ele, indignado, na volta do hospital, chamou a Vigilância Sanitária. Os técnicos sugeriram que uma boa forma de acabar com os escorpiões era criar galinhas. Que fazer?

(fonte: )

================================================================================================

Foi possível perceber que a notícia de jornal tenta atender a uma estrutura básica, a fim de que o leitor possa obter a informação com objetividade e clareza. Como um jornal é grande e possui notícias de caráter muito variado (Cultura, Esporte, Economia, etc), o leitor precisa saber, já no primeiro parágrafo do texto, informações básicas que lhe permitirão saber se deve ou não continuar a ler. Isto é o que dá rapidez à leitura.

A essas informações básicas damos o nome de LIDE

O QUE ACONTECEU? _________________________________________________

POR QUE ACONTECEU? _______________________________________________

COMO ACONTECEU?__________________________________________________

QUANDO ACONTECEU?_______________________________________________

ONDE ACONTECEU?__________________________________________________

A NOTÍCIA DE JORNAL é um texto de caráter não-ficcional, pois apresenta fatos recentes, que são tratados com veracidade. Para que o leitor possa tomar conhecimento de que a notícia é verdadeira, a notícia tenta trabalhar os seguintes elementos:

a) Depoimentos de pessoas que estiveram envolvidas de alguma maneira no acontecimento relatado. Além de citar trechos do que disse o(a) entrevistado(a), apresenta-se também no nome e a idade da pessoa;

b) Dados comprováveis - nomes de lugares, datas, quantidades, porcentagens (se possível, com o nome da fonte);

c) Objetividade da linguagem: o redator evita se manifestar (emitir sentimentos e opiniões) e por isso praticamente nunca usa a primeira pessoa.

d) O vocabulário apresenta palavras do dia-a-dia, para que o leitor possa ler e entender o texto com maior velocidade. O tempo empregado em geral é o passado (pois a notícia apresentada já aconteceu).

============================================================================================

Agora, leia uma notícia completa e observe o conjunto dos componentes formais em funcionamento para o estabelecimento do gênero.

Estudantes chilenos 'independentes' invadem Ministério da Educação

Cerca de 50 estudantes secundaristas invadiram nesta quarta-feira (31/08) o prédio do Ministério da Educação do Chile. Eles ocuparam o prédio por aproximadamente duas horas e causaram alguns danos materiais, como vidros quebrados. Ao fim, saíram de forma pacífica pela polícia. As informações são das agências de notícias Ansa e France Presse.

Os manifestantes entraram de surpresa no edifício localizado ao lado do palácio presidencial de La Moneda, no centro de Santiago, e chegaram a entrar no gabinete do ministro, Felipe Bulnes, que não estava no local – ele participou de uma série de debates no Senado.

Os estudantes justificaram a invasão em protesto contra a reunião marcada para o próximo sábado (03/09) entre o governo e membros dos movimentos estudantis, que protestam há três meses por reformas amplas no setor, pedindo ensino superior público gratuito e de qualidade. Eles alegam que a Confech (Confederação dos Estudantes Chilenos) não os representa.

"A Confech é liderada por partidos políticos e pretende pôr fim ao conflito dando as mãos a eles, enquanto os colégios que estão mobilizados na periferia não têm nem voz nem voto nas decisões", disse à imprensa local uma porta-voz da ocupação que não se identificou.

Os manifestantes exigiram a renúncia do ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, e do general diretor da Polícia de Carabineiros, Eduardo Gordon, pela morte de um jovem na sexta-feira passada. Manuel Gutierrez, de 16 anos, foi morto por uma bala durante a paralisação geral na semana passada, em um subúrbio de Santiago.

Na segunda-feira, um carabineiro (nome da polícia militarizada do Chile, conhecida pela forte repressão a manifestações desde os tempos da ditadura militar no país) assumiu que deu "dois tiros para o ar" na manifestação onde Manuel estava.

O agente, o general Sergio Gajardo, afirmou que "não atirou contra qualquer grupo de pessoas, mas sim para o ar". Horas depois, o governo chileno anunciou a baixa de Gajardo e de cinco agentes dos carabineiros envolvidos na morte de Manuel.

Na sexta-feira (26/08), o dia seguinte à morte do jovem, a polícia chilena negou que algum oficial tenha sido responsável pela morte do jovem, e o subsecretário do Ministério do Interior Rodrigo Ubilla, se negou a comentar se o jovem baleado foi atingido por um policial ou durante enfrentamentos dos manifestantes com jovens que tentavam impedir os protestos.

(Fonte: )

Atividade

CONSTRUÇÃO (CHICO BUARQUE DE HOLLANDA)

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido

Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima

Sentou pra descansar como se fosse sábado

Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago

Dançou e gargalhou como se ouvisse música

E tropeçou no céu como se fosse um bêbado

E flutuou no ar como se fosse um pássaro

E se acabou no chão feito um pacote flácido

Agonizou no meio do passeio público

Morreu na contramão atrapalhando o tráfego

Amou daquela vez como se fosse o último

Beijou sua mulher como se fosse a única

E cada filho seu como se fosse o pródigo

E atravessou a rua com seu passo bêbado

Subiu a construção como se fosse sólido

Ergueu no patamar quatro paredes mágicas

Tijolo com tijolo num desenho lógico

Seus olhos embotados de cimento e tráfego

Sentou pra descansar como se fosse um príncipe

Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo

Bebeu e soluçou como se fosse máquina

Dançou e gargalhou como se fosse o próximo

E tropeçou no céu como se ouvisse música

E flutuou no ar como se fosse sábado

E se acabou no chão feito um pacote tímido

Agonizou no meio do passeio náufrago

Morreu na contramão atrapalhando o público

Amou daquela vez como se fosse máquina

Beijou sua mulher como se fosse lógico

Ergueu no patamar quatro paredes flácidas

Sentou pra descansar como se fosse um pássaro

E flutuou no ar como se fosse um príncipe

E se acabou no chão feito um pacote bêbado

Morreu na contramão atrapalhando o sábado

Com base na letra da música CONSTRUÇÃO, de Chico Buarque, coloque-se no lugar de um jornalista que irá escrever uma notícia para o jornal da cidade.

Nesta notícia você deverá:

a) Relatar conteúdo semelhante à letra da música, apresentando detalhes necessários para objetivizar o acontecimento;

b) Apresentar pelo menos um depoimento (oferecido por pessoa ligada de alguma maneira ao caso).

| |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download