OMAR SOUTO - Portal Expresso



[pic]

Material bibliográfico disponível para pesquisa, no Setor de Documentação e Reserva Técnica / Biblioteca Setorial

Museu de Arte de Goiânia

Rua 1 n. 605 – Setor Oeste – Goiânia GO

Email – reservatec@.br bibliotecmag@cultura.goiania..br

PASTA 237

OMAR SOUTO

CÓDIGO DO ARTISTA: 230

DOCUMENTOS

DOCUMENTO 01

FONTE: GALERIA ARQTIS. OMAR SOUTO: INDIVIDUAL DE PINTURAS. CONVITE. UBERLÂNDIA, [19--].

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 15 A 28 ABR. NA GALERIA ARQTIS – UBERLÂNDIA – MG. APRESENTAÇÃO LUIZ ELIAS; COMENTÁRIOS CRÍTICOS. ALBERTO BEUTTNMULLER E MIGUEL JORGE. CURRUCULUM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 02

FONTE: RUGIERO. OMAR SOUTO. EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE 30 DE AGO. A 30 DE SET. DE 1983. CATÁLOGO. SÃO PAULO, 1983.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 30 AGO. A 30 SET. 1983, NA RRUGIERO/SP. APRESENTAÇÃO ALBERTO BEUTTNMULLER. CURRICULUM.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 03

FONTE: SHOPPING BOUGANVILLE. OMAR SOUTO E CARAMURÚ. CONVITE. GOIÂNIA, [2000]

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO E CARAMURU DE 21 JUN. A 05 JUL. DE [2000] NO SHOPPING BOUGANVILLE.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 04

FONTE: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. OMAR SOUTO: PINTURAS. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1984.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 04 A 15 DEZ 1984, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE.. REFERÊNCIAS: EDUARDO PACOTE, IVO ZANINI, OLNEY KRUSE , ALBERTO BEUTEMMULLER, SATURNINO PESQUERO, MIGUEL JORGE E BRASIGÓIS FELÍCIO. CROMO CURRICULUM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 05

FONTE: GALERIA ATHOS BULCÃO. OMAR SOUTO: PINTURAS. CONVITE. BRASÍLIA, 1996.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 11 A 26 JUL. 1996 NA GALERIA ATHOS BULCÃO – BRASÍLIA, DENTRO DO PROJETO GALERIA DE ARTE ITINERANTE. ACOMPANHA CROMO EM FORMA DE CARTÃO, COLOR, 20 X 21 CM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 06

FONTE: ICONE GALERIA ARTE LATINO AMERICANA. TABERNA GALERIA DE ARTES. OMAR SOUTO E RAFAEL RUEDA. CATÁLOGO. [ S.L.], [19--].

RESUMO: CATÁLOGO “OMAR SOUTO E RAFAEL RUEDA”, DA ICONE GALERIA DE ARTE LATINO AMERICANA E TABERNA GALERIA DE ARTES. CROMO. CURRICULUM. QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 07

FONTE: SOUTO, OMAR. SÃO FRANCISCO DE ASSIS. GOIÂNIA, [19--]. 1 CARTÃO, COLOR, 15 X 20 CM.

RESUMO: CARTÃO DE OMAR, COM IMAGEM DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, COLOR, 15 X 20 CM, TAMANHO ORIGINAL 80X50 CM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 08

FONTE: FARIAN, SUSAN. OMAR SOUTO E AS FOLIAS DE REIS. DIÁRIO DA MANHA, GOIÂNIA, 16 DEZ. 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “FOLIA DE REIS” DE OMAR SOUTO, NO PALÁCIO DA CULTURA. SÃO 15 OBRAS RETRATANDO O FOLCLORE E AS TRADIÇÕES GOIANAS. DURANTE A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO UM GRUPO DE FOLIA DE REIS FARÁ SEU POUSO NO PALÁCIO DA CULTURA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 09

FONTE: JORDÃO, EDUARDO. OMAR SOUTO MOSTRA HOJE SUA OUTRA FASE DA “FOLIA E A OUSADIA DAS COLAGENS. O POPULAR, GOIÂNIA, 17 DEZ. 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO NO PALÁCIO DA CULTURA. O TRABALHO DE OMAR FOCALIZA A FOLIA DE REIS, MOSTRANDO TODAS AS TRDIÇÕES DESTA FESTA RELIGIOSA. O ARTISTA USA COLAGEM DE RENDAS, FOTOGRAFIAS, CÉDULAS E PEDAÇOS DE MADEIRA, SEM COMPROIMETER SUA PINTRURA. DURANTE ABERTURA DA MOSTRA HOUVE APRESENTAÇÃO DE FOLIA.

QUANTIDADE:01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 10

FONTE: FOLIA DE REIS ANIMOU EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO. O ESTADO DE GOIÁS, GOIÂNIA, 18 DEZ. 1982.

RESUMO: GRUPO DE FOLIA ANIMA EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO NO PALÁCIO DA CULTURA. A APRESENTAÇÃO DO GRUPO SE DEU DEVIDO AO ARTISTA EXPOR TELAS COM A TEMÁTICA FOLIA DE REIS. CURRICULUM .

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 11

FONTE: NOVA MOSTRA DE OMAR SOUTO. FOLHA DE GOIÁS. GOIÂNIA, 16 DEZ 1982.

RESUMO: OMAR SOUTO ABRE EXPOSIÇÃO “POUSO E PINTURA”, COM 15 OBRAS RETRATANDO A TRADICIONAL FOLIA DE REIS. NA ABERTURA UM GRUPO DE FOLIA FARÁ APRESENTAÇÕES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 12

FONTE: EXPOSIÇÃO. FOLHA DE GOIÁS, GOIÂNIA, 12 OUT. 1982.

RESUMO: ACONTECEU DIA 07 OUT. 1982 EXPOSIÇÃO ARTE NOSSA – PANORAMA DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS, NO MAG; EXPUSERAM 90 ARTISTAS PLÁSTICOS, NUM TOTAL DE 200 OBRAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 13

FONTE: LOPES ONEIDE. NAS TELAS, A INGÊNUA BELEZA DO MEIO RURAL. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 04 DE JANEIRO 1983.

RESUMO: OMAR SOUTO ESTÁ EXPONDO NO PALÁCIO DA CULTURA UMA SÉRIE DE TELAS ABORDANDO A FOLIA DE REIS. EM ENTREVISTA, O ARTISTA FALA DE SUA VIDA, SUA OBRA E SEU PENSAMENTO ARTÍSTICO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 14

FONTE: FELÍCIO BRASIGÓIS. A FORÇA DA PAISAGEM EM QUATRO PINTORES GOIANOS. O POPULAR , GOIÂNIA, 25 SET. 1983. CAD. 2, P. 34.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES, JUCA DE LIMA E VALDELINO LOURENÇO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. SÃO QUATRO ARTISTAS QUE TEM NA PAISAGEM SEU PONTO FORTE, CADA QUAL COM SEU PONTO D VISTA E SUA TÉCNICA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 15

FONTE: JORGE, MIGUEL. OMAR SOUTO: HUMOR E EROTISMO NA PINTURA. O POPULAR, GOIÂNIA, P.16, 04 OUT.1983

RESUMO: OMAR SOUTO VEM CONQUISTANDO O MERCADO DE SÃO PAULO. EM SUA MAIS RECENTE INDIVIDUAL REALIZADA EM SÃO PAULO, TEVE QUASE TODAS AS TELAS VENDIDAS. A OBRA DE OMAR RETRATA OS RETIRANTES, CENAS DE PEQUENAS CIDADES, BORDEIS, FESTAS RELIGIOSAS E FOLCLÓRICAS, SEMPRE EXPRESSANDO HUMOR E EROTISMO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 16

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. AS SANTAS DE OMAR SOUTO NA PAISAGEM DE GOIÁS. O POPULAR, GOIÂNIA, 04 DEZ. 1984. CAD. 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “LEMBRANÇAS DE SANTAS GOIANAS” DE OMAR SOUTO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. O ARTISTA EXPÕE 25 TELAS DE SANTAS, CUJO TEMA SÃO IMPRESSÕES, MEMÓRIAS E IMAGINAÇÃO DO UNIVERSO MENTAL DOS BRASILEIROS. SÃO SANTAS EXISTENTES E IMAGINADAS SMPRE COM AR DE TRISTEZA, PROJETANDO O SOFRIMENTO E TRISTEZA DA MULHER GOIANA E BRASILEIRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 17

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. “A ARTE QUE VEM DO POVO CABE EM QUALQUER LUGAR”. O POPULAR, GOIÂNIA, 25 JAN. 1984. CAD. 2.

RESUMO: EM FASE BASTANTE FAVORÁVEL NA CARREIRA, OMAR SOUTO REALIZOU EXPOSIÇÃO NA GALERIA R. RUGERO/SP, ONDE CONHECEU A MARCHAND SÔNIA R. WARNER, QUE O CONVIDOU, JUNTAMENTE COM WALDOMIRO DE DEUS, A REALIZAR EXPOSIÇÃO EM TELAVIV, TAMBÉM FOI CONVIDADO PELOS CORREIOS A EMPRESTAR SUA ARTE A UM DOS SELOS DA EMPRESA E PARA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 18

FONTE: CATELAN, ÁLVARO. O REGIONALISMO E O NATURALISMO EM OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 15 JUN. 1984. CAD.2.

RESUMO: CATELAN ANALISA A ARTE DE OMAR SOUTO, SEMPRE RESSALTANDO A FIDELIDADE A SUA TEMÁTICA: CASAMENTO NA ROÇA, BATIZADO, BAILE NO BORDEL, FESTAS FOLCLÓRICAS E RELIGIOSAS ETC. ANALISA AINDA, A TRANSFORMAÇÃO TÉCNICA, UTILIZANDO A PERPECTIVA AÉREA E A TRANSPOSIÇÃO DO PRIMITIVIMO PARA O NATURALISMO, REVELANDO UM GRANDE REGIONALISTA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 19

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. OMAR SOUTO E SUAS LEMBRANÇAS DAS SANTAS DE GOIÁS. O POPULAR, GOIÂNIA, 02 DEZ. 1984. CAD. 2.

RESUMO: INDIVIDUAL “LEMBRANÇAS DE SANTAS GOIANAS”, DIA 4, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. NAS 25 TELAS EM EXPOSIÇÃO, OMAR SOUTO RETRATA SANTAS EXISTENTES E IMAGINADAS, E QUE POVOAM O UNIVERSO DA RELIGIOSIDADE BRASILEIRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 20

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. OMAR SOUTO, UM PINTOR E SUAS MEMÓRIAS DA VIDA CAIPIRA. O POPULAR. GOÂNIA, 26 NOV. 1985. CAD. 2.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. SÃO 23 TELAS, SEMPRE COM A TEMÁTICA DO MUNDO CAIPIRA, REPRESENTANDO SUAS FASES COMO PINTOR: AS FASES DAS SANTAS, DAS MULHERES COM CHAPÉU.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 21

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓS, CASA GRANDE ABRIU EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 28 NOV. 1985. CAD. 2, P.18.

RESUMO: EM CONCORRIDO VERNISSAGE FOI ABERTA A INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. A EXPOSIÇÃO NÃO É UMA RETROSPETIVA, TODAS AS TELAS SÃO RECENTES, MAS MOSTRA AS VÁRIAS FASES DO ARTISTA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 22

FONTE: FELÍCIO BRASIGÓIS.AS MEMÓRIAS DA PROVÍNCIA, NA PINTURA DE OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 24 NOV. 1985. CAD. 2, P. 35.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO. NESTA TERÇA NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. SÃO 23 TELAS COM PAISAGENS, SANTAS, NOVAS GRÁVIDAS E NOIVAS DE CHAPÉUS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 23

FONTE: OMAR , O CRIADOR DO SIMPLES. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, P. 16, 26 NOV.. 1096.

RESUMO: OMAR SOUTO SE DEFINE COMO CAIPIRA-REALISTA, E ABRE EXPOSIÇÃO NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. FIEL À SUA TEMÁTICA RURALISTA, RETRATA MULHERES INTERIORANAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 24

FONTE: RAMON, SATURNINO PESQUERO. AS DAMAS DE CHAPÉU DE OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 01 JAN.1986. CAD. 2.

RESUMO: NO FINAL DE 1985, A CASA GRANDE GALERIA DE ARTE EXPÔE A MOSTRA “DAMAS DE CHAPÉU” DE OMAR SOUTO. NESTA SÉRIE, O ARTISTA RETRATA A FIGURA FEMININA COM CHAPÉUS, O QUE O LEVOU A CRIAR VESTIDOS, SAPATOS, ENFEITES E CONSEQUENTEMENTE NOVOS FUNDOS PARA AS TELAS. AS TELAS REFLETEM ROMANTISMO E NOSTALGIA DO PASSADO E SONHO FEMININO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 25

FONTE: FELÍCIO BRASIGÓIS. O RETRATO DA VIDA POPULAR, NAS TELAS DE OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 23 NOV. 1986. CAD. 2.

RESUMO: FECHANDO O CALENDÁRIO ANUAL DA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, MAIS UMA VEZ, OMAR SOUTO REALIZA EXPOSIÇÃO (25 NOV. 1986). NA MOSTRA, O QUE DESPERTA IMEDIATA EMPATIA, É A IDENTIFICAÇÃO DO ARTISTA COM A TERRA, OS COSTUMES, AS GRANDEZAS E MISÉRIAS DAS TERRAS E GENTES GOIANAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 26

FONTE: RODRIGUES, MÁRCIO SOARES. OMAR SOUTO, UM ARTISTA VERSÁTIL. LEIA BRASIL, GOIÂNIA P. 11. SET. OUT. 1987.

RESUMO: ENTREVISTA DE OMAR SOUTO, FALANDO DAS DIFICULDADES DE SER ARTISTA, DAS FASES PICTÓRIAS DO ARTISTA, E DA UTILIZAÇÃO DE MODELO NO SEU ATELIÊ.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

DOCUMENTO 27

FONTE: MUSEU CONTEMPORÂNEO SERÁ INAUGURADO HOJE. O POPULAR, GOIÂNIA, 8 DEZ. 1988. CD. 2.

RESUMO: SERÁ INAUGURADO ÀS 21 HORAS O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE GOIÂNIA. COM 900 M², O MAC LOCALIZA-SE NO ED. PARTHENON CENTER E CONTA COM APROXIMADAMENTE 400 OBRAS. A EXPOSIÇÃO DE INAUGURAÇÃO COM 1350 ORAS SELECIONADAS DE 40 ARTISTAS QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO DA BIENAL. OMAR SOUTO, ESTÁ NA MOSTRA COM A OBRA “O ROMEIRO”

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 28

FONTE: O NOVO CAMINHO DA FÉ. O POPULAR, GOIÂNIA. 12 NOV. 1988. CAD. 2

RESUMO: INAUGURAÇÃODA RODOVIA DOS ROMEIROS (GOIÂNIA-TRINDADE GO-060), QUE TEM 16 KM. PARALELA A RODOVIA, FOI CONSTRUÍDA A VIA DOS ROMEIROS, COM QUASE 3M DE LARGURA, AO LADO DA QUAL ESTÃO DISTRIBUÍDOS 14 PINÉIS DO ARTISTA OMAR SOU, RETRATANDO A VIA SACRA. A RODOVIA FOI PROJETADA PARA DAR MAIS CONFORTO E SEGURANÇA AOS FIÉIS E MORADORES DA REGIÃO.

QUANTDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 29

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. UM NOVO ESPAÇO PARA A ARTE GOIANA. O POPULAR, 12 FEV. 1988. CAD,. 2.

RESUMO: SERÁ ASSINADO CONVÊNIO ENTRE A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA E A CIA THERMAS RIO QUENTE ATRAVÉS DO QUAL, A GALERIA FREI CONFALONI PROMOVERÁ EXPOSIÇÕES MENSAIS DA POUSADA DO RIO QUENTE. NA MOSTRA INAUGURAL, EXPÕEM: AMAURY MENEZES, ALCIONE, DA CRUZ, DJ. OLIVEIRA, IZA COSTA, M. CAVALCANTE E OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 14. PASTA N.237 – OMAR SOUTO

DOCUMENTO 30

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. PINTURAS DE OMAR SOUTO NA CASA GRANDE. O POPULAR, GOIÂNIA, P.17, 25 NOV. 1986.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. SÃO 26 TRABALHOS, FOCALIZADO CIRCOS, NOIVAS E RETRATOS DE SÃO FRANCISCO. O ARTISTA PRETENDE MONTAR ATELI?Ê EM ALC//ÃNTARA (MA) E FAZER TURNÊ PELOS ESTADOS DO NORDESTE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

PASTA 237-A

DOCUMENTO 31

FONTE: AQUINO, TACILDA. BIENAL GOIANA REVELA ARTISTAS PREMIADOS. O POPULAR, GOIÂNIA, 23 NOV. 1988. CAD.

RESUMO: DIVULGADO OS PREMIADOS DA I BIENAL DE ARTES DE GOIÁS: MELHOR OBRA – ADIR SODRÉ, PREMIO SECRETARIA DA CULTURA – OMAR SOUTO, PRÊMIO ESTÍMULO – LUIZ MAURO, PRÊMIO BIENAL DE AQUISIÇÃO – PAULO HUMBERTO, GERVANE DE PAULA E EDNEY ANTUNES E PRÊMIO CAIXEGO DE AQUISIÇÃO – ANA DORSA, RICARDO HOMEM E BRANCA DE OLIVEIRA. AS OBRAS SELECIONADAS E PREMIADAS PARTICIPARAM DE MOSTRA COLETIVA, NO DIA 06 DEZ., QUANDO DA INAUGURAÇÃO DO MAC.

QUANTIDADE: 01 ORIGINAL)

DOCUMENTO 32

FONTE: RAMON, SATURNINO P.A TELÚRICA E HUMANO-DIVINA VIA SACRA DE OMAR SOUTO. O POPULAR, GOIÂNIA, 16 NOV. 1988. CAD. 2

RESUMO: GOIÂNIA E TRINDADE ESTÃO TOPOGRAFICA E ESPIRITUALMENTE LIGADAS PELA RODOVIA DOS ROMEIROS E PELA VIA SACRA DE OMAR SOUTO. SÃO 07 ESTAÇÕES, ONDE OS PAINEIS PROPICIAM UMA EXPERIÊNCIA ÍNSITA INEBRIANTE. O ARTISTA CONSEGUE FAZER DO UNIVERSO UMA GRANDE TELA. A VIA SACRA PRODUZ UMA EXPERIÊNCIA POÉTICO-ESTÉTICA E MÚSICA RELIGIOSA, POSSIBILITANDO AO ROMEIRO REFAZER SUAS ENERGIAS FÍSICAS E ESPIRITUAIS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 33

FONTE: AMARO, AURÉZIA. UM LIVRO PARA A ARTE DE OMAR. O POPULAR, GOIÂNIA, 03 OUT. 1989. CAD. 2.

RESUMO: INDIVIDUAL “VIA SACRA” DE OMAR SOUTO, MOSTRANDO 14 QUADROS DE ESTUDO UTILIZADOS PELO ARTISTA NA MONTAGEM DOS PAINÉIS NA RODOVIA DOS ROMEIROS. OMAR EXPÕE AINDA, OUTRAS TELAS E ESCULTURAS DE SANTAS MODULADAS EMARGILA, COM ROSTO DA MULHER GOIANA. NA OCASIÃO, PX SILVEIRA LANÇA LIVRO “A ARTE NO ALTAR”, ABORDANDO A FASE SACRA DE OMAR SOUTO, DESTACANDO A VIA SACRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL0

DOCUMENTO 34

FONTE: ARTE SACRA AO SOM DA FOLIA. O POPULAR, GOIÂNIA, 05 OUT. 1989. CAD. 2, P.03.

RESUMO: ABERTA INDIVIDUAL NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, DE OMAR SOUTO, COM QUADROS DE ESTUDO UTILIZADOS NA MONTAGEM DOS PAINÉIS DA RODOVIA DOS ROMEIROS. NA OCASIÃO, FOI LANÇADO O LIVRO “A ARTE NO ALTAR” DE PX SILVEIRA SOBRE OMAR SOUTO E A COMPOSIÇÃO DA VIA SACRA. HOUVE AINDA, APRESENTAÇÃO DA FOLIA DOS SANTOS REIS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 35

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. MODIFICAÇÕES NA BIENAL DE GOIÁS. O POPULAR, GOIÂNIA, 24 ABR. 1990. CAD. 2, P. 1

RESUMO: A II BIENAL DE ARTES DE GOIÁS SOFREU ALGUMAS ALTERAÇÕES: DEVERIA SER EM JUNHO E FOI TRANSFERIDA PARA SETEMBRO. PODERÃO SE INSCREVER SOMENTE ARTISTAS GOANOS OU RESIDENTES EM GOIÁS HÁ 3 ANOS. HAVERÁ INCLUSÃO DE ESCULTURAS E CADA ARTISTA EXPORÁ 5 OBRAS, O JURI SERÁ COMPOSTO POR MEMBROS FORA DO ESTADO COM UM ÚNICO REPRESENTANTE LOCAL ESCOLHIDO PELOS ARTISTAS. FERNANDO COSTA FILHO ELOGIA A TENTATIVA DE DAR OUTRO DIRECIONAMENTO À BIENAL. OMAR SOUTO, SE DIZ INDIFERENTE, MAS DIZ QUE A PRESENÇA DE CRÍTICOS DE FORA VAI EVITAR FOFOCAS E GOSTOU DA PREMIAÇÃO SER UMA VIAGEM A PARIS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 36

FONTE: TRIBUTO A CHICO MENDES. O POPULAR, GOIÂNIA, 16 DEZ. 1990.

RESUMO: ESTÁ EM EXPOSIÇÃO PAINEL REPRESENTANDO NOSSA SENHORA DA AMAZÔNIA, NA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA. COM TEMÁTICA ECOLÓGICA, O ARTISTA PRESTA HOMENAGEM A CHICO MENDES

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 37

FONTE: DE PAREDE A TELA. O POPULAR, GOIÂNIA, 11 SET. 1991.

RESUMO: OMAR SOUTO ABANDONOU SUA PROFISSÃO DE OPERÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. APÓS 18 ANOS DE CARREIRA O ARTISTA REVELA QUE SOBREVIVE APENAS DAS VENDAS DOS QUADROS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 38

FONTE: OMAR CRUZA FRONTEIRAS E APONTA NO MATO GROSSO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 10 OUT. 1992. CAD. DM. REVISTA.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, NA GALERIA ÍCONE EM CUIABÁ. SUA TEMÁTICA É O POVO, SUAS CRENÇAS E COSTUMES, COM CORES FORTES E ALEGRES, E TRAÇOS SIMPLES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 39

FONTE: MARTINS, FERNANDO. OMAR DE A A Z. O POPULAR, GOIÂNIA, 30 JAN 1992. CAD. 2, P.1

RESUMO: OMAR SOUTO REALIZA EXPOSIÇÃO NA CIDADE DE NATA/RN, RETRATANDO TEMAS FOLCLÓRICOS: FOLIA DE REIS, CASAMENTO NA ROÇA, FESTAS RELIGIOSAS ETC. O ARTIGO FOI REDIGIDO UTILIZANDO A SEQUÊNCIA ALFABÉTICA, CONTANDO TODA TRAGETÓRIA DO ARTISTA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 40

FONTE: MARTINS, FERNANDO. ARTE MAIS QUE TRANCENDENTAL. O POPULAR, GOIÂNIA, 21 FEDF. 1992. CAD. 2, P.1.

RESUMO: OMAR SOUTO E AILSO BRAZ RELATAM FATOS E FORÇAS ESTRANHAS OCORRIDAS DURANTE CONFECÇÃO DE SUAS OBRAS. OMAR SOUTO PINTANDO REGINA, PROFESSORA DE GINÁSTICA, DISSE TER OCORRIDO DURANTE A PINTURA DO QUADRO, FATOS ESTRANHOS, SENDO QUE CONCLUÍDA A OBRA A MÃE DE REGINA ASSUSTOU-SE AO VER A OBRA, IDENTIFICANDO O RETRATO COMO SENDO DE UMA PRIMA SUA QUE SUICIDARA 20 ANOS ANTES E NÃO DE REGINA SUA FILHA. AILSO BRAZ QUANDO CONCLUIU A OBRA “CUIDADO COM O MAR”, PERCEBEU QUE OS TRAÇOS LEMBRAVAM DEMAIS A TÉCNICA DE VINCENT VAN GOGH, DECIDIU ENTÃO ALTERAR A OBRA. QUANDO RETORNOU A SALA, FOI JOGADO A UMA DISTÂNCIA DUAS VEZES IGUAL AO SEU CORPO, FERINDO A FRONTE, DA TESTA AO NARIZ.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 41

FONTE: MOREIRA, WELSON. AS CORES VIVAS DA SOLIDARIEDADE. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 13 JAN.1993. CAD. DM REVISTA.

RESUMO. EXPOSIÇÃO COLETIVA BENEFICENTE, DE 13 A 24 JAN. 19093 NO HALL DO CASTROS PARK HOTEL. A MOSTRA É EM PROL DO GRUPO PELA VIDDA. SÃO 20 OBRAS. 15 TELAS E 5 ESCULTURAS. EXPÕEM: ANTONIO POTEIRO, D J OLIVEIRA, OMAR SOUTO, RACHIDE, ODILON CHAVES, WALDOMIRO DE DEUS, AGUINALDO COELHO, INALDO MENDES, LIA WERNER, YASHIRA, ONEIDE COELHO,TAY, IONE MATOS, NEUSA GARCIA, MARIA JOSÉ , ÂNGELOS KTENAS, GILVAN CABRAL E ELIFAS. O QUADRO “VENUS, A DEUSA DO AMOR” ESTARÁ EXPOSTA PORÉM, NÃO SERÁ COMERCIALIZADA. PERTENCE AO ACERVO DO GRUPO PELA VIDDA E FOI CONCEBIDA POR OMAR SOUTO EM 1º DEZ., DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 42

FONTE: LISBOA, ANTÔNIO. VIA SACRA COM ROSTOS FAMILIARES. O POPULAR, GOIÂNIA, 14 MAR. 1993.

RESUMO: OMAR SOUTO VIVE PARA O TRABALHO CUJO TEMA É A VIA SACRA, PARA SER INSTALADO NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA (EM APARECIDA DE GOIÂNIA/GO). A PECULIARIDADE DESTE TRABALHO, SE ENCONTRA NO ROSTO DAS FIGURAS RETRATADAS, QUE SÃO INSPIRADAS EM PESSOAS DA PRÓPRIA CIDADE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 43

FONTE: ALVES, ADALTO. VIA SACRA EM APARECIDA DE GOIÂNIA. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 05 MAR. 1993.

RESUMO: OMAR SOUTO PINTOU 10 DAS 14 TELAS QUE IRÃO COMPOR A VIA SACRA QUE IRÁ ENFEITAR A IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA, DE APARECIDA DE GOIÂNIA. A IGREJA FOI TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E PASSA POR REFORMAS. NA VIA SACRA, OMAR PROCURA RETRATAR PESSOAS CONHECIDAS DA COMUNIDADE. A “DEUSA DA JUSTIÇA” TAMBÉM FOI PINTADA PELO ARTISTA E SE ENCONTRA NO SALÃO DO TRIBUNAL DO JURI NAQUELA CIDADE. O ARTISTA PRETENDE AINDA CONSTRUIR UM ATELIÊ NA CIDADE, ORNAMENTAR MUROS E PAREDES DE APARECIDA E AINDA GRAVAR UM DISCO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 44

FONTE: VIANNA, LÍCIA. OMAR VENCE DESAFIO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, P.12, 3 JAN. 1994.

RESUMO: INAUGURADO EM TRINDADE “VERÔNICA VIA SACRA” DE OMAR SOUTO, NO SANTUÁRIO DIVINO PAI ETERNO. OS 14 QUADROS FORAM DECERRADOS POR 13 MENINOS DE RUA E PELO PRÓPRIO ARTISTA. OS QUADROS SÃO ACOMPANHADOS POR PLACAS COM TEXTO DO ESCRITOR LUIZ ALBERTO QUEIROZ.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 45

FONTE: ALVES, TON. UMA OBRA DE ARTE GOIANA NO VATICANO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, P.11, 20 AGO. 1995.

RESUMO:OMAR SOUTO FOI CONVIDADO POR UM GRUPO DE ITALIANOS A PINTAR UM PAINEL PARA SER COLOCADO NAGALERIA DE ARTES DO VATICANO.ACOMPANHA O PAINEL, UMA LEGENDA FEITA EM BRONZE (TEXTO) , DE LUIZ DE QUEIROZ.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL

DOCUMENTO 46

FONTE: VIA-SACRA DE OMAR SOUTO SERÁ RESTAURADA. O POPULAR, GOIÂNIA, P.2, 17 JUL. 1996.

RESUMO: A VIA SACRA DE OMAR SOUTO, LOCALIZADA NA RODOVIA DOS ROMEIROS SERÁ RESTAURADA COM RECURSOS DO ESTADO E DA INICIATIVA PRIVADA, ATRAVÉS DE PATROCÍNIOS. A NOVIDADE É QUE DO OUTRO LADO DO PAINEL OMAR RETRATARÁ A VIDA DE CRISTO ATÉ A IDADE DE 33 ANOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 47

FONTE: OMAR SOUTO: MEDO DO CÉU NUBLADO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 2 JAN. 1997.

RESUMO: OMAR SOUTO SOFRE COM MEDO DO BARULHO DOS TROVÕES E RELÂMPAGOS DESDE MENINO, QUANDO SE ESCONDIA EMBAIXO DA CAMA. HOJE, APÉSAR DE NÃO SE ESCONDER MAIS, ANDA DE UM LADO PARA O OUTRO E DESLIGA TODOS OS APARELHOS ELÉTRICOS ATÉ O FINAL DA CHUVA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 48

FONTE: SANTOS, RENATA OMAR SOUTO CONCLUI RESTAURAÇÃO DA VIA SACRA. O POPULAR, GOIÂNIA, 27 JUN. 1977. CAD. 2, P.7.

RESUMO: CONCLUIDA RESTAURAÇÃO DOS PAINÉIS DA VIA DOS ROMEIROS POR OMAR SOUTO E AUXILIADO PELOS PINTORES CÉSAR E LUIS ANTÔNIO

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 48. PASTA N.237 – OMAR SOUTO

DOCUMENTO 49

FONTE: OMAR SOUTO. OPÇÃO, GOIÂNIA, 05 A 11 JAN.1997.

RESUMO: ENTREVISTA DO PINTOR E CANTOR OMAR SOUTO, FALANDO DE SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS EM GERAL.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 50

FONTE: OMAR SOUTO GARANTE INOCÊNCIA. O POPULAR, GOIÂNIA, 21 NOV. 1998.

RESUMO: OMAR SOUTO SE APRESENTA A JUSTIÇA E NEGA ACUSAÇÕES DE ESTUPRO, ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E EXPLORAÇÃO DE MENORES. O ARTISTA VAI RESPONDER O PROCESSO EM LIBERDADE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 51

FONTE: PINTURA GOIANA FAZ SUCESSO NOS ESTADOS UNIDOS. O PONTO DE VISTA, GOIÂNIA, 07 A 13 JUN. 1998.

RESUMO: ATRAVÉS DO PROJETO “ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL CENTRAL”, IDEALIZADO PELA GALERIA DE ARTE ITINERANTE, OMAR SOUTO ESTÁ EXPONDO NOS ESTADOS UNIDOS. A MOSTRA TRAZ AS MULHERES BRASILEIRAS EM SEU MOMENTO DE GLÓRIA. NO 2º SEMESTRE , O ARTISTA EXPÕE EM MIAMI.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 52

FONTE: TIMM, NÁDIA. OMAR SOUTO EXPÕE NOS ESTADOS UNIDOS. O POPULAR, GOIÂNIA, 14 MAIO 1998. CAD. 2, P.7.

RESUMO: OMAR SOUTO EXPÕE HOJE, NO PRESIDENT HOTEL EM MIAMI BEACH / USA. SÃO 20 TELAS COM FIGURAS COM ARES BREJEIROS, ENTRE FLORES, FRUTOS E PÁSSAROS. A PROMOÇÃO É DA GALERIA ITINERANTE DENTRO DO PROJETO “ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL CENTRAL”.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 53

FONTE: CANEDO, ANA LÚCIA. OBRAS INÉDITAS DE OMAR SOUTO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA03 JUN. 1998, CAD. DM REVISTA, P.4.

RESUMO: ACONTECERÁ HOJE, NO CENTREO DE CULTURA E CONVENÇÕES, PRÉVIA DA EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO QUE ACONTECERÁ DURANTE O XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, DE 11 A 16 OUT. . FIEL A SUA TEMÁTICA, CONTINUA RETRATANDO O COTIDIANO, TENDO AS MULHERES BRASILEIRAS COMO TEMA PRINCIPAL.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 54

FONTE: PEDIDA PRISÃO DE ARTISTA PLÁSTICO ACUSADO DE QUINZE ESTUPROS. O POPULAR, GOIÂNIA, 17 OUT. 1998.

RESUMO: OMAR SOUTO FOI DENUNCIADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS, PELA AUTORIA DE 15 ESTUPROS, 2 ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E 2 CASOS DE CORRUPÇÃO CONTRA MENORES DE 14 ANOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 55

FONTE: RIBEIRO JULIANA. ARTISTA ACUSADO DE ESTUPRAR MENORES. O POPULAR, GOIÂNIA, P.28, 17 OUT. 1998.

RESUMO: ARTISTA OMAR SOUTO É ACUSADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO POR 15 ESTUPROS, 2 ATENTADOS VIOLENTO AO PUDOR E 2 CASOS DE CORRUPÇÃO DE MENORES, COMETIDOS NOS ÚLTIMOS OITO ANOS. A PRISÃO PROVISÓRIA DO ARTISTA TAMBÉM FOI PEDIDA. A DENÚNCIA FOI PROTOCOLADA NO FÓRUM DE GOIÂNIA. PELOS CRIMES, O ARTISTA PODE PEGAR ATÉ 30 ANOS DE PRISÃO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 56

FONTE: RIBEIRO, JULIANA. ARTISTA DIZ SER VÍTIMA DE EXTORSÃO. O POPULAR, GOIÂNIA, P.3B, 21 NOV. 1988.

RESUMO: OMAR SOUTO, ACUSADO DE 15 ESTUPROS E ATENTADOS VIOLENTO AO PUDOR E EXPLORAÇÃO DE MENORES, NEGOU TODAS AS ACUSAÇÕES, DIZENDO SER VÍTIMA DE EXTORSÃO. O ARTISTA VAI RESPONDER AO PROCESSO EM LIBERDADE. SERÃO MARCADAS 2 AUDIÊNCIAS. PARA AS VITIMAS E TESTEMUNHAS DE ACUSAÇÃO E OUTRA PARA TESTEMUNHAS DE DEFESA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 57

FONTE: OMAR SOUTO DE VOLTA AO TRABALHO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 6 MAIO 2000. CAD. DM REVISTA, P. 5.

RESUMO: OMAR SOUTO CONVERSOU COM ESTUDANTES DA UCG, ONDE FALOU DE SEU CD, DA VIA SACRA DA RODOVIA DOS ROMEIROS E DA NECESSIDADEDE FAZER A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS E SUPORTES DAS OBRAS ARTÍSTICAS DA VIA SACRA. OMAR ESTA PREPARANDO EXPOSIÇÕES, CUJA RENDA SERÁ REVERTIDA AO PINTOR CARAMURU QUE SE ENCONTRA DOENTE, NA OCASIÃO LANÇARÁ SE 1º CD.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 58

FONTE: OMAR SOUTO CONSEGUE LIBERDADE PROVISÓRIA. O POPULAR, GOIÂNIA, P.5B, 19 MAR. 2000.

RESUMO: OMAR SOUTO CONSEGUE LIBERDADE PROVISÓRIA DEPOIS DE QUASE 3 MESES DE PRISÃO. O ARTISTA DEVERÁ CUMPRIR UMA SÉRIE DE CONDIÇÕES, CASO CONTRÁRIO IMPLICARÁ NA REVOGAÇÃO DA LIBERDADE PROVISÓRIA.

QUANTIDADE: (02 ORIGINAL)

DOCUMENTO 59

FONTE: NASCIMENTO, ELISÂNGELA. OMAR SOUTO PAGA PROMESSA. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, P.7, 20 MAIO DE 2000.

RESUMO: OMAR PAGA PROMESSA AOS PÉS DA ESTÁTUA DE PADRE PELÁGIO. TAMBÉM JÁ CUMPRIU PROMESSAS FEITAS POR OUTRAS PESSOAS. APESAR DOS PROBLEMAS QUE VEM ENFRENTANDO, NO PRÓXIMO DIA 16, ESTARÁ EXPONDO, COM CARAMURUJ NO SHOPPING BOUGANVILLE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 60

FONTE: SOUTO RESGATA ARTE DE CARAMURU. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 14 JUN. 2000. CAD. DM REVISTA, P.3.

RESUMO: OMAR SOUTO ORGANIZA EXPOSIÇÃO DIA 21 JUN. NO SHOPPING BOUGANVILLE EM PROL DO ARTISTA CARAMURU QUE SE ENCONTRA DOENTE. SÃO 15 OBRAS SUAS E 15 DE CARAMURÚ. NA OCASIÃO OMAR ESTARÁ LANÇANDO SEU 1º CD “TWIST TROPICAL”.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 61

FONTE: OMAR SOUTO VOLTA A EXPOR AO LADO DO MESTRE CARAMURÚ. O POPULAR, GOIÂNIA, 21 JUN. 2000. CAD. 2, P. 3.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO E CARAMURU, DE 21 JUN. A 05 JUL. 2000, NO SHOPPING BOUGANVILLE. A MOSTRA REÚNE 15 TRABALHOS DE OMAR E 24 DE CARAMURU E A RENDA SERÁ REVERTIDA AO ARTISTA CARAMURÚ QUE SE ENCONTRA ENFERMO. OMAR FARÁ INDIVIDUAIS EM BELO HORIZONTE, PONTA GROSSA E CURITIBA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 62

FONTE: LIMA, IVAIR. OMAR E CARAMURÚ JUNTOS. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 21 JUN. 2000. CAD. DM REVISTA.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO E CARAMURÚ, DE 21 JUN.A 05 JUL. 2000, NO BOUGANVILLE. CADA ARTISTA EXPÕE 15 OBRAS E A RENDA SERÁ REVERTIDA EM PROL DE CARAMURÚ QUE SE ENCONTRA DOENTE, NA OCASIÃO OMAR ESTARÁ LANÇANDO SEU 1º CD “TWIST TROPICAL”.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

PASTA 237 – B

DOCUMENTO 63

FONTE: MIRANDA, MAX. OMAR MOSTRA DOR E PRAZER DO EXISTIR. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 07 MAIO 2007, P.1, CAD. DM REVISTA.

RESUMO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO: “DOR E PRAZER DE EXISTIR”, NO MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA DE 08 DE MAIO A 06 DE JULHO DE 2007. DEPOIS DE 10 ANOS LONGE DO PÚBLICO OMAR VOLTA A EXPOR. SÃO 50 PINTURAS, ENTRE PEQUENOS E GRANDES FORMATOS. NA ABERTURA HAVERÁ MÚSICA LÍRICA E APRESENTAÇÃO DA FOLIA DE REIS DAS LAGES DE ITAPURANGA/GO. INFORMAÇÕES SOBRE: A TEMÁTICA DESENVOLVIDA PELO ARTISTA, COMENTÁRIOS DO ARTISTA SOBRE SUAS PRODUÇÕES E EXPOSIÇÃO, E TAMBÉM SOBRE AS OFICINAS DESENVOLVIDAS PARALELO A EXPOSIÇÃO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 64

FONTE: DOR E PRAZER DE EXISTIR. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 08 MAIO 2007, P. 04, CAD. DM REVISTA (ROTEIRO). COLUNA DESTAQUE.

RESUMO: EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “DOR E PRAZER DE EXISTIR” DE OMAR SOUTO NO MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA, ATÉ 06 DE JULHO DE 2007. NA COLUNA EXPOSIÇÃO HÁ INFORMAÇÕES SOBRE A EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS: “AGONADS: POPULAÇÃO BRASILEIRA” DE JAIME RAHE, QUE ACONTECE TAMBÉM NO MAG, PARALELA A EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 65

FONTE: MIRANDA, MAX. GRANDE RETORNO. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 10 ABR 2007, P. 02, CAD. DM REVISTA.

RESUMO: INFORMAÇÕES SOBRE A EMOÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO OMAR SOUTO NA ABERTURA DE SUA EXPOSIÇÃO: DOR E PRAZER DE EXISTIR, REALIZADA NO MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA, ATÉ O DIA 01 DE JUNHO DE 2007. NA EXPOSIÇÃO OMAR MOSTRA OS TEMAS QUE GOSTAR DE RETRATAR COM MAIOR FREQÜÊNCIA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

DOCUMENTO 66

FONTE: JORGE, MIGUEL. OMAR SOUTO: SUCESSÃO DE LEMBRANÇAS. GOIÂNIA, 2007. 01 FOLHA

RESUMO: TEXTO CRÍTICO DE MIGUEL JORGE SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE OMAR SOUTO, NA OCASIÃO DA EXPOSIÇÃO “DOR E PRAZER DE EXISTIR” REALIZADA NO MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA, DE 08 DE MAIO A 06 DE JUNHO DE 2007.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

DOCUMENTO 67

FONTE: SOUTO, OMAR; PEREIRA, CAMILO. OMAR SOUTO: TWIST TROPICAL. PUBLICADORA INC.: [S.L], 1998. 01 CD-ROM (10 MÚSICAS).

RESUMO: CD-ROM CONTENDO 10 MÚSICAS PRODUZIDAS POR OMAR SOUTO E CAMILO PEREIRA, ARRANJOS E REGÊNCIA DO MAESTRO ALAN OLIVEIRA, GRAVADO NOS ESTÚDIOS RAÍZES/RJ E IPÊ/GO, COM MIXAGEM DE SOUND TRACK (MIAMI/USA).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

REFERÊNCIAS

REFERÊNCIA 01

FONTE: SANTUÁRIO DA ARTE. I COLETIVA DE ESCULTORES DO SANTUÁRIO DE ARTE. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 07 A 27 DE DEZ. DE 1989. CONVITE. GOIÂNIA, 1987.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE “I COLETIVA DE ESCULTORES DO SANTUÁRIO DA ARTE” – UM NOVO ESPAÇO CULTURAL EM GOIÁS, DE 07 A 27 DE DEZEMBRO DE 1989, A REALIZAR-SE NO MAG ÁS 21H. A COLETIVA APRESENTA TRABALHOS DOS ESCULTORES: ANTUNIS ARANTES, ÂNGELOS KTENAS, CRISTINA CÂMARA, ELIFAS, HELENA, LUIZ OLINTO, LUIZA ALVES, CECY CURADO, DAUREZ, ELIETE CAETANO, J. VALENTE, JUÇARA, LILIAN DAHER, LÍBIA, MARIA SANTEIRA, MAURO RODRIGUES, MAIRY APA, MARIA CÉLIA, NORMA CAIADO, NELZE BERNARDES, NEUZA MORAES, ODETE MASTROCOLA, KEM YIAÇA, SIVAL, SOUZA NETO, VALDEMIR E IRENE NUNIZ.

TRABALHOS MURALISTAS DE: ANA MARIA FRANÇA, CRIS NACIÚDE, DE MARQUES, DA CRUZ, GOMES, ILKA CANABRAVA, JUQUINHA, SELVO AFONSO, SÔNIA VALEIRO, SÔNIA CURY, VÂNIA FERRO, WLADOMIRO DE DEUS OMAR SOUTO, ZANONI PINHEIRO, ROBERTO MACHADO, WASH, MARILDA PASSOS.

POETAS: ADA CURADO, AIDENOR AIRES, ANATOLE RAMOS, ILKA CANABRAVA, YEDA SCHIMALTZ, MIGUEL JORGE, MARIA HELENA CHEIM, CARLOS FERNANDO MAGEALHÃES E BRASIGÓIS FELÍCIO.

QUANTIDADE: 03

LOCALIZAÇÃO: NA PASTA DE EVENTOS DO MAG.

REFERÊNCIA 02

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL. CENTRO DE CULTURA BOSQUE DOS BURITIS. I SALÃO REGIONAL DE ARTE. CONVITE. GOIÂNIA, 1981.

RESUMO: O SALÃO OCORREU NO CENTRO DE CULTURA BOSQUE DOS BURITIS, DE 21 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO DE 1981. O ARTISTA PLÁSTICO FOI UM DOS PREMIADOS, COM A OBRA “BORDEL II” – ÓLEO SEM TELA (70 X 60CM)

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 03

FONTE: MAC – MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. PRIMEIRA BIENAL DE ARTES DE GOIÁS. BIENAL REALIZADA DE 08 DE DEZ. A 10 DE JAN. DE 1989. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1989.

RESUMO: BIENAL REALIZADA NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORANÊA -MAC, DE 08 DE DEZEMBRO DE 1988 A 10 DE JANEIRO DE 1989. O ARTISTA FOI SELECIONADO E RECEBEU O “PRÊMIO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE GOIÁS/VIAGEM” , PARTICIPOU COM AS OBRAS: “PAGADOR DE PROMESSA I” (200 X 100 CM), “PAGADOR DE PROMESSA II” (200 X 100 CM) E “PAGADOR DE PROMESSA III” (200 X 100 CM) – TÉCNICA: ACRÍLICA SOBRE TELA.

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 005, NA PASTA N. 05 –ADIR SODRÉ.

REFERÊNCIA 04

FONTE: NOVE GALERIA DE ARTES. 9 MESTRES DA PINTURA GOIANA. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 09 A 14 DE SET. DE 1996. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1996.

RESUMO: EXPOSIÇÃO: “9 MESTRES DA PINTURA GOIANA” – ORGANIZAÇÃO NOVE GALERIA DE ARTES, DE 09 À 14 DE SETEMBRO DE 1996. CATÁLOGO CONTÉM IMAGENS EM P&B. OBRA: ÓLEO SOBRE TELA (40 X 50 CM).

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 002, NA PASTA N. 07 –AGOSTINHO

REFERÊNCIA 05

FONTE: NOVE GALERIA DE ARTES. PINTANDO EM GOIÁS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 18 A 28 DE NOV. DE 1996. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1996.

RESUMO: EXPOSIÇÃO REALIZADA PELA NOVE GALERIA DE ARTES, DE 18 À 28 DE NOVEMBRO DE 1996

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 003, NA PASTA N. 07 –AGOSTINHO

REFERÊNCIA 06

FONTE: NOVE GALERIA DE ARTES. PINTANDO EM GOIÁS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 02 A 10 DE DEZ. DE 1996. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1996.

RESUMO: EXPOSIÇÃO REALIZADA PELA NOVE GALERIA DE ARTES, DE 02 À 10 DE DEZEMBRO DE 1996.

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO Nº 04, NA PASTA Nº 07 – ARTÍSTA AGOSTINHO

REFERÊNCIA 07

FONTE: NOVE GALERIA DE ARTES. 9 MESTRES DA PINTURA GOIANA. EXPOSIÇÃO COLETIVA A PARTIR DE 09 DE SET. DE 1996. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1996.

RESUMO: CONVITE PARAVERNISSAGE DA EXPOSIÇÃO “9 MESTRES DA PINTURA GOIANA”, NO DIA 09 DE SETEMBRO DE 1996, ÀS 21H, NA NOVE GALERIA DE ARTE. COLETIVA DOS ARTISTAS: AGOSTINHO, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, CLEBER GOUVEIA, D J OLIVEIRA, IZA COSTA, JUCA DE LIMA, OMAR SOUTO E ROOSEVELT.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 13, NA PASTA N. 007 –AGOSTINHO.

REFERÊNCIA 08

FONTE: MAG –MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. EXPOSIÇÃO COLETIVA. EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DO MAG, DE 10/01 À 05/02/95. CONVITE. GOIÂNIA, 1995.

RESUMO: EXPOSIÇÃO NO MAG EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 25 ANOS DE 10/01 À 05/02/95 NAS SALAS: SALA AMAURY MENEZES, SALA REINALDO BARBALHO E SEPAC.

NA SALA AMAURY MENEZES ENCONTRA-SE EXPOSIÇÃO DE PINTURAS E ESCULTURAS DOS ARTISTAS: ANA CRISTINA ELIAS , ANA MARIA, ANA MARIA PACHECO, ANGELOS KTENAS, ANTÔNIO POTEIRO, BALTAZAR, BRASILEU, CARLOS SENA, CLEBER GOUVEIA, D J OLIVEIRA,

DA CRUZ, ELIFAZ, ENAURO, GOMES DE SOUZA, LEO, LIAH, LISELOTTE DE MAGALHÃES, LUIZ MAURO, MAURO RIBEIRO, RAIMUNDO NONATO, SIRON FRANCO, SOUZA NETTO, TAI, RITTER, TIÃO TAVEIRA, VÂNIA FERRO, VILA, VILSON E VITOR G. G. SANTOS.

NA SALA REINALDO BARBALHO ENCONTRA-SE EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS, DESENHOS E AQUARELAS DOS ARTISTAS: AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, BEATRIZ, CARLOS R. CARRALES, CLEA COSTA, CONFALONI, D J OLIVEIRA, DINA COGOLLI, DINÉIA, EDNA SANTOS, FERNANDO COSTA FILHO, GUDRUM, HELENO GODOY, HELIANA DE ALMEIDA, LIOSMAR MARTINS, MARCIA SALES, MARLI, MANSO, MARCOS, NEUSA PERES, PAULO FOGAÇA, REINALDO BARBALHO, RENATO, ROSÂNGELA IMOLESI, ROMANO, SAÍDA CUNHA, SELVO AFONSO, ZÉ CÉSAR, ZOFIA, WILSON JORGE E YÊDA SCHMALTZ.

NO SEPAC ENCONTRA-SE EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DOS ARTISTAS:

ANA RITA ARAÚJO, ANA VANO, CARLOS SENA, CLEA COSTA, DEK, DÔIA, DOROTHY HANNAS, JOÃO COLAGEM, MANUEL SANTOS, MARIA GUILHERMINA, OCTO MARQUES, OMAR SOUTO, SAMUEL FERNANDO, SEBASTIÃO DOS REIS, TAÍ E VALDIR FERREIRA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: NA PASTA DE EVENTOS DO MAG.

REFERÊNCIA 09

FONTE: ESPAÇO CULTURAL DOS CORREIOS. HOMENAGEM AO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO. EXPOSIÇÃO COLETIVA EM HOMENAGEM AO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO E LANÇAMENTO DO LIVRO. CONVITE. GOIÂNIA, 1997.

RESUMO: CONVITE PARA HOMENAGEAR O DIA DO ARTISTA PLÁSTICO E LANÇAMENTO DO LIVRO “A COR DO SOM”, DIA 07 DE MAIO DE 1997, ÀS 08:15H NO ESPAÇO CULTURAL DOS CORREIOS, EVENTO REALIZADO PELO GRUPO PELA VIDDA. DIPLOMA DE BENEMÉRIO PARA OS ARTISTAS QUE DOARAM OBRAS PARA O GRUPO PELA VIDDA: MARA PORTO, FRANCISCO ARAÚJO, WALDOMIRO DE DEUS, ROSILDA MARINHO, ALEXANDRE, PIRANDELLO, SÉRGIO GOMES, SANTANA, ÂNGELO SILVANO, CECÍLIA MASCARENHAS, RAIMUNDO NONATO, NEUZA NOBRE, ÂNGELOS KTENAS, ANTÔNIO VIEIRA, ADEMI, ASSURARU, MARLENE, MARIA GUILHERMINA, GOMES DE SOUZA, NILSON PIMENTA, MARCELO LIMA, SELVO AFONSO, CECI CURADO, TELMA, JUCA DE LIMA, J. JÚNIOR, DEK, PRUDÊNCIO, ALEXANDRE LIAH, IVANA THOMÉ, ROOSVEL, CLEIA COSTA, M. CAVALCANTE, ISA COSTA, SELMA PARREIRA, SANDRO DE CARVALHO, LURDES DE DEUS, FERNANDO C. FILHO, MAM, CLEBER GOUVEIA, AMAURY MENEZES, MARQUES VEREDA, SOLANGE MARQUES, CÁRPIO DE MORAIS, LEIDES, NEUZA GARCIA, XAVIER, MARILDA PASSOS, KEN YUAÇA, DAS DORES, LEIA LEAL, ELEUSA, MARCO RODRIGUES, OMAR SOUTO, SIRON FRANCO, ROSALHA RODOVALHO, QUITA SOIFER, ROCHANE, SÍLVIA, F. FERNANDES, YASHIRA, MAGDA LEMOS, RÉ, MABÁ, DEL BIANCO, CÉSAR, HERMÍNIO RAMOS, CLEO EGNACIO, HERENE, CÁSSIA, SOFIA SODRÉ, MIRIS NAJAR, D.J. OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ, DÉBORA CRISTINA, NETO JOSÉ, DEÁ LA BRUNA, ALZIRA, ANTUNIS ARANTES, ELIEZER E MAYA PURUSHA.

08 DE MAIO À 08 DE AGOSTO DE 1994

QUANTIDADE – 02

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 022, NA PASTA 19 – AMAURY MENEZES.

REFERÊNCIA 10

FONTE: GALERIA DE ARTE BAUHAUS. III PROJETO BAUHAUS GO 2001 – 1ª MOSTRA INTERGRADA DE ARTES E ARTE UTILITÁRIA NA RUA. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 08 A 09 DE DEZ. DE 2001. CONVITE. GOIÂNIA, 2001.

RESUMO: MOSTRA PROMOVIDA PELA GALERIA DE ARTE BAUHAUS, DE 08 À 09/12/01. PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS ARTISTAS COMO: AGOSTINHO, ANTUNES ARANTES, NEUSA GARCIA, LUIZ OLINTO, SINVAL VELOSO, XAVIER, CARMELITA ARAÚJO, DÔIA, M.CAVALCANTE, MARILDA PASSOS, MARCO RODRIGUES, OMAR SOUTO, SUL SANTANA, TELMA ALVES E VÂNIA FERRO

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: NA PASTA Nº 07 DO ARTISTA AGOSTINHO, DOCUMENTO Nº 12

REFERÊNCIA 11

FONTE: SALLE DE FLORE. HOTEL DE VILLE. GOIÁS UN REGARD SUR L’ART CONTEMPORAIN DU BRASIL/ GOIÁS: UM OLHAR SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 30 DE OUT. A 12 DE NOV. DE 1989. CATÁLOGO. DIJON/FRANCE, 1989.

RESUMO: EXPOSIÇÃO NO SALLE DE FLORE – HOTEL DE VILLE (DIJON-FRANCE), DE 30 DE OUTUBRO A 12 DE NOVEMBRO DE 1989. CATÁLOGO POSSUI APRESENTAÇÃO DE KLEBER ADORNO, CROMO E NOTA SOBRE O TRABALHO DE CADA ARTISTA. PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO: ANTONIO POTEIRO, ALCIONE GUIMARÃES, AMAURY MENEZES, ÂNGELO KTENAS, CLÉA COSTA, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DEK, DIVA GOULART, D J OLIVEIRA, FERNANDO COSTA FILHO, GILVAN CABRAL, GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, LEONAM FLEURY, M. CAVALCANTE, MARIA GUILHERMINA, BNEUSA MORAES, OMAR SOUTO, ROOSEVELT, SANATAN, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO E TAI HSUAN-ANN.

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 006, NA PASTA N. 33 –ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 12

FONTE: CENTRO CULTURAL MARIETA TELLES. MOSTRA DE PINTURAS E CERÂMICAS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 11 A 27 DE AGO. DE 1992. CONVITE. GOIÃNIA, 1992.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE PINTURAS E CERÂMICAS DOS ARTISTAS: ANTÔNIO POTEIRO, AMOMN HEBRON, DAGMAR, FÉ CORDULA, GETÚLIO ARAÚJO, IONE REZENDE, J. BARALE, MANOEL DOS SANTOS, OMAR SOUTO, WALDOMIRO DE DEUS, CLEIDER, DIVINO JORGE, HÉLIO, JONAIR BORGES, KEN YUAÇA, LÍBIA JONES E NORMA CAIADO. PROMOVIDA PELA FUNDAÇÃO CULTURAL PEDRO LUDOVICO/GALERIA FREI NAZARENO CONFALONI A REALIZAR-SE NO CENTRO CULTURAL MARIETA TELLES, DE 11 A 27 DE AGOSTO DE 1992.

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 001, NA PASTA N. 20 –AMOMM HEBRON

REFERÊNCIA 13

FONTE: EXPECTATIVA PARA A “FESTA DE CORES”. [SOCIAL 10]. [S.L.], [19??]

RESUMO: ARTIGO COMENTANDO SOBRE A MOSTRA NAIF: “FESTA DE CORES “ A REALIZAR-SE NO MAG –MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA, DO DIA 10 A 27 DE MAIO – NÃO HÁ O ANO DO EVENTO. EXPÕEM 10 ARTISTAS DE RENOME NACIONAL: IVONALDO VELOSO DE MELO, ISABEL DE JESUS, SILVIA DE LEON, NEUTON FREITAS DE ANDRADE, WALDOMIRO DE DEUS, AGOSTINHO FREITAS, MARIA AUXILIADORA SILVA, CRISALDO MORIAS, JOSÉ DE SABÓIA, MIRIAM INÊS. E 5 ARTISTAS GOIANOS: ANTÔNIO POTEIRO, FRANCISCO CÓRDULA, OMAR SOUTO, SEBASTIÃO REIS MELO E J. BARALE.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 040, NA PASTA N. 33 –ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 14

FONTE: PX SILVEIRA. A ARTE NO ALTAR. : ART AT THE ALTAR. GOIÂNIA : UCG, 1989. 116P. IL.

RESUMO: O LIVRO DOCUMENTA OS PAINEIS ELABORADOS PELO ARTISTA NA RODOVIA GO-060 (ENTRE GOIÂNIA E TRINDADE).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 15

FONTE: ARTE NAIF OU PRIMITIVOS EM GRANDE FESTA DE CORES. [S.N]: [S.L], [19??]

RESUMO: ARTIGO COMENTANDO SOBRE A MOSTRA NAIF: “FESTA DE CORES “ A REALIZAR-SE NO MAG –MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA, DO DIA 10 A 27 DE MAIO – NÃO HÁ O ANO DO EVENTO. EXPÕEM 10 ARTISTAS DE RENOME NACIONAL: IVONALDO VELOSO DE MELO, ISABEL DE JESUS, SILVIA DE LEON, NEUTON FREITAS DE ANDRADE, WALDOMIRO DE DEUS, AGOSTINHO FREITAS, MARIA AUXILIADORA SILVA, CRISALDO MORIAS, JOSÉ DE SABÓIA, MIRIAM INÊS. E 5 ARTISTAS GOIANOS: ANTÔNIO POTEIRO, FRANCISCO CÓRDULA, OMAR SOUTO, SEBASTIÃO REIS MELO E J. BARALE.

QUANTIDADE – 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 41, NA PASTA N. 33 –ANTÔNIO POTEIRO.

REFERÊNCIA 16

FONTE: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. “GATU” – UMA HOMENAGEM AO DIA DO ÍNDIO, EXPOSIÇÃO COLETIVA AOS 18 DE ABRIL DE 1989. CONVITE (XEROX). GOIÂNIA, 1989.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, AOS 18 DE ABRIL DE 1989. CONTENDO: LISTA DOS PARTICIPANTES DA MOSTRA COM OBRAS NO ACERVO: ANTÔNIO POTEIRO, GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, DA CRUZ, M. CAVALVANTE, OMAR SOUTO, TAY HSUAN-AN, GILVAN CABRAL, AILSO, RAIMUNDO NONATO, XAVIER, D.J.OLIVEIRA, FERNANDO COSTA FILHO, ROOS.

QUANTIDADE – 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO Nº 04, PASTA Nº 13, ALCIONE GUIMARÃES

REFERÊNCIA 17

FONTE: MENEZES, AMAURY. DA CAVERNA AO MUSEU: DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS. 2.ED. ATUAL. AMPL, GOIÂNIA : AGEPEL, 2002. P 209.

RESUMO: A OBRA APRESENTA DADOS BIOGRÁFICOS DO ARTISTA.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 18

FONTE: FIGUEIREDO, ALINE. ARTES PLÁSTICAS NO CENTRO-OESTE. CUIABÁ: UFMT, 1979. P. 140-143, 160-161, 345.

RESUMO: O DICIONÁRIO TRAZ INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS DO ARTISTA.

QUANTIDADE – 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 19

FONTE: PX SILVEIRA. MACHADO, BETÚLIA. ARTE HOJE: O PROCESSO EM GOIÁS VISTO POR DENTRO. GOIÂNIA: MARCO ZERO, [19??]. P. 163-164

RESUMO: INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS DO ARTISTA.

QUANTIDADE – 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 20

FONTE: PROJETO CULTURAL ARTE ITINERANTE LEVA VELHOS E NOVOS TALENTOS AO INTERIOR. ESPAÇO – INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARQUITETOS DE INTERIORES E DECORADORES, ASSOCIAÇÃO GOIANA DE ARTISTAS PLÁSTICOS E DEPARTAMENTO GOIANO DO INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL. GOIÂNIA, N.3, AGO./SET. 1996. P.1.

RESUMO: PROJETO CULTURAL ARTE ITINERANTE JÁ TEVE 15 EDIÇÕES, TEM COMO PROPOSTA LEVAR A ARTE DE RENOMADOS ARTISTAS GOIANOS E NOVOS TALENTOS AO INTERIOR DO ESTADO. TENDO INÍCIO EM 1991 COM A MARCHAND DIVINA LÚCIA (PROJETO CULTURAL GALERIA ITINERANTE). EM CERES (ABRIL/96) O EVENTO FOI GRANDIOSO COM A EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO, NOITE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO “A IMIGRANTE” DE NAIR LEAL E A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA DO VENTRE NAJA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 55, PASTA N. 33 – ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 21

FONTE: FELÍCIO, BRASIGOIS. A ARTE QUE VEM DOS NOVOS JÁ CONQUISTA SEU ESPAÇO. O POPULAR, GOIÂNIA, 28 AGO. 1984. CADERNO 2.

RESUMO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, A PARTIR DE 28/08/1984 ÀS 21:00H. MOSTRA COLETIVA DE SEIS ARTISTAS PLÁSTICOS REVELADOS NO CONCURSO NOVOS VALORES 1983. EXPÕEM: BALTAZAR, GEORGES ANDRAUS, SUZANA ELISA, MARCO RODRIGUES, ANTÔNIO ERNESTINO DA SILVA E NONATO. COMENTÁRIOS SOBRE OS TRABALHOS E A TRAJETÓRIA DOS ARTISTAS. JURADOS DO CONCURSO: VANDA PINHEIRO, ANTONIO POTERIO, SIRON FRANDCO, OMAR SOUTO E CLÉBER GOUVÊA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 02, PASTA N. 38 - BALTAZAR

REFERÊNCIA 22

FONTE: A BOA VIDA DOS PINCÉIS. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 27 NOV. 1993.

RESUMO: ENTREVISTA COM CARLOS ROBERTO CORRALES, ARTISTA PLÁSTICO QUE VIVIA EM GOIÂNIA E MUDOU-SE PARA HOLANDA. DE FÉRIAS EM GOIÂNIA, CORRALEZ MOSTRA ÁLBUM COM REPRODUÇÕES DOS TRABALHOS EXECUTADOS E SE DIZ UM VENCEDOR NA EUROPA. CURRICULUM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 01, PASTA44 – CARLOS CORRALES

REFERÊNCIA 23

FONTE: BANCO CENTRAL. SALÃO DE EXPOSIÇÃO. ARTISTAS GOIANOS PINTURA. EXPOSIÇÃO DE 27 DE NOV. A 11 DE DEZ. DE 1984. CONVITE. BRASILIA, 1984.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE 27/11 À 11/12/1984 NO SALÃO DE EXPOSIÇÃO DO BANCO CENTRAL – BRASÍLIA – DF. EXPÕEM: OMAR SOUTO, CARLOS SENA, ROOSVELT DE OLIVERIA, CARLOS DACRUZ, WASHINGTON RODRIGUES, GOMES DE SOUZA, FRANCISCO DE ASSIS CÓDULA, J. BARALE, EDNEY ANTUNIS, JUCA DE LIMA, SUZANA, ANTÔNIO POTEIRO, CLÉBER GOUVÊA. CURRICULUM.

QUANTIDADE: 01 ORIGINAL

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04, PASTA N. 45 – CARLOS SENA

REFERÊNCIA 24

FONTE: SEPAC. MULHER NAS ARTES. EXPOSIÇÃO DE 11 À 17 DE MARÇO . CONVITE.

GOIÂNIA, [19??].

RESUMO: CONVITE “MULHER NAS ARTES”. EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DE 11 À 17 DE MARÇO, NO PALÁCIO DA CULTURA. ABERTURA DIA 11 DE MARÇO ÀS 21:00H. EXPÕEM: GILVAN CABRAL, OMAR SOUTO, D.J. OLIVEIRA, SÔNIA MARIA, LIA WERNER, ENÉIAS, ELIFAS, NEUSA GARCIA, ÂNGELO KTENAS, IVONE, RÔ, SOUZA NETTO, DINÉIA, ALCIONE, CARLOS SENA, DÉA COSTA E VÍTOR. CONVITE PARA CRIAÇÃO E LANÇAMENTO DO CONSELHO CONSULIVO DE MULHERES DIA 11/03 ÀS 19H, NA FACULDADE DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO DA UFG.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 25

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. ESPAÇO INVADIDO PELA CRIATIVIDADE. O POPULAR, GOIÂNIA, 18 MAIO 1990. CADERNO 2.

RESUMO: O INSTITUTO DE ARTES DA UFG ASSUME SEU NOVO ESPAÇO COM ORGANIZADO ESQUEMA DE OCUPAÇÃO. NA ENTRADA DO PRÉDIO ENCONTRA-SE A SALA ANTROPOFÁGICA ONDE FICAM OBJETOS QUE RESGATAM FRAGMENTOS DA INFÂNCIA, ARTESANATO INDÍGENA, FERRAMENTAS E OUTROS. UMM OUTRO AMBIENTE É RESERVADO AO ARISTA NÔ, ALVO DE UMA HOMENAGEM. JÁ NA RAMPA DE ACESSO AO PAVIMENTO SUPERIOR, ALUNAS CRIARAM UMA TEIA DE ARANHA COM ARACNÍDEO SIMBOLIZANDO O EXCESSO DE ACADEMICISMO. NUM CORREDOR A FRENTE ESTÃO EXPOSTAS OBRAS DE EX E ATUAIS ALUNOS DO IA. OUTRA INSTALAÇÃO ABRIGA EXPOSIÇÃO DOS ATORES SOBRAL E GILMAR DO GRUPO RINOCERONTE. CARLOS SENA, PROFESSORDO IA, TAMBÉM EXPÕEM SUAS OBRAS. EM TRIBUTO A HISTÓRIA DO IA, FOI CRIADA A SALA DOS MESTRES ONDE SE ENCONTRAM OBRAS DO PROFESSOR VEIGA, CONFALONI E CLEBER GOUVÊA. HÁ AINDA A SALA DE ARTISTAS INICIANTES E GALERIA OFICIAL. O DIA DO ARTISTA (08/03) FOI O PRETEXTO PARA DESENCADEAR O MOVIMENTO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 14, PASTA N. 45 – CARLOS SENA

REFERENCIA 26

FONTE: GOMES, MARGARETH. PAINEL CONTEMPORÂNEO. O POPULAR, GOIÂNIA, 18 DE SETEMBRO DE 1990.

RESUMO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO COLETIVA “MOSAICO DE CRIATIVIDADE”, SOB A ORGANIZAÇÃO DE EDUARDO JORDÃO, SÃO 30 ARTISTAS PLÁSTICOS, CADA UM REPRESENTADO POR DUAS OBRAS, NUM VOLUME DE 18 ESCULTURAS E 32 TELAS. EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO ESSE ENCONTRO ENTRE ARTISTAS DE VÁRIAS CORRENTES PRETENDE OFERECER AO PÚBLICO UM PAINEL ECLÉTICO SOB A PRODUÇÃO DE ARTE EM GOIÁS. A MOSTRA BUSCA AGRUPAR NUM MESMO RECINTO O MELHOR EM TERMOSDE ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS. VAI DESDE A PINTURA FIGURATIVA ATÉ O SURREALISMO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 09, NA PASTA N. 08 –AGUINALDO COELHO.

REFERÊNCIA 27

FONTE: POUSADA DO RIO QUENTE. GALERIA FREI NAZARENO CONFALONI. PRIMEIRA EXPOSIÇÃO GRANDES ARTISTAS DE GOIÁS. EXPOSIÇÃO DE 12 DE FEV. À 07 DE MAR. DE 1988. CATÁLOGO. RIO QUENTE, 1988.

RESUMO: COLETIVA CONTENDO: APRESENTAÇÃO, COMENTÁRIOS, FOTOS DAS OBRAS DE CADA PARTICIPANTE. ALCIONE GUIMARÃES – O CONSTITUINTE – ÓLEO SOBRE TELA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 09, PASTA 13 - ALCIONE

REFERÊNCIA 28

FONTE: AQUINO, LUIZ DE. ALCIONE DAS FAVELAS PARA O CAMPO. O ESTADO DE GOIÁS, GOIÂNIA, 04 À 10 SET. 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE ALCIONE ABERTA NO PALÁCIO DA CULTUR DE 02 À 19/09/1982. DESDE SUA ESTRÉIA COMO PINTORA EM 1963, A ARTISTA PARTICIPOU DE UMAS POUCAS EXPOSIÇÕES COLETIVAS: A DA FACULDADE DE BELAS ARTES (1963) NA GALERIA ARTE ANTIGA (1976), NA GALERIA DE ARTE JAÓ (1979); ALÉM DAS PREMIAÇÕES NO GREMI DE INHUMAS E NO I SALÃO REGIONAL DE ARTES D PREFEITURA DE GOIÂNIA (1981). APESAR DE SEU RECOLHIMENTO ESPONTÂNEO, NUNCA DEIXOU DE PINTAR; NO INÍCIO SEU TEMA ERA AS FAVELAS. HOJE, SUA TEMÁTICA AINDA É SOCIAL, MAS RETRATA O HOMEM DO CAMPO, SEUS AFAZERES E CULTURA. EM SUA PRIMEIRA INDIVIDUAL EXPÕE 30 TRABALHOS NA TÉCNICA DE PINTURA. INCENTIVADA POR AMIGOS E PROFESSORES, PELAS PREMIAÇÕES RECEBIDAS, SÍ DO ANONIMATO E RETOMA A PINTURA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.21, PASTA N. 13 – ALCIONE GUIMARÃES

REFERÊNCIA 29

FONTE: DRUMMOND, PATRÍCIA. ARTE GOIANA PARA AMERICANO VER. O POPULAR, GOIÂNIA, 30 JAN.1997.

RESUMO: ARTISTAS GOIANOS E BRASILIENSES IRÃO EXPOR EM BOSTON, DE 03 À 14 DE FEVEREIRO, NUMA INICIATIVA DO PROJETO CULTURAL GALERIA DE ARTE ITINERANTE. DA EXPOSIÇÃO “CONTEMPORARY ART OF CENTRAL BRAZIL” PARTICIPAM OS BRASILIENSES GLÊNIO BIANCHETTI, GLÊNIO LIMA, TARCISO VIRIATO, TONHINHO DE SOUZA E OS GOIANOS GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, JOSÉ LUIZ, LUIZ OLINTO, M. CAVALCANTE, NEUSA PERES, OMAR SOUTO E TAI. A MOSTRA PODERÁ SER VISTA EM GOIÂNIA, NO MÊS DE MARÇO, E EM BRASÍLIA, NO MÊS DE ABRIL. SERÁ A 1ª MOSTRA COLETIVA DO MENCIONADO PROJETO, OS CRITÉRIOS BÁSICOS UTILIZADOS PARA A SELEÇÃO DOS NOMES FORAM A EXPERIÊNCIA DE CADA UM EM EXPOSIÇÕES NO EXTERIOR E TAMBÉM A REPRESENTATIVIDADE DAS OBRAS EM TERMOS DE BRASIL. O PROJETO CULTURAL GALERIA DE ARTE ITINERANTE É UM PROGRAMA INDEPENDENTE DE QUALQUER INSTITUIÇÃO OU ENTIDADE LIGADOS AS AARTES NO ESTADO, BUSCNDO FIRMAR PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA E TAMBÉM COM ÓRGÃOS PÚBLICOS DO GOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAL. A EXPOSIÇÃO, ORÇADA EM TORNO DE 20 MIL, RECEBEU POUCO PATROCÍNIO, OS ARTISTAS TIVERAM DESPESAS PARA CUSEAR, PORÉM AS PERSPECTIVAS FUTURAS OS ESTIMULARAM.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 37, PASTA N. 13 – ALCIONE GUIMARÃES

REFERÊNCIA 30

FONTE: BEZERRA, VALBENE. O MELHOR DA BIENAL GOIANA EM CARTAZ. O POPULAR, GOIÂNIA, 16 JAN. 1995.

RESUMO: IV BIENAL NACIONAL DE ARTES DE GOIÁS DE 16/01 À 13/02/1995, NOMUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. ARTISTAS CONVIDADOS ROOS E OMAR SOUTO (EXPOSIÇÃO SALA SAMUEL COSTA). 28 ARTISTAS SELECIONADOS. ARTISTAS PREMIADOS: CÉLIO BRAGA, RODRIGO FLÁVIO, IÊDA JARDIM E EURICO RESENDE. MENÇÃO HONROSA: EDNEY ANTUNES E MÁRCIO CURTI. PARTICIPAM TAMBÉM ALCIONE GUIMARÃES UTILIZANDO DE TÉCNICA MISTA SOBE MADEIRA COM TEM´PATICA ECOLÓLICA, ELOÍSA FROTA COM OBRA “FORMA VIVA Nº4”, ANDRÉIA CAMPOS DE SÁ – XILOGRAVURA, YOKO MISHIO – LITOGRAFIAS, HAMILTON GONDIM – VINÍLICA SOBRE LONA, GOMES DE SOUZA “O HOMEM CONTEMPORÂNEO”, GLÊNIO LIMA - OBJETOS, JULIANA CASTRO – COLAGEM, TELMA ALVES – TELA ABSTRATA, CLARA LIMA “VIDA DE PEIXE COM INTERFERÊNCIA I, II E III”, MARCO RODRIGUES “ANTROPOFAGIA EXISTENCIAL E RETÓRICA MACHISTA” , MARCOS VEIGA – ABSTRATOS EM TÉCNICA MISTA, EMIR MENDES – TÉCNICA MISTA SOBRE MADEIRA E SEMENTE, NÁDIA TIMM – XILOGRAVURA SOBRE TECIDO, ELMO MARTINS – GRAVURAS,HÉLIO LAUAR – TRÍPTICOS E DÍPTICOS E MÁRCIO CURTI QUE CONQUISTOU REFERÊNCIA ESPECIAL DA IV BIENAL DE GOIÁS. JÁ RENATA PETERS, RODRIGO FLÁVIO E TARCISO VIRIATO APRESENTAM TRABALHOS COLORIDOS CO, TRAÇOS ABSTRATOS BEM DISTRIBUÍDOS. CÉLIO BRAGA PREMIADO COM “ALQUIMIA I, II E III”, EDNEY ANTUNES MENÇÃO HONROSA COM “QUASE IGUAIS” E EURICO RESENDE COM ESCULTURA EM ARAME. A IV BIENAL NACIONAL DE ARTES DE GOIÀS TEVE POUCA DIVULGAÇÃO E OS ARTISTAS SELECIONADOS NÃO TIVERAM SEUS TRABALHOS EXPOSTOS EM CATÁLOGO. ARTISTAS PREMIADOS RECLAMAM QUE NÃO RECEBERAM DA FUNDAÇÃO PEDRO LDOVICO OS DEVIDOS PRÊMIOS E AMEAÇAM RETIRAR SUAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04, PASTA N. 49 – CÉLIO BRAGA

REFERÊNCIA 31

FONTE: BASTOS, ROSANE DE. A ARTE SOBREVIVE NAS RUAS.O POPULAR. GOIÂNIA, 10 OUT. 1997, CADERNO 2. P. 01.

RESUMO: O PROJETO GALERIA ABERTA COMPLETA 10 ANOS EM 98. COM A FALTA DE PATROCÍNIO E DE APOIO TÉCNICO ESPECIALIADO PARA RESTAURAÇAO DAS OBRAS, O PROJETO CAI NO OSTRACISMO. PROBLEMAS COMO A BAIXA QUALIDADE DAS TINTAS UTILIZADAS E O TRATAMENTO DO ÀS SUPERFÍCIES ANTES DE PINTAR INFLUEM NA DURABILIDADE DAS OBRAS. FRUTO DE UM CONVÊNIO ENTRE A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO E A ELLUS CONSTRUTORA, O PROJETO SE BENEFICIOU DA LEI SARNEY QUE INCENTIVAVA EMPRESAS A PATROCINAR AÇÕES CULTURAIS. NA 1 ETAPA FORAM PINTADOS 10 PAINÉIS DE NA 2ª 26, CADA UM COM MÉDIA DE 600M². FORAM 20 MIL METROS QUADRADOS DE ÁREA DESENHADA. OS 15 PAINÉIS DA RODOVIA GOIÂNIA-TRINDADE, DE OMAR SOUTO, FAZEM PARTE DO GALERIA – ABERTA. DAS PINTURAS NOS EDIFÍCIOS, O PROJETO EVOLUIU PRA DESENHOS EM 110 ÔNIBUS DA TRANSURB. NOS ÔNIBUS, AS OBRAS NÃO ERAM REPRODUZIDAS, COMO NOS EDIFÍCIOS. ARTISTAS COMO IZA COSTA, D.J. OLIVEIRA, CLEBER GOUVÊA, SIRON FRANCO, ALCIONE, OMAR SOUTO, AMAURY MENESES, GOMES DE SOUZA, TAI HSUAN-NA, M. CAVALCANTE, E DECK PARTICIPAM DA 1ª ETAPA. NA 2ª PARTICIPAM, NOMES COMO OS DE AGOSTINHO, SÁIDA CUNHA, PRATES, ROOS, DIVA GOULART, SANATAN, ANTÔNIO POTEIRO, FERNANDO COSTA FILHO, VÂNIA FERRO ENTRE OUTROS.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 36, PASTA N. 13 – ALCIONE GUIMARÃES

REFERÊNCIA 32

FONTE:MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE GOIÁS. TRAJETÓRIAS E PERFIS: A ARTE GOIANA NA COLEÇÃO DO MAC. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 20 JUL. À 08 SET. 2000. CONVITE. GOIÂNIA, 2000.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA “TRAJETÓRIAS E PERFIS: A ARTE GOIANA NA COLEÇÃO DO MAC”, DE 20/07 À 08/09/2000, NO MAC. EXPÔEM: AMAURY MENESES, ANA MARIA PACHECO, ANAHY JORGE, ANTÔNIO POTEIRO, ANTNIS ARANTES, CARLOS SENA, CÉLIO BRAGA, CLEBER GOUVÊA, CLÉA COSTA, DA CRUZ, DIVINO SOBRAL, DJ OLIVEIRA, EDNEY ANTUNES, ENAURO, FERNANDO COSTA FILHO, NAZARENO CONFALONI, GOMES DE SOUZA, GUSTAV RITTER, IZA COSTA, JUCA DE LIMA, JULIANO DE MORAES, LEONAM FLEURY, LUIZ MAURO, MARCELO SOLÁ, MARCO RODRIGUES, MARIA GUILHERMINA, NAURA TIMM, OCTO MARQUES, OMAR SOUTO, PAULO FOGAÇA, PAULO HUMBERTO I. DE ALMEIDA, PAULO VEIGA, PITÁGORAS, RAIMUNDO NONATO, RODRIGO FLÁVIO, ROGÉRIO MESQUITA, ROOS, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO, TELMA ALVES, VANDA PINHEIRO E WASHINGTON HONORATO RODRIGUES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 15, PASTA N. 49 – CÉLIO BRAGA

REFERÊNCIA 33

FONTE: MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. ARTE VIVA. CONVITE. GOIÂNIA, 1994.

RESUMO: COLETIVA DE 25/05 À 20/06/1994. CONTENDO LISTA DOS EXPOSITORES.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 34

FONTE: BANCO DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE GOIÁS S.A. CATÁLOGO/CALENDÁRIO. [GOIÂNIA], 1982.

RESUMO: 1982. CONTENDO: APRESENTAÇÃO, TEXTOS SOBRE AS OBRAS DO GOVERNO ARY VALADÃO, CALENDÁRIO, HISTÓRIA SOBRE GOIÂNIA. FOTOS: PAISAGENS, CULTURA GOIANA E OBRAS (COLOR); CAPA; CONTRA-CAPA; INTERIOR: SION FRANCO, “INTERIOR COM CACHORROS”; VALDELINO, 1,0 X 5,0 CM, “CASARIO”; D.J. OLIVEIRA, “SOBRADO”; VANDA PINHEIRO, “PINTURA 23”; RUNY SILVA, “REVOLTA DO AMOR”; SANATAN, “FORMAÇÕES ROCHOSAS”; POTEIRO, “SÃO FRANCISCO”; OMAR SOUTO, “OS RETIRANTES”; CLEBER GOUVÊIA, “FÓSSEIS”; AMAURY, “FERROVIA”; MARIA GUILHERMINA, “PASSARINHO”, ESCULTURA EM PAU-BRASIL; NEUSA MORAIS, “OVÓIDE”, ESCULTURA EM PEDRA SABÃO; CONFALONI, “A LEITURA”; RITTER, “SENHOR”, ESCULTURA EM PAU-BRASIL.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 01, PASTA N. 19 – AMAURY MENESES

REFERÊNCIA 35

FONTE: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE.. EXPOSIÇÃO COLETIVA. GOIÂNIA, 1983. 01 FOLDER.

RESUMO: COLETIVA AOS 22/09/1983. FOLDER CONTENDO : EXPOSITORES E FOTOS DAS OBRAS (COLOR), UMA DE CADA ARTISTA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 02, PASTA N. 19 – AMAURY MENESES

REFERÊNCIA 36

FONTE: GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. FOLDER. BRASÍLIA, [19??].

RESUMO: ACERVO PRÓPRIO PERMANENTE, FOTOS DE ALGUMAS OBRAS (COLOR): SIRON FRANCO, POTEIRO, OMAR SOUTO, D.J. OLIVEIRA, ELDER ROCHA LIMA, MILTON RIBEIRO, CLEBER GOUVEIA, AMAURY MENEZES, GLÊNIO BIANCHETTI, TAI, JUCA DE LIMA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 37

FONTE: ÉPOCA GALERIA. MOSTRA 16 MANEIRAS DE PINTAR GOIÁS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 25/04 À 10/05. CATÁLOGO. GOIÂNIA, [19??].

RESUMO: COLETIVA DE 25/04 À 10/05. CATÁLOGO CONTENDO: APRESENTAÇÃO,COMENTÁRIOS CRÍTICOS DE CADA PARTICIPANTE E FOTOS DAS OBRAS (COLOR): JUCA DE LIMA, ÓLEO SOBRE TELA 70X90, 1985; OMAR SOUTO, ÓLEO SOBRE TELA, 70X60, 1985; M. CAVALCANTE, ÓLEO SOBRE TELA, 80X70, 1985, FORÇA DO MOVIMENTO FEMININO; IZA COSTA, ÓLEO SOBRE TELA, 50X60, 1985; VANDA PINHEIRO, ÓLEO SOBRE TELA 65X85, 1982; SÁIDA CUNHA, DESENHOS À CONTÉ, 48X66, 1985, MULHER; D.J. OLIVEIRA, ÓLEO SOBRE TELA 70X90, 1985; AMAURY MENEZES, AQUARELA, 36X50; CLEBER GOUVEIA, ÓLEO SOBRE TELA 60X80; TAI-HAN-SUAN, ÓLEO SOBRE TELA, 80X80, 1985; GOMES DE SOUZA, ÓLEO SOBRE TELA, 100X60, 1985; FÉ CORDULA, ÓLEO SOBRE TELA, 50X70, 1985, SÃO FRANCISCO E A GATA; CLÉA COSTA, ÓLEO SOBRE TELA, 75X85, 1985, RETRATO POSTAL NºOM CORRENTE; SEBASTIÃO DOS REIS, ÓLEO SOBRE TELA, 40X55, 1985, SANTUÁRIO NOVO; POTEIRO, ÓLEO SOBRE TELA, 60X70, 1985; DA CRUZ, ÓLEO SOBRE TELA, 70X60, 1985. FOTOS DOS ARTISTAS EM P & B.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 09, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 38

FONTE: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. GOIÂNIA, CADA CANTO UM ENCANTO. EXPOSIÇÃO COLETIVA 22 OUT. 1992. FOLDER GOIÂNIA, 1992.

RESUMO: COLETIVA, AOS 22/10/1992. FOLDER CONTENDO: APRESENTAÇÃO DO PROJETO, NOME DOS PARTICIPANTES: LIAH, JUCA DE LIMA, GOMES DE SOUZA, M. CAVALCANTE, TAI, ROOS, ELDER ROCHA LIMA, AMAURY, SÁIDA CUNHA, FERNANDO THOMMEN, D.J. OLIVEIRA, SANCLER, LIA WERNER, DA CRUZ, OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 11, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 39

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. NA CASA GRANDE, A ARTE DE QUATRO PAISAGISTAS. O POPULAR, GOIÂNIA, 22 SET. 1983. CAD. 2, P. 17.

RESUMO: A CASA GRANDE ABRE EXPOSIÇÃO COLETIVA QUE REÚNE VALORES REPRESENTATIVOS DAS ARTES EM GOIÁS: OMAR SOUTO, AMAURY, JUCA DE LIMA E VALDELINO LOURENÇO. OMAR SOUTO EXPLORA O FILÃO DE SUA VIVÊNCIA INTERIORANA. SEUS QUADROS, EM TONS FORTES, TRATAM DO MUNDO DA PROVÍNCIA, SUA PUREZA, SEU FOLCLORE E, SOBRETUDO DE CENAS DE ROÇA E DA INFÂNICA. AMAURY EXPÕE AQUARELAS, TÉCNICA QUE DOMINA COMO POUCOS, ALÉM DE SER UM DESENHISTA PRIMOROSO. EM SUA ÚLTIMA INDIVIDUAL EXPLOROU A TEMÁRICA DA ZONA DA ESTRADA DE FERRO. AGORA INCURSIONA PELAS PAISAGENS MARÍTIMAS. JUCA DE LIMA MOSTRA TAMBÉM PAISGENS URBANAS, EM UM ESTILO MEIO SURREALISTA, INCLINADO AO FANTÁSTICO E AO ESPIRITUALISTA, QUE CARACTERIZA SUAS OBRAS. VALDELINO LOURENÇO É FIEL A PAISAGEM GOIANA, SOBRETUDO DE GOIÁS, ANTIGA VILA BOA. REGISTRA COM SENSIBILIDADE OS BECOS E CASARÕES, RIOS E SERRAS DA REGIÃO, EM PEQUENOS QUADROS QUE REPRODUZEM A REALIDADE, DANDO-LHES UM TRATAMENTO LÍRICO E POÉTICO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 21, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 40

FONTE: FARIA, SÚSAN. EMOÇÃO E SUTILEZA NA CASA GRANDE. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 05 JUN. 1984. P.11.

RESUMO: COLETIVA COM OS PINTORES ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES, SOUZA NETO, VALDELINO LOURENÇO E GOMES DE SOUZA, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. CERÂMICA, AQUARELA, ÓLEO SOBRE TELA SÃO AS TÉCNICAS PRESENTES NESTA MOSTRA, QUE VAI DE 05 À 20 DESTE MÊS. AMAURY EXPÕE AQUARELAS, TÉCNICA DIFÍCIL DE SER CONDUZIDA E NA QUAL REVELA MAESTRIA. RETRATA, NESTA COLETIVA, AQUARELAS MARINHAS, LEMBRANDO SUA VIAGEM AO LITORAL. OMAR SOUTO REGISTRA CENAS DA VIDA INTERIORANA, QUE ESTÃO DESAPARECENDO, COMO OS CABARÉS DAS CIDADES, AS FESTAS FOLCLÓRICAS E OS COSUMES DO POVO. CIRANDAS E CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS SÃO AS TEMÁATICAS ESCOLHIDAS POR POTEIRO, DE VALOR RECONHECIDO NO MEIO ARTÍSTICO. SEU FILHO, SOUZA NETO, EXPÕE PEÇAS DE CERÂMICA PRIMITIVA, VOLTADAS PARA AS FESTAS POPULARES, PRINCIPALMENTE AS CONGADAS. O TRABALHO DE GOMES, PELA PRIMEIRA VEZ, APRESENTA NATUREZAS MORTAS; PORÉM NÃO PERDE SEU HUMOR E IRREVERÊNCIA. AS MINIATURAS DE VALDELINO LOURENÇO RETRATAM CIDADES DO INTERIOR COMO PILAR E PIRENÓPOLIS.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 23, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 41

FONTE: INICIATIVA APROVADA. O POPULAR, GOIÂNIA, 25 SET. 1988.

RESUMO: O MUSEU DE ARTES PLÁSTICAS DA BIBLIIOTECA MUNICIPAL EM ANÁPOLIS, FOI CRIADO, RECENTEMENTE, PARA PROPORCIONAR UMA OPÇÃO AMIS NO MEIO CULTURAL DA CIDADE. NUMA PROMOÇÃO CONJUNTA DA PREFEITURA DE ANÁPOLIS E DA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, STÁ EM EXPOSIÇÃO ATÉ O DIA 07/10, O ACERVO DESTA ÚLTIMA. SÃO EXPOSITORES: CLÁUDIO MAKSOUD, TAI, POTEIRO, SIRON, ROOS, OMAR SOUTO, NONATO, LUIZ MAURO, J. VALENTE, JUCA DE LIMA, IVANIR, GOMES, GILVAN, EDNEY ANTUNES, ELDER ROCHA LIMA, DINÉIA DUTRA, DI PAIVA, D.J. OLIVEIRA, DA CRUZ, CLÉA COSTA, CLEBER GOUVEIA, CARDOSO DE MORAES, M. CAVALCANTE, CALAZANS NETO, BIANCHETTI, ANA MARIA E AMAURY.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 26, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 42

FONTE: MACHADO, LUIZ CARLOS. LUZ E CORES PARA VAN GOGH. O POPULAR, GOIÂNIA, 11 AGO. 1990. CAD. 2.

RESUMO: GIRASSÓIS. FLORES AMARELAS, CORES EM PROFUSÃO ESTÃO NAS OBRAS DE 37 ARTISTAS PLÁSTICOS LOCAIS, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, FECHANDO A MOSTRA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA MORTE DE VAN GOGH. A EXPOSIÇÃO “CEM ANOS DE VAN GOGH”, REUNIU 18 REPRODUÇÕES DE GRAVURAS EM PRETO E BRANCO, CEDIDAS PELA EMBAIXADA DA HOLANDA, GRAVURAS DAS PRIMEIRAS FASES DO ARTISTA. ALGUNS EXPOSITORES LOCAIS: AMAURY MENEZES, OMARA SOUTO, XAVIER, ANTUNES E BLAKE.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 29, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES.

REFERÊNCIA 43

FONTE: GRANDES ARTISTAS REALIZAM PEQUENOS FORMATOS. O POPULAR, GOIÂNIA, 19 DEZ. 1991. CADERNO 2, P.5.

RESUMO: A CASA GRANDE REALIZA, ATÉ O PRÓXIMO DIA 31 MOSTRA DE OBRAS EM MI NIATURA DE VÁRIOS ARTISTAS GOIANOS, QUE CONSTITUEM ÓTIMA OPÇÃO PARA PRESENTEAR NO NATAL. SÃO EXPOSITORES: D.J. OLIVEIRA, WALDORMIRO DE DEUS, AMAURY MENEZES, ELDER ROCHA LIMA, DEK, DA CRUZ, OMAR SOUTO, FERNANDO COSTA FILHO, ROOS, POTEIRO, LIAH, GILVAN CABRAL, JUCA DE LIMA, M. CAVALCANTE, ANA MARIA CORDEIRO, ROBER, MARY APA, CÉLIO BRAGA, NELZE BERNARDES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 32, PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES

REFERÊNCIA 44

FONTE: GOIÁS, UM CELEIRO DE GRANDES VLORES. ECONOMIA & DESENVOLVIMENTO. GOIÂNIA, N. 4, P. 78-89 (ÁREA CULTURAL), JUL/SET. 2000.

RESUMO: O ARTIGO COMENTA SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E LITERÁRIA DE GOIÁS. COM A OPINIÃO DE SIRON FRANCO SOBRE O MERCADO DA ARTE E O APOIO DO GOVERNO DO ESTADO NA CULTURA GOIANA, DESTAQUE PARA OS ARTISTAS, ESCRITORES, MUSICISTAS E MÚSICOS QUE CONQUISTARAM O PÚBLICO. ÊNFASE NO TRABALHO DOS PIONEIROS QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA COMO PROVOCADORES DE MUDANÇAS. NAS ARTES PLÁSTICAS AS ESCULTURAS DE VEIGA VALLE RETRATARAM A FÉ E A DEVOÇÃO DA SOCIEDADE DA ÉPOCA. NOS TRABALHOS DA ATUALIDADE, A GRANDE NOVIDADE NO MEIO CULTURAL GOIANO PARA ESTE FINAL DE ANO É A EXPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA ANA MARIA PACHECO, NO MAC – MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE 25 DE OUTUBRO A 26 DE NOVEMBRO DE 2000, COM COMENTÁRIOS SOBRE OS TRABALHOS DA ARTISTA. HÁ TAMBÉM COMENTÁRIOS SOBRE OS TRABALHOS E TEMÁTICA DE SIRON FRANCO, SEU SITE NA INTERNET E A EXPOSIÇÃO QUE REALIZA NO MARGS – MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL, E EM BREVE A TEMPORADA DE 5 MESES EM LONDRES. JÁ ANTÔNIO POTEIRO VAI PREPARANDO OS TRABALHOS PARA A PRÓXIMA EXPOSIÇÃO EM NOVA YORK, COM COMENTÁRIOS SOBRE SUA ÚLTIMA MOSTRA: “500 ANOS DO BRASIL POR ANTÔNIO, O BRASILEIRO POTEIRO”, APRESENTADA EM BRASÍLIA E SÃO PAULO. TAMBÉM PARA ELE, O ESTADO É UM CELEIRO DE GRANDES ARTISTAS. AMAURY MENEZES DIZ QUE QUALQUER CRÍTICO DE ARTE COLOCARÁ ENTRE OS 10 MAIS REPRESENTATIVOS ARTISTAS BRASILEIROS PELO MENOS 3 GOIANOS. SUA OBRA: “DA CAVERNA AO MUSEU: DICIONÁRIO DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS” TRAZ INFORMAÇÕES COLHIDAS DURANTE 40 ANOS. NA OBRA CONSTAM A VIDA E O TRABALHO DE 852 ARTISTAS, COM MAIS DE 300 FOTOS COLORIDAS. SÃO NOMES RESPEITADOS COMO: D J OLIVIERIA, IZA COSTA, KLEBER GOUVEIA, MARIA GUILHERMINA, CLÉA COSTA, OMAR SOUTO, ELDER ROCHA LIMA, GOMES DE SOUZA, M. CAVALCANTI E MARCELO SOLÁ. ENTRE OS ARTISTAS NOVOS UM NOME SE DESTACA: MARCELO SOLÁ. OS ARTISTAS GOIANOS VALORIZAM MUITO O PAPEL DAS GALERIAS E ESPAÇOS QUE PROMOVEM A CULTURA GOIANA, DESTAQUE PARA FUNDAÇÃO JAIME CÂMARA E SEU PROJETO VOLTADO PARA FORMAÇÃO DE PÚBLICO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 45

FONTE: O ARTISTA GOIANO MOSTRA SEU AUTO-RETRATO. O POPULAR. GOIÂNIA, 22. DEZ..1998. CADERNO 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA: “AUTO-RETRATO DO ARTISTA GOIANO” QUE MARCA A ABERTURA DA NOVA SEDE DA MULTI ARTE GALERIA (RUA 9, Nº 1394, SETOR OESTE), DE 15 A 30.DEZ.1988. PARTICIPAM DE MOSTRA 22 ARTISTAS PLÁSTICOS: AILSO, ALCIONE GUIMARÃES, AMAURY MENEZES, CARLOS SENA, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DIVA GOULART, D.J. OLIVEIRA, ELDER ROCHA LIMA, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES DSE SOUZA, IZA COSTA, JUCA DE LIMA, M. CAVALCANTE, OMAR SOUTO, ANTÔNIO POTEIRO, ROOS SANATAN, SELMA PARREIRA, TAI, VALDELINO E VANDA PINHEIRO. ALÉM DO AUTO RETRATO, OS PINTORES APRESENTAM TAMBÉM 2 TELAS COM TEMAS LIVRES

QUANTIDDE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 70 – PASTA N. 33, ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 46

FONTE: FARIA, NOEMY. GOIÁS MOSTRA SUAS ATRAÇÕES EM RECIFE. O POPULAR. GOIÂNIA, 26.MAR, 1989. CADERNO 2.

RESUMO: APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEQUI & PITANGA EM RECIFE (16 DE MAR, 1989), CUJO OBJETIVO É MOSTRAR AS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E CULTURAIS DOS ESTADOS DE GOIÁS E PERNAMBUCO. COM REALIZAÇÃO DE WORSHOPS E COM HOTELEIROS E AGENTES DE VIAGENS, APRESENTAÇÃO DE 44 PESSOAS DO TARDE TURÍSTICOS GOIANO, NUM CLIMA DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO. EM UM AMBIENTE DECORADO COM TELAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS SIRON FRANCO, POTEIRO E OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 72, PASTA N. 33 – ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 47

FONTE: ARTE PRIMITIVA. O POPULAR, GOIÂNIA. 22.AGO.1990. CADERNO 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “O FOLCLORE VISTO PELOS ARTISTAS NAIFS” EM HOMENAGEM AO PINTOR SEBASTIÃO REIS QUE FALECEU RECENTEMENTE. A EXPOSIÇÃO DE INICIATIVA DE G. ARAÚJO REALIZA-SE NA ESEFEGO A PARTIR DE HOJE.22.AGO.1990.SÃO 12 TELAS PERTENCENTES A REIS, G. ARAÚJO, ESTER ORIENTE, DÉRCIO FORZANI, PARA STEFANOS, E J.BARALE.

QUANTIDADE:01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 78.PASTA N..33 DE ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 48

FONTE: BEZERRA, VALBENE. GRANDES ARTISTAS REALIZAM “PEQUENOS FORMATOS”. O POPULAR, GOIÂNIA, 19.DEZ.1991. CADERNO 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA: “PEQUENOS FORMATOS” COMPOSTA DE TELAS, ESCULTURAS CERÂMICAS E PRESÉPIOS EM MINIATURAS PARA HOMENAGEAR O NATAL. O EVENTO OCORRE NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE ATÉ 31.DEZ.1991. PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO OS PINTORES: DJ. OLIVEIRA, WALDOMIRO DE DEUS, AMAURY MENEZES, ELDER ROCHA LIMA, BEK, DA CRUZ, OMAR SOUTO, FERNANDO COSTA FILHO, ROOS, ANTÔNIO POTEIRO, LIAH, GILVAN, M.CAVALCANTE, ROBER, MARY APA E CÉLIO BRAGA.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.85. PASTA N.33 DE ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 49

FONTE: TEMPOS DE VERSOS.GOIÂNIA. MAR.1984

RESUMO: OMAR SOUTO IRÁ EXPOR NO ORIENTE MÉDIO À CONVITE DA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DE ISRAEL EM BRASÍLIA

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO 57, PASTA N. 33 – ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 50

FONTE:BEZERRA, VALBENE. COLETIVA DO SANTUÁRIO DA ARTE. O POPULAR, GOIÂNIA, CADERNO 2, P.5.

RESUMO: I COLETIVA DE ESCULTORES DO SANTUÁRIO DA ARTE. A INAUGURAÇÃO SERÁ REALIZADA EM 07.DEZ. 1989 NO MAG E PERMANECERÁ ATÉ O DIA 27 DEZ.1989. A EXPOSIÇÃO REUNE 27 ESCULTORES, 17 MURALISTAS E 9 POETAS GOIANOS. PARTICIPAM OS ESCULTORES: ANTUNIS ARANTES, ANGELO KTENAS, CECY CURADO, CRISTINA CÂMRARA, DUAREZ, ELIETE CAETAO, ELIFAS, HELENA, J. VALENTE, JUÇARA, LÍBIA MARIA SANTEIRA, MAURO RODRIGUES, MRY APARECIDA, MARIA CÉLIA, NORMA CAIADO, NELZE BERNANRDES, NEUSA MORAIS, ODETE MASTROCOLER, KEN YIAÇA, SIVAL, SOUZA NETO, VALDEMAR E IRENE NUNEZ.OS MURALISTAS SÃO: ANA MARIA FRANÇA, CRIS NACIÚDE, DE MARQUES, DA CRUZ, GOMES, ILKA CANABRAVA, JUQUINHA, SELVO AFONSO, SÔNIA VALEIRO, SÔNIA CURY, VÂNIA FERRO, WALDOMIRO DE DEUS, OMAR SOUTO, ZANONI PINHEIRO, MACHADO, WASH E MARILDA PASSOS.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 1. PASTA N.61- CRISTINA CÂMARA

REFERÊNCIA 51

FONTE: VEIGA VALLE GALERIA DE ARTE. 1800 X 2000 – PINTURAS E ESCULTURAS. GOIÂNIA, 1989. 01 CARTAZ, COLOR, DIM. 62,5 X 21CM

RESUMO: CARTAZ (REGISTRO N. 405/05 E 406/05) DE EXPOSIÇÃO COLETIVA REALIZADA PELA VEIGA VALLE GALERIA DE ARTE (GOIÂNIA), EM 1989. EXPÕEM: AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, CARLOS SENA, CHICO MENEZES, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DEK, DIVA GOULART, ENAURO, FERNANDO THOMEN, GIBRAN, GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, LEONAN FLEURY, M. CAVALCANTE, OMAR SOUTO, ROOS, SANATAN, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO, TAI, VÂNIA FERRO, VALDELINO, LADY.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA MAPOTECA DO MAG.

REFERÊNCIA 52

FONTE: RRUGIERO – ASSESSORIA E REPRESENTAÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS. OMAR SOUTO. 01 CARTAZ, COLOR, 34,5 X 46 CM.

RESUMO: CARTAZ (0379/04) DA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL NA RRUGIERO – ASSESSORIA DE ARTES PLÁSTICAS, DE 30/08 A 30/09, NÃO CONSTA ANO DE REALIZAÇÃO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA MAPOTECA.

REFERÊNCIA 53

FONTE: AYALA, WALMIR. DICIONÁRIO DE PINTORES BRASILEIROS. SÃO PAULO: SPALA; BOZANO SIMONSEN, 1986. V. II, P. 348-349.

RESUMO: INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS E CURRICULARES DO ARTISTA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 54

FONTE: DIAS, E. LETÍCIA. EXPOSIÇÃO COMEMORA 25 ANOS DO MAG. [S.N:S.L], [19--].

RESUMO: MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA COMEMORA 25 ANOS COM EXPOSIÇÃO NAS TRÊS SALAS DO MAG E SEPAC ATÉ 07/03. O MAG FOI INAUGURADO EM 20 OUT 1970 E FUNCIONAVA NO SEPA, EM 1981 FOI REATIVADO COM DENOMINAÇÃO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA, ONDE HOJE ATUA. EM 1985 PASSOU POR REFORMA RETOMANDO SEU NOME ORIGINAL “MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA”. ATUALMENTE O ACERVO CONTA COM 527 OBRAS E 241 ARTISTAS GOIANOS OU DE ADOÇÃO, DENTRE ELES: D.J. OLIEIRA, FREI CONFALONI, POTEIRO, MARIA GUILHERMINA, CLÉA COSTA, OMAR SOUTO E CLÉBER GOUVÊA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 40. PASTA N. 58 – CLÉBER GOUVÊA

REFERÊNCIA 55

FONTE: MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA (GOIÂNIA/GO). MULHER NAS ARTES. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 11 A 17 DE MARÇO DE [199?]. CONVITE. GOIÂNIA, [199?].

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA COMEMORATIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DE 11 A 17 DE MARÇO DE [199?], PROMOVIDO PELO MAG A REALIZAR-SE NO SEPAC. OBRAS DOS ARTISTAS: GILVAN CABRAL, OMAR SOUTO, D J OLIVEIRA, SÔNIA MARIA, LIA WERNER, ENÉIAS, ELIFAS, NEUSA GARCIA, ÂNGELO KTENAS, IVONE, RÔ, SOUZA NETTO, DINÉIA, ALCIONE, CARLOS SENA, DÉA COSTA E VITOR.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA PASTA DE EVENTOS DO MAG.

REFERÊNCIA 56

FONTE: TIMM, NÁDIA. RECONHECIMENTO DO TRABALHO DE POTEIRO. O POPULAR, GOIÂNIA, 03 NOV.1977. CADERNO 2, P.1

RESUMO: ANTÔNIO POTEIRO RECEBE DIA 04 NOV A INSÍGNIA DE ORDEM AO MÉRITO CULTURAL NO PALÁCIO DO PLANALTO, JUNTAMENTE COM NOMES QUE SE DESTACARAM NA CULTURA BRASILEIRA. POTEIRO TEM 34 ANOS DE CARREIRA E JPA REALIZOU CENTENAS DE EXPOSIÇÕES NO BRASIL E EXTERIOR. CHEGOU A GOIÂNIA AOS 16 ANOS FUGINDO DE ARAGUARI- MG. COMEÇOU A FAZER POTES POR NECESSIDADE. NA DÉCADA DE 70 PINTOU SUAS PRIMEIRAS TERLAS, INCENTIVADO POR SIRON FEANCO, A QUEM DIZ DEVER MUITA OBRIGAÇÃO. O ARTISTA SE PREPARA PARA INDIVIDUAL NA GALERIA NARA ROESLER EM SÃO PAULO DIA 09/DEZ. E DE 04 A 30 NOV, ESTARÃO EXPOSTAS NO ACERVO DE UM COLECIONADOR.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 132. PASTA N.33 – ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA 57

FONTE: MOSTRA NO MAC TRAÇA PERFIL DA ARTE EM GOIÁS. O POPULAR, GOIÂNIA, 20 JUL.2000.CADERNO 2, P.7.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA “TRAJETÓRIAS E PERFIS – A ARTE GOIANA NA COLEÇÃO DO MAC”, NO MAC DE 20 JUL À 11 AGO. SÃO 57 OBRAS DE 42 ARTISTAS QUE RECOMPÕE A TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA NAS 3 ÚLTIMAS DÉCADAS. EXPÕEM OCTO MARQUES, RITTER, CONFALONI, D J OLIVEIRA, CLEBER GOUVÊA , MARIA GUILHERMINA, JUCA DE LIMA, SIRON, ANA MARIA PACHECO, NAURA TIMM, CLEA COSTA, ROOS, GOMES DE SOUZA, POTEIRO, OMAR SOUTO, DA CRUZ, AMAURY MENEZES, WASH, IZA COSTA, PAULO FOGAÇA, VANDA PINHEIRO, FERNANDO COSTA FILHO, LEONAM FLEURY, EDNEY ANTUNES, RODRIGO FLÁVIO, TELMA ALVES, LUIZ MAURO, NONATO, CÉLIO BRAGA, JULIANO DE MORAES, PAULO HUMBERTO, LUDOVICO, ANTUNIS ARANTES, MARCO RODRIGUES, DIVINO SOBRAL, PAULO VEIGA, ANAHY JORGE, MARCELO SOLÁ, CARLOS SENA, ENAURO DE CASTRO PITÁGORAS E FOTOGRAFIAS DE ROGÉRIO MESQUITA

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 29. PASTA N. 59 - CONFALONI

REFERÊNCIA 58

FONTE: GALERIA MOMENTO. EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE CALOS DA CRUZ, GOMES DE SOUZA E OMAR SOUTO. EXPOSIÇÃO DE 23 DE SETEMBRO A 06 DE OUTUBRO DE 1980.CATÁLOGO. RJ, 1980.10P.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE DA CRUZ, GOMES DE SOUZA E OMAR SOUTO, DE 23 DE SETEMBRO A 6 DE OUTUBRO DE 1980, NA GALERIA MOMENTO (RIO DE JANEIRO).O CATÁLOGO CONTÉM CROMO E CURRICULUM

QUANTIDADE 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUIMENTO N. 01.PASTA N.66 – DA CRUZ

REFERÊNCIA 59

FONTE: MULTIARTE GALERIA. 1ª GRANDE EXPOSIÇÃO DE QUADROS EM PEQUENO FORMATO. EXPOSIÇÃO DE 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 1986. CONVITE. GOIÂNIA, 1986

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS: ALCIONE, CLÉA COSTA, DA CRUZ, DIVA GOULART, DJ OLIVEIRA, E. JORDÃO. FÉ CÓRDULA, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES DE SOUZA, ISA COSTA, M. CAVALCANTE, OMAR SOUTO, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO E VALDELINO. EXPOSIÇÃ DE 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 1986 NA MULTIARTE GALERIA

QUANTIDDE:01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.04. PASTA N.66 - DA CRUZ

REFERÊNCIA 60

FONTE: TEATRO GOIÂNIA. VERNISSAGE DOS ARTISTAS: DA CRUZ, OMAR SOUTO, DINÉIA DUTRA, CHICO ANÍSIO, NEUSA MORAES, ZULEIDE, BENEDITO PEDREIRO E CARAMURU. EXPOSIÇÃO DE INAUGURAÇÃO DA SALA TIA AMÉLIA,DIA 14 DE MAIO DE 1987. CONVITE. GOIÂNIA, 1987.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO À ARTESALA TIA AMÉLIA DO TEATRO GOIÂNIA, NO DIA 14 MAIO .1987

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 05. PASTA N.66 – DA CRUZ

REFERÊNCIA 61

FONTE: FARIA, SUSAN. DUAS SEMANAS DE ARTENOSSA. DIÁRIO DA MANHÃ. GOIÂNIA, 01/10/82.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “ARTENOSSA” NO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA, COM ABERTURA MARCADA PARA AS 21 HORAS, DE 07 A 20 OUT.1992. A PROMOÇÃO É DA UNIART – UNIÃO DOS ARTISTAS, ENTIDADE CRIADA RECENTEMENTE. O ARTIGO COMENTA QUE OS ARTISTAS SE REUNIRAM PARA DEBATER QUESTÕES RELATIVAS A UM BOM DESEMPENHO DA UNIART E TAMBÉM OS DETALHES FINAIS PARA A MOSTRA. PARTICIPARÃO DA “ARTENOSSA” OS SEGUINTES EXPOSITORES: AGOSTINHO DE SOUZA, ALAN KARDEC, ALCIONE, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, BRASILEU, DA CRUZ, CARLOS SENNA, CIRINEU, CLÉA COSTA, CLÉBER GOUVÊA, DANIEL, DINEIA DUTRA, DIVINO JORGE, D J OLIVEIRA, EDINEI ANTUNES, ELMA CARNEIRO, ELYEZER SZTURM, ENÉAS SILVA, EVANY KTENAS, FÉ CÓRDULA, FERNANDO COSTA FILHO, FERNANDO THOMEM, HELENA BEATRIZ, GEORGE HABRAÃO, GOMES DE SOUZA, J. BARALHE, JOÃO LIMA, JOSÉ ASMAR, JOSÉ RENATO, JUCA DE LIMA, LEO, M. CAVALCANTE, MALAKIAS. E TAMBÉM MARIA CIÇA, MÁRIA CÉLIA, MARIA GUILHERMINA, NAPOLEÃO NATA, NEUZA PERES, NOÉ LOUIS, NOVAES, OMAR SOUTO, PAULO TALARICO, OTO OLIVEIRA, QUINTAN, RAMON DE JESUS, REINALDO BARBALHO, RUI VEIGA, RUNI, ROOSELVET DE OLIVEIRA, SANATAN, SEBASTIÃO DOS REIS, SELMA PEREIRA, SÉRGIO ALCANFOR, SIRON FRANCO, S. PRATES, TAI, ULISSES, VANDA PINHEIRO, VALDELINO, VIRGÍNIA GUIMARÃES, WAGNER LUIZ, WASH, YASHIRA E ZÉ CÉSAR.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 14 , NA PASTA N. 07 – AGOSTINHO.

REFERÊNCIA 62

FONTE: NOITE DE ARTE MOSTRA O FOLCLORE DE GOIÁS.[S.N.], GOIÂNIA, [19--].

RESUMO: SERÁ REALIZADO DIA 20 PRÓXIMO, NO SALÃO NOBRE DO PALÁCIO DAS ESMERALDAS “A NOITE DE ARTE DE GOIÁS’, PROMOVIDO PELO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE CULTURA E INSTITUTO DE ARTES DA UFG. A PROGRAMAÇÃO CONTA COM RECITAIS, NÚMEROS ARTÍSTICOS CLÁSSICOS E FOLCLÓRICOS, NA PRIMEIRA PARTE. NA SEGUNDA, EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS GOIANOS: AMAURY MENEZES, ÂNGELO KTENAS, POTEIRO, CAETANO SOMMA, CLÉA COSTA, CLÉBER GOUVÊA, D.J. OLIVEIRA, DINA COGOLLI, DIVINO JORGE, ELYESER SZTURN, EVANY, ENÉAS SILVA, GOIANDIRA DO COUTO, IZA COSTA, JOSÉ EDIBERTO DA VEIGA, JUCA DE LIMA, LIZELOTE MAGALHÃES, LÚCIA MARIA DE SOUZA, MARIA GUILHERMINA, MARIA ROSÁRIA, MARIA DO ROSÁRIO DA VEIGA JORDÃO, MARIZA DA CONSOLAÇÃO, MANUEL DE CARVALHO, CONFALONI, NEUSA MORAES, NOÉ, ROOS, SAIDA CUNHA, SEBASTIÃO P. DE OLIVEIRA, SIRON FRANCO, VALDELINO LOURENÇO, VIOLETA BITARS, VIRGÍNIA GUIMAR~ES, WAGNER LORENÇO, VANDA PINHEIRO, WASINGTON RODRIGUES, YASHIRA E ZOFIA LIGEZA

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 27 PASTA N. 74- DINA GOGOLLI

REFERÊNCIA 63

FONTE: GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. COLETIVA DE ARTISTAS PLÁSTICOS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE INAUGURAÇÃO DA GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. CONVITE. BRASILIA, 1984.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE INAUGURAÇÃO DA GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. AMAURY MENEZES, ANTONIO POTEIRO, CLEBER GOUVEIA, DACRUZ, D J OLIVEIRA, ELDER ROCHA LIMA, GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, JUCA DE LIMA, M CAVALCANTE, OMAR SOUTO, ROOSEVELT, SIRON FRANCO, SOUZA NETO E TAI HSUAN-NA. A EXPOSIÇÃO OCORRE AS 20H DO DIA 16 DE MAIO DE 1984.

QUANTIDADE: 01(ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 03, NA PASTA N. 86 – ELDER ROCHA LIMA.

REFERÊNCIA 64

FONTE: GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. COLETIVA DE ARTISTAS PLÁSTICOS. EXPOSIÇÃO COLETIVA DE INAUGURAÇÃO DA GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. CONVITE. BRASILIA, 1984.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE INAUGURAÇÃO DA GALERIA CONTEMPORÂNEA DE ARTE. AMAURY MENEZES, ANTONIO POTEIRO, CLEBER GOUVEIA, DACRUZ, D J OLIVEIRA, ELDER ROCHA LIMA, GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, JUCA DE LIMA, M CAVALCANTE, MILTON RIBEIRO, OMAR SOUTO, ROOSEVELT, SIRON FRANCO, SOUZA NETO E TAI HSUAN-NA. A EXPOSIÇÃO OCORRE AS 20H DO DIA 28 DE JUNHO DE 1984.

QUANTIDADE: 01(ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04, NA PASTA 86 – ELDER ROCHA LIMA.

REFERRÊNCIA 65

FONTE: GOIÁS. GOVERNADOR IRIS REZENDE. ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS. INAUGURAÇÃO DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS. 31 AGO.1992. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1992.

RESUMO: INAUGURAÇÃO DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, COM REGÊNCIA DO MAESTRO EMÍLIO DE CÉSAR, DIA 31 AGO.1992 ÀS 20 HORAS NO TEATRO GOIÂNIA. PROGRAMA DA ORQUESTRA, CURRICULUM DE EMÍLIO DE CÉSAR, VICTOR MONTEIRO DUARTE E DOS COMPOSITORES: RCHMANIOFF, DVORAK E VILLA LOBOS. ANEXO EXPOSIÇÃO EVENTUAL DO ACERVO DE ARTISTAS GOIANOS, NO MAC. EXPÕEM: PAULO HUMBERTO, LUIZ MAURO, NIONATTO, DEK, JUCA DE LIMA, D J OLIVEIRA, OMAR SOUTO, EDNEY ANTUNES, FERNANDO COSTA FILHO E AMAURY MENEZES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 13. PASTA N. 65. D . OLIVEIRA

REFERÊNCIA 66

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. UMA EXPOSIÇÃO MOSTRA 16 MANEIRAS DE PINTAR EM GOIÁS. O POPULAR, GOIÂNIA, [19--].

RESUMO: EXPOSIÇÃO “16 MANEIRAS DE PINTAR EM GOIÁS”, ÀS 20H 30MIN NA ÉPOCA GALERIA DE ARTES. A MOSTRA REÚNE 16 ARTISTAS CONSAGRADOS DE DIFERENTES ESTILOS E TÉCNICAS EXPÕEM: JUCA DE LIMA, OMAR SOUTO, ANTÔNIO POTEIRO, M. CAVALCANTE, IZA COSTA, VANDA PINHEIRO, SÁIDA CUNHA, GOMES DE SOUSA, FÉ CÓRDULA, CLÉA COSTA, SEBASTIÃO DOS REIS E DA CRUZ.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.14. PASTA N.65 – D.J.OLIVEIRA

REFERÊNCIA 67

FONTE: LISBOA, ANTÕNIO. ARTE GOIANA CONTA SUA HISTÓRIA. O POPULAR, GOIÂNIA, [19--]

RESUMO: O MAC EXPÕE DE 27 OUT. A 17 NOV., 187 OBRAS QUE INTEGRAM O ACERVO DA CAIXEGO, E FICARÃO SOB SUA GUARDA ATÉ 2016. O ACERVO RETRATA A HISTÓRIA DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS DA DÉCADA DE 60 À 80. A CAIXEGO FOI UMA DAS MAIORES INCENTIVADORAS DAS ARTES NO PAÍS NA DÉCADA DE 70. EM SEU ACERVO ESTÃO ARTISTAS COMO OMAR SOUTO, RUBEM VALENTIM, D.J.OLIVEIRA, CLÉBER GOUVEA, POTEIRO, JUCA DE LIMA, ROOS, IZA COSTA, SIRON, SÁIDA, CLÉA COSTA, NAURA TIMM, FAYAGA, LIVIO ABRAMO, SCLIAR, GRASMANN, EMANOEL ARAÚJO, PAULO FOGAÇA. A PESQUISA QUE DETECTOU 201 PEÇAS DAS 189 EXPOSTAS NO MAC, FOI FEITA POR AMAURY MENEZES, VIRGÍNIA GUIMARÃES E REINALDO BARBALHO, E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA CAIXEGO. FERNANDO COSTA FILHO, DIRETOR DO MAC, DIZ QUE O ACERVO SERÁ EXPOSTO PERMANENTEMENTE NOS INTERVALOS DOS EVENTOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 15. PASTA N.65 – D.J.OLIVEIRA

REFERÊNCIA 68

FONTE: HOMENAGEM COM ARTE. O POPULAR, GOIÂNIA. 14 NOV. 1991.

RESUMO: IX COLETIVA DE ESCULTORES E PINTORES DO MOVIMENTO SANTUÁRIO DA ARTE, DE 12 A 14 NOV. 1991 NO MAC. HOMENAGEM AOS ARTISTAS: DA CRUZ, ÂNGELO KTENAS, GOMES. M. CAVALCANTE E NOÉ LUÍS, QUE RECEBERAM TROFÉUS. DURANTE A ABERTURA, ADA CURADO LANÇOU SEU LIVRO DE POESIAS “ACALANTO”. EXPÕEM: ESCULTORES MÁRCIO MARTINS, DIVINO JORGE, MARIA GUILHERMINA, KEN YAÇA, HELENA, SOUZA NETO, LUIS OLINTO, EIFAS, GILVAN CABRAL, MARY APA, PRUDÊNCIO, ANTÔNIO VIEIRA, ELIETE CAETANO, ODETE MASTROCOLA, CECY CURADO, CLAYTON, DALREZ E WAGNER. PINTORES D.J. OLIVEIRA, OMAR SOUTO, ANTÔNIO POTEIRO, JUCA DE LIMA, DALVA, LIA WAGNER, CORA MARTINS, ZANOIR, DENI BORGES, ANTUNES ARANTES, SANDRO, ANA RITA, JONAS MESQUITA, DILVAN, ENY REZENDE, PARANHOS, CRIS, VALDER PEREIRA, MARILDA PASSOS, MARIA CARMELITA, PIRINEUS, ALESSANDRA TELES, DAGMAR, MARIA PAIXÃO, MAMEDE, JEAN PIERRE, RODRIGO MATIAS, ZIZE, MARY APA, SANDER, LAURA, MARILDA SOUZA, ANA FERRO, APARECIDA, EDNA SANTOS, NOVAES E G. ARAÚJO.

QUANTIDADE: 01(ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.43. PASTA N.65 – J. J OLIVEIRA

REFERÊNCIA 69

FONTE: O MELHOR DE GOIÁS EM LEILÃO, HOJE. FOLHA DE GOIÁS, GOIÂNIA, 09 FEV.1984.

RESUMO: IDEALIZADO PELO ARTISTA D.J. OLIVEIRA, ACONTECERÁ HUJE O I GRANDE LEILAO DE ARTES, NO VÍDEO-BAR PARA ANGARIAR FUNDOS PARA O PROJETO “GIRA GOIANA”. O PROJETO VISA REGISTRAR MOVIMENTOS EM PROL DA CULTURA DO ESTADO. O LEILÃO REUNIRÁ 35 OBRAS DE 30 ARTISTAS GOIANOS DENTRE ELES: MARIA GUILHERMINA, SIRON FRANCO, ANTÔNIO POTEIRO, CLEBER GOUVEA, D.J. OLIVEIRA, GOMES DE SOUZA, DA CRUZ E OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.47. PASTA N.65 – J. J OLIVEIRA

REFERÊNCIA 70

FONTE: BEZERRA VALBENE, OBRAS DE ARTE EM LEILÃO. O POPULAR, GOIÂNIA, 07 DEZ.1988. CADERNO 2.

RESUMO: LEILÃO DE OBRAS DE ARTE EM PROL DO INSTITUTO DAMIANA DA CUNHA, QUE DESENVOLVE TRABALHO DE PROFILAXIA E APOIO A DROGADOS E AIDÉTICOS, DIAS 7 E 8 DEZ. 1988 ÀS 20 H 30 MIN. NA ARTE ANTIGA GALERIA. FORAM DOADAS TELAS E ESCULTURAS POR ARTISTAS DENTRE ELES: POTEIRO, AMAURY MENEZES, CARLOS SENA, D.J. OLIVEIRA, ISA COSTA, DERNANDO COSTA FILHO, OMAR SOUTO, ROOS, SIRON FRANCO, SIMAS, SNCLER, TAI, SELMA PERREIRA, JUCA DE LIMA, SANATAN, CLEBER GOUVEIA, XAVIER, ANA MARIA E ANTÔNIO VIEIRA. JÁ DEVIDO A MUDANÇA DE ENDEREÇO, A MULTIARTE GALERIA REALIZA SEU LEILÃO DE PAREDE, ONDE SERÃO LEILOADOS OBRA DE SIRON FRANCO, TAI, ISA COSTA, ANTÔNIO POTEIRO, GOMES DE SOUZA, SELMA PARREIRA, VALDELINO, CLÁUDIO TOZZI, OMAR SOUTO, DIVA GOULART, ELDER ROCHA LIMA E OCTO MARQUES.

QUANTIDADE: (01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 54. PASTA N..65 – D.J. OLIVEIRA

REFERÊNCIA 71

FONTE: GOMES, MARGARETH. PAINEL CONTEMPORÂNEO. O POPULAR, GOIÃNIA, 31 OUT.1990. CADERNO 2, P.1.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 31 OUT. À 15 NOV. 1990, NA ÉPOCA GALERIA DE ARTE. EXPÕEM: D.J.OLIVEIRA, IZA COSTA, AMAURY MENEZES, JUCA DE LIMA, ELDER ROCHA LIMA, POTEIRO, ROOS, GOMES DE SOUZA, DA CRUZ, OMAR SOUTO, M. CAVALCANTE, TAI, ALCIONE, DEK, MAURO RIBEIRO E LIAH.AS TELAS TEM COMO FIO COMUM A HARMONIA DE ALGUM ELEMENTO ESTÉTICO, INDEPENDENTE DA FASE DO ARTISTA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 61. PASTA N..65 – D.J. OLIVEIRA

REFERÊNCIA 72

FONTE: NOVE GALERIA DE ARTE. A ARTE GOIANA. EXPOSIÇÃO COLETIVA.CONVITE. GOIÂNIA, [19??]

RESUMO: CONVITE PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA NA NOVE GALERIA DE ARTE.NÃO CONSTA DATA DO EVENTO. EXPÕEM: OMAR, POTEIRO, GOMES, DÔIA, BARALE, CLÉA COSTA, TUCA DE LIMA, MAURO RIBEIRO, LÚCIO DE SOUZA, LILIAN TORRES, MARCO RODRIGUES, VITOR HUHO, MARQUES VEREDA, ENY REZENDE, CAXETA, ALESSANDRA, LILIAN ROCHA, DAG FRANÇA, QUINTIAN, ANTÔNIO VIEIRA, ADMR, GILVAN CABRAL E IVANA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.11. PASTA N.78 – DÔIA

REFERÊNCIA 73

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. 8 MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS PARA O MÊS DE MARÇO/ 1993. FOLDER. GOIÂNIA, 2003.

RESUMO: FOLSER COM A PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS CULTURAIS NO MÊS DE MARÇO DE 1993- DIA INTERNACIONAL DA MULHER CONTÉM RELAÇÃO DAS ENTIDADES FEMININA E FRAGMENTOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E DA CIDADANIA. OEVENTO MULHERES NAS ARTES (EXPOSIÇÃO) OCORREU NO SEPAC ÀS 21 HORAS DE 11 A 17 MAR 2003.

OBRAS DOS ARTISTAS: GILVAN CABRAL, OMAR SOUTO, D.J. OLIVEIRA, SÔNIA MARIA, LIA WERNER, ENÉIAS, ELIFAS, NEUSA GARCIA, ÂNGELO KTENAS, IVONE, RÔ, SOUZA NETO, DINÉIA, ALCIONE, CARLOS SENA, CLÉA COSTA E VITOR.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 74

FONTE: ACERVO DE ARTE GOIANA É LEVADO À ANÁPOLIS. O POPULAR, GOIÂNIA, 22 SET.1988. CADERNO 2.

RESUMO: VISANDO INCENTIVAR A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E FACILITAR O ACESSO ÀS ARTES PELA POPULAÇÃO DO INTERIOR DE GOIÁS, A CASA GRANDE GALERIA DE ARTE E A PREFEITURA DE ANÁPOLIS, PROMOVEM EXPOSIÇÃO, DE 22 SET A 07 OUT. 1988, NO MUSEU DE ARTES PLÁSTICAS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS. EXPÕEM: AMAURY MENEZES, ANA MARIA, BIANCHETTI, CALAZANS NETO, CARDOSO DE MORES, M.CAVALCANTE, CLÉA COSTA, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DI PAIVA, D.J. OLIVEIRA, DINÉIA DUTRA, EDNEY ANTUNES, ELDER ROCHA LIMA, GILVAM CABRAL, GOMES DE SOUZA, IVANIR, JUCA DE LIMA, J. VALENTE, LUIZ MAURO, NONATO, OMAR SOUTO, ANTÔNIO POTEIRO, ROOS, SIRON FRANCO, VANDA PINHEIRO, TAI E CLÁUDIO MAKSAUD

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.17. PASTA N.82 – EDNEY ANTUNES

REFERÊNCIA 75

FONTE: LISBOA, ANTÔNIO. ARTE EM CORES REAIS. O POPULAR. GOIÂNIA, 10 MAIO 1989. CADERNO 2.

RESUMO: COMEMORAÇÃO DO DIA DO ARTISTA PLÁSTICO, 8, NO BPSQUE DOS BURITIS, COM ARTISTAS PINTANDO FRENTE AO PÚBLICO E DANDO- LHES OPORTUNIDADE PARA MANUSEAR OS PINCÉIS. O QUADRO MAIS ANIMADO FOI DO PINTOR ESPANHOS MANUEL COSTELIN. PARTICIPARAM DO EVENTO. EDNEY ANTUNES, SEBASTIÃO DOS REIS, OMAR SOUTO, JUCA DE LIMA, VALDELINO LOURENÇO, ALCIONE GUIMARÃES E TIÃO TAVEIRA

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.18. PASTA N.82 – EDNEY ANTUNES

REFERÊNCIA 76

FONTE: AQUINO, TACILDA. ARTE E POESIA NO “MARTIM CERERÊ”. O POPULAR, GOIÂNIA, 23 SET 1988, CAD. 2.

RESUMO: REUNIR A OBRA CRIATIVA E POÉTICA DE GRANDE NOMES DAS ARTES PLÁSTICAS E DA LITERATURA GOIANA EM UM PAINEL ESPECIALÍSSIMO E DE FÁCIL ACESSO AO PÚBLICO É A PROPOSTA DA SECULT, QUE A PARTIR DE 24 SET. 1988, CERCA DE 40 DUPLAS ESTARÃO DECORANDO OS MUROS EXTERNOS DO CENTRO CULTURAL MARTIM CERERÊ, CUJA INAUGURAÇÃO ESTÁ PREVISTA PARA ACONTECER AINDA ESTE MÊS. FOI EFETUADO UM SORTEIO PARA ESCOLHA DAS DUPLAS (ARTISTA E POETA) TRABALHAM EM CONJUNTO: DA CRUZ E LUIZ DE AQUINO, AMAURY MENEZES E KLEBER ADORNO, TAI-HSUAN-NA E COELHO VAZ, ELDER ROCHA LIMA E AUGUSTA FARO, MAURO RIBEIRO E PIO VARGAS, GOMES DE SOUZA E CARLOS FERNANDES GUIMARÃES, OMAR SOUTO E ROGÉRIO LUCAS, COEPHALO E HELVERTON BAIANO, ANTÔNIO POTEIRO E BRASIGÓIS FELÍCIO E TAMBÉM PATRÍCIA E PX SILVEIRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 21. PASTA N.86 – ELDER ROCHA LIMA

REFERÊNCIA 77

FONTE: SHOPPING BOUGANVILLE.COLETIVA DE ESCULTORES E PINTORES DO MOVIMENTO SANTUÁRIO DA ARTE, 7 EXPOSIÇÃO DE 09 A 30 DE MAIO . CONVITE. GOIÂNIA, [´19--].

RESUMO: VII COLETIVA DE ESCULTORES E PINTORES DO MOVIMENTO SANTUÁRIO DA ARTE, DE 9 A 30 MAIO, NO SHOPPING BOUGANVILLE. HOMENAGEM: MARIA GUILHERMINA, CLEBER GOUVEIA, D.J. OLIVEIRA, GERALDO COELHO VAZ, ANTÔNIO POTEIRO, IZA COSTA, OMAR SOUTO, WALDOMIRO DE DEUS E PX SILVEIRA, QUE RECEBERÃO TRÓFEU “SANTUÁRIO DA ARTE’ ESCULPIDO POR ELIFAS, KEN UUAÇA, GILVAN CABRAL, EDNA, SOUZA NETO, LUIS OLINTO, DALREZ, PRUDÊNCIO, ANTÔIO VIEIRA, HELENA, NORMA CAIADO, DA CRUZ, CLÉA COSTA, AMAURY MENEZES, ALCIONE GUIMARÃES, M. CAVALCANTE, SAIDA CUNHA, MANOELSANTOS, MARY APA, PIRINEUS, DENI BORGES, ZANONI, VALDIR FERREIRA, MARIA CARMELITA,LEONARDO GRANRTHAM, CRIS, DAGMAR, NORTTON, SÔNIA MARIA, G. ARAÚJO, RONALDO LOPES. APRESENTAÇÃO: BRASIGÓID FELÍCIO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO:DOCUMENTO N.3. PASTA N.88 -ELIFAS

REFERÊNCIA 78

FONTE: CHANCES EXISTEM. BASTA QUE HAJA TALENTO E VONTADE. O ESTADO DE GOIÁS, GOIÂNIA, 27 MAR; A 02 ABR. 1982. CADERNO ATUALIDADE, P.09.

RESUMO: EM UM ANO DE FUNCIONAMENTO A SALA DE EXPOSIÇÕES DO PALÁCIO DA CULTURA, JÁ PÔDE COMPUTAR SEU ÊXITO.FORA OS EVENTOS LITERÁRIOS, JÁ REALIZOU 22 EXPOSIÇÕES. A SALA DE EXPOSIÇÕES OFERECE CONDIÇÕES PARA O ARTISTA LOCAL MOSTRAR SUAS PRODUÇÕES, ALÉM DE NÃO COBRAR TAXAS. NO MOM3NTO A SALA REALIZA COLETIVA QUE COMEÇOU DIA 10 E VAI ATÉ DIA 31.EXPÕEM: AGOSTINHO DE SOUZA, AMAURY MENEZES, ÂNGELO KTENAS, ANTÔNIO POTEIRO, CIRINEU DE ALMEIDA, CLÉA COSTA, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DINÉRIA DUTRA, D.J. OLIVEIRA, ELIFAS, ENÉAS SILVA, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES DE SOUZA, JUCA DE LIMA, MARIA CIÇA, MARIA GUILHERMINA, NEUSA PERES, NEUSA MORAES, NOÉ LUIS, OMAR SOUTO, S. PRATES, REINALDO BARBALHO, ROOS OLIVEIRA, ROSÂNGELA AGUIAR, SAIDA CUNHA, SANATAN, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO, TAI, VALDELINO LOURENÇO, VANDA PINHEIRO E WASK.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO:DOCUMENTO N.8. PASTA N.88 -ELIFAS

REFERÊNCIA 79

FONTE: MARTINS, FERNANDO. AINDA NA FRANÇA. O POPULAR, GOIÂNIA, 30 MAIO 1990. CAD. 2, P.1.

RESUMO: O ARTIGO DIVULGA O CONVITE DA EMBAIXADA DO BRASIL NA FRANÇA PARA QUE 22 ARTISTS REALIZEM UMA COLETIVA EM PARIS. A MOSTRA “GOIÁS: UM OLHAR SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL” EXPOSTA EM DIJON, ESTARÁ EM CARTAZ NA SEDE DA EMBAIXADA BRASILEIRA ENTRE OS DIAS 11 E 12 ABR. 1990.A EXPOSIÇÃO SERÁ TAMBÉM APRESENTADA MO MÊS DE MAIO, NO GRAND PALAIS. FERNANDO COSTA FILHO E ABADIA (SECRETARIA ADJUNTA E COORDENADORA GERAL DOS TRABALHOS) EFETUARAM A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO. HÁ COMENTÁRIOS SOBRE A RECEPTIVIDADE DOS FRANCESES AOS TRABALHOS EXPOSTOS. NA 2ª VERSÃO DA MOSTRA ESTARÃO EXPOSTOS TRABALHOS DE : ALCIONE GUIMARÃES, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, ANGELO KTENAS, CLEA COSTA, DACRUZ, DIVA GOULART, CLEBER GOUVEIA, DECK, D.J.OLIVEIRA, FERNANDO COSTA FILHO, GILVAN CABRAL, GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, LEONAM FLEURY. M. CAVALCANTE, MARIA GUILERMINA, NEUSA MORAES, OMAR SOUTO, SIRON FRANCO E TAI HSUAN-NA

QUANTIDADE:01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO 16. PASTA N. 105 – FERNANDO COSTA FILHO.

REFERÊNCIA 80

FONTE: MARTINS, FERNANDO. AINDA NA FRANÇA , O POPULAR, GOIÂNIA, 30 MAIO 1990. CAD2, P.1

RESUMO: O ARTIGO DIVULGA O CONVITE DA EMBAIXADA DO BRASIL NA FRANÇA PARA QUE 22 ARTISTAS REALIZEM UMA COLETIVA EM PARIS. A MOSTRA “GOIÁS: UM OLHAR SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL” EXPOSTA EM DIJON, ESTARÁ EM CARTAZ NA SEDE DA EMBAIXADA BRASILEIRA ENTRE OS DIAS 11 E 27 ABR. 1990. .A EXPOSIÇÃO SERÁ TAMBÉM APRESENTADA NO MÊS DE MAIO, NO GRAND PALAIS. FERNANDO COSTA FILHO E ABADIA (SECRETÁRIA ADJUNTA E COORDENADORA GERAL DOS TRABALHOS) EFETUARAM A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO. HÁ COMENTÁRIOS SOBRE A RECEPTIVIDADE DOS FRANCESES AOS TRABALHOS EXPOSTOS. NA 2ª VERSÃO DA MOSTRA ESTARÃO EXPOSTOS TRABALHOS DE: ALCIONE GUIMARÃES, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, ANGELO KTENAS, CLEA COSTA, DA CRUZ, DIVA GOULART, CLEBER GOUVEA, DECK, DJ OLIVEIRA, FERNANDO COSTA FILHO, GILVAN CABRAL, GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, LEONAN FLEURY, M. CAVALCANTE, MARIA GUILHERMINA, NEUSA MORAES, OMAR SOUTO, SIRON FRANCO E TAI HSUAN-NA

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO 16. PASTA N. 105 – FERNANDO COSTA FILHO.

REFERÊNCIA 81

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. ARTE NATALINA EM MINIATURAS. O POPULAR, GOIÂNIA, 18 FEV.1990, CAD. 2, P.1

RESUMO: EXPOSIÇÃO “A VISÃO DO ARTISTA SOBRE O NATAL” PROMOVIDA PELA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE RESSALTA O TEMA NATALINO AGORA EM UMA VERSÃO MINIATURA. PARTICIPAM DA MOSTRA 17 PNTORES E 18 ESCULTORES: ANTUNES ARANTES, FERNANDO COSTA FILHO, MIRIAM PIRES, HENRIQUE, ROOS, OMAR SOUTO, D. J OLIVEIRA, TAI-HSUAN-NA, SANATAN, AMAURY MENEZES, GOMES DE SOUZA, ANTÔNIO POTEIRO, LEONAM FLEURY, JUCA DE LIMA, DA CRUZ, DEK, SELMA PARREIRA, M. CAVALCANTE, MARÔT, OMAR FRANCO, CLÉA COSTA, CARDOSO DE MORAIS, EDNA, LENA, MARY APA, WAGNER, ANA MARIA CORDEIRO, NORMA CAIADO, JUÇARA SANTANA, CLEIDER, LUIZ OLINTO, NELZE BERNARDES, PRUDÊNCIO, XAVIER, ANTÔNIO VIEIRA, GILVAN CABRAL, HÉLIO E ASSARURY AUCÊ. ATÉ O DIA 28 DEZ 1990 O PÚBLICO PODE CONFERIR E DAR UM TOQUE DE ARTE ÀS COMEMORAÇÕES QUE SE APROXIMAM.

QUANTIDADE:01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO 17. PASTA N. 105 – FERNANDO COSTA FILHO.

REFERÊNCIA 82

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. A CASA DOS SONHOS DE AMÁLIA. O POPULAR. GOIÂNIA, 06 DE FEVEREIRO DE 1996.

FONTE: A CASA DE AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA (PATRIMÔNIO PRECIOSO A MEMÓRIA GOIANIENSE) É COLOCADA À VENDA. O DESFESCHO DEU-SE EM FUNÇÃO DO DESINTERESSE DAS ENTIDADES CULTURAIS EM PRESERVÁ-LA. TAMBÉM FORAM VENDIDOS, DESDE O FINAL DO ANO PASSADO, MÓVEIS, UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS E OBRAS DE ARTE COMO TELAS DE SIRON FRANCO, OMAR SOUTO E ANA MARIA PACHECO. O ARTIGO APRESENTA TAMBÉM UM POEMA: “UMA DAS MAIS ANTIGAS RESIDÊNCIAS DE GOIÂNIA”, COM AUTORIA DE NARCISA CORDEIRO.

QUANTIDADE – 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENRO N 14. PASTA N.26 – ANA MARIA PACHECO

REFERÊNCIA 83

FONTE: UFG. INSTITUTO DE ARTES. ENCONTRO COM MOZART, CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1991.

RESUMO: PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO COM MOZART REALIZADO PELA UFG/IA NA GALERIA ANTÔNIO HENRIQUE PECLAT (INSTITUTO DE ARTES /GOIÂNIA) DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 1991. A EXPOSIÇÃO:”A FORMA E A MÚSICA” , COM OBRAS CEDIDAS PELO MAG. APRESENTS OBRAS DE ANTÔNIO POTEIRO, CLEBER FIGUEIRA, IEDA SCMALTZ, GLÁUCIA CARMO, GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, MAURO RIBEIRO, OMAR SOUTO, TÔ, SOFIA STAMIROVSKA, WALDOMIRO DE DEUS E DE CÉSAR..

QUANTIDADE:01 ORIGINAL

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 05. PASTA N.122. GLÊNIO BIANCHETTI

REFERÊNCIA 84

FONTE: GALERIA DE ARTE ITINERANTE. CONTEMPORARY ART OF CENTRAL BRAZIL. EXPOSIÇÃO COLETIVA. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1977.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS: GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, GLÊNIO LIMA, IZA COSTA, JOSÉ LUIS LOPES GARCIA, LUIS OLINTO, M. CAVALCANTE, NEUSA PERES, OMAR SOUTO, TAI, TARCISO VIRIATO E TONINHO DE SOUZA. A EXPOSIÇÃO ACONTECERÁ NA SCOLLARY SQUARE GALLERY (BOSTA) DE 03 A 14 FRV. 1997, E GALERIA DE ARTE (BRASÍLIA;DF) DE 20 A 31 MAIO 1997. O CATÁLOGO POSSUI APRESENTAÇÃO, CROMO E CURRICULUM. TEXTO EM INGLÊS/PORTUGUES.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 07. PASTA N.122. GLÊNIO BIANCHETTI

RERERÊNCIA 85

FONTE: MUSTAFÉ, ZARIFFE. CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS. O POPULAR, GOIÂNIA, 06 DEZ. 1986. CADERNO MAGAZINE, P.10.

RESUMO: ARTISTAS GOIANOS REEPRODUZEM SEU CONCEITO DE NATAL. ATRAVES DA ARTE, CRIANDO FIGURAS INTERESSANTES E ORIGINAIS. OS ARTISTAS APRESENTAM SEUS TRABALHOS E FALAM SOBRE O NATAL, SÃO ELES?: SELMA PARREIRA, CARLOS SENA, OMAR SOUTO, ANTÔNIO POTEIRO, SIROM FRANCO, FOMES DE SOUZA E FERNANDO COSTA FILHO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.41. PASTA N. 124 – GOMES DE SOUZA

REFERÊNCIA 86

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. A BELEZA QUE VEM DO ÍNDIO. O POPULAR, GOIÂNIA, 18 ABR. 1989. CADERNO 2, P.14.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA “GATU” NA CASAGRANDE GALERIA DE ARTE, EM HOMENAGEM AO DIA DO INDIO. OS ARTISTAS ABORDAM A QUESTÃO INDÍGENA EM SUAS OBRAS, EXPLICANDO TODA MENSAGEM CULTURAL E ECOLÓGICA CONTIDA NELAS. CÉLIA CÂMARA, COMENTA DO INTERESSE DOS ARTISTAS PELA CAUSA INDÍGENA E ALERTA PARA O PROBLEMA ESPECÍFICO DO ESTADO DO TOCANTINS. EXPÕEM: SIRON FRANCO, ANTÔNIO POTEIRO, ALCIONE GUIMARÃES, GOMES DE SOUZA, M. CAVALCANTE, OMAR SOUTO, TAY HSUAN-AN, GILVAN CABRAL, AILSO MORAIS, JUSSARA SANTANA, ISA COSTA, D.J.OLIVEIRA, FERNANDO COSTA FILHO E GALENO.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.47. PASTA N. 124 – GOMES DE SOUZA

REFERÊNCIA 87

FONTE: ARTE E POESIA NO ADAUTO BOTELHO. O POPULAR, GOIÂNIA, 20 MAR 1990. CADERNO 2.

RESUMO: COM A REFORMA DO ADAUTO BOTELHO, OS ARTISTAS GOMES DE SOUZA, OMAR SOUTO, ALCIONE E SANATAN REGISTRARAM SUAS OBRAS NO MURO DO HOSPITAL, DENTRO DO ESPAÇO PARA SUAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS. MARIA ABADIA SILVA, SECRETÁRIA DE CULTURA, QUE TEVE SEU POEMA INSCRITO NO MURO, DIZ QUE A SECRETARIA DE CULTURA REALIZA ALI OUTROS PROJETOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 50 PASTA N. 124 – GOMES DE SOUZA

REFERÊNCIA 88

FONTE: CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. GOIÂNIA, CADA CANTO UM ENCANTO. EXPOSIÇÃO COLETIVA 22 OUT. 1992. FOLDER GOIÂNIA, 1992.

RESUMO: COLETIVA, AOS 22/10/1992. FOLDER CONTENDO: APRESENTAÇÃO DO PROJETO, NOME DOS PARTICIPANTES: LIAH, JUCA DE LIMA, GOMES DE SOUZA, M. CAVALCANTE, TAI, ROOS, ELDER ROCHA LIMA, AMAURY, SÁIDA CUNHA, FERNANDO THOMMEN, D.J. OLIVEIRA, SANCLER, LIA WERNER, DA CRUZ, OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 11, DA PASTA N. 19 – AMAURY MENEZES.

REFERÊNCIA 89

FONTE: FELÍCIO BRASIGÓIS. COLETIVA DE FIM DE ANO NA CASA GRANDER GALERIA. O POPULAR, GOIÂNIA, 19 DEZ. 1986. CADERNO 2, P.14.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE FINAL DE ANO, NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, INCLUINDO ESTE ANO OBRAS DE PEQUENO MÉDIO E GRANDE FORMATO. EXPÕEM: HUMBERTO ESPÍNDOLA, MAROS DE SÁ, BINACHETTI, BEBELLO CID, GLAUCO PINTO MORAES REBOLO, DINÉIA DUTRA, ROOS, ALDEMIR MARTINS, GILVAN CABRAL, SIRON, ANTÔNIO POTEIRO, CLEBER GOUVEIA, TAI, D.J. OLIVEIRA, AMAURY MENEZES, ELDER ROCHA LIMA, CLÉA COSTA, GOMES DE SOUZA, OMAR SOUTO, DA CRUZ, JUCA DE LIMA, MARCO RODRIGUES CARDOSO E EDNEY ANTUNES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 07. PASTA N. 133 – HUMBERTO ESPÍNDOLA

REFERÊNCIA 90

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. O PROCESSO ARTÍSTICO EM UMA MOSTRA RETROSPECTIVA. O POPULAR, GOIÂNIA, 06 MAIO 1986. CADERNO 2, P.17.

RESUMO: INAUGURAÇÃO DO AGROBANCO GALERIA ARTES E CULTURA, COM EXPOSIÇÃO COLETIVA DE CLÉBER GOUVEIA, D.J. OLIVEIRA, ELDER ROCHA LIMA, IZA COSTA, JUCA DE LIMA, OMAR SOUTO, ROOS, SAÍDA CUNHA, SIRON FRANCO, VANDA PINHEIRO, MARIA GUILHERMINA E NEUSA MORAES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.37, PASTA N. 141 – IZA COSTA

REFERÊNCIA 91

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. EXPOSIÇÃO DE MAIO DE ARTISTAS GOIANOS. O POPULAR, GOIÂNIA, 06 MAIO 1986. CADERNO 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE MAIO, NA FÉLIX GALERIA DE ARTE, COMO TEMA MÃE, QUE ACONTECE ANUALMENTE. EXPÕEM: SIRON FRANCO, CARLOS SENNA, TAI-HSUAN-NA, ANTÔNIO POTEIRO, AMAURY MENEZES, SAIDA CUNHA, LEONAM FLEURY, SELMA PARREIRA, ROOS E SANATAN.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOC. 37. PASTA 141 – IZA COSTA

REFERÊNCIA 92

FONTE: CALDAS MARGARETH OLHE PARA CIMA. O POPULAR, GOIÂNIA, 19 JUN.1988. CADERNO 2.

RESUMO: PROJETO GALERIA ABERTA QUE VISA DEMOCRATIZAR O ACESSO A ARTE E A INFORMAÇÃO CULTURAL, JÁ TEM SEIS PAINÉIS ESPALHADOS PELOS PRÉDIOS DE GOIÂNIA. PODEM SER APRECIADOS PAINÉIS DE: IZA COSTA “TUCANOS”, OMAR SOUTO “BASTA”, AMAURY MENEZES “CANTEIROS’, DA CRUZ ‘PAISAGEM BRASILEIRA”, D J OLIVEIRA “O MÁGICO” E TAI (SEM TÍTULO). INDICADOS ESTÃO OS PAINÉIS DE SELMA PARREIRA “BICICLETA” E MAURO RIBEIRO “SÃO FRANCISCO”. ALÉM DE OUTROS PAINÉIS, ESTÁ PREVISTO 14 ESTAÇÕES DA VIA SACRA NA RODOVIA DOSROMEIROS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.42, PASTA N. 141 – IZA COSTA

REFRERÊNCIA 93

FONTE: KIT DAS ARTES PLÁSTICAS GOIANA. JORNAL DA SEGUNDA, GOIÂNIA, P.C3. 07 ABR. 1997

RESUMO: SIRON FRANCO, D.J.OLIVEIRA E ANTÔNIO POTEIRO FORAM OS NOMES ESCOLHIDOS PARA MARCAR A ESTRÉIA DO PROJETO “GOIÁS NOSSA ARTE”, INICIATIVA DO MAG, QUE TEM LANÇAMENTO OFICIAL CONFIRMADO PARA A PRÓXIMA TERÇA FEIRA, 8, ÀS 21 HORAS, NA SALA DE EVENTOS REINALDO BARBALHO, DO MAG. O PROJETO CONSISTE NO LANÇAMENTO DE UM KIT CONTENDO UM ÁLBUM COM 3 CARTAZES, 3 MODELOS DE POSTAIS, 1 ENVELOPE CONTENDO OBRAS DOS 3 ARTISTAS, ALÉM DE 2 CARTAZETES E 1 FASCÍCULO COM COMENTÁRIOS SOBRE O TRABALHO DE CADA UM DELES. O TEXTO FOI ELABORADO POR GUIDA NONATO DE OLIVEIRA, AS FOTOS FORAM FEITAS POR FÁTIMA MACEDO E A PROGRAMAÇÃO VISUAL FICOU A CARGO DO ARTISTA GRÁFICO VITA CHAVES.

QUANTIDADE:02

LOCALIZAÇÃO: DOCUMNTO N.109.PASTA N.33 – ANTÔNIO POTEIRO

REFERÊNCIA: 94

FONTE: ARTE REGISTRADA EM FOTOS. O POPULAR, GOIÂNIA, 04 SET. 1997. CADERNO 2. P. 8.

RESUMO: O FOTÓGRAFDO MARCOS LÔBO REALIZA EXPOSIÇÃO DE PARTE DE SEU ACERVO, EM DOCUMENT´RAIO DO TRABALHO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, SEU DIA-A-DIA EM SEUS ATELIÊS E MOMENTOS DE LAZER, NOS ÚLTIMOS 20ANOS. A MOSTRA “20 ANOS DE FOTOGRAFIA E ARTES EM GOIÁS” , VAI DE HOJE AO DIA 19, NO MAC. ENTRE AS 360 FOTOS, ALGUMAS MOSTRAM OBRAS DE RITTER, CONFALONI, D.J.OLIVEIRA, OCTO MARQUES, AMURY MENEZES, LIA WERNER, SIRON, ROOS, OMAR SOUTO, ALCIONE, IZA COSTA, NAURA TIMM, FÉ CÓRDULA, ELDER ROCHA LIMA, SANCLER, JOÃO COLAGEM, PIRANDELLO, NÁDIA TIMM, ANTÔNIO DA MATA E JORGE BRAGA.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

REFERÊNCIA 95

FONTE: BANCO DO ESTADO DE GOIÁS. MOSTRA COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS, 1. CONVITE. GOIÂNIA, 2001.

RESUMO: I MOSTRA COLETIVA DE ARTES OLPASTICAS DO BEG, DIA 23 AGO. 2001, NO ESPAÇO CULTURAL BEG. PROGRAMAÇÃO: HOMENAGEM AOS ARTISTAS PARTICIPANTES, LANÇAMENTO DO CONCURSO DA LOGOMARCA DO ESPAÇO CULTURAL BEG E SORTEIOS DE KITS CULTURAIS DOMAG.EXPÕEM: CONFALONI, JUCA DE LIMA, FÉ CÓRDULA, LUIZ MAURO,MILTON RAMOS, JÚLIO VALENTE, DINÉIA DUTRA, SIRON FRANCO, PIRANDELLO, VILA CHAVES, VANDA PNHEIRO, GOMES DE SOUZA,MARCO RODRIGUES, TERLMA AKVES, CLÉBER GOUVEIA, ANTÔNIO POTEIRO, VALDEIR ALBERTO DAS DÔRES, REGI NUNES, LEONAM FLEURY, SEBASTIÃO DOS REIS, OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES E D.J. OLIVEIRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04.PASTA N 152. JUCA DE LIMA

REFERÊNCIA 96

FONTE: BANCO DO ESTADO DE GOIÁS. MOSTRA COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS, I. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 2001.

RESUMO: I MOSTRA COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS DO BEG, DIA 23 AGO. 2001. NO ESPAÇO CULTURAL BEG. EXPÕEM: CONFALONI, JUCA DE LIMA, FÉ CÓRDULA, LUIZ MAURO,MILTON RAMOS, JÚLIO VALENTE, DINÉIA DUTRA, SIRON FRANCO, PIRANDELLO, VILA CHAVES, VANDA PNHEIRO, GOMES DE SOUZA,MARCO RODRIGUES, TERLMA AKVES, CLÉBER GOUVEIA, ANTÔNIO POTEIRO, VALDEIR ALBERTO DAS DÔRES, REGI NUNES, LEONAM FLEURY, SEBASTIÃO DOS REIS, OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES E D.J. OLIVEIRA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 05.PASTA N 152. JUCA DE LIMA

REFERÊNCIA 97

FONTE: ARTE DO BRASIL CENTRAL. O POPULAR, GOIÂNIA, 25 MAR.1997, CAD. 02

RESUMO: 2ª EDIÇÃO DO PROJETO ARTE CONTEMPORÂNEA BRASIL CENTRAL” DA GALERIA ITINERANTE COM EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ESCULTURA DE 12 ARTISTAS DE GOIÁS, TOCANTINS E BRASÍLIA. DESTA VEZ A CIDADE ESCOLHIDA É GOIÂNIA. A MOSTRA OCUPA O ESPAÇO DA AGÊNCIA DA CEVEL . DE GOIÁS PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO 8 ARTISTAS. SÃO ELES: GOMES DE SOUZA, NEUSA PERES, IZA COSTA, OMAR SOUTO, M. CAVALCANTE, E OS ESCULTIRES: JOSÉ LUIZ LOPÉS GARCIA E TAI HSUAN AN. DE BRASÍLIA PARTICIPAM GLÊNIO BIANCHETTI, TARCISO VIRIATO E TONINHO DE SOUZA. DO TOCANTINS PARTICIPA DO PROJETO GLÊNIO LIUMA. CADA ARTISTA APRESENTA 3 OBRAS, EM TAMANHOS E TÉCNICAS DIVERSAS.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 12. PASTA N.;143. J. LUIZ

RREFERÊNCIA 98

FONTE: LISBOA, ANTÔNIO. O PLEBISCITO NA TELA SO ARTISTA. O POPULAR, GOIÂNIA, 21 ABR. 1993. CAD. 2, P.1.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “O PLEBISCITO NA VISÃO DO ARTISTA”, NO SAGUÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA EM PARCERIA COM A CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. A EXPOSIÇÃO MOSTRA O TEMA SOB A ÓTICA DO ARTISTA. EXPÕEM: ALEXANDRE LIAH, JUCA DE LIMA, TAI, OMAR SOUTO, ANTUNES ARANTES E LIA WERNER.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 10. PASTA N. 152. JUCA DE LIMA

REFERÊNCIA 99

FONTE: AMARO, AURÉZIA.NAIF: CAMPO DA IMAGINAÇÃO. GAZETA, GOIÂNIA, 10 A 17 JUL 1998, FOLHA G.

RESUMO: O ARTIGO COMENTA SOBRE A PRODUÇÃO DE ARTISTA NAIF E O CRESCIMENTO DA ARTE NAIF NO BRASIL, JÁ COM VÁRIOS REPRESENTANTES COMO: ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO, FÉ CÓRDULA, WALDOMIRO DE DEUS, SANDRO CARVALHO, MARIA DE LOURDES DE DEUS, AMOMM HEBROM, MARLY F. DA SILVA E SÉRGIO M. FERREIRA. COMENTÁRIOS SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DO PSICÓLOGO E MÉDICO ROBERTO FERNANDO QUE ELABOROU UMA TESE PARA USP “A PSICOLOGIA, A ARTE E A FÉ” FORTEMENTE ILUSTRADO COM REPRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE OBRAS DE WALDOMIRO DE DEUS.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 07. PASTA N.169 – LOURDES DE DEUS

REFERÊNCIA 100

FONTE: ARTE EM LEILÃO. O POPULAR, GOIÂNIA, 22DEZ.1995, CADERNO 2, P.7

RESUMO: 1º LEILÃO DE ARTE LBV, ÀS 19 H DE 22.DEZ.1995 NA SEDE DA LEGIÃO DA BOA VONTADE. SÃO 27 OBRAS PERTENCENTES AO ACERVO DA SANCLER, ORGANIZADOR DO LEILÃO. PODERÃO SER ARREMATADAS GRAVURAS DE SIRON FRANCO, IZA COSTA, ANTÔNIO POTEIRO, D.J.OLIVEIRA, OMAR SOUTO, M.CAVALCANTI E SEBASTIÃO DOS REIS. BREVE INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS SOBRE O ARTISTA SANCLER.

QUANTIDADE:01

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO 01.PASTA 274 - SANCLER

REFERÊNCIA 101

FONTE: FESURV – ESUCARV. COLETIVA DE ESCULTORES E PINTORES DO MOVIMENTO SANTUÁRIO DA ARTE. CONVITE. RIO VERDE, 1992.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ESCULTIRES E PINTORES DO MOVIMENTO SANTUÁRIO DA ARTE”, EM COMEMORAÇÃO AOS 11 ANOS DA ESUCARV, DE 04 A 08 MAIO 1992. EXPÕEM PINTORES: ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO, D. J. OLIVEIRA, M. CAVALCANTI, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES, VALDIR FERREIRA, DALVA E MARIA CARMELITA; ESCULTORES: NEUSA MORAES, GILVAN CABRAL, SOUSA NETO, ELIFAS, HELENA, SIVAL, DALREZ, NORMA CAIADO, LUIS OLINTO, ANTÔNIO VIEIRA, WAGNER CLASTON E PRUDÊNCIO. CONTÉM PROGRAMAÇÃO DO EVENTO.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.05. PASTA N. 178 – MANOEL SANTOS

REFERÊNCIA 102

FONTE: O HOMEM NA MULTIDÃO. A VOZ, INHUMAS, P.8, 01 A 30 NOV. 2005.

RESUMO: OARTISTA NONATTO COELHO, NASCEU EM 23.09.1963 EM MONTALVÂNIA – MG, FIXANDO RESIDÊNCIA EM CATURAÍ-GO, AOS 3 ANOS DE IDADE. AOS 18 ANOS ENTROU PARA O MUNDO DAS ARTES, QUANDO CONHECEU SIRON FRANCO E OMAR SOUTO. NA DÉCADA DE 80, FORMOU O GRUPO PINCEL ATÔMICO COM EDNEY ANTUNES E FORMOU O “GRUPO DE GOIÁS” COM DIPAIVA, DJÓRGIO E LUIZ MAURO. EM 1985 PARTICIPOU DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE BRASIL-JAPÃO. EM 1991 GANHOU PRÊMIO VIAGEM A PARIS DA BIENAL DO ESTADO DE GOIÁS. MOROU NA GRÉCIA POR 11 ANOS, ATUALMENTE RESIDE EM INHUMAS-GO. A ARTE DE NONATTO É EMINENTEMENTE URBANA, UM JOGO DE FORMAS CENTRADO NA FIGURA HUMANA OU MORFOLOGIAS ANTOPOCÊNTRICAS COM CERTAS VARIAÇÕES ESQUEMÁTICAS, RIJOS E SIMPLICIDADE. NONATTO EXPÕE “DIALETOS: PINTURAS E DESENHOS”, DE 07.12.2005 A 06.01.2006, NO MAG.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 32. PASTA N. 230. NONATO.

REFERÊNCIA 103

FONTE: NÚCLEO DE APOIO E ASSISTÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER. VENDA DE OBRAS DE ARTE, GOIÂNIA, 1990. 01 FOLDER.

RESUMO: VENDA DE OBRAS DE ARTE PARA ANGARIAR FUNDOS EM PROL DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER, DIAS 6 E 7 NOV. 1990. RELAÇÃO DE ARTISTAS E COLABORADORES QUE DOARAM OBRAS, DENTRE ELES: ANTÔNIO POTEIRO, SOUZA NETO, FERNANDO COSTA FILHO, JUCA DE LIMA, SANATAN, SIRON, LEIDES, NORMA CAIADO, ODALVA GUIMARÃES, VÂNIA FERRO, CLÉA COSTA, IZA COSTA, OMAR SOUTO, AMAURI MENEZES, DEK, ENY REZENDE, ROOS, MAURO RIBEIRO, AGOSTINHO, FÉ CÓRDULA, EVARISTO, NEUSA GARCIA, M. CAVALCANTE, TELMA ALVES, MARIA CÉLIA, LIA WERNER, ANA MARIA, GOMES, ALEXANDRE LIAH, ROBLIM, SELVO, LISELOTE, MÁRCIA SALES, ELIZETH HORBILON, SIVAL VELOSO, TIÃO TAVEIRA, EMÍLIA, IONE, WASH, MANOEL SANTOS, ALFIO, ANA RITA, NELISA.

QUANTIDADE: 02 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 02 . PASTA N. 188 – MARIA CÉLIA PEREIRA

REFERÊNCIA 104

FONTE: MORAIS, KARLLA JAIME. NOVIDADES À VISTA. O POPULAR., GOIÂNIA, 24 JUL. 1988, CAD. 2, P. 6.

RESUMO: RESULTADO DO CONCURSO NOVOS VALORES 1988, UMA PROMOÇÃO DA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, QUE RESULTOU EM UM GRANDE NÚMERO DE CLASSIFICADOS: 12 PINTURAS E 11 ESCULTURAS. O CONCURSO É REALIZADO ANUALMENTE, COM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR UMA OPORTUNIDADE AS PESSOAS QUE ESTÃO AINDA DESCONHECIDAS DO PÚBLICO E DOS APRECIADORES DAS ARTES PLÁSTICAS. ESTE ANO (1988) O JURI FORMADO POR ELDER ROCHA LIMA, AMAURY MENEZES , OMAR SOUTO E MIGUEL JORGE ESCOLHEU OS 23 TRABALHOS DENTRE 80 INSCRITOS, DESTAQUE PARA WAGNER DE OLIVEIRA REIS E MARILDA PASSOS DE SOUZA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N.09, PASTA N. 192 – MARILDA PASSOS

REFERÊNCIA 105

FONTE: LISBOA, ANTÔNIO.GRANDES MINIATURAS . O POPULAR, GOIÂNIA, [19??].

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE NATAL ATÉ 31 DEZ. NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE, ONDE OS ARTISTAS PLÁSTICOS APRESENTAM PEQUENAS TELAS COM DIFERENTES TEMAS E TÉCNICAS. DENTRE OS EXPOSITORES DESTAQUE PARA: ALEXANDRE LIAH, AMAURY MENEZES, DA CRUZ, CÉLIO BRAGA, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES DE SOUZA, JUCA DE LIMA, M. CAVALCANTE, OMAR SOUTO, POTEIRO, ROOSEVELT, IZA COSTA, WALDOMIRO DE DEUS, SELMA PARREIRA, FERNANDO THOMMEN, FÉ CÓRDULA, TAI, SAIDA, ALCIONE, CIRGÍNIA, LEONAM FLEURY, MARILDA PASSOS, VÂNIA FERRO, D J OLIVEIRA, GILVAN CABRAL, LUIZ OLINTO, NELZE BERNARDES, PRUDÊNCIO, SOUZA NETO, XAVIER, MARIA GUILHERMINA, ANTUNIS ARANTES, ÂNGELOS KTENAS E LIEDES, NÃO CONSTA DATA DO EVENTO.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 10, PASTA N. 192 – MARILDA PASSOS

REFERÊNCIA 106

FONTE: SUDECO. MOSTRA DE ARTE E ARTESANATO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. IV MARCO. CATÁLOGO. BRASÍLIA, 1983.

RESUMO: IV MARCO, DE 25 A 30 OUT 1983, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE BRASÍLIA.APRESENTAÇÃO MÁRIO ANDREAZZA E RENÉ POMPÊO DE PINA. EXPÕEM DIVERSAS ARTISTAS, DENTRE ELES: TEREZINHA LOUZADA, ELMA CARNEIRO, GOMES DE SOUZA, SELVO AFONSO, NEUSA MORAES, CARLOS SENA, DACRUZ, OMAR SOUTO, IZA COSTA, M. CAVALCANTE, YASHIRA, CLÉBER GOUVEIA, SANATAN, JUCA DE LIMA, EVANDRA ROCHA, CLÁUDIO CAIXETA, NONATO, RÔ, FRANCISCO OLIVEIRA, LADI MARTINS, ALCIONE GUIMARÃES, CÉLIO BRAGA, TAI, AMAURY MENEZES, VIRGÍNIA GUIMARÃES, ANGÊLOS KTENAS, EVANY, ALCIDES, SHIRINSKY, DINÉA DUTRA, LIA WERNER, CLÉA COSTA, NOÉ LUIS, SEBASTIÃO TAVEIRA DA SILVA, SIRON E ADIR SODRÉ.

QUANTIDADE: 02 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 03, DA PASTA N. 200 – MARQUES DE SÁ.

REFERÊNCIA 107

FONTE: FABARO, CONCEIÇÃO R. O PRIMITIVISMO DE ARTISTAS CONSAGRADOS, NO MUSEU DE ARTES . GOIÂNIA, 09 MAIO 1984.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “FESTA DAS CORES” DE 10 A 27 MAIO 1984, NO MAG. A MOSTRA REÚNE 15 ARTISTAS E 105 TELAS NO ESTILO PRIMITIVISTA. EXPÕEM: WALDOMIRO DE DEUS, CRISALDO MORAIS, NEWTON ANDRADE, MIRIM, AGOSTINHO FREITAS, JOSPÉ SABÓIA, IVOVALDO, IZABEL DE JESUS, SILVA, MARIA AUXILIADORA, POTEIRO, FÉ CÓRDULA, SEBASTIÃO REIS, J. BARALE E OMAR SOUTO.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 03. PASTA N. 207 - MIRIAM

REFERÊNCIA 108

FONTE: GALERIA PRESTES MAIA. ARTE GOIÁS 19. SÃO PAULO, 1981.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA REPRESENTTIVA DA CARACTERÍSTICA E DA CRIATIVIDADE DO ARTISTA GOIANO. A MOSTRA ACONTECE DE 18 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 1981 NA GALERIA PRESTES MAIA (SÃO PAULO/SP). EXPÕEM OS ARTISTAS: NAZARENO CONFALONI, HENNING GUSTAV RITER, DIRSO JOSÉ DE OLIVEIRA (D J OLIVEIRA), CLEBER GOUVEIA, SIRON FRANCO MARIA GUILHERMINA, NEUSA RODRIGUES MORAES, ANTÔNIO MATISTA POTEIRO, VALDEVINO LOURENÇO, IZA COSTA, CLÉA COSTA VIEIRA, ROOSEVEL DE OLIVEIRA LOURENÇO (ROOS), JOSÉ ANTÔNIO GOMES DE SOUZA, CARLOS CÉSAR CRUZ (DA CRUZ), FERNANDO COSTA FILHO, JOSÉ OMAR PEREIRA SOUTO, DINEIA DUTRA, NEUSA MARIA PERES E GIDEL FEITOSA (SANATAN). CONTÉM APRESENTAÇÃO, CROMO E TEMÁTICA DOS ARTISTAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 01. PASTA N. 223. NEUSA PERES.

REFERÊNCIA 109

FONTE: RODRIGUES CONCEIÇÃO. NO PALÁCIO DA CULTURA, UMA MOSTRA DE VALORES GOIANOS. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 12 MAR.1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA NO PALÁCIO DA CULTURA (GOIÂNIA/GO) EM COMEMORAÇÃO AO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA SALA DE EXPOSIÇÕES, QUE PERMANECERÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 26 MAR. 1982. PARTICIPAM DA MOSTRA TRABALHOS DE AGOSTINHO DE SOUZA, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, NOÉ LUIZ, S. PRTES, OMAR SOUTO, CIRINEU ALMEIDA, ANGELOS KTENAS, DINÉIA DUTRA, DA CRUZ, CLÉA COSTA, MARIA GUILHERMINA, NEUSA MORAES, ENÉAS SULVA, FERNANDO COSTA FILHO, JUCA DE LIMA, MARIA CIÇA,SELMA PARREIRA, SANATAN, SIRON FRANCO, VALDELINO LOURENÇO, WASH, VANDA PINHEIRO, REINALDO BARBALHO, GOMES DE SOUZA, CLEBER GOUVEIA, D.J.OLIVEIRA, ELIFAS, ROOSEVELT OLIVEIRA, RÔ,TAI, SAÍDA CUNHA E NEUSA PERES (RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA MOSTRA).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 03. PASTA N. 223. NEUSA PERES.

REFERÊNCIA 110

FONTE: GRANDE COLETIVA. JORNAL OPÇÃO, GOIÂNIA, 15 A 21 MAR 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA NO PALÁCIO DA CULTURA (GOIÂNIA/GO) EM COMEMORAÇÃO AO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA SALA DE EXPOSIÇÕES, QUE PERMANECERÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 26 MAR. 1982. PARTICIPAM DA MOSTRA TRABALHOS DE AGOSTINHO DE SOUZA, AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, NOÉ LUIZ, S. PRTES, OMAR SOUTO, CIRINEU ALMEIDA,ANGELOS KTENAS, DINÉIA DUTRA, DA CRUZ, CLÉA COSTA, MARIA GUILHERMINA, NEUSA MORAES, ENÉAS SULVA, FERNANDO COSTA FILHO, JUCA DE LIMA, MARIA CIÇA, SELMA PARREIRA, SANATAN, SIRON FRANCO, VALDELINO LOURENÇO, WASH, VANDA PINHEIRO, REINALDO BARBALHO, GOMES DE SOUZA, CLEBER GOUVEIA, D.J.OLIVEIRA, ELIFAS, ROOSEVELT OLIVEIRA, RÔ, TAI, SAÍDA CUNHA E NEUSA PERES (RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA MOSTRA).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 04. PASTA N. 223. NEUSA PERES.

REFERÊNCIA 111

FONTE: SILVA, WILLY. RUMO AOS STATES. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 31 JAN. 1997, CAD. DM REVISTA, P.2.

RESUMO: A GALERIA DE ARTE ITINERANTE E SECRETARIA DA CULTURA ORGANIZOU UMA MOSTRA INTERNACIONAL COM 8 ARTISTAS DO CENTRO OESTWE REPRESENTANTES DO MELHOR DA ARTE EM GOIÁS, JUNTAMENTE COM MAIS 4 BRASILIENSES, QUE ESTARÃO EXPONDO EM BOSTOM (EUA) A “ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASILCENTRAL”. OS NOMES ESCOLHIDOS FORAM?: GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, GLÊNIO LIMA, IZA COSTA, JOSÉ LUIS, LUIS OLINTO, MN.CAVALCANTE, NEUSA PERES, OMAR SOUTO, TAI,TARCISO VIRIATO E TONINHO DE SOUZA. A ARTISTA NEUSA PERES ALÉM DE PARTICIPAR COM 3 PINTURAS PARA A EXPOSIÇÃO TAMBÉM AUTOGRAFA SEU LIVRIO “LADO ALADO”. M. CAVALCANTI COMENTA SOBRE OS GASTOS COM A EXPOSIÇÃO NO EXTERIOR, ONDE ÀS VEZES O ARTISTA ACABA ARCANDO COM UM POUCO DOS CUSTOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 12. PASTA N. 223. NEUSA PERES.

REFERÊNCIA 112

FONTE: ARTE ARTE GALERIA. BAZAR NATAL ARTE/ARTESANATO. GOIÂNIA, [19--]. 01 CARTAZ, P7B, 21X31 CM.

RESUMO: CARTAZ “BAZAR NATAL ARTE/ARTESANATO”, DA ARTE GALERIA, DE 19 A 23 DEZ, DE 15 ÀS 22 H. ESTÃO A VENDA MINI QUADROS, CARTÕES DE NATAL, ESCULTURAS, CAMISETAS, ARTE SACRA, ETC.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA MAPOTECA DO MAG.

REFERÊNCIA 113

FONTE: CASAGRANDE GALERIA DE ARTE. OMAR SOUTO. GOIÂNIA, [19--]. 1 CARTAZ.COLOR, 44 X 62 CM.

RESUMO: CARTAZ DA EXPOSIÇÃO DE OMAR SOUTO, DE 04 A 15 DEZ, NA CASAGRANDE GALERIA DE RTE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: NA MAPOTECA DO MAG.

REFERÊNCIA 114

FONTE: SEPAC. OMAR SOUTO. INDIVIDUAL DE PINTURAS. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1983.

RESUMO: INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 17 DEZ 1982 A 06 JAN 1983, NA SEPAC. APRESENTAÇÃO EDUARDO JORDÃO, LUIZ ELIAS E MIGUEL JORGE. CROMO. CURRICULUM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 115

FONTE: SAI HOJE O MELHOR POEMA-CARTAZ. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, [19??].

RESUMO: COQUETEL DE PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES DO I CONCURSO DE POEMAS-CARTAZES: AMOR ETERNO AMOR PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA. O EVENTO ACONTECE NOMAC (GOIÂNIA/GO). ENTRE OS ILUSTRADORES ESTÃO OMAR SOUTO, ELIAS ANTUNES, GOMES DE SOUZA, PIRANDELLO,RIOSARY ESTEVES E JORGE MARQUES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 16. PASTA N. 246 - PIRANDELLO

REFERÊNCIA 116

FONTE: LOBBA ARTE & COMUNICAÇÃO. LEILÃO DE ARTES. BRASÍLIA, 1988.

RESUMO: LEILÃO DE PINTURAS,GRAVURAS, TAPETES, KILINS, MNÍOVEIS E ANTIGUIDADES A REALIZAR-SE NO MEZZANINO DO HOTEL NACIONAL DE BRASÍLIA, DE 16 E 17 DE NOV. 1988. DENTR AS OBRAS DE ARTE LEILOADAS ESTÃO TRABALHOS DOS ARTISTAS> NAPOLEÃO CÉSAR, ROOS, CLÉA COSTA, ADIR SODRÉ, SIRON FRANCO, OMAR SOUTO, D.J. OLIVEIRA, RAUL COSTA FILHO, DI OAIVA, CLEBER GOUVEIA, POTEIRO, FÉ CÓRDULA, DEK, WASH E JUCA DE LIMA

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 01. PASTA N. 253 – RAUL COSTA FILHO

REFERÊNCIA 117

FONTE: SEPAC – GRANDE COLETIVA. CONVITE. GOIÂNIA, 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO “GRANDE COLETIVA”, EM COMEMORAÇÃO AO 1º ANO DE ATIVIDADES DO SEPAC, DIA 10 MAR. 1982 AS 21 HORAS, NO SEPAC. EXPÕEM: AGOSTINHO, AMAURY MENEZES, ÂNGELOS KTENAS, ANTÔNIO POTEIRO, CIRINEU ALMEIDA, CLÉA COSTA, CLEBER GOUVEIA, DA CRUZ, DINÉIA DUTRA, D J OLIVEIRA, ELIFAS, ENÉAS SILVA, FERNANDO COSTA FILHO, GOMES DE SOUZA, JUCA DE LIMA, MARIA CIÇA, MARIA GUILHERMINA, NEUSA MORAES, NEUSA PERES, NOÉ LUIS, OMAR SOUTO, S. PRATES, REINALDO BARBALHO, ROOS, RÔ, SAÍDA CUNHA, SANATAN, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO, TAI, VALDELINO, VANDA PINHEIRO E WASH.

QUANTIDADE: 01 ORIGINAL

LOCALIZAÇÃOPASTA DE EVENTOS DO MAG

REFERÊNCIA 118

FONTE: COSTA, TERESA CRISTINA. NOVAS CORES DA SOLIDARIEDADE. O POPULAR, GOIÂNIA, 29 MAR. 1994. CAD. 2, P.2

RESUMO: COLETIVA “CORES DA SOLIDARIEDADE”, NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, EM PROL DE REINALDO BARBALHO QUE SE ENCONTRA ENFERMO.

EXPÕEM: OMAR SOUTO, GOMES DE SOUZA, AMAURY , SÉRGIO BLEIK, SELVO AFONSO, LIZELOTT, CLÉBER GOUVEIA, OCTO MARQUES, NEUSA MORAES, ALEXANDRA LIAL, VIRGÍNIA GUIMARÃES, FERNANDO COSTA FILHO, MAIRONE BARBOSA, RAUL VICÊNZIO, WILSON JORGE, ANTUNES ARANTES, LAERTE E IZA COSTA

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 33. PASTA N.254 – REINALDO BARBALHO

REFERÊNCIA 119

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS.COLETIVA DE SETEMBRO NA CASAGRANDE. O POPULAR, GOIÂNIA, 05 SET. 1986, CAD. 2. P.13

RESUMO: PRIMEIRA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE SETEMBRO NA CASAGRANDE GALERIA DE ARTE INTEGRADA POR TRABALHOS DE 8 ARTISTAS PLÁSTICOS GOIANOS: JUCA DE LIMA, ROOS, OMAR SOUTO, ELDER ROCHA LIMA, GOMES DE SOUZA, ANTÔNIO POTEIRO, EDNEY ANTUNES E CARDOSO. A EXPOSIÇÃO PERMANECE ATÉ 20 SET. 1986.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 12. PASTA N. 268. ROOS.

REFERÊNCIA 120

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÁS A MINAS GERAIS. BETIM. 1984.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA NO SAGUÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM DE 11 A 18 DE DEZ. DE 1984,. EXPÕEM OS ARTISTAS: ANTÔNIO ERNESTINO, CARLOS DA CRUZ, CLÁUDIO CAIXETA, DIJODIO, DI PAIVA, ELVERTH, EVARISTO, GETÚLIO, GILVAN, GOMES DE SOUZA, LADI, LUÍS MAURO, M. CAVALCANTE, MARCOS RESENDE, MARISA, MÍRIAM, RAIMUNDO NONATO, OMAR SOUTO, SÁ NUNEZ, SEBASTIÃO REIS, WASH E ZENEIDE LUCENA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 5. PASTA N. 270 – SÁ NUNEZ

REFERÊNCIA 121

FONTE: MULTIARTE GALERIA. CAFÉ DA MANHÃ. GOIÂNIA, [19??].

RESUMO: CONVITE PARA UM CAFÉ DA MANHÃ NA MUILTIARTE GALERIA NO DIA 06 DE DEZEMBRO, NÃO CONSTA ANO DE REALIZAÇÃO. COM EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS: DJ OLIVEIRA, IZA COSTA, TAI HSUAN-NA, CARLOS SENA, SIRON FRANCO, CLEBER GOUVEIA, SELMA PARREIRA, BURLE MARX, VOLPI, ROOSEVELT, CLÉA COSTA, DIVA GOULART, ELDER ROCHA LIMA, VANDA PINHEIRO, OMAR SOUTO, BLEIK, SANATAN, FERNANDO COSTA FILHO, ELIEZER SZTURN, GOMES DE SOUZA, SÁ NUNEZ, LEONARDO CAMPOS, AGUINALDO COLEHO, M. CAVALCANTE, E. JORDÃO, ALCIONE GUIMARÃES, AGOSTINHO, VILA, SAMUEL, SUZANA, MARCELO GRASSMAMN, SAIDA SOARES, DINÉIA DUTRA, DJANIRA, GUILHERME FARIA, SALVADOR DALI, TARCILA DO AMARAL, POTEIRO, AMAURY MENEZES, DINA GOGOLLI, JAIME ALEXANDRO, MIRIAM PIRES, ELIFAS, AMÉRICO.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 17. PASTA N. 270. SÁ NUNEZ

REFERÊNCIA 122

FONTE: BARRETO LÁZARO. PEQUENO MOSAICO. DIÁRIO DO OESTE. DIVINÓPOLIS, 12 OUT. 1981.

RESUMO: ESTE DOCUMENTO APRESENTA 3 MATÉRIAS PUBLICADAS PELO JORNAL REFERENTES A EXPOSIÇÃO DE ARTES EM DIVINÓPOLIS, NO CENTRO DE ARTES E MUSEU HISTÓRICO, DIA 06 OUT. 1981. REFERINDO-SE A UMA GRANDE MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS DE ARTISTAS DE GOIÂNIA, DENTRO DAS FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO 14º ANIVERSÁRIO DA SEDE PRÓPRIA DA ENTIDADE DO OESTE CLUBE E 1º ANIVERSÁRIO DO PALÁCIO DOS ESPORTES E CULTURA “JOSÉ ALOINSO DIAS”. DESTAQUE PARA OS ARTISTAS: POTEIRO, SÁ MUNEZ, ANTÔNIO ERNESTINO, RAIMUNDO NONATO, NAMUEL DOS SANTOS, OMAR SOUTO, GETÚLIO, ELVERT, EVARISTO , DA CRUZ, ZENEIDE, WASH, MIRIAM, MARISA, CAIXETA, GILVAN E LADI. COM COMENTÁRIOS SOBRE A TEMÁTICA DE CADA ARTISTA.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 23. PASTA N. 270. SÁ NUNEZ

REFERÊNCIA 123

FONTE: FELIX GALERIA DE ARTE. EXPOSIÇÃO DE MAIO/1986. GOIÂNIA, 1986. 01 FOLDER/CONVITE.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS:AMAURY MENEZES, ANTÔNIO POTEIRO, CARLOS SENA, DIVA GOULART, FERNANDO COSTA FILHO, LEONAN FLEURY, OMAR SOUTO, ROOS, SAIDA, SANATAN, SELMA PARREIRA, SIROM FRANCO E TEI HSUAN-NA. A MOSTRA OCORRE NA FELIX GALERIA DE ARTE A PARTIR DE 06 MAIO 1986.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 3. PASTA N. 271. SAIDA CUNHA

REFERÊNCIA 124

FONTE: ESPINDOLA, HELI. PALÁCIO DA CULTURA EM SEU 1º ANIVERSÁRIO. FOLHA DE GOIÁS, 09 MAR. 1982.

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 33 ARTISTAS PLÁSTICOS GOIANIENSES NA SALA DE EXPOSIÇÃO DO PALÁCIO DA CULTURA EM COMEMORAÇÃO AO 1º ANO DE ATIVIDADES. ENTRE OS PARTICIPANTES ESTÃO AMAURY MENEZES, ANGELOS KTENAS, CLEBER GOUVEIA, CLEA COSTA, DINEIA DUTRA, ELIFAS, FERNANDO COSTA FILHO, OMAR SOUTO, SEBASTIÃO PRATES, ROOS, SELMA PARREIRA, SIRON FRANCO, VANDA PINHEIRO E WASH.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 4. PASTA N. 271. SAIDA CUNHA

REFERÊNCIA 125

FONTE: ATELIÊ 104 GALERIA DE ARTE. O ENCONTRO: COLETIVA DE 10 ARTISTAS GOIANOS. GOIÂNIA. [19??].

RESUMO: EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS ARTISTAS: D J OLIVEIRA, PRATES, ROBERTO MACHADO, MARIA GUILHERMINA, CÉLIO BRAGA, NOÉ LUIS, RYNY SILVA, KLEBER GOUVEIA, OMAR SOUTO E SANATAN. A EXPOSIÇÃO ACONTECEU NA ATELIÊ 104 – GALERIA DE ARTE DER 29 DE OUIT. A 20 NOV. (NÃO COSTA ANO DE REALIZAÇÃO).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO:DOCUMENTO N. 04. PASTA N.273. SANATAN

REFERÊNCIA 126

FONTE: ARTE GOIANA EMBARCA NESTE TREM. CENTRO OESTE – O CAMINHO DO NOVO BRASIL (SUPLEMENTO ESPECIAL), GOIÂNIA, AGO. 1988.

RESUMO: O ARTIGO APRESENTA INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS E CURRICULARES DE SANATAN, FERNANDO COSTA FILHO E OMAR SOUTO (APRESENTA UMA ENTREVISTA COM ESTE ÚLTIMO)

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO:DOCUMENTO N. 19. PASTA N.273. SANATAN

REFERÊNCIA 127

FONTE: GALERIA CULTURA. ARTISTAS PRIMITIVOS DE GOIÁS. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 1982.

RESUMO: COLETIVA “ARTISTAS PRIMITIVOS DE GOIÁS”, DE 05 A 16 ABR. 1982, NA GALERIA CULTURA DA SECRETARIA E ESTADO DA CULTURA. EXPÕEM: POTEIRO, VALDELINO, J.P, PINA, SEBASTIÃO DOS REIS, FÉ CÓRDULA E OMAR SOUTO. CURRICULUM.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 03. PASTA N. 283 – SEBASTIÃO DOS REIS

REFERÊNCIA 128

FONTE: MUSEU DE PINTUIRA PRIMITIVA DE ASSIS. CATÁLOGO COMEMORARIVO DO 2º ANIVERSÁRIO. ASSIS,, 1984. 23P. CATÁLOGO Nº.04.

RESUMO: CATÁLOGO COMEMORATIVO AO 2º ANIVERSÁRIO DO MUSEU DE PINTURA PRIMITIVA DE ASSIS – SP. RELAÇÃO DOS ARTISTAS DO ACERVO DO MUSEU, DENTRE ELES: GERVANE DE PAULA, IONALDO, JOAQUIM POMPEU DE PINA, KLEBER FIGUEIRA, MARIA LUIZA DA CONCEIÇÃO, NILSON PIMENTA, OMAR SOUTO, P. FORZANI, SEBASTIÃO DOS REIS, VALDELINO, WALDOMIRO DE DEUS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG

REFERÊNCIA 129

FONTE: BEZERRA, VALBENE. PARABÉNS COM ARTE. O POPULAR, GOIÂNIA, 23 DE OUT. 2005. CAD. MAGAZINE, P.1.

RESUMO:COMEMORANDO OS 72 ANOS DA CAPITAL, O MAG INAUGURA A COLETIVA “ÓPTICA 72 OLHARES A GOIÂNIA”, PROCISSÃO, SERESTA (GOIÂNIA EM SERENATA) E LANÇAMENTO DE CATÁLOGO. OFERECE AINDA OFICINAS DE DANÇA, LITERATURA E TEATRO.A MOSTRA REÚNE PINTURA, ESCULTURA, OBJETO DE INSTALAÇÃO, DESENHO, COLAGEM, AZULEIJOS, FOTOS, ORIGAMI E XILOGRAVURA. SEGUNDO O DIRETOR DO MAG, ANTÔNIO DA MATA, TODOS OS ARTISTAS TÊM TENDÊNCIAS DIFERENTES E SE MANIFESTARAM COMO QUISERAM. TRÊS OBRAS REVERENCIAM O ARTISTA PLÁSTICO, FALECIDO RECENTEMENTE, D.J. OLIVEIRA. EXPÕEM 72 ARTISTAS, DENTRE ELES: ANTUNIS ARANTES, AMAURY MENEZES, ANGELOS KTENAS, ALEXANDRE LIAH, CLÉA COSTA, CARPIO DE MORAES, D.J.OLIVEIRA, DAG FRANÇA, DEK, ELDER ROCHA LIMA, EWANDRA ROCHA, ELIZET HORBYLON, JOÃO COLAGEM, FERNANDO THOMMEM, GILVAM CABRAL, IZA COSTA, IVONE LIRA, JUCA DE LIMA, ALESSANDRA TELES, LUIZ OLINTO, LEO PINCEL, ANA MARIA PACHECO, MARILDA PASSOS, NEUSA MORAES, M. CAVALCANTE NOÉ LUIZ, ALCIONE, NONATTO, OMAR SOUTO, DÔIA, RODRIGO GODÁ, SIRON FRANCO, SELVO AFONSO, SANATAN, TELMA ALVES, TAI, VÂNIA FERRO, LOURDES DE DEUS, LISELOTTE MAGALHÃES, WALDOMIRO DE DEUS, MIRIM BAÊTA, ANA CRISTINA ELIAS, CÉSAR, NEUSA GARCIA, LÚCIO BITTENCOURT, ZÉ CÉZAR, ANTÔNIO POTEIRO E SOUZA NETO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 21 . PASTA N.152 – JUCA DE LIMA

REFERÊNCIA 130

FONTE: COLETIVA EM PROL DA VIDA. O POPULAR, GOIÂNIA, 04 NOV. 1990. CAD. 2..

RESUMO: O NÚCLEO DE APOIO E ASSISTÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS, PROMOVE EXPOSIÇÃO, DIA 6, NO CASTRO’S PARK HOTEL, AFIM DE ARRECADAR FUNDOS PARA EQUIPAR O ALBERGUE DA INSTITUIÇÃO. EXPÕEM: ANTÔNIO POTEIRO, SOUZA NETO, SILVANA MACEDO, FERNANDO COSTA FILHO, JUCA DE LIMA, JÚLIO VALENTE, JORGE RODRIGUES, SANATAN, NORMA CAIADO, ODALVA GUIMARÃES, VÂNIA FERRO, ANA MARIA CORDEIRO, CLÉA COSTA, GERGE ANDRAUS, IZA COSTA, IVANA, OMAR SOUTO, CARLOS ALBERTO CAMPONI, FÉ CÓRDULA, EMÍLIA, ILKA CANABRAVA E M. CAVALCANTE, DENTRE OUTROS..

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 05. PASTA N. 299 . SOUZA NETO

REFERÊNCIA 131

FONTE: FÉLIX GALERIA DE ARTE. EXPOSIÇÃO DE MAIO 1986. CONVITE. GOIÂNIA, 1986.

RESUMO: COLETIVA “EXPOSIÇÃO DE MAIO 1986”, NA FÉLIX GALERIA DE ARTE. ABERTURA 06 MAIO 1986, ÀS 21 HORAS. EXPÕEM: SIRON FRANCO, SANATAN, CARLOS SENNA, TAI, DIVA GOULART, OMAR SOUTO, FERNANDO COSTA FILHO, ANTÔNIO POTEIRO, AMAURY MENEZES, SAÍDA , LEONAN FLEURY, SELMA PARREIRA E ROOS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUIMENTO N. 07. PASTA N. 305 - TAI

REFERÊNCIA 132

FONTE: GALERIA DE ARTE. EXPOSIÇÃO DE MAIO 1987. CONVITE. GOIÂNIA, 1987.

CONVITE. GOIÂNIA, 1987.

RESUMO: COLETIVA “EXPOSIÇÃO DE MAIO 1987”, NA FÉLIX GALERIA DE ARTE. ABERTURA 05 MAIO 1987 ÀS 21 HORAS. EXPÕEM: CLEBER GOUVEIA, CARLOS SENA, TAI, DIVA GOULART, OMAR SOUTO, ENAURO, FERNANDO COSTA FILHO, ANTÔNIO POTEIRO, AMAURY MENEZES, SAÍDA, ELDER ROCHA LIMA, SELMA PARREIRA, ROOS E SANATAN.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUIMENTO N. 08. PASTA N. 305 - TAI

REFERÊNCIA 133

FONTE: ABREU, SEBASTIÃO VILELA. A ARTE DE TAI. O POPULAR, GOIÂNIA, 15 DEZ. 1989. CAD. 2.

RESUMO: ABERTA INDIVIDUAL DE TAI HSUAN-AN, NA CASAGRANDE GALERIA DE ARTE, COMPOSTA DE 28 TELAS. A VERNISSAGE FOI BASTANTE PRESTIGIADA E CONTOU COM A PRESENÇA DE MUITOS ARTISTAS E PESSOAS LIGADAS À ARTE, DENTRE ELES: OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES, CLÉA COSTA E ADELMO CAFÉ.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUIMENTO N. 18. PASTA N. 305 – TAI

REFERÊNCIA 134

FONTE: TIMM, NÁDIA. ARTE EM PROL DE VILA BOA. O POPULAR, GOIÂNIA, 10 MAIO 2002. CAD. MAGAZINE, P.2.

RESUMO: UM GRUPO DE 34 ARTISTAS, REUNIDOS POR VÂNIA FERRO, REALIZAM COLETIVA DE 10 A 23 MAIO 2002, NA FUNDAÇÃO JAIME CÂMARA. A MOSTRA “AETISTAS PEDEM POR GOIÁS” É COMPOSTA POR DESENHOS, PINTURAS, GRAVURAS, OBJETOS E ESCULTURAS, QUE SERÃO COMERCIALIZADOS A PREÇOS SIMBÓLICOS, CUJA RENDA SERÁ DESTINADA AS FAMÍLIAS ATINGIDAS DE GOIÁS. EXPÕEM: SIRON FRANCO, MARCELO SOLÁ, WALDOMIRO DE DEUS, ROOS, JUCA DE LIMA, VÂNIA FERRO, POTEIRO, OMAR SOUTO, AMAURY MENEZES, FERNANDO COSTA FILHO, DEK, NEUSA MORAES, GILVAM CABRAL, ISA COSTA, M. CAVALCANTE, GOMES DE SOUZA, SELVO AFONSO, NOÉ LUIZ, JOSÉ CÉSAR CLIMACO, MAURA REGINA, NONATO COELHO, SINVAL , VIRGÍNIA GUIMARÃES, LIAH, ADREAN, ALESSANDRA TELES, DEMI VILELA, MARILDA PASSOS, RODRIGO FL[ÁVIO, SOLANGE SOARES E TELMA ALVES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 24.PASTA N.318. VÂNIA FERRO

REFERÊNCIA 135

FONTE: CALDAS, MARGARETH. O NAIF EM TOM MULATO. O POPULAR, GOIÂNIA, 10 SET. 1989. CAD. 2.

RESUMO: INDIVIDUAL “GOIÂNIA MEU AMOR”, ATÉ DIA 15 SET. 1989, NA ITAÚGALERIA. A MOSTRA REÚNE VÁRIAS FASES DO ARTISTA, SEMPRE COM A PREOCUPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL. O ARTISTA DIZ QUE SEU CONSIDERADO NAIF OU PRIMITIVISTA É APENAS UM RÓTULO (SUA ARTE REPRESENTA A CULTURA BRASILEIRA E CITA ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO E JOSÉ ANTÔNIO SILVA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO:PASTA N. 325. DOCUMENTO N. 42. WALDOMIRO DE DEUS

REFERÊNCIA 136

FONTE: BEZERRA VALBENE. EXPOSIÇÃO COMEMORA OS SETE ANOS DO MAC. O POPULAR, GOIÂNIA, 27 JAN. 1996.

RESUMO: EM COMEMORAÇÃO AOS SETE ANOS DA FUNDAÇÃO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, O DIRETOR DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, O DIRETOR WILSOMN JORGE, REALIZA COLETIVA COM PARTE DO ACERVO DO MAC. A MOSTRA É COMPOSTA POR TRABALHOS DAS DÉCADAS DE 70 E 80 DOS ARTISTAS D. J. OLIVEIRA, OMAR SOUTO, SIROM FRANCO, DA CRUZ, GOMES DE SOUZA , AMAURY MENEZES, ANRÔNIO POTEIRO, ROOS, FÉ CÓRDULA, CLEBER GOUVEIA, DINA COGOLLI, GUSTAV RITTER ENTRE OUTROS. TAMBÉM SERÁ INAUGURADO O LABORATÓRIO DE CONSERCAÇÃO E RESTAURAÇÃO EDSON MOTTA. WILSON JORGE, DIZ QUE JÁ CONSEGUIU LEVAR AVANTE ALGUNS PROJETOS DO MAC, APESAR DAS CRÍTICAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N.331. DOCUMENTO N.26. WILSON JORGE

REFERÊNCIA 137

FONTE: ABRE-SE AMANHÃ A 1ª ARTE NOSSA. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA,06 OUT. 1982.

RESUMO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ARTE NOSSA/PANORAMA DAS ARTES PLÁSTICAS EM GOIÁS NUMA INICIATIVA DA UNART – UNIÃO DOS ARTISTAS. O EVENTO ACONTECE A PARTIR DE 07 OUT. 1982 NO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA, BOSQUE DOS BURITIS E REÚNE TRABALHOS DE D.J. OLIVEIRA, JUCA DE LIMA, DACRUZ, IVANY KTENAS, ANTÔNIO POTEIRO, VALDELINO, ROOS, OMAR SOUTO, WASH, ÁTICO VILAS BOAS, JOSÉ ASMAR, CLEA COSTA, SIRON FRANCO, YASHIRA, HELENA BEATRIZ, AMAURY MENEZES, CANTI, REINALDO BARBALHO, CIRINEU, S. PRATES, TAI, ENEAS SILVA, DINEIA DUTRA E YARA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 333. DOCUMENTO N. 01. YARA ARAÚJO.

REFERÊNCIA 138

FONTE: ARTE DO BRASIL CENTRAL. O POPULAR, GOIÂNIA, 25/03/97, CAD. 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ESCULTURA “ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL CENTRAL – 2ª EDIÇÃO” COM 12 ARTISTAS DE GOIÁS, BRASÍLIA E TOCANTINS, NA CEVEL (GOIÂNIA/GO) A PARTIR DE 25/03/1997. DE GOIÁS, PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO OITO ARTISTAS. SÃO ELES OS PINTORES GOMES DE SOUZA, IZA COSTA, OMAR SOUTO, NEUSA PERES, M. CAVALCANTI, TAI HSUAN NA, E OS ESCULTORES LUIZ OLINTO E JOSÉ LUIZ LOPES GARCIA. GLÊNIO BIANCHETTI, TARCISO VIRIATO E TONINHO DE SOUZA REPRESENTAM A CAPITAL FEDERAL NA MOSTRA. DO TOCANTINS PARTICIPA DO PROJETO GLÊNIO LIMA. CADA ARTISTA APRESENTA TRÊS OBRAS, EM TAMANHOS E TÉCNICAS DIVERSAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 10, DA PASTA N. 175 – LUIZ OLINTO.

REFERÊNCIA 139

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. NA CASA GRANDE, MINI-QUADROS DE ARTISTAS GOIANOS. O POPULAR, GOIÂNIA, [19??], CAD. 2.

RESUMO: EXPOSIÇÃO DE MINI QUADROS DE ARTISTAS PLÁSTICOS GOIANOS NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. COM PREÇOS ACESSÍVEIS TORNA-SE ÓTIMA OPÇÃO DE PRESENTE PARA O FIM DO ANO. A MOSTRA É INTEGRADA POR TRABALHOS EM NINIATURA DE SIRON FRANCO, CLEBER GOUVEIA, ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO, SANATAN, WALDELINO LOURENÇO E SÁ NUNEZ.

QUANTIDADE: 01 (XEROX)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 29- SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 140

FONTE: PALÁCIO DA CULTURA COMPLETA UM ANO. A TRIBUNA DE GOIÁS. GOIÂNIA, 8 A 14 MARÇO 1982.

RESUMO: COMEMORAÇÃO DE UM ANO DE FUNCIONAMENTO DA SALA DE EXPOSIÇÃO DO PALÁCIO DA CULTUTA, COM UMA COLETIVA DOS ARTISTAS SIRON FRANCO, CLEBER GOUVEIA, OMAR SOUTO, MARIA GUILHERMINA, ENTRE OUTROS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 32- SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 141

FONTE: FELÍCIO, BRASIGÓIS. COLETIVA DE FÉRIAS NA CASA GRANDE GALERIA DE ARTE. O POPULAR, GOIÂNIA, 13 JUL. 1986. CAD. 2, P.32.

RESUMO: A CASA GRANDE GALERIA DE ARTE ABRE EXPOSIÇÃO COLETIVA DE FÉRIAS DURANTE TODO MÊS DE JULHO, SÃO PINTURAS DE SIRON FRANCO, CLEBER GOUIVEIA, ANTÔNIO POTEIRO, OMAR SOUTO, IZA COSTA, GLÊNIO BIANCHETTI, GOMES DE SOUZA, ROOS, AMAURY MENEZES, CLEA COSTA, MARCOS DE SÁ, CARDOSO E EDNEY ANTUNES. ABERTAS INSCRIÇÕES PARA COLETIVA DE ESCULTURAS EM ESPAÇO ABERTO PARA SETEMBRO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 43- SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 142

FONTE: MACHADO, LUIZ CARLOS. SERM ESPAÇO PARA A RENOVAÇÃO. O POPULAR, GOIÂNIA, 22 DEZ. 1989. CAD.2, P.1.

RESUMO: EM SÍNTESE O ANO DE 1989 NÃO FOI UM ANO PROMISSOR PARA AS ARTES PLÁSTICAS CONFORME ELDER ROCHA LIMA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO ESTADO. ENTRETANTO APESAR DA CRISE, O ANO DE 1989 REGISTROU IMPORTANTE TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DA ARTE GOIANA: 2ª ETAPA DO PROJETO GALERIA ABERTA, FORA DO ESTADO A MOSTRA DE ARTE GOIANA PROMOVIDA PELO GOVERNO DO ESTADO EM DIJON (FRANÇA), REUNINDO TRABALHOS DE 22 ARTISTAS PLÁSTICOS, DENTRE ESTES AMAURY MENEZES. FORA DAS GALERIAS, A ARTE GOIANA CONTEMPORÂNEA E A REALIZAÇÃO DAS MOSTRAS DE CARTAZES RELATIVOS À REVOLUÇÃO FRANCESA E A EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS DE LASAR SEGAL. TAMBÉM HOUVE A DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS DE ARTISTAS DE OUTROS ESTADOS COMO A MOSTRA DE DESENHOS ERÓTICOS DE ZARAGOZA A INDIVIDUAL DE WALDOMIRO DE DEUS E A MOSTRA DE ZÉLIO VISCONTI. DIVERSOS ARTISTAS PLÁSTICOS REALIZARAM MOSTRAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE SEUS TRABALHOS NAS GALERIAS GOIANIENSES, ENTRE OUTROS TAI HSUAN-NA, DA CRUZ, AMAURY MENEZES, ELDER ROCHA LIMA, SANATAN E OMAR SOUTO. A NÍVEL NACIONAL, O GRANDE DESTAQUE DAS ARTES PLÁSTICAS DE GOIÁS SEGURAMENTE FICOU COM SIRON FRANCO. ELE PARTICIPOU DA BIENAL INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS EM SÃO PAULO PARALELAMENTE PARTICIPAVA DA MOSTRA “PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA” NO MUSEU DE ARTE MODERNA/SP, ELE TAMBÉM LEVOU SUA CRÍTICA PARA UMA ESTAÇÃO DO METRÔ DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM COM A OBRA “CELA FORTE” E EM BRASÍLIA APRESENTOU SUA OBRA CONTUNDENTE “CURRAL”.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 76- SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 143

FONTE: MORAIS, KARLA JAIME. ARTISTAS SE UNEM CONTRA BOATOS. O POPULAR, 05 ABRIL 1990, CAD. 2.

RESUMO: MÚSICOS, ARTISTAS PLÁSTICOS, ESCRITORES, DIRETORES E ATORES SE R4EUNIRAM NO PALÁCIO DAS ESMERALDAS COM INTUITO DE HOMENAGEAR O GOVERNADOR HENRIQUE SANTILLO E SOLIDARIZAREM-SE QUANTO A RECENTE ONDA DE BOATOS EM TORNO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DO ESTADO. A INICIARIVA DE SOLIDARIEDADE PARTIU DE SIRON FRANCO E CONTOU TAMBÉM COM O APOIO DOS ARTISTAS: AMAURY MENEZES, OMAR SOUTO, AILSO BRAZ CORREA, MARIA GUILHERMINA, DA CRUZ, FERNANDO COSTA FILHO E SANATAN.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 80- SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 144

FONTE: LIONGO, MALU. CRIATIVIDADE GOIANA É TEMA DE PESQUISA. O POPULAR, GOIÂNIA, 26/06/94, CAD. 2, P.7.

RESUMO: A PROFESSORA ELIANE LEÃO FIGUEIREDO (INSITUTO DE ARTES DA UFG) E A MUSICISTA FLÁVIA SABROSA MACHADO DESENVOLVERAM AO LONGO DE 8 MESES UMA PESQUISA PIONEIRA NO BRASIL NO CAMPO DA CRIATIVIDADE: “O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CRIADOR”. O TRABALHO FOI REALIZADO EM 2 ETAPAS.NA PRIMEIRA FORAM ENTREVISTADOS 176 PESSOAS EM LOCAIS ALEATÓRIOS QUE RESPONDERAM A DUAS PERGUNTAS: O QUE É SER CRIATIVO? E “QUAIS AS 10 PESSOAS MAIS CRIATIVAS DE GOIÁS?” E NA SEGUNDA ETAPA DO ESTUDO FORAM ENTREVISTADAS AS PESSOAS MENCIONADAS NA FASE ANTERIOR. O ESTUDO REVELOU QUE ENTRE OS 30 MAIS CRIATIVOS, APENAS 10 SÃO CONSCIENTES DO PROCESSO CRIADOR. DENTRE AS 30 PESSOAS ENTREVISTADAS DESTAQUE PARA SIRON FRANCO (O MAIS CITADO, 46,9%), ANTÔNIO POTEIRO (12,3%), MARIA GUILHERMINA (9,5%) YEDA SCHMALTZ (7,3%) E OMAR SOUTO (7,3%).

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 94 - SIRON FRANCO

REFERÊNCIA 145

FONTE: AIRES, CIRA. MERCADO DE ARTES: ESSE NEGÓCIO COMPENSA. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 15/05/93.P.9.

RESUMO: O MERCADO DE ARTE EM GOIÂNIA ESTÁ PROPÍCIO PARA QUEM QUER INVESTIR OU MESMO DOS QUE DESEJAM APENAS COMPRAR UM BOM QUADRO PARA DECORAR AMBIENTES OU PELO SIMPLES PRAZER. A QUANTIDADE DE ARTISTAS É CASA VEZ MAIOR E, NESTA GUERRA PELO MERCADO, QUEM ACABA GANHANDO É O COMPRADOR. HÁ TAMBÉM O SISTEMA DE CONSÓRCIO QUE FACILITA A AQUISIÇÃO DE OBRAS, COMO OS EFETUADOS POR OMAR SOUTO E AMAURY MENEZES, OU PARCELAMENTO DA COMPRA, COMO EFETUA M. CAVALCANTE, GOMES DE SOUZA ENTRE OUTROS. OS MARCHANDS RECOMENDAM CAUTELA E MUITA INFORMAÇÃO ANTES DA COMPRA DE UMA OBRA DE ARTE. AS OPINIÕES DIVERGEM QUANDO O ASSUNTO É INDICAR OS ARTISTAS QUE REPRESENTAM MELHOR INVESTIMENTO. A MARCHAND MARINA POTRICH INDICA SIRON, POTEIRO, LUIS MAURO, SELMA PARREIRA, MARCOS COELHO, GALENO, ADIR SODRÉ, EMANUEL NASSAR, ALCIONE GUIMARÃES, LEO PINCEL E LUIS MAURO. UMA NOVIDADE NO MERCADO DE ARTE É O SISTEMMA DE PERMUTA LANÇADO PELA ENCOL, ONDE O CLIENTE (DE PREFERÊNCIA O PRÓPRIO ARTISTA) TROCA SUAS OBERAS POR APARTAMENTOS. A CONSTRUTORA JÁ RECEBEU PROPOSTAS DE SIRON FRANCO E DO PINTOR PERUANO VICTOR HUGO BRAVO ROMERO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 103 - SIRON FRANCO.

REFERÊNCIA 146

FONTE: GOMES, NILSON. PINCELADAS NA ARTE GOIANA. DIÁRIO DA MANHÃ, GOIÂNIA, 02/08/93, CAD.DM REVISTA.

RESUMO: ENTREVISTA COM O CRÍTICO DE ARTE E ESCRITOR MIGUEL JORGE QUE FALA SOBRE O MERCADO DE ARTE GOIANA; A QUALIDADE DA PRODUÇÃO DE NOVOS ARTISTAS, O TRABALHO DE ARTISTAS VETERANOS E SUAS PESQUISAS EM BUSCA DE NOVAS FORMAS E TEXTURAS, COMO OS ARTISTAS: GOMES DE SOUZA, FERNANDO COSTA FILHO, VANDA PINHEIRO, SAIDA CUNHA, NEUZA MORAES, ALFREDO FARIA, ROOS, DEC, ANA MARIA PACHECO, DA CRUZ, CLÉA COSTA, ÂNGELO KTENAS, MARIA GUILHERMINA, OMAR SOUTO, M.CAVALCANTE, AMAURY MENEZES, CLEBER GOUVEIA, IZA COSTA, SIRON FRANCO E D.J. OLIVEIRA. MIGUEL DIVIDE OS ARTISTAS EM 2 NÚCLEOS, OS REPRESENTANTES DOS ANOS 60 E DOS ANOS 70, E DIZ QUE ESTARÍAMOS NA 3ª OU 4ª GERAÇÃO, ONDE APARECE UM ACUMULO DE ARTISTAS COMO: ANTUNIS ARANTES, MARCO RODRIGUES, PARANHOS, MARCELO SOLÁ, CÉLIO BRAGA, MARIA ANTONIETA, DIJÓDIO, LUIZ MAURO, ENAURO, SOBRAL, PAULO VEIGA, CARLOS FERNANDO, CARLOS SENA. COMENTÁRIOS SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICA GOIANA, A INSERÇÃO NO MERCADO DE ARTES, O INVESTIMENTO EM ARTES PLÁSTICAS, O TRABALHO DE ARTISTAS POPULARES, AS BIENAIS GOIANAS, A RELAÇÃO DE NOVOS TALENTOS, AS DIFICULDADES FINANCEIRAS PARA PRODUÇÃO ARTÍSTICAS E TAMBÉM SOBRE OUTROS CRÍTICOS DE ARTE EXISTENTE EM GOIÁS. ÊNFASE NA SUA APRECIAÇÃO POR ARTES PLÁSTICAS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 106 - SIRON FRANCO.

REFERÊNCIA 147

FONTE: COSTA, TERESA CRISTINA. A ARTE COMO INSTRUMENTO DE LUTA PELA VIDA. O POPULAR, GOIÂNIA, 27/10/93. CAD. 2.

RESUMO: O GRUPO PELA VIDA, ORGANIZAÇÃO CIVIL QUE MILITA NA PREVENÇÃO A AIDS E NA DEFESA DA CIDADANIA DOS PORTADORES DO HIV, PROMOVE O I LEILÃO ARTE PELA VIDA, NO PAPILON HOTEL. SÃO 157 OBRAS DOADAS POR ARTISTAS COMO ANTÔNIO POTEIRO, SIRON FRANCO, OMAR SOUTO, LUIZ OLINTO, ÂNGELO KTENAS, FERNANDO COSTA FILHO, EALDOMIRO DE DEUS, DEK, GOMES DE SOUZA, GILVAN CABRAL E OUTROS.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 108 - SIRON FRANCO.

REFERÊNCIA 148

FONTE: DIAS, MAURO. UM SÉCULO DE MODERNISMO. O POPULAR, GOIÂNIA, 12 NOV.1993. CAD. 2

RESUMO; O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES – MNBA EXPÕE DIA 02 DE JANEIRO DE 1994 A MOSTRA “100 ANOS DE ARTE MODERNA”, COM 150 OBRAS ORGANIZADA DE FORMA CRONOLÓGICA, DE MODO A QUE O PÚBLICO ENTENDA A EVOLUÇÃO E AS MODIFICAÇÕES DAS VÁRIAS LINGUAGENS ABORDADAS. A MOSTRA É DIVIDIDA EM 11 MÓDULOS, DENTRE OS ARTISTAS QUE COMPÕPEM A MOSTRA DESTAQUE PARA SCLIAR, INIMÁ, TOMIE OTAKE, GLAUCO RODRIGUES E SIRON FRANCO.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 109 - SIRON FRANCO.

REFERÊNCIA 149

FONTE: COSTA, TERESA CRISTINA. UNIÃO DE ESFORÇOS CONTRA A AIDS. O POPULAR, GOIÂNIA, 01 DEZ. 1993, CAD. 2, P.1.

RESUMO: PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS, COM PARTICIPAÇÃO DE ONGS, COMO GRUPO PELA VIDDA E TRANSAS DO CORPO, SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE, SOCIUEDADE GOIANA DE PSICODEAMA, UNIVERSIDADE FEDERAL E CATÓLICA, VÁRIOS COLÉGIOS, A SOCIEDADE EM GERAL E A SOLIDARIEDADE DOS ARTISTAS PLÁSTICOS OMAR SOUTO, DECK, GOMES DE SOUZA E SIRON FRANCO. SIRON FRANCO CRIOU UM GIGANTYESCO TERÇO COM BOLAS DE VINIL RECOBERTAS DE JORNAL, QUE SERÁ LEVANTADO EM PASSEATA PELO CENTRO DA CIDADE.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA N. 294. DOCUMENTO N. 110 - SIRON FRANCO.

REFERÊNCIA 150

FONTE: TIMM, NÁDIA. POLÍTICA É NIJENTA PARA SIRON FRANCO. O POPULAR, GOIÂNIA, 27/04/2001, CAD. 2 , P.3.

RESUMO: SIRON APRESENTA OBRA “OQUE VI PELA TV”. CRIADO A PARTIR DE FEZES ARTIFICIAIS DE BRINQUEDO E DE ARGILA, SERRAGEM E RESINA, EM FRENTE AO CONGRESSO NACIONAL (26/04/2001), NO DIA DO AGUARDADO DEPOIMENTO DO SENADOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, PARA O QUAL ESTAVAM VOLTADAS TODAS AS ATENÇÕES.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL.

REFERÊNCIA 151

FONTE: COSTA, TERESA CRISTINA. GOIÂNIA TEM 249 OBRAS EM LOCAIS DE ACESSO PÚBLICO. GOIÂNIA, O POPULAR, P.6, 27 JUN.1999.

RESUMO: A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESTÁ FAZENDO UMA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA E FOTOGRÁFICA DO ACERVO ARTÍSTICO EXISTENTE EM ÁREAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA. A COORDENAÇÃO DO PROJETO É DE VERA GOMES, CHEFE DA DIVISÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO QUE JÁ CATALOGOU 249 MONUMENTOS E PRETENDE LANÇAR UM ÁLBUM NO ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA. HÁ OBRAS ASSINADAS POR SIGNIFICATIVOS ARTISTAS COMO ANA MARIA PACHECO, DJ OLIVEIRA, PECLAT DE CHAVANNES, ELDER ROCHA LIMA, ANGELOS KTENAS VÂNIA FERRO, LUIZ OLINTO, ELIFAS, CLÉBER GOUVEIA, MARIA GUILHERMINA, IZA COSTA, ROOS, FREI CONFALONI, GOMES DE SOUZA, M. CAVALCANTE, WILSON JOSÉ, NEUSA MORAES. AS OBRAS PAINÉIS DA VIA SACRA DE OMAR SOUTO E O MONUMENTO ÀS NAÇÕES INDÍGENAS DE SIRON FRANCO, NÃO ESTÃO CATALOGADAS POIS ESTÃO FORA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 17. PASTA N.222. NEUSA MORAES

REFERÊNCIA 152

FONTE: MARCOS DA HISTÓRIA. O POPULAR, GOIÂNIA, P.6-7,27 JUN, 1999.

RESUMO: BREVE INFORMAÇÕES DOS MARCOS HISTÓRICOS:PAINÉIS DA VIA SACRA DE OMAR SOUTO, TEATRO GOIÂNIA, PRAÇA CIVICA, RELÓGIO DA AV. GOIÁS, CORETO, MONUMENTO ÀS NAÇÕES INDÍGENAS DE SIRON FRANCO, MONUMENTO ÀS TRÊS RAÇAS DE NEUSA MORAES, MONUMENTO À PAZ DE SIRON FRANCO, MONUMENTO AO BANDEIRANTE DE ARMANDO ZAGO, MONUMENTO A CÂMARA FILHO E MARIA FUMAÇA.

QUANTIDADE: 01 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: DOCUMENTO N. 19. PASTA N.222. NEUSA MORAES

REFERÊNCIA 153

FONTE: PX SILVEIRA. MACHADO, BETÚLIA. ARTE HOJE: O PROCESSO EM GOIÁS VISTO POR DENTRO. RIO DE JANEIRO: MARCO ZERO, 1985. P. 163,164, 232.

RESUMO: INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS DO ARTISTA.

LOCALIZAÇÃO: BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 154

FONTE: ANUÁRIO LATINO AMERICANO DE LAS ARTES PLÁSTICAS. S.L: CORREIO EDITORIAL. 1986.P.7

LOCALIZAÇÃO: BIBLIOTECA SETORIAL DO MAG.

REFERÊNCIA 155

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. DOR E PRAZER DO EXISTIR: OMAR SOUTO. EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 09 DE MAIO A 01 DE JUN. DE 2007. CATÁLOGO. GOIÂNIA, 2007. 50P.

RESUMO: EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO DE 09 DE MAIO A 01 DE JUNHO DE 2007, NO MAG –MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. ABERTURA EM 08 DE MAIO DE 2007, AS 20H. CONTÉM COMENTÁRIOS DE YVAN AVENA (POETA FRANCÊS) E DE MIGUEL JORGE (CRÍTICO DE ARTE) , CROMOS E CURRICULUM.

QUANTIDADE: 03 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG.

REFERÊNCIA 156

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. MAG – MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. DOR E PRAZER DO EXISTIR: OMAR SOUTO. EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO, DE 09 DE MAIO A 01 DE JUN. DE 2007. CONVITE. GOIÂNIA, 2007.

RESUMO: EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE OMAR SOUTO DE 09 DE MAIO A 01 DE JUNHO DE 2007, NO MAG –MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA. ABERTURA EM 08 DE MAIO DE 2007, AS 20H.

QUANTIDADE: 03 (ORIGINAL)

LOCALIZAÇÃO: PASTA DE EVENTOS DO MAG.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download