Www.aman62.com



NOSSO EDITORIAL

Depois de merecidas férias, volto ao batente nesta Redação cheia de arquivos e memórias dos tempos da EPF.

Esta Edição está repleta de matérias, com destaque especial para o Encontro de Maceió (01 a 04/10) que foi muito concorrido, com uma programação variada e bastante adequada para a nossa idade... “de espíritos sempre joviais”. Éramos 56 pessoas das mais diferentes origens, até da distante Suíça, dos pagos do Sul, do Planalto Central e do Nordeste. A Diretoria do evento foi composta pelos casais: Rubião e Alari; Carlito Peixoto e Vânia, e Newton Sampaio e Carminha.

[pic]

NR: É impossível dizer quem é quem na foto acima, mesmo passando uma régua na vertical.

RELATÓRIO EMITIDO PELO ALFERES RUBIÃO:

Encontro da Turma EPF 56-57-58 e seus ADERENTES (AMAN 55-62)

Hotel SALINAS IPIOCA - 01 a 04 de outubro de 2009

PARTICIPANTES:

Casais: Garcez (instrutor EPF – Inf 55) e Miriam; Camurça (EPF 58 –Int 62) e Ana Celsa; Adyr (EPF 58 – Inf 61) e Ana Maria; Belisário (EPF 58 – Inf 62) e Nazareth; Fonseca (EPF 58 – Com 61) e Conceição; Carlito Lima (EPF 58 – Inf 61) e Vânia; Uchôa (EPF 58 – Art 61) e Anaíde; Gildo (EPF 58 – Inf 61) e Amélia; Leitão (EPF 58 – Inf 61) e Esmeralda; Rubião (EPF 58 – Inf 61) e Alari; Newton (EPF 57 – Inf 61) e Carminha; Cyro (EPF 56 – Art 61) e Márcia; Diniz (EPF 58 – Eng 61) e Susana; Rego (EPF 58 – Com 61) e Martha Ângela; Saunders ( EPF 59 – Eng 62) e Marília; Muxfeldt (EPPA 58 – Cav 61) e Christina; Porto Alegre (EPPA 58 – Inf 61) e Mariza; Gualter (EPPA 58 – Cav 61) e Geni; Juvêncio (EPPA 58 – Inf 61) e Helena; Ferraz (EPSP 58 – Eng 61) e Lúcia; Mascarenhas (EPF 58 – civil) e Daisy; Russak (EPF 56 – civil) e Marianne; Moraes (EPSP 58 – Inf 61) e Vera; Croce (EPCAr 58 – Art 61) e Glorita; Cássio (EPSP 58 - Int 61) e Valma; e Alencastro (CMRJ 56 – Art 59) e Cléa. Solos: Carlos Nelson (EPF 58 – Art 61); Freitas (EPF 58 – Int 61); Lenzi (EPF 57 – Inf 61); Bini (EPSP 58 – Inf 61) e Neuza (Vva do Schenckel). Convidado especial: TC Cristiano (Cmt do 59º BIMtz – filho do Adyr) e Aline.

Dia 01 – 19h30min – A reunião inicial, como sempre, esteve animadíssima; a mesa diretora foi presidida pelo Cel Garcez e composta pelo Rubião, Carlito Lima, Newton e Cristiano. Feitas as colocações de praxe, dadas as boas-vindas ao grupo, Distribuídos os bonés e as camisas alusivas ao encontro, foram realizados os pagamentos das taxas e as recomendações. Piadas e peruadas se sucederam; risadas bem altas também; e partimos para um coquetel no salão ao lado da reunião, com som ao vivo e um prato quente; alguns casais dançaram sambinhas e bolerões até meia-noite; a maior parte, entretanto, preferiu o bate-papo saudoso, na varanda bafejada pelo vento praieiro. Uma delícia!

Dia 02 –8h – Missa e foto oficial. A Missa foi presidida pelo Pe. Luís Cícero, acolitado por Frei Boaventura, pelo Sr José Salvador (ministro da Eucaristia e pelo sacristão da Igreja de N. Srª do Ó), além dos coroinhas Roberto e João Paulo. O Camurça distribuiu entre os presentes e ao Padre Celebrante, os nomes dos Companheiros Falecidos e das três senhoras que faleceram recentemente: Thelma Camurça; Neide Moreira Lima Lenzi e Vera Regina de Almeida Leite (212). A foto oficial fala por si. Neuza (não foi à missa) e Lúcia (do Ferraz) e Susana (do Diniz) estavam fotografando o grupo e por isso não saíram na foto. Tudo aconteceu como o programado sob as bênçãos do PAI.

- 9h30min – Descemos de ônibus para o hotel e, após a ¨troca de uniformes¨ (de missa pelo de praia), partimos também de ônibus para a casa do Rubião, onde Alari já esperava a comitiva com várias mesas decoradas com frutas nordestinas, sucos e água de coco supergelada. E começaram os drinks: cervejas, uísques, acompanhados com siris empanados, bolinhos de bacalhau e de mandioca. O som do tecladista se fez ouvir e muitos casais foram ao banho de mar, com direito a ducha no regresso, logo no portão de acesso à praia. Alari não se fez de rogada e ao meio-dia mandou ver: uma peixada de sirigado, um peixe assado no capricho, um camarão ensopado e uma fritada de siri com molho branco que foi um ¨su¨. Minha cunhada Vera (escritora, colega de Carlito Lima na Academia Alagoana de Letras) distribuiu com as madames seu último livro “Amor aos Cinquenta¨, onde retrata em poesia os sentimentos maravilhosos que nutrimos pelo (a) cara-metade. Ela e minha filha Ana Rúbia ajudavam no serviço e ¨pescaram¨ que Marília do Saunders não comia frutos do mar; prontamente Alari providenciou uma carne-de-sol amanteigada que ela, Marília, não quis dividir com ninguém. Após o almoço, a alegria contagiante levou o Bini a cantar algumas músicas mineiras, no que foi acompanhado em coro por vários casais; as fotos não mentem.

- 14h30min – retorno ao hotel. Que pena! Tava tão bom! Mas tínhamos que descansar porque a Vânia, do Carlito Lima, estaria nos esperando às 17h30min no salão de festas do edifício deles, na Ponta Verde, em Maceió, para o que chamamos de café regional.

- 17h – saída do ônibus. Vânia e sua equipe nos receberam com prazer. Estava retribuindo as benesses com que foi distinguida pelos gaúchos quando de sua passagem por Porto Alegre e Gramado. Bolinhos de tudo que é jeito, tapiocas variadas, queijo do sertão, macaxeiras fritas e cozidas, cuscuz de milho e de arroz, carne-de-sol e outras iguarias, além do café com leite, pães e salgadinhos. Chico de Assis, ator global, convidado por Carlito Lima (231), declamou duas poesias entre as quais ¨Nega Fulô¨ de Jorge de Lima; foi muito aplaudido. Mas já eram 20h e outro evento estava nos esperando. A noite de autógrafos e a exposição de pintura da internacional Ana Maria (esposa do Adyr e mãe do TC Cristiano, Cmt do 59° BIMtz) na Casa de Jorge de Lima, da AAL, na Praça Sinimbu, em Maceió, administrada pelo imortal Carlito Lima.

- 20h40min – chegamos à Casa de Jorge de Lima. A banda de música do 59° BIMtz executava sambas, sambões e números de MPB moderna, animando o já agradabilíssimo ambiente. Duas recepcionistas bem vestidas e bonitas nos encaminhavam para a apreciação dos quadros de Ana Maria e nos orientavam para que assinássemos o livro de presença. Os escritores militares da turma, Croce, Juvêncio e Camurça foram apresentados por Alari e autografaram os exemplares de suas autorias para todos aqueles que se interessaram em adquiri-los. Um recital de poesia e canto encerrou o evento. Convidados e participantes do encontro saíram encantados com nível cultural da noitada. Mas era mais de 23h e necessitávamos repousar, pois o dia seguinte ia ser ¨pra derrubar véio¨.

Dia 03 – 8h30min – rumo à Paripueira novamente. Desta vez para o restaurante Mar e Cia, onde embarcamos num catamarã para visitar as piscinas naturais. Só mesmo quem participou pode mesurar a gostosura de um banho de mar com água pela canela, vendo os peixinhos comerem miolos de pão e algas dos corais. Havia um catamarã ao lado do nosso com um pessoal das Minas Gerais que se misturou conosco e também elogiava e curtia o belo recanto paripueirense.

- 11h30min – retornamos ao Mar e Cia para o almoço. Peixe frito à moda da casa, peixada matuta e outros pratos de frutos do mar foram servidos, regados a bebidas de vários “calibres” entre as quais a ¨louríssima bem gelada¨. Um show de dançarinas de forró animou o ambiente até quase 15 h.

- 20h – reunião ao final do encontro, agora sem o Cel Garcez, que nos deixou na manhã logo cedinho; mas comigo o Carlito Lima, o Newton e o Russak na mesa diretora. Fiz a prestação de contas, logo aprovada pelos presentes, depois da intervenção do Bini solicitando isso por aclamação. Carlito, o Newton e eu agradecemos a compreensão, a colaboração e a renovação das amizades escolares. O Russak encerrou a reunião explanando dados do nosso próximo encontro a se realizar em Zurique, em agosto próximo, quando a maioria dos casais presentes se comprometeu a participar.

21h15min – o ponto alto do encontro. Nas cabanas da praia. Lua nova brilhando lá em cima sobre as palhas madornentas dos coqueirais; Dida Lira dedilhava o violão, acompanhado pelo maestro Jabour no teclado, soltando seu vozeirão (o melhor de Maceió) numa seresta inesquecível. Interrompeu seu repertório às 22h30min e foi até meia-noite atendendo educadamente os pedidos dos presentes. A cada música se seguia outro pedido e ele, Dida, cantava e encantava todos nós. Até o vento parou para ouvir. Carlito Lima foi agradecer o recital do seresteiro em nome do grupo, emocionou-se e foi socorrido por Alari.

E FOMOS DORMIR SONHANDO COM ZURIQUE. Foi isso aí. Quem não veio, perdeu. Paciência!

Rubião, Carlito Lima e Newton.

- Se alguém tiver alguma coisa a dizer sobre o nosso encontro que, por pressa ou por “velhice” mesmo omiti, favor complementar num e-mail para o Camurça ou para mim.

O Jornaleco publicará.

- Houve uma falha da Tropicana Turismo em não providenciar o translado do Cel Garcez para o Aeroporto no regresso dele, assim como uma falha do hotel na hora de acordá-lo ( chamou-o uma hora depois do combinado); apurei o fato e a solução foi dividir as despesas extras feitas pelo nosso instrutor com novas passagens entre ele, a Tropicana Turismo e o hotel.

- Por que o trem entra de costas em Atalaia? Atalaia é uma cidade interiorana de Alagoas, às margens do Rio Paraíba (do Centro - o do Norte é na Paraíba e o do Sul é de Resende). Pois bem, a linha férrea corre pelo tabuleiro (parte alta do Estado ainda contraforte do Sistema da Serra da Borborema), em Atalaia a 250m acima do nível do mar e a cidade fica na cota 220. O trem entra na cidade de ré e sai de frente porque não há espaço para manobra.

- O que significa Paripueira? O termo é um aportuguesamento do tupi-guarani: ¨pari¨ = praia; ¨puê¨ = rasa. Paripueira = praia rasa.

E VAMOS A ZURIQUE!

Miscelânea

9 – NINE

Novo endereço: Prof. Antonio Freitas - Rua Veríssimo do Amaral, 580  AP 502 - Jardim Europa - CEP 91360-470 Porto Alegre - RS. O telefone é (051) 32376059 - Porto Alegre e (054) 32822447 - Canela - RS

Novo E-mail: Freitas.Ercilia@

Saúde: colocou três safenas e uma mamária, alem de trocar o marca-passo.

Seu esforço merece o nosso aplauso por isto tem um significado: amor à Turma.

JUVÊNCIO SALDANHA LEMOS:

Dia 1º de outubro lá estarei, em Maceió. Até já paguei a viagem e a estadia. Providencie-se muita cachaça com limão (abacaxi também quebra o galho).

Aqui de Porto Alegre embarcamos eu, Muxfeldt e o arataca Dantas.

Abraços do

Juvêncio Saldanha Lemos 

52 – PAULO DE ARAÚJO RÊGO:

A minha ida (mais a Martha Ângela) à Maceió está confirmada, já tendo adquirido as passagens e reservado o Salinas, faltando tão somente efetuar o pagamento dentro do prazo que eles estipularam. De qualquer forma, espero encontrá-lo em breve. Um grande abraço, do

 52/Rêgo

181 – LAFRATTA:

Prezado colega:  Agradeço a gentileza do convite para celebração do encontro da turma. Não poderei comparecer, pois, estou com várias audiências marcadas para esta semana do encontro. Não sei se você sabe, sou advogado há mais de 10 anos e estou com a agenda toda tomada neste final de ano. Um abraço a todos os companheiros e esposas. Lafratta

Resposta do Rubião em tom de desabafo:

Don Juan: Buenas tardes.

O Lafratta ainda não sabe q a nossa passagem pelo planeta terra é efêmera. Está preocupado com audiências, escritório, Money, etc... E os prazeres de uma praia? Da contemplação de uma noite de lua? Num abraço apertado de um amigo? E numa hora de reflexão numa Igreja, no tema ¨Por que estamos aqui?¨

Um abração do Turtle or Tortuga.

66 – Valdir CHAGAS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Meu caro Murça

Desta feita, sou eu. Internar-me-ei hoje, para cirurgia da próstata amanhã, no Hospital São Carlos. Está tudo sob controle. Mantê-lo-ei informado. Um grande abraço

Valdir 66

Derivadas do assunto:

Do 284 – RUBIÃO: Juan Basco. Buenos dias. Gratias por el noticiário del Valdir, 66. Um abraço del Tortuga, a mil por hora com a organização do nosso evento.

Do Dr. JOÃO ALFREDO DA SILVA: -[pic]

João Alfredo (jalfredo34@) (anotem novo e-mail)

Enviada:-segunda-feira, 28 de setembro de 2009 1:39:45

Para: - João Bosco Camurça (camurca368@)

Prezado Camurça: boa noite.

Auspiciosa a notícia sobre o Valdir Chagas. Mas não comungo da sua eufórica assertiva "... impossível estar melhor." É que melhor ele estaria se não tivesse tido a necessidade de se submeter à dita prostatectomia [o nome é bonito]. Que o nosso bom Jesús Cristo integralize a sua recuperação para/ que tão breve quanto possível ele, Valdir, postule a isenção do IR.

Com o apreço de sempre, o

João Alfredo

DO 29 – HÉLIO GOES DE CAMPOS BARROS: Muitos votos de pronta recuperação e muita saúde para o nosso 66, Valdir. Abraço do 29.

DO PRÓPRIO 66 – VALDIR CHAGAS – Em 8 de outubro de 2009:

Muito grato por tudo.

Estou voltando à faina, com muito cuidado.

Recuperação extraordinária, graças a Deus.

Um forte abraço.

Valdir 66

REUNIÃO EM BRASÍLIA APÓS A REUNIÃO DE ALAGOAS 2009

Matéria enviada pelo Rubião a partir de Brasília em 29 0ut 2009

Don Juan Basco:

Buenos dias.

Belizário e Nazareth reuniram os casais epefianos residentes em BSB q faltaram ao encontro do Salinas Ipioca. No cobertura do prédio onde moram, ao lado da piscina e da sauna, ali estiveram das 20 à 24 hs de 29 de Out, revendo Alari e Rubião, os casais: Benoni e Vera, Cleiton e Célia, Nogueira e Eliane e, William e Natércia. Élio Wanderlei veio sozinho, pois a Luíza estava viajando. Oiram disse q vinha e não veio e o Sócrates não atendeu ao telefone de chamada. Examinamos as fotos do encontro de Maceió e distribuí bonés (sobras de campanha) aos colegas. Viviane, filha do 30 c/ Marcelo (genro) e mais Waldir Jr e Silvana (nora). Além de três netas e um neto do Belisário também fizeram parte do grupo. O papo como sempre rolou animado na mesa das mulheres e na mesa dos homens, entremeado por um excelente churrasco preparado pelo Assis (do Clube do Exército) e sua esposa Paula. Não faltou a cerveja geladinha e o uísque e o bom humor do 64, ainda de rabo de cavalo, que contou as últimas piadas do cotidiano. Mas na mesa das mulheres rolou mais risos e gargalhadas do que na mesa dos homens.

Vera e Benoni ficaram entusiasmados com a idéia do próximo encontro ser em Zurique.

Mais uma vez comprovado: AS AMIZADES ESCOLARES SÃO ETERNAS!!!.... 

Pois é, Camurça, coloque isso aí no Jornaleco.

Com um abração do Tartaruga.

DETALHE:

Com um abração do Tartaruga, fazendo 69 aninhos amanhã.

Encontrão de Maceió – O Maior de Todos os Anos!

O aconchegante Hotel Salinas de Maceió Beach Resort tinha tudo de ótimo, exceto elevadores para os mais cansados como eu que tive que enfrentar três lances de escada ou 51 degraus. O pior foi chegar ofegante na porta do quarto e não poder entrar pois os cartões se desmagnetizaram... A solução foi voltar, já que o número do telefone do hotel eu não sabia... Passou, doeu, ficou a lição que cartões se desmagnetizam e chaves, não.

Na Sessão de Abertura do Encontro, depois de composta a mesa com os organizadores do evento, Rubião dá as boas vindas. Em seguida, a distribuição dos brindes (bolsas artesanais em algodão, com os nomes dos casais escritos com cacos de quenga de coco - bem original! Depois, pagamento das cotas e finalmente, no num dos terraços do hotel, um saboroso coquetel com rodas de convivência.

De um modo geral, o Encontro foi mais uma evidente oportunidade de nos alegrarmos, partilhando a vida dos colegas, numa fraternal interrompida das atividades diárias, o que nos fez tanto bem! E entre passeios, papos, drinques, banhos de mar e boas risadas, deixamos e trouxemos na “mala bastante saudade”! Valeu Rubião e Alari!!!

A Mesa Diretora:

Rubião, Tenente Garcez, Carlito e Newton Sampaio.

Marta, Marianne e Lúcia Ferraz Garcez e Miriiam

Marianne, Vânia e Carlito, Croce e Glorita, Juvêncio e Helena

Márcia e Cyro Aguiar.

Seleta Assistência

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO

02 - Rubião Gomes Torres – rubigtor@.br e fone 82.3293-2539 e celular 82.9920-9191.

05 - Maria Hyla Lima Guilherme- 38 – Nilo – fone 85.3262.1290. guilherme.luciana@ (novo)

08 - Mª Nazareth Gonçalves Pinheiro - 81- Altimélio – Fone 21.2254-4588 e pinheirohomem@.br .

10 - Roberto Alencastro Guimarães – 51.3772-0734 (Cachoeira do Sul – RS) e

e-mail robertoalencastro@.br (NOVO)!

11 - Lúcia Regina Sório Da Motta-207 – Hélio MOTTA – heliomotta@.br e fone 21.2275-5084.

22 - Auredith Álvares Ferreira-320 – Sylvio Ferreira – fone 21.2719-9436 (Nictheroy).

27 - Ana Carolina De Castro Pereira - Rômulo Bini – Fone 61.3223-5053 e rômulo.bibi@.br

27 - Celina Montella Pimenta - Roberto Pimenta – j.a.pimenta@.br e fone 19.3255-1473 em Campinas – SP.

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO

05 - Tereza Albuquerque de Macedo - 76 – Roque – roque76@.br e fone 85.3231-0217.

05 - Paulo de Araújo Rêgo – par@.br - Fone 21.2542-0823 (só no Rio);

06 - José Cleiton Pinheiro Monteiro – Fone 61.3327-1739 e-mail jcleitonmonteiro@ .

08 - Rubens Soares Costa – sc@.br; fone 85.3244-4435;

09 - Cyro Mendes Aguiar - fone 11.3495-7786.

11 – Diógenes de Oliveira Lobo - diogenesolobo@ ; fone 85.3261-8640.

11 - Élio Vanderlei - Fone 61.3577-1280; eliovanderlei@.br.

17 - Rubson Barreto Ramos - virginia.ramos@.br - fone 3279-3957. Fale com a Maria Nair, a esposa.

18 - Maria Nair Barreto Ramos - 72 – Barreto – veja informações acima;

18 - Otília Mª Baptista de Macedo - 27 – Ivar – ivarellery@.br; fone 85.3261-2694.

19 – Kalliopi Leontsinis Locarno – Viúva do 206 – Locarno. Fone 85.3248-7412. kalliopilocarno@ .

19 - Osvaldo Arthur Mascarenhas Brandão – obrandao@.br; fone 71.3353-7901;

20 - Mª de Nazareth Araújo dos Santos - 30 – Belisário – fone 61.3361-3263 e e-mail: wb.santos@.br (novo)

22 - Mª Ercília Santos de Mello e Freitas - 9 – Freitas – (novo) - Fone: 51.3237-6059 e

freitas.ercilia@ (NOVO)! Veja noutro local, seu novo endereço.

24 - Estevão Paulo Russak - stemaru@bluewin.ch

24 – Iolanda de Barros - 214 – Mauro Barros – maurobarros@cd..br ; fone 21.2511-2816.

24 - Tereza de Jesús Saraiva Câmara - 94 – Rubens – informações acima.

27 - Maria da Penha de Almeida Lobo - Diógenes Lobo – informações acima.

30 - Maria Denny - 321 – Lauro Lúcio – fone 31.3361-2423 em Contagem – MG e

e-mail: maria_denny@.br

Ao Pessoal aniversariante, os nossos cumprimentos com votos de Felicidades, Paz, Saúde e muita Harmonia, com as bênçãos de Deus e as boas graças da Mãe Santíssima.

Deixo de publicar as tabelas dos aniversariantes de setembro e outubro por excessiva falta de espaço. Para aos aniversariantes desses dois meses, eu incluso, vale a mensagem acima.

Aos amigos e colegas de Turma:

A quantidade de fotos tiradas e armazenas é muito grande. A escolha que eu fizer não vai a agradar a todos. Não posso dizer que na próxima edição, publicarei fotos dentro do tema PISCINAS NATURAIS e outras do LUAL, porque eu e Ana Celsa, minha namorada, viajaremos para Canela e Gramado entre 22 e 29 de novembro.

Um grande abraço, Boas Festas e um Ano Novo cheio da Paz, Saúde e Harmonia: Camurça.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download