Inno Setup - Faculdade Mater Dei



Inno Setup – Criando Instalador Profissional

Entre os muitos instaladores profissionais no mercado, o Inno Setup pode ser considerado um dos mais avançados, possuindo uma grande vantagem em relação aos outros: é freeware (software gratuito).

Desenvolvido e mantido por Jordan Russel desde 1997, pode ser baixado no endereço , juntamente com alguns softwares adicionais, como um pacote com a tradução das telas do instalador para o português

. A instalação do aplicativo Inno Setup é bem simples e não exige configurações adicionais.

As instalações criadas no Inno Setup são baseadas em scripts com um formato semelhante aos arquivos com extensão .ini, separados por seções. Cada seção controla um aspecto diferente da instalação.

Usando o Inno Setup, pode-se criar instaladores personalizados para sistemas em Delphi e também distribuir bibliotecas e softwares adicionais (como BDE ou drivers dbExpress).

Criando um instalador[pic][pic][pic]

Ao iniciar o Inno Setup, veja a Figura 1, três opções são disponibilizadas: (1) criar um arquivo de instalação usando um assistente, caminho mais fácil para criar um instalador, (2) iniciar com um arquivo vazio ou (3) abrir um arquivo existente.

[pic]Figura 1– Tela inicial do Inno Setup.

Para demonstrar como é feita a utilização do Inno Setup, para criar instaladores profissionais, será utilizado o assistente. Portanto, marque a opção “Create a new script file using the Script Wizard”, clique no botão OK e na janela aberta a seguir: “Welcome to the Inno Setup Script Wizard”, pressione o botão Next.

O processo de criação é bastante simples, na tela seguinte, como mostra a Figura 2, deve-se definir as “informações da aplicação” incluindo: (1) o nome da aplicação, (2) o nome da aplicação incluindo o número da versão, (3) o nome da empresa ou pessoa responsável pelo produto e (4) o site da empresa/produto (neste caso deixado em branco). Para seguir o exemplo, preencha os campos com os dados de uma aplicação real e clique no botão Next.

[pic]

Figura 2 – Configurando as informações da aplicação.

No passo seguinte, veja a Figura 3, será solicitado o diretório onde serão instalados os arquivos da aplicação. Em “Application destination base directory” a opção “Program Files directory” mapea o diretório Arquivos de Programas (no Windows em português), já a opção “Custom” permite ao usuário especificar um novo diretório. Ainda nesta janela a opção “Allow user to change application directory” determina se o usuário pode mudar o diretório escolhido durante o processo de instalação.

Definidos os diretórios da aplicação, clique em Next e na tela que será, veja a Figura 4, é necessário especificar o executável principal da aplicação e os demais arquivos necessários para a instalação. Para localizar o executável (.exe) deve-se usar o botão Browse e os demais arquivos, como por exemplo o banco de dados (*.GDB) e bibliotecas (*.DLL) devem ser escolhidos usando o botão Add File(s).

Ainda na janela “Application Files” é possível adicionar pastas inteiras através do botão Add directory e também determinar a pasta destino para um determinado arquivo. Para isso selecione o arquivo desejado e clique no botão Edit, especificando em “Destination subdirectory” a pasta para onde o arquivo deve ser copiado. Essa opção permite, por exemplo, especificar um diretório padrão como o diretório de sistema do Windows.

[pic]

Figura 3 – Opções de diretórios da aplicação.

[pic]

Figura 4 – Informando o arquivo executável principal e arquivos auxiliares.

Após incluir todos os arquivos necessários da aplicação, clique no botão Next. Na próxima janela, veja a Figura 5, serão incluídos os grupos no menu iniciar e atalhos na área de trabalho. Na opção “Application Start Menu folder name” deve ser informado o nome do grupo de programas no menu iniciar do Windows.

Ainda na janela “Application Icons” a opção “Allow user to change the Start Menu folder name” quando selecionada permite ao usuário da instalação trocar o nome do grupo de programas no menu iniciar. Outra opção destacável, “Create na Uninstall icon in the Start Menu folder”, se escolhida cria uma opção para desinstalar a aplicação. Por último, a opção “Allow user to create a desktop icon” quando selecionada cria um ícone de atalho para a aplicação na área de trabalho.

[pic]

Figura 5 – Criação de ícones.

Uma vez definidos os ícones de criação, clique no botão Next. Na tela seguinte, veja a Figura 6, devem ser especificados os arquivos-texto: (1) arquivo com a licença do produto, (2) arquivo mostrado antes do processo de instalação e (3) arquivo mostrado depois do processo de instalação (por exemplo o arquivo leia-me.txt) e para concluir este passo clique novamente no botão Next.

Na tela seguinte, veja a Figura 7, devem ser determinadas as configurações da compilação do arquivo de instalação. Na opção “Custon compiler destination base directory” através do botão Browse deve ser escolhida a pasta onde será criado o arquivo de instalação (Setup.exe) e o nome do arquivo de instalação deve ser digitado na opção “Compiler destination base name”. A opção “Setup password” deve ser utilizada para definir uma senha de instalação.

Para finalizar o assistente para criação do arquivo de instalação clique em Next e na tela seguinte em Finish. Processo finalizado o script de instalação pode ser observado na Figura 8.

[pic]

Figura 6 – Arquivos-texto exibidos na instalação.

[pic]

Figura 7 – Configurações da compilação.

Ao final do processo de criação do script, pelo assistente, será perguntado se o usuário deseja compilar (Would you like to compile the new script now ?) o script gerado, clique em Sim. Pronto, o instalador Setup.exe e o script de instalação Setup.iss foram criados na pasta “Instalador” como foi determinado na tela mostrada na Figura 7.

[pic] Figura 8 – Script de instalação logo após a geração.

IsTool

Como trabalhar com scripts pode ser trabalhoso e demorado, foi desenvolvida uma ferramenta gráfica (também freeware), denominada IsTool, que gera automaticamente ou mantém scripts para o Inno Setup.

Esta ferramenta pode ser baixada através do endereço ou na página do desenvolvedor do Inno Setup, Jordan Russel, is3rdparty.php.

A instalação é bastante simples e existe uma versão em português, o idioma é escolhido durante a instalação, como mostra a Figura 9.

[pic]

Figura 9- Instalando a versão em português do IsTool.

A Figura 10 mostra o script criado através do assistente no Inno Setup carregado no IsTool através da opção da barra de menu “Arquivo|Abrir... (Ctrl+O)”. Ainda nesta figura, é possível observar no menu “Seções” à esquerda várias opções, tais como: inserir “Arquivos e Diretórios”, trabalhar como o “Registro” do Windows, definir itens ou “Ícones” no menu iniciar, entre várias outras.

[pic]

Figura 10- Script do Inno Setup carregado no IsTool.

Instalação com múltiplos disquetes

Muitas vezes o arquivo de instalação possui um único arquivo executável (Setup.exe) que pode ser gravado em um CD-ROM para distribuição. Apesar de atualmente ser comum usar a mídia CD-ROM para distribuição de aplicações, muitos ainda precisam utilizar disquetes. Para criar instalações em múltiplos disquetes, clique na seção “Script”, localize a seção [Setup] do script e adicione o seguinte código:

DiskSpanning=True

DiskSize=1457664

Essas configurações podem também ser feitas através do menu “Projeto|Opções de Instalação>Múltiplos volumes...”.

Ao compilar a instalação com múltiplos disquetes os arquivos gerados Setup.exe e Setup1.exe devem ser colocados juntos, no primeiro disquete de instalação e os arquivos restantes, um para cada disquete obedecendo a ordem da numeração.

Mais configurações

No IsTool é possível realizar mais algumas configurações interessantes através da opção do menu “Projeto|Opções de Instalação” ou através do botão “Options” da barra de ferramentas.

Nestas opções de instalação estão disponíveis as mesmas informações fornecidas no assistente do Inno Setup, além de várias outras. Por exemplo, para colocar o logotipo da empresa no instalador, basta adicionar os arquivos (com a extensão .bmp) ao diretório de instalação do Inno Setup (C:\Arquivos de programas\Inno Setup 5), colocando o mesmo nome (wizmodernimage.bmp e wizmodernsmallimage.bmp) dos arquivos que se encontram no diretório. Isso pode ser feito com a opção “Projeto|Opções de Instalação>Aparência...”, como mostra a Figura 11.

Dica: em is3rdparty.php podem ser baixadas várias extensões para o InnoSetup. Entre elas, está um pacote com imagens para personalizar a aparência dos instaladores, WizardImages.cab, com mais de 500 imagens.

[pic]

Figura 11- Opções de aparência do IsTool.

Compilação e tradução

Feitas todas as configurações necessárias o próximo passo no IsTool é compilar o script de instalação para gerar o arquivo de instalação (Setup.exe). Clique no botão [pic], ou no menu “Projeto|Compilar instalação”, ou ainda, pressione as teclas de atalho Ctrl+F9.

Após o término do processo de compilação e criação do instalador, o usuário é perguntado se ele deseja iniciar a instalação, veja a Figura 12.

Clicando em Sim, a instalação é executada, como mostra a Figura 13. Agora pode ser observado que o instalador está apresentado as mensagem em inglês (Welcome to the Livro Caixa Setup Wizard). Para traduzir as mensagens de instalação para o português acesse files/istrans

e baixe uma das várias traduções disponíveis. O arquivo de tradução (.isl[1]) deve corresponder a versão principal do Inno Setup que estiver sendo utilizada. Uma maneira rápida de fazer a tradução é salvar o arquivo escolhido (portuguese-br.ini) com o nome Default.isl na pasta de instalação do Inno Setup, sobrescrevendo o arquivo de mesmo nome.

[pic]

Figura 12- Compilação do Script de instalação.

[pic]

Figura 13- Tela inicial do instalador.

Referência

Luciano Almeida Pimenta. Inno da Instalação. Revista ClubeDelphi, edição 39 (Ano IV), pág. 22 - 25.

-----------------------

[1] isl- inno setup language.

-----------------------

2

1

3

1

2

3

4

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download