Roteiro de Tv - O Liquidificador



Introdução

Pretende-se com esse projeto, realizar um telejornal diferente, com muito humor e informação. Ao invés de propor uma idéia que já existe: um jornal com noticias atuais; decidimos propor algo diferente com nosso projeto “De volta para o passado”. Nosso jornal tem caráter informativo e humorístico com uma pequena diferença para os demais: o foco são as notícias do passado, ou seja, teremos um imenso trabalho de pesquisa nos fatos que já aconteceram e que já viraram história, não vamos informar atualidades, e sim notícias antigas, de uma maneira engraçada e verdadeira, com base educacional.

A idéia surgiu quando discutíamos a idéia de um possível jornal semanal sobre esportes e entretenimento. Queríamos fazer um jornal, onde pudéssemos ter a possibilidade de fazer uma matéria ao vivo de verdade, onde o apresentador fizesse a chamada da matéria e onde quer que o repórter estivesse, esta matéria entraria no ar em tempo real. Como descobrimos que isso não seria possível, decidimos brincar com a idéia do “ao vivo”, e escrever um jornal onde as matérias do passado fossem transmitidas ao vivo, algo simplesmente impossível, mas que traria uma certa identificação ao programa. Então começamos a pensar nas primeiras matérias para, posteriormente pensar de que maneira elas poderiam se encaixar.

Quando pensamos no formato do programa, imaginávamos que seria algo com 20 minutos de duração, 1 vez por semana e que este dia seria o sábado, em decorrência da concorrência com os outros canais, no horário de 19h30min. Começamos a pensar na “cara” que o programa teria, um tom mais futurista no cenário, o apresentador se pareceria bastante com o personagem cientista do filme “De volta para o futuro”, e o estúdio estaria cheio de invenções tecnológicas. Pensamos em um único repórter para cobrir todas as matérias, em diferentes lugares do mundo, para trazer um tom de brincadeira, principalmente quando ele viaja no tempo para estar no lugar em que a matéria será transmitida. Depois de algumas discussões, concluímos que a melhor maneira seria fazer quatro matérias que seriam transmitidas no decorrer do programa e uma entrevista ao vivo, com algum convidado que estivesse no estúdio, e esta última encerraria o programa. Quando pensamos nas matérias levamos como critério de escolha, o interesse da matéria e o quanto ela poderia se tornar engraçada.

Sabemos, sobretudo, da dificuldade apresentada pelo projeto, em questão de produção num primeiro nível, e em questão de arte, num segundo nível. Primeiro por que, como seriam notícias do passado, a dificuldade seria imensa, em questão de pesquisa de locações e atores para viverem os personagens, em decorrência de um intervalo muito curto entre um programa e outro; segundo, a questão dos figurinos também seria um problema, já que as matérias variam muito de tempo histórico e isso pode dificultar. Em menor nível de dificuldade estaria a construção do cenário que demanda a mesma atenção que os outros projetos, imaginamos. Mesmo com as dificuldades apresentadas, temos a certeza de que o projeto irá proporcionar desafios para todos os departamentos, desde a elaboração do roteiro até a concepção final da montagem do programa, e acreditamos que, por apresentar uma proposta diferente, possa trazer uma reflexão sobre os modelos de telejornais atuais e sobre aqueles que podem vir a surgir.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download