WordPress.com



Buscando ajudar reduzir o estresse e entreter a mente, a Amazon está liberando mais de 8 mil livros grátis para leitura durante quarentena. São publicações de diversas editoras e gêneros, e para conferir todos os livros disponíveis, é só acessar o endereço Amazon (.br)

Todos os livros são liberados em formato eBook Kindle portanto é necessário baixar o aplicativo Kindle (gratuito) para ter acesso aos livros.

Junho – Mês de aniversário de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro. Nasceu em uma chácara no morro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839, e foi um dos nomes mais importantes da literatura do século XIX. Escreveu poesias, contos e romances. Foi jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário. Machado de Assis passou sua infância e adolescência no bairro do Livramento. Ainda menino, perdeu sua mãe e a única irmã. Fez seus primeiros estudos em uma escola pública de São Cristóvão. Tinha 12 anos quando perdeu seu pai. Para ajudar nas despesas da casa trabalhou vendendo balas e doces. Interessou-se pelo estudo de línguas e aprendeu francês e inglês.

Em busca de um emprego, com 15 anos entrou como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, sob a direção do escritor Manuel Antônio de Almeida, que o encorajou a escrever.

Continuou trabalhando para jornais de diversas formas, ao longo de uma carreira de 40 anos. Machado de Assis também ocupou diversos cargos públicos, tornando-se uma proeminente figura de sua época. Deixou como legado uma obra de valor incalculável. Algumas de suas principais publicações foram:

* Ressurreição (1872) * Memorial de Aires (1908)

* Histórias da meia-noite (1873) * Esaú e Jacó (1904);

* A Mão e a Luva (1874) * Dom Casmurro (1899)

* Iaiá Garcia (1878) * Quincas Borba (1891)

* Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) * O Alienista (1882)

* Papéis Avulsos (1882)

Segue abaixo indicação de dois livros deste grande escritor. Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

Dom Casmurro

Escrito em 1899, mas apenas publicado em 1900, pela Livraria Garnier do Rio de Janeiro, Dom Casmurro é um dos romances mais lidos e analisados da literatura brasileira. Seu autor, Machado de Assis, nesta época, já alcançara um grande prestígio e reconhecimento dos seus leitores e da crítica especializada.



O Alienista

Quem é louco?

Esta é a grande questão proposta neste livro. Conto extenso, quase uma novela, O alienista é uma obra-prima da nossa literatura. Nessa narrativa, publicada pela primeira vez em 1882, Machado de Assis (1839-1908), o autor de Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas, entre outros, conta a história do eminente doutor Simão Bacamarte. Dedicado estudioso da mente humana, o médico decide construir a "Casa verde" – um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. Com um estilo realista e fantástico a um só tempo, Machado conduz uma história surpreendente e mostra ao leitor que tudo é relativo e que a normalidade nem sempre é aquilo que a ciência e os fatos atestam de forma absoluta.

Em O alienista, está presente todo o gênio, toda a ironia e o magistral estilo do maior nome da prosa brasileira.



................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download