Ethan Frome - UOL



Leia atentamente as questões.

• Utilize a última página deste caderno para rascunhos.

• Este caderno de questões deve ficar com você.

• Assinale as respostas no cartão de respostas com tinta preta ou azul, e de maneira adequada.

Questão 1 – Biologia

Uma das doenças mais disseminadas no mundo atual é o diabetes melito. Considerando as quatro afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Presença de níveis elevados de glicose no sangue, o que leva a distúrbios no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

II- A hiperglicemia deve-se à produção nula (diabetes melito do tipo 2) ou insuficiente (diabetes melito do tipo 1) do hormônio insulina pelo organismo, à ação deficiente desse hormônio ou a ambas.

III- A insulina é produzida por conjuntos de células especializadas chamadas ilhotas pancreáticas, as quais, atualmente, são uma alternativa atraente de transplante para os diabéticos.

IV- Os níveis glicêmicos de pacientes com diabetes do tipo 1 podem ser normalizados com atividade física regular, controle do peso e medicação oral.

A. Todas as afirmativas estão corretas.

B. A afirmativa III está incorreta.

C. As afirmativas I e III estão corretas.

D. As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Questão 2 – Biologia

Um dos exemplos mais clássicos de relações interespecíficas envolve formigas que, em troca de alimentos e abrigo, fornecidos por certas plantas, defendem-nas contra ataque de animais herbívoros. Mas estudos conduzidos na Amazônia Central revelaram que nem todas as formigas, de fato, retribuem à altura os favores recebidos de suas plantas hospedeiras. Das alternativas abaixo, assinale a correta:

A. Entre outras relações semelhantes à descrita acima, pode-se citar: bactérias no interior do intestino humano, beija-flores que polinizam plantas, bactérias fixadoras de N2 com plantas leguminosas e orquídeas e bromélias que vivem sobre troncos de árvores.

B. As relações interespecíficas harmônicas recebem a denominação de simbiose.

C. As relações interespecíficas harmônicas, ao contrário da competição e predação, não contribuem para a evolução dos organismos.

D. Nas relações interespecíficas pode haver uma sutil gradação entre mutualismo, comensalismo e parasitismo, como na relação entre formigas e plantas.

Questão 3 – Biologia

Apesar de parecerem protegidos dentro de suas conchas, os moluscos gastrópodes do litoral brasileiro também são bastante afetados pela poluição. Tintas com compostos sintéticos tóxicos utilizados para proteger cascos de embarcações contra organismos incrustantes estão provocando o fenômeno de imposição sexual nesses moluscos, colocando em risco um mecanismo básico da sua perpetuação: a reprodução. Em relação ao texto, assinale a alternativa incorreta:

A. O fenômeno de imposição sexual ou imposex é resultado de um mau funcionamento de seu sistema endócrino, ocasionando o surgimento de órgãos sexuais masculinos em suas fêmeas, bloqueio da vulva e possível morte do animal.

B. Os moluscos são triblásticos, protostômios, acelomados e de simetria bilateral.

C. Caramujos e lesmas podem ser considerados exemplos de moluscos gastrópodes.

D. Os moluscos são, na maioria, dióicos, existindo algumas exceções como o caracol-de-jardim.

Questão 4 – Biologia

O Brasil é um país essencialmente dependente da agricultura como fonte de geração de riquezas. Além de possuir extensa área agricultável, detém tecnologia de produção de grãos comparável à de países desenvolvidos. Parte desse sucesso deve ser creditada aos programas de melhoramento genético, os quais utilizam recursos genéticos de espécies vegetais armazenados em bancos de germoplasma. Assinale a alternativa incorreta:

A. Bancos de germoplasma são coleções de amostras de diferentes espécies vegetais e variedades de plantas, mantidos para garantir a conservação de sua diversidade genética, evitando o risco de extinção a que estariam sujeitas na natureza.

B. Técnicas de genética molecular, baseadas na tecnologia de marcadores moleculares, permitem analisar e detectar diferenças entre indivíduos de mesma espécie, importantes em estudos de melhoramento genético.

C. A variabilidade genética é aquela relacionada à presença de regiões genômicas variáveis, com alterações nas seqüências de aminoácidos ao longo do DNA.

D. Descrições fenotípicas são atualmente mais utilizadas para estudos de melhoramento genético e estão ligadas a aspectos visuais de plantas de interesse.

Questão 5 – Biologia

Para tentar acabar com a poluição causada pelo lançamento de esgotos, pesquisadores desenvolveram um reator biológico capaz de tratar esgoto doméstico e efluentes industriais usando microrganismos anaeróbios aderidos em espumas de poliuretano. Essa adesão torna o processo mais eficiente, uma vez que os microrganismos não se perdem quando o tanque é esvaziado, economizando tempo e dinheiro no tratamento. Assinale a alternativa que melhor explica o funcionamento desse reator:

A. Os microrganismos utilizados no processo são heterotróficos e, por meio de respiração anaeróbia, degradam totalmente os compostos orgânicos em CO2 e água.

B. A ocorrência de processos anaeróbios de degradação dos compostos orgânicos gera gases como amônia, gás sulfídrico, metano e gás carbônico.

C. Apesar de a maioria dos microrganismos ser composta de bactérias, há uma grande possibilidade de a comunidade microbiana presente nas espumas pertencer ao Reino Fungi, visto que a condição anaeróbia é ideal ao crescimento da maioria de suas espécies.

D. Por processos de autotrofia e respiração anaeróbia, os microrganismos em questão podem degradar grande quantidade de esgoto doméstico e efluente industrial, demonstrando o potencial de utilização desses organismos no tratamento ecológico de resíduos.

Questão 6 – Biologia

A polinização é o papel ecológico mais importante desempenhado pelas abelhas, insetos pertencentes à ordem Hymenoptera. Ao transportar o pólen de uma flor para outra, elas garantem a variabilidade genética das plantas e a formação de bons frutos. Com relação ao acima descrito, é incorreto afirmar que:

A. O pólen é rico em substâncias voláteis, é específico para cada tipo de planta e reconhecido pelas abelhas responsáveis pela polinização.

B. Na ordem Hymenoptera, à qual pertencem vespas, abelhas e formigas, todas as espécies são eussociais, isto é, apresentam divisão reprodutiva de trabalho.

C. A maioria das espécies de abelhas são solitárias, isto é, não vivem em colméia e não produzem mel.

D. A ordem Hymenoptera reúne os insetos que apresentam dois pares de asas membranosas e possuem um mecanismo de determinação do sexo conhecido como haplodiplóide.

Questão 7 – Biologia

Estudos recentes têm demonstrado que os oceanos foram capazes de absorver metade do gás carbônico emitido pela queima de combustíveis fósseis desde o início da era industrial e, assim, minimizar os efeitos do aquecimento global. De 1800 até 1994, as emissões de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis totalizaram aproximadamente 250 bilhões de toneladas. Desse total emitido, cerca de 165 bilhões de toneladas foram estocados na atmosfera. Cientistas verificaram que cerca de 130 bilhões de toneladas foram absorvidas em águas superficiais. Além dos oceanos, outro sorvedouro do carbono antropogênico é a biosfera terrestre, cuja vegetação precisa desse elemento para realizar a fotossíntese (Revista Ciência Hoje, v. 35, n. 208, Setembro 2004).

Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta:

A. Os valores estão incorretos, visto que o somatório entre o gás absorvido pela atmosfera e pelo oceano é maior que o total emitido.

B. A diferença obtida, de 45 bilhões de toneladas de CO2, pode ser devida a processos de desmatamento, queimadas e mudanças de uso da terra.

C. No caso brasileiro, as emissões industriais são modestas no âmbito global, em função de nossa matriz energética, que é relativamente limpa.

D. O CO2 absorvido pelos oceanos está causando sua acidificação, sendo os impactos imediatos ou futuros ainda não totalmente esclarecidos.

Questão 8 – Física

Qual das seguintes grandezas é independente da escolha do sistema de referência inercial?

A. Deslocamento.

B. Aceleração.

C. Energia cinética.

D. Velocidade.

Questão 9 – Física

Você está de pé num ônibus em movimento e subitamente sente que está sendo impelido para trás. Baseando-se na Segunda Lei de Newton, você pode afirmar que:

A. O motorista do ônibus pisou firmemente no freio e o ônibus é desacelerado.

B. O ônibus deve ter sofrido uma colisão frontal.

C. O motorista pisou fundo no acelerador.

D. O ônibus iniciou uma curva fechada à direita ou à esquerda.

Questão 10 – Física

Assinale a afirmativa incorreta:

A. É impossível construir uma máquina térmica que, operando em ciclo, transforme em trabalho todo o calor recebido de uma fonte térmica.

B. O rendimento de uma máquina térmica que opera entre duas temperaturas diferentes será máximo se operar em ciclo de Carnot.

C. O ciclo de Carnot consiste em duas transformações adiabáticas alternadas com duas transformações isotérmicas.

D. Um gás sofre uma transformação cíclica quando a pressão e o volume retornam aos seus valores iniciais após uma seqüência de transformações, enquanto a temperatura pode aumentar ou diminuir no final do processo.

Questão 11 – Física

Assinale a alternativa incorreta:

A. Quando um observador se aproxima de uma fonte sonora fixa, a freqüência do som ouvido é maior do que aquela percebida pelo observador ao se afastar da fonte.

B. Quando uma onda passa de um meio para outro, a sua velocidade de propagação e o seu comprimento de onda se alteram, mas a freqüência se mantém constante.

C. Conseguimos distinguir uma mesma nota musical emitida por dois instrumentos musicais diferentes, pelo fato de ela apresentar alturas diferentes.

D. As ondas apresentam a capacidade de contornar obstáculos durante a sua propagação, desde que estes tenham dimensões comparáveis ao comprimento de onda. Esse fenômeno é chamado de difração.

Questão 12 – Física

“Quando introduzimos um dos pólos de um ímã dentro de um solenóide que se encontra ligado a um galvanômetro, haverá o aparecimento de uma corrente induzida no galvanômetro ... ”. Para que a oração fique correta, precisamos substituir as reticências por:

A. que terá um sentido durante a introdução do ímã e sentido contrário durante a saída do mesmo.

B. que terá o mesmo sentido tanto na introdução quanto na retirada do ímã.

C. enquanto o ímã permanecer dentro do solenóide.

D. que só existirá se o imã for introduzido e depois retirado com velocidade constante.

Questão 13 – Geografia

Os americanos reelegeram George W. Bush para mais quatro anos de mandato nos EUA. Apesar de ter sido um governo bastante controverso, ter rompido com velhas alianças e desrespeitado importantes organismos internacionais, como a ONU, o eleitorado norte-americano apóia a “doutrina Bush” no que diz respeito ao chamado “eixo do mal”. Quais são os principais países que se diz fazerem parte desse “eixo”?

A. Líbia – Cuba – Coréia do Norte.

B. Iraque – Cuba – Egito.

C. Irã – Coréia do Norte – Iraque.

D. Líbia – Irã – Egito.

Questão 14 – Geografia

Em 1973, depois da guerra do Yom-Kippur, o mundo se viu mergulhado numa crise do petróleo sem precedentes. Como conseqüência, o preço do barril saltou rapidamente para acima dos 30 dólares. Atualmente, o preço do barril no mercado internacional tem atingido valores muito acima daqueles vistos após o chamado primeiro choque do petróleo. Qual é a principal razão para os recentes aumentos no preço do barril de petróleo?

A. A Guerra no Iraque.

B. O furacão Ivã, que paralisou a produção do México.

C. A crise política na Venezuela.

D. O aumento do consumo mundial.

Questão 15 – Geografia

Em relação aos recursos minerais e à estrutura geológica brasileira, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações e, depois, assinale a alternativa que indica a seqüência correta:

( ) O Brasil apresenta 64% de seu território formado por bacias sedimentares e 36% por escudos cristalinos.

( ) Na região Sudeste do Brasil são encontradas as maiores reservas de petróleo e de carvão.

( ) Os escudos cristalinos, no território brasileiro, são constituídos por rochas metamórficas e magmáticas de formação geológica muito antiga.

( ) O Brasil é um grande fornecedor de minério de ferro, manganês e bauxita para o mercado mundial.

A. V, V, V, F.

B. F, F, V, V.

C. V, V, V, V.

D. V, F, V, V.

Questão 16 – Geografia

As áreas urbanas são ambientes bastantes poluídos, onde ocorre quase todo tipo de poluição. Ciente disso, assinale a alternativa incorreta:

A. A degradação urbana e a baixa qualidade de vida nas grandes cidades devem-se, em parte, ao crescimento demográfico e à carência de recursos financeiros.

B. O lixo é um elemento bastante problemático no saneamento básico e responsável, em grande parte, pela deterioração do meio ambiente. O maior problema do lixo não está na coleta, mas na sua destinação final, pois, na maioria dos municípios, é despejado a céu aberto, nos “lixões”.

C. Na região Sudeste, a mais desenvolvida do Brasil, o porcentual de municípios que contam com o serviço de tratamento de esgoto é de aproximadamente 60%.

D. O uso mais racional dos bens de consumo, o reuso e a reciclagem ajudariam muito a solucionar o problema do lixo.

Questão 17 – Geografia

O Brasil conta com grande diversidade climática e apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a caatinga. Existem também formações como a Mata de Araucárias, típicas de clima temperado. Há ainda grandes extensões, no centro do país, de formação complexa tipo savana, conhecidas como cerrado, além do complexo do Pantanal, matas de galeria e formações de mangue.

Com relação à vegetação original brasileira, verifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:

( ) São impactos na Amazônia as queimadas, desmatamentos, assoreamento dos rios, erosão, contaminação dos cursos d’água.

( ) Nas áreas dos campos e Mata de Araucárias, as principais causas de degradação são as queimadas, o plantio de soja/trigo e a pecuária.

( ) A vegetação litorânea sofre com o avanço das queimadas e o turismo desordenado.

( ) O cerrado, ao longo dos tempos, vem sendo degradado pela implantação de várias rodovias, da criação de gado e do avanço da soja.

( ) A mata atlântica sofre devastação desde o período colonial, porém as queimadas vêm diminuindo devido à umidade existente no ar atmosférico.

A. V, V, V, V, V.

B. V, F, F, V, V.

C. V, V, F, V, F.

D. V, F, V, F, V.

Questão 18 – Geografia

Para muitos analistas, a China será a grande potência do século XXI. O país tem mostrado números impressionantes de crescimento na sua economia. Entretanto, nem sempre a China esteve numa situação aparentemente tão boa. Desde 1949, quando da implantação do socialismo sob o comando de Mao-Tsé-Tung, o país conheceu momentos de total estagnação ou crise econômica. Quando ocorreu o pior momento da economia chinesa desde 1949?

A. Revolução cultural.

B. Guerra do ópio.

C. Guerra dos Boxers.

D. Grande Salto para a Frente.

Questão 19 – Geografia

Entendemos por sistema tributário a forma como são arrecadados os impostos em um país. No Brasil, encontramos dois tipos de impostos: aqueles embutidos nos preços dos produtos e serviços e os impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio. Esses dois tipos de impostos são chamados, respectivamente, de:

A. Subjetivos e justos.

B. Indiretos e diretos.

C. Subjetivos e diretos.

D. Indiretos e justos.

Questão 20 – História

Em seu livro “Viagem à Terra do Brasil”, Jean de Lery (1534–1611 ) descreve um diálogo entre ele – pastor calvinista – e um índio tupinambá, no Rio de Janeiro, entre março de 1557 e janeiro de 1558:

“- Por que vocês, mairs (franceses) e pêros (portugueses ), vêm de tão longe para buscar lenha? Por acaso não existem árvores na sua terra?

Respondi que sim, que tínhamos muitas, mas não daquela qualidade, e que não as queimávamos, como ele supunha, mas delas extraíamos tinta para tingir.

- E precisam de tanta assim?, retrucou o velho tupinambá.

- Sim, respondi, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelho, e outras mercadorias do que se possa imaginar,e um só deles compra todo pau-brasil que possamos carregar.

- Ah! Você me conta maravilhas. Mas me diga: esse homem tão rico de quem você me fala, não morre?

- Sim, disse eu, morre como os outros.

- E quando morrem os ricos, para quem fica o que deixam?

- Para seus filhos, se os têm, respondi. Na falta destes, para os irmãos e parentes mais próximos.

- Bem vejo agora que vocês, mairs, são mesmo uns grandes tolos. Sofrem tanto para cruzar o mar (...) e trabalham dessa maneira apenas para amontoar riquezas para seus filhos ou aqueles que vão sucedê-los? A terra que os alimenta não será por acaso suficiente para alimentar a eles? Nós também temos filhos a quem amamos. Mas estamos certos de que, depois da nossa morte, a terra que nos nutriu nutrirá também a eles. Por isso, descansamos sem maiores preocupações.”

(Eduardo Bueno: Nova Viagem à Terra do Brasil, in Pau-Brasil. São Paulo: Axis Mundi, 2002 )

O debate entre o francês calvinista e o índio tupinambá estava centrado em antagonismos:

A. Acumulação x desfrute.

B. Cobiça x despojamento.

C. Capitalismo mercantilista x comunismo primitivo.

D. Todas as alternativas são verdadeiras.

Questão 21 – História

Entre 1912 e 1915 aconteceu o movimento denominado pelos militares de “Guerra do Contestado”, na região entre Paraná e Santa Catarina, rica em erva-mate, madeira e campos para pecuária. A guerra entre “peludos” (governo e coronéis) e “pelados” (sertanejos sem terras) colocava em confronto os sertanejos pobres e “fanáticos”, chefiados por “virgens” e “meninos-deuses”, com as tropas do governo e as tropas chefiadas pelos coronéis donos das terras. O conflito terminou com uma fase violenta, conhecida como “açougue”. O exército estimou em 3 mil o número de mortos, dos dois lados. Mas os cronistas da época avaliam-no em mais de 10 mil. A questão entre Paraná e Santa Catarina foi resolvida pelo Presidente Wenceslau Braz, em 1916, dividindo a região contestada ao meio.

Apesar de ser um país de dimensões continentais, o Brasil, desde o século XIX até hoje, enfrenta o problema de solucionar a questão de terras ou dos “sem-terra”. Esta questão perdura até hoje porque:

A. Os pobres (sertanejos ou não) são “fanáticos” como os de Canudos, chefiados pelo Conselheiro, ou os “pelados” chefiados pelas “virgens” e “meninos-deuses” e têm que ser eliminados pela força.

B. Uma reforma agrária deveria ter ocorrido após a independência ou quando da libertação dos escravos. Entretanto, tem sido barrada pelos grandes proprietários de terras até hoje.

C. A grande propriedade é a única forma de manter a riqueza nacional, pois a balança comercial brasileira depende dos produtos explorados como monocultura extensiva.

D. Até hoje o Brasil sempre foi governado por grandes proprietários rurais ou seus representantes, que vivem da exploração de produtos agrícolas e do comércio interno destes produtos.

Questão 22 – História

|“Noventa milhões em ação, |“Hoje é você que manda |

|pra frente, Brasil |falou tá falado, |

|do meu coração. |não tem discussão. |

|... |A minha gente hoje anda |

|Salve a Seleção.” |falando de lado |

| |e olhando p’ro chão, viu? |

| |... |

| |Apesar de você, |

| |amanhã há de ser |

| |outro dia.” |

|“Olê, olá. | |

|O Brasil está botando | |

|Pra quebrá.” | |

De um lado você tem duas canções cantadas pelo Brasil inteiro, do outro lado você tem um samba composto por Chico Buarque de Holanda em Roma. Todas elas são de 1970. As duas primeiras retratam o Brasil como a “Imagem do Sucesso”. A de Chico Buarque circulou por um mês e teve 100 mil cópias vendidas até ser proibida, a fábrica fechada e todos os discos em estoque quebrados. Podemos considerar que:

A. O Brasil é realmente contraditório, as pessoas não se preocupam com o que cantam, nem dão importância às letras das canções.

B. O contraste entre sucesso e fracasso é provocado pelo pessimismo de Chico Buarque de Holanda.

C. A primeira retrata a vitória do futebol do Brasil na Copa do Mundo, transmitida ao vivo, e os versinhos patrióticos eram cantados durante as transmissões dos jogos. A segunda era veiculada pela Rede Globo, promovendo o Festival Internacional da Canção. A de Chico retrata a censura e a violência dos “anos de chumbo”.

D. O povo considerava o Brasil como um país que estava dando certo. Como Chico Buarque estava na Europa, não acompanhava o que acontecia no Brasil.

Questão 23 – História

“Temos dois grandes exemplos diante de nossos olhos: a Revolução Americana e a Francesa. Imitemos discretamente a primeira e evitemos com muito cuidado os efeitos da segunda. (...) A Revolução Francesa é como um monstro de democracia extrema e de anarquia que, se for admitida na América, destruirá o mundo de privilégios (...) .”

(Francisco de Miranda, líder criollo no processo de independência da colônia espanhola – retirado do livro História da América Latina – cinco séculos – de Cláudia Wasserman)

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:

A. Imitar discretamente a Revolução Americana significa defender a manutenção do poder e dos privilégios aristocráticos, manutenção da escravidão e a ausência de radicalização popular no processo da luta pela independência.

B. A Revolução Americana seria um exemplo a ser seguido porque a elite criolla que conduziu a luta pela independência estava disposta a romper definitivamente com a metrópole, fomentar o desenvolvimento do mercado interno e desenvolver a industrialização nas repúblicas recém-instaladas.

C. A colonização ibérica foi uma história marcada pela estabilidade política; por isso, apesar da vulnerabilidade econômica do continente, os regimes democráticos na América Latina, uma vez instalados, conseguem sedimentar a liberdade e o Estado de Direito.

D. Durante o processo da luta pela independência contra a metrópole, a elite criolla não se viu ameaçada por grupos sociais com propostas de mudanças mais profundas. Índios, escravos negros africanos, camadas médias e baixas da população não possuíam projetos republicanos e democráticos.

Questão 24 – História

“O conceito de escravidão pode ser assim definido: dado fundamental do sistema escravista, a dessocialização, processo em que o indivíduo é capturado e apartado de sua comunidade nativa, se completa com a despersonalização, na qual o cativo é convertido em mercadoria na seqüência da reificação, da coisificação, levada a efeito na sociedade escravista.”

(ALENCASTRO, Luiz Felipe de . O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 )

Para entender a diferença entre os “negros da terra” (índios) e os negros da África, é preciso entender que a escravidão do índio diferia da escravidão do africano porque:

A. o índio não era dessocializado, pois permanecia em “seu” território, próximo de sua comunidade nativa e, embora se tentasse sua despersonalização, sua coisificação, ele conseguia identificar-se e manter sua personalidade, negando-se a fazer trabalhos aos quais não estava acostumado.

B. o africano era levado para outro continente, mas junto levava seus deuses e cultos e conseguia não se despersonalizar como o índio que se transformava em mercadoria.

C. tanto índios como africanos, de maneiras diversas, conseguiam burlar o sistema escravista por meio de suas relações sociais com os senhores.

D. os “negros da terra” eram incapazes de se localizar quando levados pelos comerciantes para outras localidades, enquanto os negros da África possuíam conhecimentos que lhes permitiam orientar-se em qualquer território.

Questão 25 – História

“ (...) Não era apenas o fato de que as novas populações urbanas, às vezes inteiramente desconhecedoras do que fosse a vida nas cidades (como, por exemplo, os irlandeses ), apinhavam-se em cortiços superlotados e lúgubres, cujo aspecto bastava para enregelar o coração do observador (...) . Quando não estavam a trabalhar, os pobres passavam a vida em filas de casebres ou casas de cômodos, em estalagens improvisadas e baratas. (...) A cidade era um vulcão, cujos rugidos eram ouvidos com temor pelos ricos e poderosos, aos quais assustava a possibilidade de que um dia pudesse entrar em erupção. Entretanto, para seus habitantes pobres, a cidade não era apenas uma lembrança concreta de sua exclusão da sociedade humana. Era um deserto de pedra, que tinham de tornar habitável por meio de seus próprios esforços.”

(HOBSBAWM, Eric. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo, p.81-82)

“Em novembro de 1831, Faraday produziu, a partir do magnetismo, uma corrente elétrica que, além de contínua, era poderosa. Essa descoberta fundamental marcou o nascimento da moderna engenharia elétrica. (...) Em pouco tempo, uma nova forma de energia transformaria a face do mundo. O primeiro resultado foi a melhoria da iluminação. Durante muito tempo, o nascer e o pôr-do-sol tinham estabelecido os limites da atividade humana. (...) A iluminação de rua foi seu primeiro grande triunfo. (...) A lâmpada elétrica convencional desenvolveu-se com grande rapidez. (...) Os arquitetos começaram a indagar se janelas eram realmente necessárias.”

(Baseado em : MARQUAND, Armand. A Grã-Bretanha e a depressão. In: História do Século XX)

A partir da leitura dos textos acima, verifique a consistência e veracidade das proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta:

I – Consideramos o processo histórico da Revolução Industrial realmente revolucionário, porque nele ocorreram transformações profundas nas formas de se produzir mercadorias, nas relações sociais de trabalho, nas relações políticas e no funcionamento das cidades.

II – Devido aos cercamentos das propriedades rurais e à especialização do pastoreio na Inglaterra, a população se concentrou em núcleos urbanos que se tornaram aglomerados superpovoados, imundos e poluídos e, por isso, carregados de descontentamentos sociais.

III – Os textos acima mostram duas faces contrárias de uma mesma realidade: de um lado os progressos científicos e tecnológicos trazendo benefícios econômicos e conforto para uma parcela da população e, de outro, uma grande maioria excluída desses benefícios.

IV – O século XIX foi o século da consolidação definitiva do sistema capitalista, e, com ela, uma poluição ambiental amplificada passou a fazer parte do novo mundo.

V – Com a Revolução Industrial, a força de trabalho passou a ser uma mercadoria.

A. As afirmativas I, II e V estão erradas.

B. As afirmativas III e IV estão erradas.

C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 26 – História

O documento abaixo é o Alvará de 1785 em que a rainha de Portugal, D. Maria I, proibia as fábricas e manufaturas:

“Eu, a Rainha, faço saber aos que este alvará virem: Que sendo-me presente o grande número de fábricas e manufaturas, que de alguns anos a esta parte se têm difundido em diferentes Capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura e da lavoura, e da exploração das terras mineiras daquele vasto continente; porque, havendo nele uma grande e conhecida falta de população, é evidente que quanto mais se multiplicar o número dos fabricantes mais diminuirá o dos cultivadores e menos braços haverá que se possam empregar no descobrimento e rompimento de uma grande parte daqueles extensos domínios que ainda se acha inculta e desconhecida (...) . E consistindo a verdadeira e sólida riqueza nos frutos e produções da terra, as quais somente se conseguem por meio de colonos e cultivadores e não de artistas e fabricantes (...) . Em consideração de tudo o referido: hei por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas ou teares (...) executando tão-somente aqueles em que se tecem ou manufaturam fazendas grossas de algodão que servem para uso e vestuário dos negros, para enfardar e empacotar fazendas e outros ministérios semelhantes; todas as demais sejam extintas e abolidas em qualquer parte que se acharem nos meus domínios do Brasil (...). Dado no Palácio de Nossa Senhora da Ajuda em 5 de janeiro de 1785.”

Compare o texto acima com o Alvará de 1o de abril de 1808, dado pelo Príncipe Regente D. João:

“Eu, o príncipe regente, faço saber aos que o presente Alvará virem que desejando promover e adiantar a riqueza nacional e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, que multiplicam e melhoram e dão maior valor aos gêneros e produtos da agricultura e das artes e aumentam a população dando que fazer a muitos braços e fornecendo meios de subsistência a muitos de meus vassalos que, por falta deles, se entregariam aos vícios da ociosidade (...) sou servido abolir, revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil (...) que daqui em diante seja lícito a qualquer dos meus vassalos (...) estabelecer todo gênero de manufaturas (...) para o que hei por bem derrogar o Alvará de cinco de janeiro de mil setecentos oitenta e cinco (...). Dado no Palácio do Rio de Janeiro em 10 de abril de 1808.”

Podemos considerar que:

A. O Príncipe D. João, como regente e filho de D. Maria I, estava se colocando contra a mãe, considerada “louca”, e impondo sua vontade contra a dela.

B. O Príncipe Regente, ao fugir de Napoleão, encontrou no Brasil um povo amável e simpático, tornando-se ferrenho defensor de seus privilégios.

C. A fuga para o Brasil colocou a corte portuguesa diante da necessidade de transformar uma colônia de exploração em sede do reino, capaz de suprir suas próprias necessidades.

D. O avanço da burguesia, com as vitórias de Napoleão na Europa, determinou uma nova visão econômica; assim, o Príncipe D. João passou a favorecer o crescimento dessa burguesia no Brasil, temendo uma revolução como a que ocorrera na França.

Utilize o texto abaixo para responder às questões 27 e 28.

Man in the moon feeling blue this Saturday

Famed in slang and song, a blue moon is not really blue. And it’s making an appearance this weekend. A blue moon – the nickname for the second full moon in the same month – rises Saturday night, an astronomical oddity with a name based on a botched bit of modern folklore. Two full moons rarely occur in the same calendar month – only about 33 months – because full moons fall 29½ days apart. The last time this happened was in November 2001, according to the U.S. Naval Observatory. The term “blue moon” (…) originated centuries ago. Folklorists have traced references to poems from Shakespeare’s time.

(extracted from USA Today – Friday, July 30, 2004 – 3A)

Questão 27 – Língua Inglesa

Pode-se concluir, a partir do texto acima, que a expressão idiomática “once in a blue moon” está associada a:

A. linguagem poética.

B. fatos que acontecem raramente.

C. eventos astronômicos.

D. eventos astronômicos adaptados à crença popular.

Questão 28 – Língua Inglesa

The expression closest in meaning to oddity is:

A. Peculiarity.

B. Normality.

C. Fact.

D. Phenomenon.

Questão 29 – Língua Inglesa

Which of the ideas below would not be together with the others in the same paragraph?

A. Rocket scientists say Alcantara is well placed for space launches because its proximity to the equator requires less fuel to loft a rocket to orbit.

B. Brazil’s Ministry of Aeronautics has space launch and tracking facilities in northeast Brazil on the country’s 4,603-mile-long Atlantic Ocean coast near Alcantara and Natal.

C. The seaside Alcantara spaceport is carved out of the jungle and is accessible only by plane, helicopter and boat.

D. A successful launch of Alcantara’s Satellite Launch Vehicle would have given Brazil the honor of being the first Latin American nation to send its own satellites to orbit.

Questão 30 – Língua Inglesa

Fill in the blanks with the most appropriate option below:

Fifty years ago, scientists knew the components of DNA but did not know how they were arranged. Finding this out was the Holy Grail of biology because it would explain how DNA reproduced itself and made proteins, the building block of life. Building on the work by Crick and Watson and that of others over the decades, scientists now can alter genes in plants, animals and even humans to breed out _______________ and breed in __________.

A – disease / desired traits.

B – sickness / illness.

C – healthy features / wished traits.

D – unhappiness / happiness.

Utilize o texto abaixo para responder às questões 31 e 32.

Read the following paragraph which reports a study conducted by the Organization for Economic Co-operation and Development:

“An international survey of literacy, science and maths skills shows that pupils in the UK are above average in each of these subject areas. The study of 15-year-old pupils in 32 countries found that German pupils were below average in all three subjects. And pupils in the United States appeared in the middle ranking average band for all three subjects. Among European countries, only Finland and Ireland were above the UK at literacy. And in maths, only Finland and Switzerland were above the UK – and in science, only Finland performed higher. The ratings are based on an assessment of how pupils approaching the end of compulsory education are able to apply their academic skills to problems in the workplace and in adult life.”

(BBC News, 4 December, 2001)

Questão 31 – Língua Inglesa

Com base no parágrafo acima, pode-se afirmar, em relação ao estudo feito com estudantes do mundo inteiro, que:

A. estudantes ingleses apresentam desempenho escolar semelhante aos de estudantes de outros países desenvolvidos;

B. os estudantes que estão melhor preparados para enfrentar a vida adulta são os alemães;

C. os estudantes finlandeses só perderam para os estudantes suíços e irlandeses;

D. estudantes americanos não foram nem os melhores nem os piores nas provas.

Questão 32 – Língua Inglesa

Pupils in Russia, Poland, Greece, Italy and Spain were below average in every area. Brazil, Mexico and Luxemburg scored below all other countries. In other words, Brazil, Mexico and Luxemburg were the __________ in the study.

A. lower.

B. worst.

C. weaker.

D. most weak.

Questão 33 – Língua Inglesa

Read the fable and choose the alternative that best describes the lesson drawn from it.

The Crow and the Pitcher

A crow perishing with thirst saw a pitcher, and hoping to find water, flew to it with delight. When he reached it, he discovered to his grief that it contained so little water that he could not possibly get at it. He tried everything he could think of to reach the water, but all his efforts were in vain. At last he collected as many stones as he could carry and dropped them one by one with his beak into the pitcher, until he brought the water within his reach and thus saved his life.

A. Necessity is the mother of invention.

B. Even a fool is wise - when it is too late.

C. Not everything you see is what it appears to be.

D. A man is known by the company he keeps.

Questão 34 – Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que o recurso de linguagem, sublinhado, foi incorretamente analisado. Todos os trechos transcritos são de Sagarana.

A. “Leôncio Madurêra era um homem herodes, que vendia o gado e depois mandava cercar os biscateiros na estrada, para matar e tornar a tomar os bois.” – METONÍMIA

B. “Com Santana, a gente tem sempre de reagir; contra a sua personalidade de alta voltagem e sua lacônica tirania.” – METÁFORA

C. “Desta vez me recebeu com desconfiança. Mas é alarmantemente simpática. Principalmente graciosa. A própria pessoa da graça. Graciosíssima.” – PLEONASMO

D. “Um gordo galo pedrês, parecendo pintado de fresco com desenhos de labirinto de almanaque, sultaneava, dirigindo preferências a uma galinha ainda mais carijó e mais gorda, vestida de fichas de impressão digital.” – NEOLOGISMO

Questão 35 – Língua Portuguesa

Assinale a interpretação correta de Lavoura Arcaica:

A. As inúmeras referências à situação trágica do narrador vinculam a narrativa ao Realismo literário.

B. O narrador apresenta-se como “planta enferma vergada ao peso de um botão vermelho” – sua contestação da ordem familiar é intrinsecamente ligada ao temperamento passional.

C. A parábola do homem faminto confirma a sentença do avô: “Maktub”, ou seja, tudo “está escrito”.

D. Ao dizer que seus olhos eram “caroços repulsivos”, o narrador admite sua inteira reprovação dos próprios atos.

Questão 36 – Língua Portuguesa

Observe:

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso.”

Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

(PESSOA, Fernando. Palavras de Pórtico. Poesias. Porto Alegre: L&PM, 1996.)

— Melhor um pássaro voando do que dois na mão!... Eis a versão do provérbio, para uso dos fortes, dos capazes de ideal...

— É a versão dos otários, também.

(ROSA, Guimarães. Minha gente. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.)

I. Ambos os fragmentos apresentam aforismos.

II. Em um dos fragmentos há uma figura de pensamento.

III. Os períodos sublinhados são formados, respectivamente, por coordenação e por subordinação.

Com relação a essas afirmativas, assinale a opção certa:

A. Somente I e II estão corretas.

B. Somente II e III estão corretas.

C. Somente I e III estão corretas.

D. Todas estão corretas.

Questão 37 – Língua Portuguesa

-“Eu, 1003, me limito, a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua.”

(BRAGA, Rubem. Recado ao senhor 903.)

Com relação ao fragmento acima não se pode afirmar:

A. Há atribuição de prosopopéia ao único elemento não reduzido a um número.

B. A oposição à noção de liberdade se faz principalmente pela delimitação espacial.

C. O narrador-personagem encontra-se numa posição dual, pois é ao mesmo tempo um dos muitos “números empilhados entre dezenas de outros” e semelhante ao Oceano Atlântico.

D. “Todos” e “apenas” são pronomes indefinidos que também marcam a oposição apresentada pelo narrador.

Questão 38 – Língua Portuguesa

Assinale a alternativa correta, após ler o primeiro parágrafo da crônica “Meu ideal seria escrever...”, de Rubem Braga:

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse — “ai meu Deus, que história mais engraçada!”. E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria — “mas essa história é mesmo muito engraçada!”.

A. O predicativo do sujeito “Meu ideal” tem a estrutura de uma Oração Subordinada Substantiva Predicativa Reduzida de Infinitivo.

B. A construção do discurso indireto se faz de maneira tradicional com verbo discendi e travessão.

C. O vocábulo “que”, após a interjeição “Ah”, pode ser classificado como pronome relativo.

D. Em “uma história”, “a história”, “minha história” e “essa história”, os adjuntos adnominais em nada alteram o substantivo determinado, uma vez que são apenas escolhas permitidas pela língua.

Questão 39 – Língua Portuguesa

A exploração das potencialidades do idioma ou sua tematização, abordadas por Caetano Veloso no trecho da canção Língua reproduzido abaixo (Caetano Veloso. Velô, 1984.), são exemplificadas nos fragmentos abaixo, exceto:

Gosto de sentir a minha língua roçar

A língua de Luís de Camões.

Gosto de ser e de estar

E quero me dedicar

A criar confusões de prosódia

E uma profusão de paródias

Que encurtem dores

E furtem cores como camaleões.

Gosto do Pessoa na pessoa

Da rosa no Rosa,

E sei que a poesia está para a prosa

Assim como o amor está para a amizade.

E quem há de negar que esta lhe é superior?

E deixa os portugais morrerem à míngua,

"Minha pátria é minha língua "

-Fala, Mangueira!

Flor do Lácio Sambódromo

Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode

Esta língua?

A. “— Mas pulou no cangote do zebu?

— Que óte! Que ú!... Você acredita que ela não teve coragem?!”

(Sagarana, O burrinho pedrês.)

B. “De certo que eu amava a língua. Apenas não a amo como a mãe severa, mas como a bela amante e companheira.”

(Carta de Guimarães Rosa a João Condé, revelando segredos de Sagarana.)

C. “Nos pastos de engorda, ainda havia milhares deles, e até junho duraria o êxodo dos rebanhos de corte.”

(Sagarana, O burrinho pedrês.)

D. “José Malvino tinha trazido boa matalotagem. Santana se munira de pão e latas de sardinha. Apeamos, para ajantarar. O riacho cantou, cantou. Quando montamos de novo, entardecia. Apressamos a marcha.”

(Sagarana, Minha gente.)

Questão 40 – Língua Portuguesa

“(...) por isso, ninguém em nossa casa há de dar nunca um passo mais largo que a perna: dar o passo mais largo que a perna é o mesmo que suprimir o tempo necessário à nossa iniciativa; e ninguém em nossa casa há de colocar nunca o carro à frente dos bois: colocar o carro à frente dos bois é o mesmo que retirar a quantidade de tempo que um empreendimento exige; e ninguém ainda em nossa casa há de começar nunca as coisas pelo teto: começar as coisas pelo teto é o mesmo que eliminar o tempo que se levaria para erguer os alicerces e as paredes de uma casa; (...)”

A respeito do trecho acima, transcrito de Lavoura Arcaica, é cabível afirmar:

A. Faz parte da fala do narrador.

B. Sua construção é paralelística.

C. Exemplifica o intenso uso de recursos poéticos que caracteriza a prosa de Raduan Nassar.

D. Expõe a ligação do autor ao Romantismo, apesar de o livro vincular-se ao período hoje chamado por muitos de Pós-modernismo.

Questão 41 – Matemática

A intensidade dos terremotos é medida por sismógrafos que utilizam a Escala Richter. A magnitude M de um terremoto é dada pela equação [pic], onde P é a potência do terremoto e Preferência é uma potência de referência (constante para todos os casos estudados).

Recentemente, no Oceano Índico, ocorreram maremotos que geraram ondas gigantes, afetando vários países da região. O mais forte atingiu, aproximadamente, a magnitude de 9,0 graus na Escala Richter; um outro, posterior, atingiu 6,0 na mesma escala.

Em função do exposto acima, pode-se afirmar que:

A. A potência atingida pelo primeiro terremoto é 100 vezes menor que a potência do segundo terremoto.

B. A potência atingida pelo segundo terremoto é 10 vezes maior que a potência do primeiro terremoto.

C. A potência atingida pelo primeiro terremoto é 1000 vezes maior que a potência do segundo terremoto.

D. A potência atingida pelo segundo terremoto é 1000 vezes maior que a potência do primeiro terremoto.

Questão 42 – Matemática

Numa Progressão Aritmética crescente, de razão r = 1, a soma dos n primeiros termos é igual a 33 e o termo de ordem [pic] é igual a 4. A soma dos 12 primeiros termos dessa PA é igual a:

A. 33.

B. 58.

C. 87.

D. 102.

Questão 43 – Matemática

A figura abaixo mostra uma circunferência, onde [pic] é uma corda perpendicular ao diâmetro [pic]. Sabe-se que a corda [pic] mede a e que a flecha [pic] mede b. Esse é um exemplo típico de seção transversal de uma tubulação pluvial, onde a corda [pic] representa o nível d’água , num certo instante.

[pic]

Nessas condições, pode-se afirmar que o raio R da circunferência mede:

A. [pic].

B. [pic].

C. [pic].

D. [pic].

Questão 44 – Matemática

Um triângulo ABC tem[pic] e [pic]. Se a sua área mede [pic], pode-se afirmar que esse triângulo é:

A. Escaleno.

B. Eqüilátero.

C. Isósceles.

D. Retângulo.

Questão 45 – Matemática

Resolvendo o sistema: [pic], para as variáveis x e y , obtém-se:

A. [pic].

B. [pic].

C. [pic].

D. [pic].

Questão 46 – Química

Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:

A. Físico.

B. Químico.

C. Nuclear.

D. todas as alternativas acima estão corretas.

Questão 47 – Química

Com relação a um mesmo grupo de elementos (ou família) da Tabela Periódica, pode-se afirmar que átomos com maior raio atômico estão localizados:

A. No topo (extremidade superior) de seu grupo.

B. No final (extremidade inferior) de seu grupo.

C. No meio de seu grupo.

D. É impossível predizer o raio atômico de um elemento a partir de sua posição no grupo.

Questão 48 – Química

Considere um churrasco de fim de semana, numa turma de amigos e amigas, na beira de uma piscina. Dois entusiasmados convivas estão conversando sobre:

I – A melhor técnica para operar a chopeira, de modo a encher um copo de vidro com chope e formar uma boa camada de espuma (colarinho).

II – O gelo derretendo em um copo de uísque “on the rocks”, já devidamente esvaziado.

III – A melhor maneira de acender o carvão na churrasqueira.

IV – O “ponto ideal” para assar a picanha.

Dos assuntos gastronômicos acima, pode-se afirmar que são exemplos de reações químicas:

A. I e II.

B. II e III.

C. III e IV.

D. I e IV.

Questão 49 – Química

Em um laboratório de química, foram encontradas as seguintes fichas com os nomes de reagentes químicos. Qual delas está incorreta?

A. CaCO3 – carbonato de cálcio.

B. AlBr3 – brometo de alumínio.

C. NaNO3 – nitrato de sódio.

D. CuS – sulfato de cobre.

Questão 50 – Química

A partir do experimento abaixo (numa solução aquosa de Na2SO4), foram feitas as seguintes afirmações:

I – A e B são respectivamente O2(g) e H2(g).

II – A e B são respectivamente H2O(g) e H2S(g).

III – Forma-se 2 vezes mais B do que A.

IV – B é um gás inflamável.

V – O gás A é muito tóxico.

[pic]

Assinale a alternativa que retrata as afirmações incorretas.

A. I e III.

B. I e IV.

C. II e V.

D. IV e V.

Questão 51 – Química

Um composto tem uma densidade de 8,0 g/mL. Qual a capacidade mínima, dentre os abaixo, que um recipiente deve ter para transportar 100 g deste composto?

A. 100 mL.

B. 80 mL.

C. 8 mL.

D. 20 mL.

Questão 52 – Química

Uma molécula desconhecida é composta somente por átomos de carbono (12 g/mol) e de hidrogênio (1 g/mol), ou seja, é um hidrocarboneto. O número total de átomos nesta molécula é nove. Se “x” representa o número de átomos de carbono em cada molécula, qual das equações abaixo descreve melhor a massa de 1 mol desta molécula?

A. [pic].

B. [pic].

C. [pic].

D. [pic].

Questão 53 – Química

Considere o perfil da reação descrita na figura abaixo, onde R = reagentes e P = produtos. A energia de ativação é maior quando a reação ocorre na direção:

[pic]

A. direta (R ( P).

B. inversa (P ( R).

C. direta ou inversa, tanto faz: a energia é igual.

D. do pico máximo de energia.

Questão 54 – Química

A morfina, uma droga utilizada em tratamento de câncer, tem a fórmula estrutural:

[pic]

Os carbonos assinalados possuem hibridização, respectivamente:

A. 1-sp2 2-sp3 3-sp2.

B. 1-sp 2-sp3 3-sp3.

C. 1-sp2 2-sp 3-sp2.

D. 1-sp 2-sp3 3-sp3.

Questão 55 – Química

Use as informações a seguir para associar as bebidas listadas abaixo com os recipientes em que se encontram.

(1) béquer de 100 mL (a) suco de laranja

(2) erlenmeyer de 250 mL (b) chá mate

(3) béquer de 500 mL (c) vodka

(4) kitassato de 1 L (d) leite

O béquer de 500 mL contém uma bebida associada ao desjejum (café da manhã) em hotéis.

O recipiente de maior capacidade contém um líquido incolor.

A bebida dentro do menor recipiente é opaca (não se pode enxergar através dela).

Um líquido transparente está num recipiente que tem a metade do volume de um líquido colorido.

O único líquido combustível tem exatamente o dobro do volume de um líquido opaco.

Com base nas informações acima e alternativas abaixo, a associação correta é:

A. 1a, 2d, 3b e 4c.

B. 1d, 2b, 3a e 4c.

C. 1a, 2c, 3d e 4b.

D. 1d, 2a, 3b e 4c.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download