Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 26 de janeiro

Santos do Dia: Timóteo/ Tito/ Paula.

Faltam 339 dias para terminar o ano (340 em anos bissextos)

Terremoto de Lisboa em 1531

1531. Num dia como hoje, um terremoto destrói parcialmente Lisboa e afeta toda a região do vale do Tejo. A capital lusa era, à época, considerada uma cidade de porte médio: teria cerca de 100.000 habitantes. Com o epicentro localizado em algum ponto entre Azambuja e Vila Franca de Xira, o terremoto causou destruição e a morte de pelo menos 30.000 pessoas.

Os abalos começaram no dia sete de janeiro daquele ano, porém, os mais violentos aconteceram na madrugada do dia 26, quando a terra tremeu por três vezes. Não há registro de maremoto, tsunami ou grandes incêndios, porém, analistas europeus da época concluíram que este é um dos terremotos mais desastrosas da história de Portugal. Este relato faz parte do livro No Coração do Império (2012), da historiadora portuguesa Alexandra Vidal.

O que são tsunamis

Tsunami é um termo da língua japonesa que significa Ondas do Porto, visto que essas ondas gigantes quase sempre ocorrem em portos e vilas japonesas, causando destruição e morte. Muitas vezes, essas ondas são chamadas de onda de maré. No entanto, as ondas de marés são apenas os movimentos periódicos das águas do mar, pelo qual elas sobem e descem em relação a um ponto fixo no solo. Algumas dessas ondas atingem 25 metros altura, e nunca se deslocam a mais de 100 quilômetros por hora. Existem algumas ondas de tempestades formadas pelos ventos que chegam a atingir mais de 45 metros de altura, porém, elas não se comparam aos tsunamis, pois a força dessas ondas diminui com a profundidade do oceano.

Os tsunamis são diferentes. Seus efeitos, em geral são causados por violentas atividades geológicas como maremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinas, que vão da superfície até o leito oceânico; não importa quantos quilômetros de profundidade ele tenha. Muitas vezes, o s cientistas também tratam os tsunamis como sendo vagas ou ondas sísmicas. Geralmente, o fundo do mar, mas se levanta, alavancando uma coluna de água sobre ele, criando uma ondulação suave que pode se estender por mais de 25.000 quilômetros quadrados. Outras vezes, o leito oceânico afunda, criando abruptamente uma depressão na superfície do mar aberto, onde os tsunamis podem se deslocar à velocidade de um avião a jato, e perto da costa podem ser tão rápidos quanto um automóvel. 8 – 41 – 105.

Terremoto de Lisboa em 1755

Em 1º de novembro, o Sismo de 1755, também conhecido por Terremoto de 1755 ocorreu num dia como hoje, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, capital de Portugal, especialmente na zona da Baixa. Eram 09h30 da manhã daquele feriado de Todos-os-Santos, e isto contribuiu para o alto número de fatalidades, visto que ruas e igrejas estavam cheias de fiéis. Os sismólogos estimam que este terremoto atingiu a magnitude entre 8,7 a 9 graus na Escala Richter, que foi introduzida apenas em 1935.

O sismo atingiu ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal, e foi seguido de um tsunami que, acredita-se tenha atingido a altura de 20 metros. Grandes incêndios se espalharam por Lisboa, que à época possuía uma população estimada em 300 mil pessoas, das quais 90 pereceram por conta do tsunami.

Cerca de 85% das construções da cidade foram destruídas, incluindo palácios famosos e bibliotecas, conventos, igrejas e hospitais. As construções que sofreram poucos danos pelo terremoto foram destruídas pelo fogo que se seguiu.

O terremoto de 1755 em Lisboa foi um dos mais mortíferos da História, e teve um enorme impacto na política e economia na sociedade português do Século 18. A partir daí, começaram os primeiros estudos científicos dos efeitos de um sismo numa área grande, marcando assim o nascimento da sismologia moderna, tendo sido alvo de discussões entre os filósofos iluministas, como o escritor François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694 – 1778). 36 – 41

Invasão Holandesa no Brasil: final

1654. Cercados por mar e terra, os holandeses capitulam e assinam a Rendição da Campina da Taborda. Terminava assim a Invasão Holandesa, um dos episódios mais marcantes da história da colonização brasileira. Eles chegaram ao país pela primeira vez em 1624, conquistando a cidade de Salvador (BA) com uma esquadra poderosa patrocinada pela Companhia das Índias Ocidentais. Foram expulsos por uma esquadra luso-brasileira em março de 1625. Em 1630 eles voltaram a atacar, conquistando a Vila de Olinda e a cidade de Recife. Nos anos seguintes, várias frentes de resistência foram criadas pelos luso-brasileiros. Em 1632, dois acontecimentos importantes auxiliaram os holandeses. Eles receberam reforços do país de origem e a colaboração de Domingos Fernandes Calabar (1600? - 1635), traidor que guiou os holandeses pelo território brasileiro. Muitos nomes se destacaram na resistência aos invasores, entre eles André de Vidal Negreiros, João Fernando Vieira, Felipe Camarão e Henrique dias. 175.

Austrália: nascimento do país

1788. Chega à Austrália o militar britânico Arthur Phillip, o primeiro governador-geral nomeado da ilha descoberta em 28 de abril de 1770 pelo explorador inglês Capitão James Cook (1728 - 1779). Liderando uma frota de 11 navios transportando 700 ingleses entre criminosos comuns e presos políticos, o capitão Arthur Phillip (1738 - 1814) desembarcou em Botany Bay e fundou Sidney, o primeiro núcleo de um grupo de colônias isoladas formadas no leste e no sul. Assim nasceu a Austrália, que no início foi visto pelos ingleses apenas como uma grande colônia penal. Em 1830 o governo britânico declarou sua soberania sobre a ilha e deixou de enviar prisioneiros a partir de 1839. Durante os anos em que serviu de colônia penal, a Austrália recebeu quase 200.000 condenados. A seguir, vieram imigrantes escoceses, irlandeses e ingleses que exploraram o ouro e formaram grandes pastagens de carneiros, bases para o desenvolvimento do país. 36 – 78.

Nikolaus August Otto, morte

1891. Morre em Colônia, Alemanha, o engenheiro Nikolaus August Otto, largamente considerado o inventor do motor de combustão interna. Aos 16 anos, descobriu como funcionava a máquina a gás natural desenvolvida pelo engenheiro belga Etiene Lenoir (1822 – 1900). Este é o primeiro motor de combustão interna que se conhece. Para aperfeiçoar o invento, August Otto pesquisou durante cinco anos, até descobrir o valor da mistura do combustível com o ar, antes de queimar. Surge assim, em 1885 o primeiro motor de quatro tempos movido à gasolina.

Em 31 de março de 1864, Nikolaus August Otto juntou-se ao engenheiro e inventor alemão Eugen Langen (1833 – 1895) para formar a NA Otto & Cie., a primeira fábrica de motores do mundo – e a precursora da DEUTZ AG de hoje. Neste mesmo ano, Otto ganhou a Medalha de Ouro da Feira de Hannover e a Medalha de Ouro na Exposição de Paris pela invenção do motor de combustão interna e do ciclo de Otto, o motor a gasolina. A empresa, a N.A. Otto & Cie. ainda existe com o nome Deutz A.G. August. Otto. Ele nasceu em Holzhausen an der Haide/Tanus, Alemanha, em 14 de junho de 1832. 78.

Stéphane Grapelli, nascimento

1908. Nasce em Paris o violinista de jazz Stéphane Grapelli. Começou a carreira acompanhando filmes mudos nos cinemas de Paris. Na década de 1930 integrou o quinteto Hot Club de France, liderado pelo guitarrista cigano Django Reinhardt (1910 - 1953). Após a Segunda Guerra Mundial, apresentou-se na Europa, ao lado de músicos norte-americanos como Bill Coleman e Eddie South. Até 1955, tocou no Club Saint Germain em Paris. Gravou com os grandes nomes da música, como Jean-Luc Ponty, Oscar Peterson, Gary Burton, Paul Simon e o brasileiro Baden Powel. Stéphane Grapelli morreu aos 89 anos em Paris em 1º dezembro de 1997. 36.

Vicente Leporace, nascimento

1912. Nasce em Franca (SP), o ator, radialista e apresentador de TV Vicente Leporace. Começou a carreira de radialista na Rádio Clube Hertz, e depois passou pela Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro. Voltou para São Paulo, onde atuou pelas rádios Atlântica de Santos, Cruzeiro do Sul, Record e Bandeirantes pela qual, em 1º de abril de 1963 lançou o programa O Trabuco. Sob o lema “A verdade acima de tudo, doa a quem doer”, Leporace criticava o comportamento da classe social e política da época. Trabalhou também nas TVs Record e Bandeirantes. Sua filmografia inclui Luar do Sertão (1947), A Vida é Uma Gargalhada (1950), Sai da Frente (1952), Sinhá Moça (1953) e Carnaval em Lá Maior (1955), entre outros. Vicente Leporace morreu aos 66 anos de edema pulmonar em São Paulo, em 16 de abril de 1978. 145.

Antônio Callado, nascimento

1917. Nasce em Niterói (RJ) o advogado, escritor e acadêmico Antônio Callado. Aos 13 anos já escrevia poemas e contos, o primeiro publicado no Jornal do Brasil. Formou-se em direito em 1939, mas nunca advogou. Em 1937 foi trabalhar no Correio da Manhã, como repórter e cronista. Em 1939 transferiu-se para O Globo, adotando o pseudônimo de Anthony. Em 1941, com 25 anos de idade, foi para Londres, contratado pelo Serviço Brasileiro da BBC. Na capital inglesa, aprendeu a gostar do teatro.

Em 1944, Antônio Callado foi para Paris trabalhar na Rádio Estatal Francesa. Voltou ao Brasil em 1947, passando pelo Correio da Manhã e O Globo. Em 1960, contratado pela Enciclopédia Britânica participou da edição brasileira de 1963, ano em que retornou ao Jornal do Brasil, agora como editorialista.

Como escritor, Callado escreveu vários romances, traduzidos para diversos línguas. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Em sua obra destacam-se A Madona do Cedro (1957), Os Industriais da Seca (1960 e Reflexos do Baile (1976). Sua obra prima é Quarup (1967). Em 17 de março de 1994 foi eleito para ocupar a cadeira número oito da ABL (Academia Brasileira de Letras). Antônio Callado morreu aos 80 anos em Niterói, em 28 de janeiro de 1997. 36 – 33.29/01/1997.

Akio Morita, nascimento

1999. Nasce em Nagoya, Japão, o inventor e empresário Akio Morita, fundador da Sony, ao lado do engenheiro Masaru Ibuka. O pai de Akio queria que ele ficasse à frente da empresa de fabricação de saquê que pertencia à família há 15 gerações. A família Morita, da aldeia de Kosugaya, perto da cidade industrial de Nagoya, fabricava, há 400 anos, saquê sob a marca Nenohimatsu.

Ao invés de seguir o desejo paterno, ele e Masaru fundaram a Tokyo Tsushin Kogyo K. K., embrião da Sony, hoje o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Sob a direção de Akio, a Sony foi a empresa japonesa pioneira na internacionalização de suas operações, focando suas atenções principalmente no mercado norte-americano.

O começo da gigante Sony

Em sete de maio de 1946, a Tokyo Tsushin Kogyo KK, embrião da Sony lançou seu primeiro produto: uma panela para cozinhar arroz. Em 1954 a empresa obteve uma licença para fabricar transistores, o componente eletrônico introduzido nos Estados Unidos pelos Laboratórios Bell em dezembro de 1947, mas que ainda não havia sido aplicado na fabricação de rádios, que eram alimentados por válvulas. Em maio de 1954, a Sony lançou seu primeiro transistor, e em sete de agosto de 1955, o primeiro rádio transistorizado fabricado no Japão, o SONY TR-55. Nesse mesmo ano, a companhia passou a se chamar SONY, quando o produto começou a ser vendido nos EUA. O novo nome foi adotado para que o produto pudesse se tornar mais popular. Oficialmente, porém, a razão social da empresa só mudou em janeiro de 1958, ano em que ano que a SONY entrou oficialmente na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

A empresa japonesa passou, a partir daí, a colecionar dezenas de criações de sucesso, como o tocador de mídia portátil Walkman, um dos produtos eletrônicos de tecnolgia inovadora e preço acessível de maior sucesso da História. Lançado em 1º de julho de 1979, o gadget, ao longo de 30 anos, vendeu cerca de 200 milhões dos diversos modelos disponíveis, embora o jornal o Japan Times sustenta que foram 400 milhões de unidades. O Walkman original é o TPS-L2 azul e prateado. Diz a lenda que Akio Morita acreditava tanto naquele tocador de fitas portátil que apostou alto na novidade: se a empresa não vendesse pelo menos 100 000 aparelhos em seus dois primeiros anos, renunciaria à presidência da Sony. Ele venceu o desafio, porque naquele período, o Walkman vendeu cerca de um milhão e meio de unidades. No entanto, em 22 de outubro de 2010 a fábrica anunciou que deixaria de fabricar o Walkman tradicional. Em seu lugar entrou uma série de telefones celulares centrados em música introduzidos no mercado sob a marca Sony Ericsson.

O Walkman da Sony nasceu de uma ideia muito simples, porém, genial. Akio Morita, co-fundador da fábrica era fã de Ópera. Muito do seu tempo ele passava em aviões. A música dos grandes mestres dificilmente estavam disponíveis a bordo. Então, ele convocou o mago e coordenador do setor de áudio de Sony, o engenheiro Nobutoshi Kihara (1926 – 2011), especialmente para que este criasse um tocador de fitas que fosse mais fácil de transportar do que TC-D5 existente na Sony. Assim nasceu o Walkman.

Mas aqui também se aplica aquela regra: é tudo sucessão de ideias... Hoje se sabe que a Sony não é a inventora do tocador de mídia portátil, e sim o físico e ex-executivo de televisão germano-brasileiro Andreas Pavel (1945 - ). A ideia era a mesma de Morita: ela veio pela necessidade de se ouvir música de forma pessoal e portátil. Apenas os gostos musicais de Pavel e Morita eram diferentes.

Pavel introduziu um tocador stéreo portátil de fitas cassete quando morava no Brasil em 1972, para o qual deu o nome de Stereobelt. Ele tentou parcerias com empresas do ramo que mostrassem interesse em fabricar o Stereobelt. Segundo ele, até mesmo a própria Sony. Em 1977, ele registrou uma patente do aparelho em diversos países, incluido o Japão, no final de 1978. Mas seus pedidos de patentes nos Estados Unidos e Reino Unido foram rejeitadas. No ano seguinte, a gigante japonesa lançou o Walkman. Pavel entrou na justiça contra a Sony na Alemanha. Então, em 1980 a Sony iniciou uma conversação com Pavel para estabelecer um acordo sobre royaltyes. Em 1986, finalmente a empresa japonesa concordou em pagar, mas apenas para alguns modelos do Walkman vendidos na Alemanha, sem, contudo reconhecer Pavel como inventor do gadget.

Em 1989, novo processo foi instaurado, dessa vez no Reino Unido. O caso foi perdido e encerrado em 1996, e Pavel se viu em situação de falencia, pois teve que arcar com os custos do processo, um montante de 3,6 milhões de dólares. Finalmente, em 2004, a Sony e Andreas Pavel encontraram um meio para encerrar a pendenga, fora dos tribunais. Mas o valor do acordo é segredo. Dizem que a indenização gira em torno de 10 milhões dólares, mais o pagamento de royalties sobre as vendas do Walkman – além do reconhecimento de que Andreas Pavel é o verdadeiro inventor da aparelho. Tudo isso depois da morte de Akio Morita, em três de outubro de 1999. 18.02/12/1993 – 41.

[pic]

Paul Newman, nascimento

1925. Num dia como hoje, nascia em Shaker Eights Ohio, o ator e diretor Paul Leonard Newman, simplesmente Paul Newman. Estudou no Actor's Studio de Nova York e fez um curso de teatro na Universidade de Yale. Um dos maiores símbolos do cinema de todos os tempos, atuou em cerca de 60 filmes, foi indicado 10 vezes para o Premio Oscar e recebeu dois: um honorário pelo conjunto de sua obra em 1985, e outro de Melhor Ator por seu trabalho no filme A Cor do Dinheiro (1986). Estreou em 1954 em O Cálice Sagrado, mas seu primeiro papel importante é o do boxeador Rock Graziano, em Marcado Pela Sarjeta (1956). A seguir, trabalhou em filmes marcantes, como Gata em Teto Zinco Quente (1958), Um de Nós Morrerá (1958), Desafio à Corrupção (1961), O Indomado (1963), Rebeldia Indomável (1967), Butch Cassidy (1969) e Golpe de Mestre. Durante as filmagens de 500 Milhas, outro de seus filmes de sucesso, tomou gosto pelos carros de corrida, iniciando uma segunda carreira brilhante. Apesar de daltônico, como piloto, Newman foi Campeão Norte-Americano da categoria turismo entre 1976 e 1986, 5º colocado nas 24 horas de Daytona em 1977, e segundo nas 24 horas de Le Mans em 1979, dirigindo carros da marca Porche. Ativo na Política como liberal e como empresário, Paul Newman era dono de uma empresa de produtos alimentícios e sócio da equipe Newman-Haas, uma das grandes vencedoras da Formula Indy. Morreu aos 83 anos em West Port, Connecticut em 26 de agosto de 2008. - 36 – 2202/02/1998 – 33.10/05/1998.

General Motors no Brasil

1925. Com o nome de Companhia Geral de Motores S/A, a General Motors inicia suas atividades no Brasil, instalando-se em barracões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A GM começou montando pequenos caminhões Chevrolet importados da matriz dos Estados Unidos. No início de suas atividades, saiam da linha de montagem apenas 25 unidades por dia.

Em 1927 foi inaugurada a primeira fábrica em São Caetano do Sul, na região do ABCD paulista. Em julho de 1932, produziu o primeiro ônibus totalmente brasileiro. Em dois de abril inaugurou a fábrica de baterias Etna, mais tarde denominada Delco.

[pic]

Em 1953 saiu da linha de montagem o caminhão número 250 000. Nessa época, a filial brasileira da GM produzia um veículo a cada quatro minutos. Em 1956, outra fábrica em São José dos Campos foi inaugurada. Em dezembro de 1957 o GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) aprova o plano de nacionalização para a fabricação dos caminhões Chevrolet. Em 1959 é lançado o primeiro caminhão Chevrolet Brasil.

Em 1968 a empresa iniciou a produção do Opala, um dos campeões de venda da marca Chevrolet. O carro vendeu mais de um milhão de unidades, até ser substituído pelo Ômega em 1992. 36 – 18.19/02/1995. – 41.

José Linhares, morte

1957. Morre em Baturité (CE), o advogado José Linhares. Em 16 de dezembro de 1937, ele foi nomeado ministro do STF (Superior Tribunal Federal), e em 26 de maio de 1945 assumiu sua presidência. Por força do cargo, assumiu a presidência do Brasil em 30 de outubro de 1945 após a queda de Getúlio Vargas. José Linhares nasceu em Baturité (CE), em 28 de janeiro de 1886. 78.

José Carlos Pace: primeira vitória na Fórmula 1

1975. O piloto brasileiro de Fórmula 1 José Carlos Pace (1944 - 1977), pilotando um Brabham BT44B vence o Grande Prêmio Brasil em Interlagos, São Paulo. Emerson Fittipaldi chegou em 2º lugar com o McLaren M-23. Foi a primeira vitória da curta carreira de Pace, e a primeira dobradinha brasileira na história da Fórmula 1. 32.21/03/1998.

Frank Sinatra no Brasil

1980. Depois de quatro shows intimistas só para famosos no teatro do Hotel Rio Palace nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro de 1980, o cantor e ator norte-americano Francis Albert Sinatra, ou Frank Sinatra (1915 - 1998), também chamado The Voice se apresenta para cerca de 175.000 pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, num espetáculo nunca antes produzido.

[pic]

Às 21h00min em ponto, Sinatra entrou no palco erguido no centro do gramado e cantou I’ve Got the World on a String, I’ve Got You Under My Skin e The Lady Is a Tramp. Às 22h15min, depois apresentar 20 clássicos gravados por ele, o cantor agradeceu pela última vez ao maior público de toda sua carreira. O próprio Sinatra confessaria mais tarde “que se sentira como um iniciante, diante daquela plateia extraordinária”. Mas para aquela noite mágica acontecesse, o publicitário Roberto Medina - então com 30 anos de idade - o responsável pela vinda de Francis Albert Sinatra ao Brasil percorreu um longo caminho. Foram oito meses de conversações, até que o contrato foi assinado em Los Angeles, em 1979. O foco do cantor era o Maracanã. Mas por pouco, tudo foi por água abaixo. O próprio Medina conta como aconteceu, num artigo publicado no Segundo Caderno de O Globo, de 19 de janeiro de 2020:

“Eu estava pagando um milhão dólares por quatro shows no Palace Hotel e um no Maracanã. No dia da assinatura, fui informado que um milionário tinha oferecido 20 milhões para fazer um show só em São Paulo. O empresário de Sinatra desistiu do contrato, eu fui embora t6riste e, no dia de manhã, ele voltou a mim e falou que não ia fazer aquele show de 20 milhões de dólares porque o Sinatra queria era fazer o Maracanã”.

O Show do Maracanã foi transmitido ao vivo pela Rede Globo para toda a América do Sul – menos para a Colômbia - e exibido com meia hora de atraso para todo o Brasil, exceto para o Rio de Janeiro. Os cariocas puderam assistir a reprise do Frank Sinatra Especial 15 dias depois, em 14 de fevereiro de 1980, às 21h00. 33.19.01.2020 - 137.

[pic]

Renato Murce, morte

1985. Num dia como hoje, morria na capital carioca aos 85 anos Renato Floriano Murce, considerado o primeiro radialista brasileiro, ele começou a carreira em 1924. Foi o criador de Almas do Sertão, Piadas do Manduca e Papel Carbono, três dos mais importantes programas do rádio brasileiro. Durante sete anos, Murce trabalhou sem remuneração.

Na metade da década de 1930, ele animava programas de calouros nas mais importantes emissoras e foi locutor, diretor artístico e programador das mais importantes emissoras do país, como a Rádio Clube do Brasil, Rádio Sociedade e Rádio Nacional. Ele foi o responsável pelo lançamento de vários nomes famosos, como Baden Powell, Ellen de Lima, Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Chico Anysio e Agnaldo Rayol. Seu último programa foi Ontem, Hoje e Sempre. Renato Murce nasceu na cidade do Rio de Janeiro em sete de fevereiro de 1900. 36.

Alzira Vargas, morte

1992. Morre de câncer no Rio de Janeiro aos 77 anos a bibliotecária e intérprete de inglês Alzira Vargas do Amaral Peixoto, filha predileta de Getúlio Vargas (1892 - 1954). Em 1932, após terminar o curso ginasial, tornou-se secretária do pai, que fora empossado presidente com a Revolução de 1930, e mais tarde sua conselheira durante mais de 20 anos. Em 1939 ela casou-se com o político fluminense Ernani do Amaral Peixoto (1905 - 1989), então interventor do estado do Rio de Janeiro. Em 1945 Alzira recebeu do pai a incumbência de criar o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Em 1960, publicou o livro Getúlio Vargas, Meu Pai, uma biografia do ex-presidente. Sogra do ex-governador fluminense Wellington Moreira Franco (1944 - ), Alzira Vargas nasceu em São Borja, (RS), em 14 de novembro de 1922. 36.

[pic]

José Ferrer, morte

1992. Num dia como hoje, morria em Coral Gables, Flórida o ator e diretor de cinema e teatro José Ferrer, o primeiro ator latino a fazer sucesso nos Estados Unidos. Consagrou-se como diretor e ator trabalhando no teatro, no cinema e na televisão. Foi indicado para o Oscar de Ator Coadjuvante pelo papel do Delfin em Joana d'Arc (1948) e ganhou a estatueta de Melhor Ator pelo papel-título em Cyrano de Berjerac (1950). Outros filmes importantes da carreira de José Ferrer como ator ou diretor são Moulin-Rouge (1952), Eu Acuso (1958), Os Sobreviventes (1955) e Feira de Ilusões (1962). José Ferrer nasceu em San Juan, Porto Rico, em oito de janeiro de 1909. 4.

Henry Lewis, morte

1995. Morre aos 63 anos em Nova York o instrumentista e maestro Henry Lewis, um dos principais dirigentes de orquestras dos Estados Unidos. Aos 17 anos foi contratado como baixista da filarmônica de Los Angeles, que mais tarde passou a dirigir. A seguir passou a regente da Filarmônica de Nova York e das sinfônicas da Filadélfia e de Chicago. Trabalhou na Europa, dirigindo a Sinfônica de Londres e a Orquestra de Liverpool. O maestro esteve no Brasil em 1981 e 1995, apresentando-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Henry Lewis derrubou nos anos 1960 as barreiras raciais na música clássica dos Estados Unidos. Henry Lewis nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 16 de outubro de 1932. 22.02/02/1996.

Oswaldo Diniz Magalhães, morte

1998. Morre no Rio de Janeiro aos 93 anos, o radialista e desportista Oswaldo Diniz Magalhães, um dos pioneiros do rádio no Brasil. Foi nadador, jogador de vôlei e de futebol. Em 1928 assumiu a direção da ACM (Associação Cristã de Moços) em São Paulo. Em maio de 1932, lançou o programa Ginástica Pelo Rádio, na emissora Educadora Paulista.

Em 1936, já famoso, seu programa foi escolhido para inaugurar as transmissões da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Passou ainda pelas Rádios Mayrink Veiga, Globo e MEC do Rio de Janeiro. O professor Oswaldo Diniz Magalhães manteve o programa Ginástica Pelo Rádio durante 51anos e três meses, recebendo mais de 40 000 cartas, guardadas num arquivo conservado pela família. 33.27/01/1998.

[pic]

Dia 27 de janeiro

Dia do Orador. Dia Internacional de Recordação do Holocausto. Dia Mundial do Índigo. Dia Mundial da Lepra.

Santos do Dia: Ângela de Mérici/ Julião/ Mauro de Gália.

Faltam 338 dias para terminar o ano (339 em anos bissextos)

Sir Francis Drake, morte

1596. Num dia como hoje, morria aos 56 anos o almirante e explorador inglês Sir Francis Drake. Nascido em Tavistock, Devonshire por volta de 1540, ele é considerado o mais ousado corsário a serviço da rainha Elizabeth I da Inglaterra (1533 - 1603). Durante ele 12 anos aterrorizou, pilhou e capturou navios. Foi o primeiro navegador inglês a dar a volta ao mundo, e o que obteve maior sucesso nas campanhas das Índias Ocidentais Espanholas. Em 1528, uma frota sob seu comando derrotou a invencível armada hispânica. Ele recolheu para a coroa inglesa um tesouro avaliado em mais de 500.000 libras esterlinas. A rainha Elizabeth I concedeu-lhe o título de Cavaleiro da Ordem Britânica pelos serviços prestados à Coroa. Sir Francis Drake é o precursor das tradições navais inglesas. 78.

Mozart, nascimento

1756. Nasce em Salzburg, Áustria, o compositor Johannes Chrysostomus Wolfangus Theophilus Mozart, conhecido Wolfang Amadeus Mozart, ou simplesmente Mozart. Considerado o maior prodígio da história da música, era filho de um violinista. Aos cinco anos já compunha e tocava minueto, e aos nove executava sinfonias. Aos 15 anos, ele já contabilizava mais de 100 obras. A partir de 1762 excursionou por vários países de Europa, quando conheceu os grandes músicos da época.

Em 1771, Mozart foi com o pai para Salzburg trabalhar na corte do arcebispo local. Jovem e sensual, chocava a sociedade da época. Desentendeu-se com o arcebispo e foi para Viena em 1781, passando a ministrar aulas.

[pic]

Mozart também é considerado por muitos como o compositor de música clássica mais genial de todos os tempos. Deixou mais de 600 obras catalogadas, divididas em sinfonias, concertos para piano e óperas. Sua vida foi retratada no filme Amadeus, de Milos Forman, lançado no Brasil em oito de outubro de 1984. Em abril de 2012, esse longa metragem recebeu o número 73 na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista Monet. Wolfgang Amadeus Mozart morreu aos 35 anos em Salzburg, Áustria, em cinco de dezembro de 1791. 28 - 78 – 147.

Lewis Carrol, nascimento

1832. Num dia como hoje, nascia em Daresbury, Chesire Inglaterra, o professor de ciências matemáticas, fotógrafo amador e escritor Charles Lutwidge Dodgsan, conhecido como Lewis Carrol. Graduou-se em Oxford, onde trabalhou a maior parte de sua vida. Em 1852 conheceu Alice Lidel, a garota que o inspirou a escrever Alice's Adventures in Wonderland Alice, às vezes abreviado para Alice in Wonderland.

Conhecido no Brasil como Alice no País das Maravilhas, este é um dos maiores clássicos da literatura infantil de todos os tempos. Lançado em 1865, o livro teve um problema em sua primeira edição. Por causa de erros nas reproduções de seus desenhos, o ilustrador John Tenniel (1820 – 1914) mandou recolher os exemplares impressos, valorizando os preços dos primeiros exemplares do livro, disputados nos dias de hoje por colecionadores. Restam no mundo hoje cerca de 20 exemplares dessa edição, com os preços disparando nos últimos anos. Em 1980, um colecionador norte-americano comprou um desses exemplares por 50 000 dólares num leilão em Paris. Em nove de dezembro de 1998 ele revendeu o livro em Nova York, em novo leilão, por um milhão e quinhentos mil dólares.

Em todo o mundo, dezenas de filmes e séries baseados na obra de Carrol foram produzidos para o cinema e a televisão. Em 23 de abril de 2010 foi lançado no Brasil o filme homônimo dirigido por Tim Burton (1958 - ), com a participação de Johnny Depp (1963 - )no papel do Chapeleiro Maluco. Lewis Carrol morreu em Guiford, Surrey, Inglaterra, aos 65 anos, em 14 de janeiro de 1898. 36.14/01/2000.

Giuseppe Verdi, morte

1901. Morre aos 87 anos em Milão, Itália, Giuseppe Fortuino Francesco Verdi, considerado o maior compositor de ópera de todos os tempos e o maior compositor nacionalista italiano. Começou cedo a se interessar pela música, passando a estuda-la quando tinha 12 anos. Sua primeira ópera, Oberto, estreou no Escala de Milão em 1939. Dentre suas composições destacam-se Rigoletto (1851), La Traviata (1854), Aida (1871) e Otello (1877). Aida foi composta para as comemorações da abertura do Canal de Suez em 17 de novembro de 1869, mas a obra musical não ficou pronta à tempo e foi substituída por outra ópera de Verdi. Ele compôs ao todo 25 óperas e sua obra é encenada mais frequentemente do que a de qualquer compositor. Giuseppe nasceu em La Roncole, Itália, em 10 de outubro de 1813. 36.

Radamés Gnatalli, nascimento

1906. Nasce em Porto Alegre, Rio Grande do sul o maestro, compositor e arranjador Radamés Gnatalli. Filho de pais músicos começou a estudar piano aos seis anos de idade. Trabalhou durante 30 anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e foi solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal. Tocava clássico ou popular e compôs choros, valsas, polcas, sambas e canções, a mais famosa delas As Brasilianas.

Radamés Gnatalli formou com Francisco Mignone (1897 - 1986) e Camargo Guarnieri (1907 - 1993) o famoso trio que interpretava Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959). Radamés Gnatalli morreu aos 82 anos por problemas decorrentes de um derrame na cidade do Rio de Janeiro em 13 de fevereiro 1988. 36.

William Randolph Hearst Jr., nascimento

1908. Num dia como hoje, nascia em São Francisco, Califórnia o jornalista e empresário William Randolph Hearst Jr., cujo pai fundou o império jornalístico que inspirou o filme Cidadão Kane, de Orson Wells. Começou a trabalhar nos jornais da família aos 20 anos de idade. Ele ganhou um Prêmio Pulitzer por ter entrevistado o premier soviético Nikita Khruschev em 1955.

Em 1974, sua filha Patrícia Hearst foi sequestrada pelo ESL (Exército Simbionês da Libertação), um dos mais estranhos casos da história do terrorismo. Depois de sequestrarem a moça em seu apartamento, os terroristas fizeram algumas exigências, como uma doação de dois milhões de dólares em alimentos para uma comunidade carente da Califórnia, reivindicação atendida pela família, mas a sequestrada não voltou para casa. Meses depois, ela revelou que havia aderido à causa do ESL, adotando o pseudônimo de Tânia. Patrícia Hearst foi presa em 18 de setembro de 1975 e condenada a sete anos de prisão, mas foi libertada em 19 de novembro de 1976, depois de ter sua pena comutada pelo presidente Jimmy Carter.

O ator, produtor, roteirista e produtor George Orson Welles (1915 – 1985) co-escreveu, dirigiu e estrelou o icônico filme Cidadão Kane. Suas imagens expressionistas e a inovação na edição do som fazem do filme uma obra-prima. Cidadão Kane é largamente considerado o melhor filme de todos os tempos. Quando foi lançado no Brasil em 16 de junho de 1941, o longa metragem já havia causado um grande alvoroço nos Estados Unidos. O magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst Senior (1863 – 1951) tentou embargar o filme, alegando ter sido ele o modelo para o personagem central. O enredo de Cidadão Kane questionava os métodos jornalísticos de Charles Foster Kane, a corrupção, a vida, os amores, a solidão e a fracassada tentativa de entrar para a política de um homem intempestivo e megalômano. Mas de fato, existem ali muitos pontos coincidentes nas biografias de Hearst e de Kane. Em abril de 2012, o filme Cidadão Kane recebeu o número 44 na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista Monet. William Randolph Hearst Jr. morreu em Nova York aos 85 anos em 14 de maio de 1993. 18.16/05/1993 – 28 – 147.

Waldir Azevedo, nascimento

1923. Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o músico e compositor Waldir Azevedo, um dos maiores instrumentistas do país de todos os tempos. Aos sete anos comprou uma flauta transversa, seu primeiro instrumento. Apresentou-se primeira vez em público em 1933 em pleno carnaval, tocando Trem Blindado, do compositor Braguinha (1907 - 2006), que mais tarde patrocinou a primeira gravação de Brasileirinho, sua obra prima. Em 1945, trabalhava como despachante de bondes da Light, ano em que entrou como solista de cavaquinho para o regional de Dilermando Reis (1916 - 1977) na Rádio Clube do Brasil. Em dezembro 1949, gravou Brasileirinho, e em 1950, Pedacinhos do Céu e Delicado. Integrou a Caravana da Música Brasileira, patrocinada pelo Itamaraty.

[pic]

Durante 11 anos se apresentou pela América do Sul e Europa. Suas músicas são regravadas no Japão, Alemanha e Estados unidos. Delicado teve mais de 50 regravações, e Brasileirinho foi transmitido pela rádio BBC de Londres para 52 países. Em 1964, abalado com a morte da filha, afastou-se temporariamente do meio artístico. Mudou-se em 1971 para Brasília, levando sua arte para o planalto central. Graças a Waldir Azevedo, a capital brasileira hoje é o grande centro de cultura do choro. Morreu de um aneurisma cerebral em São Paulo aos 53 anos em 21 de setembro de 1980. 22.10/03/1998 – 46.11/03/1998.

Ingrid Thulin, nascimento

1926. Nasce na aldeia de Sollefteaa, Suécia, Ingrid Thulin Lílian, a mais famosa atriz sueca depois Greta Garbo (1905 – 1990), e Ingrid Bergman (1915 – 1982). Uma das atrizes lançadas pelo cineasta Ingmar Bergman (1908 – 2007), mas que também brilhou em filmes de outros cineastas famosos, era filha de um pescador. Recebeu aulas de balé quando menina, e em 1948 entrou para a Royal Dramatic Theatres, em Estocolmo. Com Bergman ela fez O Silencio (1963) e Os Gritos do Sussurro (1972). Em 1957, ela dividiu com as atrizes Eva Dahlbeck (1920 – 2008) e Bibi Andersson (1935 - 2019) o Prêmio de Melhor Interpretação Feminina do Festival de Cannes. Seus filmes mais importantes são Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962), A Guerra Acabou (1966), O Silêncio (1963) e Gritos e Sussurros (1972). Ingrid Thulin morreu de câncer aos 77 anos em Estocolmo, em sete de janeiro de 2004. 33.09/01/2004 - 147.

DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), criação

1939. Com a chegada do Estado Novo em 10 de novembro de 1937, o governo duraria até 1945 com a derrubada do presidente Getúlio Vargas (1892 - 1954), é criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) com o objetivo de censurar os meios de comunicação e as manifestações artísticas culturais daquele período, bem como promover a ideologia do governo e a figura do chefe do governo.

O DIP promoveu prisões arbitrárias, exílios e torturas comandadas pelo político e militar Filinto Müller (1900 - 1973), na época Chefe de Polícia do Distrito Federal. Calcula-se que essa instituição efetuou mais de 10 000 prisões durante o regime, 3 000 delas só no Rio de Janeiro. O DIP foi extinto em maio de 1945. 19 – 36.

Mikhail Baryshnikov, nascimento

1948. Nasce em Riga, Letônia, o bailarino e coreógrafo Mikhail Nikolaévich Baryshnikov, também conhecido pelo apelido de Misha. Estudou na Escola de Dança da Ópera de Roga e na seleta Escola de Balé Kirov, em Leningrado, onde pelo seu talento, em pouco tempo chegou ao posto de solista. Em 1970 ele se apresentou pela primeira vez no ocidente alcançando grande sucesso na Inglaterra, Holanda e Dinamarca. Em julho de 1974, Misha desertou quando excursionava pelo Canadá, emprestado para o Balé Bolshoi. A partir daí, ele faria uma grande carreira internacional, experimentando outros tipos de danças, as quais nunca teve acesso na URSS. Em 1978 ele explicou seu gesto:

“Na União Soviética, o balé, como todo o resto, caminha muito lentamente. Na melhor das hipóteses, dão a você um balé por ano. É muito pouco para mim”.

19 – 36.

CNT (Confederação Nacional do Transporte): fundação

1954. Através do Decreto Nº. 34 986, é fundada a CNT (Confederação Nacional do Transporte), uma entidade sindical de grau superior sem fins lucrativos, que possui sede em Brasília e atua em todo o território nacional. Seus objetivos são coordenar e defender nacionalmente os interesses dos transportadores e de suas entidades representativas em todas as modalidades. Estimular e apoiar a integração dos diversos modais de transporte, na busca de ganhos de qualidade e produtividade para o setor. Promover e valorizar a interação dos modais ferroviária, aquaviário e aéreo, e executar atividades sociais de grande alcance, por meio das entidades que a compõem, especialmente o SEST (Serviço Social do Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). 41.

Joanna, nascimento

1957. Nasce na cidade do Rio de Janeiro, a cantora e instrumentista Maria de Fátima Gomes Nogueira. Conhecida como Joanna, começou a carreira aos 12 anos, quando ganhou seu primeiro violão, presente do pai, um guitarrista português. Aos 18 deixou o curso de administração de empresas para cantar nos bailes de São João de Meriti (RJ), onde morava com a família. Gravou Nascente, seu primeiro disco em 1980. Participou do musical da Rede Globo Mulher 80, ao lado de Gal Costa, Rita Lee, Marina e outras grandes cantoras brasileiras surgidas na época. Em 1985, iniciou sua carreira internacional, tendo seus discos lançados em Portugal, Angola e outros países de língua portuguesa. Joanna recebeu dezenas de prêmios e troféus, como a Caravela de Prata, que somente Amália Rodrigues e ela receberam. Ela já vendeu cerca de 16 milhões de discos em toda a carreira. 41.

Osvaldo Aranha, morte

1960. Morre aos 65 anos na cidade do Rio de Janeiro o advogado, político e diplomata Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, um dos arquitetos da Revolução de 1930. Começou na política como prefeito em sua cidade natal, e mais tarde, passou a subchefe de polícia de Porto Alegre. Em 1927, foi eleito deputado federal. Com a vitória da Revolução de 1930, Aranha negociou com a junta militar a entrega do governo a Getúlio Vargas (1892 - 1954), e foi nomeado ministro da Justiça e negócios interiores. Em 1931, passou para o Ministério da Fazenda. Em 1934, foi nomeado embaixador em Washington, cargo que ocupou até 1937 quando renunciou ao cargo por discordar do golpe dado por Getúlio Vargas, ação que iniciou o chamado golpe do Estado Novo.

Mas o novo regime brasileiro encontrava dificuldades para conseguir reconhecimento internacional. Os governos e os grandes bancos credores lá fora queriam garantias de que receberiam o que o país lhes devia. Então, Getúlio sabia que o homem certo para resolver essas questões era Oswaldo Aranha, embora os dois estivessem com o relacionamento abalado, pois este último havia se postado, desde o início, contra o golpe. Mas Getúlio lançou mão de seus atributos de bom negociador e conseguiu apagar o incêndio. Depois de se reconciliarem, Aranha voltou a assumir o ministério das Relações Exteriores.

Aranha era um experiente político e diplomata. Foi ele que, ainda como ministro da Fazenda em 1930, consolidou as dívidas brasileiras através do chamado Esquema Oswaldo Aranha, no qual conseguiu a redução do pagamento anual de juros de 23 milhões de libras esterlinas que o Brasil estava obrigado a pagar. E ainda acertou com os credores a interrupção da emissão de novos títulos para pagar juros vencidos. Quando dirigiu o Itamaraty, ele preparou aprontou a diplomacia brasileira para a Segunda Guerra Mundial. Aranha também negociou com os Estados Unidos a construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), mais conhecida como Usina de Volta Redonda ou ainda Usina Presidente Vargas - em troca de instalações de Bases norte-americanas no Nordeste. A CSN foi inaugurada na cidade Volta Redonda (RJ), em nove de abril de 1941.

[pic]

Na Assembleia Geral da ONU em 1947, Oswaldo Aranha, como chefe da delegação brasileira, foi o presidente da mesa e teve papel preponderante na criação do Estado de Israel, em 29 de março do mesmo ano. Em reconhecimento, existe em Tel Aviv uma rua com seu nome. Ele ainda voltou ao ministério da Fazenda no segundo governo de Getúlio Vargas, em agosto de 1953. Mas o cenário político mundial já não era o mesmo. No Brasil, havia um crise institucional, e Vargas acabou se suicidando. Então, Oswaldo Aranha abandonou a vida pública. Mas a pedido do presidente Juscelino Kubitschek (1900 – 1976), voltou a chefiar a delegação brasileira na Assembleia Geral da ONU. Ele nasceu em Alegrete, RS, em 15 de fevereiro de 1894. 36 - 74.

Nave Espacial Apollo 1: acidente

[pic]

1967. Num inédito acidente ocorrido durante o ensaio de lançamento do foguete que lançaria a nave espacial Apollo 1 ao espaço, morrem carbonizados os astronautas norte-americanos Virgil Grisson, Roger Chaffee e Edward White. O acidente foi causado pelo incêndio da cápsula em que os três astronautas estavam instalados. Foram as primeiras vítimas fatais da corrida espacial. 78.

Guerra do Vietnã: cessar fogo

1973. Durante oito anos, intensos bombardeios despejaram mais bombas sobre o Vietnã, o Laos e o Camboja do que o total lançado durante a Segunda Guerra Mundial: oito milhões de toneladas, deixando um saldo de 58.000 soldados norte-americanos mortos. 300 mil voltaram, entre os quais 8.600 feridos e mutilados e 1.626 desapareceram em ação. Não existem números confiáveis das baixas do lado vietnamita. Calcula-se que entre 240.000 e 300.000 cambojanos, e 20.000 a 62.000 laocianos perderam a vida também. Pelo câmbio da época, os Estados Unidos gastaram mais de 15 bilhões de dólares, destruíram 70% dos povoados do norte e inutilizaram mais de 10 milhões de hectares de terras.

Em 27 de janeiro de 1973, o Secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger (1923 - ) e o enviado vietnamita Le Duc Tho (1911 - 1990) se reúnem no Hotel Majestic para discutir os Acordos de Paz de Paris, também conhecidos como Acordo de Paris para o Fim da Guerra e Restauração da Paz no Vietnã. O documento estabelecia o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação de eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros de guerra: 595 americanos, 26 mil sul-vietnamitas e quatro mil membros da FNL (Frente Nacional de Libertação).

O Acordo de Paris pôs fim a intervenção militar dos Estados Unidos na região, mas o conflito se transformou numa sangrenta guerra civil que só terminou em 30 de abril de 1975, com a tomada de Saigon, capital do Vietnã do Sul pelos Vietcongs. Ato contínuo, as tropas norte-americanas retiraram-se do Vietnã, quando foram definitivamente derrotadas pelos vietcongues. Finalmente, em dois de julho de 1976, o país se reunificou com o nome de República Socialista do Vietnã, com o nome de República Socialista do Vietnã.

[pic]

A história da Guerra do Vietnã  ou Guerra do Vietname, também conhecida como Segunda Guerra da Indochina ou simplesmente Guerra Americana, considerado como o mais expressivo conflito gerado pela Guerra Fria começa em sete de maio de 1954, quando terminou no Vietnã a dominação de 100 anos pela França, derrotada que foi na batalha de Diem Bin Phu. Um acordo assinado estabeleceu a retirada das tropas francesas e a divisão do país em Vietnã do Norte, sob o domínio comunista do estadista Ho Chí Minh (1890 – 1969), e Vietnã do Sul, monarquia independente encabeçada pelo imperador Bao Daí (1913 – 1997), com apoio dos Estados Unidos. O desentendimento começou em 1959, quando o Vietcongue (Exército de Libertação Nacional), se uniu às tropas do norte para tentar derrubar o regime pró-ocidente do Vietnã do Sul e reunificar o país.

Em 1961 começou a participação dos Estados Unidos, com o envio de 15.000 conselheiros militares. Alguns países reagiram mal a esse novo estágio de envolvimento dos norte-americanos naquela guerra. A União Soviética e a China protestaram contra Washington, mas o Reino Unido e Austrália apoiaram a ação norte-americana. A França foi o único país a pedir que as partes envolvidas entrassem em negociações.

Guerra do Vietnã: Incidentes do Golfo de Tonquim

A efetiva intervenção dos Estados Unidos foi decidida em três de agosto de 1964, quando o então presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson (1908 – 1973 fez uma reivindicação de que forças norte vietnamitas tinham atacado os contratorpedeiros Maddox e Turner Joy ao largo do Golfo de Tonquim, o braço do Mar da China Meridional. Os dois navios cruzavam a costa do Vietnã do Norte, supostamente águas internacionais. Eles estavam em missão de patrulha eletrônica e secreta, quando o Maddox foi atacado por três destróieres P-4 de construção soviética supostamente pertencentes à República Democrática do Vietnã, ou Vietnã do Norte. Dias depois, durante a noite escura de quatro de agosto, aviões da frota norte-americana ao largo do Vietnã participaram do apoio ao fogo dos destróieres contra os atacantes, que, entretanto, nunca foram localizados nem vistos, tratando-se apenas de sinais não identificados nos radares da frota marinha dos Estados Unidos, conforme foi divulgado anos mais tarde, quando documentos secretos se tornaram públicos e, como negado na época, pelo governo de Hanói.

Então, os Estados Unidos, decidiram partir para o confronto. Johnson ordenou, em retaliação, um ataque aéreo contra as bases navais norte-vietnamitas. Na mesma noite, numa mensagem à nação em rede de televisão, o presidente afirmou que forças navais norte-americanas haviam sido atacadas no Vietnã. Em mensagem enviada ao Congresso no dia seguinte, o dirigente afirmou que o regime norte-vietnamita realizou ataques deliberados contra navios da Marinha dos Estados Unidos em águas internacionais.

Os Estados Unidos utilizaram esses dois incidentes separados como pretexto para se envolver diretamente na Guerra do Vietnã, um conflito armado entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, cujas capitais eram Hanói e Saigon como capitais, respectivamente. Embora tivesse havido um primeiro ataque alegadamente em resposta a uma provocação feita por um comando do Vietnã do Sul na costa - que havia sido equipado e orquestrado pelos Estados Unidos, ficou provado depois que a reivindicações de um segundo ataque era infundado.

Em oito de março de 1965, 3.500 fuzileiros navais chegam ao Vietnã do Sul e desembarcam em Da Nang, uma cidade costeira na região central do Vietnã conhecida pelas praias de areia e pela história como porto colonial francês. Foram as primeiras tropas de combate norte-americanas. Em 1969, 541.000 soldados norte-americanos já estavam envolvidos na Guerra do Vietnã.

Guerra do Vietnã: a Batalha de la Drang

Em 14 de novembro de 1965 aconteceu a Batalha de La Drang, a primeira grande contenda travada entre o Exército dos Estados Unidos e o Exército do Povo do Vietnã, mais precisamente o primeiro combate travado pelos norte-americanos contra o exército do Vietnã do Norte, o conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1º de novembro de 1955 e 30 de abril de 1975. A Batalha de La Drang aconteceu entre 14 e 18 de novembro de 1965, em duas zonas de desembarque ao noroeste de Plei Me, nas serras do Vietnã do Sul. 237 soldados morreram em combate e outros 258 ficaram feridos; em 17 de novembro os norte-americanos sofreram várias emboscadas e investidas do inimigo, que resultou num dos combates mais sangrentos do conflito, onde 155 soldados morreram e 126 feridos ficaram feridos. Do outro lado, pelo menos 1.000 norte-vietnamitas foram mortos. O nome da batalha deriva do rio Drang, que passa pelo vale a nordeste de Plei Me, onde os principais combates ocorreram; la significa rio na língua montagnard.

[pic]

A participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã foi marcada por polêmicas e protestos, com as cenas dos combates chocando a opinião pública mundial. O exército norte-americano foi intensamente criticado por promover massacres contra civis de pequenas aldeias vietnamitas destruídas com napalm, sob a alegação de abrigarem guerrilheiros comunistas criaram um clima triste e sombrio no mundo ocidental. Tudo foi acompanhado bem de perto por uma trilha sonora antiguerra, notadamente na segunda metade da década de 1960. O rock’n roll deixou sua letras ingênuas lado e mergulhou de cabeça nos protestos contra a guerra do Vietnã. Pela primeira vez, as redes de televisão, com seus correspondentes tendo com pano de fundo os cenários reais dos combates sangrentos exibiam as filas de caixões de combatentes mortos no conflito, a maioria de jovens.

Guerra do Vietnã: Ofensiva do Têt

Em 30 de janeiro de 1968, véspera do Têt Nguyên Dán,  o primeiro dia do Ano Novo Lunar Chinês e o feriado mais importante do país, um violento e inesperado ataque das forças comunistas se transformou no mais sangrento episódio da Guerra do Vietnã. Unidades vietcongues apoiadas pelo exército do Vietnã do Norte lançaram um ataque sobre várias regiões do Vietnã do Sul. Guerrilheiros e soldados norte vietnamitas invadiram inclusive o prédio da embaixada dos Estados Unidos em Saigon, atacando as principais bases norte-americanas em Hue e Khe Sanh.

Na Ofensiva do Têt, como ficou conhecida a operação, as tropas estadunidenses e sul-vietnamitas reagiram com violência. 36 das 44 das maiores cidades sul vietnamitas foram arrasadas. A antiga cidade imperial de Hué ficou completamente devastada. Na aldeia de My Lai, soldados norte-americanos massacraram centenas de civis desarmados, mulheres e crianças.

Na base aérea norte-americana de Da Nang, mais de 30 aeronaves são destruídas. Nos confrontos, fica o saldo de mais de 50.000 vietnamitas mortos e dois milhões de refugiados. Cerca de 4.000 soldados norte-americanos morreram. A Ofensiva do Têt mudou a história da Guerra do Vietnã. Na verdade, a Ofensiva foi um ataque em três fases desencadeado pelos norte-vietnamitas e vietcongues contra as forças norte-americanas e sul vietnamitas entre 30 de janeiro e 28 de maio; cinco de maio e 15 de junho - e 17 de agosto e 23 de setembro de 1968.

Nos Estados Unidos, os protestos pelo fim da participação do país se intensificaram, pressionando o governo. O presidente Richard Nixon, tentando encontrar uma saída honrosa para o país, prometendo o retorno gradativo de suas tropas.

Guerra do Vietnã: O Massacre de My Lai

Logo nas primeiras horas daquela manhã de 16 de março de 1968, aconteceu na aldeia de My Lai o mais violento massacre contra civis levados a cabo pelas tropas norte-americanas durante o grande conflito armado que aconteceu no Vietnã, Laos e Camboja. Com a missão de limpar a aldeia de My Lai, 120 soldados da Companhia Charlie, da 11ª Brigada da 23º Divisão de Infantaria invadiram o humilde vilarejo. Suspeitava-se que os aldeões estivessem escondendo um grupo de inimigos. Pouco depois das oito horas, dois pelotões invadiram o povoado, enquanto um terceiro ficou na retaguarda. Os combatentes dos Estados Unidos vasculharam as choupanas, onde se encontravam apenas famílias e torturaram, molestaram sexualmente e estupraram várias mulheres na frente de crianças e idosos, torturados e mutilados antes de serem assassinados a sangue-frio. Centenas de tiros foram disparados a esmo. No peito dos mortos, a inscrição Companhia C gravada com a ponta das baionetas. O massacre só foi interrompido graças à iniciativa do piloto de helicóptero Hugh Thompson Jr. (1943 – 2006), que vendo do alto a matança, pousou o aparelho e ameaçou atirar com as metralhadoras contra os soldados. Resultado: 504 aldeões, sendo 182 mulheres (17 grávidas) e 173 crianças, tinham sido abatidos sob a liderança do tenente William Laws Calley Jr. (1943 - ). A suspeita de que My Lai era esconderijo de combatentes do Vietnã do Norte era falsa.

O fotógrafo militar Ronald Ridenhour (1946 – 1998), foi o primeiro jornalista a denunciar o Massacre de My Lai através de uma carta enviada ao presidente Richard Nixon (1913 – 1994) e membros do Congresso norte-americano. Em março de 1970, 25 soldados foram indiciados por crime de guerra e ocultação de fatos e provas. Mas somente o tenente William Laws Calley Jr. (1943 - ), comandante do pelotão responsável pelas mortes foi indiciado e julgado. Condenado à prisão perpétua, ele foi perdoado dois dias depois da divulgação da sentença pelo presidente Nixon. Calley cumpriu apenas três anos e meio de prisão domiciliar na base militar de Fort Benning, no estado da Geórgia.

Conhecido como O Massacre de Ly Lai, o episódio foi abafado pelos oficiais da companhia por quase um ano. Este é largamente considerado como o genocídio da Guerra do Vietnã. 2 – 33.02/03/2001 - 36 – 39 - 41 - 46.20/05/1998 – 51 - 78.

[pic]

J.G. de Araújo Jorge, morte

1987. Num dia como hoje, morria na cidade do Rio de Janeiro aos 70 anos o poeta, jornalista e político José Guilherme de Araújo Jorge, conhecido como J. G. de Araújo Jorge. Autor de um grande número de poesias, ainda no ginásio ganhou uma menção honrosa da ABL (Academia Brasileira de Letras) pelo livro Meu Céu Interior. Como jornalista, foi redator dos jornais A Manhã e Resistência, além de colaborador do Correio da Manhã. Eleito deputado federal pelo PMDB, mais tarde passou para o PDT, partido pelo qual se reelegeu em 1982. Seus livros mais importantes são Bazar de Ritmos, Cântico dos Cânticos, Amo! e Os Mais Belos Sonetos Que o Amor Inspirou. J. G. de Araújo Jorge nasceu em Tarauacá (AC) em 20 de maio de 1914. 36.

The Rolling Stones no Brasil em 1995

[pic]

1995. Num dia como hoje, estreava no Estádio Pacaembu, em São Paulo, o show de lançamento do álbum Vodoo Loonge, do grupo de rock britânico The Rolling Stones. Liderada por Sir Mick Jagger (1943 - ), os Stones fizeram cinco apresentações no Brasil. Três na capital paulista e duas no Rio de Janeiro, num grande palco com uma sequência de efeitos especiais gerados por tecnologia de ponta. Na última apresentação em quatro de fevereiro, o Estádio do Maracanã recebeu um público estimado em 80.000 pessoas. 33.06/02/1995.

Nigéria: explosão no depósito de armas

2002. Em Lagos, capital da Nigéria, pelo menos 30 grandes explosões acontecem num depósito de armas do Exército e mata na hora cerca de 700 pessoas. A terra tremeu, a noite ficou clara e as pessoas morreram por queimaduras, pisoteamento e por afogamento num canal onde se atiravam em pânico. Localizado numa grande área residencial de uma das maiores cidades do mundo, - 16 060 303 de habitantes, de acordo com estimativa do censo de 2012 - o depósito estocava munição pesada, tanques e mísseis. Durante horas, havia o risco de o incêndio atingir pessoas num raio de 10 quilômetros. Os bombeiros levaram cerca de 12 horas para apagar o fogo. O número total de mortos é estimado em pelo menos 1 500. 22.29/01/2002.

Cidade de Deus, o filme: indicações ao Oscar

2004. O filme brasileiro Cidade de Deus, do diretor Fernando Meirelles (1955 - ) recebe quatro indicações ao Prêmio Oscar: Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem. Lançado em 30 de agosto de 2002, o filme não levou nenhum Oscar, mas recebeu pelo menos 23 prêmios internacionais e ficou em cartaz nos Estados Unidos por mais de um ano, e foi exibido em mais de 44 países. Em abril de 2012, Cidade de Deus recebeu o número 51 na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista Monet. 28 - 32.28/01/2004.

Incêndio na Boate Kiss

2013. Um incêndio na Boate Kiss em Santa Maria, uma cidade de 280 505 habitantes (2018) no estado do Rio Grande do Sul mata 241 pessoas e fere outras 123 pessoas. O incêndio ocorreu durante a madrugada, e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. O sinistro foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, que aconteceu em 17 de dezembro de 1961. Outro sinistro dessa natureza aconteceu na Discoteca República Cormañón, na Argentina, em 2004. 56 - 78.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download