HISTÓRICO MUNDIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA …



HISTÓRICO MUNDIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

INTRODUÇÃO

O CONCÍLIO VATICANO II E A RCC

O Concílio Vaticano II foi anunciado em 25 de janeiro de 1959, convocado pelo papa João XXIII em 25 de dezembro de 1961 e solenemente aberto por ele em 11 de outubro de 1962.

Na abertura do Concílio o papa João XXIII invocou: “Renova nestes dias as tuas maravilhas, como de um novo Pentecostes”.

O papa João XXIII morreu antes do fim do Concílio Vaticano II também chamado de “Concílio do Espírito Santo” e, seu sucessor Paulo VI encerrou em 8 de dezembro de 1965 em uma cerimônia ao ar livre, na Praça de São Pedro.

O Concílio Vaticano II foi considerado pela igreja Católica um verdadeiro Pentecostes como João XXIII havia desejado e pedido. Segundo este documento a Igreja é intrinsecamente carismática.

CONCÍLIO: É a reunião de dignitários eclesiásticos, bispos, presidida ou sancionada pelo papa para deliberar sobre questões de fé, costumes, doutrina ou disciplina eclesiástica.

OBJETIVOS DO CONCÍLIO

Promover o incremento da fé católica.

Renovação dos costumes do povo cristão.

Adaptar a disciplina eclesiástica às condições do nosso tempo e do mundo moderno.

O Concílio pretendeu a atualização e abertura da Igreja.

DAVID DU PLESSIS

- David du Plessis (1905-1987), pastor da Assembléia de Deus, esteve presente no Concílio Vaticano II, em 1964, convidado pelo cardeal Bea (chefe da Secretaria para a Promoção da Unidade Cristã). Em 1961 visitou o Vaticano para explicar o pentecostalismo. Dirigiu uma equipe pentecostal que dialogou com católicos entre 1972/82. Recebeu do papa Paulo VI em 1975 a medalha Paulo VI pela participação no Concílio Vaticano II, e do papa João Paulo II, em 1982 uma medalha de bronze, e em 1983, a medalha de ouro "Benemerenti", a mais alta honra concedida por um papa, por excelente serviço a toda cristandade. É a mais alta honra que o papa pode conferir, e du Plessis foi o primeiro e único protestante a recebê-la. Foi expulso das Assembléias de Deus em 1962 por causa da aproximação com os católicos, mas readmitido em 1979. Faleceu aos 82 anos em 1987.

Segundo o Cardeal Suenens, João XXIII estava consciente de que a Igreja necessitava de um novo pentecostes e preparou os cristãos para acolher a Renovação Carismática.

O Movimento da Renovação Carismática nasceu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II.

Em 1966 desponta o fenômeno religioso chamado agora de Renovação Carismática.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

RENOVAÇÃO = ato ou efeito de renovar = fazer ficar ou ficar outra vez como novo, alterar-se para melhor.

CARISMÁTICA = relativo a carisma = dom extraordinário e divino concedido a um crente ou grupo de crentes, para o bem da comunidade.

A Renovação Carismática auto se define como a Igreja dos primeiros tempos, onde era constante o uso dos carismas do Espírito Santo, sendo o Espírito Santo a força motriz da fé, quem revela Jesus, que por sua vez nos leva ao Pai. O Espírito Santo é Deus agindo em nós.

NASCIMENTO MUNDIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

O Movimento da Renovação Carismática Católica ou Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecido, começou em Pittsburg, Estados Unidos, na Universidade de Duquesne, dirigida pela fundação “Padres do Espírito Santo” em um retiro espiritual realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967.

Em 1966, dois professores leigos de teologia, de Duquesne, Ralph Kefer e Bill Storey, começaram uma busca espiritual que os levou a ler os livros “A Cruz e o Punhal” de David Wilkerson, e “Eles Falam em Outras Línguas”, de Jonh Sherrill. Depois de ler esses livros, os dois homens começaram a procurar alguém na região que tivesse recebido o batismo no Espírito Santo, com acompanhamento de línguas. Depois de algum tempo e com a ajuda de um sacerdote da Igreja Episcopal entraram em contato com um grupo de oração.

Neste grupo de oração pentecostal Kiefer e Storey foram batizados no Espírito Santo e falaram em línguas que nunca tinham aprendido.

Esses dois professores planejaram um retiro de fim-de-semana de 17 a 19 de fevereiro de 1967, em Pittsburg, Estados Unidos, para vários amigos a fim de buscarem o derramamento do Espírito Santo na Igreja Católica. Nessa primeira reunião católica de oração em busca do Espírito Santo foi solicitado aos participantes que lessem os primeiros quatro capítulos do Livro de Atos e o livro “A Cruz e o Punhal”.

As reuniões se realizaram numa grande casa de retiro conhecida como “A arca e a Pomba”. Esse encontro foi apelidado de “o fim de semana de Duquesne”. Naquele fim de semana após o estudo intensivo do Livro de Atos e de um dia devotado à oração e estudo, muitos dos participantes estavam ansiosos por buscar o batismo no Espírito Santo, mas uma festa de aniversário de um dos padres estava programada para o sábado à noite. À medida que a festa começava, um senso de convicção e expectativa permeou o ambiente, logo, um estudante após outro se retirava da festa e subiu as escadas da capela para orar.

Coisas estranhas começaram a acontecer àqueles jovens. Um estudante chamado David Mangan entrou na sala e foi de repente lançado por terra pelo Espírito Santo. Ele relatou a seguinte experiência: “Gritei o mais forte que já gritara em minha vida, mas não derramei uma lágrima. De repente, Jesus Cristo era tão real e tão presente que eu podia senti-lo ao redor. Fui dominado por tal sentimento de amor que não posso descrevê-lo”.

Mais tarde todo o grupo abandonou a festa e reuniu-se na capela para oração católica buscando o batismo no Espírito Santo. Patrícia Gallagher descreveu a reunião deste novo “cenáculo”, assim:

“Naquela noite o Senhor levou todo o grupo para a capela. Orações emanavam de mim para que outros viessem conhecê-lo também. Minha antiga timidez para orar em voz alta foi-se completamente, à medida que o Espírito Santo falava através de mim. Os professores então impuseram as mãos sobre alguns dos estudantes, mas a maioria de nós recebeu o “batismo no Espírito” enquanto estávamos ajoelhados diante do discernimento, profecia e sabedoria, mas o dom mais importante foi o fruto do amor que uniu toda a comunidade. No Espírito do Senhor nós achamos uma unidade pela qual tentáramos há muito tempo alcançar por nossa força”.

A medida que esses buscadores católicos oravam até alcançar o Pentecostes, muitas coisas começaram a ocorrer. Alguns riam incontrolavelmente “no Espírito”, um jovem rolava pelo chão em êxtase, outros gritavam louvores ao Senhor, alguns choravam e outros falavam em línguas caracterizando assim este início do movimento na Igreja Católica.

Da Universidade de Duquesne o movimento se espalhou para a Universidade de Notre Dame – capital intelectual do catolicismo romano, em Soth Bend, Indiana.

Dentro da própria Igreja Católica sempre houve divergência sobre como teria sido o início do Movimento Carismático pois segundo o Cardeal Suenens “o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”, ou seja, seria falso atribuir o nascimento da Renovação Carismática ao fim de semana de Duquesne, pois conforme afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou”.

Os católicos que eram batizados no Espírito Santo eram considerados “fanáticos” e “extremistas”, mas esse movimento alastrou-se como fogo entre os católicos nos Estados Unidos e posteriormente ao redor do mundo.

Por volta do ano de 1974, o movimento abandonou o termo “pentecostal” e adotou o termo “carismático”. Nesse ano calcula-se que havia na América 1.800 grupos de oração e no mundo aproximadamente 2.400 tendo em média 350.000 participantes, desse total 2.000 eram sacerdotes.

Na década de 70 o Movimento Carismático Católico alcançou seu ápice, e a hierarquia católica passou a dar novos direcionamentos ao movimento a fim de que se tornasse mais “católico”. Entre essas diretrizes estavam maior participação na missa, eucaristia e a veneração a Maria. Os católicos carismáticos tendiam a centralizar a pessoa de Jesus Cristo em detrimento do culto a Maria e os santos. Nessa época muitos carismáticos por se sentirem pressionados deixaram a igreja Católica e se vincularam a igrejas protestantes. Mas a maioria aceitou as diretrizes defendidas pelo papa e houve um esfriamento do movimento.

OBJETIVO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA:

Ecumenismo

Definição de Ecumenismo:

O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Para que o objetivo da Renovação Carismática Católica (RCC) fosse alcançado teve-se em mente atingir de modo específico os evangélicos pentecostais por duas razões:

1) Dentre os evangélicos, os pentecostais se demonstravam os mais arredios contra a pretensão de promover o ecumenismo, proposto pelo Concílio Vaticano II;

2) O interesse evangelístico do povo pentecostal afastando muitos católicos de sua grei. O crescimento fenomenal do povo pentecostal, principalmente no Brasil causava grande preocupação à liderança católica.

Na realidade a RCC tem como objetivo segurar o católico dentro da sua própria Igreja e restaurar sua práticas e crendices. Não está interessada em trazer o povo a uma vida nova em Cristo, mas em torná-lo católico praticante, ter orgulho de ser católico.

A Renovação Carismática Católica no Brasil.

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres jesuítas Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, expandindo-se rapidamente pela maioria dos estados brasileiros.

A cidade de Campinas foi escolhida porque lá se concentravam muitos missionários evangélicos norte-americanos que ameaçavam às tradições católicas campineiras.

De Campinas a Renovação Carismática Católica se espalhou por todo o Brasil mesmo havendo restrições impostas pelo clero brasileiro que não era simpatizante do movimento.

- Em 1970 e 71 iniciou-se em Telêmaco Borba, no Paraná, com Pe. Daniel Kiakarski, que conhecera a RC nos Estados Unidos em 1969.

- Em 1972 em Belo Horizonte.

- Em janeiro de 1973 em Anápolis, Brasília, Santarém e Jataí.

- Em 1973, Miranda, no Mato Grosso.

- Em 1973 - I Congresso Nacional da Renovação Carismática no Brasil.

- Em janeiro de 1974 - II Congresso Nacional da Renovação Carismática, comparecendo lideres de vários estados brasileiros.

Em 1972 - Pe. Haroldo escreve o livro Sereis batizados no Espírito onde explica o que vem a ser o “Pentecostalismo Católico”.

Em 1974 se destaca a Comunidade Canção Nova na cidade de Lorena.

A partir de 1980, a Renovação Carismática consolidou-se institucionalmente, espalhando-se por todo o território nacional.

Na clandestinidade o movimento praticamente tornou-se de leigos e poucos padres apoiavam.

No ano de 1999 os carismáticos alegavam serem oito milhões no Brasil e cinqüenta milhões em todo o mundo.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA X IMITAÇÃO DE AVIVAMENTO

A Bíblia, no Antigo Testamento, relata vários avivamentos espirituais, entre eles:

1) Avivamento na Casa de Jacó (Gn 35:1-15).Deus ordenou a Jacó que fosse habitar em Betel e que construísse ali um altar para Deus.

Jacó ordenou a sua família que houvesse três atitudes:

- Lançai fora os deuses estranhos.

- Purificai-vos e mudai as vossas vestes.

- Levantemo-nos e subamos a Betel.

2) Avivamento no Tempo de Samuel (1 Sm 7:2-4)

Samuel diz ao povo:

- Tirai dentre vós os deuses estranhos...

- Preparai o vosso coração para com o Senhor e servi a ele só...

3) Avivamento no Tempo do rei Ezequias ( IICr 29)

- Abriu as portas da casa do Senhor e as reparou (v.3).

- Trouxe os sacerdotes e levitas e lhes disse: santificai-vos agora e santificai a casa do Senhor – (vs. 4,5).

- Façamos um concerto com o Senhor (v.10).

- Purificaram toda a casa do Senhor e limparam todos os utensílios (v.18).

(Os outros avivamentos são: Avivamento no Tempo de Salomão (II Cr 5 a 7), Avivamento no Tempo do rei Asa (II Cr 15: 1-15), Avivamento no Tempo de Josafá (II Cr 17:6-9), Avivamento em Nínive no Tempo do profeta Jonas (Livro de Jonas), Avivamento no Tempo do rei Josias (II Rs 22 e 23 e II Cr 34 e 35), Avivamento no Tempo de Zorobabel (Livros de Ageu e Zacarias) e Avivamento nos dias de Neemias (Livros de Esdras 5 e 6 e Neemias 9 e 12).

CARACTERÍSTICAS COMUNS AOS AVIVAMENTOS:

( Ocorreram em ocasião de densas trevas morais.

( Basearam-se na palavra de Deus, na pregação e na proclamação da Lei de Deus.

( Em todos os avivamentos houve a destruição de ídolos/idolatria.

( Nos avivamentos sempre houve a separação do pecado.

( Sempre houve concerto perante o Senhor para andarem com ELE e guardar os seus testemunhos e seus estatutos com todo o coração e com toda a alma.

( Há sincero arrependimento de pecados e práticas pagãs e mundanas são abandonadas e os padrões de santidade são restaurados.

( A renovação espiritual sempre observa princípios bíblicos.

Não existe renovação ou avivamento espiritual, sem incluir mudança de atitude ou sem arrependimento verdadeiro, sem real mudança no coração e na maneira de viver do povo.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

A Renovação Carismática não se assemelha ao avivamento bíblico. Com raríssimas exceções há arrependimento, mudança de vida e libertação dos vícios. Trata-se de uma renovação de práticas e crendices do catolicismo popular e não de uma renovação com bases bíblicas.

Os primeiros católicos carismáticos centralizavam a adoração na pessoa de Jesus em detrimento ao culto a Maria e aos santos, mesmo hoje existe uma parte dos carismáticos que não adoram Maria nem os santos, não aceitam algumas práticas e crendices da Igreja Católica, admitem que existam erros no catolicismo, mas por temerem um cisma procuram conviver com a idolatria.

LITURGIA

A Liturgia na Renovação Carismática lembra o culto evangélico pentecostal com muita música, corinhos, orações gestos, palmas, e a participação popular.

No livro Missa da Libertação, do padre Marcelo Rossi – Editora Vozes encontram-se alguns cânticos evangélicos adaptados à concepção católica, são corinhos que estão em desuso nas igrejas pentecostais e se tornaram sucesso na Renovação Carismática Católica. São quase todos cristocêntricos.

Nessa liturgia a Igreja Romana começa a falar mais sobre Jesus Cristo e menos sobre Maria. A Bíblia passou a ter lugar mais destacado, pois os carismáticos não se envergonham de carregá-la, e se dedicam mais a sua leitura e a seu estudo.

Em relação a oração os adeptos da Renovação Carismática Católica estão orando corretamente ao Pai, em nome do Senhor Jesus (Jo 14:13-14) buscando a inspiração do Espírito Santo.

Existe também na Renovação uma luta contra a imoralidade, contra as drogas e coisas semelhantes.

O uso da mídia tem favorecido a expansão da Renovação.

LINGUAGEM

A linguagem utilizada direta, fácil e prática. Os cânticos eruditos foram substituídos por corinhos populares de fácil memorização.

APARÊNCIA

A aparência dos padres transparece o “orgulho católico”, são padres atletas, surfistas, halterofilistas, jogadores de futebol, cantores e empresários.

No início a Renovação Carismática Católica voltava-se ao cristocêntrismo. Jesus era o centro da fé, único e suficiente Salvador, Mediador, Consolador (Jo 14:6; 1Tm 2:5; Hb 7:25; 9:14-15), mas devido aos novos redirecionamentos e ingerência dos bispos e autoridades católicas conservadoras, aos poucos passou a ser mariocêntrica, pois Maria passou a ser a mediadora, consoladora e intercessora.

Embora a Bíblia nos diga que ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6:24); que há um só Senhor (1 Co 8:5-6); que há um só Salvador (At 4:12); e um só Mediador (1Tm 2:5) os adeptos da Renovação Carismática transitam entre o cristocêntrismo e o mariocentrismo.

ORGANIZAÇÃO

Para melhor promover suas atividades a RCC se organiza com equipes de âmbito local, regional, nacional e internacional. Essas equipes têm como função promover a articulação entre suas coordenações e garantir sua unidade.

O Grupo de Oração é a base da estrutura da Renovação Carismática.

Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente, encontrão anual de oração (rebanhão) em estádios de futebol e retiros.

ATIVIDADES DE ABRANGÊNCIA DOS GRUPOS DE ORAÇÃO:

➢ Oração sob várias formas (louvor, ação de graças, orações contemplativas, orações em línguas, petições de graças e de cura;

➢ Cânticos (incluindo cânticos espirituais);

➢ Silêncio (conversa íntima e pessoal com Deus e de escutar o que Deus tem a dizer);

➢ Exercício dos dons carismáticos;

➢ Leitura da Bíblia;

➢ Ensino da Palavra;

➢ Testemunhos.

Uma constante observação permeia os grupos no sentido de alertar os crentes que a reunião do grupo de oração não substitui a vida sacramental.

No ano de 1987 através do ICCRO (International Catholic Charismatic Renewal Office) a Renovação solicitou à Santa Sé um reconhecimento oficial.

Em 14 de setembro de 1993, através do Pontifício Conselho para os Leigos foi expedido o decreto de reconhecimento.

DONS CARISMÁTICOS

1) DONS DO ESPÍRITO SANTO = CARISMA

➢ DOM DA CIÊNCIA : faz com que substitua a mentalidade mundana, humana, pela maneira de ver de Deus.

➢ DOM DO CONSELHO: aperfeiçoa a virtude da prudência. Faz com que a alma saiba discernir entre o que se deve fazer e deixar de fazer.

➢ DOM DO ENTENDIMENTO: é uma disposição sobrenatural da alma que lhe permite captar e compreender de maneira extremamente clara e como que por intuição determinados mistérios de nossa fé, ou até mesmo, passagens das Sagradas Escrituras. Sob o influxo desse dom a alma penetra de maneira extremamente clara nos mistérios revelados, capta o alcance das verdades mais profundas da fé, deixa-se conduzir por caminhos de uma oração sempre mais vivenciada.

➢ DOM DA SABEDORIA: disposição sobrenatural da inteligência que leva a dar valor àquilo que diz respeito às coisas de Deus e à glória de seu nome. O dom da sabedoria não se aprende nos livros, mas é comunicado à alma pelo próprio Deus, que ilumina e enche de amor a mente, o coração, a inteligência e a vontade.

➢ DOM DA PIEDADE: disposição sobrenatural da alma que a inclina, sob a ação do Espírito Santo, a comportar-se nas suas relações com Deus.

➢ DOM DA FORTALEZA: capacidade que o Espírito Santo nos dá de viver e suportar as provações e de uni-las às provações de Cristo.

➢ DOM DO TEMOR DE DEUS: disposição sobrenatural da alma que a faz experimentar um imenso respeito por Deus e uma complacência sem limites na sua bondade de Pai (...) temor reverencial.

2) DONS DE SERVIÇO = MINISTÉRIOS QUE COMPÕEM A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

➢ MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Objetivo: anunciar o Senhorio de Jesus, em todas as instâncias mostrar semeando a Cultura de Pentecostes. É um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.

➢ MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTE

Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Renovação Carismática Católica.

MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS

O Ministério para as Crianças visa levar os pequeninos a conhecer Deus, através de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, por meio de uma linguagem adequada à criança (...) mostrar que Jesus está vivo (...) que confiando em Deus a vida fica melhor”.

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO

É o serviço prestado no grupo de oração, orientando seus participantes a buscar a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus, através da oração dos irmãos. O objetivo deste ministério é reacender a chama da fé no coração de todos, Jesus é o ontem, o hoje e sempre estará realizando seus milagres e derramando suas graças em cada um. Deus concede a seus filhos vida em plenitude em Jesus Cristo pelo poder de seu Espírito Santo.

MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS

A Família é o Santuário da Vida, e deve Celebrar Pentecostes, para que Pais e filhos experimentem a força poderosa do Espírito Santo.

MINISTÉRIO FÉ E POLÍTICA

O Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O objetivo é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o (s) candidato(s) conforme a consciência de cada um. Também apóia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO

O objetivo deste ministério é formar os líderes / servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade, unidade e missão.

MINISTÉRIO JOVEM

O Ministério Jovem busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.

O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO

O Ministério de Pregação visa formar pregadores, quer seja aquela pessoa que jamais pregou, quer seja o pregador experiente que deseja aperfeiçoar-se a fim de atingir com eficácia os objetivos do carisma da pregação.

MINISTÉRIO DE PROMOÇÃO HUMANA

Este Ministério tem a missão de trabalhar nas obras sociais, priorizando o atendimento dos excluídos, através da Renovação Carismática Católica.

MINISTÉRIO PARA AS RELIGIOSAS E CONSAGRADAS

O Ministério é formado por mulheres totalmente entregues a Deus.

O objetivo: contribuir para que viva a sua consagração mais plena.

MINISTÉRIO CRISTO SACERDOTE

O Ministério Cristo Sacerdote visa auxiliar os padres no reavivamento de sua vocação, do seu chamado e do Espírito Santo em seus corações.

MINISTÉRIO PARA OS SEMINARISTAS

Este ministério visa auxiliar àqueles que estão buscando sua verdadeira vocação, seja seminarista ou não. O objetivo é fazer com que esta pessoa descubra sua vocação e a viva sob a Luz e a Condução do Espírito Santo.

MINISTÉRIO UNIVERSIDADES RENOVADAS

O Ministério Universidades Renovadas tem como missão evangelizar nas instituições de ensino superior. O objetivo do Universidades Renovadas é levar a experiência de pentecostes a cada estudante professor e funcionário destas instituições para que a partir destas experiência se tornem um Profissional do Reino, que transformem a sociedade a partir da sua prática profissional cristã.

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Longanimidade, Bondade, Benignidade, Mansidão, Fidelidade.

BIBLIOGRAFIA

BLAQUIÈRE, Georgette. Pentecostes é hoje: os grupos de oração da Renovação Carismática. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1993.

MUHLEN, Heribert. Fé cristã renovada: carisma, Espírito, libertação. São Paulo: Edições Loyola, 1980.

OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro; BOFF Leonardo; LIBÂNIO, João Batista; Bettencourt, Estevão. Renovação Carismática Católica – Uma Análise Sociológica Interpretações Teológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

ROSSI, Marcelo. Missa de Libertação – Rito da Missa, orações e cantos – Santuário do Terço Bizantino. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

Revista Veja – Ano 31 – Edição 1541 – nº 14 – 8 de abril de 1998

Revista Defesa da Fé - Ano 2 – nº11 – Março/Abril – 1999

Revista Defesa da Fé – Ano 2 – nº 12 – Maio/Junho - 1999

.br

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download