INSTRUÇÕES



GABARITO

LM1 – ERA VARGAS -

GOVERNO PROVISÓRIO, GOVERNO CONSTITUCIONAL E

ESTADO NOVO

1. A

2. C

3. D

4. C

5. A

6. B

7. A

8. C

9. C

10. A

11. B

12. D

13. A

14.B

15. C

16. B

17. A

18. C

19. A (01+08)

20. A

21. D

22. C

23. D

24. C

25. D (01+02+08+32 = 43)

26. E

27. B

28. B

29. D

30. C

31. C

32. A

33. E

34. E

35. B

36. E

PARTE I: QUESTÕES FECHADAS

1 – (ENEM/BRASIL – 2007) São Paulo, 18 de agosto de 1929.

Carlos [Drummond de Andrade],

Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas - João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...).

Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.

Mário [de Andrade]

LEMOS, Renato. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

a) a simpatia de Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as composições políticas sustentadas por Vargas.

b) a veneração de Drummond e Mário de Andrade ao gaúcho Getúlio Vargas, que se aliou à oligarquia cafeeira de São Paulo.

c) a concordância entre Mário de Andrade e Drummond quanto ao caráter inovador de Vargas, que fez uma ampla aliança para derrotar a oligarquia mineira.

d) a discordância entre Mário de Andrade e Drummond sobre a importância da aliança entre Vargas e o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais.

e) o otimismo de Mário de Andrade em relação a Getúlio Vargas, que se recusara a fazer alianças políticas para vencer as eleições.

2 – (UPE - 2009) O Movimento de 1930 emergiu da ruptura interna das oligarquias e do crescimento das pressões populares. O getulismo consistiu na primeira grande modalidade de política populista no Brasil. Na prática, essa política traduzia-se no (na)

(V) tipo de ideologia e de estilo de ação, determinado por Vargas, garantindo, ao mesmo tempo, o perfil de liderança carismática, paternalista e personalista.

(V) criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.

(F) apoio dos assalariados à “Revolução de 1930” que foi uniforme e incondicional.

(F) intervenção na vida econômica e nas relações de trabalho, apoiando o Partido Comunista.

(V) criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

a) V, V, V, V e V. b) V, F, V, F, e F. c) V, V, F, F e V. d) F, V, F, F e V. e) F, F, F, F e F.

3 - (PUC/Campinas – 2004) Analise o texto adiante.

Por um lado, é a ameaça do prolongamento indefinido da ditadura e, acima do predomínio no código fundamental do país de ideias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martirizado nunca poderia perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios. (Adaptado de "O Estado de S. Paulo", fevereiro de 1932)

A partir do texto e tendo como referencial o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que

a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura equidistante no tocante a questões históricas conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários.

b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas.

c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930.

d) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.

e) as ideias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional.

4 – (UFPI – 2008) Os acontecimentos históricos ocorrem, sempre, em conexão com outros acontecimentos, de modo que, quando falamos de uma época estamos nos referindo a um ambiente dentro do qual os acontecimentos expressam limitam as ações dos sujeitos. Pode-se dar o seguinte exemplo para essa afirmação: em 1932, sob a liderança do literato Plínio Salgado, foi organizado, no Brasil, um movimento político cuja inspiração vinha da Europa, sendo profundamente influenciado por um movimento político europeu em ascensão na época, o qual apresentava como uma de suas metas prioritárias combater um outro movimento político em expansão na Europa. Os três movimentos referidos são, respectivamente:

a) O Integralismo, o Fascismo e o Nazismo.

b) O Liberalismo, o Socialismo e o Comunismo.

c) O Integralismo, o Nazi-Fascismo e Comunismo.

d) O Expansionismo, o Nacionalismo e Anarquismo.

e) O Anarquismo, o Comunismo e o Integralismo.

5 – (PUC/Campinas – 2002) Observe a caricatura:

[pic]

A caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para

a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembléia Constituinte.

b) liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.

c) disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.

d) executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder.

e) comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor agroexportador.

6 – (UEL/PR – 2007) O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:

a) Nazismo. b) Integralismo. c) Populismo. d) Autoritarismo. e) Totalitarismo.

7 – (UFU/MG – 2002 - Adaptada) Após a chamada "Revolução de 30", o governo Vargas foi marcado por disputas ideológicas e movimentos políticos, envolvendo facções de São Paulo, tenentes, comunistas e integralistas. Até o golpe do Estado Novo, em 1937, os acontecimentos mais expressivos foram a Revolta de 1932, a convocação da Constituinte de 1934 e a Intentona Comunista, de 1935.

A respeito desse contexto, marque a alternativa INCORRETA.

a) A AIB (Aliança Integralista Brasileira), comandada por Plínio Salgado, constituiu um movimento suprapartidário nacionalista, contrário ao liberalismo e ao socialismo, defendendo um Estado forte e autoritário. Esta organização foi atraída por Vargas e incorporada ao governo logo depois de apoiar o Golpe de 1937.

b) Em 1932 eclodiu em São Paulo a chamada Revolução Constitucionalista, liderada pela oligarquia cafeeira paulista e pelo Partido Democrático, exigindo a convocação da Assembleia Constituinte a fim de limitar os poderes da presidência e restaurar a autonomia dos Estados. Apesar da derrota dos rebeldes, o governo convocou a Constituinte.

c) A Constituição de 1934 manteve o princípio da Federação, incorporou direitos trabalhistas, criou o serviço militar obrigatório, o ensino primário gratuito e a extensão do direito de voto às mulheres.

d) A ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luís Carlos Prestes, aglutinava comunistas, socialistas, operários, intelectuais, membros da classe média, etc.; combatia o nazifascismo, defendia a reforma agrária, o não pagamento da dívida externa e a instalação de um governo popular-democrático.

e) Na tentativa de tomar o poder pelas armas, a ANL organizou a Intentona Comunista, em 1935. Derrotada, a rebelião serviu de pretexto para a instauração do estado de sítio e para a preparação do golpe de 1937.

8 – (Colégio Naval/RJ - 2011) "Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó. [... ] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Müller] abandonava os camisas-verdes e se punha, ‘leal como sempre', ao lado de Vargas. [...] sufocada a rebelião, Filinto Müller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini." (Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2, n. 18, p.59. Adaptado)

O texto acima faz referência à ação:

a) da ANL, Aliança Nacional Libertadora, grupo político de direita que pretendia implantar um regime fascista no Brasil.

b) do PCB, Partido Comunista do Brasil, que no movimento denominado Intentona Comunista pretendia implantar um regime stalinista no Brasil.

c) da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estado autoritário no Brasil, de inspiração fascista.

d) do BOC, Bloco Operário Camponês, organização que tinha o objetivo de lutar contra as oligarquias e acabar com as desigualdades sociais.

e) da Aliança Liberal, formada por grupos oligárquicos de inspiração fascista, descontentes com a implantação do Estado Novo.

9 – (CFTCE – 2005) Em agosto de 2004, entrou em cartaz, nos cinemas brasileiros, o filme Olga, de Jayme Monjardim. O enredo retrata o relacionamento entre Luís Carlos Prestes e a militante comunista Olga Benário, tendo como "pano de fundo" a era Vargas, um período da História do Brasil recheado de contradições, e sobre o qual se afirma que:

I. As massas urbanas brasileiras encontravam-se ideologicamente divididas entre o nacional-comunismo da ANL - Aliança Nacional Libertadora e o fascismo da AIB - Ação Integralista Brasileira, fato habilmente manipulado pelo Estado como sendo uma ameaça à integridade da nação.

II. Assumiu características intervencionistas, paternalistas e nacionalistas, favorecendo a expansão da indústria.

III. Instituiu a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - que refletiu a aproximação do Estado com os trabalhadores e o controle daquele sobre o movimento operário.

IV. A extradição de Olga Prestes atendia aos interesses dos governos da Alemanha e do Brasil, preocupados com o avanço político de judeus e dos comunistas, o que se constituía uma séria ameaça aos regimes liberais existentes nos dois países.

São CORRETOS os itens:

a) I e III, somente b) II e IV, somente c) I, II e III d) I, III e IV e) III somente

10 – (CFTMG – 2007) Com a Revolução de 1930, iniciou-se o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), era de consolidação gradual de um Estado forte e modernizador. NÃO constituiu fato marcante desse período a(o)

a) colapso do populismo e do nacionalismo como estratégias governamentais na condução do processo político-econômico.

b) eclosão do movimento constitucionalista de São Paulo, restabelecendo um novo compromisso político entre sua elite e o poder central.

c) adoção de amplas medidas repressivas por parte do governo, justificadas como mecanismo de proteção contra o comunismo internacional.

d) emergência de movimentos comunistas com propostas de conteúdo nacionalista e de defesa da suspensão do pagamento da dívida externa.

11 – (FGV/SP – 2002) O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade.

No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre eles:

a) organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

b) centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.

c) estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.

d) organização de milícias estaduais, centralização política e educação.

e) estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

12 - (Fuvest/SP - 1999) Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava: Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das forças armadas não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa.

Baseando-se no texto anterior, pode-se entender que:

a) a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do Exército e do patriotismo dos brasileiros;

b) Vargas delega às Forças Armadas o poder de lançar mão de medidas excepcionais;

c) as medidas excepcionais tomadas estão na relação direta da falta de formações políticas atuantes;

d) Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseios e necessidades;

e) Vargas estabelece uma oposição entre o patriotismo dos brasileiros e a ação da Forças Armadas.

13 – (FGV/SP – 2007) Em muitos aspectos, a Era Vargas (1930-1945) implementou mudanças no país em relação à Primeira República (1889- 1930), pois

a) promoveu as bases da industrialização, ao empreender uma política econômica intervencionista e protecionista, além de orientar sua política externa na busca de recursos para implantar empresas nacionais.

b) passou a tratar a questão social como "caso de polícia", reprimindo as organizações da classe operária com o fechamento de jornais, associações e sindicatos, embora permitisse sua representação no Congresso.

c) estabeleceu um Estado federativo, conferindo aos estados bastante autonomia ao permitir que contraíssem empréstimos no exterior e estabelecessem impostos, sem necessidade de consulta ao governo federal.

d) desenvolveu uma nova política de valorização do café, por meio da compra e estocagem dos excedentes pelos governos estaduais e por constantes desvalorizações cambiais para favorecer os exportadores.

e) autorizou a pluralidade sindical, porém os sindicatos ficaram atrelados ao Ministério do Trabalho, graças ao imposto de seus associados, e reuniam patrões e empregados, à semelhança do corporativismo fascista.

14 - (UFV/MG - 2001) Em 1937, com a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, o Brasil passou a viver sob uma nova Constituição, que ficou conhecida como "Polaca", em virtude de sua clara inspiração na Constituição da Polônia. Essa Constituição deu ao presidente Getúlio Vargas os poderes para a organização política, econômica e administrativa do Estado Novo.

Dentre as alternativas a seguir assinale a que apresenta uma característica da Constituição de 1937:

a) Instauração do direito de greve e de locaute.

b) Instauração do direito de livre associação em sindicatos oficialmente reconhecidos.

c) Descentralização administrativa.

d) Internacionalização da economia.

e) Instauração de princípios democráticos e de livre associação política.

15 – (PUC/RS – 2003) Para responder à questão, assinalar com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações sobre a política econômica do Governo Vargas nos anos 1930.

(V) O Governo Vargas continuou a defender o café, por meio de medidas que garantissem as exportações do produto.

(V) O Governo Federal sustentou uma política de diversificação e expansão da produção nacional, tanto agrícola quanto industrial.

(V) A crise econômica mundial foi favorável ao crescimento das atividades industriais brasileiras, no quadro de um processo de substituição de importações.

(F) A economia brasileira passou a ter um setor de base voltado para a siderurgia e a exploração do petróleo.

(F) O Governo Federal privilegiou a livre iniciativa por meio da formação de cooperativas, em detrimento de uma intervenção mais direta do Estado na economia.

A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V - F - F - V – F b) F - V - F - V – F c) V - V - V - F – F d) V – V – V – F – F e) V – V – F – F - V

16 – (Unifesp/SP – 2007) "O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório."

Com base no texto, pode-se afirmar que

a) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.

b) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.

c) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.

d) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.

e) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

17 – (UERJ – 2001)

[pic]

As gravuras acima ressaltam aspectos da propaganda oficial sobre as prioridades políticas do primeiro período Vargas, principalmente do Estado Novo, que simbolizou o coroamento de um ideal de modernização.

A característica econômica do período que pode ser identificada como predominante nas duas gravuras é a ênfase na:

a) indústria de base c) agricultura de exportação

b) rede de transportes d) produção de combustíveis

18 – (Fatec/SP – 2000) Considere as asserções seguintes sobre o governo de Getúlio Vargas e a industrialização nacional.

I. Ocorreram incentivos ao processo de industrialização, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.

II. Foi adotada uma política de incentivos no sistema de crédito, uma política cambial protecionista, controle de preços, incentivos fiscais e tributários e contenção salarial.

III. A Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) assegurou as condições externas para a continuidade do processo de industrialização brasileiro, pois os países em guerra investiram praticamente toda sua produção no setor militar.

IV. O desenvolvimento do processo de industrialização, no período Vargas, trouxe para o trabalhador melhores condições de vida, principalmente pela política de aumentos salariais constantes, adotada pelo Estado, sempre que o setor industrial conseguisse alcançar bons lucros.

Das asserções anteriores estão corretas apenas

a) I, III e IV. b) I, II e IV. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) II e III.

19 – (UEPG/PR – 2001) "As construções discursivas do Estado Novo assentaram-se sobre quatro pilares (...): trabalho, pátria, moral e anticomunismo (...). Se o comunismo é a palavra-chave que mobiliza um conjunto de forças que põem em prática um projeto ordenado e amplo, ele representa muito mais do que os membros de um eventual partido. Sob essa rubrica são condenados centenas de inimigos não nomeados, sem rosto, sem lugar, sem tempo e sem espaço (...) O Estado Novo não desejou introjetar no trabalhador a ética do trabalho, pois ela já vinha sendo incorporada e assimilada desde meados do século XIX em torno da abolição da escravidão. O que os anos 30 e 40 efetivamente põem em prática é a despolitização das relações trabalho/capital." (Adriano L. Duarte. "Cidadania e exclusão")

Sobre o assunto tratado neste texto, assinale o que for correto.

01) A denominação comunismo foi empregada de forma abrangente no Estado Novo, em referência a todos os que a ele se contrapunham.

02) O Estado Novo foi responsável pela incorporação da ética do trabalho à sociedade brasileira.

04) O Estado Novo foi um período de intensa politização, em especial nas relações trabalho/capital.

08) A propaganda e a repressão aos comunistas foram estratégias da ditadura varguista para a manutenção do poder.

16) A ética estadonovista definia um conjunto de práticas sociais desvinculadas de questões cotidianas como a vagabundagem, a indisciplina e a traição.

SOMA: ______________________________________

a) 9 b) 11 c) 15 d) 23 e) 31

20 – (FGV/SP – 2008) Foi regulamentada a atividade dos jogadores estrangeiros no Brasil, não pelas entidades do futebol e sim pelo DIP. De fato. Segundo a imprensa carioca, 'os jogadores estrangeiros só poderão ingressar no futebol brasileiro desde que tenham contrato firmado com um clube nacional, sendo o documento visado pelo consulado, no país de origem'. Assim, o controle pelo Departamento será perfeito, pois ele ficará de posse da 2? via do contrato, ao mesmo tempo, a do documento de entrada em nosso país, exigido pela lei, o que provará a situação legal do profissional. O que se depreende é que os profissionais estrangeiros continuarão a ser equiparados aos artistas contratados. Findo o prazo de permanência, estipulado em contrato, são obrigados a retornar aos seus países. ("A Gazeta", 03.12.1940)

Além do apresentado, esse departamento tinha ainda como funções

a) centralizar a censura e popularizar a imagem do presidente Vargas.

b) controlar a ação dos sindicatos e estabelecer metas para a educação básica.

c) definir programas de assistência social e organizar a Juventude Brasileira.

d) gerir o imposto sindical e garantir a autonomia e a liberdade dos sindicatos.

e) reprimir os opositores do regime ditatorial e assessorar os interventores estaduais.

21 - (FGV/SP – 1997) Qual das afirmações a seguir NÃO é verdadeira, no que se refere ao Brasil de 1937 a 1945?

a) durante o Estado Novo, houve aporte de financiamentos externos, principalmente norte-americanos, para manter o regime brasileiro no conceito das nações democráticas contra o nazifascismo.

b) o regime do Estado Novo estendeu a cidadania social aos trabalhadores sindicalizados e estimulou o crescimento da indústria.

c) Getúlio Vargas acabou na prática com o regime do Estado Novo no primeiro semestre de 1945, quando decretou a liberdade de organização partidária, a anistia aos presos políticos e a realização de eleições.

d) Foi uma incoerência do Brasil ter entrado na Segunda Guerra contra o fascismo, quando o regime do Estado Novo era fascista, tendo como base os camisas-verdes do Partido Integralista.

e) As primeiras exigências para a redemocratização do país durante o Estado Novo partiram do Manifesto dos Mineiros de 1943 e das manifestações da UNE em 1944.

22 – (UFRRJ – 2005) Getúlio Vargas até hoje é um nome conhecido por muitos brasileiros. A maneira de Getúlio Vargas governar, nas décadas de 30 a 50, modo esse típico da América Latina, denominou-se Populismo. O Populismo varguista também é chamado de Trabalhismo, uma forma específica (própria dele) de Getúlio lidar com a questão dos trabalhadores. Em relação ao Trabalhismo de Vargas é correto se afirmar que:

I - As leis trabalhistas de Getúlio só valiam para os trabalhadores urbanos. Porém sabe-se que, na época, 60% dos brasileiros viviam no campo.

II - O campesinato brasileiro foi amplamente beneficiado pelas leis trabalhistas, visto que Getúlio defendia a Reforma Agrária.

III - A concessão de direitos trabalhistas estava voltada a evitar greves, uma vez que o pacto populista, proposto por Getúlio aos trabalhadores, buscava inibir o avanço das forças trabalhistas com vistas a uma revolução socialista igual à da Rússia.

IV - Getúlio concedeu o direito de greve aos trabalhadores, subordinando os sindicatos ao Ministério das Relações Exteriores.

V - O Estado Novo se valia do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A propaganda política tentava convencer os brasileiros de que Getúlio era o "pai dos pobres".

Estão corretas as afirmações: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III, IV e V.

23 – (UFCE – 2001) Leia o texto abaixo.

"O par de interlocutores legítimos estava formado: de um lado o povo, a quem se apelava como fonte e base do governo e que era identificado na população de trabalhadores corporativamente hierarquizada; de outro, o Estado, corporificado funcional e pessoalmente na figura do presidente Getúlio Vargas."

(GOMES, Ângela de C. "A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado". ln SCHWARCZ, Lilia M. (org.) História da Vida Privada no Brasil. vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.525.)

A partir da citação acima, assinale a alternativa que indica corretamente as relações mantidas, no contexto do trabalhismo, entre a população trabalhadora no Brasil e o presidente Vargas.

a) As campanhas destinadas aos trabalhadores enfatizavam a necessidade de organização em torno dos sindicatos e partidos políticos, principais interlocutores do Presidente.

b) As liberdades políticas permitiam o estabelecimento, durante o Estado Novo, de uma permanente negociação entre os trabalhadores e o governo através do Parlamento.

c) O sindicalismo corporativo era combatido pelo governo, pois permitia a livre expressão das lutas de classes e dos conflitos no interior da sociedade brasileira.

d) A ideologia do Estado Novo pretendia estabelecer uma ligação direta entre o governante e o povo, através de cartas, programas de rádio e outros mecanismos de comunicação.

e) Getúlio Vargas fazia chegar até a população, através dos programas "A Voz do Brasil", mensagens de estímulo à organização sindical livre, combatendo assim o comunismo.

24 – (UFLA/MG - 2007) Sobre o Populismo presente no Brasil durante o Estado Novo, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:

a) No governo de Getúlio Vargas, ao perceber a força do operariado brasileiro, elaborou-se a política trabalhista para o país, que pode ser encarada como uma maneira de conquistar a simpatia dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, exercer um domínio sobre eles, controlando os sindicatos.

b) O populismo é acompanhado de várias medidas de cunho paternalista, em que o líder é visto como alguém que dá "as coisas" à população mais pobre, sejam coisas concretas ou não. Esse paternalismo esteve muito presente na política brasileira.

c) O Ato Institucional era uma medida utilizada pelos governos militares com o objetivo de atender aos interesses da população trabalhadora e de garantir a luta por seus direitos trabalhistas.

d) Com relação às leis trabalhistas, implantadas pelo governo getulista, podem-se destacar como medidas populistas: salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher, estabilidade no emprego. Essas medidas garantiram a Getúlio Vargas o título de "pai dos pobres".

25 - (UFBA - 2010)

TEXTO I

Narra a crônica que foi numa noite chuvosa do verão de 1939 que o mineiro de Ubá Ary Barroso (1903-1964) compôs Aquarela do Brasil, canção que divulgou a imagem de um país de natureza exuberante, de cidadãos de todas as classes e raças convivendo em alegre harmonia. Lançada num período de acirrado nacionalismo, Aquarela consolidou o estilo samba-exaltação e, com versos ufanistas, ajudou a elevar o gênero samba à categoria de símbolo musical nacional.

TEXTO II

Brasil, meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

Ô Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

Ô Brasil, do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil, Brasil

Pra mim, pra mim

Ah, abre a cortina do passado

Tira a Mãe Preta do cerrado

Bota o Rei Congo no congado

Brasil, Brasil

Pra mim, pra mim

(BARROSO, 2009, p. 178)

A análise do texto, dos versos e os conhecimentos sobre as relações etnoculturais da sociedade brasileira permitem afirmar:

01) A imagem de “todas as classes e raças convivendo em alegre harmonia” no Brasil, citada no Texto I, e a crença na inexistência de preconceito ou discriminação racial originaram o conceito de “democracia racial”.

02) A expressão “mulato inzoneiro”, referida no Texto II, traduz a imagem idealizada da malandragem alegre e inofensiva associada ao mestiço, geralmente pobre, sem profissão definida e habitante da periferia das grandes cidades brasileiras na primeira metade do século XX.

04) O Brasil de 1939, dirigido pelo governo constitucional e democrático de Getúlio Vargas, repeliu a poesia de Aquarela do Brasil por considerá-la pouco elaborada e distante do estilo clássico herdado da cultura europeia.

08) O “acirrado nacionalismo” a que o Texto I se refere se relaciona com ideologias nacionalistas cultivadas na Europa do período e constituiu a base teórica e política para a linha condutora do nacionalismo econômico do Brasil até o fim da Segunda Guerra Mundial.

16) As expressões “Mãe Preta” e “Rei Congo”, presentes no Texto II, representam a situação de integração social e o reconhecimento da cidadania do negro nas diferentes camadas da sociedade brasileira, nos anos 1930-1940.

32) O gênero samba, antes cultivado pelas classes populares, foi apropriado pela filosofia política do governo de Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial, passando a compor um dos símbolos da imagem transmitida pelo Estado Novo para o exterior.

SOMA: ____________________________ a) 07 b) 15 c) 28 d) 43 e) 63

26 – (UFG - 2004) O bonde de São Januário leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar. (BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.)

O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao

a) associar trabalho e música na constituição da identidade nacional.

b) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e trabalhadores.

c) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.

d) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.

e) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.

27 – (PUC/SP – 1995) No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:

a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.

b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.

c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.

d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.

e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

28 – (UFF/RJ – 2003) Segundo alguns autores, a instauração no país, em novembro de 1937, do regime conhecido como Estado Novo representou um "redescobrimento do Brasil".

[pic]

Assinale a opção que melhor apresenta o aspecto do Estado Novo ilustrado pela charge.

a) A definição de uma nova cidadania baseada no trabalho organizado em sindicatos plurais, por categoria profissional.

b) A definição de uma nova cidadania identificada ao trabalho organizado nos moldes do corporativismo autoritário estatal.

c) O modo pelo qual o Estado Novo orientou sua política de trabalho, aprisionando os operários ao Estado por meio de um documento formal.

d) A subordinação dos trabalhadores ao empresariado a partir da concessão da Carteira de Trabalho.

e) A consolidação da democracia mediante um registro formal de cidadania.

29 – (PUC/SP – 2001) "O aspecto técnico-consumista do americanismo não era visto com bons olhos por uma significativa fração do oficialato das Forças Armadas brasileiras. Os militares identificavam a produção em massa das indústrias de bugigangas dos norte-americanos com os desvarios de uma sociedade excessivamente materializada e mercantilizada. Naquele momento, o modelo autárquico experimentado pela Alemanha nazista era um paradigma aparentemente mais adequado para muitos militares brasileiros." (Antonio Pedro Tota, "O Imperialismo Sedutor." São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p.23.)

O fragmento acima retrata divisões nos meios militares brasileiros dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial. Essa divisão

a) manifesta-se na primeira metade da década de 1930 e é provocada, sobretudo, pela presença, nas Forças Armadas brasileiras de grande quantidade de oficiais formados na Alemanha nazista.

b) ocorre nos últimos anos de guerra e é fruto das vitórias obtidas pela Alemanha nessa fase, associadas, principalmente, ao medo de que a vitória aliada significasse o início do expansionismo militar dos Estados Unidos sobre a América Latina.

c) inicia-se com o final da guerra e dá ao Brasil uma posição neutra no cenário da Guerra Fria que se instalou após os acordos de paz assinados pelos países participantes no conflito armado.

d) ilustra a posição ambígua que o Brasil teve nos primeiros anos da guerra, oscilando entre o apoio às forças aliadas e a simpatia, inclusive de setores governamentais, pelos países do Eixo.

e) representa a capacidade democrática do Exército brasileiro e a disposição de acomodar posturas políticas divergentes em suas fileiras, desde que todos atuem unidos na defesa da segurança nacional.

30 – (PUC/MG – 2009) O personagem Zé Carioca foi criado pelo americano Walt Disney há mais de 65 anos, fruto de uma estratégia política norte-americana de aproximação com os países latino-americanos, para o crescimento das relações comerciais e sob a preocupação de afastar a influência alemã nos governos desses países. O primeiro filme do Zé Carioca, Alô Amigos, exibido em 1942, começava assim: "Alô amigos, a vocês uma querida saudação, um gostoso aperto de mão. Amigos fazem assim, alô amigos". (...)

[pic]

Todos os eventos a seguir ilustram a aproximação dos Estados Unidos com o Brasil durante a Segunda Grande Guerra, EXCETO:

a) A adoção de acordos e tratados internacionais como a Política de Boa Vizinhança Panamericana entre países da América Latina e os Estados Unidos em 1941.

b) A entrada no Brasil na Segunda Grande Guerra com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutando ao lado das tropas norte-americanas na Itália, em cinco escalões durante 1944 e 1945.

c) A pressão dos Estados Unidos para manter a ditadura varguista, após o fim da guerra, diminuindo a influência dos setores da UDN e reafirmando o modelo de estrutura e ideologia do governo de Vargas.

d) A liberação de empréstimos de bancos dos Estados Unidos na construção de hidrelétricas e estatais como foi o caso da construção da Usina de Volta Redonda, durante o governo Vargas.

31 – (UFPE – 1998) Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:

( ) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.

( ) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país.

( ) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".

( ) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.

( ) Durante a Segunda Guerra Mundial, Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.

a) V, V, V, V, V b) V, F, V, F, V c) F, V, V, F, V d) F, F, V, V, F e) F, F, F, F, F

32 – (Fatec/SP – 2008) Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu importantes transformações em seu sistema político. Em meio a esse processo, o país presenciou um movimento chamado queremismo que:

a) defendia a presença de Getúlio Vargas na condução da transição democrática.

b) propunha a exclusão de Getúlio Vargas do cenário político nacional.

c) era liderada pela esquerda brasileira e exigia a legalização do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

d) tinha como bandeira principal o retorno da política do café com leite.

e) pedia a prisão do presidente Getúlio Vargas e de seus colaboradores políticos.

33 – (PUC/Campinas – 2004) O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam... (HOBSBAWM, Eric. “As artes (1914-1945)”, In Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)

A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principal:

a) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.

b) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.

c) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.

d) veicular campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a população humilde.

e) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres.

34 – (CFT/CE – 2007) Em relação ao Estado Novo de Vargas, é COERENTE afirmar que:

a) foram criados os Ministérios da Educação e Saúde Pública e do Trabalho, Indústria e Comércio.

b) a política cafeeira foi marcada pela criação do Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931, que foi substituído, em 1933, pelo Departamento Nacional do Café (DNC). Este órgão mantinha a Política de Valorização do Café.

c) a Revolução Constitucionalista durou três meses e foi um fracasso do ponto de vista militar, porém um sucesso do ponto de vista político. Getúlio nomeou um ministério composto por paulistas e entregou o Governo de São Paulo aos cafeicultores.

d) caracterizou-se por amplo debate político e ideológico, em que o Partido Comunista e a Aliança Nacional Libertadora tinham total liberdade de ação.

e) nele ocorreu a dissolução do Congresso Nacional; demissão de governadores estaduais e extinção das bandeiras, armas, hinos e escudos estaduais; além da proibição das greves.

35 – (UERJ – 2003 - Adaptada)

[pic]

(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.)

Os desenhos que retratam Getúlio Vargas sugerem mudanças nas suas opções políticas ou ideológicas, ao longo das décadas de 1930 e 1940. Pode-se dizer que, na seqüência de 37 a 45, eles caracterizam, respectivamente:

a) simpatia pelo fascismo e aproximação com a Itália - aliança com a Alemanha - guinada à esquerda e fundação do PCB.

b) nacionalismo e intervencionismo estatal - apoio ao imperialismo norte-americano - fundação de novos partidos e apoio do PCB ao movimento queremista.

c) influência do peronismo e aproximação com a Argentina - militarismo e disputa por hegemonia na América Latina - aliança com Prestes e apoio dos comunistas.

d) ditadura estadonovista e aproximação com o fascismo italiano - populismo e estatização de empresas - apoio à política stalinista para a América Latina e legalização do PCB.

e) influência do integralismo e aproximação com o nazismo alemão – repreensão à Intentona Comunista – aliança com a URSS de Stálin.

36 – (ENEM – 1998) A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".

Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.

Considerando as colocações apresentadas, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:

Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções a seguir. Assinale-a.

a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.

b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.

c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.

d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.

e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais, e às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

PARTE II: QUESTÕES ABERTAS

1 - (UFPR - 2011) Criada em 1932, a Carteira de Trabalho foi durante décadas o principal documento para os brasileiros. Até 1980, a carteira ainda trazia inscrita a seguinte apresentação, assinada por Alexandre Marcondes Filho, Ministro do Governo Vargas:

“A carteira de trabalho, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou se ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.”

Associe o teor desse documento com o ideário político da época em que foi produzido.

2 – Estabeleça a relação de complementaridade que existe entre o artigo de jornal e as imagens.

São Paulo não está apenas descontente. Está ferido na sua sensibilidade. O que a Revolução [de 1930] lhe pediu ele lho deu... Por que a Revolução tarda em restaurá-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, São Paulo ... pede apenas, à frente da administração de seus negócios, um de seus filhos que lhe compreenda o espírito e não lhe golpeie o coração. (O ESTADO DE S. PAULO, 27 de janeiro de 1932.)

[pic] [pic]

3 - (Cesgranrio/RJ - 2011) As cascas de banana da caricatura, que fariam escorregar e cair os candidatos ao Palácio do Catete, ganharam sua maior expressão com o golpe de 1937, que implantou o Estado Novo. Esse golpe possibilitou, após sete anos, a permanência de Getúlio Vargas no poder, consolidando uma ditadura que somente teve fim em 1945.

[pic]

Nessa perspectiva,

a) cite duas medidas tomadas pelo governo do Estado Novo, explicando de que forma reforçaram a centralização política do período.

Após o golpe de novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso nacional e centralizou as atribuições do Legislativo. O governo proibiu a existência de partidos políticos e passou a exercer a censura sobre os meios de comunicação.

b) relacione as medidas tomadas por Getúlio Vargas para incentivar o desenvolvimento brasileiro à ascensão das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro no cenário nacional.

Vargas aprofundou a política industrialista, baseada numa orientação nacionalista. Nessa época instalou no país a Companhia Siderúrgica Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo os pólos industriais mais próximos.

4 - (UFF/RJ – 2002) O Estado Novo, identificado à primeira grande experiência autoritária brasileira, terminou em 1945, quando, então, verificou-se a chamada redemocratização.

a) Associe o fim do Estado Novo ao da Segunda Guerra Mundial.

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças aliadas, defensoras dos valores liberais e da democracia, era incompatível com a preservação de um regime autoritário no país.

b) Explique por que a redemocratização brasileira de 1945 pode ser analisada, ao mesmo tempo, como ruptura e como continuidade.

A redemocratização, como ruptura, representou o fim do regime ditatorial de Getúlio Vargas, mediante o retorno ao Estado de Direito e à legalização dos partidos políticos. No entanto, ao mesmo tempo, esse processo foi marcado pelo continuísmo do grupo de Vargas no poder, já que sob sua influência pessoal foram criados dois partidos políticos: o PSD e o PTB.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches