WordPress.com



EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS N° 05 – FASE VI

Assunto: Produção de texto / Interpretação textual – finalidade comunicativa.

QUESTÃO 01:

Leia o texto a seguir para responder às questões abaixo.

A) Qual o assunto da carta?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sabe-se que as cartas possuem elementos essenciais, como: vocativo e assinatura. Quem escreve a carta? A quem? Qual seria um possível grau de parentesco entre eles?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) O que o uso do diminutivo na palavra “quartinho” indica?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assunto: Produção de texto

QUESTÃO 03:

O texto fala sobre o hábito de escrever cartas. Um dos entrevistados conta que não tem muita familiaridade com as cartas e que prefere os e-mails para se comunicar com os amigos e as fãs. Contou que na época da escola usava um artifício para se aproximar das meninas. "Quando eu estava na escola eu mandava muitos bilhetinhos românticos, até porque era tímido. E funcionou."

Escreva você um bilhetinho para alguém de quem você goste. Pode ser para alguém da sua classe, para seu professor ou até mesmo para alguém imaginário. Seja criativo!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOM ESTUDO!!!

-----------------------

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

[pic]

Querida Conceição,

Queria muito estar com vocês neste momento. Mas se eu fosse passar o feriado aí, não poderia mandar o dinheiro para o aluguel.

Quase não saio e economizo o máximo que posso. Meus novos colegas têm sido bastante legais comigo. Não posso me queixar. Moro a seis quadras da fábrica, num quartinho que arranjei. Prometeram aumento para o próximo mês, não sei se vai sair. Temos nos reunido para discutir nossos problemas, mas as questões são delicadas.

Quem fez aniversário outro dia foi o João, aquele que me arranjou emprego. Ele e a mulher fizeram uma feijoada para comemorar e a festa esteve animada.

Quanto a você, espero que resolva rápido sua situação na confecção de Dona Jacqueline. Tenha um pouco de paciência, que tudo vai acabar dando certo. Mas... não deixe de reivindicar seus direitos.

Quando alugar um barraco, telegrafo. Não sei viver sem você e as crianças. Aqui, sinto falta de tudo, principalmente de queijo e de feijão tropeiro.

Beijos do

Antônio

(PAULA, Branca de. Arquivo XYZ. Ilustração de Glória Campos. Belo Horizonte: Miguilim, 1996. p. Q)

Atualizado: 24/12/2012 | Por Famosidades, Famosidades

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO – Os convidados do programa "Encontro com Fátima Bernardes" desta segunda-feira (24) conversaram, dentre outras coisas, sobre o hábito perdido por grande parte da população de escrever cartas.

Maitê Proença, inclusive, contou uma passagem inusitada de sua carreira, em que ficou espantada ao receber uma correspondência de um presidiário. [...]

Já o ator Bruno Gissoni, famoso pelo papel de Iran em "Avenida Brasil", contou que não tem muita familiaridade com as cartas e que prefere os e-mails para se comunicar com os amigos e as fãs. “A última carta que eu escrevi foi para o Papai Noel. Como ele não respondeu, acho que fiquei traumatizado e parei de escrever”, brincou.

Contudo, Gissoni contou que na época da escola usava um artifício para se aproximar das meninas. "Quando eu estava na escola eu mandava muitos bilhetinhos românticos, até porque era tímido. E funcionou."

(Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2013. (Fragmento)

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download