Plano de aula – Enviar e responder e-mails



Plano de aula: ensinando e aprendendo com nossos pais

Plano de aula – Enviar e responder e-mails

Camila Dantas Ferreira, nº usp 7239732

Fabiana da Silva Moreira, nº usp 7277781

Jaqueline Fátima M. dos Anjos, nº usp 7277836

Jéssica Duarte Perez, nº usp 7277795

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Curso de Pedagogia

camila.dantas.ferreira@usp.br

fabiana.silva.moreira@usp.br

jaqueline.anjos@usp.br

jessica.perez@usp.br

Estudantes do 5º semestre de graduação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A aluna Jaqueline Anjos estagia como aluna pesquisadora do “Projeto Ler e Escrever da Rede Municipal de Ensino” na E.M.E.F. 19 de Novembro. A aluna Fabiana Moreira é auxiliar de classe da educação infantil do Colégio Visconde de Porto Seguro; a aluna Jéssica Perez trabalha atualmente na “Bradesco Vida e Previdência” na área operacional de seguros de vida. A aluna Camila Ferreira se dedica somente aos estudos.

Resumo

Este depoimento trata do plano de aula, e do seu desenvolvimento, das alunas do terceiro ano do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), para a disciplina Metodologia e fundamentos da alfabetização/letramento de jovens e adultos, ministrada pela Professora Nilce da Silva. O objetivo do plano de aula era ampliar o contato e a familiaridade com o gênero digital (e-mail). O plano foi aplicado na residência das alunas, pois o público seria os pais das integrantes do grupo. Os participantes possuem diferentes níveis de alfabetização e de conhecimento virtual, e faixa etária de 40 a 60 anos. O plano foi aplicado em três encontros: 1º - Apresentação do conceito e recursos básicos para enviar um e-mail; 2º - Responder e-mails e troca de e-mails entre os participantes; 3º - Enviar e-mail com um arquivo em anexo.

Palavras-chave: gênero digital, e-mail, adultos, alfabetização.

Abstract

This testimonial treats of the lesson plan, and its development, the students' third year of the course of Pedagogy, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), for the discipline Metodologia e fundamentos da alfabetização/letramento de jovens e adultos, taught by professor Nilce da Silva. The objective of the lesson plan is to increase contact and familiarity with the genre digital (email). The plan was applied in the residence of the students, because the audience would be parents of the group members. Participants have varying levels of literacy and virtual knowledge, and aged 40 to 60 years. The plan was administered in three sessions: 1-Presentation of the concept and basic resources to send an e-mail; 2 - Answer e-mails and exchanging e-mails between participants; 3 - Send e-mail with an attached file.

Keywords: gender digital, e-mail, adults, alphabetization.

Résumé

Cette témoignage traite le plan de leçon, et son développement, des élèves de la troisième année de cours de Pédagogie, de Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, de la discipline Metodologia e fundamentos da alfabetização/letramento de jovens e adultos, donnée par le professeur Nilce da Silva. L'objectif du plan de leçon est de multiplier les contacts et la familiarité avec le genre (e-mail) numérique. Le plan a été appliqué à la résidence des étudiants, parce que le public serait les parents des membres du groupe. Les participants ont différents niveaux de littératie et de la connaissance du virtuel, et âgés de 40 à 60 ans. Le plan a été administrée en trois sessions: 1-Présentation du concept et des ressources de base pour envoyer un e-mail; 2 - Réponse des e-mails et d'échanger des e-mails entre les participants, 3 - Envoyer un e-mail avec un fichier joint.

Mots-clés: sexe numériques, e-mail, adultes, l'alphabétisation.

Depoimento

Ficou decidido que o nosso plano de aula “Enviar e responder e-mails” seria proposto para os pais das integrantes do grupo nas suas próprias residências e com aula individualizada, cada professora-estudante ficou responsável de programar os encontros em horários acessíveis para os alunos participantes, lembrando que o tempo de duração de cada encontro dependeria das dificuldades apresentadas de cada aluno.

A escolha pelos nossos pais se deu pelo fato de serem pessoas próximas a nós o que nos facilitaria a nossa primeira experiência de regência com adultos, além de ter sido uma ótima experiência de ensino-aprendizado para todos os envolvidos.

O primeiro encontro durou aproximadamente trinta minutos, explicamos aos alunos os conceitos básicos de como acessar o provedor de e-mail Gmail através do atalho que se encontra no site do Google que é a nossa página inicial. A partir daí, estando na página do Gmail, iniciamos o processo de cadastramento do email através do link “Criar uma Conta”. Os alunos escolheram seus próprios e-mails no Gmail: mariaeamanda28@; sebastião.tupa@; odete.perez@ e valdilenedantasr@. No início eram muitas informações, muitas novidades, mas acompanhadas de um “medo” do computador por parte dos alunos.

O segundo encontro durou aproximadamente trinta minutos, explicamos aos alunos que deveriam responder o email enviado por nós na aula passada, e que enviassem um email para os outros alunos do plano, a qual poderia ser uma frase simples. Essa atividade ajudou-os a perder um pouco da insegurança e da vergonha de não saber usar esse recurso eletrônico. A troca de mensagens entre os alunos os incentivou a escrever, pois de perceberem que os outros tinham as mesmas dificuldades diante do computador e estavam no mesmo caminho de aprendizagem. Entretanto, surgiu a preocupação de escrever certo para as outras pessoas lerem.

No terceiro encontro, que durou aproximadamente trinta minutos, os alunos tinham que enviar e-mail com anexo uns aos outros. Os alunos leram os e-mails enviados pelas outras integrantes e aprenderam sobre a função do item anexo do email e como deveria encaminhar um email com anexo. Todos os alunos mandaram fotos deles, de pessoas da família ou de lugares que gostavam, isso fez com que eles se sentissem mais próximos uns dos outros e com mais a vontade nas trocas de mensagens. Por fim, todos os alunos trocaram os últimos e-mails, agradeceram pelas aulas e falaram brevemente o que tinham achado delas.

No decorrer dos três encontros, percebemos que as principais dificuldades dos alunos estão na insegurança em usar o computador e questões de escrita e leitura . Há uma resistência ao novo e medo de danificar o aparelho. O trabalho com a leitura e a escrita se tornou significativo, pois usar email faz parte do cotidiano e facilita muitas coisas.

Para cada uma das “professoras” que aplicaram o plano de aula ficaram marcados diferentes sentimentos de curiosidade, ansiedade, insegurança e satisfação apresentados por seus pais diante do processo de aprendizagem. Podemos resumir que para todas nós foi uma experiência muito gratificante, primeiramente por ter ensinado algo novo para pessoas próximas a nós, e segundo por todas percebermos o quanto eles ficaram empolgados e orgulhosos de si mesmos diante desse novo recurso de comunicação, o qual todos ouviam muito falar, mas não sabiam como utilizar.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download