Supporting Windows XP Professional



Supportando o Windows XP Professional

[pic]

Quando o sistema operacional não executa correctamente, os usuários , geralmente, não podem executar nenhum outro programa, e então não podem executar o seu trabalho. O risco de também perder dados importantes existe se os problemas não são corrigidos. Neste capítulo, você examina os problemas mais comuns do sistema operativo que os usuários encontram, e explora opções para focalizar esses problemas.

Os problemas mais comuns de um sistema operativo

Alguns dos problemas mais comuns que os usuários encontram com o sistema operacional são:

▪ Um dispositivo deixa de responder depois que um driver é mudado.

▪ O sistema operacional fica instável depois de um driver ou outra aplicação terem sidos instalados.

▪ O sistema operacional não responde, ou não começa correctamente.

▪ O sistema operacional não chega a arrancar.

▪ O sistema operacional opera muito lentamente quando aplicações múltiplas estiverem correndo.

As secções seguintes descrevem métodos para endereçar a cada um destes problemas. Estes métodos também podem ser usados para endereçar a uma larga variedade de problemas do sistema operacional.

Iniciando o Sistema Operativo Usando Ferramentas Especiais

O Windows XP Profissional vem com várias ferramentas que permitem a você inicializá-lo caso não inicie normalmente. Usando uma destas ferramentas, você pode diagnosticar um problema ou pode restabelecer o computador a uma configuração conhecida por trabalhar correctamente. Quando você encontra um problema com a inicialização do sistema operacional, seu primeiro curso de acção é inicializá-lo com uma das seguintes ferramentas especiais :

1. Safe mode (Modo seguro)

2. LastKnownGood configuration (Última boa configurção conhecida)

3. Recovery Console (Consola de recuperação)

Começando o Sistema operacional no Modo Seguro

Quando o Windows XP Profissional não corre normalmente, o seu primeiro passo para resolver o problema é reiniciar o computador no modo seguro. O Modo seguro é uma opção de inícialização avançada. Opções de inicialização avançadas em Windows XP Profissional o permitem inicializar o computador quando você não puder inicializá-lo normalmente. O Modo seguro é a opção de inicialização avançada que é mais usada freqüentemente.

O Modo seguro é projectado para lhe ajudar a reduzir o foco dos seus esforços nos diagnósticos. Quando você inicializa um computador no modo seguro, você está inicializando-o com um número limitado de configurações padrão e drivers. Estes incluem uma placa de vídeo VGA, o driver de rato da Microsoft, e o número mínimo de drivers de dispositivos necessários para inicializar o computador. Quando o computador não arranca depois de você instalar software novo, você pode inicializá-lo no modo seguro com serviços mínimos executados, e então mude suas configurações do computador ou remova o software recentemente instalado que pode estar causando o problema.

Para acessar o modo seguro, você pressiona F8 quando incitado durante o processo de inicialização. Você então vê três opções de modo seguro na página de opções de inicialização avançada, como mostrado na Figura 6-1. Estas são descritas na tabela 6-1. Escolha a opção apropriada usando as as teclas das setas.

[pic]

Figura 6-1

Página das opções avançadas de inicialização

Tabela 6-1

Opções do modo seguro

|Opções de safe Mode |Descripção |

|Safe Mode |Inicializa o computador usando só os serviços e drivers |

| |mínimos. |

|Safe Mode with Networking |Inicializa o computador usando só os serviços e drivers |

| |mínimos, mais as conexões da rede |

|Safe Mode with Command Prompt |Inicializa o computador usando só os serviços e drivers |

| |mínimos; depois de arrancar, a linha de comandos é exibida |

| |em vez da área de trabalho do Windows XP Profissional , |

| |Start menu, e barra de tarefas. |

Se nenhum sintoma reocorrer quando você estiver no modo seguro, então os serviços e drivers mínimos não estão a contribuir para o problema.

Se o computador arrancar no modo seguro, e o sintoma reocorrer, está relacionado com os serviços e drivers mínimos. Se este for o caso, então você deve tentar restaurar o computador a um estado prévio usando a Última boa configuração conhecida (LastKnownGood configuration) ou usando o Sistema de Restauração (System recovery), ambos serão discutidos mais adiante neste capítulo.

Se o computador não começar perfeitamente usando o modo seguro, então você pode precisar usar a opção de Consola de Recuperação para reparar o sistema, ou inicializar o computador usando a Última boa configuração conhecida que é discutida a seguir.

Iniciando o Sistema operacional Usando a Última boa configuração conhecida

Se seu computador não iniciar usando o modo seguro, então o problema pode ter sido causado por uma mudança feita ao computador. Você pode usar a LastKnownGood Configuration para desfazer a mudança que está causando o problema. LastKnownGood é a configuração que existia no sistema, na última vez que o Windows arrancou perfeitamente.

Entendendo a Última boa configuração conhecida

O registro (registry) é um banco de dados que contém toda a informação de configuração para um computador. O registro é composto de um arranjo hierárquico de chaves e sub-chaves, semelhante ao mostrado na Figura 6-2. Chaves e sub-chaves são como pastas e sub-pastas. Um conjunto de controle é um subchave que contém informação do sistema, tal como os serviços que devem começar, e que drivers de dispositivo devem ser carregados quando se inicializar o computador. Uma configuração é um ponteiro armazenado na subchave de KEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\SELECT do registro. Os ponteiros nesta sub-chave apontam para os conjuntos de controle. Uma destas configurações é a LastKnownGood configuration. LastKnownGood configuration é o último conjunto de controle que foi usado para começar o perfeitamente..

[pic]

Figura 6-2

Conjunto de configurações

Quando usar a última boa configuração conhecida

Você usa a última boa configuração conhecida para diagnosticar os tipos de problemas descritos abaixo.

▪ Depois que um driver de dispositivo novo é instalado, o sistema operacional não responde. Esta configuração não conterá informação sobre o possível novo driver defeituoso.

▪ Um driver de dispositivo crítico é inválido. Se certos drivers críticos forem estragados, o sistema operacional reverte automaticamente à última boa configuração conhecida da próxima vez que se inicializar o computador.

Quando NÃO Usar a Última boa Configuração conhecida

A Última boa configuração conhecida não é efectiva se você entrou no sistema desde que a mudança que você pretende reverter, foi feita. Isto acontece porque a informação do sistema é copiada para a última boa configuração conhecida quando você quando você entra no sistema. Também não é efectiva para diagnosticar problemas de inicialização que são causados por hardware, ficheiros corrompidos, ou assuntos que não estão relacionados com mudanças de configuração de sistema.

Para inicializar o computador usando a última boa configuração conhecida, faça o seguinte:

1. Não aceda o sistema (Não faça o Logon).

2. Reinicialize o computador, e quando vir o aviso, Please Select The Operating System To Start, pressione a tecla F8.

3. Use a tecla das setas para destacar LastKnownGood configuration, e então pressione Enter.

4. Se você tiver uma uma configuração de dual-boot, seleccione o sistema operativo que deseja inicializar, e então pressione Enter.

Inicializando o sistema operativo usando a Consola de recuperação

Se o modo seguro e a última boa configuração conhecida não o permitirem inicializar o computador e resolver o problema, então use a Consola de Recuperação. Você pode instalar a Consola de Recuperação como uma opção de inicialização depois de instalar o sistema operacional, ou você pode executá-lo do CD do Windows XP Profissional. Instalar a Consola de Recuperação permite que você a escolha como uma opção no menu de seleção de sistema operacional.

Quando você usa o Consola de Recuperação para começar o sistema operativo, você pode executar uma larga variedade de tarefas, incluindo:

▪ Ler e escrever dados num drive local formatado com os ficheiros de sistema FAT ou NTFS.

▪ Copiar dados importantes para dispositivos de armazenamento removíveis, como uma disquete ou CD.

▪ Formatar drives num disco rígido.

▪ Reparar o sistema copiando um ficheiro de uma disquete ou CD.

▪ Começar serviços que precisam ser começados, ou parar serviços que estão causando problemas.

Instalando a Consola de Recuperação como uma Opção de Inicialização

A Consola de Recuperação só pode ser instalada como uma opção de inicialização quando o Windows XP Profissional estiver funcionando correctamente. Instalando como uma opção de inicialização, assegura que estará disponível quando você precisar dela. Se você não instalar como uma opção de inicialização, você terá então que executá-la do CD do Windows XP Profissional.

Para instalar a Consola de Recuperação como uma opção de inicialização, faça o seguinte:

1. Somente com o Windows XP Professinal a correr, Insira o CD do Windows XP Profissional no drive de CD-ROM.

2. Clique Start, clique Run, digite cmd, e depois clique OK.

3. Mude os diretórios para o drive do seu CD-ROM, digitando x: (onde x é a letra do seu drive CD-ROM).

4. Se você está usando um computador de 32-bits, digite \i386\winnt32.exe/cmdcons; se você está usando um computador de 64-bits, digite \ ia64\winnt32.exe/cmdcons. Então, pressione Enter.

5. Clique Yes para instalar a Consola de recuperação, e depois siga as instruções na tela.

Executando a Consola de recuperação do CD

Para executar a Consola de Recuperação do CD do Windows XP Profissional, faça o seguinte:

1. Insira o CD do Windows XP Professional no seu drive de CD-ROM, e então reinicie o computador.

2. Quando o aviso, Press Any Key To Boot From CD, aparecer, pressione Enter.

3. Na tela da Notificação da Instalação, pressione Enter.

4. Na tela Welcome To Setup , digite r para recuperação.

5. Seleccione o sistema operativo que deseja reparar, e então digite a senha do administrador.

6. Use os comandos apropriados para completar as tarefas desejadas.

Exercício 6-1: Entender os comandos da consola de recuperação

O ficheiro de ajuda do Windows XP Profissional contém cada comando de Consolo de Recuperação, parâmetros de comando chamados interruptores, e a sintaxe para o seu uso. Neste exercício, você escreve a sintaxe do comando para executar a tarefa de Consolo de Recuperação desejada.

1. Para encontrar a informação que você precisa para completar este exercício, clique Start, clique Help And Support, digite Recovery Console na caixa de pesquisa, e depois pressione Enter.

2. Na caixa dos resultados da pesquisa, clique Recovery Console Commands. Clique em cada comando para encontrar a informação requerida para cada questão abaixo.

3. Qual é o comando para encontrar a lista dos ficheiros e dos subdirectórios no drive C?

________________________________________________

4. Qual é o comando para apagar o ficheiro Virus.exe da pasta i386 no drive D?

________________________________________________

5. Qual é o comando para habilitar o driver de serviço chamado cdrom.sys que fica situado na pasta windows\system32\drivers no drive C: para começar automaticamente?

________________________________________________

6. Qual é o comando para adicionar uma partição de 10 GB no seu único disco rígido?

________________________________________________

7. Qual é o comando para acrescentar uma nova partição do sector de inicialização na sua partição de sistema?

________________________________________________

Exercício 6-2: Inicializar o computador usando ferramentas especiais

Para cada um dos seguintes cenários, decida qual das ferramentas especiais usaria para inicializar o computador. Então, inicialiize o seu computador usando opção escolhida.

1. Você instala software e seu sistema fica instável. Você quer determinar se a instabilidade está no sistema operacional ou não.

________________________________________________

2. Você faz mudanças de configuração, e acidentalmente apaga um ficheiro crítico. O computador deixa de responder e quando você reinicia, não começa normalmente . Uma cópia do arquivo existe numa pasta no servidor.

________________________________________________

3. Um usuário baixa um ficheiro duma mensagem de e-mail, e contém um vírus. Você pode remover o vírus e querer assegurar que qualquer valor alterado do registro reverta ao estado prévio.

________________________________________________

4. Você precisa formatar o disco rígido inteiro de um computador, mas não pode entrar no sistema para o fazer.

________________________________________________

Restabelecendo o Sistema operativo Usando Sistema de Restauração

Além da última boa configuração conhecida (e recuo de drivers,discutidos no Capítulo 5), o Windows XP Profissional oferece as ferramentas Sistema de Restauração e de Recuperação Automatizada Do sistema para devolver o sistema operacional a um estado prévio. Você usa o Sistema De Restauração para restabelecer o computador a um estado prévio quando você quer assegurar que você não perde qualquer trabalho feitos pelos usuários desde aquele ponto. Você só usa Recuperação Automatizada De Sistema se todos os outros esforços de restauração falharem.

Restaurando o Sistema operativo usando o system restore (sistema de restauração)

System Restore é um componente do Windows XP Profissional que o permite restabelecer o computador a um estado prévio sem perder mudanças nos dados, como dados contidos em documentos, Favoritos, imagens, ou e-mail. System Restore funciona restabelecendo o sistema operacional para um ponto de restauração identificado. Pontos de restauração são criados automaticamente uma vez por dia a uma hora marcada. Eles também podem ser feitos manualmente. Pontos de restauração são como uma imagem do seu computador num momento específico. Eles capturam o estado exacto do sistema naquele momento. Porque os pontos de restauração automático são criados diariamente, você normalmente pode escolher um ponto de restauração muito recente para reverter. Você poder querer criar manualmente um ponto de restauração antes que sejam feitas grandes mudanças principais ao sistema, como a instalação de driver ou aplicação.

Criando pontos de restauração

Você deve criar manualmente um ponto de restauração antes de você fazer mudanças nos ficheiros de sistema do computador ou antes de instalar uma aplicação, a menos que você esteja seguro que a aplicação é compatível com o sistema operacional e todas as outras aplicações que correm no computador.

Para criar um ponto de restauração, faça o seguinte:

1. Clique Start, clique Help And Support, e depois escolha uma tarfa abaixo, clique Undo Changes To Your System With System Restore.

2. Clique Create A Restore Point, clique Next, dê um nome ao ponto de restauração (tal como, “Antes da Instalação da ApplicationX ”), e depois clique Create.

Revertendo aos pontos de restauração

O System Restore conserva dados existentes não restabelecendo certos tipos de arquivos a um ponto prévio. Estes incluem todos os ficheiros criados com aplicações de Microsoft Office, e os ficheiros criados com a maioria das outras aplicações; ficheiros de e-mail; ficheiros do historial de navegação; e Favoritos. Adicionalmente, o System Restore não restabelece nada dentro na pasta Os meus Documentos. Para assegurar que um tipo específico de ficheiro não é restabelecido a um ponto prévio, ponha-o dentro da pasta Os meus Documentos.

Windows XP cria vários tipos de pontos de restauração, incluindo:

▪ Initial System Check Point. Este ponto de restauração é criado na primeira vez que o computador é inicializado depois de actualizar ou instalar o Windows XP Profissional. Restaure a este ponto somente quando você quiser perder todas as mudanças do sistema que aconteceram depois de instalação.

▪ Program Name Installation Restore Point. Quando você instala um programa usando InstallShield ou Windows XP Professional Installer, o System Restore cria um ponto de restauração. Restaure a este ponto quando você quiser remover os ficheiros instalados e configurações de registro. Para reverter a mudanças feitas por um programa que foi instalado de outro modo, seleccione o primeiro ponto de restauração antes do programa ter sido instalado.

▪ Windows XP Professional Automatic Update Restore Points. Quando você instala actualizações, um ponto de restauração é criado. Se você baixa as actualizações mas não as instala, então um ponto de restauração não é criado. Restaure a este ponto para desfazer mudanças causadas por uma actualização.

▪ Manually Created Restore Points. Quando você cria manualmente um ponto de restauração, está habilitado a inverter (recuar) qualquer mudança que você tenha feito depois daquele ponto.

▪ Restore Operation Restore Points. Sempre que você restaura o computador a um ponto prévio, um novo ponto de restauração é criado. Restaure a este ponto quando você quiser desfazer a restauração que você executou recentemente.

▪ Unsigned Device Driver Restore Points. Sempre que o sistema operacional descobre que você está instalando um driver de dispositivo não assinado, cria um ponto de restauração. Restabeleça a este ponto quando você notar problemas depois de instalar um driver. Porém, você pode querer tentar primeiro recuar o driver (veja a secção Retrocedendo drivers no Capítulo 5).

▪ Microsoft Backup Utility Recovery Restore Point. Antes de começar qualquer operação da utilidade Backup, o System Restore cria Imediatamente um ponto de restauração. Restaure a este ponto quando você ou outra pessoa executa alguma acção com a utilidade Backup, e a acção resulta num estado indesejável.

O System Restore restaura o seguinte:

▪ Configurações do registro

▪ Perfis (somente locais—Perfis dos usuários da sala não são restaurados)

▪ Objectos de base de dados COM+

▪ cache WFP.dll

▪ base de dados WMI

▪ Metabase IIS

O System Restore não restaura o seguinte (e eles não são afectados pelo uso do System Restore):

▪ Senhas

▪ Dados dos usuários criados armazenados no perfil do usuário

▪ Conteúdo da pasta Os meus documentos

▪ Conteúdos de pastas redirecionadas.

▪ Configurações do WPA (a informação de autenticação do Windows não é restaurada)

▪ Itens listados nas sub-chaves FILESNOTTOBACKUP or KEYSNOTTORESTORE da chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CONTROLSET001\BACKUPRESTORE no registro.

Para reverter a um ponto de restauração usando o System Restore, faça o seguinte:

1. Acesse o System Restore por meio da Ajuda e apoio (Help and Support)

2. Siga as intruções mostradas no assistente do System Restore

Restaurando o Sistema Operativo usando o Automated System Recovery

Automated System Recovery (ASR) é o último recurso para restaurar o sistema operativo a um estado prévio. ASR recupera só o estado de sistema do sistema operacional, e as configurações de disco; não recupera nenhum ficheiro ou aplicação.

[pic]

Criando Disquetes de recuperação ASR

1. Clique Start, aponte para All Programs, depois para Accessories, seguido do System Tools, e clique então em Backup.

2. No Backup Utility Wizard, clique no botão Advanced Mode.

3. No menu das ferramentas (Tools Menu), clique assistente ASR.

4. Siga as instruções no seu ecrã.

[pic]

Recuperando de um desastre do sistema usando o ASR

1. Antes de começar o procedimento de recuperação, certifique-se que tem os seguintes artigos:

Sua disquete ASR previamente criada.

Suas mídias de backup previamente criadas.

O CD original de instalação do Windows XP Professional.

2. Insira o CD de instalação do wiindows XP Professional no seu drive.

3. Reinicie o seu computador. Se for incitado a pressionar uma tecla para inicializar o computador do CD, pressione a tecla apropriada.

4. Pressione F2 quando for incitado durante a secção do modo de somente texto durante a instalação. Você será incitado a inserir a disquete ASR que criou previamente.

5. Siga as instruções no ecrã.

Directrizes para Restaurar o Computador a um Ponto Prévio

Quando você restaura o computador a um ponto prévio, sempre deve usar a ferramenta que será menos perturbadora para o sistema enquanto o permite fazer a mudança desejada. Use as seguintes directrizes:

▪ Crie pontos de restauração antes de executar qualquer mudança crítica de configuração.

▪ Para sistemas críticos, crie disquetes ASR e cópias de segurança ASR num horário regular.

▪ Regularmente faça backup de dados importantes, como seu sistema de localização de ingresso do help desk.

A tabela 6-2 lista algumas sugestões sobre a melhor ferramenta a usar em problemas específicos.

Tabela 6-2

Ferramentas recomendadas para problemas específicos

|Problema |Solução |

|Após instalar ou actualizar o driver, o |Recue o driver para reverter ao driver prévio |

|dispositivo para de funcionar |funcional |

|Após instalar ou actualizar o driver, você pode |Recue o driver para reverter a um driver prévio |

|entrar mas o sistema está instável |funcional; se a estabilidade do sistema não |

| |melhorar, use System Restore para restaurar as |

| |configurações do sistema operacional a um ponto |

| |de restauração antes do driver ter sido instalado|

|Após instalar ou actualizar o driver, o sistema |Use a última boa configuração conhecida para |

|operativo para de responder |inicializar o computador; desabilite o driver, e |

| |então reinicie o computador e recue o driver |

|Depois de fazer mudanças de configuração, o |Use o System Restore para restabelecer o |

|sistema operativo passa por problemas |computador à um ponto de restauração que você |

|significantes |criou antes de fazer as mudanças de configuração;|

| |se isto não funcionar, use a última boa |

| |configuração conhecida. |

|Você precisa restaurar o sistema operativo a um |Use System Restore |

|ponto prévio sem perder dados dos usuários | |

|Você faz mudanças de configuração, e o sistema |Use a última boa configuração conhecida para |

|operacional então não responde |reverter o sistema operacional a um estado |

| |operável |

|Você instala uma aplicação que faz seu sistema |Use a última boa configuração conhecida para |

|ficar instável, e você quer remover todos os |reverter qualquer congfiguração do registro que a|

|componentes da aplicação |aplicação possa ter mudado |

|O sistema operacional, inclusive a a última boa |Use ASR |

|configuração conhecida não arrancam | |

Exercício 6-3: Restaurar o Sistema operativo a um Ponto Prévio

[pic]

O seu instrutor lhe fornecerá um computador no qual executará as tarefas seguintes. Se qualquer processo lhe pedir que reinicie o computador, faça assim:

1. Aceda ao sistema usando uma conta com privilégios de administrador.

2. Crie um ponto de restauração, e chame de “Antes das mudanças de configuração”.

3. No Device manager, navegue até ao dispositivo de CD-ROM, e actualize o driver com o driver duma disquete fornecida pelo seu instrutor. Ignore qualquer mensagem de advertência que aparece enquanto tenta instalar o driver.

4. Tente acessar o drive de CD-ROM e verifique que não está trabalhando.

5. Use a opção the Roll Back Driver para reverter para uma versão prévia funcional.

6. Verifique que o drive de CD-ROM está de novo funcional.

7. Crie um ponto de restauração chamado Aplicação (onde Aplicação é o nome duma aplicação não-crítica instalada no computador). Desinstale a aplicação. Verifique que a aplicação não está instalada.

8. Use o System Restore para recuar o sistema até ao ponto de restauração Aplicação. (o seu sistema irá inicializar).

9. Verifique que a aplicação que removeu foi restaurada.

10. Crie um conjunto de disquetes ASR. Você deve armazenar estas disquetes para uso posterior no caso de você precisar recuperar o sistema operacional. Lembre-se que ao recuperar o sistema operacional desta maneira significa que você perderá todos os programas e dados no computador, a menos que você de alguma maneira copie primeiro os dados para outro sistema.

Aumentando a mémoria virtual

Um dos problemas principais que os usuários reclamam é o facto de os computadores operarem muito lentamente, especialmente quando aplicações múltiplas, ou instâncias de aplicações estão abertas. Este problema é causado freqüentemente por insuficiente RAM disponível. O Windows XP Profissional permite-o aumentar "RAM virtual" destinando parte do disco rígido para operar como RAM. O aumento da RAM virtual lhe ajuda a resolver assuntos associados a insuficiência de RAM. Quando você aumenta RAM virtual, você está aumentando o tamanho do ficheiro de paginação.

[pic]

Para aumentar RAM virtual, faça o seguinte:

1. Clique Start, clique direito My Computer, e clique no Manage para iniciar o Computer Management

2. Na consola do Computer Management , clique direito em Computer Management (Local) e clique em Properties.

3. Na aba avançada, na secção de perfomance, clique Settings.

4. Na página de opções de perfomance, na secção de memória virtual, clique Change.

5. Na página da memória virtual, clique Custom Size, altere o tamanho mínimo and máximo para o ficheiro de paginação, e então clique OK três vezes.

-----------------------

Chapter

6

Após completar este capítulo, você será capaz de:

▪ Identificar os problemas mais comuns do sistema operativo.

▪ Explore as opções para focalizar problemas do sistema operativo.

▪ Determinar quando e como usar o safe mode, Last KnownGood configuration, e Recovery Console startup options.

▪ Determinar quando e como restabelecer o computador para um estado prévio usando Sistema de Restauração e a Recuperação Automatizada do sistema.

▪ Criar memória virtual para aumentar o desempenho do sistema operativo e da aplicação.

DICA

Você deve tentar estas ferramentas na ordem em que elas estão listadas.Por outras palavras, tente inicializar o sistema primeiro no modo seguro. Se você não puder solucionar o problema, então tente a Última boa configuração conhecida , e assim sucessivamente.

DICA

Para Usar a Consola de Recuperação, você tem que conhecer a senha do Administrador do computador. Também, como o modo GUI não está disponível, você deve ser capaz de localizar e identificar ficheiros problemáticos usando comandos básicos.

ImportantE

Quando você usar ASR, todos os dados serão perdidos e todas as aplicações devem ser reinstaladas. Nunca execute uma recuperação automatizada de sistema sem que você tenha consultado o seu instrutor ou conselheiro de faculdade e tenha ganhado permissão.

ImportantE

Neste exercício, você faz mudanças principais ao sistema de um computador. Assegure-se que o sistema de computador no qual você está trabalhando não contém nenhum dado crítico, e que pode ser reconfigurado se necessário.

Mais Informação

Para mais informação sobre como a RAM, RAM virtual, ficheiros de paginação, e o disco rígido trabalham juntos, veja Capítulo 2, Entendendo hardware.

DICA

Para melhor desempenho, ajuste o tamanho Inicial para não menos do que o tamanho indicado no Tamanho Total do Ficheiro de Paginação Para Todos Os Drives. O tamanho indicado é equivalente a uma vez e meia a quantidade de RAM no seu sistema.

ImportantE

Você precisará de uma disquete vazia de 1.44 MB para salvar as suas configurações do sistema, e mídias removíveis como um CD para salvar os ficheiros de Backup. Só os arquivos de sistemas necessários para inicializar o seu computador serão salvados por este procedimento. Para fazer backup dos seus dados, veja Backing Up Files and Folders na Ajuda.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download