UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MARA ROSANE NOBLE TAVARES

MEMORIAL

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

NAÇÕES UNIDAS

Porto Alegre

2007

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA EM PEDAGOGIA

LICENCIATURA - EIXO 2

[1]

PROFESSOR SILVESTRE NOVAK

Pólo de Gravataí

2007

AGRADECIMENTOS

Aos Profissionais dessa Escola, Colegas amigos; aos Amigos desconhecidos; e aos Amigos de Infância que tão prontamente acudiram ao meu chamado, contribuindo de maneira tão rica para a construção desse Memorial, expondo saudosamente suas memórias da vida Escolar, fruto das mais autênticas recordações.

A meu amigo, marido e companheiro de todos os momentos, Enrique; às filhas muito amadas, Calane e Morgana, agradeço a paciência e o apoio de todas as horas.

“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”[1]

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

A Historiadora......................................................................................................6

2. INFORMANTES E ROTEIRO DA ENTREVISTA.................................. 8

3. MEMÓRIA E HISTÓRIA

3.1. Breve Histórico – O Início...........................................................................11

3.1.1. Professora Ana Maria Baranski da Costa...............................................12

3.2. Breve Histórico – A Concretização.............................................................13

3.2.1. Mariza Aparecida Chuma Iracet.............................................................13

3.2.2 Ricardo Helen............................................................................................15

3.3. Breve Histórico – A Caminhada.................................................................17

3.3.1. Professor Élvio de Borba..........................................................................17

3.3.2. Maria Inês Feijó Bacchi...........................................................................18

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1. Breve Histórico – Atualidade......................................................................20

4.2. Minha História – Professora Mara Rosane Noble Tavares......................20

5. MENSAGEM COMEMORATIVA DOS 30 ANOS

Festa da turma de 1975 – 09/07/2005................................................................25

6. LINHA DO TEMPO.....................................................................................27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................49

CATÁLOGO DE IMAGENS..........................................................................50

1. INTRODUÇÃO

A Historiadora

História e Memória não são a mesma coisa, mas, assim como a sociedade e o indivíduo, são inseparáveis; são complementares e necessários um ao outro, e não opostos: “nenhum homem é uma ilha sozinho em si mesmo”, segundo a famosa frase de John Donne (Kezen, 2004), “Cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo”. Esse é um aspecto da verdade. Por outro lado, temos a expressão dos individualistas clássicos, que se resume nessa sentença: Os seres humanos, quando colocados juntos, não se convertem em outra substância. Discordo. Mas, a falácia está em supor que esses seres existam e que não mudam em nada quando colocados juntos. A Escola é transformadora de essências, uma das muitas instituições que exercem o poder de conversão; intencionalmente, modela, muda, converte substâncias.

Logo que nascemos, o mundo começa a agir sobre nós e a transformar-nos de unidades meramente biológicas em unidades sociais. Todo ser humano, em qualquer estágio da história, nasce em uma sociedade e desde seus primeiros anos, é moldado por ela. A língua que fala, por exemplo, não é uma herança individual, mas, uma aquisição social do grupo no qual ele nasce e cresce. Ambos, língua e meio, ajudam na determinação do caráter de seu pensamento. Suas primeiras idéias são provenientes de outras, o indivíduo desligado da sociedade seria incapaz de falar ou pensar. Sua substância está sempre em processo de conversão.

Porém, mesmo estando em sociedade, somos indivíduos, temos características próprias que nos diferenciam uns dos outros; somos únicos, e ainda assim, mutáveis.

Nesse momento da história, para contar muitas memórias sobre a Escola, encarnarei a personagem da historiadora e as narrarei do ponto da história tal qual nela me encontro inserida.

Classifico a historiadora, dentro da sociedade, como um ser humano mais individual e mais mutável que os outros, pelo poder que tem de debruçar-se sobre o coletivo, sem perder sua individualidade, convertendo para si a alteridade do que torna conhecido. Como outros indivíduos, ela também é um fenômeno social, tanto o produto como a porta-voz, consciente (ou inconsciente), da sociedade à qual pertence; é nessa situação que ela abordará os fatos contidos nas memórias do passado.

Ouvimos falar às vezes, do curso da história como uma “procissão em movimento”. A metáfora é bastante razoável, contanto que não incite a historiadora a se considerar como uma águia observando a cena de um penhasco solitário, ou como VIP (Very Important Person) no palanque da história, Não...

A historiadora nada mais é do que uma figurante, caminhando com dificuldade no meio da procissão e na medida em que a ela serpenteia, desviando-se ora para a direita, ora para a esquerda, algumas vezes dobrando-se sobre si mesma, as posições relativas das diferentes partes da procissão estão constantemente mudando.

Novas perspectivas e novos ângulos de visão constantemente aparecem à medida que a procissão e a historiadora, juntas, se deslocam. A historiadora torna-se “uma parte do todo” dentro da história. O ponto da procissão em que ela se encontra, no momento, determina seu ponto de vista sobre a História e suas projeções para o futuro.

Através do Memorial Escola Estadual de Ensino Fundamental Nações Unidas, pretendo levar o leitor a conhecer as relações entre as histórias e as memórias das pessoas envolvidas no surgimento e construção da identidade da Escola e as minhas, inseridas em um contexto social e histórico.

A elaboração dos conhecimentos produzidos nesse Memorial sobre a História e Memória da Escola, baseou-se nos registros oficiais encontrados na instituição, nos depoimentos dos informantes-chave que estiveram envolvidos com ela em diferentes tempos, recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas, e nas minhas próprias memórias.

A seguir, mostrarei através de três divisões, definidas pelos depoimentos, e sua organização em uma Linha do Tempo, a seqüência dos acontecimentos que desencadearam a idealização, concretização e a caminhada da Escola até a atualidade, momento em que comecei a participar de sua história.

Para concluir, narrarei um pouco da minha história como estudante, que se desenvolveu ao longo, e paralelamente, a trajetória da Escola, os eventos que me conduziram a ela, e minha participação em sua rotina até a concretização desse Memorial.

2. INFORMANTES E ROTEIRO DA ENTREVISTA

BLOCO I – Apresentação

Olá, sou Mara Rosane Noble Tavares e gostaria de lhe entrevistar acerca de suas memórias sobre o período que antecede a inauguração e os 12 primeiros anos de nossa Escola. Os dados coletados nesta entrevista serão usados para elaboração de um Memorial da Escola durante esse período. Espero que se sinta à vontade para responder a qualquer pergunta ou deixar de fazê-lo se assim desejar. Assim como, poderemos discutir outras questões que surgirem no decorrer da entrevista, abrindo mão de outras previamente apontadas, se este for o seu desejo.

INFORMANTES-CHAVE

1. Professora Ana Maria Baranski da Costa, Av. Cavalhada, nº 2356/aptº 507 – 3249-9569, Bairro Cavalhada, Porto Alegre (Professora Bibliotecária da Escola, envolvida no processo de criação da Escola, período de 1969 a 1970).

2. Mariza Aparecida Chuma Iracet, marizairacet@.br – Porto Alegre. (Ex-aluna, no período de 1971 a 1975, 1ª série ginasial, 6ª, 7ª e 8ª séries).

3. Ricardo Helen, ricardo.helen@ – Porto Alegre (Ex-aluno, período indicado, ano de 1974).

4. Professor Élvio de Borba, Av. Prof. Oscar Pereira, nº 990/aptº 301 – 3281-2301, Bairro Gloria, Porto Alegre (Professor de Educação Física, atualmente em licença-prêmio, em processo de aposentadoria, residindo no momento, na cidade de Caçapava do Sul, período de 1979 a 2007).

5. Maria Inês Feijó Bacchi, inesfeijo@.br – 3207-6838, Porto Alegre. (Ex-aluna, no período de 1981 a 1982).

BLOCO III – Perguntas Norteadoras da Entrevista

Período escolhido: da Inauguração aos 12 Primeiros anos de atividade

De onde surgiu a necessidade da criação dessa Escola? (Já havia no bairro o Grupo Escolar Machado de Assis. Ano de criação.)

Como foi escolhido o nome da Escola?

A Escola sempre funcionou no local onde se encontra hoje? (Período de tempo em que funcionou em outro local e porquê? Período em que houve a mudança.)

Em que circunstâncias houve essa mudança? (Motivos, acontecimentos e pessoas envolvidas?)

Houve cerimônia de inauguração? (Quem eram os envolvidos: A Equipe Diretiva, Grupo de professores, funcionários, quais figuras públicas estiveram presentes (data), divulgação...)

Como a Comunidade se envolveu com a criação e o desenvolvimento da Escola durante esse período?

Como era o Bairro? Como era a Cidade? Como era o Estado? Como era o país? Como era o mundo? (Quais os acontecimentos e as lembranças do entorno que configuram esse período?)

A Escola possuía uniforme?

Como eram os alunos que freqüentavam a Escola nessa época?

Que Disciplinas eram lecionadas na Escola?

Como eram as Festas na/da Escola?

Os períodos de funcionamento da Escola eram os mesmos dos de hoje? (Duração do ano Letivo, férias, feriados, greves, etc)

Como era o rendimento escolar na época? (que tipo de cobranças eram feitas aos estudantes quanto à disciplina, costumes, atitudes e envolvimento da família?)

A que outros eventos ou acontecimentos a Escola esteve ligada, ou se desenrolaram junto a ela, ao longo de seus 12 primeiros anos? (mortes, nascimentos, compras, perdas, entradas e saídas de pessoal, etc.)

Que acontecimentos públicos se desenrolaram durante seus 12 primeiros anos?

Que outras atividades a Escola oferecia às crianças, além das classes normais?

BLOCO IV - Conclusão da Entrevista

Agradeço o tempo dispensado e a colaboração de suas memórias em relação à Escola no período abordado. Gostaria de saber se mais alguma lembrança vem à mente no momento e se deseja registrar por julgar importante. Gostaria de saber, também, como se sentiu ao realizar esta atividade comigo, se foi prazerosa e nostálgica ou se trouxe recordações tristes que não gostaria de ter lembrado.

Muito Obrigada.

BLOCO V – Considerações

Ao contactar os entrevistados e fazer-lhes o convite para a entrevista que geraria o Memorial da Escola, deixei-os à vontade para escolherem a forma como seriam entrevistados. Surpreendeu-me que todos preferiram narrar suas memórias de forma escrita.

Os professores às fizeram manuscritas e após o relato, conversaram sobre as perguntas, demonstrando profunda emoção, o que justificou suas escolhas pela escrita ao invés da fala.

Os ex-alunos, por outro lado, optaram por redigir e após, enviarem por e-mail. Acredito que essa opção tenha sido uma forma de preservação dos sentimentos envolvidos e despertados pelas perguntas da entrevista, além da desculpa de todos pela falta de tempo e vontade de contribuir.

Os sentimentos que me envolveram ao coletar, ler e organizar as entrevistas para a linha de Tempo, encontram-se traduzidos em minha introdução, pois, esse processo de elaboração de conhecimentos baseados na história e memória sobre a Escola levaram-me a sentir como uma “historiadora” que inserida em seu contexto, através de seu pertencimento, buscou o início da “procissão”, para que sua caminhada no tempo não permanecesse apenas no presente, pudesse encontrar justificativas no passado, dando maior sentido ao futuro.

3. HISTÓRIA E MEMÓRIA

3.1. Breve Histórico – O Início

As bases sólidas da E. E. de E. F. Nações Unidas surgem quando em 1960, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por unanimidade, aprova a doação de um terreno de cinco mil e cem metros quadrados na rua Xavier da Cunha com fundos para a rua João Batista da Silva[2], Chácara Menezes, Bairro Nonoai, para construção de um Ginásio voltado para o trabalho. O terreno foi cedido pelo Pároco Alfredo Hoff, da Igreja Santa Flora, a fim de que as crianças dos Grupos Escolares da Cavalhada e Nonoai pudessem continuar seus estudos. A doação foi feita às Irmãs Bernardinas que, mais tarde, desistiram da construção e entregaram, a citada área, ao Poder Público para que fosse construído o Ginásio.

Em setembro de 1968 o Pe. Hoff fez um levantamento e constatou que havia mil e setecentas crianças na Zona Sul precisando de um ginásio. Em posse desses dados, organizou uma comissão pró-criação do Ginásio, constituída pelos Senhores Constantino Bottin, Flávio Soares, Gregório Peres, Delmar Santos e João Carlos Rodrigues. A Comissão dirigiu-se, através de um Memorial, ao Secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Luiz Leseigneur de Faria, solicitando a construção do Ginásio. O pedido foi apreciado e aceito, e o Governador do Estado, Cel. Walter Peracchi Barcellos, por decreto em 27/11/68, cria o Ginásio com o nome de Ginásio do Bairro Nonoai.

Logo após, a Comissão faz novo pedido ao Secretário de Educação e Cultura, Prof. Carrion, e este, através de um ofício ao Prefeito Dr. Célio Marques Fernandes, pede que a Prefeitura construa, no terreno citado, um pavilhão pré-fabricado para abrigar, em primeira etapa e em caráter provisório, um Ginásio. Graças aos esforços conjuntos, o pavilhão foi construído pela Prefeitura de Porto Alegre, e abrigou o Ginásio, que teve o início de seu funcionamento em 18 de maio de 1970, logo após ter recebido autorização para seu funcionamento, em 07 de maio de 1970 (parecer nº 56/70), pelo Conselho Estadual de Educação. O primeiro Diretor a dirigir o Ginásio, que contava com doze professores e dois funcionários, foi o Prof. Sérgio Pedro da Costa Barberena. Ainda no mesmo ano, o então Governador do Estado decreta o novo nome da Escola: Ginásio Estadual Nações Unidas, em 27 de novembro de 1970 (Decreto de Denominação nº 20.737).[3]

3.1.1. Professora Ana Maria Baranski da Costa

No final do ano de 1969, fui procurada por um grupo de empresários e comerciantes do bairro, juntamente com o Padre Alfredo, então Pároco da Igreja Santa Flora; com a finalidade de formarmos um Curso de Admissão; cujo objetivo era reunir alunos para provar a necessidade de uma nova escola que atendesse as necessidades e carências dos mesmos, já que a Escola Machado de Assis era incompleta na época.

Participaram desse curso três professores do bairro:

- Noeli (não se recordou o sobrenome);

- Jane Schmidt;

- Ana Baranski da Costa.

A duração do cursinho foi de um mês, no local onde hoje é o atual Machado de Assis.

Os comerciantes e empresários da época eram:

- Delmar dos Santos;

- Irmãos Bottin.

- Pároco, Padre Alfredo.

A Escola foi inaugurada em 1970; tendo atualmente 37 anos.

Senti-me orgulhosa da minha participação voluntária, na oportunidade em que os comerciantes queriam melhorar o bairro educacionalmente.

As recordações foram maravilhosas, e tive o prazer de participar para um trabalho desta brilhante, esforçada e estudiosa colega Mara Rosane.

Parabéns e seja feliz![4]

3.2. Breve Histórico – A Concretização

Corria o ano de 1971, quando, da Reforma do Ensino, os ideais do Padre Alfredo ficariam concretizados: a transformação do Ginásio para Escola Polivalente, Escola do PREMEM (acordo entre MEC/USAID). No mesmo ano, cursos especiais foram ministrados aos seus professores e, muitos deles, prestariam seus serviços junto com especialistas. O número de alunos, antes só divididos em quatro turmas, da 1ª série ginasial, cresceu tanto que em 1972 as aulas eram distribuídas no Ginásio sede, no G. E. Piauí e no G. E. Machado de Assis. Mesmo depois do atual prédio inaugurado em 07 de novembro de 1972, haviam turmas um em pavilhão no Machado de Assis (onde hoje está alojada a Brigada Militar).

Posteriormente, foi desativado o pavilhão da Xavier da Cunha, local que mais tarde abrigaria o atual prédio da E. E. E. F. Machado de Assis.

O terreno de dois hectares, no Parque Santa Anita, entre as ruas Coelho da Costa, Manoel do Carmo, Gregório da Fonseca e Márcio Dias, cuja entrada principal era pela Rua Coelho da Costa, que hoje nos abriga, foi escolhido pela Comissão Pró-Ginásio, tendo a frente o diretor Sérgio. A construção da “Escola de Área Nações Unidas” foi um convênio firmado entre o MEC, Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e por empréstimo da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional. Em 1979, passou a chamar-se de Unidade Estadual de 1º Grau Nações Unidas, 5ª a 8ª série, conforme Portaria de Reorganização nº 22.504 de 17/10/79.[5]

3.2.1. Mariza Aparecida Chuma Iracet

Olá!

Meu nome completo: Mariza Aparecida Chuma Iracet.

Fui aluna do Nações, antes do prédio atual, enquanto esse prédio estava em construção nossas aulas aconteciam na Escola Machado de Assis.

Fomos a primeira turma de alunos no prédio novo, a ligação dos alunos com a escola era muito intensa. Alguns fatos: limpar o pátio era uma forma de castigo aplicada pelo vice (hoje vejo como dar valor à escola, aprendendo a cuidar dela); o mutirão que era feito, às vésperas do aniversário da escola, onde todos os alunos e professores limpavam, pintavam, embelezam a escola como se fosse sua casa (e ela era); os jogos e torneios que eram organizados pela professora Gilca; a gincana organizada pelo prof. Santana que mobilizou não só os alunos como também toda a comunidade; o grupo de estudos de Matemática (GEMNU) tirei o 5° lugar; mas, a mais importante conquista desta época, foram as amizades, o amor que até hoje temos por todos com quem convivemos nesse período.

Foi uma época maravilhosa. Espero ter sido útil com minhas recordações e se puder lhe ajudar em algo mais estou a seu dispor. Um abraço.[6]

Fico feliz em lembrar dos momentos maravilhosos que vivi no Nações.

A Escola de Área Nações Unidas, foi construída durante a reforma do ensino que retirou a 5ª série ginasial. O Nações era uma inovação, com implantação de um novo Método de Ensino, sendo uma Escola Polivalente. A educação era também voltada para um conhecimento mais amplo, não só nas salas de aula, mas também, ensinando para a vida. Lá aprendemos (todos os alunos, sem discriminação) a cozinhar, trocar fraudas, a bordar, costurar (meu irmão também estudou lá e aprendeu a fazer bainha melhor do que eu), plantar, regar e aproveitar o sabor de um alimento colhido por nós, trabalhar com madeira, argila (muitos artesanatos que talvez tenham ajudado na renda de alguns), instalações elétricas, todo o funcionamento de um escritório... Enfim, nos preparou para o futuro. A disciplina, colaboração e entrosamento foi sempre buscado por todos.

O Uniforme: Camisa laranja, gravata e calça / saia marrom.

As aulas da professora Alice de Português eram maravilhosas, principalmente pelas apresentações de teatro, encenadas pelos alunos (a peça do Sítio do Pica-pau foi esplendida, alguns dos alunos/atores: Gerson, Marisa Soares, Zilda e Sandra).

O filho do Sr. José (Zelador) foi meu colega.

O Professor Oscar, de Ciências, carregava uma pasta e sempre ao entrar na sala de aula batia com a pasta encima da minha classe, eu me assustava e algumas vezes fiz xixi, de medo.

Alguns professores que me deram aula: Vera, Gervásio, Genésio, Alice, Gilda, Roque, Georgina, Abílio, José Flávio (minha primeira paixão, nunca contei p/ ninguém), Inês, Maria da Graça...

JAIR SOARES NOS VISITOU.

Tinha as disputas de invenções para a Feira de Ciências (dia especial).

No desfile de SETE DE SETEMBRO (1974), os alunos do GEMNU (Grupo de Estudos de Matemática do Nações Unidas) desfilaram representando os matemáticos famosos: Isaac Newton, Galileu Galilei e outros.

É um prazer recordar tudo o que aconteceu...

Um abraço.[7]

Mariza

3.2.2. Ricardo Helen

Em 1974 o professor José Carlos Santana criou o GEMNU (Grupo de Estudos de Matemática do Nações Unidas), nome similar ao GEEMPA (Grupo de Estudos Especializados de Matemática de Porto Alegre).

Inicialmente os melhores alunos foram indicados, sendo que, posteriormente, a entrada fez-se através de teste. As reuniões (com ata) eram realizadas nos fins-de-semana, tendo na estrutura organizacional: presidente (Ricardo Helen), vice-presidente (Paulo Goulart), dois relações públicas (Naira Gomes e Rosangela Santos) e secretário (Zuleica Oliveira).

Em cada encontro o professor Santana trazia fatos interessantes sobre a Matemática, sugerindo livros, tarefas e trabalhos que eram apresentados periodicamente nas reuniões. Tudo contava pontos ao integrante.

Foi recepcionado na nossa Escola a maior autoridade em Matemática Aplicada da época: Senhor Voltan Paul Dienes, que nos levou a um programa, gravado na TV Educativa, junto a grupos de alunos de outras escolas.

Em contato com o GEEMPA, fomos convidados para apresentar trabalhos e participar de eventos em outras escolas da capital. Na época, a diretora do GEEMPA era a atual deputada Esther Pillar Grossi.

O símbolo do grupo foi motivo de concurso, sendo escolhida a idéia do aluno Ricardo Helen, com a imagem da raiz quadrada do planeta Terra.

No concurso de trabalhos do grupo, o então diretor, Sr. José Roberto Moraes, atual organizador do Multipalco, entregou as medalhas-estojo aos alunos Benony Bittencout e Ricardo Helen (1ºs lugares) e Irineu (2ª lugar).

Ao final do ano, foi entregue a premiação de classificação geral aos alunos que mais se destacaram nestas atividades extracurriculares.[8]

Ricardo Helen

3.3. Breve Histórico – A Caminhada

Foi somente em 16/02/1982, com a Portaria 1.929, face ao parecer nº 77/82 do Conselho Estadual de Educação, na gestão da Professora Janete Soares Dröescher que a Escola ficaria completa, iniciando a 1ª série do Primeiro Grau, pois, até então contávamos com turmas de 5ª a 8ª séries.

A Escola Nações Unidas foi a segunda do PREMEM em Porto Alegre e uma das primeiras a colocar em prática a Reforma do ensino no Rio Grande do Sul. Foi também em 1982 que oficialmente recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Nações Unidas.

Tivemos vários diretores: Professor Sérgio Barberena, Professora Gilca Shafer Lima, José Roberto Diniz de Moraes, Janete Soares Dröescher, Janira Ferigolo, Zuleica Nunes Dellinghausen, em duas gestões e escolhida democraticamente pela Comunidade Escolar, Professor Carlos Alberto Zancanaro, Professora Vera Brusch, novamente o Professor Carlos Zancanaro, e [atualmente] a Professora Marilda Bueno Thofehrn

A escolha do dia 24 de outubro para comemorar o aniversário da Escola é uma homenagem à ONU, que nos empresta o Nome, o Símbolo e a Bandeira (com as cores invertidas). [...].[9]

3.3.1. Professor Élvio de Borba

Cheguei nesta Escola, Nações Unidas, em março de 1979 e devo sair em dezembro de 2007.

A Escola nos primeiros 10 (dez) anos trabalhou apenas com alunos da 5ª a 8ª séries. Era uma Escola Polivalente que tinha um projeto de formação técnica como: Técnicas Agrícolas, Comerciais, Industriais e Domésticas. Com professores que haviam feito uma formação de reciclagem, para os já formados em nível 5, com cursos de curta duração nas mais diversas áreas de educação, com a mais alta qualificação.

Hoje, não existe mais o projeto, acabando assim, com as diversas técnicas.

A Escola contava com equipamentos, laboratórios e técnicos em educação, como médicos, dentistas, psicólogos, orientadores e supervisores, etc.

Nas aulas de Artes ensinavam a cantar e tocar vários instrumentos, havia aula de teatro. Nas aulas de História, os feitos históricos eram encenados. Em Educação Religiosa, cultos onde todos os alunos da Escola participavam cantando. A música clássica fazia parte do currículo.

A Biblioteca contava com professor com formação em Biblioteconomia. Feira de Ciências com participação estadual. Competições esportivas internas e externas a nível estadual.

O nível de exigência para aprovação era média 7 (sete), entravam para a Escola os alunos que eram aprovados nos primeiros lugares, por curso de seleção.[10]

3.3.2. Maria Inês Feijó Bacchi

Estudei no Nações Unidas Em 1981 e 1982, eu fiz a 7ª e 8ª. A Josiane (amiga de infância) estudou lá neste período, também.

Lembro da dona Sônia, que coordenava a fila. Do Prof. de Literatura, não lembro o nome dele. Lembro dos bolos maravilhosos das aulas de Técnicas Domésticas. Da gráfica que havia na parte da frente da escola. Tinha a cantina e o sonho era tri bom... e tinha o Seu Zé, o zelador, o seu Zé foi zelador durante muitos anos, a casa dele era de madeira bem ao lado da escola, perto onde é a casa da Santuza (irmã da Josiane). O prof. de E. Física era o Flavio. A disciplina era rígida. O professor de Literatura foi frei... to fazendo força, mas não lembro do nome.[11]

O Nações foi criado no período da Ditadura Militar, onde era priorizada a criação de Escolas Técnicas. O Bairro Teresópolis, e arredores, não contava com muitas outras Escolas desse tipo.

Se não me engano, o nome foi escolhido devido ao recebimento de verbas das Nações Unidas para a execução da obra (era o que se comentava na época).

Até onde sei, o Nações sempre foi no atual endereço. Haviam materiais na Escola que mostravam fotos da inauguração.

O Parque Santa Anita era um bairro tranqüilo, com muitos terrenos baldios e poucas casas. A praça em frente à Escola era um grande banhado, cercado de mata nativa. O terreno da Escola era fechado por uma tela e na rua Márcio Dias (onde morava) havia uma passagem, ao lado do número 510, que dava acesso aos estudantes de outras ruas.

O Brasil vivia o auge do período militar.

O Uniforme era calça ou saia azul marinho (ou abrigo) e camiseta branca com logotipo em azul.

A Escola possuía turmas de primeira a oitava séries.

As festas eram muito divertidas. Seguidamente eram feitas “reuniões dançantes”, nos sábados à tardinha. A Escola sempre desfilava no Sete de Setembro, muito bem organizada.

Naquela época, o ano letivo era menor. As férias de julho duravam 30 dias. Na época em que estudei no Nações, não houveram greve de professores.

A disciplina era bem rígida e controlada pela Dona Sônia, que mais parecia um sargentão. Ela colocava todos em fila, na hora da entrada e passava o maior pito em quem não estivesse de uniforme ou banho tomado.

A Escola contava com monitores (alunos) que auxiliavam os colegas com dificuldades. Fui monitora de Matemática e fiquei muito feliz, porque quando terminei a 8ª série recebi um diploma de agradecimento. A monitoria era em turno inverso ao horário de aula. O Nações oferecia, dentro do currículo, aulas de Técnicas Domésticas, Comerciais, Industriais e Agrícolas, eram aulas muito interessantes, porque os alunos participavam diretamente das atividades.

Essa entrevista me trouxe muitas recordações boas. O que mais me marcou na época em que estudei no Nações foi uma campanha de vacinação infantil, em que os alunos se ofereceram como voluntários para irem até as favelas da região vacinar as crianças em casa. Participei de um dos grupos, e foi uma das experiências mais marcantes e gratificantes que já tive, foi muito bacana o jeito que as pessoas nos recebiam.

Guardo também, com muito carinho, a figura do professor Bona, que ministrava aulas de Português e fazia o chamado “Rodeio de Verbos”, nunca aprendi tanto da nossa língua, como nas aulas dele. Saudades, também, de muitos amigos, e do sonho, pra lá de gostoso, que era vendido na cantina.[12]

Inês

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1. Breve Histórico – Atualidade.

| |

| |

| |

| |

A partir de 1994, a Escola rege-se pelo Regimento Individualizado, aprovado pelo CEE. No ano de 2000, passou a ser denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental Nações Unidas.

Hoje, a Escola Estadual funciona em dois turnos, com vinte turmas e atendendo a quinhentos e quarenta alunos, divididos em nove turmas de 1ª a 4ª séries e onze turmas de 5ª a 8ª séries. Na Direção encontra-se a Professora Iara Maria Teixeira, e como vice-diretoras as Professoras Verenilce Mancio e Silvia da Rocha Andrade.

A Escola oferece aos alunos, em turno inverso, grupos de dança, dirigidos pela Professora Luciana Burgos (Projeto UNIDANÇA), uma Banda Escolar, coordenada pelo Professor Élvio de Borba e Laboratório de Informática (SAI) sob responsabilidade da Professora Mara Rosane Noble Tavares (Premio Professor que Faz a Diferença – 2006).[13]

4.2. A Minha História - Professora Mara Rosane Noble Tavares

“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.¹” E, é em um tempo como esse que me encontro, no momento há o tempo de esquecer e o tempo de lembrar, mais precisamente, me encontro no de lembrar e de fazer com que lembrem comigo.

Do meu período de infância, recordo-me de muitas passagens relacionadas às Escolas que freqüentei, justamente, pelo período Escolar se misturar com o da infância é que ela, nos dias atuais, não pode ser concebida como classe social desvinculada à Escola; para mim, esse período começou a se configurar e misturar aos quatro anos e onze meses.

Recordo-me que sempre fui bem adaptada a sua rotina e sempre gostei de seus rituais e práticas; porém, também me lembro de ser muito indisciplinada em outros aspectos da vida escolar, de ser questionadora e até desafiadora, não quanto à figura de poder do adulto, mas, quanto e até onde iam seus conhecimentos, sempre esteve presente comigo a percepção de que os meus iriam além.

Quando entrei para Escola, já estava alfabetizada e dominava mais a leitura que a escrita; tinha problemas em pronunciar os erres, até fazer um procedimento cirúrgico para cortar o freio do lábio superior (aos cinco anos), e isso se refletia na minha escrita. Como sou hiperativa, desde cedo meus pais sempre me envolveram, em muitas atividades, dentro e fora de casa; em casa para me ver sossegada, nada fazia mais efeito do que um livro que, aliás, era lido numa sentada, em seguida já estava desocupada, e como minha memória para o que “gosto” sempre foi muito boa, não adiantava mandar ler de novo, tinha que ser outro.

|[9] |

E assim foi que cheguei na Escola, cheia de curiosidades, achando que ela me disponibilizaria um mundo de maravilhas e esclarecimentos, porém, ao longo da minha vida estudantil, essa velha-sábia, apenas deixou lacunas para que eu as preenchesse por conta própria.

Comecei meu Jardim de Infância em 1971, no Grupo Escolar Machado de Assis, minha professora chamava-se Marion, era “grande e linda”, lembro de todos os amiguinhos, alguns deles, eu mesma conversei para que parassem de chorar e entrassem, pois ia ser muito legal. Um desses meninos é meu amigo até hoje, chama-se Celomar e é compadre do meu compadre. Após as féria de julho, voltei à Escola, a mil, a profi pediu que desenhássemos nosso retorno à Escola. Desenhei o Celomar. Minha mãe quando viu a riscalhada na cara do boneco ficou possessa, “Mara Rosane, tu desenhas tão bem, como fostes fazer uma riscalhada dessas na cara do boneco?” Minha resposta foi categórica e a desarmou completamente: “Mãe, a profi pediu para a gente se desenhar voltando para a Escola, eu não podia me desenhar porque não me enxergo, desenhei o Celomar e esta não é a cara dele, são os cabelos, ele tá de costas, porque está caminhando para a Escola que está na frente! Viu?” Minha mãe tem esse desenho guardado até hoje e na época mostrava para todos, dando a minha explicação, é claro, toda orgulhosa da maneira como eu enxergava as coisas.

Na quarta série, fui transferida para o Colégio Santa Tereza de Jesus. Quando chegamos, eu e minha turminha de infância, à quinta série, todos que permaneceram no Machado, até então, foram transferidos para o Nações Unidas, pois na época, o Machado possuía apenas de primeira a quarta séries. Questionei meus pais do porquê não poderia acompanhá-los, lembro que me responderam que a Escola Pública era para quem não poderia pagar e que se eu fosse para lá, naquele momento, tiraria a vaga de quem necessitava. Não compreendi muito bem, pois já havia estudado em escola pública e provavelmente meu segundo grau também seria feito em uma.

Anos mais tarde, compreendi o preconceito de meus pais em relação à Escola, e o motivo pelo qual haviam me transferido quando concluí a terceira série, é que as favelas ao redor do bairro estavam crescendo e suas crianças passaram a freqüentar ambas as Escolas.

Passaram-se os anos, e como previsto, concluí meu ensino de segundo grau em uma escola pública, E. T. E. Sen. Ernesto Dornelles, no ano de 1985. Trabalhei Por quinze anos como Decoradora Comercial, em projetos de Joalherias e Óticas, nos quais me especializei.

Em 1988, ganhei minha primeira filha, momento em que cessei meus estudos formais. Contava ela com três anos de idade, quando fui surpreendida por sua leitura e escrita. Assustada, sem instrumental para lidar com ela e suas descobertas, fui à procura de estudos que me ajudassem a apoiá-la em suas novas conquistas cognitivas. Ao término de 1995, finalmente, encontrei um curso de Magistério Especial, que aproveitava meus estudos anteriores, comecei a cursá-lo no início de 1996, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 1997, prestei estágio na Escola em que minha filha estudava, e os resultados foram muito positivos, para a Escola e para mim.

|[10] |

Passaram-se três anos, surgiu um Concurso Estadual para o Magistério e em 7 de julho de 2000, passei a fazer parte de seu quadro, em substituição a uma L.S. da Professora Ana Maria Baranski, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nações Unidas, logo em seguida, assumi uma terceira série, na qual lecionei até a primeira semana de agosto do corrente ano. Coincidências, não existem, aquilo que um ser humano precisa vivenciar, se não lhe é oportunizado em um determinado tempo de sua vida, em outro o será, e essa vivencia, terá que passar.

Lembro que, quando comuniquei em casa que faria o Magistério, meu pai ficou chocado e disse que eu havia enlouquecido, de vez, largar minha profissão rendosa, para virar professora, para ele era algo fora da normalidade. Mas, o apelo ao Magistério me acompanhava desde minha formatura, aos dezenove anos, quando pela primeira vez, recebi o convite de uma professora de Projeto Arquitetônico, para fazer o curso, e eu recusei, não podia ignorá-lo mais. No mesmo ano em que comecei o curso de Magistério, meu pai faleceu. O que diria ele, se soubesse que ao ingressar na carreira fui designada para o Nações Unidas? (Essa pergunta jamais será respondida).

| |

|[11] |

Em abril de 2002, abandonei minha antiga carreira, sob protestos do meu esposo, e me dediquei integralmente ao Magistério. Prestei Concurso Público novamente e em 5 de abril, do mesmo ano, ingressei com mais 20 horas na E. E. E. F. Simões Lopes Neto; em 2004, retornei à Escola em que fiz o meu Estágio, E. E. E. F. Visconde do Rio Grande; e em 2006, atendendo ao convite da Diretora Iara Maria Teixeira, do Nações Unidas, comecei o ano letivo atendendo ao Laboratório de Informática (SAI), com essa segunda matrícula.

|[pic] |

|[12] |

|[pic] |

|[13] |

|[pic] |

|[14] |

Hoje, leciono para uma primeira série, turma 11, que generosamente me foi entregue pelo destino, em substituição a uma L.G., para que eu colocasse na prática as aprendizagens feitas nas disciplinas, e em especial de Alfabetização, do PEAD; e na segunda semana de agosto, retornei às minhas atividades na SAI. Vivo quarenta horas nessa Escola, compartilho minha vida com um grupo de professores que fez e faz história diariamente; por um momento, me afastei dessa história, para poder enxergá-la melhor, agora a retomo, como a “historiadora” que acompanha a “procissão” em movimento.

Houve momentos em que, realmente, me questionei se havia feito a escolha certa, sentimentos de impotência diante de obstáculos como a indisciplina ou o descaso das famílias, frustrações referentes a projetos que não encontraram êxito em seu desenvolvimento ou a receptividade do grupo em relação a alguma idéia. Até a pobreza e os problemas de saúde que o zelador da Escola, o “seu Zé”, enfrentou antes de sua morte em 2005, sem que pudéssemos fazer muita coisa.

Mas, hoje, revisando minhas lembranças, vejo que foram mais os pontos positivos do que os negativos, turmas bem entrosadas, projetos realizados com sucesso e idéias compartilhadas com alegria, colegas preocupadas e uma Direção amiga. Não me arrependo das escolhas que fiz, seus resultados, foram compensadores e motivadores de novas conquistas, reveladores de trocas riquíssimas e de uma evolução constante.

Embora, meus pais tenham-me negado vivenciar a história dessa Escola no seu período inicial, coincidente com meu período infantil, a vida em sua generosidade, não a negou, permitindo que na fase adulta eu pertencesse a ela, e sua história se convertesse e se misturasse a minha história.

A partir da conclusão desse Memorial, passei de personagem que estuda e narra a História a agente histórico que faz a História, essas lembranças, passam agora, a ser minhas e assim as contarei, com as cores de cada época, diferentes também, cada vez que as contar.

Mara Rosane Noble Tavares

Porto Alegre, 19 de agosto de 2007.

5. MENSAGEM COMEMORATIVA DOS 30 ANOS

Festa da turma de 1975 – 09/07/2005

Esta história começa em meados de 1966, quando três escolas da zona sul receberam suas turmas de Jardim e 1ª série. As crianças cresceram e a vida as reuniu em uma escola maior, novinha, onde idéias e projetos governamentais estariam sendo postos em prática.

Foram criadas três turmas de 5ª série e seus alunos, nas mais simples tarefas, sentiam estar criando algo também. Havia a sensação de que uma força estranha reunia mentes e emoções. Notava-se algo inexplicável, que mudaria para sempre aquelas vidas.

Era a Escola Nações Unidas. O Nações das festas juninas, das gincanas entre turmas, dos campeonatos de vôlei, futebol e handebol.

O nosso Nações! O Nações das declamações, das montagens industriais, das plantações e transações comerciais.

O nosso Nações! Desejávamos tanto por lá ficar um pouco mais que a elite de professores acabou criando o grupo de Ciências e o GEMNU, Grupo de Estudos de Matemática.

Hoje, quando lembramos do Nações, uma emoção percorre nosso corpo e uma sensação de aconchego invade o coração.

Mais que fornecer conhecimento e criar profissionais, vocês, queridos mestres, forneceram amor e esperança, e criaram amigos.

Por falar em amigos, que podemos ver aqui, vamos dar um olá para os desencarnados, Ariosto, Carlos Irineu e “Seu Zé”, que espiritualmente compartilham da nossa alegria. E você, nosso querido “Seu Zé”, parece que foi embora, mas, apenas trocaste o cargo de zelador de um pedacinho do céu (Nações), para zelar pelo céu inteiro.

Em 1975, quatro anos maravilhosos haviam passado e caminhar no Nações vazio, após a entrega dos boletins, era desolador. Um peso invadiu nossos corações. Não há mais Nações, o que vamos fazer, estamos preparados?

Sim, graças aos mestres estávamos para o mundo, mas não para perder os amigos. Passaram-se anos de uma emoção viúva, quando tudo começou a mudar.

Vieram os encontros e lembranças comuns floresceram amizades dormentes. Hoje é o 7º encontro, deixamos a Escola há 30 anos atrás.

Já somos crescidos, mas os mestres continuam nossos mestres. Já temos filhos, mas continuamos crianças.

Rever o rosto envelhecido, olhar os olhos enrugados, sentir o cabelo branco de quem marcou eternamente nossa vida, é lindo!

Mais espetacular é saber que a amizade nunca morre, que virtude atrai virtude, que o amor nunca acaba por mais que o demos, e que Deus, em sua infinita bondade, permite que estejamos juntos outra vez.

Colegas unidos, mestres unidos, como irmãos unidos!

Não é por acaso e com tal propósito que nos conhecemos, ou melhor, nos reencontramos num lugar chamado Nações Unidas![14]

Ex-Aluno Ricardo Helen

Julho de 2005

6. LINHA DO TEMPO

|ESCOLA |MUNDO |

|Em setembro de 1968 o Pe. Hoff fez um levantamento e constatou|1968 | |

|que havia mil e setecentas crianças na Zona Sul precisando de | |Ano Internacional dos Direitos Humanos, pela ONU. |

|um ginásio. Em posse desses dados, organizou uma comissão | |Presidente General Arthur da Costa e Silva decreta o AI-5 – |

|pró-criação do Ginásio, constituída pelos Senhores Constantino| |Ato Institucional número 5, dando início ao período mais |

|Bottin, Flávio Soares, Gregório Peres, Delmar Santos e João | |fechado e violento da ditadura militar no Brasil iniciada em |

|Carlos Rodrigues. A Comissão dirigiu-se, através de um | |31 de Março de 1964. O ato durou dez anos. |

|Memorial, ao Secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio| |Adota-se o Cruzeiro Novo, em substituição ao Cruzeiro. |

|Grande do Sul, Dr. Luiz Leseigneur de Faria, solicitando a | |Num Festival Internacional da Canção Geraldo Vandré canta que |

|construção do Ginásio. O pedido foi apreciado e aceito, e o | |“quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, tornado quase |

|Governador do Estado, Cel. Walter Peracchi Barcellos, por | |que como um hino da esquerda. |

|decreto em 27/11/68, cria o Ginásio com o nome de Ginásio do | |Os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil lançam a Tropicália |

|Bairro Nonoai. | |e Caetano canta num Festival da Televisão Record “É Proibido |

|Histórico | |Proibir”. |

| | |O Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, quando apresentava a peça|

| | |“Roda Viva”, de Chico Buarque de Holanda, é invadido por |

| | |elementos do Comando de Caças aos Comunistas – CCC, os atores |

| | |espancados e o teatro depredado. |

| | |O Teatro Opinião, o jornal Correio da Manhã, a Editora Tempo |

| | |Brasileiro e a Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no Rio|

| | |de Janeiro, sofrem atentados à bomba. |

| | |Começa a circular a Revista Veja no mês de setembro. A partir |

| | |da décima quinta edição passa a ser censurada. |

| | |O médico Euclides de Jesus Zerbini realiza o primeiro |

| | |transplante de coração do país, no Hospital das Clínicas de |

| | |São Paulo. |

| | |Morrem: |

| | |O humorista Sérgio Porto, conhecido como Stanislaw Ponte |

| | |Preta, o poeta Manuel Bandeira e o criador e diretor das |

| | |Emissoras e Diários Associados Assis Chateaubriand. |

| | |O líder negro Martin Luther King é assassinado a tiros. |

| | |Astronautas americanos realizam o primeiro vôo tripulado em |

| | |órbita da Lua. |

| | |Jean Piaget publica “O estruturalismo”. |

| | |Em maio, na França acontece o movimento estudantil contra a |

| | |proibição dos jovens, de ambos os sexos, se visitarem nos |

| | |quartos. |

| | |No cinema o sucesso foi “A Primeira Noite de um Homem” e no |

| | |teatro a peça “Hair” (referência aos hippies cabeludos) |

| | |anuncia a Era de Aquário. |

| |1969 | |

| | |O Brasil é governado por uma Junta Militar. |

|No final do ano de 1969, fui procurada por um grupo de | |Um grupo de militantes dos grupos Comando de Libertação |

|empresários e comerciantes do bairro, juntamente com o Padre | |Nacional – COLINA e Vanguarda Popular Revolucionária – VPR |

|Alfredo, então Pároco da Igreja Santa Flora; com a finalidade | |roubam dois milhões e quatrocentos mil dólares do cofre de Ana|

|de formarmos um Curso de Admissão; cujo objetivo era reunir | |Capriglione, conhecida como a amante do ex-Governador paulista|

|alunos para provar a necessidade de uma nova escola que | |Adhemar de Barros. |

|atendesse as necessidades e carências dos mesmos, já que a | |É seqüestrado no Rio de Janeiro, pelos grupos Aliança |

|Escola Machado de Assis era incompleta na época. | |Libertadora Nacional – ALN e Movimento Revolucionário 8 de |

|Participara desse curso três professores do bairro: | |Março – MR-8, o embaixador dos Estados Unidos Charles Elbrick.|

|- Noeli; | |Ele foi trocado por quinze presos políticos que sofreram pena |

|- Jane Schmidt; | |de banimento pela ditadura militar e seguiram para o México. |

|- Ana Baranski da Costa. | |Assume a Presidência da República o General Emílio Garrastazu |

|A duração do cursinho foi de um mês, no local onde hoje é o | |Médici, ex-chefe do Serviço Nacional de Informações – SNI, |

|atual Machado de Assis. | |escolhido pelo Alto Comando do Exército e referendado pelo |

|Os comerciantes e empresários da época eram: | |Congresso Nacional, dominado pela ditadura militar. |

|- Delmar dos Santos; | |É outorgada uma nova Constituição para o país. |

|- Irmãos Bottin. | |Pelé faz seu milésimo gol no Maracanã, de pênalti, num jogo |

|- Pároco, Padre Alfredo. | |contra o Vasco da Gama. |

|Profª. Ana Baranski | |Entra em circulação o jornal “O Pasquim”. |

| | |Entra no ar o “Jornal Nacional” da Televisão Globo. |

| | |Em 20 de julho, uma segunda-feira, às onze horas e cinqüenta e|

| | |seis minutos da noite, hora de Brasília, o astronauta Neil |

| | |Armstrong deixa a marca de seus pés na Lua e diz: “Este é um |

| | |pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a |

| | |humanidade”. |

| | |Um ratinho, importado da Itália, o Topo Gigio, divide o |

| | |sucesso na televisão brasileira com a novela “Beto |

| | |Rockfeller”. |

| | |Os cantores e compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico|

| | |Buarque de Hollanda, Edu Lobo e Geraldo Vandré partem |

| | |voluntariamente para o exílio. |

| | |É realizada a primeira transmissão internacional de televisão |

| | |para o Brasil. O jornalista Hilton Gomes realizou uma |

| | |reportagem de Roma através do satélite Intelsat I. |

| | |Num intervalo da peça “Esperando Godot”, de Beckett, morre a |

| | |atriz brasileira Cacilda Becker, vitimada por um derrame |

| | |cerebral. |

| | |É criado o avião Boeing 747 e o avião Concorde. |

| | |Realizou-se o Woodstock, um dos maiores festivais de música de|

| | |todos os tempos. |

| | |Primeira aparição na TV do grupo de humoristas britânicos |

| | |Monty Python, na série cômica Monthy Python’s Flying Circus. |

| | |O cantor John Lennon pede na justiça a dissolução legal do |

| | |conjunto “The Beatles”. |

| | |Jean Piaget recebe um prêmio da “American Psichology |

| | |Association”, por sua marcante contribuição à psicologia. |

| | | |

| | | |

|Professor Sérgio Barberena, 1º Diretor. |1970 |Ano Internacional da Educação, pela ONU. |

| | |É lançada no Rio de Janeiro a Loteria Esportiva. |

|07 de maio, autorização do Conselho Estadual de Educação, | |Inicia-se a transmissão de TV à cores para o Brasil. |

|parecer nº 56/70, para o funcionamento do Ginásio do Bairro | |O ministro da Justiça Alfredo Buzaid declara categoricamente à|

|Nonoai. | |imprensa que não há tortura no Brasil. |

|18 de maio, entra em Funcionamento o Ginásio do Bairro Nonoai.| |O Brasil torna-se pela terceira vez Campeão Mundial de |

|27 de novembro, o Governo do Estado Decreta novo Nome para a | |Futebol, no México. |

|Escola: Ginásio Estadual Nações Unidas. | |Os setores de propaganda da ditadura lançam os “slogans” “Pra |

|A escolha do dia 24 de outubro para comemorar o aniversário da| |frente Brasil” e “Brasil: Ame-o ou Deixe-o”. É o ano do |

|Escola é uma homenagem à ONU, que nos empresta o Nome, o | |“Brasil Grande” e do “Milagre Econômico”. O percentual do |

|Símbolo, a Bandeira (com as cores invertidas). | |Produto Interno Bruto – PIB crescia 10%, as Bolsas de Valores |

|Histórico | |disparam. |

| | |Começam as obras da estrada Transamazônica e o país compra 16 |

| | |caças supersônicos Mirage. |

| | |Morrem: |

| | |O compositor Uruguaio Carlos Estrada. |

| | |Na França Charles De Gaulle, Presidente do país de 1958 a |

| | |1969. |

|[2] | |Nos Estados Unidos, vitimados por “overdose” de drogas |

|A Escola foi inaugurada em 1970; tendo atualmente 37 anos. | |químicas, o guitarrista Jimi Hendrix e a cantora Janis Joplin.|

|Senti-me orgulhosa da minha participação voluntária, na | | |

|oportunidade em que os comerciantes queriam melhorar o bairro | |É inaugurada a TV Gazeta de São Paulo, canal 11. |

|educacionalmente. | |Entra em vigor o Tratado de Não-Proliferação de Armas |

|Profª Ana Baranski | |Nucleares, subscrito por uma centena de países. |

| | |Comunidade Econômica Européia: O Conselho Europeu decide |

| | |proceder a uma reforma do Fundo Social Europeu (FSE) no |

| | |sentido de dotar a Comunidade com um instrumento adequado para|

| | |assegurar a correlação entre a política social e as outras |

| | |políticas comunitárias. |

| | |O avião Jumbo 747 entra na aviação comercial, tornando-se a |

| | |maior aeronave comercial do mundo. |

| | |A África do Sul é excluída dos Jogos Olímpicos por sua |

| | |política de “apartheid”. |

| | |No cinema o filme romântico “Love Story” faz sucesso de |

| | |bilheteria. |

|O Ginásio é Transformado em Escola Polivalente. (2ª Escola do |1971 | |

|Projeto do PREMEM). | |Ano Internacional da Luta contra o Racismo e a Discriminação |

|Os Professores recebem cursos Especiais. | |Racial, pela ONU. |

|Funcionamento da Escola em três locais diferentes: Na sede do | |Reforma do Ensino: É instituída a Lei 4.024, a Lei de |

|ginásio e nos Grupos Escolares Machado de Assis e Piauí. | |Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971. A |

|Histórico | |característica mais marcante desta Lei era tentar dar a |

| | |formação educacional um cunho profissionalizante. |

|A Escola de Área Nações Unidas, foi construída durante a | |O Brasil determina o limite de 200 milhas para o seu mar |

|reforma do ensino que retirou a 5ª série ginasial. O Nações | |territorial não sendo reconhecido pela ONU. |

|era uma inovação, com implantação de um novo Método de Ensino,| |O embaixador suíço Giovanni Bucher é seqüestrado na cidade do |

|sendo uma Escola Polivalente. A educação era também voltada | |Rio de Janeiro e trocado por setenta presos políticos. |

|para um conhecimento mais amplo, não só nas salas de aula, mas| |Inauguração do primeiro porto em mar aberto no Brasil, em |

|também, ensinando para a vida. | |Ilhéus. |

|Havia quatro turmas da 1ª série ginasial em 1971. | |Morre aos 87 anos, na França a estilista Coco Chanel. |

|Fui aluna do Nações, antes do prédio atual, enquanto esse | |As mulheres conquistam o direito ao voto na Suíça. |

|prédio estava em construção nossas aulas aconteciam na Escola | |A China é finalmente aceita na Organização das Nações Unidas –|

|Machado de Assis. | |ONU. |

|Mariza Aparecida Chuma Iracet | |Projeto Apollo: Apollo 14 pousa na Lua. Retorna à Terra depois|

| | |do terceiro pouso humano na Lua. |

| | |A União Soviética lança o Saliut I. |

| | |Marte: A sonda Mars 2 é lançada pela União Soviética. |

| | |Marte: A sonda Mariner 9 é lançada pelos Estados Unidos. |

| | |Programa Soyuz: é lançado o Soyuz 11. A tripulação da Soyuz 11|

| | |morre devido a uma fuga de ar através de uma válvula |

| | |defeituosa. |

| | |Programa Apollo: Lançamento da Apollo 15. Em 31 de Julho os 15|

| | |astronautas da Apollo tornam-se os primeiros a viajar num |

| | |Rover Lunar um dia após terem pousado na Lua. |

| | |Programa Mariner: Mariner 9 entra na órbita de Marte. |

| | |Guerra do Vietnã: com suporte aéreo e de artilharia |

| | |estadunidense, o Vietnã do Sul invade o Laos. |

| | |A Grã-Bretanha envia mais 500 soldados para a Irlanda do |

| | |Norte. |

| | |O General Franco nomeia o príncipe Juan Carlos seu sucessor. |

| | |Estima-se que a população tenha atingido o número de quatro |

| | |bilhões. |

| | |A libanesa Georgina Rizk é eleita Miss Universo e a brasileira|

| | |Lúcia Tavares Petterle é eleita Miss Mundo. |

| | |Walt Disney World é inaugurado. |

| | |Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel |

| | |4004. |

| | |Seis xeques no Golfo Pérsico fundam os Emirados Árabes Unidos.|

| | | |

| | |Don’t Make A Wave Committee muda de nome para Greenpeace. |

| | |Nascem: |

| | |Anthony Montgomery, ator (Star Trek: Enterprise); Marc |

| | |Andreessen, software developer – um dos criadores do Mosaic e |

| | |fundadores de Netscape. |

| | |Morre Jim Morrison, cantor e poeta estadunidense, vocalista do|

| | |grupo The Doors. |

| | |Prêmio Nobel de Literatura – Pablo Neruda. |

| |1972 | |

|Professora Gilca Shafer Lima, 2ª Diretora. | |Ano Internacional do Livro, pela ONU. |

| | |O piloto Emerson Fittipaldi torna-se o primeiro brasileiro a |

|07 de novembro, inauguração do prédio em que se encontra a | |vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1. |

|Escola, atualmente. | |Nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil |

|A construção da “Escola de Área Nações Unidas” foi um convênio| |são trazidos para o Brasil os restos mortais de D. Pedro I. |

|firmado entre o MEC, Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura | |Morre num acidente de avião, na Índia, a atriz Leila Diniz. |

|de Porto Alegre e por empréstimo da Agência Norte-americana | |João Ricardo inicia os ensaios com a segunda formação dos |

|para o Desenvolvimento Internacional. | |Secos & Molhados, com Ney Matogrosso, Marcelo Frias e Gerson |

|Histórico | |Conrad. |

| | |Rita Lee grava Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida. |

|Fomos a primeira turma de alunos no prédio novo, a ligação dos| |Os Estados Unidos lançam a sonda Pioner 10 com o objetivo de |

|alunos com a escola era muito intensa. | |sair da Via Láctea. |

|A procura foi tão grande que em 1972 as aulas eram | |Após 17 anos de exílio, Juan Domingos Perón volta à Argentina.|

|distribuídas no Ginásio sede, no G. E. Piauí e no G. E. | |O grupo Setembro Negro invade a vila olímpica de Munique e |

|Machado de Assis. Mesmo depois do atual prédio inaugurado em | |assassinam nove atletas da delegação de Israel na Olimpíada de|

|07 de novembro de 1972, havia turmas um em pavilhão no Machado| |Munique. |

|de Assis (onde hoje está alojada a Brigada Militar). | |Foi lançado nos Estados Unidos o primeiro video-game do mundo,|

|Mariza Aparecida Chuma Iracet | |o Odyssey 100. |

| | | |

| | | |

|Lá aprendemos a cozinhar, trocar fraudas, a bordar, costurar, | |Cai, próximo do aeroporto de Orly, em Paris, um Boeing 707 da |

|plantar, regar e aproveitar o sabor de um alimento colhido por| |Varig, matando 122 pessoas, entre elas, políticos e artistas |

|nós, trabalhar com madeira, argila, instalações elétricas, | |brasileiros. |

|todo o funcionamento de um escritório... Enfim, nos preparou | |O Presidente do Brasil, Garrastazu Médici, e do Paraguai, |

|para o futuro. A disciplina, colaboração e entrosamento foi | |Alfredo Stroessner, assinam um acordo para a construção da |

|sempre buscado por todos. | |usina de Itaipu. |

|O Uniforme: Camisa laranja, gravata e calça / saia marrom. | |Estréia no Brasil a telenovela O Bem-Amado, primeira produção |

|As aulas da professora Alice de Português eram maravilhosas, | |do gênero gravada em cores no país. |

|principalmente pelas apresentações de teatro, encenadas pelos | |Secos e Molhados lançam seu primeiro disco. |

|alunos. |1973 | |

|JAIR SOARES NOS VISITOU. (Deputado Estadual) | |A sonda Pioner 10 fotografa Júpiter de perto. |

|Mariza Aparecida Chuma Iracet | |Lançada a sonda Mariner 10. |

| | |Lançamento do laboratório espacial Skylab. |

| | |A filipina Maria Margarita Moran é eleita Miss Universo. A |

| | |norte-americana Marjorie Wallace é eleita Miss Mundo. |

| | |Primeiro show de música via satélite – Elvis Presley no Havaí.|

| | |Um acidente de avião nos Andes obriga aos sobreviventes a |

| | |comerem carne humana de seus companheiros mortos. |

| | |A Inglaterra é finalmente aceita no Mercado Comum Europeu. |

| | |Morre aos 92 anos o pintor espanhol Pablo Picasso, autor de |

| | |“Guernica”. |

| | |Juan Domingo Perón e sua esposa Isabelita Perón, são eleitos |

| | |respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Argentina. |

| | |Um golpe militar assassina, no dia 11 de setembro, o |

| | |presidente constitucional do Chile Salvador Allende, dentro do|

| | |Palácio de La Moneda. Assume o poder o General Augusto |

| | |Pinochet, chefiando uma ditadura militar. |

| | |Os Estados Unidos são derrotados e se retiram do Vietnam. |

| | |Morre o poeta comunista, Prêmio Nobel de Literatura, Pablo |

| | |Neruda. |

| | | |

| | | |

| |1974 |Ano Mundial da População, pela ONU. |

| | |A Organização das Nações Unidas – ONU divulga um relatório em |

| | |que cinco milhões de pessoas morreriam de fome neste ano. |

| | |Pela décima sétima vez foge da prisão o assaltante Lúcio |

| | |Flavio Villar Lírio autor da frase “polícia é polícia, bandido|

| | |é bandido. Mas é tudo a mesma coisa.” |

| | |A inflação, que nos anos anteriores estava estabilizada em |

|No desfile de SETE DE SETEMBRO, os alunos do GEMNU (Grupo de | |torno de 15%, salta para 34,55%. |

|Estudos de Matemática do Nações Unidas) desfilaram | |É lançado o II Plano Nacional de Desenvolvimento – PND, |

|representando os matemáticos famosos: Isaac Newton, Galileu | |prevendo a distribuição de renda e crescimento da indústria |

|Galilei e outros. | |pesada. |

|Mariza Aparecida Chuma Iracet | |Um incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, mata 184 |

| | |pessoas. |

| | |É inaugurada, no mês de março, a Ponte Rio-Niterói. |

| | |O Presidente inaugura em Jacareacanga, no Pará, o primeiro |

| | |trecho da estrada Transamazônica. |

| | |O time brasileiro é desclassificado da Copa do Mundo. |

| | |O General Ernesto Geisel substitui o General Emílio Médici na |

| | |Presidência da República com o objetivo de promover a abertura|

| | |política. |

| | |Os presidentes do Brasil e do Paraguai assinam a ata de |

| | |constituição da Companhia Hidrelétrica de Itaipu. |

| | |Sancionada a Lei que determina a fusão dos Estados da |

| | |Guanabara e Rio de Janeiro. |

| | |Foi “extinta” a censura na imprensa. |

| | |O piloto brasileiro de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi sagra-se |

| | |pela segunda vez Campeão Mundial. |

| | |O General Golbery do Couto e Silva é a “eminência parda” do |

| | |Governo. |

| | |Nas eleições legislativas o povo condena a ditadura elegendo a|

| | |maioria de parlamentares do Movimento Democrático Brasileiro –|

| | |MDB, esmagando a Aliança Renovadora Nacional – ARENA. |

| | |A sonda Pioner 10 aproxima-se de Saturno. |

|O professor José Carlos Santana criou o GEMNU (Grupo de | |A sonda Mariner 10 passa pelo planeta Mercúrio. |

|Estudos de Matemática do Nações Unidas), nome similar ao | |Desafiando as leis de suas igrejas quatro bispos episcopais |

|GEEMPA (Grupo de Estudos Especializados de Matemática de Porto| |norte-americanos ordenam onze mulheres como sacerdotisas. |

|Alegre). | |Morre Juan Domingo Perón, assumindo a Presidência sua esposa |

|No concurso de trabalhos de grupo, o então diretor, Sr. José | |Isabelita Perón. |

|Roberto Moraes, atual organizador do Multipalco, entregou as | |O israelense Uri Geller entorta talheres, levita pessoas e faz|

|medalhas-estojo aos alunos Benony Bittencout e Ricardo Helen | |adivinhações sendo tido como paranormal. Anos mais tarde foi |

|(1ºs lugares) e Irineu (2ª lugar). | |reconhecido como charlatão. |

|Ricardo Helen | |Richard Nixon, não conseguiu escapar ao escândalo de Watergate|

| | |e renuncia à Casa Branca. |

| | |A britânica Helen Morgan é eleita Miss Mundo, mas renuncia |

| | |quatro dias depois e a sul-africana Anneline Kriel assume o |

| | |posto. A espanhola Amparo Muñoz é eleita Miss Universo. |

| | |Morre Cass Elliot, a Mama do The Mamas & The Papas. |

| | |Realização da X Copa do Mundo de Futebol, na Alemanha |

| | |Ocidental. Campeão: Alemanha. |

| | |É sintetizado o elemento químico seabórguio. |

| | |Rita Lee e o seu grupo Tutti Frutti gravam Atrás do porto tem |

| | |uma cidade. |

| | |Secos e Molhados, após lançamento do segundo disco, é |

| | |anunciado o término da segunda formação do grupo. |

| | | |

| | |Ano Internacional da Mulher, pela ONU. |

| |1975 |O Edifício Mendes Caldeira, em São Paulo, é derrubado em nove |

| | |segundos com uma técnica recém importada: a implosão. |

| | |É inaugurado o Metrô e o Instituto do Coração em São Paulo. |

| | |O atleta João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, quebra o |

| | |recorde mundial de salto tríplice, pulando dezesete metros e |

| | |oitenta e nove centímetros. |

| | |A atriz Sonia Braga encanta o Brasil na novela “Gabriela”. |

| | |Entra no mercado os cigarros de 120 milímetros, mais finos e |

|Formatura da 1ª Turma que começou no Nações Unidas. | |compridos. |

|Em 1975, quatro anos maravilhosos haviam passado e caminhar no| |O Brasil assina um acordo com a Alemanha de cooperação mútua |

|Nações vazio, após a entrega dos boletins, era desolador. | |na área nuclear. |

|Ricardo Helen | |É assassinado nas dependências do DOI-Codi o jornalista |

| | |Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da Televisão Cultura de|

| | |São Paulo. Apesar do fim da censura, a imprensa é proibida de |

| | |veicular a notícia. |

| | |A censura proíbe o livro “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca e |

| | |a telenovela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes. |

| | |O Brasil concede asilo político ao general Antônio de |

| | |Spindola, após sua tentativa frustrada de golpe em Portugal. |

| | |É instituído o Programa Pró-Álcool para combater a crise |

| | |internacional do petróleo. |

| | |Charlie Chaplin é distinguido com a Ordem do Império |

| | |Britânico. |

| | |A porto-riquenha Wilnelia Merced é eleita Miss Mundo. A |

| | |finlandesa Anne Marie Pohtamo é eleita Miss Universo. |

| | |Morre na Espanha o generalíssimo Franco, permitindo o retorno |

| | |da Monarquia Parlamentar e a ascensão ao trono do herdeiro Rei|

| | |Juan Carlos. |

|Diretora, Janete Soares Dröescher. Sem notícias ou depoimentos|1976 | |

|para esse ano. | |O Secretário de Estado Americano Henry Kissinger visita |

| | |oficialmente o Brasil. |

| | |A Aliança Anticomunista Brasileira – AAB seqüestra o bispo de |

| | |Nova Iguaçu, D. Adriano Hipólito e assume os atentados à bomba|

| | |à Associação Brasileira de Imprensa – ABI, ao Centro |

| | |Brasileiro de Análises e Planejamento – CEBRAP, à residência |

| | |do diretor do jornal O Globo, Roberto Marinho, e ao prédio da |

| | |Editora Civilização Brasileira. |

| | |O Presidente Geisel faz viagens oficiais à Inglaterra, França |

| | |e Japão. |

| | |Um decreto presidencial obriga o pagamento de um depósito para|

| | |obtenção de passaporte e visto policial para sair do país. |

| | |A Fiat instala em Betim, Minas Gerais, sua fábrica de |

| | |automóveis. |

| | |Morre a bióloga Bertha Lutz, feminista e líder do movimento |

| | |sufragista para mulheres no Brasil. |

| | |Morrem os ex-Presidentes João Goulart, de enfarte, no Uruguai,|

| | |e Juscelino Kubitschek, de acidente de automóvel, na estrada |

| | |Rio-São Paulo. |

| | |A Viking I explora Marte. |

| | |Appel e Haken demonstram pela primeira vez o Teorema das |

| | |quatro cores. |

| | |Y. Oganessian e a sua equipe sintetizam em Dubna o elemento |

| | |químico Bóhrio. |

| | |Robert Metcalfe e David Boggs (o seu assistente) publicam um |

| | |artigo intitulado: Ethernet: Distributed Packet-Switching For |

| | |Local Computer Networks. |

| | |Steve Jobs e Steve Wozniac lançam a Apple. |

| | |A jamaicana Cindy Breakspeare é eleita Miss Mundo. A |

| | |israelense Rina Messinger é eleita Miss Universo. |

| | |Fidel Castro torna-se presidente da república de Cuba. |

| | |A atleta romena Nádia Comaneci seduz todo o mundo tirando sete|

| | |notas dez na ginástica olímpica. |

| | |É lançado nos Estados Unidos o livro “Relatório Hite”, de |

| | |Shere Hite que analisa a sexualidade feminina. |

| | |O general Jorge Videla dá um golpe de estado na Argentina |

| | |depondo Isabelita Perón, iniciando uma enorme onda de |

| | |repressão política. |

| | |Morrem o líder chinês Mao Tse-Tung e a escritora Agatha |

| | |Christie. |

|Diretora, Janete Soares Dröescher. Sem notícias ou depoimentos|1977 | |

|para esse ano. | |Deflagrada a campanha mundial pelos direitos humanos. |

| | |É instituído o divórcio no Brasil, após vários anos de luta do|

| | |senador Nelson Carneiro. |

| | |O governo anuncia a Abertura Política. Geisel afirma que o |

| | |Brasil vive uma “democracia relativa”, cassa o mandato do |

| | |deputado Alencar Furtado, cria os senadores “biônicos” |

| | |(indicados pelo governo) e coloca o Congresso em recesso para |

| | |garantir a sucessão. |

| | |É decretado o racionamento de combustível em todo o país. Os |

| | |postos de gasolina não podem abrir nos finais de semana, |

| | |feriados e no período noturno. |

| | |O Presidente Ernesto Geisel cassa o mandato do vereador Glenio|

| | |Perez, do MDB de Porto Alegre, que, em seu discurso de posse, |

| | |criticou a violação dos direitos humanos no país e a falta de |

| | |liberdade. Em seguida, cassa o mandato do vereador Marcos |

| | |Klassmann, do MDB de Porto Alegre, que, substituindo o |

| | |vereador Glenio Perez, reafirmou a violação dos direitos |

| | |humanos e a falta de liberdade. |

| | |A escritora Rachel de Queiroz é a primeira mulher a ser eleita|

| | |para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. |

| | |O jogador Pelé vai jogar nos Estados Unidos. |

| | |Ayrton Senna vence o campeonato sul-americano de kart. |

| | |É lançado o primeiro filme da saga Star Wars – A New Hope. O |

| | |filme faz sucesso no país. |

| | |Lançada a Voyager 2. |

| | |Lançado o primeiro microcomputador moderno, o Apple II. |

| | |Acontece nas Ilhas canárias, Tenerife, o maior acidente aéreo |

| | |da história, 583 pessoas mortas. O acidente envolveu os aviões|

| | |das companhias Pan Am e KLM. |

| | |A sueca Mary Stavin é eleita Miss Mundo. A trinitária Janelle |

| | |Commisiong é eleita Miss Universo. |

| | |As mães dos presos políticos argentinos desaparecidos vão para|

| | |as ruas de Buenos Aires e o governo as chama de “locas de la |

| | |Plaza de Mayo”. |

| | |Morre o astro internacional do rock Elvis Presley. |

| | | |

| | | |

|Diretora, Janira Ferigolo. | |Ano Internacional Antiapartheid, pela ONU. |

|Sem notícias ou depoimentos para esse ano. | |Morre o Papa Paulo VI. O Cardeal Albino Luciani é eleito Papa |

| | |João Paulo I. Trinta e três dias após sua eleição, morre o |

| | |Papa João Paulo I. O Cardeal polonês Karol Wojtyla é eleito |

| | |Papa João Paulo II, tornando-se o primeiro Papa não italiano |

| | |após quase três séculos. |

| | |Nasce Louise Brown, o primeiro bebê fecundado numa proveta e |

| | |depois colocado no útero materno. |

| | |O Juiz Marcio José de Moraes declarou a União responsável pela|

| | |prisão, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog, nas |

| | |dependências do DOI-Codi. A União recorreu da sentença. |

| | |O príncipe Charles da Inglaterra visita o Brasil e dança com a|

| | |passista Piná da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. |

| | |O Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro pega fogo queimando |

| | |um acervo de valor inestimável. |

| | |É aprovada, por decurso de prazo, a nova Lei de Segurança |

| | |Nacional que elimina a pena de morte e a prisão perpétua. |

| | |O presidente revoga o ato de banimento de diversos presos |

| | |políticos que foram trocados por diplomatas seqüestrados. |

| |1978 |É revogado o Ato Institucional número 5, o AI-5. |

| | |Publica-se pela primeira vez a tira de quadrinhos Garfield, do|

| | |cartunista norte-americano Jim Davis. |

| | |James Walter Christy descobre Caronte, satélite de Plutão. |

| | |A argentina Silvana Suárez é eleita Miss Mundo. A sul-africana|

| | |Margaret Gardiner é eleita Miss Universo. |

| | |Surge a primeira drive de disquetes barata, concebida por |

| | |Steve Wozniak. |

| | |Suicídio em massa dos seguidores do pastor Jim Jones, que |

| | |tomaram veneno, morrendo cerca de 912 pessoas. |

| | |É criado o avião Boeing 767. |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| |1979 | |

| | |Ano Internacional da Criança e Ano Internacional de |

| | |Solidariedade com o Povo da Namíbia, pela ONU |

| | |Muitos músicos doam para o fundo “Música para a UNICEF”. |

| | |Uma revolução religiosa derruba o xá Reza Pahlevi, levando ao |

| | |poder o aiatolá Ruhollah Khomeini, no Irã. |

| | |São seqüestrados cinqüenta e dois funcionários da embaixada |

| | |dos Estados Unidos no Irã e mantidos como reféns do governo. |

| | |A usina nuclear de Three Mile Island sofre o maior vazamento |

|Em 1979, passou a chamar-se de Unidade Estadual de 1º Grau | |nuclear dos Estados Unidos, chamando atenção para o perigo das|

|Nações Unidas, 5ª a 8ª série, conforme Portaria de | |usinas atômicas. |

|Reorganização nº 22.504 de 17/10/79. | |Presidente, eleito indiretamente pelo Congresso, João Batista |

|Histórico | |de Figueiredo quando perguntado sobre o que faria com aqueles |

| | |que fossem contrários à abertura política, responde: “Eu |

|Cheguei nesta Escola, Nações Unidas, em março de 1979 e devo | |prendo, bato e arrebento.” |

|sair em dezembro de 2007. | |Depois de ter sido proibido durante sete anos pela censura foi|

|Era uma Escola Polivalente que tinha um projeto de formação | |liberado no Brasil o filme “O Último Tango em Paris”. |

|técnica como: Técnicas Agrícolas, Comerciais, Industriais e | |Começam a retornar os exilados políticos brasileiros e os |

|Domésticas. Com professores que haviam feito uma formação de | |presos políticos soltos. Retorna ao Brasil o ex-governador |

|reciclagem, para os já formados em nível 5, com cursos de | |Leonel Brizola. |

|curta duração nas mais diversas áreas de educação, com a mais | |Aprovada pelo Congresso a Lei de Anistia. |

|alta qualificação. | |A suplente de senador Eunice Michiles torna-se a primeira |

| | |mulher a ocupar uma vaga no Senado Federal, após a morte do |

| | |senador João Bosco de Lima, do Estado do Amazonas. |

| | |Os metalúrgicos de São Paulo e Guarulhos entram em greve e, em|

| | |confronto com a polícia, é morto o operário Santo Dias da |

| | |Silva. |

| | |Uma Emenda da Reforma Partidária extingue a Aliança Renovadora|

| | |Nacional – ARENA e o Movimento Democrático Brasileiro – MDB. |

|[3] | |Fundação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)|

| | | |

|A Biblioteca contava com professor com formação em | |Em visita a Florianópolis, o presidente Figueiredo é vaiado |

|Biblioteconomia. Feira de Ciências com participação estadual. | |por estudantes e estes são presos com base na Lei de Segurança|

|Competições esportivas internas e externas a nível estadual. | |Nacional. |

|Professor Élvio de Borba | |O sul do Mato Grosso se emancipa e passa a ser o Estado do |

| | |Mato Grosso do Sul. |

| | |Zélia Gattai publica Anarquistas Graças a Deus. |

| | |Morre Herculano Pires, estudioso e escritor espírita |

| | |brasileiro. |

| | |Prêmio Nobel da Paz – Madre Teresa de Calcutá. |

| | |A Crise de energia de 1979 acontece no começo da Revolução |

| | |iraniana. |

| | |A ACM processa o Village People por difamação por causa de sua|

| | |música YMCA. |

| | |A Voyager 1 passa por Júpiter. |

| | |Lançado o primeiro número de Aurora – Revista de Cultura |

| | |Espírita. |

| | |Os Conservadores vencem as eleições gerais britânicas; |

| | |Margaret Thatcher torna-se a nova Primeira-Ministra. |

| | |O primeiro walkman é vendido pela Sony. |

| | |A modelo das Bermudas Gina Swainson é eleita Miss Mundo. A |

| | |venezuelana Maritza Sayalero é eleita Miss Universo. |

| | |A norte-americana Pioneer 11 se torna a primeira espaçonave a |

| | |visitar Saturno quando passa pelo planeta a uma distância de |

| | |21.000 km.. |

| | |Um DC-10 da Air New Zealand choca contra o monte Erebus, na |

| | |Antártida. Morrem os 257 passageiros e tripulantes. |

| | |Sport Club Internacional é tri-campeão brasileiro invicto, ou |

| | |seja, foi campeão sem perder nenhum jogo. |

| | |Morre Josef Mengele, criminoso de guerra alemão. |

|[4] |1980 | |

| | |A inflação no Brasil chega à casa dos 77,2%. |

| | |O Papa João Paulo II beatifica o padre José de Anchieta e |

|Diretora, Zuleica Nunes Dellinghausen. | |visita treze cidades do Brasil. |

| | |Morre o dramaturgo Nélson Rodrigues. |

| | |Os filmes Pixote e Bye Bye Brasil retratam a real imagem do |

|Nas aulas de Artes ensinavam a cantar e tocar vários | |Brasil. |

|instrumentos, havia aula de teatro. Nas aulas de História, os | |O Comitê Olímpico Brasileiro decide que o Brasil participará |

|feitos históricos eram encenados. Em Educação Religiosa, | |das Olimpíadas de Moscou, apesar do pedido de boicote feito |

|cultos onde todos os alunos da Escola participavam cantando. A| |pelo presidente americano Jimmy Carter. |

|música clássica fazia parte do currículo. O| |O secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro, Luiz |

|nível de exigência para aprovação era média 7 (sete), entravam| |Carlos Prestes, afasta-se do cargo e é substituído por |

|para a Escola os alunos que eram aprovados nos primeiros | |Giocondo Dias. |

|lugares, por curso de seleção. | |Explode uma bomba na Ordem dos Advogados do Brasil, matando a |

|Professor Élvio de Borba | |secretária Lyda Monteiro da Silva, e outra no gabinete do |

| | |vereador Antonio Carlos do PMDB, ambas na cidade do Rio de |

| | |Janeiro. |

| | |O padre italiano Vito Miracapillo é expulso do país após |

| | |recusar-se a rezar uma missa em ação de graças pela passagem |

| | |do aniversário da Independência do Brasil. |

| | |Uma Emenda restabelece as eleições diretas para governadores |

| | |de estado e acaba com os senadores “biônicos” (indicados pelo |

| | |governo). |

| | |É fundado o Partido dos Trabalhadores. |

| | |O Festival MPB 80 foi realizado em 1980 pela TV Globo, com |

| | |direção de Augusto César Vanucci. As semifinais tiveram lugar |

| | |no Teatro Fênix e a finalíssima no Riocentro (RJ). |

| | |Foram classificadas as seguintes canções: |

| | |1º lugar: “Agonia” (Mongol), com Oswaldo Montenegro; |

| | |2º lugar: “Foi Deus quem fez você” (Luiz Ramalho), com |

| | |Amelinha; |

| | |3º lugar: “A massa” (Raimundo Sodré e Antônio Jorge Portugal),|

| | |interpretada por Raimundo Sodré. |

| | |Outras premiações: |

| | |Melhor Arranjo: Quinteto Violado (“Rio Capibaribe”, de Toinho |

| | |Alves e João de Jesus Loureiro). |

| | |Melhor Intérprete: Jessé (“Porto da solidão”, de Zeca Bahia e |

| | |Gincko). |

| | |Retirado Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira. |

| | |As bandas de rock e música pop como RPM, Ira, Ultraje a Rigor;|

| | |as cantoras Gal Costa, Simone, Elis Regina, Nara Leão, Rita |

| | |Lee, Maria Bethania; Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico |

| | |Buarque, Tom Jobim, são alguns dos maiores expoentes da música|

| | |desta década. |

| | |Oscar Niemeyer cria o Memorial Juscelino Kubitschek. |

| | |Sai definitivamente do ar a Rede Tupi de Televisão, primeira |

| | |emissora de TV da América Latina. O motivo de seu fechamento |

| | |foi a crítica situação financeira na qual ela se encontrava. |

| | |Suas concessões foram dadas aos empresários Silvio Santos |

| | |(SBT) e Adolfo Bloch (Rede Manchete). |

| | |O ator Ronald Reagan vence as eleições nos Estados Unidos. |

| | |É assassinado por um fã, quando chegava em seu edifício em |

| | |companhia de sua mulher Yoko Ono, o Beatle John Lennon. |

| | |Greve nos estaleiros Lenin, na Polônia, dando origem ao |

| | |sindicato Solidariedade. |

| | |Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, comete suicídio. |

| | |O fato marca o início da sub-cultura Gótica. |

| | |Lançado Star Wars, Episódio V – O Império Contra-Ataca. |

| | |A alemã Gabriella Brum é eleita Miss Mundo, mas renuncia no |

| | |dia seguinte. A modelo de Guam Kimberley Santos é coroada Miss|

| | |Mundo. A estado-unidense Shawn Weatherly é eleita Miss |

| | |Universo. |

| | |Começam os Jogos Olímpicos de Moscou, União Soviética (XXII |

| | |Olimpíada). |

| | |Publicado o padrão da ethernet. |

| | |Descoberto em Cádis o circo romano mais antigo de Espanha. |

| | |É preso Mark Chapman, por ter assassinado John Lennon. |

| | |Stanley Kubrick filma O Iluminado. |

| | |A banda inglesa Iron Maiden lança seu primeiro disco. |

| | |Fundada a Sociedade Planetária. |

| | |Florentin Smarandache cria o Paradoxismo. |

| | |Morrem: |

| | |Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor; Alfred Hitchcock, |

| | |cineasta; Jean Piaget – psicólogo infantil suíço; Peter |

| | |Sellers, ator britânico. |

| | | |

|[6] | |Ano Internacional dos Deficientes, pela ONU. |

| | | |

| | |A FUNAI consegue o primeiro contato com os índios Araras, às |

| | |margens dos rios Iriri e Xingu, no Pará. |

| | |Explode uma bomba no Riocentro, matando um sargento do |

| |1981 |exército e ferindo um capitão, dentro de um carro Puma. A |

| | |bomba estava no colo do sargento. |

| | |O presidente Figueiredo sofre um enfarte. |

|O Uniforme era calça ou saia azul marinho (ou abrigo) e | |O território de Rondônia passa a ser estado. |

|camiseta branca com logotipo em azul. | |Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. |

|Lembro dos bolos maravilhosos das aulas de Técnicas | |O piloto Nelson Piquet sagra-se campeão mundial de Fórmula 1. |

|Domésticas. Da gráfica que havia na parte da frente da escola.| |Morre o cineasta Glauber Rocha. |

|Tinha e o sonho era tri bom... e tinha o Seu Zé, o zelador, o | |Leonel Brizola é eleito governador do Rio de Janeiro, após |

|seu Zé foi zelador durante muitos anos, a casa dele era de | |constatada uma fraude eleitoral, para tirá-lo a vitória. |

|madeira bem ao lado da escola. A disciplina Era rígida. | |Inauguração da hidrelétrica de Itaipu. |

|O Nações foi criado no período da Ditadura Militar, onde era | |Eleições Diretas gerais (menos para presidente). |

|priorizada a criação de Escolas Técnicas. O Bairro | |Olinda é declarada pela UNESCO Património Histórico e Cultural|

|Teresópolis, e arredores, não contava com muitas outras | |da Humanidade. |

|Escolas desse tipo. | |Oscar Niemeyer concebe o Sambódromo. |

|Se não me engano, o nome foi escolhido devido ao recebimento | |Lançamento do achocolatado Toddynho no Brasil. |

|de verbas das Nações Unidas para a execução da obra (era o que| |Ayrton Senna triunfa nos campeonatos europeu e inglês de |

|se comentava na época). | |Fórmula Ford 2000. |

|Até onde sei, o Nações sempre foi no atual endereço. Haviam | |Sofrem atentados o Papa João Paulo II e o Presidente americano|

|materiais na Escola que mostravam fotos da inauguração. | |Ronald Reagan. |

|O Parque Santa Anita era um bairro tranqüilo, com muitos | |O Presidente egípcio Anuar Sadat é assassinado durante uma |

|terrenos baldios e poucas casas. A praça em frente à Escola | |parada militar. |

|era um grande banhado, cercado de mata nativa. O terreno da | |Casam-se o príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, e Diana|

|Escola era fechado por uma tela e na rua Márcio Dias (onde | |Spencer. |

|morava) havia uma passagem, ao lado do número 510, que dava | |Entra no ar a MTV, tornando-se uma nova maneira de ouvir |

|acesso aos estudantes de outras ruas. |1981 |música. |

|O Brasil vivia o auge do período militar. | |Estréia do filme ET, o Extraterrestre. |

|Maria Inês Feijó Bacchi | |A dominicana Mariasela Alvarez Lebron é eleita Miss Mundo. A |

| | |canadense Karen Dianne Baldwin é eleita Miss Universo. |

| | |Lançado no mercado o álbum Thriller, de Michael Jackson, |

| | |considerado o álbum que mais vendeu na indústria fonográfica. |

| | |Helmut Kohl torna-se chanceler da República Federal Alemã, |

| | |substituindo Helmut Schmidt. |

| | |Inicia-se a comercialização do AutoCAD. |

| | |Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg, do GSI, sintetizam o |

| | |elemento químico meitnério. |

| | |O parque Epcot Center do complexo Disney em Orlando foi |

| | |inaugurado. |

| | |Morre Carl Orff, autor da ópera Carmina Burana. |

| | |Prêmio Nobel de Literatura – Gabriel García Márquez. |

| |1982 | |

|Diretora, Zuleica Nunes Dellinghausen | | |

| | | |

|Foi somente em 16/02/1982, com a Portaria 1.929, face ao | | |

|parecer nº 77/82 do Conselho Estadual de Educação, na gestão | | |

|da Professora Janete Soares Dröescher que a Escola ficaria | | |

|completa, iniciando a 1ª série do Primeiro Grau, pois, até | | |

|então contávamos com turmas de 5ª a 8ª séries. | | |

|Foi também em 1982 que oficialmente recebeu o nome de Escola | | |

|Estadual de 1º Grau Nações Unidas. | |Ano Internacional de Mobilização pelas Sanções à África do |

|Histórico | |Sul, pela ONU. |

| | |O Dia Internacional da Dança é introduzido pela UNESCO. |

|A Escola possuía turmas de primeira a oitava séries. | |Em função da construção da Usina de Itaipu desaparece do mapa |

|As festas eram muito divertidas. Seguidamente eram feitas | |as Cataratas das Sete Quedas. |

|“reuniões dançantes”, nos sábados à tardinha. A Escola sempre | |Morre a cantora Elis Regina. |

|desfilava no Sete de Setembro, muito bem organizada. | |O Presidente americano Ronald Reagan, em visita oficial ao |

|Naquela época, o ano letivo era menor. As férias de julho | |Brasil, comete um pequeno engano: “Gostaria de compartilhar o |

|duravam 30 dias. | |sonho americano com o povo da Bolívia.” |

|A Escola contava com monitores que auxiliavam os colegas com | |A Seleção Brasileira de Futebol é eliminada pela seleção |

|dificuldades. A monitoria era em turno inverso ao horário de | |italiana no Campeonato Mundial de Futebol. |

|aula. O Nações oferecia, dentro do currículo, aulas de | |A Argentina invade as ilhas Malvinas e a Inglaterra declara |

|Técnicas Domésticas, Comerciais, Industriais e Agrícolas, eram| |guerra à Argentina. |

|aulas muito interessantes, porque os alunos participavam | | |

|diretamente das atividades. | | |

|O que mais me marcou na época em que estudei no Nações foi uma| | |

|campanha de vacinação infantil, em que os alunos se ofereceram| | |

|como voluntários para irem até as favelas da região vacinar as| | |

|crianças em casa. | | |

|Guardo também, com muito carinho, a figura do professor Bona, | | |

|que ministrava aulas de Português e fazia o chamado “Rodeio de| | |

|Verbos”, nunca aprendi tanto da nossa língua, como nas aulas | | |

|dele. Saudades, também, de muitos amigos, e do sonho, pra lá | | |

|de gostoso, que era vendido na cantina. | | |

|Maria Inês Feijó Bacchi | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | |[15] |

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT, Normas. Apresentação de Memorial. php=normasbrasileiras.php/ -Consulta em 11/08/2007.

KEZEM, Sandra. Ser Humano – Reflexões - Revista Partes - Ano IV - agosto de 2004 –

nº 48. - Consulta em 11/08/2007.

SANTOS, Gildenir Carolino. ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE MEMORIAL – Compilação – Campinas, 2005.

proesfRoteiroparaMemorialversaoFinal.pdf - Consulta em 11/08/2007.

WEB, Site Pedagogia em Foco. História da Educação no Brasil – Período do Regime Militar. - Última consulta em 27/07/2007.

WIKIPEDIA, Enciclopédia Livre. Categorias de 1969 a 1982. – Última consulta em 03/08/2007.

CATÁLOGO DE IMAGENS

[1] Imagem Contra-capa: Nome: Infâncias-mini.

abrirArquivo.php/Usuarios/1170/Disciplinas/2081/memorial/memoinfesc.htm - Recortada da página da WEB Memorial Infância Escola em 30/06/2007

[2] BNU - Figura do ClipArt, Office 97 (cores invertidas).

[3] Oficialização do Nome da Biblioteca em 07/11/1979 - Foto cedida pela Biblioteca da Escola.

[4] Coral, no Saguão Principal, 1980 – Foto cedida pela Biblioteca da Escola.

[5] Entrega de Premiações, 1980 (evento indefinido) - Foto cedida pela Biblioteca da Escola.

([(6] Lateral da Escola, 1981, após mutirão de limpeza - Foto cedida pela Biblioteca da Escola.

[7] Atual entrada da Escola, 2007. Coleção Particular.

[8] Troféu Prêmio Professor que faz a diferença, 2006. Coleção Particular.

[9] Desfile de 7 de Setembro, 1973. Coleção Particular.

[10] Sala de aula – 3ª série, 2006. Coleção Particular.

[11] Aula na SAI, 2006. Coleção Particular.

[12] Sala de aula – 1ª série, 2007. Coleção Particular.

[13] Capa - Logotipo da Escola, construído no computador, 2005. Cedido pela Escola.

[14] Aula na SAI, 2006. Coleção Particular.

-----------------------

[1] Versículos de 1 a 8 - LIVRO DE ECLESIASTES — Capítulo 3

[2] Meu endereço, do nascimento (1966) aos vinte e dois anos (1988), João Batista da silva, nº 82, Chácara Menezes.

[3] Parte inicial do texto, Breve Histórico da E. E. de 1º Grau Nações Unidas, Diretora Vera Brusch no ano de 1993, gentilmente cedido pela direção da Escola.

[4] Texto transcrito do original da entrevista realizada em 19/07/07. Destaques, em itálico, da autora.

[5] Segunda parte do texto Breve Histórico da E. E. de 1º Grau Nações Unidas, Diretora Marilda Bueno Thofehrn. Ano de 1998, gentilmente cedido pela direção da Escola.

[6] Texto enviado pela ex-aluna para esse trabalho. E-mail recebido domingo, 15 de julho de 2007 23:09.

[7] Segundo texto enviado pela ex-aluna para esse trabalho. E-mail recebido terça-feira, 24 de julho de 2007 22:01.

[8] Texto enviado pelo ex-aluno para esse trabalho. E-mail recebido segunda-feira, 23 de julho de 2007 17:47.

[9] Terceira parte do texto Breve Histórico da E. E. de 1º Grau Nações Unidas, Diretora Marilda Bueno Thofehrn. Ano de 1998, gentilmente cedido pela direção da Escola.

[10] Texto transcrito do original, e corrigido, da entrevista realizada em 20/07/07.

[11] Primeira parte da Entrevista realizada através do Programa MSN em 15 de julho de 2007, às 20:38.

[12] Segunda parte da Entrevista texto enviado pela ex-aluna para esse trabalho. E-mail recebido em 15 de julho de 2007, às 21:55.

[13] Parte final do Texto Breve Histórico da E. E. de 1º Grau Nações Unidas, Diretora Iara Maria Teixeira, Ano de 2007, gentilmente produzido e cedido pela direção da Escola.

[14] Texto fornecido pelo Professor Élvio de Borba.

[15] Fontes consultadas para Eventos:

- Eventos de a - consulta em 15/07/07, às 15:56.

- Período do Regime Militar, Eventos de 68 a 82 - - consulta em 27 de julho de 2007,

'(*+035NOQRTU^ƒ„‘’–—™œ?©õêõêõâõêõêõêõÚÒÊ¿Ò±Ò¦š‘…š|‘slel]

h SCJaJ

hÁ[´5?6?

hno5?6?hN$5?CJaJhN$5?CJ aJ hàOÄh5eö5?CJ aJ hàOÄ5?CJ aJ hàOÄhN$5?CJ aJ h€t[pic]hÁ[´CJ$aJ$jhhQÂU[pic]mHnHu[pic]hàOÄhÁ[´CJ aJ

hÁ[´CJ aJ

hÁ[´CJ$aJ$

h€t[pic]CJ$aJ$

hÿV-CJ aJ hÿV-h€t[pic] 00:08:32.

-----------------------

[8]

[7]

[12]

[5]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download