O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em ...



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

EDITAL 005/PGCAL/2010

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece normas do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Curso de Doutorado para o ano letivo de 2011, em conformidade com as exigências da Resolução nº 05/2010 dos programas de Pós-Graduação stricto sensu, da Universidade Federal de Santa Catarina.

1 DAS VAGAS

No período de 15 de outubro a 19 de novembro de 2010, nas linhas de pesquisa Avaliação da Qualidade de Alimentos, Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Química e Bioquímica de Alimentos estarão abertas inscrições ao processo de seleção para preenchimento de até 15 (quinze) vagas para o Curso de Doutorado, com ingresso no primeiro ou segundo trimestre de 2011.

A listagem de Docentes do núcleo permanente credenciados com vagas disponíveis para orientação de Doutorado está disponível abaixo:

|Orientador |

|Alicia de Francisco |

|Ana Carolina Maisonnave Arisi |

|Cleide Rosana Werneck Vieira |

|Edna Regina Amante |

|Elane Schwinden Prudêncio |

|Ernani Sebastião Sant´Anna |

|Jane Mara Block |

|Marilde Terezinha Bordignon Luiz |

|Renata Dias De Mello Castanho Amboni |

|Roseane Fett |

|Vildes Maria Scussel |

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 Para se inscreverem no processo de seleção os candidatos deverão apresentar à Secretaria do Programa, em envelope fechado, os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição (disponível na página do Programa em ), devidamente preenchida, acompanhada de uma foto 3x4 cm;

b) Cadastro de candidato para seleção devidamente preenchido no endereço: ();

c) Cópia do diploma ou comprovante de ter concluído curso de Mestrado em Ciência dos Alimentos, ou área correlata, a critério do Colegiado.

Obs.: Caso o candidato esteja concluindo o Mestrado, o mesmo deverá apresentar uma declaração da Coordenadoria do Programa informando a data prevista para a defesa da dissertação. Os candidatos aprovados deverão apresentar cópia autenticada do diploma ou acompanhada do original, para fins de autenticação no ato da matrícula, impreterivelmente. A não apresentação da cópia do diploma autenticada ou acompanhada do original para fins de autenticação, implicará na perda da vaga.

d) Histórico escolar do curso de Mestrado;

e) Currículo comprovado dos últimos 5 (cinco) anos (conforme modelo Lattes do CNPq disponível em ). Todas as atividades devem ser comprovadas, e se tratando de produção científica e tecnológica, a primeira página da publicação deve ser anexada. Todos os documentos comprobatórios deverão ser numerados e ordenados de acordo com a seqüência de citação no corpo do currículo. Candidatos com título de mestre devem possuir pelo menos uma publicação em revista indexada no Qualis A1, A2, B1, B2, B3 na área de Ciência dos Alimentos, ou com fator de impacto > 0,5 em áreas correlatas. Excepcionalmente serão aceitos candidatos com artigo submetido, desde que esteja ainda cursando o mestrado ou que a defesa de dissertação tenha ocorrido a menos de 2 anos. A Tabela de Pontuação para candidatos ao Doutorado, que se encontra no final deste Edital, deve ser entregue preenchida pelo candidato, sob pena de não homologação da inscrição;

f) Comprovante de cumprimento das obrigações militares e eleitorais. Comprovante de inscrição ou aprovação no CELPE-Bras (para estrangeiros). Cópia do diploma do curso de graduação reconhecido na embaixada brasileira do país de origem (para estrangeiros).

g) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF, certidão de casamento ou divórcio, caso tenha ocorrido alteração no nome, e título eleitoral;

h) Duas cartas de recomendação (modelo disponível na página do Programa) preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados, sendo uma delas obrigatoriamente do orientador de mestrado – enviadas para secretaria do PGCAL;

i) Projeto de pesquisa inédito e original, de autoria própria, dentro do tema/linha de pesquisa do orientador escolhido. Deve ser escrito em língua portuguesa, possuir no máximo 20 (vinte) páginas digitadas em espaçamento duplo, fonte tamanho 12 (doze) e de acordo com as regras da ABNT, contendo: título, revisão bibliográfica atualizada, objetivos, metodologia e referências bibliográficas. O projeto é parte integrante do processo de avaliação do candidato e será avaliado separadamente pela comissão e pelo provável orientador;

j) Os candidatos que possuem e manterão vínculo empregatício, devem apresentar documento do empregador indicando a disponibilidade de tempo (horas semanais) a ser dedicado/liberado para o Programa, tendo explícita a ciência e concordância do orientador;

Observação: as bolsas de estudo, quando disponíveis, serão destinadas aos candidatos aprovados no processo seletivo cujos orientadores sejam professores do núcleo permanente (NP) do Programa, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos e a produção científica dos orientadores.

Estes documentos deverão ser ENTREGUES na Secretaria do Programa no período de 15 de OUTUBRO a 19 de NOVEMBRO de 2010 ou, alternativamente, ENVIADOS VIA CORREIO. No caso de documentação enviada pelo correio, a data limite de postagem será 19 de novembro de 2010.

Obs.: Candidatos estrangeiros estão sujeitos à legislação específica e devem solicitar a listagem dos documentos requeridos para inscrição no processo seletivo junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFSC.

3 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 Dos critérios

A seleção dos candidatos obedecerá aos seguintes critérios:

3.1.1 Análise do Currículo nos últimos 5 (cinco) anos;

3.1.2 Apresentação e defesa do Projeto de Pesquisa;

3.1.3 Prova de idioma

3.2 Das etapas de avaliação. A avaliação ocorrerá em três etapas, na forma a seguir indicada:

3.2.1 Primeira etapa: Análise do Curriculum vitae modelo Lattes do CNPq (pq.br), comprovado dos últimos 5 (cinco) anos. A nota mínima de aprovação nesta etapa é 6,0 (seis). O resultado será divulgado no dia 03 de dezembro de 2010, no endereço eletrônico e no mural da Secretaria do Programa.

Serão desclassificados automaticamente os candidatos que não apresentarem toda a documentação prevista na inscrição, incluindo a Tabela de Pontuação preenchida pelo candidato, e os candidatos que não comparecerem no local, data e hora marcados para a realização de qualquer uma das etapas.

3.2.2 Segunda etapa: Apresentação e defesa do Projeto de Pesquisa com horário a ser definido com a Secretaria do Programa:

a) A apresentação e defesa do projeto em sessão fechada com a Comissão de Seleção e o possível orientador;

b) Cada candidato disporá de até 15 minutos para a apresentação, devendo indicar sua preferência de recurso audiovisual à Secretaria do Programa no ato da inscrição;

3.2.3 Terceira etapa: Prova de idioma.

Na prova de idioma o aluno deve demonstrar capacidade de compreender, interpretar e redigir textos científicos em língua inglesa. Candidatos estrangeiros deverão também ser fazer interpretação de texto técnico científico em português.

4 DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO

4.1 Para a definição da ordem de classificação dos candidatos, a nota final representa a média aritmética das notas parciais de acordo com os respectivos pesos:

Projeto de Pesquisa* 4,0

Prova de idioma 1,0

Currículo 5,0

*documento escrito, apresentação e defesa oral.

4.2 O candidato que obtiver nota inferior ou igual a 6 (seis) em qualquer um dos quesitos avaliados estará automaticamente desclassificado, com exceção da prova de inglês.

4.3 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis), obedecendo ao limite de vagas constante no presente edital.

4.4 Será observada, na elaboração da lista classificatória final, a compatibilidade da proposta dos candidatos com a linha de pesquisa e área de concentração dos professores indicados, no momento da inscrição, como prováveis orientadores.

4.5 O resultado final da seleção será divulgado no endereço eletrônico e no mural da secretaria do Programa, no dia 17/12/2010 a partir das 18:00 horas, após homologação pelo Colegiado do PGCAL/UFSC.

6. Pedidos de reconsideração sobre qualquer fase do processo de seleção deverão ser encaminhados por escrito à Coordenadoria até 72 (setenta e duas) horas após a divulgação do resultado. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

5 DA MATRÍCULA

5.1 A matrícula acontecerá de forma presencial, no primeiro ou no segundo trimestre de 2010, conforme calendário, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFSC. Para efetivação da matrícula é obrigatório o aceite do professor orientador.

6 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O PGCAL não se responsabiliza pelo congestionamento do sistema e a consequente possibilidade de não realização da inscrição em função deste problema.

O cronograma das atividades deste processo seletivo encontra-se anexado ao presente edital.

6.2 A documentação dos candidatos não aprovados deverá ser retirada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos no período de 01 a 24 de fevereiro de 2011, de segunda à quinta feira, das 14h00min às 17h30min. Após essa data os documentos não retirados serão destruídos.

6.3 Informações adicionais poderão ser obtidas presencialmente junto à Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, através do telefone +(48) 3721-5397, fax +(48) 3721-9943, e-mail: pgcal@cca.ufsc.br ou no endereço eletrônico do Programa: .

6.4 O PGCAL se reserva ao direito de não preencher a totalidade das vagas.

6.5 O Programa não garante a concessão de bolsas de estudos. A disponibilidade de bolsas depende das Agências de Fomento e serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos pelas mesmas e pela Comissão de Bolsas do Programa.

6.6. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

Endereço para envio/entrega de documentos para inscrição:

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos – CAL

Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos

Rodovia Admar Gonzaga, 1346, Bairro Itacorubi, CEP 88034-001

Florianópolis, SC

Florianópolis, 15 de outubro de 2010.

Original Assinado

Prof. Dra Renata Dias de Mello Castanho Amboni

Coordenadora do Programa de PG em Ciência dos Alimentos



APÊNDICE I

Cronograma da seleção de Doutorado:

|Dia |HorÁrio |Atividade |

|11/10 a 19/11/2010 | |Período das inscrições |

|24/11/2010 | |Resultado das inscrições homologadas |

|29/11 a 03/12/2010 | |1ª) Etapa |

| | |Análise do desempenho acadêmico e profissional dos candidatos |

| | |(Históricos escolares e Curriculum Vitae) pela Comissão de Seleção.|

| | | |

| | |Etapa eliminatória. |

|03/12/2010 |18:00 horas |Divulgação do Resultado da Primeira Etapa |

|08/12/2010 |08:00 - 12 horas |Prova de idioma. |

|08/12 a 10/12/2010 |08:00-12:00 horas |Apresentação e defesa do projeto |

| |14:00-18:00 horas |(Local a ser definido pelo PGCAL) |

| |(agendamento prévio com | |

| |secretaria) | |

|17/12/2010 |A partir das 18 horas |Divulgação do Resultado no site do PGCAL. |

APÊNDICE II -SELEÇÃO AO DOUTORADO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS 2011.

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO DOUTORADO - Os documentos comprobatórios devem ser organizados na ordem da tabela.

|ITEM |Quantidade |Peso por item |Pontos |

|1. Experiência profissional (excluída atividade | |0,1 pontos /mês | |

|de ensino) | | | |

|(máximo 2,0 pontos.) | | | |

|2. Atividade didática no magistério Superior na | |1,0 ponto/ano | |

|área de alimentos ou áreas afins. (máximo 3,0 | | | |

|pontos) | | | |

|3. Estágio não obrigatório | |0,1 pontos /mês | |

|(máximo 1,2 pontos) | | | |

|4. Participação em programas de Iniciação |a) Com bolsa ou inscrito no programa |0,6 ponto p/semestre: | |

|Científica: |voluntário de bolsa de IC do PIBIC | | |

| |(máximo 3,6 pontos) | | |

| | | | |

| | | | |

| |b) Sem bolsa (voluntário): |0,5 pontos por semestre | |

| |(máximo 2,0 pontos) | | |

| | | | |

| | | | |

|5. Participação em programas de monitoria: | |0,5 pontos por semestre | |

|máximo 2,0 pontos. | | | |

|6. Trabalhos em revistas indexadas |7a) qualis A1, A2 e B1. |12 pontos | |

| |7b) Qualis B2 e B3 |8,0 pontos | |

| |7c) Qualis B4, B5 e C |1,0 pontos | |

|7. Trabalhos inéditos pertinentes à área de |8a) Completo/expandido |1,0 pontos | |

|Ciência de Alimentos em eventos científicos: | | | |

|(máximo 5,0 pontos). | | | |

| |8b) Resumo |0,5 pontos | |

|8. Autoria de Livros |9a) Livros |3,0 pontos | |

| |9b) Co-autoria |2,0 pontos | |

| |9c) Capítulo |1,0 pontos | |

| | |

|TOTAL | |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download