ON CONTEXT-AWARE SOFTWARE SYSTEMS AND …

ON CONTEXT-AWARE SOFTWARE SYSTEMS AND INTEROPERABILITY: A DISCUSSION GROUNDED IN DATA

Rebeca Campos Motta

Disserta??o de Mestrado apresentada ao Programa de P?s-Gradua??o em Engenharia de Sistemas e Computa??o, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necess?rios ? obten??o do t?tulo de Mestre em Engenharia de Sistemas e Computa??o. Orientador: Guilherme Horta Travassos

Rio de Janeiro Junho de 2016

ON CONTEXT-AWARE SOFTWARE SYSTEMS AND INTEROPERABILITY: A DISCUSSION GROUNDED IN DATA

Rebeca Campos Motta

DISSERTA??O SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE P?S-GRADUA??O E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESS?RIOS PARA A OBTEN??O DO GRAU DE MESTRE EM CI?NCIAS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTA??O. Examinada por:

________________________________________________ Prof. Guilherme Horta Travassos, D.Sc.

________________________________________________ Prof. Toacy Cavalcante de Oliveira, D.Sc

________________________________________________ Prof. Sheila dos Santos Reinehr, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ ? BRASIL JUNHO DE 2016

Motta, Rebeca Campos On Context-Aware Software Systems and Interoperability:

a Discussion Grounded in Data / Rebeca Campos Motta ? Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2016.

XIV, 150 p.: il.; 29,7 cm. Orientador: Guilherme Horta Travassos. Disserta??o (mestrado) ? UFRJ/COPPE/Programa de Engenharia de Sistemas e Computa??o, 2016. Refer?ncias Bibliogr?ficas: p. 98-106. 1. Software Engineering. 2. Interoperability. 3. ContextAware Software Systems. I. Travassos, Guilherme Horta II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Programa de Engenharia de Sistemas e Computa??o. III. T?tulo.

iii

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justi?a, e todas estas coisas vos ser?o acrescentadas."

Mateus 6:33

iv

Agradecimentos

Agrade?o a Deus, aquele que ? poderoso para fazer - e que fez - infinitamente mais do que tudo quanto pedi ou pensei, me ajudando at? aqui.

Agrade?o aos meus pais, Ronaldo e Santaf?, pelo amor e confian?a depositados em mim, fundamentais para me tornar a pessoa que sou hoje. Aos meus av?s, que me ensinaram, sendo exemplos de vida. ? minha irm? D?bora e ao meu primo Rafael, que me fazem enxergar o quanto cresci e como sempre posso melhorar. Ao Angelo, pela paci?ncia, companheirismo e compreens?o em todos os momentos, melhores que uma Brastemp.

Aos amigos de Campos, aos amigos do Rio, e aos amigos de Campos no Rio, em especial Ana, Alessandra, Jandira, Marianna e Mario Jorge, pois onde quer que eu esteja sempre me incentivam e me inspiram.

Desde jujubas a me consolar nas muitas vezes em que precisei, passando por e-mails de madrugada e li??es de vida, agrade?o ao professor Guilherme Horta Travassos por me orientar nesse trabalho. Seu incentivo constante e singular atua??o foram essenciais para minha evolu??o acad?mica.

Agrade?o aos pesquisadores K?thia Mar?al de Oliveira e Victor Vidigal Ribeiro pela valiosa contribui??o e pelo apoio durante esse trabalho. Aos companheiros do grupo de Engenharia de Software Experimental: Breno, Daniel, Hilmer, Jobson, Luciana, Paulo, Rafael, Talita e Thiago, pelo ambiente de trabalho, pelas conversas, pela companhia e por me ajudarem sempre que precisei. E tamb?m a F?bio, Felyppe e H?lvio, que tanto contribu?ram e me aconselharam nesse per?odo, pela amizade constru?da al?m do laborat?rio.

? Dani, Evandro, Brunno, Israel, os Renans e todos os amigos da liga, por fazerem essa jornada mais leve e divertida.

Aos professores Sheila dos Santos Reinehr e Toacy Cavalcante de Oliveira, por aceitarem o convite de participar da banca e por suas considera??es.

Agrade?o ao Linnaeus Palme International Exchange Programme pela oportunidade de interc?mbio, e aos amigos do Blekinge Institute of Technology. Agrade?o tamb?m ? equipe da UFRJ e da COPPE por todo o suporte, e ao CNPq e ao Projeto CAcTUS pelo apoio financeiro.

E a todos que colaboraram de alguma forma para esse trabalho, a minha mais profunda gratid?o.

v

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download