I - APRESENTAÇÃO



SUMÁRIO

I- APRESENTAÇÃO 1

O CONVÊNIO COM O JAPÃO 1

O PAPEL DO IBQP 1

TCTP – PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES 2

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA 3

01 – Introdução 3

02 – Instituição Executora 3

03 – Objetivo Geral 4

04 – Objetivos Específicos 4

05 – Período de Realização 4

06 – Local de Realização 4

07 – Metodologia 4

08 – Recursos 5

09 – Idioma 5

10 – Avaliação 5

11 – Certificados 5

III – INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO 6

01 – Número de Vagas 6

02 – Países Participantes da Quarta Edição 6

03 – Qualificação dos candidatos 6

04 – Procedimento para a inscrição 6

IV – SUBSÍDIOS E DESPESAS 8

V – ACOMODAÇÕES 8

VI – REGULAMENTO 8

VII – OUTRAS INFORMAÇÕES 10

01 – Instruções Preliminares 10

02 - Visto 10

03 – Passagem Aérea 10

04 – Aeroporto 11

05 – A cidade de Curitiba 11

ANEXO 1 FICHA DE INSCRIÇÃO 13

ANEXO 2 AUTO-AVALIAÇÃO 20

ANEXO 3 – CONTEÚDO CURRICULAR TENTATIVO 21

I- APRESENTAÇÃO

O CONVÊNIO COM O JAPÃO

O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão é regulado pelo Acordo Básico

assinado pelo Governo dos dois países, em 22 de setembro de 1970. No Brasil, o Programa é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. O seu principal papel é o de promover, difundir e coordenar a cooperação técnica entre as organizações, instituições nacionais e estrangeiras, bem como operar programas de cooperação técnica internacional.

Este convênio conduziu à criação do IBQP-PR, base para a implementação do Projeto IBQP em todo o País. Foi assinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, tendo como suporte técnico para sua implementação o Centro de Produtividade do Japão para o Desenvolvimento Sócio-Econômico (JPC-SED).

Do lado brasileiro, a formalização se deu através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, SEBRAE e Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

O PAPEL DO IBQP

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP - é o resultado da mobilização nacional. Nasceu da convergência de esforços de entidades governamentais e lideranças empresariais com vistas a assegurar vantagens competitivas nos diversos segmentos produtivos do País, através do desenvolvimento sustentável e com respaldo no então Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, instituído pelo Governo Federal em 1990.

Face ao novo reordenamento da economia mundial, e, em especial a internacionalização dos negócios, a iniciativa privada em parceria com o Governo Federal, criou o Movimento Brasil Competitivo - MBC, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. O MBC tem como finalidade básica coordenar e promover ações estruturantes de conteúdo inovador na área de qualidade e produtividade, priorizando a implementação de projetos paradigmáticos de alta visibilidade, contribuindo para elevar a competitividade da economia e o padrão de vida da sociedade brasileira.

Aos estados pelo seu poder de mobilização junto aos vários segmentos da sociedade, coube o papel de disseminar o referido movimento, através de Programas Estaduais de Qualidade e Produtividade, cujo sucesso já é experimentado nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe entre outros. No Estado do Paraná, atualmente, esta missão está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP, que instituiu o Movimento Paraná Competitivo - MPC, alinhado aos propósitos do governo estadual, e do Movimento Brasil Competitivo - MBC.

O esforço de sua implementação assume no Estado o Paraná um caráter estratégico, em razão de seus objetivos que é o de gerar benefícios a toda a sociedade paranaense: aos cidadãos, propiciar melhor qualidade de vida; ao setor produtivo, o aumento de sua competitividade; e finalmente ao poder público, a busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, com menor custo.

Para o sucesso do Movimento Paraná Competitivo - MPC, necessário se faz a participação de toda a sociedade, pois não de trata de uma ação isolada, e sim de todos os paranaenses que acreditam dentro do mais alto espírito democrático, na participação como força propulsora, capaz de impulsionar o estado na direção da modernidade e do Futuro.

Assim, o papel do IBQP é estimular a mobilização para um Movimento Brasileiro de Produtividade e Competitividade. Cabe ao Instituto disseminar informações sobre todas as iniciativas existentes, promover o intercâmbio de experiências e fomentar a proliferação de ações que impulsionem o desenvolvimento da Qualidade e Produtividade.

A exemplo do Japão, o Brasil deve desenvolver seus princípios de produtividade contemplando e conciliando anseios e necessidades de todos os segmentos da sociedade. A concepção desses princípios e seu entendimento nacional são tarefas árduas, mas imprescindíveis à congruência de interesses em torno de um Brasil competitivo.

Cientes da responsabilidade de integrar um movimento dessa natureza, capaz de contribuir efetivamente para a elevação dos índices da qualidade de vida no País, agentes de diversos setores somaram esforços para a criação do Instituto. O IBQP é, portanto, resultado de uma vontade nacional e tem a obrigação de atuar em consonância com os interesses da sociedade como um todo, mediante a elevação dos níveis da produtividade nos diversos setores produtivos.

Na sua consolidação, o IBQP-PR tornou-se IBQP, vislumbrando uma nova etapa de atuação e com ela a missão de executar o Programa TCTP - Third Countries Training Program.

TCTP – PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES

O IBQP e a JICA pretendem através da consolidação desse grande projeto, levar aos países da América Latina e África de língua portuguesa, a capacitação tecnológica em Gestão Integrada da Produtividade, bem como a formação de um corpo de especialistas multiplicadores nos seus países de origem.

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

01 – Introdução

O elevado nível de competitividade das economias que hoje se destacam, não deixa dúvidas quanto à importância do desenvolvimento da Qualidade, Produtividade e Inovação como instrumentos fundamentais no processo de avanço competitivo.

O impulso proporcionado por programas que visam a capacitação e o desenvolvimento tecnológico propicia, sem dúvida, ganhos significativos de produtividade e a conseqüente melhoria da qualidade de produtos e serviços ofertados. Isso demanda, entretanto, a inserção de novas referências conceituais e práticas, bem como o desenvolvimento de instrumentos de apoio permanente.

Diante deste contexto, o programa pretende, através do curso proposto, instrumentalizar e proporcionar aos participantes, conhecimentos e técnicas conceituais e práticas inovadoras relacionadas à integração de 4 elementos: Qualidade, Produtividade, Inovação e Sustentabilidade.

02 – Instituição Executora

A cidade de Curitiba é o local escolhido para realizar o curso onde se encontra a sede do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade– IBQP.

O IBQP se caracteriza como instrumento aglutinador de forças dos diversos segmentos da sociedade brasileira: empresários, trabalhadores, consumidores, meio acadêmico e governo. Para alcançar seus objetivos, vem trabalhando sempre em parceria com instituições e entidades públicas e privadas de âmbito nacional, regional, estadual ou setorial, constituindo-se, assim, em elo permanente de articulação que estimula e promove o debate e o equacionamento de questões estratégicas do movimento pela qualidade e produtividade.

Porém para desempenhar o papel de um centro de conhecimento e de ações estruturantes no âmbito da qualidade, produtividade e inovação, o Instituto entende que não basta atuar apenas em nível nacional, mas sim se constituir em elo multiplicador dos conceitos, das práticas e das experiências adquiridas que possam ser assimiladas e disseminadas entre os diversos países que possuam similaridade econômica e sociocultural e que possam de uma forma integrada absorver e contribuir para o intercâmbio e o enriquecimento tecnológico desses países.

Desde 1995 o IBQP vem usufruindo os treinamentos da JICA através do repasse da tecnologia japonesa, assim como através da participação anual de técnicos brasileiros nos cursos de qualidade e produtividade no Japão.

Assim sendo, o programa dispõe de um corpo técnico altamente capacitado, material didático e de apoio, local e equipamentos de última geração para as aulas presenciais, contando ainda com a colaboração das diversas organizações parceiras e associadas para realização de visitas técnicas e atividades práticas importantes no processo de treinamento e aprendizado.

Nesse aspecto é de interesse do IBQP atuar como nucleador da Produtividade em parceria com a JICA para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina.

03 – Objetivo Geral

Prover aos participantes dos países Latino – Americanos e Africanos de língua portuguesa, uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da produtividade de seu país, através de novos conhecimentos, conceitos e tecnologias nas áreas de Qualidade, Produtividade, Inovação e Sustentabilidade.

04 – Objetivos Específicos

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a interpretar, analisar, relacionar e aplicar os conceitos e técnicas das seguintes áreas:

- Gestão da Competitividade e Produtividade;

- Medição e Análise da Produtividade Sistêmica;

- Gestão da Qualidade;

- Inovação; e

- Desenvolvimento Sustentável.

05 – Período de Realização

6 à 31 de Março de 2006.

06 – Local de Realização

IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná.

Rua Doutor Correa Coelho, 741 – Curitiba – Paraná – Brasil

CEP: 80210-350 – Tel: 55 41 264-2246

Fax: 55 41 264-2270

Email: capacitacao@.br

07 – Metodologia

• Aulas expositivas através de palestras técnicas;

• Recursos áudio – visuais específicos;

• Trabalhos, vivências e dinâmicas em grupo;

• Exercícios, simulações e estudos de casos;

• Visitas técnicas observatórias.

08 – Recursos

Os recursos tecnológicos e de infra-estrutura do Instituto foram planejados para oferecer o que há de melhor em tecnologia para cursos e treinamentos.

09 – Idioma

O curso será ministrado em português. Está previsto um módulo com palestrante japonês, o qual fará a sua apresentação em inglês.

10 – Avaliação

Objetivando-se medir o grau de crescimento individual, será aplicada uma pré – avaliação (avaliação via informações constantes na ficha de inscrição) e, ao final do programa, cada participante fará uma apresentação junto a um grupo temático de trabalho que poderá versar sobre os seguintes temas: Produtividade, Qualidade, Competitividade ou Desenvolvimento Sustentável.

11 – Certificados

Os participantes receberão um certificado emitido pelo IBQP e JICA.

III – INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO

01 – Número de Vagas:

13 para os países participantes;

05 para o Brasil.

02 – Países Participantes da Quarta Edição:

Poderão inscrever-se candidatos dos seguintes países:

Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Barbados, Paraguai, Bolívia, Costa Rica, Cuba, México, Moçambique, Peru e Venezuela.

03 – Qualificação dos candidatos:

• Devem ser indicados oficialmente por seus respectivos órgãos governamentais de acordo com os procedimentos formais estipulados no item 04 desta Seção.

• Devem possuir formação universitária, com especialização nas áreas de preferência: Ciências, Engenharia, Economia, Administração, Psicologia, ou possuir formação equivalente;

• Devem estar vinculados a organizações públicas engajadas ou articuladas nos esforços e programas de âmbito nacional e atividades relacionadas ao desenvolvimento da Qualidade, Produtividade e Inovação;

• Devem ter experiência prática nas áreas mencionadas acima;

• Devem possuir um bom domínio no inglês e português falado e escrito (imprescindível o inglês);

• Não devem estar em serviço militar;

• Devem apresentar boas condições de saúde física e mental, a ser comprovado por atestado médico.

04 – Procedimento para a inscrição:

a) O candidato ao treinamento, indicado pelo Governo de seu país, deverá providenciar os seguintes documentos:

□ Ficha de Inscrição (ANEXO 1), em 3 (três) vias, sendo necessária a colocação de uma foto tamanho 3 X4 em cada uma das vias;

□ Formulário de auto-avaliação (ANEXO 2), em 3 (três) vias;

□ Atestado Médico;

□ Cópia do diploma universitário.

b) O candidato deverá encaminhar os documentos da seguinte forma:

□ 2 (duas) vias do Anexo 1, 2 (duas) vias do Anexo 2 e o atestado médico para a Embaixada do Brasil ou outra representação diplomática do Brasil no seu País;

□ 1 (uma) via do Anexo 1, 1 (uma) via do anexo 2 e cópia do diploma universitário para o IBQP - Núcleo de Capacitação de RH, cujo endereço consta no item 06 do da Seção II;

□ Prazo para o envio da inscrição às embaixadas: 13/01/2006

c) A Embaixada ou representação diplomática responsabilizar-se-á pelo envio dos documentos à Agência Brasileira de Cooperação – ABC, até a data de 27/01/2006;

d) O resultado da seleção será comunicado oficialmente pela ABC à Embaixada ou representação diplomática no respectivo país, o qual informará o candidato selecionado, até o dia 10/02/2006.

IV – SUBSÍDIOS E DESPESAS:

O IBQP e a JICA custearão as seguintes despesas (somente para candidatos estrangeiros):

A – Passagem aérea internacional (ida e volta) na classe econômica normal entre o aeroporto internacional designado pelo IBQP / JICA e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais – PR (a 10 minutos de Curitiba);

B – Taxa de embarque e retorno ao país participante;

C – Transporte aeroporto – hotel - aeroporto;

D – Acomodações em hotel designado pelo IBQP / JICA;

E – Seguro e assistência médica, desde a chegada ao Brasil até a partida para o país de origem;

F – Ajuda de custo diária de US$ 25,00 para alimentação;

G – Material de consumo para o desenvolvimento do treinamento.

Observações:

• Quaisquer outras despesas, como por exemplo impostos, taxas governamentais, taxas para regularização do visto no Brasil, etc. serão de responsabilidade dos participantes.

Nota: Para os participantes brasileiros, o IBQP / JICA garantirá apenas a gratuidade do treinamento e o fornecimento de materiais didáticos, quando for o caso. As passagens aéreas, acomodações, transporte, seguros, assistência médica e alimentação serão de exclusiva responsabilidade dos participantes.

V – ACOMODAÇÕES:

O IBQP / JICA designará, em local próximo ao Instituto, o hotel para acomodação dos participantes, onde estará incluído o café da manhã.

VI – REGULAMENTO:

Os participantes deverão observar as seguintes condições:

• Cumprir estritamente a agenda e o conteúdo curricular do treinamento;

• Não prolongar o período de treinamento;

• Não vir acompanhado de qualquer membro de sua família ou qualquer outra pessoa;

• Retornar ao país de origem assim que terminar o treinamento, de acordo com a agenda de viagem designada pelo IBQP / JICA;

• Aceitar as condições estipuladas pelo seu governo e os governos do Brasil e do Japão, em relação ao treinamento;

• Seguir as regras e os regulamentos definidos pela Instituição / Empresa onde for empreendido o treinamento, estudo ou visita;

• Não se envolver em atividades políticas ou de trabalho visando ganho ou benefícios;

• Comportar-se e vestir-se adequadamente dentro e fora do Centro, utilizando equipamento de segurança quando for o caso;

• Interromper o treinamento apenas em caso de doença grave que determine incapacidade de sua continuidade;

• Elaborar relatório final definido pela coordenação.

VII – OUTRAS INFORMAÇÕES:

01 – Instruções Preliminares

Os participantes devem procurar a representação diplomática brasileira ou o escritório da JICA em seu país, a fim de efetuarem os procedimentos necessários e obterem as devidas instruções antes de sua partida.

02 - Visto

O candidato selecionado deverá encaminhar-se à Embaixada e/ou Consulado Brasileiro em seu país para providências relativas ao visto de entrada no Brasil.

Atenção:

• O candidato deverá cuidar para que, em toda a documentação, seu nome e o de seu país sejam registrados por extenso – sem qualquer abreviatura;

• Ao chegar ao Brasil, os participantes deverão regularizar o visto de estudante junto a Polícia Federal, para isso é imprescindível:

- 2 fotos 3 x 4, coloridas e com fundo branco;

- Pedido de visto original (lembramos que os nomes não podem estar abreviados);

- Pagamento de taxa – aproximadamente US$ 100;

• Os candidatos africanos que vierem pelos Estados Unidos terão que, também, obter o visto americano.

Observação: a existência de nomes abreviados na documentação original do participante implicará em procedimentos de regularização junto ao consulado/embaixada e, conseqüentemente, pagamento de taxas adicionais por conta do participante.

03 – Passagem Aérea

Os participantes deverão chegar e partir do Brasil nas datas designadas pelo IBQP/JICA, que serão confirmadas com o envio da passagem aérea. A passagem aérea será remetida via PTA (autorização para emissão de passagem aérea).

04 – Aeroporto

Uma vez cumpridas as exigências da Imigração e Alfândega Brasileira, o participante deverá aguardar na área de desembarque internacional o contato de pessoa credenciada pelo IBQP, a qual o acompanhará até o hotel.

05 – A cidade de Curitiba

A capital do Estado do Paraná tem 312 anos e está localizada no Sul do Brasil. Com um PIB de R$ 15,19 bilhões/ano, tem renda per capita de aproximadamente R$ 10.289,00/ano, contra uma média nacional de R$ 4.958,85/ano.

É a única cidade brasileira a entrar no século 21 como referência nacional e internacional de planejamento urbano e qualidade de vida, com o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,856, um dos melhores do país, mesmo sendo uma metrópole. Tendo sido eleita por 3 vezes consecutivas (2000,2001 e 2002) a melhor cidade do Brasil para fazer negócios, segundo pesquisa da Revista Exame, e a 5ª da América Latina, segundo a Pesquisa da América Dow Jones, maio 2005. E ainda, a cidade brasileira com melhor índice de qualidade de vida para receber executivos estrangeiros(Mercer Human Resource 2004), talvez contribuição da natureza cosmopolita da maior parte de sua população de 1,7 milhão de habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.

As soluções urbanas inovadoras que vão do sistema de transporte coletivo da cidade, considerado o mais eficiente do país e um dos melhores do mundo, passando por simples “yellou box”, solucionando graves problemas de engarrafamentos e parques, jardins e outras formas de contribuem para a cidade ostentar o índice de 51 metros quadrados de área verde por habitante, índice três vezes maior que o recomendado pela UNESCO, e ser considerada a Capital Ecológica do Brasil.

A atual administração, conduzida pelo prefeito Carlos Alberto Richa, é sustentada por três diretrizes básicas: geração de empregos, gestão compartilhada e integração metropolitana.

DADOS GEOGRÁFICOS

• Área 432,17 km2

• Relevo Levemente ondulado

• Área verde por habitante 55m2

• Extensão Norte-Sul 35 km

• Extensão Leste-Oeste 20 km

• Altitude média 908 m

• Latitude 25º25'48'' Sul

• Longitude 49º16'15'' Oeste

• Fuso Brasília

• Clima Temperado

• Pluviosidade 1.500 mm/ano

• Temp. média no verão 21ºC

• Temp. média no inverno 13ºC

Fonte:

curitiba..br;

Boletim de Informações Sócio–Econômicas de Curitiba – 2005, 9º Edição – Curitiba S.A / Prefeitura Municipal de Curitiba;

Curitiba em Dados – IPPUC/ Prefeitura Municipal de Curitiba.

ANEXO 1 FICHA DE INSCRIÇÃO

IV PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES EM GESTÃO INTEGRADA DA PRODUTIVIDADE

Nome:____________________________________________________________

País: ____________________________

Instruções

1. Preencher em letra de forma ou a máquina

2. Entregar 2 vias na Embaixada do Brasil ou Representação Diplomática Brasileira no seu país

3. Encaminhar uma via diretamente ao IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade)

I – INFORMAÇÕES DO CANDIDATO:

01 - Dados Pessoais:

Nome Completo:

___________________________________________________________________

Nacionalidade: _______________________________________________________

Nome completo do pai

___________________________________________________________________

Nome completo da mãe

___________________________________________________________________

Data de nascimento ____/____/____

Cidade: __________________________

Estado: __________________________

País: __________________________

Sexo: __________________________

Estado Civil: __________________________

Nome do Cônjuge:

___________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________

Bairro: ___________________ Cidade:__________________País: _____________

Código do país: ____________________ Código da Cidade: __________________

Telefone: ___________________________ Fax: ___________________________

E – mail: ___________________________________________________________

Documentação

Número do passaporte:____________________ Data de emissão: ___/___/___

Emitido em (cidade / país): __________________ Data de validade: ___/___/___

Número da identidade: (brasileiro) ______________________________________

Tipo de Sangue: __________________________Fator RH ___________________

Pessoa a ser notificada em caso de emergência

Nome completo:

___________________________________________________________________

Parentesco: _________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________Bairro: _______________ Cidade: ________________ País: __________________

Código da Cidade: ____________________ Código do País: __________________

Telefone: ___________________________Fax: ____________________________

E – mail: ___________________________________________________________

02 - Dados da Escolaridade

Formação Universitária

Curso Período Instituição

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

Curso de Aperfeiçoamento

Curso Período Instituição

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

Títulos Acadêmicos (mestrado, doutorado, etc. )

Curso Período Instituição

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

Trabalhos Publicados

Títulos Data Editora

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

Viagens ao exterior por motivo de estudo ou trabalho

País Objetivo Período

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

_________________ _________________ _________________

03 - Dados da Empresa e Experiência Profissional

Experiência Atual

Empresa: ___________________________________________________________________

Endereço da Empresa:

___________________________________________________________________

Cidade / País: __________________________Tel/Fax:_______________________

E-mail___________________________N.º de funcionários: __________________

Atividade principal da organização:

___________________________________________________________________

Cargo: ___________________________________________________________________

Tempo no cargo:

___________________________________________________________________

Departamento em que trabalha:

___________________________________________________________________

Suas atividades são relacionadas a (indique porcentagem de atuação)

Pesquisa _____________% Controle ______________% Ensino ____________%

Administração _______% Manutenção ________% Projeto/Planejamento_____%

Outras (especificar) _________________________________________________%

Descreva sucintamente suas atividades

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pessoa da empresa a ser contatada durante e depois do programa de treinamento

Nome: ___________________________________________________________________

Cargo: ___________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________

Cidade: ________________________________ País: _______________________

Código da cidade: _______________________ Código do País: _______________

Telefone: ________________ Fax: ____________ E-mail: ___________________

Descreva o que a organização espera do candidato após o retorno do programa de treinamento.

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Descreva como o programa de treinamento poderá beneficiar a organização

___________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 Dados do Histórico Médico (a ser preenchido pelo candidato)

Nome do candidato ___________________________________________________

Nascimento: ________/_________/_________ Nacionalidade:___________________________

Sexo:___________________________________ Estado Civil _________________

Endereço para contato:________________________________________________

Bairro_________________________________________Cidade:_______________

Nome do Programa

_________________________________________________________

Notificação Importante:

Após o preenchimento do questionário de Histórico Médico, você será notificado que:

O tratamento médico de um quadro clínico, quando resultante de uma condição de saúde preexistente e não revelada, não será coberto financeiramente pela JICA e poderá resultar na interrupção de seu programa.

Compreendo e acolho os termos desta notificação.

( ) Sim ( ) Não Assinatura:_________________________

Marque, com X, sim ou não e explique:

| |Sim |Não | |Explicação |

|a | | |Você já teve alguma doença ou seqüela significativa ou séria (se | |

| | | |hospitalizando, indique data e local) | |

|b | | |Você já foi operado ou teve alguma perspectiva de sê-lo? (especifique | |

| | | |data e local) | |

|c | | |Você já fez uso de alguma medicação para algum tratamento? (especifique | |

| | | |nome do remédio e dosagem) | |

|d | | |Já fez algum tratamento psiquiátrico ou foi internado em sanatório para | |

| | | |tratamento de distúrbio mental ? (especifique local e data) | |

Marque, com X, sim ou não para cada condição de saúde listada abaixo

| |Sim |Não |Condição |

|a | | |Asma, efisema ou outra doença pulmonar |

|b | | |Tuberculose ou vive com alguém que tem tuberculose |

|c | | |Pressão alta ou doença cardíaca |

|d | | |Doença estomacal, hepática ou vesicular |

|e | | |Doença renal ou vesicular, pedra ou sangue na urina |

|f | | |Diabetes |

|g | | |Depressão, preocupação excessiva, tentativa de suicídio ou outro sintoma psicológico |

|h | | |AIDS – Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida |

|i | | |Tumor, formação anormal, cisto ou câncer |

|j | | |Hemorragias, doenças sangüineas (anemia) |

Certifico que li as instruções acima e respondi todas as questões, completa e verdadeiramente, para melhor conhecimento de minha pessoa.

Nome do Candidato:

__________________________________________________________________

(em letra de forma)

Data: ___/___/___ Assinatura:_____________________________________

II – DECLARAÇÃO

Eu, ______________________________________________________________

(nome do candidato)

de ______________________________________________________________

(País de origem)

declaro que todas as informações aqui prestadas são verdadeiras, corretas e completas. Se aceito como participante do I PROGRAMA INTERNACIONAL – TCTP – GESTÃO INTEGRADA DA PRODUTIVIDADE – PROMOVIDO PELO IBQP/JICA, concordo com as seguintes regras e regulamentos:

1. Cumprir estritamente a agenda e o conteúdo curricular do programa;

2. Não prolongar o período de treinamento;

3. Não vir acompanhado de qualquer membro de minha família ou outra pessoa;

4. Retornar ao meu país assim que terminar o treinamento, de acordo com a agenda de viagem designada pelo IBQP/ JICA;

5. Aceitar as condições e orientações estipuladas pelo meu Governo e os Governos do Brasil e do Japão, em relação ao treinamento;

6. Seguir as regras e os regulamentos definidos pelo Centro ou Instituição/Empresa onde for empreendido treinamento, estudo ou visita;

7. Não me envolver em atividades políticas ou de trabalho visando ganho ou benefícios;

8. Comportar-me e vestir-me adequadamente dentro e fora do Instituto;

9. Interromper o treinamento apenas em caso de doença grave que determine incapacidade;

10. Elaborar relatório final definido pela coordenação.

Assinatura:_________________________________Data:______/______/______

ANEXO 2 AUTO-AVALIAÇÃO

1- Enumere quais são seus objetivos quanto a aplicabilidade do treinamento quando do seu retorno

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Caso você tenha alguma experiência prática em alguns dos assuntos abaixo, ou correlatos, identifique quantos anos de experiência:

___anos em programas de qualidade e produtividade

___anos em gerenciamento de programas de qualidade e produtividade

___anos em planejamento e execução de melhorias e uso de ferramentas nas áreas de qualidade e produtividade

___anos em pesquisa e desenvolvimento

___anos em ___________________(especificar a área)

3- Qual (is) o (s) item (ns) de maior interesse do conteúdo curricular do anexo 3?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Caso exista algum(s) assunto(s) de seu interesse(s) que não esteja(m) contemplado(s) no conteúdo curricular do anexo 3, enumere-o(s)

______________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual o nível de desenvolvimento da qualidade, produtividade e inovação do seu país? Quais as principais dificuldades?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO 03 – CONTEÚDO CURRICULAR TENTATIVO

6 à 31 de Março de 2006

|DATA |MÓDULO |DATA |MÓDULO |

|06 |Cerimônia de Abertura |15 |VI – Benchamarking |

|Segunda-Feira |Apresentação Institucional - Fulgêncio Torres |Quarta-Feira |Rafael Fayet / |

| |Orientações Gerais - Tiemi Sugisawa | |Ivone Titton |

| |Integração – Aurélio Martinski | |Palestra Especial |

|07 |I– Desenvolvimento Sustentável - Teoria e Projetos |16 |VI – Gestão da Produtividade |

|Terça-Feira |- Rosimery de Oliveira |Quinta-Feira |Rafael Fayet |

| |I - Desenvolvimento Sustentável - Teoria e Projetos | |VI – Gestão da Produtividade |

| |- Rosimery de Oliveira | |Rafael Fayet |

|08 |Visita Técnica |17 |VI – Gestão da Produtividade |

|Quarta-Feira | |Sexta-Feira |Rafael Fayet |

| |Visita Técnica | |Visita Técnica |

|09 |II – Movimento Paraná Competitivo |20 |Palestra Especial – Perito |

|Quinta-Feira |- Francisco Teixeira |Segunda-Feira | |

| |II – Movimento Paraná Competitivo | |Palestra Especial – Perito |

| |- Francisco Teixeira | | |

|10 |Visita Técnica |21 |Palestra Especial – Perito |

|Sexta-Feira | |Terça-Feira | |

| |Visita Técnica | |Palestra Especial – Perito |

|13 |III - Gestão da Inovação |22 |VII - Ferramentas Gerenciais de Melhoria da Q&P |

|Segunda-Feira | |Quarta-Feira |Aurélio Martinski |

| |IV– Emprendedorismo | |VII - Ferramentas Gerenciais de Melhoria da Q&P |

| | | |Aurélio Martinski |

|14 |V – Produtividade |23 |VIII - Teoria das Restrições |

|Terça-Feira |Aspectos conceituais e analíticos |Quinta-Feira |Andre Staben / Rafael Fayet |

| |V – Produtividade | |VIII - Teoria das Restrições |

| |- Aspectos conceituais e analíticos | |Andre Staben / Rafael Fayet |

|11 |Visita Técnica |16 |Reunião dos Grupos Temáticos |

|Sexta-Feira | |Quarta-Feira | |

| |Reunião dos Grupos Temáticos | |Reunião dos Grupos Temáticos |

|14 |X - Teoria das Restrições – André Staben |17 |Reunião dos Grupos Temáticos |

|Segunda-Feira | |Quinta-Feira | |

| |X - Teoria das Restrições – André Staben | |Reunião dos Grupos Temáticos |

|15 |XI – Sistema Toyota de Produção – André Staben /|18 |Apresentação dos Trabalhos |

|Terça-Feira |Rafael Fayet |Sexta-Feira | |

| |XI – Sistema Toyota de Produção – André Staben /| |Cerimônia de Encerramento |

| |Rafael Fayet | | |

-----------------------

Fotografia 3 X 4

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download