Kgfgljfgj .pt



Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Relatório de C.T.P sobre a Televisão

Adair José Évora Lima n.º 975011139

Índice:

1. Introdução

2. Alguns aspectos técnicos sobre a Televisão

3. Importância da Televisão na Sociedade

3.1. Televisão como fonte de Divulgação de Culturas

3.2 Televisão como meio de comunicação social e fonte de Informação

3.3 Televisão como forma de Entretenimento

3.4 Canais Públicos e Canais Privados

3.5 A Guerra de Audiências

4. Conclusão

1. Introdução

A Televisão é sem duvida uma das maiores invenções criadas pelo homem. Actualmente ver televisão é a actividade de lazer mais significativa nos países desenvolvidos. Este dispositivo, produto de mais de 50 anos de investigação, é verdadeiramente notável pela sua capacidade de tratar e exibir enormes quantidades de informação.

Ela tem desempenhado varias funções na sociedade, tanto a nível social, cultural, informativo e educativo.

É muito raro não encontrar-mos hoje em dia uma casa que não tenha pelo menos uma televisão, e por vezes podemos encontrar mais do que uma numa mesma casa. Ela torna-se quase que um objecto de decoração que pode ser colocada em qualquer sitio da casa.

Desde sua criação ate aos nossos tempos, a televisão tem vindo a sofrer muitas alterações. Existe no mercado uma vasta gama de marcas de televisão, desenvolvidos por diversas empresas, que competem entre si, oferecendo assim uma maior diversidade e liberdade de escolha aos consumidores.

A Televisão veio trazer uma nova actividade muito lucrativa, que é o aparecimento de canais de televisão, tanto públicos com privados, que desenvolvem programas de diversos tipos. Tornou-se também uma fonte de comunicação, de transmissão de informação, meio de divulgação de culturas e também fonte criador de empregos.

A televisão trouxe também questões de ordem ética que tem sido muito discutidos ao longo dos tempos, como a “guerra de audiências” entre canais televisivos, a qualidade dos programas transmitidos, bem como o escalonamento da faixa etária para esses programas.

Ao longo do relatório tentarei falar um pouco sobre estes diversos aspectos, embora de uma maneira não muito profunda.

2. Alguns aspectos técnicos sobre a Televisão

Um dos aspectos mais importantes, senão a mais importante, na criação e desenvolvimento da televisão é o aspecto tecnológico.

A seguir segue-se alguns desse aspectos tecnológicos presentes na televisão, que ira permitir termos uma breve noção de como ela funciona.

➢ Cada imagem que aparece no ecrã é constituída por mais de 100000 elementos visuais, disposto em varias centenas de linhas, e a imagem que é mostrada muda em centésimos de segundo. Assim, para apresentar um noticiário de 15 minutos, o televisor tem de processar com exactidão mais de um bilião de unidades de informação .

➢ O interior do ecrã de televisão esta revestido de milhões de minúsculos pontos de um composto fluorescente, que emite luz quando é atingido por electrões de alta velocidade. Um estreito feixe de electrões produzido no tubo de imagens do televisor é disparado sobre o ecrã num padrão predefinido, fazendo com que os pontos fluorescentes se iluminem em sequência. Para cada nova imagem, o feixe começa por ser dirigido para o topo esquerdo do ecrã, em seguida é vare horizontalmente o ecrã ate atingir o topo direito. O feixe é então momentaneamente desligado antes de reaparecer logo abaixo da sua posição de partida inicial, altura em que uma nova linha horizontal é «pintada» no ecrã. Cada imagem completa é constituída por 626(ou 525 no E.U.A) destas linhas horizontais e cada conjunto de 625 linhas é pintado no ecrã em trigésimos de segundos.

➢ O enorme volume de informação codificada necessário à transmissão de uma imagem televisiva impõem limites a sua resolução, o nível de pormenor que um imagem poderá ter. Cada canal de televisão requer uma largura de banda de 6 megahertz, 600 vezes mais do que a ocupada por uma estacão de radio. O aumento da resolução exige que o canal transporte ma quantidade de informação ainda maior, o que , por sua vez, aumenta a sua largura de

As frequências disponíveis em qualquer zona para a transmissão televisiva são limitadas: aumentar a qualidade de imagem limita, portanto o numero de estacões disponíveis para os espectadores.

O serviço de televisão actual é, portanto, uma solução de compromisso entre a qualidade de imagem e a escolha de canais.

➢ O advento da televisão por cabo e os avanços na tecnologia das fibras ópticas irão permitir que muito mais canais possam funcionar em simultâneo em interferirem uns com os outros, acabando assim, com as restrições actuais à resolução. A televisão de alta definição (HDTV), com a qualidade de imagem comparável à do cinema, pode em breve tornar-se um aparelho normal nas nossas casa.

O desenvolvimento de novos sistemas de televisão dependera não só da disponibilidade da tecnologia avançada mas também dos aspectos económicos de ligação de milhões de casas a uma rede de cabos de fibras ópticas. Qualquer sistema de televisão de alta definição futuro terá de ser também capaz de transmitir programas feitos no formato actual, para satisfazer a procura de repetições de velhos programas por parte dos espectadores.

3. Importância da Televisão na Sociedade

3.1. Televisão como fonte de Divulgação de Culturas

Se hoje a cultura de muitos países são para nós conhecidos, isto deve-se ao grande contributo que a televisão tem dado para a divulgação de culturas. Todos os dias nos chegam em casa através de televisão vários documentários que nos mostram os aspectos da vida quotidiana de diversos povos. Assim podemos ter uma noção de como essas pessoas vivem, quais os seus costumes, tradição e outros aspectos das suas culturas.

A televisão como fonte de divulgação de culturas, possibilita a obtenção de grandes conhecimentos sobre os aspecto sócio-cultural de diversos países às pessoas que por diversos motivos não conseguem obte-los através do contacto pessoal, e não só, pois oferece uma multiplicidade de documentários de caracter cultural.

Se muitas culturas são ainda hoje conhecidas pelas nossas sociedades, isto deve-se em cera parte a televisão, que os tem difundidos e preservados. Pode-se citar muitos exemplos, como a cultura do Antigo Egipto, dos povos Incas e Maias, do grande Império Romano, etc.

Actualmente a televisão oferece uma grande multiplicidade de canais especializados na divulgação de culturas de diversas portes do mundo.

A televisão permite também que as pessoas conheçam aspectos da cultura do seu próprio pais. Como todos nós sabemos, a cultura de um pais não é homogénea, variando de regiões a regiões, cidades a cidades, e as vezes dentro dessas, de grupo a grupo.

Infelizmente a maior parte das pessoas por vezes não tem conhecimento da diversidade de culturas presentes em outros grupos da sua sociedade. Neste aspecto a televisão tem também desempenhado uma função muito importante, oferecendo imagens sobre essas culturas. Por exemplo existem programas televisivos que escolhem uma região em cada episódio para dar a conhecer os seus costumes, ao resto do pais.

3.2 Televisão como meio de comunicação social e fonte de Informação

Quando falamos em meio de comunicação social e de fonte de informação, é impossível deixar a televisão de fora. Basta ligarmos a televisão, para podermos obter informação do que se passa no mundo inteiro, através dos noticiários e dos canais especializados na procura e divulgação de noticias. Através desta caixinha magica pode-se manipular e difundir todo o tipo de informação. Desde a política ao desporto, passando pelos documentários, programas de entretenimento, etc. , a televisão oferece uma enorme quantidade de informação.

Muitas vezes acontece que, estamos a assistir um determinado programa e de repente, ela é interrompida com noticias de ultima hora, como por exemplo, acidentes, uma descoberta importante, o desencadear de novos conflitos entre países e não só, etc.

Se formos comparar a televisão com os outros meios de comunicação social vemos que ela tem muitas vantagens em relação as outras. Por exemplo em relação à Radio ela oferece uma componente visual, imagens, que é muito importante na interpretação do contexto da informação, em relação aos Jornais é mais cómodo , mais barato e para alem disso temos o movimento das imagens e também o som. Embora hoje em dia, temos uma fonte inesgotável de informação que é a Internet , onde se pode encontrar todo o tipo de informação e que possibilita escolher o tipo de informação que queremos aceder, o que constitui uma vantagem sobre a televisão.

No meio desta vasta gama de informação, temos também a informação de diversos produtos e serviços através dos espaços publicitários que +é uma forte componente de lucro para a televisão.

Por vezes a informação que nos é fornecida pelos diversos canais televisivos, nem sempre é a melhor ou é totalmente isenta de manipulações do conteúdo da informação, que nada tem a ver propriamente com a informação, já que, estas podem ser manipuladas e apresentadas conforme for a vontade e a ideologia de quem as difunde.

Actualmente muitas estações de televisão entram em conflito umas com as outras, para poderem obter a exclusividade de transmissão de determinados eventos, pagando às vezes enormes quantias em dinheiro em contractos por forma a aumentarem as suas audiências.

Para alem desses factores, a televisão ainda é uma das maiores ou senão a maior fonte de informação.

3.3 Televisão como forma de Entretenimento

A televisão não só é útil em termos de divulgação de informação e de culturas, mas também constitui uma forma de lazer. Ela faz a alegria de muitas crianças, e não só, através da transmissão de programas destinados a entreter os mais pequenos. Por exemplo temos os Desenhos Animados, os filmes, Show´s de Circo e muitos outros programas. Mas neste aspecto não é só as crianças as beneficiadas, pois através da televisão pode-se assistir transmissões de eventos desportivos, concursos onde os telespectadores podem ganhar prémios e dinheiro.

O aparecimento e o desenvolvimento da televisão veio proporcionar a aparecimento de novos utensílios que servem para entreter, como por exemplo os vídeos e o jogos. Existem muitas pessoas e ate famílias inteiras que preferem ficar em casa a assistir televisão do que se dedicarem as outras actividades de lazer.

Muitos programas televisivos são feitos exclusivamente com o intuito de entreter, como por exemplo os talk shows, concursos, filmes, programas desportivos etc.

por vezes é preferível ficar em casa a ver televisão do que sair à rua, pode ser muito mais seguro.

3.4 Canais Públicos e Canais Privados

A tecnologia aliada ao desenvolvimento da televisão e à forma de ver televisão tem proporcionado o aparecimento de inúmeros canais televisivos. Estes canais podem ser classificados de duas formas: canais públicos e canais privados, segundo a forma como estes funcionam. Sem muitos aprofundamentos segue-se algumas das suas principais características.

( Canais Públicos

➢ Oferecem uma vasta gama de programas diversificados. Não se limitam a oferecer apenas um tipo de programa.

➢ É um serviço público prestado aos espectadores.

➢ É gratuito, isto é, não é preciso pagar para ter acesso. Basta ter uma televisão.

➢ Não são canais com sinal codificado.

( Canais Privados

➢ São geralmente especializados num determinado tipo de programas. Por exemplo canais desportivos, económicos, musicais, cinema entre outros.

➢ São privados, não estando disponíveis para todos os espectadores. Disponíveis só para aqueles que pagam.

➢ Tem uma quantia de adesão estipulada.

➢ São canais com sinal codificado. Isto é, para alem de ser preciso uma televisão é necessário um aparelho que permita descodificar o sinal.

3.5 A Guerra de Audiências

O desenvolvimento da tecnologia fez com que surgisse uma nova forma de ver a televisão, através da multiplicidade de canais emissores e da diversidade de programas emitidos.

Mas apesar disto trazer muitas vantagens, como a liberdade de escolha de qual ou quais os canais que queremos ver, bem como a liberdade de escolha dos nossos programas preferidos, trouxe também consigo a chamada Guerra de Audiências entre canais rivais.

Actualmente a popularidade dos canais televisivos é medida pelo nível de audiências que tem, e isto leva a que os canais de televisão tentem chamar a atenção dos telespectadores através de programas que atinjam a maior parte destes. De entre o leque destes programas estão incluídos, transmissões em directo de jogos, eventos sociais, e mais recentemente as chamadas “novelas de vida real”, como por exemplo o “Big Brother” da TVI e o “Bar da TV” da SIC.

A maior parte desses programas são muito pobres de conteúdo, caracterizada pela exploração dos sentimentos das pessoas, pelo desrespeito à sensibilidade dos espectadores.

No intuito de atingirem uma maior audiência, determinados canais tem comportamentos éticos bastante discutíveis, como por exemplo a exibição de imagens chocantes, a contratação de funcionários de estações concorrentes, aliciando-os financeiramente, e também a manipulação das imagens e do conteúdo da informação.

A guerra de audiências também é caracterizada pela rapidez a que se obtém e se transmite a informação, e pela luta da exclusividade de transmissão da mesma.

Assim existe uma preocupação em se chegar em primeiro, para se poder obter a exclusividade das transmissões. Essa exclusividade é caracterizada às vezes pela popularidade desses canais e pelo montante pago por esses, montante esse às vezes muito elevado.

A Guerra de Audiências poderá estar a conduzir para um empobrecimento do conteúdo dos programas exibidos, para uma desonestidade por parte dos canais na luta pela informação e muitos outros problemas de ordem social, Ética e cultural.

A resolução deste problema devera passar por regras de Ética, eu deverão ser impostas aos canais televisivos, de modo a que esses possam aumentar as suas audiências sem que violem as regras éticas da sociedade, sem que violem a sensibilidade das pessoas, contribuído assim para a satisfação de todos.

4. Conclusão

Como podemos constatar ao longo do trabalho a televisão desempenha funções muito importantes na saciedade, mas também arrasta consigo muitas questões polemicas que tem dado muito que discutir.

A televisão é uma grande fonte de conhecimento, mas se for utilizada de forma imprópria tem um efeito negativo que leva a um empobrecimento em termos culturais e sociais, na medida em que são passadas muitos programas televisivos muito pobres e conteúdo. Um exemplo disto são as cenas de pancadaria que são frequentemente exibidos.

Actualmente a televisão constitui uma actividade de lazer mais significativa em todo o mundo.

Com desenvolvimento da tecnologia, a forma de ver televisão irá mudar radicalmente, com a introdução dos ecrãs planos feitos de cristal líquidos, a introdução de tecnologia digital que proporcionará imagens mais nítidas e o aparecimento de mais canais televisivos.

O que se espera é que o conteúdo dos programas também evoluem mas de forma positiva e ética.

Actualmente muitos pais que não tem tempo para cuidar dos sue filhos, deixam a sua educação ao cargo da televisão.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download