J.b5z.net



[pic]

Sobre DEUS

E

ANJOS

O que sabemos sobre Deus

Este tópico é sempre introduzido pela confissão de que o professor se sente incapaz de explicar sobre Deus. Nós não sabemos tudo sobre Deus, mas o que nós sabemos, aprendemos da Bíblia. É por isso que a Bíblia introduz este curso. Todo o resto no curso é retirado da Bíblia. Nós podemos aprender mais sobre o caráter de Deus no Antigo Testamento. Algumas culturas acreditam em muitos deuses, mas a nossa Bíblia nos ensina que há um só Deus verdadeiro e que ele é Vivo.

O sol é utilizado para ilustrar a natureza de Deus. O sol irradia calor em todas as direções. Somos muito dependentes do sol para nossas vidas. Sem o sol certamente iríamos perecer! O amor de Deus, a misericórdia e a graça são irradiados para todas as pessoas e sustentam a vida.

Ao longo do Novo Testamento, Deus é chamado de Pai. Compartilhe seus primeiros pensamentos em resposta à frase, "Deus Pai". Como os alunos vêm de uma grande variedade de contextos familiares, alguns têm mais lembranças boas de seu pai do que outros. Felizmente alguns vêm de famílias com pais amorosos e carinhosos. Outros vêm de lares desfeitos, onde não havia qualquer pai ou seu pai era hostil e arrogante. Deus é como o pai amoroso e atencioso que protege e proporciona. Um pai ideal também disciplina seus filhos para que eles aprendam a viver adequadamente com outras pessoas. O nosso Deus é do tipo Pai amoroso.

Como aqueles Pais que temos um grande respeito, sabemos que Ele vai nos disciplinar quando precisarmos. Nós temos que ter um respeito temeroso e reverência para nosso Pai Celestial. A Bíblia nos ensina que Ele não só vai nos disciplinar, mas vai julgar o modo como vivemos enquanto estivermos na Terra e o modo como usamos os recursos que ele oferece. Como nosso Criador, ele é o provedor de nossas habilidades, saúde, pais, etc. Como ele, somos seres espirituais. Como mencionado anteriormente, nós somos seres eternos como Deus. O Eterno Deus não tem ponto de partida no tempo; Ele não tem uma data de nascimento! Os alunos são convidados a definir a eternidade. Em última análise, eles desistem porque suas mentes não podem compreender o tempo sem começo e sem fim. Isso é típico de todos os atributos de Deus. Não podemos compreendê-las. Ele é digno de confiança, porque Ele nunca muda. Ele é exatamente o mesmo hoje como era quando os escritores do Antigo Testamento escreveram sobre ele. Ele está em toda parte. Se você pudesse olhar através do melhor telescópio disponível (dizem que é o telescópio Hubble) e pudesse ver longe através do universo, Deus vai estar lá! Se você olhar uma estrutura molecular através de um microscópio eletrônico moderno, Deus está lá! A Bíblia nos diz que Ele está em toda parte, ou seja, onipresente. Nós não podemos ficar longe de Deus, mesmo que quisermos. As pessoas muitas vezes pensam que eles gostariam de ficar longe dele, mas eles não podem.

Alguns alunos da Universidade um exame que incluía esta pergunta: "Você acredita que Deus entende os princípios do radar moderno?". A maioria respondeu que não acha que Deus iria entender tal tecnologia moderna! A verdade da questão é que o homem está cumprindo as escrituras através do descobrimento ou não-cobrindo do que Deus já colocou aqui na Terra (ou em todo o universo). Deus disse a Adão “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;” (Gênesis 1: 28 - 29). As outras criaturas que Deus colocou na Terra foram colocados aqui para o benefício do homem. Deus criou os morcegos, que usam radares para navegar à noite. Eles podem localizar mosquitos minúsculos no escuro e se alimentarem. Precisamos de mais morcegos sobre a costa do Texas!

Nomeie a coisa mais poderosa que você possa pensar. Alguns vão dizer um tornado, outros afirmam os vulcões são os mais poderosos. O trabalho da Diretoria de armas especiais da Força Aérea dos EUA é lidar com armas nucleares e termonucleares. Uma dessas armas termonucleares tinha poder suficiente para destruir completamente uma cidade do tamanho de Houston, TX.

Se detonada sobre a cidade, o calor da explosão iria derreter o aço e tijolos de grandes edifícios da cidade, a onda de choque iria derrubar estruturas e a radiação mataria qualquer ser vivo por muitos quilômetros. Deus criou o nosso Sol, que gera e irradia energia a partir de uma reação contínua termonuclear. Deus tem o poder de apenas falar e o universo passou a existir a seu comando. Isso é chamado divino fiat. Há muitas estrelas muito maiores que o nosso sol no universo de Deus. Algumas estrelas não cabem no espaço entre a Terra e o nosso sol! Gênesis 1:16 é o maior eufemismo registrado na história. Deus só usou cinco palavras para afirmar: "Ele também fez as estrelas!"

Seu caráter estabelece as definições e padrões para a moral do homem. Os padrões morais de culturas aceitos variam e mudam com o tempo, mas a moralidade de Deus nunca muda.

Era contra a natureza de Deus para ser invejoso ou cobiçoso nos tempos do Antigo Testamento e ainda é. Deus é santo, o que significa que ele está separado em um estado totalmente sem pecado e moral. Ele é justo o que significa que ele está sempre certo e é justo em todos os Seus julgamentos. Neste aspecto, ele não pode nem mesmo estar na presença do erro ou pecado. A Bíblia frequentemente compara o pecado à escuridão e santidade à luz. Qualquer um pode ver facilmente que a luz e as trevas não podem estar juntas ao mesmo tempo. Um quarto ou é escuro ou tem luz.

Ele define o padrão para a verdade. É inadequado pensar nele como ser honesto ou verdadeiro, ELE É A VERDADE! Da mesma forma, é inadequado pensar Nele como o amor, ELE É AMOR! Ele estabeleceu a definição da verdade e do amor.

Anteriormente, afirmamos que Deus era o Deus Vivo. Bem, a Bíblia nos diz que Ele se apresenta a nós na forma de TRÊS pessoas!

Pode-se pensar em um triângulo como sendo um único objeto com três lados. Você poderia nomear um lado Pai e os outros dois de Filho e Espírito Santo. Dependendo de que lado nos aproximamos do triângulo, você pode se aproximar do lado do Pai, do Filho ou do Espírito Santo. Ele ainda é um triângulo.

Outra ilustração natural de um sendo três é a água. No estado normal, a água aparece-nos como um líquido. Você pode beber, lavar as coisas com ela, ou mesmo nadar. Se você aquecer a água acima de 100 º C, ela começa a mudar de estado, começa a evaporar ou virar vapor. Se você pudesse capturar cada um dos módulos de névoa da água evaporando e contá-los, cada pedacinho da água líquida poderia ser contabilizado. Ao arrefecer o vapor de volta para 100ºC, a névoa retorna a um estado líquido. Se a temperatura cair para 0º C e continuar a cair, a água em estado líquido começa a congelar ou virar gelo sólido. Assim, podemos facilmente ver que duas partes de hidrogênio e uma parte de oxigênio (H2O) são exatamente a mesma entidade química, mas pode existir em três estados.

Nas páginas introdutórias da Bíblia (Gênesis 1:26), lemos: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Quem estava falando aqui? Adão ainda não tinha chegado à cena da criação. Foi Deus discutindo o plano da futura criação para a humanidade. Foi o Pai, o Filho e o Espírito Santo conversando. Eles estavam todos presentes no momento da criação da vida como a conhecemos hoje.

Como cristãos, nós frequentemente envolvemos as três pessoas de Deus em nossa vida. Por exemplo, quando oramos, oramos ao Pai em nome do Filho conforme solicitado pelo Espírito Santo.

Como Pai, Ele é o nosso grande provedor e protetor (se respeitarmos os termos do nosso contrato). Ele literalmente controla o universo criado e direciona ou permite as circunstâncias de nossas vidas. Ele quer que ajamos como filhos obedientes, membros de sua família. Nosso estilo de vida cristã funcionará pela forma como pensamos em Deus-Pai.

Como Pai, o seu amor compassivo é tão grande que Ele nos oferece uma maneira de cuidar do nosso problema do pecado. Observe como a palavra “oferece” foi usada aqui. Deus nunca se impõe a ninguém. Cristianismo seria muito mais fácil se ele nos forçasse. Em Sua soberania, ele optou por honrar o nosso livre-arbítrio. Este é o tema constante da Bíblia; para devolver-nos à comunhão com Ele mesmo, como inicialmente criada com Adão. Lembre-se, o Cristianismo é uma relação experiencial.

Deus, o Filho viveu com o Pai e o Espírito Santo no céu antes do início dos tempos. Em Sua grande misericórdia, Deus veio à Terra como o Filho para resgatar os homens da pena de seus pecados. Ele teve um nascimento incomum como registrado em Mateus 1:18, 24 e Lucas 1:26, 35. Embora a Virgem Maria estivesse noiva de José, eles não haviam consumado seu casamento. O Espírito Santo concebeu o Filho de Deus no ventre da virgem.

Assim, o Filho, que foi chamado de Jesus não teve um pai terrestre que teria passado a natureza pecaminosa de Adão para ele. O Filho, Jesus, não tinha a natureza pecaminosa que o resto de nós temos e Ele nunca pecou por desobedecer o pai. Consequentemente Jesus, o Filho de Deus não tinha pecado e foi o único perfeito, sem defeitos, imaculado na Terra. João Batista chamou Jesus de "Cordeiro de Deus" em João 1:29.

O Novo Testamento basicamente cumpre a aliança do Antigo Testamento, Deus estabeleceu uma nova aliança em que se um homem tem fé para acreditar que seus pecados foram transferidos para o Cordeiro de Deus, Deus o Pai aceita a morte sacrificial de Jesus como o pagamento por esses pecados e Deus vai olhar para essa pessoa (cristão) como não tendo nenhum pecado. Se uma pessoa não tem pecado, então essa pessoa pode se aproximar do Deus Santo. Tal pessoa pode ter companheirismo com Deus, comunhão com Deus e esperar ter suas orações respondidas, etc. A diferença entre as duas alianças é que a primeira dependia da morte sacrificial de animais inocentes e a nova aliança dependeu da morte sacrificial dos inocentes através do Cordeiro de Deus.

Jesus, o Filho permitiu que os homens executassem ele. Ele certamente poderia ter se defendido, mas sabia desde o início que seria necessário que ele fosse morto por nossa causa; ​​Ele se tornou nossa oferta de pecado. Por isso, Ele voluntariamente deixou o céu e veio à Terra para esse fim. Após a sua morte cruel, Ele foi sepultado por três dias e então Deus, o Espírito Santo, o ressuscitou dando de volta a vida.

Jesus, o Filho já retornou ao Céu (onde não pode haver pecado) e serve como nosso advogado, defensor, representante e intercessor junto ao Pai.

A Bíblia nos diz que Jesus vai voltar uma segunda vez para a Terra. Isso vai ocorrer no fim dos tempos, tal como o conhecemos. A primeira visita de Jesus à Terra iniciou o "tempo presente" que agora vivemos. Em seu retorno, ele vai acabar com essa era e começar a "era por vir". Toda a humanidade irá reconhecê-lo como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Como o Espírito Santo, Deus inspirou a escrita da Bíblia e auxilia os cristãos na compreensão da Bíblia. Ele também nos adverte sobre a tentação pendente e nos convence quando pecamos. Rejeição de sua convicção pode ser o pecado mais grave que qualquer ser humano pode fazer. Se uma pessoa perdida, conscientemente, rejeita a verdade da salvação oferecida por Deus isso é chamado de blasfêmia contra o Espírito Santo. De acordo com Marcos 3:29 isso é indesculpável ou imperdoável! Deus criou tudo com o livre arbítrio e Ele não força a Sua graça a ninguém. Aceitação ou rejeição depende de cada pessoa.

O Espírito realiza um processo de transformação ou mudança no novo cristão. Ser novo cristão significa viver como se a sua velha natureza pecaminosa herdada de Adão tenha sido executado com Cristo (Gálatas 2:20). A taxa de variação é diferente para cada cristão. A taxa de variação depende da sinceridade e disciplina do novo cristão.

É o papel do Espírito Santo é proporcionar conforto para o cristão em tempos de tristeza e dor. O exemplo mais notável disso podemos ver durante o período de luto após a morte de um ente querido.

O Espírito Santo passa a residir no novo cristão, uma vez que a pessoa afirma a fé de que o Filho pagou a pena do pecado, e se arrepende (muda seu estilo de vida.). Esta é uma selagem ou ato de garantia, por Deus, que o novo cristão será sempre um cristão e nada será capaz de separar a pessoa de Deus novamente.

Isso era confuso, porque havia outras pessoas de raça e sexo deferente, etc, que eram fisicamente diferentes de Jesus. Mais tarde, ele percebeu que a semelhança é espiritual ao invés de física. Nós somos feitos à imagem espiritual de Deus. Como tal, nós somos os seres vivos da Terra mais próximos do que Deus é. Nós temos emoções e sentimentos como Deus tem.

Jesus, o Filho declarou repetidamente que Ele obedeceu ao que o pai lhe disse para fazer, enquanto aqui na Terra. Sua tarefa era guiar as pessoas para o Pai. De forma semelhante, a tarefa do Espírito Santo é o de apontar as pessoas para Jesus, o Filho. Devemos adorar o Pai em nome do Filho, mas nunca fomos instruídos a adorar o Espírito Santo nem orar em nome do Espírito Santo.

O slide final da seção sobre Deus é aquele que mostra que nós, os cristãos, somos a morada, templo, casa, e residência do Espírito Santo. Ele toma a sua residência em nosso corpo no momento em que afirmamos fé confiante de que Jesus, o Filho, pagou nossa dívida do pecado e somos salvos da penalidade de nossos pecados. Ele é nosso companheiro constante e nunca nos deixa. Nós o levamos conosco onde quer que vá. Ele está consciente de nossos pensamentos e coloca idéias divinas em nossas mentes.

Existem anjos?

Sim, a Bíblia nos informa sobre os anjos. Deus criou um grande número de anjos muito antes de que Ele criou o mundo físico. Anjos são mencionados 273 vezes na Bíblia então eles são considerados como sendo muito importante. Eles são seres espirituais, portanto, não podemos vê-los. Este slide apresenta várias referências bíblicas, que nos informam sobre a natureza e o caráter dos anjos.

Originalmente, os anjos esperaram em cima, serviram e adoraram a Deus. Agora eles também ministram aos cristãos.

Note que eles não se casam. Assim, podemos deduzir que há um número fixo de anjos. Há muitos deles, mas não sabemos quantos.

Eles às vezes visitavam a Terra na forma de pessoas. Um exemplo disso está registrado em Gênesis 18:1-2 “O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até ao chão.” 

Estudo mais aprofundados deste encontro dizem que esses três "homens" eram anjos em corpos humanos. Deus usa anjos para enviar mensagens para nós. Além da frequente menção de anjos no Antigo Testamento, também há registros do seu aparecimento na terra como mensageiros no Novo Testamento.

A maioria das imagens que temos dos anjos é de querubins vestidos de vestes brancas, e equipados com asas. Estas são frutos da imaginação do homem, em vez bíblicos. Como indicado anteriormente, eles podem aparecer para nós como pessoas comuns vestindo roupas da mesma forma que usamos. Em outras palavras, eles vão se misturar, em vez de aparecer diferente do regular.

Hebreus 13:1,2 diz; “Seja constante o amor fraternal.

Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos.” 

Os anjos têm o livre arbítrio e, como nós, podem fazer escolhas pobres.

Lúcifer era um anjo de alta posição na hierarquia Celestial. No entanto, ele aspirava a ser grande como Deus. Ele queria ser reconhecido como igual a Deus. Como resultado, ele foi expulso do Céu para a Terra.

O relato da guerra no Céu está registrado em Apocalipse 12:7, 17. Nesta história, Lúcifer foi chamado de o grande dragão. A Bíblia chama de Lúcifer por vários outros nomes, Satanás, o deus deste mundo, Diabo, Maligno, etc.

Seus seguidores angelicais, que são cerca de um terço dos anjos, agora são chamados de demônios. Deus preparou um lugar especial para Lúcifer e seus demônios e é chamado Inferno. Mateus 25:41 no diz; “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” Este lugar chamado Inferno tem vários outros nomes também, mas isso será abordado mais tarde no curso.

Por que um cristão deve acredita em anjos? Precisamos estar cientes e acreditam em anjos, porque eles são mencionados tantas vezes ao longo da Bíblia e os cristãos irão eventualmente viver com exércitos de anjos no céu.

Como cristãos, nós provavelmente já encontramos anjos, mas não os reconhecemos como tal. Constantemente estaja alerta para a possibilidade de encontrar anjos.

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download