Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 14 de janeiro

Dia do Treinador de Futebol. Dia dos Enfermos.

Santos do Dia: Dácio/ Odorico de Pordenome/ Ida/ Felix de Nola/ Verônica de Binasco.

Faltam 351 dias para terminar o ano (352 em anos bissextos)

Terremoto e tsunami na Jamaica em 1692

1692. Num dia como hoje, acontecia na Jamaica um sismo que destruíu dois terços da cidade de Port Royal, então capital da Jamaica. Acredita-se que o terremoto começou às 11h43min UTC da manhã e durou pouco mais de dois minutos. O desastre natural deixou grande parte da cidade, ou mais ou menos 13 hectares completamente submersa. Estima-se que mais de 2.000 pessoas morreram durante o sismo e o tsunami, e mais 3.000 nos dias seguintes devido à ferimentos e doenças.

O que são tsunamis

Tsunami é um termo da língua japonesa que significa Ondas do Porto, visto que essas ondas gigantes quase sempre ocorrem em portos e vilas japonesas, causando destruição e morte. Muitas vezes, essas ondas são chamadas de onda de maré. No entanto, as ondas de marés são apenas os movimentos periódicos das águas do mar, pelo qual elas sobem e descem em relação a um ponto fixo no solo. Algumas dessas ondas atingem 25 metros altura, e nunca se deslocam a mais de 100 quilômetros por hora. Existem algumas ondas de tempestades formadas pelos ventos que chegam a atingir mais de 45 metros de altura, porém, elas não se comparam aos tsunamis, pois a força dessas ondas diminui com a profundidade do oceano.

Os tsunamis são diferentes. Seus efeitos, em geral são causados por violentas atividades geológicas como maremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinas, que vão da superfície até o leito oceânico; não importa quantos quilômetros de profundidade ele tenha. Muitas vezes, o s cientistas também tratam os tsunamis como sendo vagas ou ondas sísmicas. Geralmente, o fundo do mar, mas se levanta, alavancando uma coluna de água sobre ele, criando uma ondulação suave que pode se estender por mais de 25.000 quilômetros quadrados. Outras vezes, o leito oceânico afunda, criando abruptamente uma depressão na superfície do mar aberto, onde os tsunamis podem se deslocar à velocidade de um avião a jato, e perto da costa podem ser tão rápidos quanto um automóvel. 8 – 78.

Edmond Halley, morte

1742. Num dia como hoje, morria aos 85 anos em Greenwich, Inglaterra o astrônomo e matemático inglês Edmund Halley, o descobridor do cometa mais famoso da História. Ele interessou-se por astronomia, influenciado pelo astrônomo real John Flamsteed (1646 – 1719). Em 1676 participou da expedição astronômica à Santa Helena, e em 1678 foi eleito para a Royal Society. Edmund Halley ficou conhecido depois de pesquisar os cometas de 1531, 1607 e 1682. Ele chegou à conclusão que eram o mesmo astro vagabundo, prevendo sua volta em 1758, o que de fato ocorreu.

Naquele momento, as comunidades intelectual e científica da Inglaterra estavam em pleno movimento, acreditando que havia ingressando numa época luminosa. Haley, àquela altura, um cientista muito prestigiado, encarnava a vitalidade intelectual e científica entre seus amigos importantes. Estávamos no final do Século 17, onde o físico e matemático Sir Isaac Newton (1643 – 1727) era celebrado por suas descobertas sobre a natureza da gravitação. Era época do físico e químico Robert Boyle (1627 – 1691), considerado o Pai da Química Moderna revolucionava com suas ideias. Entre as descobertas científicas de Boyle destacam-se a leis dos gases que têm o seu nome, o enxofre, a acetona e o isolamento do hidrogênio, a prova que o ar é uma mistura e o álcool metílico.

Edmond Halley entra para a História

240 aC. O primeiro registro do periélio que se conhece da passagem do cometa que viria a se chamar Halley, é anotado por astrônomos e observadores da China, Babilônia, e em crônicas escritas na Europa Medieval. Em astronomia, o periélio é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planetoide, asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita. De modo que, depois da passagem pelo periélio é que os cometas se tornam mais belos e brilhantes.

Em 22 de novembro de 1682, às 06h30min pelo horário de Greenwich, o astrônomo e matemático inglês Edmund Halley teve o primeiro vislumbre do cometa que seria, mais tarde, batizado com seu nome. O que ele fez foi aplicar a clássica Lei da Gravitação Universal do astrônomo e matemático Sir Isaac Newton (1642 – 1726), na qual o cientista inglês determinou que a força da gravidade é diretamente proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Esta descrição oferece uma aproximação precisa para a maioria das situações físicas, entre as quais os cálculos de trajetória espacial. Nascido em Haggerston, Inglaterra em oito de novembro de 1656, Halley trabalhava, naquela tarde-noite, em seu observatório particular instalado em sua casa em Islington, próximo à Londres.

Entretanto, o clérigo e astrônomo alemão Georg Samuel Dorfell (1643 – 1688) já havia chamado a atenção da comunidade astronômica da Europa naquele ano, quanto ao assunto. A par disso, o astrônomo e reverendo John Flamstead (1646 – 1719), Primeiro Astrônomo Real e responsável pela implantação do Observatório Real de Greenwich em 1675 - já formulava notações muito bem detalhadas. Mas foi, efetivamente o trabalho de Halley que deu ao cometa por ele analisado em 1682, o status de O Mais Importante de Todos.

No Brasil, a mais antiga observação que se conhece desse cometa foi descrita pelo jesuíta português Luiz Figueira (1574 – 1643), no Maranhão em setembro de 1608. Existem também descrições da aparição de sua nos céus do país em 1835, pelo visconde de Araruama, José Carneiro da Silva (1788 – 1964).

Em 1705, Edmond Halley, aos 26 anos, que já se dedicava há algum tempo aos estudos dos cometas, já se sentia seguro em seus cálculos e dados para publicar uma previsão de que o cometa que apareceu naquele ano, era o mesmo observado em 1607, 1531 e 1456, descrito pelo astrônomo, astrólogo e matemático alemão Johannes Kepler (1571 – 1630) e pelo astrônomo dinamarquês Christen Sorensen Longomantanus (1562 – 1647). Inspirado no conceito de Newton publicado no livro Principia de 1687, Halley começou a compilar dados sobre esses cometas e observou a simetria da trajetória feita nos céus pelo cometa de 1682, que ele mesmo observara. Assim, ficou claro que o intervalo entre eles era de 76 anos aproximadamente.

Halley tinha tanta certeza da veracidade dos seus cálculos, que sugeriu no seu livro Uma Sinopse da Astronomia de Cometas publicado em 1705, que aquele cometa voltaria novamente em 1758. Ele estava com 41 anos de idade, e tinha certeza que não estaria vivo para contemplar sua previsão. Então, ele solicitou aos colegas astrônomos que observassem os céus com carinho, no futuro, para certificarem a correção de sua profecia. Como ser humano, Halley queria estar ligado na História do cometa.

Depois disso, muitos cometas apareceram nos céus, e com eles, seus caçadores. Porém, a grande expectativa entre os apaixonados, aficionados, fascinados e encantados pelo assunto, sejam eles amadores ou profissionais, era mesmo aquele cometa estudado por Edmond Halley, que havia preconizado sua volta para 1758. Então, na noite de Natal daquele ano, um fazendeiro e astrônomo amador alemão tornou-se o primeiro homem a vislumbrar o astro, cujo retorno havia sido previsto por Haley. Segundo seu prognóstico lá estava ele nos céus da cidade alemã de Dresden. Agora sim; sem dúvida, aquele cometa se tornaria o mais icônico da História. Edmond Halley falou e disse. Mas como era esperado, ele não pode saborear o sucesso, pois já havia falecido há 16 anos em Greenwich, em 14 de janeiro de 1742, aos 86 anos. Em sua homenagem, a partir daí, o peregrino celeste foi nomeado Cometa de Halley.

[pic]

Em meados de março 1759, depois de ter atingido seu periélio, o Cometa de Halley (agora oficialmente designado 1P/Halley), tornou-se um objeto extraordinário, exibindo sua longa cauda no céu escuro. Logo, num simples aparecimento de um único cometa estava o testemunho das teorias elaboradas por Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e do próprio Edmond Halley, que, no passado eram consideradas perigosas e extremadas, principalmente pela Igreja.

Ao longo dos séculos, o Cometa de Halley esteve associado a catástrofes, acidentes naturais, guerras e doenças de todos os tipos. Na parição de 1835, o astrônomo francês Jacques Babbinet (1794 – 1872) afirmou:

“Duvido muito que o Cometa de Halley, em seu próximo retorno, em 1910, estimule ainda a imaginação popular”.

Mas não foi isso o que aconteceu. Os teóricos da conspiração logo se encarregaram de espalhar uma onda de pânico entre os povos do planeta. Para completar, o cenário se agravou ainda mais, depois que astrônomos anunciaram a descoberta de cianogênio (C2N2) um gás tóxico composto de carbono e nitrogênio na cauda do cometa, cuja chegada na Terra era aguardada entre 18/19 de maio de 1910. A imprensa sensacionalista dos Estados Unidos e da Europa informavam que o cianogênio provocaria o extermínio de toda a população mundial. Os charlatães fizeram fortuna com a venda de máscaras de gás, garrafas de oxigênio e outros produtos. A alemã Olga Hallenberg, então com 10 anos, relembra o medo dos adultos naquele maio de 1910:

"Lá no céu estava aquele enorme cometa, com sua longa cauda, que varreria nosso planeta. Dizia-se que seus gases mortais devastariam a Terra e a pele das pessoas seria simplesmente dissolvida. Meu pai nos tranquilizou, dizendo que, se isso seria a morte, ao menos morreríamos todos juntos!"

Besteira, pois a cauda de um cometa é formada por gases inofensivos. Em grande parte, trata-se de vapor d'água, com pequenas partes de hélio e amoníaco. O brasileiro também temeu, em 1910, que os conteúdos da cauda Cometa Halley provocariam o fim do mundo. Depois que imprensa carioca publicou notícias desastrosas, o astrônomo francês Nicolas Camile Flamarion (1842 – 1925), em um artigo, desmentia a possibilidade de acontecer qualquer tipo de catástrofe. O engenheiro, geógrafo e astrônomo francês naturalizado brasileiro Henrique Charles Morize (1860 – 1930), diretor do Observatório Nacional imediatamente tratou de acalmar os ânimos, em artigo publicado pelo Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Mas nada disso acalmou a população brasileira que, extasiada, via, em pleno dia claro, o Cometa de Halley com sua aparência “ameaçadora”.

Em 11 de abril de 1986, data em que o Halley mais se aproximou do nosso planeta, ele se encontrava à distância de 63 milhões de quilômetros, cerca de três vezes mais longe do que a distância mínima da passagem anterior, que foi de 23 milhões de quilômetros, em 19 de maio de 1910. Mesmo assim, a mídia sensacionalista e a indústria de bugigangas relacionadas ao cometa introduziram uma falsa expectativa entre o público desconhecedor do assunto. Contudo, parte da decepção popular foi amenizada pela própria mídia, ao exibir fantásticas imagens geradas por cinco sondas enviadas ao espaço: duas japonesas (Planeta A e MS-75), duas soviéticas (Vega 1 e Vega 2), e uma europeia (Giotto). Equipada com telescópios próprios para o evento, a Sonda Giotto passou, em 14 de abril de 1986 a apenas 605 quilômetros do Halley, captando imagens fantásticas do núcleo e da cabeleira interna do astro.

Na reaparição de 1986, o mundo já estava acostumado com notícias e fatos sobre eventos espaciais. O homem já havia explorado a Lua de todas as maneiras, e descido lá havia 17 anos. Aquele temor de que o Cometa Haley trazia consigo gazes como o cianogênio, provocaria o extermínio de toda a população mundial. Dessa vez não havia charlatães espalhando pânico para fazer fortuna com a venda de máscaras de gás, garrafas de oxigênio e outros produtos. Mas tivemos à nossa disposição diversos tipos de instrumentos óticos como lunetas e binóculos, livros e publicações nos jornais, cuja maioria trazia em seus suplementos de domingo mapas celestes, miniaturas do cometa e outras coisas que por algum tempo, guardamos de lembrança.

Aqui em casa, o evento causou muita expectativa. Compramos livros e revistas com assuntos referentes e uma luneta pelo reembolso postal (sim, isso funcionava!), com a qual observamos muito decepcionados, o Halley em sua tímida aparição, depois, considerada a menos favorável para seus observadores nos últimos dois mil anos.

Nessa época, eu trabalhava na Rádio Cidade FM, ali no prédio do Jornal do Brasil, a poucos metros da Rua General José Cristino, no bairro de São Cristóvão, onde fica o Observatório Nacional para agendar uma visita com minha família. Naquelas “noites de Halley”, a diretoria da instituição abria suas portas e disponibilizava ao público seus telescópios que ficavam apontados para o cometa. Infelizmente, na noite marcada, o céu estava parcialmente nublado. Para atenuar a decepção de todos os presentes, os astrônomos do observatório desviaram as grandes lentes para o Planeta Saturno, que estava bem visível. Para minhas filhas, principalmente, observar os anéis daquele magnífico corpo celeste foi uma visão inesquecível.

A Armada Halley

Para “saudar” o Cometa Halley, a comunidade científica instituiu a chamada The Halley Armada, ou Armada Halley, uma notável Missão que consistia de uma espaçonave da Agência Europeia, duas da União Soviética em parceria com a França, e duas lançadas pelo Japão.

Em dois de julho de 1985, a ESA (Agência Espacial Europeia) lançou a Sonda Espacial Giotto, com a finalidade de pesquisar o Cometa Haley. A Giotto passou a 596 quilômetros do astro, e se tornou a primeira sonda a enviar imagens coloridas de perto do núcleo do astro vagabundo.

[pic]

A União Soviética e a França formaram uma parceria e enviaram em 15 de dezembro de 1984, a sonda VeGa 1, e seis dias depois, a VeGa 2. Esses dois artefatos praticamente idênticos tinham como propósito principal estudar o Cometa Haley durante seu periélio, previsto para nove de fevereiro de 1986.

A antiga ISAS (Instituto of Space and Astronautical Sciense) lançou a sonda espacial Suisei, em 18 de agosto de 1985, cujo objetivo também era pesquisar o cometa. Esta foi segunda sonda enviada polo Japão para pesquisar o Halley. A primeira foi a Sakigate, que partiu em oito de janeiro de 1985. Além de colaborar nas pesquisas sobre o cometa, a Sakigake transportava três instrumentos científicos que eram destinados a medir o espectro do plasma, íons do vento solar e o campo magnético interplanetário. Todos os três instrumentos alcançaram seus objetivos.

Através dos tempos, muitos caçadores amadores de cometas se sobressaíram. Alguns atingiram a condição de profissionais. Porém, nenhum deles causou o frisson provocado por Edmond Haley que, com sua genialidade, incentivou a prática de caçar cometas, criando assim uma legião de aficionados em todo o planeta. Então, logo todos esses caçadores iriam constatar que encontrariam os melhores motivos para se lembrar de Haley – e da descoberta que dos astros errantes de cauda brilhante podem ser vistos repetidas vezes, com regularidade previsível.

Edmond Halley nasceu em Haggerston, Inglaterra em oito de novembro de 1656. 36.14/01/2000 - 41 – 78 – 102 – 114 – 170 - 221.

Hal Roach, nascimento

1892. Num dia como hoje, nascia em Elmira, estado de Nova York o produtor de cinema Harold Eugene Roach, conhecido como Hal Roach. Um dos pioneiros dos filmes de comédia, ele foi garimpeiro no Alasca. Mudou-se para Los Angeles em 1912, participando como figurante de filmes de caubóis. Mais tarde passou a produzir filmes de curta metragem, época em que lançou astros como Harold Lloyd (1893 – 1971), Oliver Hardy (1892 – 1957) o Gordo, e Stan Laurel (1890 – 1965) o Magro, - e Will Rogers (1879 – 1935).

Responsável pela criação, produção e direção das melhores comédias dos anos 1920 e 1930, Hal Roach também produziu alguns dramas. Sua carreira se confunde com a própria história do cinema. Produziu cerca de 1 000 filmes e ganhou três Óscares. O primeiro em 1931 com Entrega à Domicílio, o segundo em 1936 com Bored of Education, e o terceiro em 1984, especial pela sua contribuição para a arte do cinema. Morreu de pneumonia em Los Angeles aos 100 anos em dois de novembro de 1992. 36.02/11/2000.

John Dos Passos, nascimento

1896. Num dia como hoje, nascia em Chicago, Illinois o escritor de origem portuguesa John Rodrigo Dos Passos, grande contribuidor para a evolução da literatura norte-americana. Neto de portugueses, ele se formou em Harvard, e em 1916 foi para a Espanha. Participou da Primeira Guerra Mundial, onde se inspirou para escrever Três Soldados, em 1921. Para escrever em 1939 a trilogia USA, sua obra prima composta de O Paralelo 42, 1919 e A Alta Finança ele estruturou os três romances em cima de alguns núcleos bem definidos: as biografias dos americanos famosos, o jornal da tela – reprodução de manchetes e letras de músicas populares, e o olho da câmera – closes de personagens selecionados, além da narrativa propriamente dita. Outra obra importante de sua carreira é Manhatan Transfer. Morreu aos 74 anos em Chicago, em 28 de setembro de 1970. 33.01/03/1999 - 36.14/01/2000.

Juarez Távora, nascimento

1898. Nasce em Jaguaribe, Ceará o militar e político Juarez do Nascimento Fernandes Távora. Começou suas atuações na vida política brasileira em 1922. Conspirador nato, ele participou do movimento que levou a Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, a se revoltar contra o governo de Artur Bernardes (1875 – 1975). A seguir, tomou parte na Coluna Prestes e integrou todas as revoltas e conspirações políticas daquela época. Foi nomeado Interventor do Nordeste e ganhou os Ministérios da Viação e da Agricultura no primeiro governo Getúlio Vargas (1882 – 1954). Em 1934 ele rompeu com o regime, conspirando para a derrubada do Ditador. Com o fim do Estado Novo, foi nomeado chefe da 6ª Região Militar, colaborando na fundação da Escola Superior de Guerra. Foi também candidato à Presidência da República em 1955, mas perdeu para Juscelino Kubitschek (1902 – 1975). Em 1958, elegeu-se deputado federal pelo então Estado da Guanabara. Em 1964, foi nomeado Ministro da Viação, cargo que ocupou até 1967. Juarez Távora morreu de pneumonia, pobre e esquecido em 18 de julho de 1975. 36 - 14/01/2000.

Lewis Carrol, morte

1898. Num dia como hoje, morria aos 65 anos em Guiford, Inglaterra o professor de ciências matemáticas, fotógrafo amador e escritor Charles Lutwidge Dodgsan, conhecido como Lewis Carrol. Graduou-se em Oxford, onde trabalhou a maior parte de sua vida. Em 1852 conheceu Alice Lidel, a garota que o inspirou a escrever Alice's Adventures in Wonderland Alice, às vezes abreviado para Alice in Wonderland.

Conhecido no Brasil como Alice no País das Maravilhas, este é um dos maiores clássicos da literatura infantil de todos os tempos. Lançado em 1865, o livro teve um problema em sua primeira edição. Por causa de erros nas reproduções de seus desenhos, o ilustrador John Tenniel (1820 – 1914) mandou recolher os exemplares impressos, valorizando os preços dos primeiros exemplares do livro, disputados nos dias de hoje por colecionadores. Restam no mundo hoje cerca de 20 exemplares dessa edição, com os preços disparando nos últimos anos. Em 1980, um colecionador norte-americano comprou um desses exemplares por 50 000 dólares num leilão em Paris. Em nove de dezembro de 1998 ele revendeu o livro em Nova York, em novo leilão, por um milhão e quinhentos mil dólares.

[pic]

Em todo o mundo, dezenas de filmes e séries baseados na obra de Carrol foram produzidos para o cinema e a televisão. Em 23 de abril de 2010 foi lançado no Brasil o filme homônimo dirigido por Tim Burton (1958 - ), com a participação de Johnny Depp (1963 - )no papel do Chapeleiro Maluco. Lewis Carrol nasceu em Chesire, Inglaterra, em 27 de janeiro de 1832. 36.14/01/2000.

Tosca, a ópera: estreia mundial

1900. Num dia como hoje, estreava no Teatro Constanzi, em Roma a ópera Tosca. Musicada por Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, ou apenas Giacomo Puccini (1858 – 1924), a peça era uma adaptação da obra de Victorien Sardou (1831 – 1908), escrita em 1887, feita pelos libretistas Illica e Giacosa. A célebre peça é um melodrama em três atos e narra a luta política entre monarquistas e bonapartistas, ocorrida um século antes, na própria Roma. Toda a tragédia é ambientada no Palácio Farnese e no Castelo Sant’Angelo e ganhou notoriedade pela música de Giácomo Puccini. 36.14/01/2000.

[pic]

Henry Ford anuncia a linha de montagem

1914. O Empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company anuncia o sistema de linha de montagem que iria revolucionar a produção industrial em todos os aspectos: a montagem em série, uma forma de produzir automóveis em grande quantidade, a preços acessíveis. Ele foi o criador do Ford Modelo T, um dos automóveis mais vendidos em todos os tempos.

[pic]

Henry Ford nasceu no Condado de Wayne, Michigan em 30 de julho de 1863. o empresário Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company. Foi também inventor, responsável por 161 patentes. Em 1876, quando viu pela primeira vez um veículo motorizado, ele passou a interessar-se por motores a vapor. Depois disso, ficou fascinado com o primeiro motor de combustão interna à gasolina.

Em 1893, arrastou seu primeiro motor de um cilindro para a cozinha e o colocou em cima da pia. Ele ligou a vela à corrente elétrica da casa e deu a esposa o sinal para injetar gasolina no carburador, enquanto ele girava um parafuso para permitir que o gás vazasse pela válvula. O motor rangeu e sacudiu com violência, expelindo fumaça e chamas pelo escapamento. Depois disso, Ford resolveu aperfeiçoar o artefato e construiu um automóvel para rodar com ele. Em 1896 ficou pronto seu primeiro quadriciclo, um protótipo que pesava apenas 220 quilos e podia circular com a uma velocidade em torno de 16 e 32 quilômetros por hora. Este foi o primeiro automóvel com a marca Ford.

Mais tarde, Henry Ford foi para Detroit trabalhar como aprendiz de maquinista na James F. Flower and Brothers, e depois na fábrica da Detroit Dry Dock Company. Em 1882, depois de completar seu aprendizado, ele passou um ano instalando e consertando as locomotivas a vapor Westinghouse, no sul de Michigan. Em julho de 1891, ele foi trabalhar como engenheiro na Edison Illuminating Company of Detroit. Em seis de novembro de 1893 ele se tornou engenheiro-chefe. Em 19 de agosto de 1899. Ford deixou a Edison Illuminating Company.

Em cinco de agosto de 1899, junto com alguns investidores, Henry estabeleceu a Detroit Automobile Company. Foi sua primeira tentativa em montar uma indústria automobilística. Mas a empresa não foi adiante. Em janeiro de 1901, ela encerrou suas atividades.

A par disso, Henry Ford gostava mesmo era de correr com automóveis. Ele projetou e construiu vários carros de corrida, como o chamado Sweepstakes, com o qual derrotou Alexander Winton em uma pista em Grosse Pointe, Michigan, em 10 de outubro de 1901. Em outro de seus carros de corrida, o 999, Ford estabeleceu um recorde mundial para a milha, percorrendo a distância em 39,4 segundos em 12 de janeiro de 1904, enfrentando o gelo de inverno do Lago St. Clair.

Em três de novembro de 1901, Henry Ford partiu para a segunda tentativa de montar uma companhia automotiva, fundando a Henry Ford Company. Mas logo ele deixou a empresa, que se tornaria, em cinco de agosto de 1902 a Cadillac Motor Car Company pelas mãos do empresário Henry Martyn Leland (1843 – 1932).

Em 16 de junho de 1903 Henry Ford e outras 12 pessoas investiram 28.000 dólares e criaram a Ford Motor Company em Dearborn, no estado de Michigan. O primeiro carro construído pela companhia foi vendido em 15 de julho de 1903. A nova indústria, trabalhando pelo processo de padronização, construiu, em 15 de julho de 1903 o seu primeiro carro: o Modelo A, de dois cilindros, que seria lançado com modificações apenas em dois de dezembro de 1927, com a difícil tarefa de substituir o Modelo T, que foi lançado em 1908. Henry possuía 25,5% das ações da nova organização. Ele se tornou presidente e proprietário controlador em 1906.

Em 1913, Ford desenvolveu a linha de montagem, uma forma de produção em massa, com baixo custo, onde cada operário montava um único tipo de peça. Em 14 de janeiro de 1914, Henry Ford, implantou o novo sistema que iria revolucionar a produção industrial em todos os aspectos: a montagem em série, uma forma de produzir automóveis em grande quantidade, a preços acessíveis.

Mas Ford não foi o criador da linha de montagem. Ela já tinha sido usada pelo inventor, ator e empresário norte-americano Isaac Singer (1811 – 1875) na produção de máquinas de costura, e pelo industrial Eli Terry (1772 – 1852), na montagem de relógios.

Um ano depois, a Ford Motor Company  já trabalhava a todo vapor, produzindo 18.200 carros por mês. Dessa forma, o industrial podia oferecer ao público um carro barato, com um custo final ao consumidor de 860 dólares, e ao mesmo tempo, prometendo, no futuro, baratear maisainda seu preço. Após atingir a marca de 1 milhão de unidades vendidas somente em 1920, já no ano seguinte o Modelo T alcançou a marca do segundo milhão de unidades. No último ano de produção, em 1927, ele custava apenas 360 dólares. Mas o Ford T já estava sendo superado por outras marcas, que apresentavam veículos mais rápidos e mais modernos.

Em, 20 de janeiro de 1991, numa promoção da revista francesa Auto Moto, o Ford Modelo T, ficou em segundo lugar no concurso denominado o Carro do Século 20. Em primeiro lugar ficou o Fusca, com 22 votos. Foram ouvidos 37 jornalistas das mais importantes publicações especializados do automobilismo mundial.

Depois de relutar muito, em 26 de maio de 1927, Henry Ford enviou um telegrama a cada um de seus revendedores, informando que sua fábrica em Detroit, Michigan, “estava começando a produção inicial de um carro Ford inteiramente novo (...) design e desempenho superiores a qualquer outro no campo de carros leves de baixo preço".

A seguir, Ford interrompeu bruscamente a fabricação do Modelo T e passou a produzir um carro novo, com requisitos para enfrentar a concorrência. Surgiu o Modelo A, o segundo sucesso de vendas da empresa, depois do Modelo T.

O Modelo A, aquele automóvel cujo protótipo havia sido apresentado em 1903, agora estava modernizado, com várias inovações - e designado como 1928, embora sua produção tenha começado em dezembro de 1927. Agora o cliente podia escolher seu carro entre quatro cores, já que o Modelo T era disponibilizado apenas na cor preta. Henry Ford gostava de repetir sobre o Modelo T:

“Todo consumidor podia compra-lo em qualquer cor, desde que fosse preto”.

O Modelo A foi o primeiro automóvel dotado de para-brisas, e vinha com um motor de quatro cilindros refrigerado a água, capaz de produzir 40 HP. A velocidade máxima era de 105 quilômetros por hora e rodava oito quilômetros por litro de gasolina em perímetro urbano e 12 em rodovias. De dezembro de 1927 até 1931 foram produzidos 4.890.340 Ford Modelo A.

A Ford no Brasil

Em 1º de maio de 1919, com um capital inicial de 20.000 dólares, foi inaugurada em São Paulo a primeira linha de montagem da Ford do Brasil. Uma equipe formada por 12 empregados administrativos montava na época apenas 10 unidades do Modelo TT, importadas dos Estados Unidos. Logo, o Modelo TT ganhou aqui o apelido de Ford Bigode, por causa das duas alavancas de ajuste da ignição posicionadas junto ao volante, que lembravam a figura de um bigode

Em 1920, foi criada outra unidade de montagem na Praça da República, também na capital paulista. Sem interromper os trabalhos durante a Segunda Guerra Mundial, a Ford se expandiu, criando o complexo industrial do bairro do Ipiranga, onde foi produzido o primeiro caminhão brasileiro, em 26 de agosto de 1957. Era o modelo F-600 a gasolina, com um índice de nacionalização de 40%, pois o motor a gasolina era importado. Em 1958 o F- 600 passou a receber o motor V8 Y-block produzido no Brasil.

Em 1927, o magnata Henry Ford criou a Fordlândia, numa área de 14.568 quilômetros quadrados situada no município de Aveiro, Estado do Pará, para fabricar pneus para o seus automóveis.

A Companhia Ford Industrial do Brasil foi erguida às margens do Rio Tapajós, em terras cedidas pelo governo brasileiro. No local, Ford iniciou a derrubada de uma grande área floresta, para promover a plantação de um seringal para aumentar a produção da borracha. Mas não deu certo, pois os norte-americanos que vieram administrar a cidade não se adaptaram às condições da Floresta Amazônica. Alguns de seus filhos morreram de doenças endêmicas. Não foi fácil também para os brasileiros. E a plantação da borracha pela administração da Fordlândia foi um desastre.

O plantio em campos de monocultura tornava as seringueiras mais suscetíveis à infestação de pragas. Depois de quase duas décadas e uma fortuna gigantesca jogada fora, o empreendimento encerrou suas atividades em 24 de dezembro de 1945, por decisão de Henry Ford II, neto do empresário que nunca colocou os pés em Fordlândia. Henry Ford morreu aos 83 anos em Dearborn, Michigan em sete de abril de 1947. 18.19/01/1991 - 22.06/05/1989 - 31.24/01/1991 – 41 - 78 - 87 – 242 - 255.

Baltasar, nascimento

1926. Num dia como hoje, nascia em Santos, São Paulo o jogador de futebol Oswaldo Silva, conhecido também como Baltasar, o Cabecinha de Ouro. Um dos grandes ídolos do Corinthians jogou lá por 12 anos e participou das Copas de 1950 e 1954, e marcou 17 gols nos 29 jogos pela Seleção Brasileira. Segundo artilheiro da história do Timão, Baltasar registrou 267 gols, sendo 157 de cabeça. O ex-atleta morreu de pneumonia na cidade de São Paulo aos 71 anos, em 25 de março de 1997. 21.01/04/1996.

Armando Nogueira, nascimento

1927. Nasce em Xapuri, Acre o jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira. Pioneiro do jornalismo televisivo, ele começou a carreira como repórter esportivo no final dos anos 1940, no jornal Diário Carioca. Mais tarde passou a assinar a coluna Bola Pra Frente. Trabalhou ainda na revista Manchete e no Jornal do Brasil. Nos anos 1960, foi para a TV Globo, onde ao lado de Alice Maria, implantou o departamento de jornalismo da emissora. Por 24 anos foi o diretor da Central Globo de Jornalismo. Sobre a Globo, Armando Nogueira declarou:

“Nós sabíamos fazer telejornalismo melhor do que os nossos concorrentes. E fazer telejornalismo é uma coisa muito difícil. Não só do ponto de vista da forma. A forma você domina, mas do ponto de vista do conteúdo. O que é o conteúdo? É muita informação, informação selecionada para um veículo que vive de seleção da informação. Esse veículo não vive de informação massificada.”

Em 1989, Nogueira se envolveu numa polêmica na própria Globo. Em três de dezembro daquele ano foi ao ar, ao vivo pela Rede Manchete o debate que decidiu o segundo turno entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. E o se viu no Jornal Nacional foi alvo de muita polêmica. O que se comenta é que, por instrução do doutor Roberto Marinho, o debate foi editado de forma a favorecer Collor e prejudicar Lula. Não retratou a verdade. Como se sabe, Collor era o candidato apoiado pelo Grupo Globo. Armando Nogueira não concordou com a edição do debate, e fez críticas severas, dizendo que não concordava com o a fato. Foi aposentado pela diretoria da emissora e se desligou no início de 1990. Depois, passou pelas TVs Cultura, Bandeirantes, SporTV e pelas Rádios Bandeirantes e CBN. Armando Nogueira Armando Nogueira morreu de câncer no cérebro aos 83 anos na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de março de 2010. 36 – 78 - 137.

E o Vento Levou, o filme: Vivien Leigh ganha o papel principal

1939. Num dia como hoje, a atriz inglesa de origem indiana Vivien Leigh (1913 – 1967) ganha o papel de Scarlett O`Hara, personagem central do filme E o Vento Levou. Escolhida entre centenas de jovens pretendentes ao papel, Leigh ganhou o Oscar de Melhor Atriz de 1939. Nascida e criada na Índia, foi estudar num convento na Inglaterra.

[pic]

Vivien Leigh começou no cinema em 1934 com sete anos de idade estreando no filme Things Are Looking Up. Em 1937 casou-se com o ator inglês Sir Laurence Olivier (1907 – 1989), durante as filmagens de Fogo Sobre a Inglaterra. Essa união acabou em 1960. Seguiram-se outros filmes de sucesso, como Lady Hamilton - A Divina Dama (1941), Cezar e Cleópatra (1945) e Uma Rua Chamada Pecado (1951), ganhando seu segundo Oscar. Vivien Leigh sofria de depressão e morreu de tuberculose em Londres, Inglaterraem sete de julho de 1967. 147.

Dr. Morte (Harold Shipman), nascimento

1946. Num dia como hoje, nascia em Nothingham, Inglaterra o médico e assassino em série Harold Frederick "Fred" Shipman, conhecido como Doutor Morte Inglês. Sua ficha criminal construída ao longo de 27 anos aponta 218 vítimas; sua traição à confiança dos pacientes, na maioria amigos, sua falta de arrependimento o credenciam ao rótulo de O Maior Serial Killer da História Moderna. Mas é difícil saber exatamente quantas pessoas ele assassinou. Preso, em novembro de 1998 começou o julgamento, quando foi acusado de matar 15 pacientes.

Mas em 18 de julho de 2002, um relatório oficial do governo britânico intitulado O Inquérito Shipman, elaborado pela juíza Dame Janeth Hilary Smith (1974 -) identificou que, no mínimo, ele fez 215 vítimas, sendo, de acordo com o relatório, 171 mulheres e 44 homens, entre 41 e 93 anos. Mas o número de assassinatos pode ser 260. Para se chegar à esses números, as autoridades pesquisaram 500 homicídios. Em janeiro de 2005, o autor do relatório aumentou o número de vítimas comprovadas para 218, acrescentando três homens à lista e alegou estar convencido de que o médico havia matado 250 pacientes.

Nascido numa família de operários, ele assistiu aos 17 anos de lenta agonia de sua mãe, Vera, vítima de câncer de pulmão. Quando não havia mais esperanças, ele viu os médicos aliviando seu sofrimento com doses diárias de morfina. Segundo relatos de companheiros, durante seus estudos, Shipman era fascinado pelas drogas. Em 1976, ele foi condenado a pagar uma multa por aquisição de entorpecentes para consumo próprio.

Mas porque, sendo o doutor Harold Frederick "Fred" Shipman considerado um médico de família bastante afável, gentil, casado e com quatro filhos, matou mais de duas centenas de pacientes? Para cometer os delitos, ele administrava a seus pacientes a diamorfina (ou heroína), especialmente aos que estavam em estado terminal - e aos que pareciam inoportunos. Utilizada em vários países como analgésico, a diamorfina (ou heroína) é largamente considerada como o remédio mais perigoso do mundo. O Doutor Morte emitia, ele mesmo os atestados de óbitos de seus pacientes. Contudo, ele nunca reconheceu seus crimes, nem demonstrou arrependimento. Os psiquiatras que o examinaram concluíram que ele nunca falaria de seus crimes porque era incapaz de admitir para si mesmo sua culpa. A heroína foi sintetizada pela primeira vez em 1874, pelo químico britânico Charles Alder Wright (1844 – 1894).

A última vítima do Doutor Shipman foi Kathleen Grundy, foi uma mulher de 81 anos, ex prefeita de Hyde. Aparentemente, o médico não se interessava pelo dinheiro dos seus clientes. Mas no caso de Kathleen Grundy, o médico criou o testamento dela através de uma velha máquina de escrever. Era uma falsificação totalmente bizarra e descabida, com uma assinatura obviamente falsa. Talvez ele pensasse que era invencível. No documento, ele escreveu:

“Dou toda a minha propriedade, dinheiro e casa ao meu médico. Minha família não precisa e quero recompensá-lo por todo o cuidado que ele me deu e ao povo de Hyde”

Em 31 de janeiro de 2000, Harold foi condenado a prisão perpétua. Durante o julgamento, ele declarou à polícia:

“Sou um ser superior (...)”. Tenho vontade de controlar a vida e a morte”.

Em 13 de janeiro de 2004, ele se enforcou em sua cela com lençóis amarrados nas grades da janela. Ainda aqui, neste ponto, ele nunca demonstrou nenhum remorso, e nada que pudesse apontar os motivos que justificassem justificar os assassinatos que cometeu. 41 – 78 - 150.

Transatlântico Costa Concordia: naufrágio

2012. O navio de cruzeiro de luxo Costa Concordia, com mais de 4 200 pessoas a bordo bate numa rocha próximo à Ilha de Giglio, na costa da Itália e naufraga. O transatlântico já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixar a embarcação em botes salva-vidas ou nadando. Unidades da guarda costeira e barcos de passageiros participaram do resgate. No acidente 32 pessoas morreram.

[pic]

A operação para fazer o navio flutuar novamente está prevista para durar até um ano, com início em maio de 2012. O Costa Concordia, operado pela companhia italiana Costa Cruzeiros era um navio com lotação para cerca de 4 890 pessoas (3 780 passageiros e 1 110 tripulantes). 33.14/01/2012 – 143 – 164.

Paulo Ubiratan, nascimento

1947. Num dia como hoje, nascia na cidade de São Paulo o diretor e produtor de novelas Paulo Ubiratan Fontes Gaspar. Foi office-boy, auxiliar de escritório, operador de vídeo tape, assistente de produção, produtor e editor de VT. Trabalhou na TV Tupi, e em 1978 foi para a Rede Globo, estreando como diretor na novela O Pulo do Gato. Em 1986 ele foi promovido a um dos diretores executivos da Central Globo de Produção. Dirigiu 23 novelas, entre as quais Baila Comigo Sinal de Alerta (1978), Feijão Maravilha (1979), (1981), Roque Santeiro (1985), Água Viva)1980), Coração Alado (1981), Salvador da Pátria (1989) e Tieta (1990). Paulo Ubiratan morreu de enfarte na capital carioca aos 51 anos, em 28 de março de 1998. 36.14/01/2000.

Bombril, lançamento

1948. O empresário Roberto Sampaio Ferreira funda a Abrasivos Bombril Ltda, inspirando-se em um novo produto fabricado nos Estados Unidos: a lã de aço. Conhecido como 1001 Utilidades, o Bombril vendeu no ano de seu lançamento 48 mil unidades. Em 1978 foi criada a figura do Garoto Bombril, representada pelo ator Carlos Moreno, citado no Guiness Book como o representante de uma marca comercial que mais tempo ficou no ar em toda a História da propaganda mundial: 344 inserções como Garoto Bombril. 78.

Humphrey Bogart, morte

1957. Num dia como hoje, morria de câncer aos 58 anos em Hollywood, Califórnia em o ator norte-americano Humphrey DeForest Bogart, às vezes grafado como Boogie. Um dos maiores mitos do cinema de todos os tempos, começou a carreira na década de 1930 como comediante em filmes de segunda categoria. Seu primeiro papel importante foi em 1941, quando interpretou um detetive particular no clássico O Falcão Montês, dirigido por John Houston. Ex-combatente da Primeira Guerra Mundial foi ferido no rosto. Por isso ele tinha o semblante ríspido e a fala arrastada, características que o consagraram. Seu filme mais famoso é Casablanca, um dos maiores sucessos da história do cinema. Lançado em 1942, Casablanca ganhou o Oscar de Melhor filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor. Outros filmes importantes da carreira de Bogart são A Floresta Petrificada (1936), Anjos da Cara Suja (1938), Relíquia Macabra (1941), Uma Aventura na Martinica (1944), À Beira do Abismo (1946), O Tesouro de Sierra Madre (1948), Uma Aventura na África (1951), e A Condessa Descalça (1954) com o qual ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1951. Humphrey Bogart nasceu em Nova York em 25 de dezembro de 1899. 4 – 36.

Elvis Presley é promovido a sargento do Exército

1960. Depois de três anos de serviço militar na Alemanha, o Rei do Rock é promovido a sargento do Exército norte-americano, com um salário de 22,94 dólares por mês. Ele deixou o Exército em cinco de março de 1960. Elvis realizou apenas cinco shows fora dos Estados Unidos: cinco apresentações em três cidades do Canadá, em 1957. Notadamente, Elvis estrelaria em 14 de janeiro de 1973 o musical Aloha From Hawaii, o primeiro show de música ao vivo Via Satélite da História. Transmitido diretamente do H.I.C. de Honolulu para cerca de 40 países da Europa, Ásia e Oceania, o espetáculo só foi apresentado nos Estados Unidos em abril de 1973 e foi visto por mais de um bilhão de pessoas. Aloha From Hawaii é considerado a maior audiência da história da TV norte-americana. A trilha sonora do espetáculo foi lançada em um LP em quatro de fevereiro de 1973. Como se sabe, o arquipélago do Hawaii, ou Ilhas Sanduíches, apesar de estar localizado muito distante dos EUA, bem no meio do Oceano Pacífico, é um estado norte-americano desde 14 de junho de 1906. 41.

Sergei Korolev, morte

1966. Morre aos 59 anos em decorrência de problemas com uma operação mal sucedida em Moscou, o engenheiro de foguetes Sergei Pavlovich Korolev, o fundador do Programa Espacial da URSS. Ele merece a maioria dos créditos por transformar foguetes bélicos em um instrumento de exploração do espaço e por colocar a União Soviética em primeiro lugar nas pesquisas espaciais. Como engenheiro-chefe do programa, ele projetou os primeiros foguetes soviéticos, como o R7 Semyorka, - o primeiro míssil balístico da História - que lançou o pioneiro Sputnik para órbita da Terra em quatro de outubro de 1957. Korolev já admitia a ideia de mandar um homem à Lua muito antes do presidente John F. Kennedy (1917 – 1963) lançar esse desafio em seu discurso na Universidade Rice em 25 de maio de 1961.

Em 1922, Korolev entrou para a escola de profissional de engenharia, onde recebeu um diploma que dava o direito de ingressas na faculdade sem prestar vestibular. Nessa época, ele já estava interessado em aviação, influenciado por seu padrasto, um engenheiro bem sucedido nos setores ferroviário e de ensino técnico. Em 1926 Korolev se transferiu para a Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, instituição muitas vezes comparada ao MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). Em 27 de junho de 1938, no auge dos expurgos promovidos por Stalin, foi preso e enviado para um campo de concentração na Sibéria. Em março de 1940, foi trazido de volta à Moscou e encarcerado na prisão Butyrskaya.

Em setembro de 1940, ele foi transferido para uma sharashka, numerosas prisões mantidas pelo regime, onde prisioneiros bem alimentados trabalhavam em projetos científicos e de engenharia. Ali, Korolev participou do desenvolvimento do bombardeiro Tupolev Tu-2, um avião largamente utilizado pela Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em 27 de julho de 1944, ele recebeu liberdade condicional, e em oito de setembro de 1945, viajou para a Alemanha para avaliar a restauração de mísseis balísticos. Ainda na Alemanha, Korolev foi nomeado chefe do NII-88 em Podlipki, a nordeste de Moscou. Esta organização foi a responsável pelo desenvolvimento e produção industrial de tecnologia de mísseis, tendo como base projetos alemães. Nessa época, liderou o desenvolvimento do R-7, que se tornou a base para o desenvolvimento de propulsores espaciais usados hoje em dia pela Rússia, herdeira da extinta União Soviética, para enviar cosmonautas ao espaço nas próximas décadas. Como exemplo, pode-se citar a nave Soyuz, em operação há quase meio século. Devido à natureza secreta da indústria espacial soviética, a contribuição de Korolev para o Programa Espacial Soviético só foi publicamente reconhecida pelas autoridades depois de sua morte. Ele nasceu em Jitomir, Ucrânia, em 12 de janeiro de 1906. 194.

Terremoto na Sicília em 1968

1968. Um terremoto de grandes proporções abala a Sicília, causando grandes devastações. As cidades de Gibelina, Salaparuta e Montevago, no Vale do Belice foram praticamente varridas do mapa. A imprensa classificou o terremoto como verdadeiro apocalipse. Morreram 231 pessoas. 36.

Missão Espacial Soyuz 5: lançamento

1969. Num dia como hoje, a União Soviética dava início à Missão tripulada Soyuz 5, Formaram a tripulação os cosmonautas Boris Volynov, Alexei Yeleseyev e Yevgeny Khrunov. Já em órbita da Terra, a Soyuz 5 atracou com Soyuz 4 com o solitário Vladmir Shalatov a bordo, efetuando assim o primeiro acoplamento do Programa Espacial Soviético. As naves permaneceram durante quatro horas e 35 minutos acopladas. As atividades desta missão incluíram pesquisa científica, médica, testes dos sistemas da nave, acoplamento, testes para construção de uma estação espacial e transferência de tripulação. A EVA (Atividade Extra Veicular) desenvolvida na missão teve a duração de uma hora. Apenas Boris Volynov retornou solitário na Soyuz 5, já que houve transferência de tripulação para a Soyuz 4. Por essa razão, a missão também se chamou Soyuz 4/5).

Estava programada uma solenidade no Kremlin para felicitar os cosmonautas, mas ela foi cancelada devido a uma tentativa de assassinato do líder soviético Leonid Brezhnev. Os tiros atingiram o carro onde estavam os cosmonautas, mas ninguém se feriu. 41.

Primeiro show de música ao vivo Via Satélite da História

[pic]

1973. O musical Aloha From Hawaii estrelado por Elvis Presley (1935 – 1977) é o primeiro show de música ao vivo Via Satélite da História. Transmitido diretamente do H.I.C.de Honolulu para cerca de 40 países da Europa, Ásia e Oceania, o espetáculo só apresentado nos Estados Unidos em abril de 1973 e foi visto por mais de um bilhão de pessoas. É a maior audiência da história da TV norte-americana. Em fevereiro de 1973 foi lançado o LP. 41.

Cassiano Ricardo, morte

1974. Num dia como hoje, morria em São José dos Campos, São Paulo o jornalista, poeta, ensaísta e historiador Cassiano Ricardo Leite. Ele foi, em 1923, um dos participantes do Movimento Verde-Amarelo, uma das manifestações culturais decorrentes da Semana de Arte Moderna de 1922. Junto com Menotti Del Pichia e Raul Bopp, Cassiano formou o Grupo Anta, organização que, liderada por Oswald de Andrade, se opunha à Antropofagia. Sua está dividida em três fases: a Parnasiana, a Nacionalista e a Modernista Versalista. Membro da Academia Brasileira de Letras, seus trabalhos mais importantes são Martin Cererê, João Torto e Os Sobreviventes. Cassiano Ricardo nasceu em São José dos Campos (SP) em 26 de julho de 1895. 36.14/01/2000.

Ernesto Geisel, eleição

1974. Num dia como hoje, o General Ernesto Beckmann Geisel (1907 – 1996) é eleito Presidente da República pelo Congresso Nacional. Empossado em 15 de março de 1974, seu governo foi marcado por graves problemas econômicos e políticos. O fim do chamado Milagre Econômico agravado pela crise internacional do petróleo, o alto índice de inflação e a dívida externa colocaram em risco o Regime Militar implantado em 1964. O MDB, partido de oposição conquistou nas eleições de 1974 59% dos votos para o Senado, 48% dos votos para a Câmara dos Deputados, vencendo na maioria das grandes cidades. Em seus pronunciamentos, Geisel muitas vezes pronunciou essa frase:

“Abertura Lenta, Gradual e Segura”.

Em 1975 ele suspendeu a censura aos órgãos de comunicação, desagradando a linha dura, que iniciou uma violenta repressão aos militantes do PCB, Partido Comunista Brasileiro. Em 1976 promulgou a Lei Falcão, que proibia os debates políticos entre candidatos. Em 1977 fechou o Congresso por duas semanas e decretou o Pacote de Abril, responsável por profundas modificações no sistema eleitoral brasileiro. O mandato presidencial passou de cinco para seis anos e foi instituída a figura do senador biônico, eleito de forma indireta pelas Assembleias Legislativas. O fato mais festejado do governo Geisel é o envio da Emenda Institucional que acabou com o AI-5, abrindo caminho para a redemocratização do país. Governou até 15 de março de 1979. 41.

A Mulher Biônica, a série: estreia

[pic]

1976. Estrelada por Lindsay Wagner (1949 - ), estreia nos Estados Unidos a série de TV A Mulher Biônica, versão feminina de O Homem de Seis Milhões de Dólares. Em 13 de maio de 1978 foi ao ar A Fuga, o último episódio dessa série. Em 26 de setembro de 2007 estreou uma releitura do seriado, que teve apenas oito episódios. Estrelado por Michelle Ryan (1984 - ), a série foi exibida no Brasil pela Rede Record. 87.

César de Alencar, morte

1990. Num dia como Hoje, morria aos 73 anos na cidade do Rio de Janeiro o radialista, ator de cinema e apresentador de televisão Ermelindo César Mattos, simplesmente César de Alencar. Considerado um revolucionário do rádio brasileiro, ele foi para o Rio de Janeiro ainda criança. Aos 22 anos, estreou na Rádio Clube do Brasil, e se consagrou a partir de 1945, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresentando os programas Parada dos Maiores e Cantinho dos Novos, época em que lançou grandes nomes da MBP, como Emilinha Borba e Marlene.

Em 1964 foi afastado da Rádio Nacional sob a alegação de que havia delatado vários colegas ao SNI (Serviço Nacional de Informação), órgão de inteligência da ditadura militar. Trabalhou também em televisão e retornou à Nacional em 1977 apresentando o Programa do César. César de Alencar nasceu em Fortaleza, Ceará em seis de junho de 1917. 36.14/01/2000.

União São João de Araras, fundação

1981. Num dia como hoje, era fundado o União São João Esporte Clube na cidade de Araras, estado de São Paulo.

Gustavo “Guga” Kuerten vence o Número 1 do Mundo

1998. O tenista Gustavo Kuerten, aos 22 anos, melhor tenista brasileiro de todos os tempos, e vencedor do Torneio de Roland Garros em 1997, derrota o norte-americano Pete Sampras (1971 - ), o número um do mundo desde 12 de abril de 1993. A histórica partida abriu o Torneio Koonian Colonial Classic em Melbourne, Austrália. Guga venceu por dois Sets um (3/6, 6/3 E 6/4).

Depois de vencer em Roland Garros, Kuerten passou por um período irregular. A vitória serviu para ele começar o ano com confiança e se manter entre os melhores do Ranking mundial. Ele chegou ao topo em 2000, quando chegou ao bicampeonato em Roland Garros. 51.

Legião Urbana, último show

1995. O grupo de Rock Legião Urbana faz seu último show. Aconteceu na casa de espetáculos Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos, litoral paulista. Este show ficou marcado pela peculiar irreverencia do líder da banda. Da plateia, alguém jogou uma lata de cerveja que acertou Renato Russo (1960 – 1996). Em protesto, ele cantou algumas músicas deitado no chão do palco. Formado em 1982, o Legião Urbana lançou 13 álbuns e vendeu mais de 20 milhões de cópias. A primeira apresentação do grupo foi em cinco de setembro 1982 em Patos de Minas, Minas Gerais, no Festival Rock no Parque. Do primeiro disco, lançado em dois de janeiro de 1985 destacaram-se as músicas Será, Ainda é Cedo e Por Enquanto. O grupo acabou em 11 de outubro de 1996, com a morte de Renato Russo. 78 – 87.

Gerry Mulligan, morte

1999. Num dia como hoje, morria aos 72 anos devido a complicações por uma operação no joelho em Darien, Connecticut o saxofonista, pianista, compositor e maestro Gerry Joseph Mulligan, simplesmente Gerry Mulligan. Creditado como dos maiores solistas de sax barítono de todos os tempos, começou a se destacar aos 19 anos como arranjador, e sua carreira tomou impulso em 1947 na orquestra de Woody Herman (1913 – 1987), como componente do célebre Four Brothers, que incuía Stan Getz (1927 – 1991), George Chaloff (1892 – 1979) e Jimmy Giuffre (1921 – 2008).

Aberto às novas experiências, Mulligan criou com Miles Daves o cool jazz, movimento que sucedeu o be bop, e gravou com o bandoneonista argentino Astor Piazzola (1921 – 1992) o disco Summit, fundindo o tango com o cool jazz. Em 1950, ele inovou ao criar um quarteto de jazz sem piano. Premiado 26 vezes seguidas no naipe de sopro pela revista especializada Down Beat, Mulligan era fã da música brasileira. Lançou em 1993 o disco Paraíso, trabalho realizado com Jane Duboc. Amigo de Tom Jobim e Sérgio Mendes, com quem trabalhou na produção de um disco de Pelé, ele tocou no Brasil por três vezes. A primeira em 1978, quando se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo e na Escola de Música do Rio de Janeiro - e como convidado no Free Jazz Festival de 1986 e 1993. Gerry Mulligan nasceu na cidade de Nova York em seis de abril de 1927. 18.22/01/1996 – 22.22/01/1996.

Mundial de Clubes da FIFA: Corinthians vence

2000. O Corinthians vence o primeiro Mundial de Clubes promovido pela FIFA, ao derrotar o Vasco da Gama nos pênaltis no Maracanã. O torneio começou em cinco de janeiro daquele ano, com jogos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, com a participação de oito clubes de todas as partes do mundo. Os clubes brasileiros Corinthians e Vasco da Gama superaram rivais como Real Madrid e Manchester United e chegaram a uma emocionante decisão no Maracanã, vencida pelo Corinthians nos pênaltis. Depois disso, houve uma pausa de quatro anos. A competição voltou a ser disputada em 2005. O Mundial de Clubes da FIFA substituiu a Copa Intercontinental, disputada apenas pelos campeões da Europa e da América do Sul. 87 - 123.

Ricardo Montalbán, morte

2009. Morre aos 88 anos de câncer linfático em Los Angeles, Califórnia o ator Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán Merino, simplesmente Ricardo Montalbán Ele chegou a Hollywood em 1946, estreando no filme Fiesta (Festa Brava), ao lado de Esther Wililams (1923 - ) e também fez sucesso na Broadway entre 1957 e 1959 atuando no musical Jamaica, quando foi indicado ao Prêmio Tony.

[pic]

Montalbán ficou famoso mesmo por interpretar o personagem Khan Noonien Singh, no episódio Space Seed, da série Jornada das Estrelas em 1967, e Sr. Roarke na série de TV A Ilha da Fantasia, exibida entre 1978 e 1984. Ele faria sucesso novamente em 1982 como Khan Noonien Singh no cinema no clássico Jornada das Estrelas II – A Ira de Khan. Em 66 anos de carreira, interpretou mais de 190 papéis. Ricardo Montalbán nasceu na Cidade do México em 25 de novembro de 1920. 22. 15/01/2009.

Acidente com o voo 1549 no Rio Hudson

2009. Num dia como hoje, o Airbus A320, que havia decolado do Aeroporto de La Guardia, na cidade de Nova York com destino à cidade de Charlotte, na Carolina do Norte atingia uma formação de gansos-canadenses e perdia a potência em ambos os motores. Após constatar rapidamente que a aeronave seria incapaz de retornar para La Guardia ou se dirigir para Aeroporto de Taterboro, no estado vizinho de Nova Jersey, o experiente piloto Chesley Burnett “Sully” Sullenberger III (1951- ) levou o Airbus em direção ao Rio Hudson, onde pousou na água ao lado da Ilha de Manhattan. Todas as 155 pessoas a bordo sobreviveram e foram resgatadas por barcos próximos.

Em 15 de dezembro de 2016, foi lançado no Brasil o filme Sully - O Herói do Rio Hudson, um drama autobiográfico dirigido e co-produzido por Clint Eastwood - e escrito por Todd Komarnicki, cujo enredo é centrado na história do Voo US Airway 1549 e no piloto Chesley “Sully” Sullenberger, baseado na autobiografia Maior Dever: Minha Busca Pelo Que Realmente Importa (Highest Duty: My Search for What Really Matters), de Sully e Jeffrey Zaslow.O filme é estrelado por Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney e outros, astros famosos.

[pic]

Dia 15 de janeiro

Dia Mundial do Compositor. Dia dos Adultos. Dia da Imprensa Filatélica.

Santos do Dia: Amaro/ Isidoro de Alexandria/ Miquéias de Alexandria/ Plácido/ Mauro/ João Calibita.

Faltam 350 dias para terminar o ano (351 em anos bissextos)

Igreja Anglicana: fundação

1534. Num dia como hoje, era instituída na Inglaterra a Igreja Anglicana. Nascida na reforma protestante originada pelo rompimento do rei Henrique VIII (1491 – 1547) com a Igreja Católica, ela não foi criada a partir de um conjunto de ideias, e sim pela política religiosa do rei britânico. Com sérios problemas conjugais, Henrique VIII provocou uma grave crise com a Igreja de Roma. Amante de Ana Bolena, Henrique VIII pressionou para que o Papa Clemente VII (1478 – 1534) anulasse seu casamento com a rainha Catarina de Aragão (1485 – 1536), mas o chefe católico não aceitou.

[pic]

Ana Bolena, a causa

Ana Bolena, nascida em Blickling, Reino Unido, entre 1501 ou 1507, era filha do diplomata e político Thomas Boleyn (1477 – 1539), mais tarde visconde de Rochford e conde de Wiltshire e Ormonde, e Isabel Howard, filha do conde de Norfolk. Pertencia, portanto, a uma das famílias mais influentes da nobreza inglesa. 

Por volta de 1514, Ana foi para a França, onde, na corte, se tornou uma das damas de honra de Claudia de Valois (1547 – 1575), duquesa consorte da Lorena. Foi aí que aprendeu a falar francês, e desenvolveu um vasto conhecimento dos costumes da aristocracia francesa. Em janeiro de 1522, ela voltou à Inglaterra, e passou a servir a Catarina de Aragão (1485 – 1536), a primeira esposa de Henrique VIII. Nessa época, sua irmã Maria Bolena (1499 ou 1500 – 1542) era a amante preferida do rei.

Em meados de 1525, Ana seduziu Henrique VIII. Então, ele se apaixonou por ela; mas a dama de companhia não aceitava ser, como sua irmã Maria, apenas amante dele. Ela queria o trono da Inglaterra. Em 1527, o monarca apaixonado solicitou formalmente ao papado de Roma a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para se casar com a amante. Mas o papa Clemente VII (1478 – 1537) se recusou a lhe conceder o divórcio. O motivo do pedido do rei era o fato de Catarina de Aragão não lhe ter dado um filho homem, o que impossibilitava ao soberano inglês deixar em seu lugar, um descendente seu. A rainha Catarina de Aragão teve dois filhos que nasceram mortos, e uma filha, Maria (1516 – 1558) que, embora não tenha nascido com sexo masculino, foi criada como uma princesa; mas com a separação de seus pais, a garota perdeu o título e recusou-se a reconhecer o divórcio e o status de seu pai como chefe da igreja da Inglaterra. Em 1543, uma nova lei permitiu que ela voltasse a fazer parte da linha sucessória, ficando atrás somente do irmão Eduardo. Maria assumiria o trono em 19 de julho de 1556 com o nome de Maria I.

Em janeiro de 1533, o Rei Henrique VIII descobriu que Ana Bolena estava grávida. Dessa forma, Thomas Cranmer (1489 – 1556), o arcebispo de Cantuaria anulou o casamento do monarca com Catarina de Aragão, e em 23 de maio de 1533, tornou legal o segundo casamento. Mas a negativa papal tornou ilegítimo o casamento com Ana Bolena, e, portanto, descartava a possibilidade de ter herdeiros com direitos legítimos ao trono, de acordo com a Lei Canônica. Mesmo assim, em 25 de janeiro de 1533 eles se casaram numa cerimônia secreta. Logo, como a Igreja Católica não atendeu o pedido rei, este declarou sua separação de Catarina de Aragão, através de um Tribunal Nacional. No dia de Pentecostes do mesmo ano, Ana Bolena foi solenemente coroada na Abadia de Westminster. Isso precipitou a crise entre a Inglaterra e Roma, uma vez que já existiam entre eles problemas políticos desde a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), e também sérias críticas ao clero católico na Inglaterra; tanto doutrinárias quanto sobre o comportamento luxuoso do sacerdócio católico em momentos de privação econômica da sociedade inglesa.

Em 15 de janeiro de 1534 iniciou-se a ruptura oficial da Igreja da Inglaterra com a Igreja Católica Romana, quando foi adotado o culto anglicano, com doutrinas e práticas protestantes. Essa mudança foi influenciada pela Reforma Luterana, logo depois que o papa excomungou Henrique VIII e todos da Casa de Tudor, antiga morada da família real britânica. Ocorreu que, alguns anos antes, o próprio monarca havia proclamado sua adesão inabalável ao catolicismo, mas seu desejo de obter um herdeiro o arrastou a romper sua monarquia com o papado, causando assim, uma profunda revolta na cristandade ao assumir as doutrinas mais moderadas do luteranismo. Esse incidente ficou conhecido na História como Cisma Inglês, e isso mudou a história da Inglaterra.

Contudo, o cisma não transformou a Inglaterra num país totalmente protestante, uma vez que a Igreja permaneceu católica quanto à sua doutrina. Essa questão se resolveria bem adiante, em 1559, no reinado de sua filha com Ana Bolena, Elizabeth I, quando esta procurou uma solução que não ofenderia nem os católicos, nem os protestantes. Assim, o Parlamento começaria a legislar, em oito de maio de 1559, sob uma igreja baseada na Resolução Protestante de 1549, estabelecida pelo rei Eduardo VI (1537 – 1553), que impôs as doutrinas e práticas protestantes, tendo o monarca como chefe, mas com elementos católicos como vestimentas sacerdotais.

A par disso, o casamento de Ana Bolena com Henrique VIII, que durou apenas três anos, não conseguiu resolver a questão urgente de fornecer um herdeiro masculino que perpetuaria a dinastia Tudor no trono do rei britânico. Em sete de setembro de 1533, a rainha deu à luz uma menina, chamada Isabel, futura Elizabeth I, Isabel I. Com isso, Henrique VIII começou a perder o interesse por Bolena. Nos anos seguintes, a impaciência tomou conta do rei, aumentando assim, a hostilidade dos membros mais influentes da Casa de Tudor, que o consideravam um homem profundamente cruel, extravagante e arrogante.  Em 1534, Ana fez um aborto e, em janeiro de 1536, deu finalmente luz a uma criança que, no entanto, morreu em poucas horas, fato que a colocou em queda livre. Em maio do mesmo ano, Henry tornou explícita sua rejeição à rainha, quando a abandonou durante um torneio em Greenwich. Dizem que o monarca teve um ataque de ciúmes quando a rainha entregou o prêmio a um dos cavaleiros concorrentes. 

[pic]

Ana Bolena cai em desgraça

No dia seguinte, acusada de adultério, incesto e magia negra, Ana Bolena foi presa por ordem do rei e trancafiada na Torre de Londres. Ela foi julgada e condenada por unanimidade.  Em 19 de maio de 1536, foi decapitada e, em menos de um mês, o rei já estava casado novamente com Joana Seymour (1508 – 1537), que morreu no parto do seu primeiro (e único) filho homem, Edward VI. A esposa de número cinco, Catarina Howard (1532 – 1542), teve o mesmo destino que Ana Bolena; acusada de adultério, ela também foi executada na Torre de Londres, em 13 de fevereiro de 1452. Tinha apenas 19 anos.

Todavia, no caso de Ana Bolena, a História aponta que nunca foi comprovada sua culpa. Existem indícios de que ela foi vítima de uma grande armação, justamente porque não conseguiu dar um herdeiro para o trono da Inglaterra. Mas na verdade, o fiel conselheiro do rei, Thomas Cromwell (1485 – 1540), é apontado como autor das acusações, pois ele temia sua queda pelas mãos dos Bolena, com quem tinha desavenças acerca da distribuição dos fundos arrecadados nos mosteiros. Além disso, ele apoiou fortemente a substituição de Ana por Jane Seymour. Mas o destino de Cromwell, tal como de Ana, foi trágico. A sua queda deveu-se essencialmente à suas atuações desastrosas em vários assuntos da coroa. Durante a reunião do Conselho Real em 10 de Junho de 1540, Cromwell foi preso e também enviado para a Torre de Londres, e executado em 28 de Julho do mesmo ano. Dizem que Henrique VIII, de propósito, escolheu para isso um carrasco inexperiente. Então, este tentou por três vezes decapitar Cromweel, o que evidentemente, causou grande sofrimento ao condenado.

Contudo, o divórcio de Catarina de Aragão, a conseguinte ruptura com Roma, a decapitação de Ana Bolena e os sucessivos casamentos de Enrique VIII (foram seis) em nada contribuíram para a continuidade da dinastia Tudor. Henrique VIII morreu aos 56 anos em 28 de janeiro de 1547. O filho de Jane Seymour, Eduardo VI, que reinou entre 28 de janeiro de 1547 e seis de julho de 1553, morreu aos 15 anos de idade; portanto, ainda muito jovem para deixar herdeiros. Então, a filha de Catarina de Aragão, duas semanas, depois assumiu o seu lugar como Maria I. A nova rainha era católica fanática. Logo, seu reinado beneficiaria os católicos. Por consequência, os protestantes começaram a serem perseguidos. Maria I, que ficou conhecida como A Católica, estava decidida a restabelecer o domínio papal sobre a Inglaterra, visto que o Parlamento britânico havia cortados todos os laços com a Igreja de Roma em 1534. Calcula-se que, durante os cinco de seu reinado, cerca de 300 homens e mulheres, inclusive líderes protestantes, foram declarados hereges e queimados em uma fogueira. Muitos pereceram nas prisões. Por isso, ela recebeu o apelido de Bloody Mary, em português, Maria, a Sanguinária. Pode ser aí, a origem do famoso coquetel, feito com vodca, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, tabasco e pimenta.

Em 1554, para assegurar a restauração religiosa na Inglaterra, e precisando de um herdeiro católico para evitar que o trono caísse nas mãos de sua meia-irmã e protestante Elizabeth, Maria I, aos 37 anos de idade, casou-se com o Rei Felipe II, da Espanha. Mas o casamento da rainha com um rei católico indignou os ingleses. Sua boa reputação com a sociedade acabou. Para piorar mais, o casamento com o rei espanhol não deixou herdeiros, e Filipi II passou pouco tempo na Inglaterra. Sem filhos, aflita e doente, Maria I faleceu em St. James Palace, em Londres, no dia 17 de novembro de 1558. Em seu leito de morte, Bloody Mary reconheceu sua meia-irmã Elizabeth, ou Isabel, filha de Ana Bolena como legítima sucessora.

Assim sendo, a rainha protestante Elizabeth I, ou Isabel I, nascida em sete de setembro de 1533 condenou a dinastia Tudor ao desaparecimento, pois nunca se casou. Por isso, ela ficou conhecida como A Rainha Virgem. Dois dos fatos que marcaram seu reinado foram a derrota imposta pela Marinha Inglesa à invencível Armada Espanhola e o restabelecimento do Ato de Supremacia, que em 1534 havia declarado seu pai, Eduardo VIII o absoluto chefe da Igreja da Inglaterra, derrubando assim, mil anos de tradição. Assim, ela consolidou a Reforma de 1558, que legitimou a Igreja Anglicana na Inglaterra. Elizabeth I reinou até sua morte, em 24 de março de 1603. Será que a tirania do pai, o rei Henrique VIII, e a morte trágica da mãe Ana Bolena contribuíram para que ela optasse pelo celibato? Mais de 500 anos se passaram, mas ainda, nos dias de hoje, o assunto provoca a curiosidade nos historiadores, que frequentemente atribuem o fato de Elizabeth I, ou Isabel I nunca ter relação sexual com os homens, porque, supostamente, ela portaria alguns defeitos físicos. O estado norte-americano da Virgínia foi batizado assim em sua homenagem

[pic]

Fatos históricos como estes despertam a atenção da literatura, do teatro de do cinema, que mais acessível ao grande público. Muitos filmes foram produzidos no mundo inteiro, entre os quais Ana dos Mil Dias (Anne of the Thousand Days), que conta os amores tempestuosos de Ana Bolena e Henrique VIII, que, entre 1533 e 1536, que resultaram no abandono, pelo rei, da rainha Catarina de Aragão, no rompimento com o Vaticano e na fundação do Anglicanismo. Lançado na Inglaterra em 24 de fevereiro de 1970, o filme traz no elenco Richard Burton, Geneviéve Bujold e Irene Papas, entre outros. 2 – 18 – 41 – 87 – 89 – 242.

O Corcunda de Notre Dame, o livro: lançamento

1831. N um dia como hoje, o escritor e poeta francês Victor Hugo (1802 – 1885) termina de escrever o romance Notre Dame de Paris, ou O Corcunda de Notre Dame, sua obra mais conhecida. O livro conta a história de Quasímodo, um homem corcunda, surdo e mudo adotado pelo clérigo Claude Frollo e que vivia na Catedral de Notre Dame Paris do Século 15. Dois filmes de sucesso foram produzidos a partir deste livro. A primeira versão tem como protagonista o ator Charles Laughton (1899 – 1962), de 1939. A segunda, de 1982, traz Sir Anthony Hopkins (1937 - ) no papel principal. Uma versão animada também foi lançada pelos Estúdios Disney, em 1996. Victor Hugo morreu em Paris em 22 de maio de 1885. 87.

Nova Iguaçu, fundação

1833. Segundo alguns historiadores, nesta data é fundada a Vila Iguaçu, na Baixada Fluminense. Colonos que saiam da cidade do Rio de Janeiro em busca de madeiras para as construções civis e navais teriam formado o povoado. Outra versão conta que o comendador Francisco Soares teria fundado a localidade, situada numa área recheada de recursos naturais. Em 1891, a sede de Vila Iguaçu foi transferida para Maxambomba por causa de doenças e pela construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II. Em 1916 seu nome foi mudado para Nova Iguaçu, através de decreto. Com cerca dois milhões de habitantes, a cidade hoje ocupa uma área de 767 quilômetros quadrados. 36.15/01/2000.

Partido Democrata dos Estados Unidos: uso do símbolo

1870. O Partido Democrata dos Estados Unidos utiliza pela primeira vez o Burro como símbolo. A insígnia do Partido Republicano, seu principal rival é o Elefante. 87.

Maria Lenk, nascimento

1915. Nasce na cidade de São Paulo a atleta Maria Emma Hulga Lenk Zigler, simplesmente Maria Lenk, pioneira da natação brasileira, e a única mulher brasileira a ser introduzida no Swimming Hall of Fame, (Hall da Fama da Natação) em Fort Lauderdale, Flórida. Foi também a primeira mulher brasileira a disputar uma olimpíada: a de Los Angeles em 1932, e a primeira brasileira a estabelecer um recorde mundial na natação ao completar os 200 metros de peito em 2min56s0 em 1939. Maria Lenk morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro em 16 de abril de 2007. 32.20/11/2011.

João Figueiredo, nascimento

1918. Nasce no Rio de Janeiro o militar e político João Baptista de Oliveira Figueiredo, o último presidente do regime militar que vigorou de 1964 a 1985. No início da década de 1930, ingressou no Colégio Militar de Porto Alegre, iniciando a carreira militar. Capitão em 1944 foi promovido a major por merecimento em 1952. De 1955 a 1957, serviu na Missão Militar no Paraguai. Em 1959 passou a adjunto da Terceira Seção do Estado Maior do Exército. Daí em diante, serviu na Secretaria Geral do Conselho de Segurança Nacional. Em 1962 passou a coronel, sua terceira promoção por merecimento. Em 1966 foi nomeado chefe da Agência Carioca do SNI (Serviço Nacional de Informações). Em 1967 comandou a Força Pública do Estado de São Paulo. Voltou ao Rio de Janeiro, onde serviu até 1969, ano em que foi promovido a general de brigada. Transferido para Brasília, passou por várias áreas do Governo Militar. Em 1974 foi escolhido para dirigir o SNI, quando foi promovido a general de divisão. Em 15 de novembro de 1978, com 355 votos contra 266 dados ao general Euler Bentes Monteiro (1917 – 2002) da oposição, foi eleito pelo Colégio Eleitoral o último presidente do regime militar que vigorou de 1964 a 1985. João Baptista de Oliveira Figueiredo morreu aos 81 anos na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1999. 74.

Rosa Luxemburgo, morte

1919. Num dia como hoje, morria aos 50 anos em Berlim, Alemanha a filósofa marxista e revolucionária Róża Luksemburg, em português Rosa Luxemburgo. Em 1892 ela participou da fundação do PSP (Partido Socialista da Polônia). Em 1895, casou-se com Gustav Lubeck, adquirindo assim a nacionalidade alemã. Participante da Revolução Russa em 1905 na Polônia, já na Alemanha, ela foi aliada de Kautsky, revolucionário contrário às idéias revisionistas de Eduard Bernstein (1850 – 1932). Em 1915, Rosa ajudou Karl Liebknecht (1871 – 1919) a fundar o grupo revolucionário Liga Spartakus, que rompeu com o Partido Social Democrata. Em 1918 a Liga Spartakus, embrião do Partido Comunista Alemão tentou tomar o poder, mas fracassou. Rosa e Liebknetch foram seqüestrados por tropas irregulares da direita em Berlim e executados. Seus corpos foram encontrados no Canal Landwer. Ela escreveu três livros, sendo A Acumulação do Capital, complemento de O Capital, Karl Marx, o principal. Rosa Luxemburgo nasceu em Zamov, Polônia em cinco de março de1871. 36.15/01/2000 – 29.

Martin Luther King Jr., nascimento

1929. Nasce em Atlanta, Geórgia, o líder pacifista e pastor protestante Martin Luther King Jr. Formado em Teologia em 1952, assumiu as funções de ministro da Igreja Batista de Montgomery, no Alabama em 1954, e em 1955 liderou um movimento vitorioso contra a discriminação racial nos ônibus da cidade. A seguir, organizou a Conferência da Liderança do Cristão do Sul, início de sua campanha pelos direitos civis.

[pic]

Orador poderoso e carismático, Luther King pregava a política de não violência nos Estados Unidos e abordava desde a igualdade dos pobres e negros até as críticas à Guerra do Vietnã. Foi preso diversas vezes por isso. Liderou em 28 de agosto de 1963 uma multidão de 250 000 pessoas na célebre Marcha Pacífica Sobre Washington. Foi aí que ele proferiu a histórica frase:

“Eu Tenho um Sonho (I Have a Dream)”.

Esse evento resultou na aprovação da Lei dos Direitos Civis, o primeiro passo para acabar com o racismo nos EUA. Martin Luther King Jr ganhou em 1964 o Prêmio Nobel da Paz. Outras frases proferidas pelo o líder negro, pacifista e pastor Martin Luther King Jr. são:

“Sonho como dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um rio caudaloso”.

“Se a história ensina alguma coisa, é que o mal é difícil de vencer, tem uma resistência fanática e jamais cede por vontade própria”.

“Eu não sou quem eu gostaria de ser; eu não sou quem eu poderia ser, ainda; eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus eu não sou mais quem eu era!”

Em quatro de abril de 1968, aos 39 anos, Martin Luther King foi assassinado com um tiro no pescoço disparado pelo ex-presidiário James Earl Ray (1928 – 1998), na cidade de Memphis, Tenessee. Em 23 de abril 1998, seu assassino morreu de cirrose aos 70 anos em Nashville, onde cumpria pena de prisão perpétua. 2 - 197.

Terremoto no Nepal em 1934

1934. ÀS 14h28min hora local (08h43min UTC) de um dia como hoje, ocorria um dos piores terremotos da história do Nepal e do estado de Bihar, no norte da Índia. Segundo Mercalli, a escala de medição da época, o sismo mediu oito graus, e seus efeitos se estenderam a varias regiões da Índia. Houve relatos de que o impacto foi sentido de Lhasa a Mumbai, e de Assam a Pujab. Calcutá, a cerca de 650 quilômetros de distância do epicentro, teve muitos de seus edifícios danificados e a torre da Catedral de São Paulo desabou. Grandes rachaduras apareceram no solo e várias estradas foram danificadas em Katmandu, e várias cidades desapareceram do mapa. Calcula-se que entre seis mil e 10.700 o número de mortos.

O livro Nepalko Maha Bhukampa, lançado em 1990 pelo major general Brahma Shamsher Nepalko Maha Bhukampa apresenta relatos gráficos do grande terremoto em 1934. No livro, Shamsher afirma que este terremoto não foi apenas poderoso, mas também o mais destrutivo de todos os terremotos da vida do Nepal. 41

Jazz, concerto pioneiro

1938. O vibrafonista Lionel Hampton (1908 – 2002), um dos maiores nomes do jazz entra para a história ao estrear seu show no Carnegie Hall de Nova York, marcando uma das primeiras apresentações desse gênero musical nos Estados Unidos. 22.14/01/1998.

Syndicato Condor (Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul) adota novo nome

[pic] [pic]

1943. O Syndicato Condor, empresa aérea fundada na Alemanha em 1º de dezembro de 1927 passa se chamar Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, não era simpático perante a opinião pública que a empresa mantivesse laços com o país onde começou o nazismo. Em 22 de maio 1975 o controle acionário da Cruzeiro do Sul passou para a VARIG. 41.

The Pentagon (O Pentágono): inauguração

1943. O Pentágono, edifício sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos é inaugurado. É um complexo com 27,35 quilômetros de corredores. Por ali transitam mais de 25.000 pessoas diariamente. Em 11 de setembro de 2001, o Pentágono foi um dos alvos dos ataques terroristas que abalaram os Estados Unidos. 87.

Cisco Kid, o personagem: estreia

1951. Num dia como hoje, o King Features Syndicate publicava pela primeira vez em forma de tira a história em quadrinhos do cowboy mexicano Cisco Kid, personagem inspirado no romance O Caminho Caballero (1907), do escritor norte-americano William Sydney Porte (1862 – 1910), sob o pseudônimo O`Henry.

Com sua roupa preta ricamente bordada, Cisco Kid, acompanhado do amigo Pança é o cavaleiro cavalheiro defensor dos oprimidos. O personagem já era famoso no cinema, vivido pelo ator César Romero (1907 – 1994), quando, em 1951, o escritor de tiras Rod Reed passou a escrever os argumentos. Para desenhá-lo, foi contratado o desenhista argentino José Luis Salinas (1908 – 1985).

[pic]

Cisco Kid deixou de ser publicado em cinco de agosto de 1968. O cowboy mexicano foi protagonista do longa metragem In Old Arizona, interpretado por Warner Baxter (1889 – 1951), lançado nos Estados Unidos em 25 de dezembro de 1928, e em 25 de outubro de 1930 na Argentina. Em 1945, os Estúdios Monogram fizeram dois filmes com o Cisco Kid, e em 1949 a United Artists produziu mais cinco. 34 - 36.15/01/2000.

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, inauguração

1955. Num dia como hoje, entravam em operação as duas primeiras unidades geradoras de 60 megawatts da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso. A obra foi construída pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), e está localizada entre os estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco no trecho médio do Rio São Francisco. Marco do desenvolvimento na década de 1950, a usina foi idealizada para aproveitar o potencial hidrelétrico da Cachoeira de Paulo Afonso. Chamada na época de obra de redenção do nordeste, ela foi inaugurada pelo presidente João Café Filho (1899 – 1970). Posteriormente, o complexo CHESF incluiria outras oito grandes usinas, seis pequenas hidrelétricas e dez termoelétricas que, juntas, passaram a atender a mais de 35 milhões de brasileiros, com capacidade instalada de 6.077 megawatts. 36.15/01/2000 – 74.

Bigitte Bardot chega em Búzios

1964. A atriz francesa Bigitte Anne-Marie Bardot (1934 - ), simplesmente Brigitte Bardot chega a Búzios, então distrito de Cabo Frio, ao lado do noivo, o playboy brasileiro-marroquino Bob Zagury. Símbolo sexual do cinema nos anos 1960, Bardot esteve no balneário uma segunda vez, no verão de 1965 quando o então prefeito, Antônio Macedo Castro ofereceu a ela uma área de sua livre escolha. Ela escolheu a Praia de João Fernandes, mas nunca mais voltou para tomar posse. Búzios virou cidade em 12 de novembro de 1995. 33.06/01/1988.

[pic]

Roda Viva, a peça: estreia

1968. No Teatro Princesa Isabel, no Rio de Janeiro, estreia a comédia musical Roda Viva, escrita pelo cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda (1944 - ) e dirigida por José Celso Martinez (1937 - ). A peça criou muita polêmica porque propositalmente tinha cenas de violência e muitos palavrões. A ideia do autor era chamar a atenção para os problemas do país naqueles anos de ditadura. Encenada em dois atos, ela conta o sucesso e o fracasso do cantor Benedito Silva, que mudou o nome para Ben Silver para agradar ao público e se adequar aos interesses da indústria musical da época.

Na noite de 17 de junho de 1968, um grupo invadiu o Teatro Galpão e esperou o público se retirar para destruir os cenários e espancar os atores nos camarins. Em Porto Alegre, no dia seguinte à estreia, em três de outubro de1968, agentes da repressão invadiram o hotel onde o grupo Oficina estava hospedado e sequestraram dois atores, abandonando-os no mato, na periferia da cidade. A trajetória de Roda Viva terminaria assim, com todos os atores retirados do hotel e embarcados de volta para São Paulo. 78.

Sex Pistols, dissolução

1978. Depois de uma apresentação em São Francisco, Califórnia, o grupo punk britânico Sex Pistols de desfaz. Curiosamente, o grupo tinha um show marcado na New York City Discotheque em Ipanema, ao lado do famoso ladrão do trem pagador Ronald Biggs (1929 - 2013), e chegaria ao Rio de Janeiro no dia 16 de janeiro.

Com a confusão da dissolução da banda, os componentes perderam o vôo, e somente o guitarrista Steve Jones (1955 - ) e o baterista Paul Cook (1956 - ), junto com o diretor Julian Temple (1953 - ) e o empresário Malcolm McLaren (1946 - 2010) chegaram ao Brasil no dia 21 de janeiro para gravar cenas do filme Great Rock ‘N’ Roll Swindle. Símbolo do movimento punk que em 1976 sacudiu a Inglaterra, o Sex Pistols se reuniu novamente, e em 29 de novembro de 1996 se apresentou no Rio de Janeiro. 22.09/11/1996.

Tancredo Neves, eleição

1985. Num dia como hoje, os políticos Tancredo de Almeida Neves (1910 – 1985) e José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (1930 - ), o José Sarney, ambos do PMDB eram eleitos presidente e vice-presidente da República em eleição indireta, através do Colégio Eleitoral. Eles obtiveram 480 votos, vencendo a chapa do PDS, formada por Paulo Maluf (1931 - ) e Flávio Portela Marcilio (1917 – 1992), que receberam 180 votos. Para chegar à vitória, Tancredo Neves formou a Aliança Democrática, que agrupava o PMDB, o PFL e a Frente Liberal, dissidência do PDS. A Aliança Democrática teve ainda apoio do PTB, do PDT e PCB.

Mas às vésperas da posse, Tancredo Neves foi internado no Hospital de Base de Brasília com uma doença intestinal grave, diagnosticada pelos médicos como sendo diverticulite. José Sarney assumiu interinamente em 15 de março de 1985. Transferido para o Instituto do Coração em São Paulo, Tancredo Neves, depois de 38 dias de internamento e sete cirurgias morreu em 21 de abril de 1985. No dia seguinte Sarney assumiu o governo de forma oficial, inaugurando a Nova República. Seu governo durou cinco anos, um ano a mais do que o previsto na Carta-Compromisso negociada no Congresso Nacional. 2 - 36.15/01/2000.

Plano Cruzado 2, criação

1989. Em cadeia na nacional de rádio e televisão, o presidente José Sarney (1930 - ) anuncia a medida provisória que criou o Plano Cruzado 2. O país estava à beira de uma hiperinflação, que poderia chegar a 1 500% ao ano. Foi o terceiro choque na economia adotado pela Nova República.

O Plano Cruzado original, que havia sido lançado pelo próprio Sarney em 28 de fevereiro de 1986, corroído pela inflação, sofria agora um corte de tres zeros. Acabava a correção monetária, eram extintos cinco ministérios e 42 órgãos da administração federal.

O principal ponto do plano cruzado foi o congelamento dos preços por tempo indeterminado. Dez dias depois do anuncio do novo plano, a cesta básica já estava em média 14% mais cara, como os gêneros de primeira necessidade sumindo das prateleiras. 33. 16/01/1989.

Sammy Cahan, morte

1993. Num dia como hoje, morria aos 79 anos devido a problemas cardíacos em Los Angeles, Califórnia, o músico, compositor e letrista Samuel Coehn, mais tarde Sammy Cahan. Em 1940 ele foi para Hollywood, onde ficou conhecido por suas letras de músicas românticas inseridas em vários filmes e musicais da Broadway. Cahan foi indicado 23 vezes para o Oscar, cinco para o Globo de Ouro e uma para o Emmy Award. Ganhou quatro Oscar e um Sammy Awards pelo conjunto de sua obra. Dentre seus sucessos, destacam-se Three Coins in the Fountain, All the Way, High Hopes, Call Me Irresponsible, Tender is the night, Day By Day e My Kind of Town. A música High Hopes foi tema da campanha de John Kennedy à presidência dos Estados Unidos em 1960. Sammy Cahan nasceu na cidade de Nova York em 18 de junho de 1913. 36.

Browser, lançamento

1992. O físico britânico e cientista da computação Sir Timothy John Berners-Lee, considerado o pai da Internet lança o primeiro Browser (navegador). Também conhecido pelos termos ingleses web browser,  é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da Web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, ou PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS, e que estão hospedadas num servidor Web. 78 - 87.

Croácia e Eslovênia, reconhecimento

1992. Num dia como hoje, 11 membros da Comunidade Europeia além da Áustria, Suíça e Vaticano reconheciam as Repúblicas da Croácia e Eslovênia, marcando o fim da Federação Iugoslava. No final da Primeira Guerra Mundial, o Império Austro-Húngaro se desagregou, e a Croácia participou da formação do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a se chamar Iugoslávia, a partir de 1929. O novo país reunia sete povos: sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônias, os eslavos muçulmanos da Bósnia-Herzegovina e os albaneses de Kosovo.

[pic]

Em 25 de junho de 1991 a Croácia e a Eslovênia declararam sua soberania e independência em relação ao poder central. Dois dias depois, tanques e tropas federais atacaram várias cidades da Eslovênia, dando início a uma sangrenta guerra civil na Iugoslávia. Em janeiro de 1992, a Croácia apoiou uma intervenção da ONU. As forças de paz interromperam as hostilidades. Em 27 de abril de 1992 foi proclamada a República Federal da Iugoslávia, formada apenas pela Sérvia e Montenegro. 2 - 36.15/01/2000.

Hollywood Rock 4

1993. No estádio do Morumbi em São Paulo, tem início a quarta edição do Festival Hollywood Rock. No Rio de Janeiro as apresentações foram no Sambódromo, a partir do dia 22. Nas quatro noites em cada cidade, apresentaram-se Nirvana, Alice in Chains, L7, Red Hot Chili Pepers e Simply Red. Nacionais: Engenheiros do Hawaii, Biquíni Cavadão, De Falla, Dr, Sin e Midnight Blues Band. 41.

Avião Presidencial Airbus chega ao Brasil

2005. Chega ao Brasil o avião presidencial Airbus Corporate Jetliner 319. Batizado de Santos Dumont, a aeronave, que teve sua compra finalizada no primeiro governo Lula por US$ 56,7 milhões pousou no aeroporto de Brasília para substituir o antigo Boeing 707, apelidado de Sucatão. Com capacidade para 55 passageiros incluindo a tripulação, o avião possui entre outros equipamentos, um sofisticado sistema de comunicações via satélite. Ele foi oficialmente usado pela primeira vez no dia 18 de janeiro de 2005 na viagem de Lula a Tabatinga, no Amazonas, onde o presidente relançou o Projeto Rondon. 33.16/01/2005.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download