Instituto de Identificação divulga novas regras para tirar ...



Instituto de Identificação do Paraná

Boletim Informativo

Dezembro 09/janeiro 2010

IMPRENSA DESTACA PAPEL DO

IIPR NA PRISÃO DE FALSÁRIOS

O Instituto de Identificação do Paraná iniciou o ano ganhando as páginas dos jornais da capital e interior. Inicialmente foi através dos papiloscopistas que atentos às tentativas de fraude para obtenção da carteira de identidade realizaram prisões em diferentes partes do estado. No começo de janeiro os que estão lotados do Posto Central detiveram a cigana Odete Soares, 45 anos, moradora em Rio Branco do Sul, tentando tirar a identidade com o uso de documentos falsos em nome de Maria Elizete Soares. Na continuidade das investigações ficou apurado que ela também já possuía outra identidade falsa com o nome de Ana Rosa de Oliveira e com elas pretendia dar golpes no comércio.

[pic] [pic]

As notícias mostram que o trabalho dos papiloscopistas vai bem além de só fazer carteira de identidade.

Logo na seqüência os jornais destacaram o resultado de um levantamento mostrando que 17 pessoas haviam sido presas, nos últimos 30 dias, no Posto Central do Instituto de Identificação, em Curitiba, pela utilização de documentos falsos. E que outras 27 que estavam com mandados de prisão expedidos pela Justiça haviam sido presas por papiloscopistas, ao tentarem tirar documentos, no último trimestre do ano passado em todo o Estado. A prisão de maior destaque foi a do estelionatário Sílvio de Oliveira Santos. No último dia do ano passado, ele tentou obter carteiras de identidade para ele e para sua irmã adolescente, com certidões de nascimento falsas, e foi descoberto pelos papiloscopistas. Com ele, foram apreendidos carimbos, certidões em nome de várias pessoas e um pen-drive contendo uma relação de nomes com certidões já falsificadas.

[pic]

Prisões de falsários foram destacadas pela TV e jornais. Coube ao diretor do IIPR dar as entrevistas.

Em suas entrevistas, o delegado Cláudio Telles, destacou que essas prisões, tanto na capital como no interior, ocorrem porque os papiloscopistas estão atentos às tentativas de fraudes para a obtenção da carteira de identidade. Quando eles recebem a documentação, consultam o - Serviço de Análise, Regularização e Investigação (Sarid), uma seção interna do instituto, que faz a comparação documental. “A partir destas informações a fraude é detectada pelo sistema informatizado”, disse. Os presos são autuados em flagrante por falsidade ideológica e falsificação de documentos. E a partir dos depoimentos a polícia abre investigações para colher indícios que levem a elucidação de fraudes no comércio ou em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

NOVAS REGRAS PARA

TIRAR A IDENTIDADE

[pic]

Reunião com os chefes de Postos para explicar as inovações do sistema SIV.

O Instituto de Identificação voltou para o noticiário em janeiro devido às novas regras para se tirar a carteira de identidade. Porém, antes deste novo sistema ter sido colocado em prática, os papiloscopistas Maurício Jorge Schenfeld (STI), Carlos Alberto Issberner (CTT/II) e Mário Ayduki (STI) tiveram que participar de várias reuniões com os chefes de postos do Interior do Estado, da Região Metropolitana e servidores municipais, lotados em postos das Prefeituras, para explicar a importância do projeto, as suas vantagens e desenvolvimento. Para os usuários, o melhor benefício se refere a guia de recolhimento do Estado do Paraná que passou a ser expedida no próprio posto. Cartazes explicando este novo procedimento estão sendo afixados nos Postos de Identificação. O site do IIPR também já está atualizado com as novas regras.

OPERAÇÃO VERÃO

Para a segunda etapa da Operação Verão seguiram os papiloscopistas Kilza Maria Rafaela Batista da Rosa (Guaratuba); Carlos de Souza Freire (Matinhos) e Janaina Tatiana Wandratsch (Ipanema). Esta segunda etapa teve início em 21 de janeiro e a operação será encerrada oficialmente no dia 22 de fevereiro. Na primeira etapa trabalharam João Maria Vieira Filho (Guaratuba), Patrícia Cristina Bastos (Matinhos) e Virginia de Fátima Hanek (Ipanema).

Trabalho Reconhecido

O delegado Rubens Recalcatti, titular da delegacia de Araucária, enviou ofício ao diretor do Instituto de Identificação, Cláudio da Cunha Telles, cumprimentando pela implantação do Sistema de Atendimento de Local de Crime. Ainda conforme Recalcatti, tal iniciativa vem de encontro ao aprimoramento da investigação técnica para facilitar o trabalho policial.

“Quero elogiar o trabalho do IIPR por manter em seu quadro de servidores pessoas que tratam o cidadão como respeito e dignidade”. A frase é da sra. Roseni Gentilin Pintinha, da cidade de Maringá, que enviou email agradecendo especialmente ao assistente técnico Mauro Morais, que com muita paciência forneceu todas as informações necessárias para solucionar o seu problema.

Outro elogio veio por parte de dona Irene de Macedo, de Curitiba, esclarecendo que foi muito bem atendida por parte da equipe do Posto 5, no Bacacheri.

Justiça nos Bairros

O diretor regional do SESC, Paulo Cruz, também enviou carta ao diretor do IIPR, Cláudio da Cunha Telles, agradecendo a parceria da instituição desenvolvida nos eventos SESC Cidadão Justiça no Bairro, realizados em 2009. Cruz destaca ainda a dedicação da equipe do IIPR envolvida nos eventos que se comprometeu com o resgate da cidadania da população.

CONFRATERNIZAÇÃO

Organizado pelos papiloscopistas lotados no Criminal, a festa de confraternização de fim de ano entre os servidores do IIPR foi bastante significativa. Como já é de costume, Ezequiel Pinto da Silva demonstrou seus dons artísticos animando a festa. Com o violão. O diretor Cláudio da Cunha Telles também deixou a sua mensagem de fim de ano, além de agradecer o empenho de todos os servidores nesta época de modernização no Instituto de Identificação.

[pic] [pic]

O diretor deixou sua mensagem de otimismo na confraternização de fim de ano.

Roberto Massignan Filho

robertomassignan@ii..br

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download