UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - GED-UFBA



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CIADD – Comissão Institucional de Avaliação do Desempenho Docente

KIT BÁSICO DA GED

3. Manual da GED

4. Perguntas e Respostas

5. Fontes de Informação por Atividade Docente (Instruções GED, Anexo 1)

6. Detalhamento de Informações no Lattes (Instruções GED, Anexo 2)

Salvador, 6 de novembro de 2003

|  |

| |UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |Junho de 2002 |

| |Manual da GED |(última modificação em 29/10/2003) |

| |Como atualizar sua GED | |

|  |

SUMÁRIO

3. Introdução

4. Produção Intelectual Científica, Artística e Técnica, Titulação e outras* (Currículo Lattes) 

5. Atividades de Pesquisa (Módulo de Pesquisa do SiDoc - Sistema de Informações sobre a Produção Docente)

6. Atividades de Extensão (Módulo de Extensão do SiDoc - Sistema de Informações sobre a Produção Docente)

7. Atividades Administrativas e de Representação, Atividades de Qualificação em Andamento, Afastamentos e outras* (SIP - Sistema Integrado de Pessoal)

8. Atividades de Ensino e outras* (SIAC - Sistema de Informações Acadêmicas) 

9. Validação Final do Relatório GED 

10. Roteiro para Atualização do Relatório GED

11. Suporte aos Docentes

* O detalhamento das informações necessárias para a GED e de onde as mesmas serão importadas pode ser encontrado no anexo 1 do documento Instruções da GED 2002.

 

 

|1. Introdução |

Têm direito à GED - Gratificação de Estímulo à Docência os docentes ocupantes dos cargos efetivos de Professor do 3º Grau, lotados e em exercício nas instituições federais de ensino superior, vinculadas ao Ministério da Educação e do Desporto – MEC. A GED foi instituída pela Lei nº 9.678, de 3 de julho de 1998 e regulamentada pelo Decreto nº 2.668/98, de 13 de julho de 1998. Não têm direito à GED os professores substitutos.

Os valores atribuídos a essa Gratificação correspondem à pontuação atribuída ao servidor pela CIADD - Comissão Institucional de Avaliação do Desempenho Docente de cada IFES, até o máximo de cento e quarenta pontos, sendo cada ponto equivalente a um determinado valor, variável segundo a titulação, classe e regime de trabalho (ver tabela de valores em reais da pontuação, em ).

A pontuação é atribuída a cada servidor, anualmente, em função da avaliação de suas atividades na docência, na pesquisa e na extensão. Além das normas legais acima mencionadas, os critérios de atribuição da pontuação da GED são definidos pelas Orientaçãoes Gerais da Comissão Nacional  de Acompanhamento e Orientação da GED, bem como pelas normas específicas de cada IFES (no caso da UFBA, pela Resolução n. 02/02, do CONSEPE, de 21 de outubro de 2002, em ). 

O docente em qualificação tem direito à referida gratificação de estímulo equivalente a 84 pontos, mais até 56 pontos com base na avaliação do seu desempenho nas atividades de qualificação, bem como nos demais itens da pontuação.

Docentes nomeados no ano da avaliação tem direito a 84 pontos até a primeira avaliação, a qual será proporcional aos meses de exercício. 

O docente  aposentado ou cedido para exercício de cargo de natureza especial ou DAS 6, 5 ou 4, ou cargo equivalente na Administração Pública, tem direito à referida gratificação de estímulo calculada a partir da média aritmética dos pontos utilizados para fins de pagamento da gratificação durante os últimos vinte e quatro meses em que a percebeu. Na impossibilidade do cálculo da referida média, terá direito a gratificação equivalente a 84 pontos. O docente aposentado não precisa preencher o Relatório GED, pois sua pontuação será gerada automaticamente. Docentes cedidos para exercício dos cargos acima mencionados na Administração Pública podem incluir no Relatório GED suas eventuais atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na UFBA, o relatório do desempenho docente para efeito da GED é gerado automaticamente pelo SiDoc - Sistema de Informações sobre a Produção Docente e pode ser consultado através do site sidoc.ufba.br na opção "GED".

Cada docente possui um login e uma senha confidencial de acesso, sobre a qual possui absoluta responsabilidade. O login de cada docente corresponde ao seu CPF. Como indicado na primeira página do SiDoc, a senha pode ser solicitada, por correio eletrônico, através do Módulo de Controle de Acesso (MCA) no site (vide Manual do MCA Usuário, em ). Se o endereço de correio eletrônico do docente não estiver registrado no sistema, o cadastramento pode ser solicitado enviando uma mensagem para sidoc@ufba.br.

O SiDoc importa informações de diversos ambientes (SIAC, SIP e CV Lattes), portanto essas informações devem estar atualizadas a fim de que o Relatório GED seja gerado corretamente. O detalhamento das informações necessárias para a GED e de onde as mesmas serão importadas pode ser encontrado no anexo 1 do documento Instruções da GED 2002, onde consta também a pontuação referente a cada atividade e sub-atividade.

Após a atualização de todos os dados, o Relatório GED do docente deve ser validado pelo Chefe do Departamento, conforme instruções disponíveis no Manual do SiDoc, na seção "GED", "Aprovação online". Após a aprovação pelo Departamento, os dados do Relatório GED não podem mais ser modificados, a não ser que a aprovação seja cancelada.

 

Voltar ao sumário

 

|2. Produção Intelectual Científica, Artística e Técnica, Titulação e outras (Currículo Lattes) |

As informações sobre Produção Intelectual Científica, Artística e Técnica, Titulação obtida e outras cuja fonte é o Lattes (vide anexo 1 do documento Instruções da GED 2002) devem ser atualizadas pelo docente no sistema de Currículos Lattes.

São importadas pelo SiDoc e utilizadas para o cômputo da GED, as atividades registradas no Lattes, em andamento ou concluídas, referentes a:

3. Produção Intelectual Científica, Artística e Técnica;

4. Titulação;

5. Orientação de Trabalho Final de Curso de Especialização;

6. Orientação de Dissertação de Mestrado;

7. Orientação de Tese de Doutorado;

8. Orientação de Bolsista de Iniciação Científica;

9. Orientação de outros bolsistas;

10. Orientação de estudante estrangeiro de entidade conveniada;

11. Supervisão de estágio extra curricular;

12. Participação em bancas.

Instalação do Currículo Lattes, Atualização de Versão e Instalação do Módulo Institucional

Para poder atualizar seus dados no Currículo Lattes, é necessário, em primeiro lugar, instalar o aplicativo em seu computador.

Para instruções mais detalhadas sobre como instalar, atualizar a versão, instalar o módulo Lattes Institucional e enviar os dados do Currículo Lattes para a UFBA, veja a seção Envio de Currículo Lattes, no site da GED na Internet, em .

Utilizando o Currículo Lattes

Informações sobre a operação do Currículo Lattes estão disponíveis online na seção FAQ em , bem como na ajuda do programa.

Senha CNPq para envio de dados do CV  Lattes

Para enviar seus dados do CV Lattes, é necessário ter uma senha CNPq, utilizada para todos os serviços prestados pelo CNPq via Internet.

Se você é um novo usuário - nunca enviou um formulário de proposta, ainda não é bolsista e nem recebeu auxílios do CNPq – sua senha será gerada a partir do momento em que você fizer seu cadastro (), ou enviar seu Currículo Lattes. Então, a Senha CNPq criada em qualquer uma dessas situações será pessoal e única. 

O docente já deve ter essa senha nos seguintes casos:

3. Já enviou currículo eletrônico ao CNPq

4. Tinha currículo cadastrado nos sistemas BCurr, MiniCurrículo, CNCT ou DataCAPES

5. Enviou formulário de proposta Lattes ao CNPq

6. Tem ou já teve bolsas e auxílios do CNPq

Caso você não lembre ou não tenha recebido sua Senha CNPq, pode solicitá-la automaticamente pela Internet, ou entrar em contato com a Central de Atendimento (0800 61 9697), de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Envio dos Dados do Currículo Lattes para a UFBA

Após a atualização de seus dados no CV Lattes, para que eles sejam incorporados ao SiDoc é necessário que o docente envie para a UFBA o seu currículo em um formato eletrônico padrão (XML). Para isso, poderá ser adotado um dos procedimentos abaixo:

Opção 1

|ATENÇÃO! |

|O uso desta opção é fortemente recomendado, pelos seguintes motivos: o processo é completamente automatizado, sem necessidade de |

|intervenção humana; o currículo é atualizado ao mesmo tempo no CNPq e na UFBA, deixando com ambas as instituições a informação |

|correta e mais atualizada. |

1) Tendo instalado o Currículo Lattes 1.4, acessar o endereço , opção “Curriculo Lattes (versão1.4)”

2) Selecionar a opção ‘Lattes Institucional – UFBA”

3) Baixar e instalar o arquivo indicado, observando as instruções da página

4) Após atualizar devidamente o currículo Lattes, selecionar a opção de menu “Arquivo”, “Enviar Currículo”, “CNPq/UFBA” (para o envio do currículo é necessário estar conectado à Internet)

Opção 2

1) Caso não consiga instalar o módulo Lattes Institucional, o docente deverá, após o preenchimento do Currículo Lattes, entrar na opção de menu “Arquivo”, “Exportar dados”, “Arquivo XML (LMPL)”. O sistema pedirá para selecionar um diretório e um nome para o arquivo (coloque o seu CPF no nome do arquivo); o arquivo XML será gerado com os dados do currículo Lattes. Atenção: apenas o Lattes 1.4 tem essa opção.

2) Após a geração do arquivo XML, o docente deverá enviar um e-mail para sidoc@ufba.br com o assunto (subject) 'arquivo xml' e o arquivo anexado (attach).  O arquivo terá o nome de seu_cpf.xml, e estará no local onde foi arquivado no seu computador.

No dia seguinte ao envio do currículo para a UFBA, os dados referentes à produção cadastrada pelo docente estarão disponíveis no SiDoc.

Voltar ao sumário

|3. Atividades de Pesquisa (Módulo de Pesquisa do SiDoc) |

As atividades de pesquisa deverão ser cadastradas, pelo coordenador da atividade, no Módulo de Pesquisa do SiDoc (sidoc.ufba.br). Lá serão registradas informações relativas a cada atividade e seus membros de equipe, assim como seus relatórios de acompanhamento. Após cadastradas as atividades e respectivos relatórios, ambos deverão ser aprovados pelo departamento. As instruções detalhadas para atualização de atividades de pesquisa podem ser encontradas no Manual do SiDoc.

 

Voltar ao sumário

 

|4. Atividades de Extensão (Módulo de Extensão do SiDoc) |

As atividades de extensão deverão ser cadastradas, pelo coordenador da atividade, no módulo de extensão do SiDoc (sidoc.ufba.br). Lá serão registradas informações relativas a cada atividade e seus membros de equipe, assim como seus relatórios de acompanhamento. Após cadastradas as atividades e respectivos relatórios, ambos deverão ser aprovados pelo departamento. As instruções detalhadas para atualização de atividades de extensão podem ser encontradas no Manual do SiDoc.

 

Voltar ao sumário

 

|5. Atividades Administrativas e de Representação, Atividades de Qualificação em Andamento, Afastamentos e outras (SIP - Sistema |

|Integrado de Pessoal) |

Atividades administrativas e de representação, atividades de qualificação em andamento, afastamentos e outras (vide anexo 1 do documento Instruções da GED 2002), são migradas automaticamente do SIP - Sistema Integrado de Pessoal e são alimentadas sistematicamente pela Superintendência de Pessoal através das portarias e ou comunicações oficiais expedidas pelas diversas unidades administrativas da UFBA.

Atividades registradas automaticamente a partir da designação para o cargo

São automaticamente registrados, a partir da designação oficial, os cargos de:

3. Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor;

4. Diretor e Vice-Diretor de Unidades Universitárias; 

5. Diretor de Órgãos da Administração Central, Suplementares e Complementares; 

6. Chefe de Gabinete do Reitor, Assessor e Coordenador de Órgãos da Reitoria; 

7. Chefe de Departamento.

Afastamentos registrados automaticamente a partir da sua autorização

São automaticamente registrados, a partir de sua autorização oficial, afastamentos para:

3. Atividade de qualificação em cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação (stricto e lato sensu), com afastamento;

4. Participação em congressos e reuniões;

5. Prestação de colaboração com outra instituição de ensino e pesquisa;

6. Cessão para órgãos de deliberação coletiva ou outros relacionados com suas funções acadêmicas;

7. Licença prêmio, estágio ou intercâmbio;

8. Outras licenças com vencimento.

Para maiores informações sobre os procedimentos necessários para estes afastamentos, veja o Manual de Direitos e Vantagens da SPE, bem como a seção Normas (Base Legal) da página da GED, especialmente a Portaria Normativa n. 04/01 UFBA.

Atividades que devem ser registradas pelo docente, através do Departamento, na SPE

As seguintes atividades devem ter seu registro na SPE solicitado pelo docente, através do Departamento:

3. Atividade de qualificação em cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação (stricto e lato sensu), sem afastamento, com ou sem liberação parcial ou total de carga horária.

4. Representação sindical;

5. Representação em Conselhos Superiores, Órgãos Colegiados, Comissões Permanentes;

6. Coordenação de Curso de Especialização;

7. Participação em Comissões de Reformulação Curricular, Coordenações especiais e outras Comissões de âmbito institucional;

8. Membro de Conselho ou Comissão de órgãos governamentais, associações científicas, culturais e profissionais;

9. Membro de diretoria de associações científicas, agências de fomento ou órgãos de classe;

10. Membro de Conselho Editorial, Consultivo ou Deliberativo;

Para maiores informações sobre os procedimentos necessários para estes afastamentos, veja o Manual de Direitos e Vantagens da SPE, bem como a seção Normas (Base Legal) da página da GED, especialmente a Portaria Normativa n. 04/01 UFBA. Para todos os itens acima, com exceção das atividades de qualificação, providencie o envio,  pelo seu Departamento, do novo formulário para registro de atividades de representação (em formato .doc)

Consultas aos Dados do SIP

As informações constantes do SIP - Sistema Integrado de Pessoal podem ser consultadas online pelo próprio docente através do site sipweb.ufba.br. Para essa consulta, é necessário o número da matrícula SIAPE do docente e sua senha para acesso ao SIP. Caso não tenha ou tenha esquecido sua senha esta poderá ser solicitada online para recebimento através de e-mail. Os diretores das Unidades e Órgãos têm acesso ao dados de todos os respectivos servidores, através de senha específica.

Observações Gerais

Em caso de incorreções ou omissões nos registros, o docente deverá encaminhar solicitação de atualização através do departamento, que a encaminhará à CPPD. Veja maiores informações na seção Perguntas e Respostas do site da GED na Internet e no Manual de Direitos e Vantagens da SPE, bem como na seção Normas (Base Legal) da página da GED, especialmente a Portaria Normativa n. 04/01 UFBA.

As atualizações e correções feitas no SIP só estarão disponíveis no SiDoc a partir do dia seguinte.

As dúvidas com relação a estes procedimentos devem ser encaminhadas pessoalmente à CPPD ou através do e-mail cppd@ufba.br.

Voltar ao sumário

 

|6. Atividades de Ensino e outras (SIAC - Sistema de Informações Acadêmicas) |

As atividades de ensino e demais informações cuja fonte é o SIAC - Sistema de Informações Acadêmicas (vide anexo 1 do documento Instruções da GED 2002)  devem ser diretamente registradas pelos departamentos e órgãos colegiados nesse sistema:

3. Atividades de ensino;

4. Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (stricto e lato sensu);

5. Cordenação de Comissões Permanentes e de Conselhos Superiores;

6. Supervisão de estágio curricular;

7. Orientação acadêmica;

8. Coordenação de disciplina;

9. Supervisão ambulatorial;

10. Supervisão de Internato e Residência Médica;

11. Participação em comissão de avaliação de trabalho de ateliê.

Em caso de incorreções ou omissões dessas informações, o docente deverá solicitar ao seu departamento a correção das mesmas no SIAC. As eventuais dúvidas com relação a este procedimento devem ser encaminhadas pessoalmente à SUPAC ou através do e-mail supac@ufba.br.

As atualizações e correções feitas no SIAC só estarão disponíveis no SiDoc a partir do dia seguinte.

 

Voltar ao sumário

|7. Validação Final do Relatório GED  |

Após a atualização de todos os dados, o Relatório GED do docente deverá ser validado online pelo Chefe do Departamento, conforme instruções disponíveis no Manual do SiDoc, na seção "GED", "Aprovação online".

Após a validação do Relatório GED do docente pelo Chefe do Departamento, seus dados não poderão mais ser alterados. Caso isso seja necessário, é preciso que o Chefe de Departamento cancele a validação e, quando as correções já estiverem incorporadas ao SiDoc, revalidá-lo.

Lembre-se que as correções feitas através do SIP, SIAC e CV Lattes só estarão incorporadas ao SiDoc a partir do dia seguinte. Para evitar problemas, verifique a correção dos dados do seu Relatório GED antes da revalidação.

Voltar ao sumário

|8. Roteiro para Atualização do Relatório GED  |

 

Para atualizar seu Relatório GED 2002, siga os seguintes passos:

1) Conecte-se à Internet e entre no site do SiDoc, em . Digite seu CPF e sua senha. Caso não tenha ou não se lembre de sua senha SiDoc, clique em , na caixa cinza, para recebê-la por e-mail. Se seu e-mail não estiver cadastrado, solicite o cadastramento enviando uma mensagem para sidoc@ufba.br. Maiores informações sobre a senha do SiDoc estão disponíveis no Manual do SiDoc.

2) Após entrar no SiDoc, clique em "GED" e em seguida em "GED atual". Digite seu CPF e clique em "Buscar". Seu nome deve aparecer na tela. Clique em seu nome. Seu Relatório GED aparecerá na tela. Verifique se os dados apresentados estão corretos.

3) Caso suas informações não estejam corretas, ou estejam incompletas, veja neste Manual como corrigi-las ou acrescentar dados que não constem do seu Relatório GED. O Anexo 1 das Instruções Operacionais mostra em detalhe a origem das informações utilizadas pelo SiDoc para gerar seu Relatório GED.

4) Conecte-se à Internet e instale ou atualize a versão do programa do CV Lattes, bem como o Módulo Institucional UFBA, seguindo as instruções do item 2 deste Manual. Abra o programa CV Lattes e atualize seus dados (para a atualização dos dados, não é necessário estar conectado à Internet). Veja no Anexo 2 das Instruções Operacionais quais informações, para efeito da GED, devem ser incluídas no CV Lattes, bem como em que item devem ser inseridas. Embora não seja necessário para efeito da GED, esta é uma boa oportunidade para você inserir ou atualizar todo o seu Currículo no CV Lattes. Com o seu Currículo aberto no programa Lattes, conecte-se à Internet e envie seu Currículo Lattes para a UFBA, clicando em "Arquivo", "Enviar", "UFBA". As informações inseridas no CV Lattes serão automaticamente incluídas no seu Relatório GED, a partir do dia seguinte ao envio para a UFBA. Você pode repetir esta operação tantas vezes quanto necessário.

5) Conecte-se à Internet e insira as informações relativas às suas Atividades de Pesquisa e de Extensão, utilizando os respectivos Módulos no SiDoc. Caso não seja o coordenador dessas atividades, solicite ao coordenador para fazer o registro ou sua atualização. Informações operacionais sobre os Módulos de Pesquisa e Extensão estão disponíveis no Manual do SiDoc. As informações inseridas através dos Módulos de Pesquisa e Extensão serão imediatamente incluídas no seu Relatório GED. Esta operação pode ser repetida tantas vezes quanto necessário. 

6) Faça uma verificação final do seu Relatório GED, seguindo as instruções do primeiro item deste Roteiro. Caso queira saber o valor em reais correspondente à sua pontuação, consulte a tabela de valores. O novo valor da GED será incluído nos contracheques a partir da folha de pagamento de janeiro, que é recebida a partir do início de fevereiro.

7) A partir da divulgação dos resultados, os docentes dispõem de 20 dias para entrar com processo de recurso, através do Departamento, junto à CIADD. Os recursos devem ser endereçados à  CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente,

Rua João das Botas, 27, Canela, 40.170-290 Salvador - BA (em frente à Reitoria), Telefone: 247-4303.

Voltar ao sumário

|9. Suporte aos Docentes  |

Se tiver dificuldades com relação à GED, utilize os serviços de suporte aos docentes:

1) Página na Internet

Verifique os Informes, as Normas, e as Instruções Operacionais, além da seção Perguntas e Respostas na página da GED na Internet, em .

2) Suporte no CPD

Dúvidas sobre Currículo Lattes e SiDoc:

CPD - Centro de Processamento de Dados

Av. Ademar de Barros Filho, s/n, Campus de Ondina

40.170-110 Salvador - BA

De 7 a 20 de novembro 2003, das 8 às 16h

3) Consultas por correio eletrônico

Dúvidas sobre as normas de atribuição da GED:

CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente

End.: Rua João das Botas, 27, Canela (em frente à Reitoria))

40.170-290 Salvador - BA

Telefone: 247-4303

E-mail: ged@ufba.br

Dúvidas sobre procedimentos operacionais do SiDoc:

E-mail: sidoc@ufba.br

Voltar ao sumário

Perguntas e Respostas

Consulte também: Manual da GED

3. Qual o cronograma e as normas para a GED 2003?

4. Como instalar o currículo Lattes no meu computador?

5. Quando tento fazer o download do Currículo Lattes e clico no segundo arquivo, recebo uma página com caracteres estranhos. O que faço?

6. Preenchi meu currículo Lattes online. Como enviá-lo para a UFBA?

7. Preenchi meu currículo Lattes, mas os dados não aparecem no SiDoc. Por que? Como enviar meu currículo Lattes para a UFBA?

8. Como obter a senha do Currículo Lattes?

9. Sei que o afastamento total para doutorado pode nos garantir a pontuação máxima na GED, porém creio que temos que enviar as informações. Como devo proceder?

10. Quando entro no SiDoc, meus dados referentes às aulas ministradas na graduação e na pós-graduação não correspondem à realidade.

11. Quais os procedimentos de registro das atividades administrativas?

12. Quando tento entrar no SiDoc preciso de uma senha. Como obtê-la?

13. Como é feita a validação dos dados dos docentes pelo Departamento?

14. O que é o SIAD?

15. Estive em afastamento durante 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

16. Estive em qualificação durante 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

17. Tomei posse como docente da UFBA em 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

18. Não consigo enviar meus dados em formato eletrônico. Como enviar os dados em papel?

[pic]

Qual o cronograma e as normas para a GED 2003?

O cronograma para a GED 2003 já está disponível. As normas da UFBA para a GED constam da Resolução n. 02/2002 do CONSEPE. O conjunto das normas da UFBA e das normas nacionais estão na seção Normas. O prazo para atualização das informações é 20 de novembro de 2003.

 

Voltar ao Início

Como instalar o currículo Lattes no meu computador?

Para instalar o programa do Lattes 1.4 no seu computador:

3. Acessar o endereço , opção "Curriculo Lattes (versão1.4)"

4. 2) Selecionar a opção "Instalação" 3) Baixar e instalar os 10 arquivos indicados e seguir as instruções da página

Para instruções mais detalhadas sobre como instalar, atualizar a versão, instalar o módulo Lattes Institucional e enviar os dados do Currículo Lattes para a UFBA, veja a seção Envio de Currículo Lattes, no site da GED na Internet, em .  

Voltar ao Início

Quando tento fazer o download do Currículo Lattes e clico no segundo arquivo, recebo uma página com caracteres estranhos. O que faço?

Se aparecerem caracteres estranhos na página, clique em "Stop" ou "Parar" no seu navegador (browser). Volte à página anterior, clique com o botão direito do mouse no link do arquivo e depois em "Salvar como", "Save link", ou algo semelhante, a depender de seu navegador.

 

Voltar ao Início

Preenchi meu currículo Lattes online. Como enviá-lo para a UFBA?

Como seu CV Lattes foi preenchido online, vc. precisa em primeiro lugar instalar o programa do Lattes 1.4 no seu computador e importar os dados do CNPq. Para isso, é necessário seguir os passos abaixo:

3. Acessar o endereço , opção "Currículo Lattes (versão1.4)"

4. Selecionar a opção "Instalação"

5. Baixar e instalar os 10 arquivos indicados e seguir as instruções da página

6. Iniciar o programa Lattes do seu computador

7. Selecionar, no menu, "Arquivo", "Importar Dados", "CNPq - Internet". O programa solicitará seu CPF e sua senha no CNPq.

8. Após receber os dados do CNPq, verifique-os, atualize-os, se necessário, salve o currículo e consulte a seção de Envio de Currículo Lattes à UFBA, onde estão disponíveis instruções mais detalhadas sobre como instalar, atualizar a versão, instalar o módulo Lattes Institucional e enviar os dados do Currículo Lattes para a UFBA.

Voltar ao Início

Preenchi meu currículo Lattes, mas os dados não aparecem no SiDoc. Por que? Como enviar meu currículo Lattes para a UFBA?

Lembre-se que nem todos os dados necessários para a GED são informados pelo Lattes. Veja o documento GED 2002 - Instruções Operacionais bem como os demais manuais disponíveis através do menu à esquerda.

As informações cuja fonte é o Lattes (vide anexo 1 do documento Instruções da GED 2002) deverão ser atualizadas no sistema de Currículos Lattes 1.4. Para instruções mais detalhadas sobre como instalar, atualizar a versão, instalar o módulo Lattes Institucional e enviar os dados do Currículo Lattes para a UFBA, veja a seção Envio de Currículo Lattes, no site da GED na Internet, em .

Para que os dados do Lattes sejam incorporados ao SiDoc é necessário que o docente envie para a UFBA o seu currículo em um formato eletrônico padrão (XML). Para isso, poderá ser adotado um dos procedimentos abaixo:

Opção 1

O uso desta opção é fortemente recomendado, pelos seguintes motivos: o processo é completamente automatizado, sem necessidade de intervenção humana; o currículo é atualizado ao mesmo tempo no CNPq e na UFBA, deixando com ambas as instituições a informação correta e mais atualizada.

3. Tendo instalado o Currículo Lattes 1.4, acessar o endereço , opção “Curriculo Lattes (versão1.4)”

4. Selecionar a opção ‘Lattes Institucional – UFBA”

5. Baixar e instalar o arquivo indicado, observando as instruções da página

6. Após atualizar devidamente o currículo Lattes, selecionar a opção de menu “Arquivo”, “Enviar Currículo”, “CNPq/UFBA”

Opção 2

3. Caso não consiga instalar o módulo Lattes Institucional, o docente deverá, após o preenchimento do Curriculo Lattes 1.4, entrar na opção de menu “Arquivo”, “Exportar dados”, “Arquivo XML (LMPL)”. O sistema pedirá para selecionar um diretório e um nome para o arquivo (coloque o seu CPF no nome do arquivo); o arquivo XML será gerado com os dados do currículo Lattes. Atenção: apenas o Lattes 1.4 tem essa opção.

4. Após a geração do arquivo XML, o docente deverá enviar um e-mail para sidoc@ufba.br com o assunto (subject) 'arquivo xml' e o arquivo anexado (attach).  O arquivo terá o nome de seu_cpf.xml, e estará no local onde foi arquivado no seu computador.

ATENÇÃO: Após o envio do currículo para o SiDoc, apenas no dia seguinte este apresentará os dados referentes à produção cadastrada pelo docente no Currículo Lattes.

Voltar ao Início

Sei que o afastamento total para pós-graduação pode nos garantir a pontuação máxima na GED, porém creio que temos que enviar as informações. Como devo proceder?

Se o seu afastamento para mestrado, doutorado ou pós-doutorado estiver registrado na SPE - Superintendência de Pessoal, vc. recebe automaticamente 84 pontos, no caso de mestrado e doutorado, e 140 pontos no caso de pós-doutorado. No caso de mestrado e doutorado, para completar os 140 pontos, independentemente de outra produção, seu Departamento precisa enviar para a CPPD - Comissão Permantente de Pessoal Docente, via SIAD, uma avaliação do seu desempenho na pós-graduação de 0 (zero) a 10 (dez) e a pontuação restante será proporcional a essa avaliação. Para isso, vc. precisa enviar ao seu Departamento seu Relatório de Atividades, uma declaração do colegiado do seu programa de que está matriculado no seu programa de pós-graduação (ou guia de matrícula) e uma carta do orientador com a avaliação, se possível já com uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Universidade Federal da Bahia

CPPD - Comissão Permantente de Pessoal Docente

Rua João das Botas

Canela

Salvador, Bahia

Brasil

Fax: (71)245-6835

Fones: (71)247-4303

e-mail:cppd@ufba.br

Voltar ao Início

Quando entro no SiDoc, meus dados referentes às aulas ministradas na graduação e na pós-graduação não correspondem à realidade.

Há três possibilidades:

1) O seu Departamento não informou corretamente o nome do docente responsável pela disciplina no SIAC - Sistema de Informações Acadêmicas. Solução: peça ao seu Chefe de Departamento para corrigir a informação no SIAC. O SIAC está aberto para que os Chefes de Departamento façam essas correções.

2) A disciplina que você ministra está cadastrada de forma errada no SIAC (por exemplo, a carga horária da disciplina está cadastrada de forma errada). Solução: peça ao seu Chefe de Departamento para solicitar a correção à SUPAC, ou faça isso vc. mesmo (supac@ufba.br).

3) Os dados estão corretos no SIAC, mas o SiDoc está lendo erradamente os dados do SIAC. Envie um e-mail comunicando o fato para sidoc@ufba.br  

Voltar ao Início

Quais os procedimentos de registro das atividades administrativas?

O SIP é alimentado sistematicamente pela Superintendência de Pessoal através das portarias e ou comunicações oficiais expedidas pelas diversas unidades administrativas da UFBA. O SIAC é alimentado sistematicamente pela Superintendência Acadêmica (SUPAC), Colegiados de Cursos e Departamentos.

Em caso de erro e omissões nas informações fornecidas pelo SIP ou SIAC ao SIDOC, deve ser obedecido o procedimento de registro das atividades administrativas descrito a seguir.

Procedimento de registro das atividades administrativas

Para registro das atividades administrativas, acadêmicas e de representação do corpo docente no Sistema Acadêmico – SIAC e no Sistema Integrado de Pessoal – SIP com base na Portaria Normativa n 04/01 de 18/09/01 do Magnífico Reitor, deverão ser adotadas as seguintes providências:

Pelo Corpo Docente:

Solicitar no Departamento o registro da atividade, anexando o documento que comprove o seu efetivo exercício na função ou atividade administrativa, acadêmica ou de representação, exceto para os inciso I, II e III ( I – Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor, Diretor e Vice-Diretor de Unidades Universitárias e Direção de Órgãos da Administração Central, Suplementares e Complementares; II – Chefe de Gabinete do Reitor, Assessor e Coordenador; III – Chefe de Departamento)

Pelo Departamento:

Analisar a solicitação e encaminhar à CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente, para o devido registro no SIP - Sistema Integrado de Pessoal, utilizando o formulário (em formato .doc) RDV - Requerimento de Direitos e Vantagens para Registro de Atividades de Representação.

Quando a  solicitação tratar dos incisos  IV ou XII da referida portaria (IV – Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (stricto e lato sensu), de Comissões Permanentes e de Conselhos Superiores; XII - Supervisão de estágio curricular, orientação acadêmica, coordenação de disciplina, supervisão ambulatorial, internato, comissão de trabalho de ateliê), efetuar o registro no Sistema Acadêmico – SIAC no próprio Departamento

Pela CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente:

Receber solicitação do Departamento

Efetuar o registro no Sistema Integrado de Pessoal – SIP

Pelo Gabinete do Reitor:

Encaminhar à Superintendência de Pessoal os atos de nomeação referentes aos incisos I, II e III ( I – Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor, Diretor e Vice-Diretor de Unidades Universitárias e Direção de Órgãos da Administração Central, Suplementares e Complementares; II – Chefe de Gabinete do Reitor, Assessor e Coordenador; III – Chefe de Departamento)

Dados necessários para inclusão das atividades de representação no SIP - Sistema Integrado de Pessoal

1 - Data de início e fim de exercício

Se a atividade for exercida por mandato deve ser informada, também, a data final. Quando não for informada a data final, ficará subentendido que o docente continua exercendo a atividade de representação, logo devem ser adotadas providências no sentido de garantir a atualização quando o docente se desvincular da atividade.

2 - O documento para registro no SIP deve ser cadastrado no SIAD - Sistema de Acompanhamento de Documentos -- protocolo eletrônico da UFBA --, para que receba um número de processo. Este número será utilizado para registro no SIP. A pessoa encarregada do protocolo na sua unidade deve saber como usar o SIAD.

3 - Deve constar do documento a descrição da atividade, de acordo com as definições  do item 5.1 da GED.

Voltar ao Início

Quando tento entrar no SiDoc preciso de uma senha. Como obtê-la?

Cada docente possui um login e uma senha confidencial de acesso sobre os quais possui absoluta responsabilidade. O login de cada docente corresponde ao seu CPF. A senha pode ser solicitada, para ser recebida por e-mail, através do Módulo de Controle de Acesso (MCA) (vide, para informações mais detalhadas, o Manual do MCA Usuário, disponível na página da GED na Internet).

Se você esquecer sua senha, o sistema pode mostrar para você uma dica que foi cadastrada anteriormente, ou enviá-la por e-mail. Para isto você deve efetuar os seguintes passos:

3. Digite o CPF na caixa de texto apropriada.

4. Clique no link "Dica de Senha", logo abaixo dos botões [OK] e [Cancelar].

5. Clique no link "Enviar senha por e-mail", para receber a senha na sua caixa de correio eletrônico

Voltar ao Início

Como é feita a validação dos dados dos docentes pelo Departamento?

De acordo com as decisões do CONSEPE, os relatórios da GED (on-line ou manuais) deverão ser aprovados pelas chefias dos departamentos.

As instruções para essa aprovação são as seguintes:

1. Relatório entregue em papel pelo docente

No caso da GED manual, a aprovação se dará, também, manualmente, com a assinatura do chefe de departamento no Relatório GED manual. Em seguida, os relatórios aprovados deverão ser encaminhados à CPPD.

2. Relatório enviando online pelo docente

No caso da GED on-line:

APROVAÇÂO

Ao entrar no SiDoc , o chefe de departamento terá acesso a uma opção de aprovação para o seu departamento. Essa opção aparece como um link após a entrada na página principal do SiDoc (),  após entrar com o CPF e a senha.

Selecionando a opção acima, o chefe de departamento verá uma lista de todos os docentes lotados no seu departamento.

Ao selecionar um docente da lista acima, o chefe de departamento irá visualizar o relatório GED on-line do docente escolhido.

Ao entrar no Resumo do docente selecionado,  aparecerá um campo de ‘GED aprovada’ que deverá ser marcado pelo chefe de departamento, caso deseje aprovar a GED. Para efetivar a aprovação o chefe de departamento deverá clicar no botão ‘Salvar’.

Os relatórios GED já aprovados serão identificados pela mensagem ‘Resumo GED aprovado’ logo abaixo do nome do docente. Essa mensagem será um link para o Resumo aprovado.

 

CANCELAMENTO DE APROVAÇÂO

A aprovação de um relatório GED on-line poderá ser cancelada pelo chefe de departamento. Para isto, basta desmarcar o campo ‘GED aprovada’ no resumo do mesmo, e, em seguida, clicar em ‘Salvar’

OBSERVAÇÃO:

Após a aprovação on-line da GED de um docente qualquer, as modificações na produção do docente não mais serão consideradas para efeito de GED, a não ser que a aprovação seja cancelada antes.

Voltar ao Início

O que é o SIAD?

O SIAD - Sistema de Acompanhamento de Documentos é um sistema de registro eletrônico de envio de documentos, que estabelece um número de protocolo ao mesmo. O documento é enviado em papel, mas sua movimentação é registrada online, para facilitar a localização do documento. A pessoa responsável pelo protocolo de sua Unidade deve saber operar o sistema. Em caso de dúvida, consulte a Direção de sua Unidade.

Voltar ao Início

Como obter a senha do Currículo Lattes?

1) Usuário novo

Se você é um novo usuário - nunca enviou um formulário de proposta, ainda não é bolsista e nem recebeu auxílios do CNPq – sua senha será gerada a partir do momento em que você fizer seu cadastro (em ), ou enviar seu Currículo Lattes. Então, a Senha CNPq criada em qualquer uma dessas situações será pessoal e

única.

2) Esquecimento da senha CNPq

Caso você não lembre ou não tenha recebido sua Senha CNPq, pode solicitá-la automaticamente pela Internet, ou entrar em contato com a Central de Atendimento (0800 61 9697), de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas).

   a) Solicitação Automática

Acesso:

O pedido é feito via Internet e sua nova Senha CNPq será gerada e enviada automaticamente para seu e-mail ou, em pelo menos uma semana, para seu endereço postal. Mas atenção! Esses campos destinatários, precisam ser os mesmos já cadastrados em seu currículo Lattes e, com a nova senha em mãos, você precisa unificá-la no sistema.

Informações sobre como unificar suas senhas no sistema estão disponíveis nas páginas do CNPq em

   b) Central de Atendimento CNPq

Contato com a Central de Atendimento (0800 61 9697) de Segunda à Sexta-feira, das 8 às 20 horas

Voltar ao Início

Estive em afastamento durante 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

Estive em qualificação durante 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

Tomei posse como docente da UFBA em 2003 e minha GED está incorreta. O que devo fazer?

A GED de docentes em afastamento, em qualificação ou que foram empossados em 2003 está sendo calculada incorretamente pelo sistema, na maioria dos casos. A CIADD está analisando caso a caso a GED desses docentes e fará as devidas correções.

Voltar ao Início

Não consigo enviar meus dados em formato eletrônico. Como enviar os dados em papel?

 

|ATENÇÃO! Somente utilize esta alternativa em último caso! |

|A utilização do SiDoc traz diversas vantagens para o docente e para a instituição, uma vez que os dados armazenados no|

|sistema poderão ser utilizados para pedidos de progressão funcional, relatórios de atividades, alocação de vagas para |

|concurso, avaliação das condições de oferta e avaliações internas, além de emitir, automaticamente, curriculum vitae e|

|possibilitar a criação de currículo em formato adequado (.html) para publicação na Internet. |

|Além disso, o envio em papel implica na necessidade de digitação dos dados para |

|efeito de inclusão na folha de pagamento, o que pode implicar em atraso no recebimento da GED. |

|Conforme estabelecido pela Resolução 02/02 do CONSEPE, não serão aceitos formulários em papel sem o detalhamento das |

|atividades, conforme modelo disponível abaixo.  |

Se tiver problemas de instalação do Lattes ou de utilização do SiDoc, utilize o serviço de suporte no CPD, sala 117, até às 16 h.

Para os casos de total impossibilidade de envio eletrônico, estão disponíveis arquivos dos formulários em papel como alternativa para o envio de informações para efeito da avaliação docente relativa à GED. Os formulários em papel devem ser acompanhados do detalhamento de atividades, conforme modelo disponível na Internet.

GED

Instruções Operacionais

ANEXO 1

1. Atividades de Ensino

(Máximo de 120 pontos, dos quais até 40 pontos para atividades de orientação e supervisão)

Atividades de educação superior (cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação), conforme Art. 44, Lei 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996, entendidas como aquelas formalmente incluídas nos planos de integralização curricular dos cursos. Atividades de orientação e de supervisão não previstas nos referidos planos só poderão ser consideradas no item F, outras atividades. Não devem ser consideradas as atividades de ensino pelas quais o docente receba remuneração adicional específica, exceto no caso de pós-graduação “stricto sensu” interinstitucional, instituída no âmbito do programa da CAPES, por ela avaliada, e que exija o deslocamento do docente da instituição sede.

Docentes que participam de disciplinas apenas ministrando algumas aulas, disciplinas de duração inferior a um semestre, inclusive curso de férias ou intensivos, devem calcular o número de horas-aula por semana da seguinte maneira: número de horas de aulas efetivamente ministradas durante o semestre dividido por 15.

ATENÇÃO

O docente que não obtiver 80 pontos no item Atividades de Ensino terá direito apenas à GED referente a atividades de ensino, ressalvadas as exceções estabelecidas em lei (licenças, afastamentos e exercício de cargos)

1.1 Aulas do primeiro semestre

|Atividade * |Horas-aula por semana **|Pontuação (Horas-aula por |Pontuação Máxima |Fonte |

| | |semana x 10) | | |

|Graduação | | |240 |SIAC |

|Especialização | | |240 |SIAC |

|Mestrado / Doutorado | | |240 |SIAC |

|Sub-total de 1.1 |240 | |

* Cursos oferecidos sem remuneração adicional específica (exceto no caso de pós-graduação “stricto sensu” interinstitucional, instituída no âmbito do Programa da CAPES, por ela avaliada, e que exija o deslocamento do docente da instituição sede) e aprovados pelos órgãos competentes da UFBA

** Exceto carga horária de estágio

1.2 Aulas do segundo semestre

|Atividade * |Horas-aula por |Pontuação (Horas-aula por |Pontuação Máxima |Fonte |

| |semana ** |semana x 10) | | |

|Graduação | | |240 |SIAC |

|Especialização | | |240 |SIAC |

|Mestrado / Doutorado | | |240 |SIAC |

|Sub-total de 1.2 |240 | |

* Cursos oferecidos sem remuneração adicional específica (exceto no caso de pós-graduação “stricto sensu” interinstitucional, instituída no âmbito do Programa da CAPES, por ela avaliada, e que exija o deslocamento do docente da instituição sede) e aprovados pelos órgãos competentes da UFBA

** Exceto carga horária de estágio

1.3 Outras Atividades Curriculares

|Atividade |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação |Fonte |

| | |(turmas ou | |(Quantidade x |Máxima | |

| | |alunos) | |Pontos) | | |

|Em andamento |

|Supervisão de Estágio Curricular |- | |2 / turma | |12 |SIAC |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de |- | |2 / aluno | |8 |SIAC |

|Graduação | | | | | | |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de |- | |2 / aluno | |12 |LATTES |

|Especialização | | | | | | |

|Orientação de Dissertação de Mestrado |orientador | |4 / aluno | |12 |LATTES |

| |co-orientador | |2 / aluno | |6 |LATTES |

|Orientação de Tese de Doutorado |orientador | |6 / aluno | |12 |LATTES |

| |co-orientador | |3 / aluno | |6 |LATTES |

|Orientação Acadêmica |- | |3 / turma | |6 |SIAC |

|Coordenação de Matéria / Disciplina |- | |2 / semestre | |4 |SIAC |

|Supervisão ambulatorial |- | |2 / turma | |6 |SIAC |

|Internato |- | |2 / turma | |6 |SIAC |

|Comissão de Avaliação de Trabalho de |- | |2 / turma | |6 |SIAC |

|Ateliê | | | | | | |

|Concluídas |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de |- | |1 / aluno | |4 |SIAC |

|Graduação | | | | | | |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de |- | |1 / aluno | |6 |LATTES |

|Especialização | | | | | | |

|Orientação de Dissertação de Mestrado |orientador | |2 / aluno | |6 |LATTES |

| |co-orientador | |1 / aluno | |3 |LATTES |

|Orientação de Tese de Doutorado |orientador | |2 / aluno | |6 |LATTES |

| |co-orientador | |1 / aluno | |3 |LATTES |

|Sub-total de 1.3 |40 | |

Totalização 1: Atividades de Ensino

| |Sub-total |Sub-total 1.2 |Média de aulas (Sub-total |Sub-total 1.3 |Pontuação (Média de |Pontuação |Pontuação |

| |1.1 | |1.1 + Sub-total 1.2) / 2 | |aulas + Sub-total 1.3) |máxima |ajustada |

|Sub-total 1 | | | | | |120 | |

2. Produção Intelectual

Produção científica, artística, técnica e cultural representada através de publicações ou de outras formas de expressão usuais e pertinentes aos ambientes acadêmicos específicos, avaliadas de acordo com a sistemática utilizada pela CAPES e pelo CNPq para as diferentes áreas do conhecimento.

2.1 Produção Bibliográfica

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação máxima |Fonte |

|Artigo Publicado em Periódico |Completo | |15 | |60 |LATTES |

| |Resumo | |2 | |10 |LATTES |

|Livro ou Capítulo de Livro |Capítulo | |10 | |20 |LATTES |

| |Organização | |5 | |5 |LATTES |

| |Livro | |20 | |40 |LATTES |

|Trabalho Publicado em Anais de |Completo | |5 | |30 |LATTES |

|Evento Técnico-Científico | | | | | | |

| |Resumo | |2 | |10 |LATTES |

|Textos em Jornal ou Revista |Jornal de Noticias | |1 | |5 |LATTES |

|(magazines) | | | | | | |

| |Revista | |1 | |5 |LATTES |

|Demais tipos |Partitura Musical | |5 | |30 |LATTES |

| |Tradução Livro | |5 | |10 |LATTES |

| |Tradução Artigo | |1 | |2 |LATTES |

| |Outro | |5 | |15 |LATTES |

|Sub-total 2.1 |60 | |

2.2 Produção Artística

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação |Fonte |

| | | | | |Máxima | |

|Apresentação de obra artística |Coreográfica | |6 | |30 |LATTES |

| |Literária | |6 | |30 |LATTES |

| |Musical | |6 | |30 |LATTES |

| |Teatral | |6 | |30 |LATTES |

| |Outra | |6 | |30 |LATTES |

|Apresentação em rádio ou TV |Dança | |6 | |30 |LATTES |

| |Teatro | |6 | |30 |LATTES |

| |Música | |6 | |30 |LATTES |

| |Outra | |6 | |30 |LATTES |

|Arranjo musical |Canto | |3 | |20 |LATTES |

| |Coral | |3 | |20 |LATTES |

| |Orquestra | |3 | |20 |LATTES |

| |Outra | |3 | |20 |LATTES |

|Composição musical |Canto | |6 | |30 |LATTES |

| |Coral | |6 | |30 |LATTES |

| |Orquestra | |6 | |30 |LATTES |

| |Outra | |6 | |30 |LATTES |

|Obra de artes visuais |Cinema | |6 | |30 |LATTES |

| |Desenho | |6 | |30 |LATTES |

| |Escultura | |6 | |30 |LATTES |

| |Fotografia | |6 | |30 |LATTES |

| |Gravura | |6 | |30 |LATTES |

| |Instalação | |6 | |30 |LATTES |

| |Pintura | |6 | |30 |LATTES |

| |Televisão | |6 | |30 |LATTES |

| |Vídeo | |6 | |30 |LATTES |

| |Outra | |6 | |30 |LATTES |

|Sonoplastia |Cinema | |3 | |20 |LATTES |

| |Música | |3 | |20 |LATTES |

| |Rádio | |3 | |20 |LATTES |

| |Televisão | |3 | |20 |LATTES |

| |Teatro | |3 | |20 |LATTES |

| |Outra | |3 | |20 |LATTES |

|Outra produção artística/ |- | |3 | |20 |LATTES |

|cultural | | | | | | |

|Premiação |- | |6 | |30 |LATTES |

|Sub-total 2.2 |60 | |

2.3 Produção Técnica

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação máxima |Fonte |

|Software |Computacional | |2 | |10 |LATTES |

| |Multimídia | |2 | |10 |LATTES |

| |Outra | |1 | |5 |LATTES |

|Produto tecnológico |Piloto | |10 | |20 |LATTES |

|(aparelho, equipamento, | | | | | | |

|fármacos e similares, | | | | | | |

|instrumentos e outros) | | | | | | |

| |Projeto | |10 | |20 |LATTES |

| |Protótipo | |10 | |20 |LATTES |

| |Outro | |5 | |10 |LATTES |

|Processo ou Técnica |Analítica | |5 | |10 |LATTES |

| |Instrumental | |5 | |10 |LATTES |

| |Pedagógica | |5 | |10 |LATTES |

| |Processual | |5 | |10 |LATTES |

| |Terapêutica | |5 | |10 |LATTES |

| |Outra | |3 | |10 |LATTES |

|Propriedade intelectual |Patente/ registro | |20 | |20 |LATTES |

|(processo ou técnica, produto | | | | | | |

|tecnológico e software) | | | | | | |

|Demais produções |Desenvolvimento de material| |4 | |10 |LATTES |

|técnicas |didático e instrucional | | | | | |

| |publicado | | | | | |

| |Editoração | |5 | |10 |LATTES |

| |Maquete | |5 | |10 |LATTES |

| |Manutenção de obra | |5 | |10 |LATTES |

| |artística (arquitetura, | | | | | |

| |desenho, fotografia, | | | | | |

| |escultura, gravura, | | | | | |

| |pintura, acervos | | | | | |

| |bibliográficos e | | | | | |

| |arquivísticos históricos) | | | | | |

| |Apresentação em reuniões | |3 | |12 |LATTES |

| |científicas (conferência, | | | | | |

| |palestra ou comunicação) | | | | | |

| |Carta, mapa ou similar | |5 | |10 |LATTES |

| |Outra | |2 | |10 |LATTES |

|Sub-total 2.3 |60 | |

Totalização 2: Produção Intelectual

| |Sub-total 2.1 |Sub-total 2.2 |Sub-total 2.3 |Pontuação |Pontuação máxima |Pontuação |

| | | | |(Sub-total 2.1 + Sub-total 2.2 | |ajustada |

| | | | |+ Sub-total 2.3) | | |

|Sub-total 2 | | | | |60 | |

3. Atividades de Pesquisa e de Extensão

Projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de extensão aprovados pelo Departamento e registrados no Módulo de Pesquisa ou no Módulo de Extensão do SiDoc.

Relatórios de parciais de pesquisa em andamento, desde que a pesquisa não tenha gerado produtos incluídos no item Produção Intelectual nem tenha a elaboração do projeto sido pontuada no mesmo exercício.

Atividades artísticas, culturais e assistenciais, assim como de disseminação e transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural, e atividades de prestação de serviços, não consideradas nos grupos de atividades 1 e 2, aprovadas pelo Departamento. Não devem ser consideradas as atividades de prestação de serviços pelas quais o docente receba remuneração específica.

3.1 Pesquisa

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação Máxima |Fonte |

|Projeto aprovado |Coordenação | |4 | |10 |SIDOC PESQUISA |

| |Participação | |2 | |5 |SIDOC PESQUISA |

|Relatório aprovado |Parcial | |2 | |5 |SIDOC PESQUISA |

| |Final | |5 | |10 |SIDOC PESQUISA |

|Sub-total 3.1 |30 | |

2. Extensão

|Natureza |Função |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação Máxima |Fonte |

|Projeto aprovado | |

|Programa permanente |Coordenação / autoria | |4 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação | |2 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

|Projeto em comunidade |Coordenação | |4 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação | |2 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

|Relatório aprovado | |

|Programa permanente |Coordenação | |6 | |12 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação | |4 | |8 |SIDOC EXTENSÃO |

|Cursos (mínimo de 20 horas) |Coordenação | |4 | |12 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Docência | |3 | |9 |SIDOC EXTENSÃO |

|Eventos |Coordenação | |6 | |12 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação em equipe | |3 | |9 |SIDOC EXTENSÃO |

| |organizadora | | | | | |

|Serviços |Coordenação | |6 | |12 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação | |3 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

|Projetos em comunidades |Coordenação | |6 | |12 |SIDOC EXTENSÃO |

| |Participação | |3 | |6 |SIDOC EXTENSÃO |

|Sub-total 3.2 |30 | |

Totalização 3: Atividades de pesquisa e extensão

| |Sub-total 3.1 |Sub-total 3.2 |Pontuação |Pontuação máxima |Pontuação |

| | | |(Sub-total 3.1 + Sub-total 3.2) | |ajustada |

|Sub-total 3 | | | |30 | |

4. Atividades de qualificação

Além dos 84 pontos assegurados pelo §1º do art. 4º da Lei 9.678/98, máximo de 56 pontos pela avaliação do desempenho no curso de pós-graduação “stricto sensu” (Mestrado e Doutorado). Para a atividade de pós-doutorado não é necessária a avaliação do desempenho.

Atividades desenvolvidas pelo docente como aluno de curso de pós-graduação “stricto sensu” ou como participante de estágio de pós-doutoramento, devidamente autorizadas pelo Departamento e pela CPPD. A consideração dessas atividades é necessariamente condicionada à aprovação dos respectivos relatórios, pelos orientadores e pelos Departamentos.

4.1 Em andamento

|Tipo |Liberação das |Duração (meses)|Nota |Pontos/ mês |Pontuação ** |Pontuação Máxima |Fonte |

| |Atividades de Ensino * | |(0-10) | | | | |

|Mestrado |Total | | |7 | |140 |SIP |

| |Parcial | | |7 | |140 |SIP |

| |Sem liberação | | |7 | |140 |SIP |

|Doutorado |Total | | |7 | |140 |SIP |

| |Parcial | | |7 | |140 |SIP |

| |Sem liberação | | |7 | |140 |SIP |

|Pós-Doutorado |Total | | |7 | |140 |SIP |

|Sub-total 4.1 |140 | |

* Ou sem afastamento, com autorização do departamento

** Para liberação total o cálculo da pontuação é: [7 + (5 x Nota / 10)] x Duração

4.2 Concluída

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação Máxima |Fonte |

|Especialização |Monografia | |3 | |3 |LATTES |

|Mestrado |Dissertação | |6 | |6 |LATTES |

|Doutorado |Tese | |10 | |10 |LATTES |

|Pós-Doutorado |Relatório | |6 | |6 |LATTES |

|Sub-total 4.2 |140 | |

Totalização 4: Atividades de qualificação

| |Sub-total 4.1 |Sub-total 4.2 |Pontuação |Pontuação máxima |Pontuação |

| | | |(Sub-total 4.1 + Sub-total 4.2) | |ajustada |

|Sub-total 4 | | | |140 | |

5. Atividades Administrativas e de Representação

Representação acadêmica e participação em órgãos colegiados. Atividades de coordenação, chefia ou direção na UFBA, exceto as situações previstas no art. 4º, § 1º da Lei 9.678/98 e no item 4.4 das normas estabelecidas no Relatório da Comissão Nacional. Representação sindical docente. Participação não remunerada em conselhos ou comissões de órgãos governamentais e de entidades científicas, culturais e profissionais.

5.1 Atividades Administrativas e de Representação

|Atividade |Duração |Pontos |Pontuação |Pontuação |Fonte |

| |(mês/ semestre/ | | |máxima | |

| |reunião) | | | | |

|Membro dos Conselhos Superiores e da CPPD | |2 pontos / mês | |10 |SIP |

|Membros de outros órgãos colegiados | |2 pontos / semestre | |10 |SIP |

|Membro de diretoria de associação científica, | |1 ponto / semestre | |8 |SIP |

|agência de fomento ou órgão de classe | | | | | |

|Presidente de Câmara | |2 pontos / mês | |10 |SIP |

|Membro de Conselho Editorial e Consultivo | |2 pontos / semestre | |4 |SIP |

|Representação Sindical Docente | |1 ponto / semestre | |2 |SIP |

|Participação em conselhos ou comissões de órgãos | |2 pontos / reunião | |4 |SIP |

|governamentais e de entidades científicas e | | | | | |

|culturais | | | | | |

|Coordenação de Curso de Especialização | |2 pontos / mês | |10 |SIP |

|Comissões e Coordenações Especiais por Portaria de | |1 ponto / mês | |10 |SIP |

|Âmbito Institucional | | | | | |

|Comissão de Avaliação Interna e/ou de Refomulação | |2 / comissão | |6 |SIP |

|curricular | | | | | |

|Sub-total 5.1 |20 | |

5.2 Atividades Administrativas - Cargos de Direção ou Funções Gratificadas

(Máximo de 84 pontos)

|Atividade |Duração |Pontos |Pontuação |Pontuação |Fonte |

| | | | |máxima | |

|FG 1 e 2 | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|CD 1 a 4 | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|Vice-Diretor de unidade de ensino | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|Presidente da CPPD | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|Substituto de cargo FG 1 e 2 em exercício * | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|Substituto de CD 1 a 4 em exercício * | |7 pontos / mês | |84 |SIP |

|Sub-total 5.2 |84 | |

* Mesmo que o substituto não receba a gratificação de FG ou CD

Totalização 5: Atividades Administrativas e de Representação

| |Sub-total 5.1 |Sub-total 5.2 |Pontuação |Pontuação |Pontuação |

| | | |(Sub-total 5.1 + Sub-total 5.2) |máxima |ajustada |

|Sub-total 5 | | | |104 | |

6. Outras Atividades

(Máximo de 10 pontos)

Atividades de orientação e supervisão não incluídas nos planos de integralização curricular dos cursos. Participação em bancas examinadoras. Cursos de qualificação não incluídos no item 4. Outras atividades assemelhadas.

|Tipo |Natureza |Quantidade |Pontos |Pontuação |Pontuação |Fonte |

| | | | | |máxima | |

|Orientação |Bolsista de iniciação científica (em| |1ponto / aluno| |5 |LATTES |

| |andamento) | | | | | |

| |Bolsista de iniciação científica | |1ponto / aluno| |5 |LATTES |

| |(concluída) | | | | | |

| |Outras (Bolsista PET; Monitor; | |1ponto / aluno| |5 |LATTES |

| |Bolsista trabalho; Bolsista do | | | | | |

| |programa UFBA em campo; Estudante | | | | | |

| |estrangeiro de instituição | | | | | |

| |conveniada; Supervisão de estágio | | | | | |

| |extra curricular) | | | | | |

|Participação em |Defesa de dissertação | |4 / aluno | |5 |LATTES |

|bancas | | | | | | |

| |Defesa de tese | |4 / aluno | |5 |LATTES |

| |Exame de qualificação de mestrado ou| |3 / aluno | |5 |LATTES |

| |doutorado | | | | | |

| |Defesa de trabalho final de curso de| |3 / aluno | |3 |LATTES |

| |graduação | | | | | |

| |Defesa de trabalho final de curso de| |3 / aluno | |3 |LATTES |

| |especialização | | | | | |

| |Concursos para docentes do quadro | |3 / concurso | |5 |LATTES |

| |permanente | | | | | |

| |Outras | |2 / seleção | |5 |LATTES |

| |(Seleção de professores Substitutos;| | | | | |

| |Seleção de candidatos a residência | | | | | |

| |médica, especialização, mestrado ou | | | | | |

| |doutorado; Seleção de bolsistas; | | | | | |

| |progressão funcional; estágio | | | | | |

| |probatório) | | | | | |

|Sub-total 6 |10 | |

7. Afastamentos

7.1 Afastamentos com ônus (exceto para qualificação)

|Natureza |Duração |Pontos por mês |Pontuação |Pontuação máxima |Fonte |

|Licença prêmio | |12 | |84 |SIP |

|Outros | |7 | |84 |SIP |

|Sub-total 7.1 |84 | |

7.2 Outros Afastamentos (do Estado ou País)

|Natureza |Duração em |Avaliação |Pontos por mês |Pontuação |Pontuação máxima |Fonte |

| |meses |(nota) | | | | |

|Curso de especialização | | |7 | |84 |SIP |

|Estágio/ intercâmbio | |-- |12 | |72 |SIP |

|Sub-total 7.2 |84 | |

Totalização 7: Afastamentos

| |Sub-total 7.1 |Sub-total 7.2 |Pontuação |Pontuação máxima |Pontuação |

| | | |(Sub-total 7.1 + Sub-total 7.2) | |ajustada |

|Sub-total 7 | | | |84 | |

Resumo

|Atividades |Pontuação |Pontuação Máxima |Pontuação ajustada |

|1. Atividades de Ensino | |120 | |

|2. Produção Intelectual | |60 | |

|3. Atividades de Pesquisa e Extensão | |30 | |

|4. Atividades de Qualificação | |140 | |

|5. Atividades de Administração e de Representação | |104 | |

|6. Outras Atividades | |10 | |

|7. Afastamentos | |84 | |

|Total de pontos ajustados* | |140 | |

* Se a pontuação do item 1 for menor que 80 e o docente não exerceu função nem esteve afastado por mais de 3 meses, os outros itens serão desconsiderados

GED

Instruções Operacionais

ANEXO 2

1. Atividades de Ensino

1.3 Outras Atividades Curriculares

|Atividade |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Em andamento |

|Supervisão de Estágio Curricular | |SIAC |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de | |SIAC |

|Graduação | | |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de | |LATTES |

|Especialização | | |

| | | |

| |Dados Complementares / Orientações em andamento | |

|Orientação de Dissertação de Mestrado | |LATTES |

| | |LATTES |

|Orientação de Tese de Doutorado | |LATTES |

| | |LATTES |

|Orientação Acadêmica | |SIAC |

|Coordenação de Matéria / Disciplina | |SIAC |

|Supervisão ambulatorial | |SIAC |

|Internato | |SIAC |

|Comissão de Avaliação de Trabalho de | |SIAC |

|Ateliê | | |

|Concluídas |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de | |SIAC |

|Graduação | | |

|Orientação de Trabalho Final de Curso de | |LATTES |

|Especialização | | |

| |Outra produção / Orientação concluída | |

|Orientação de Dissertação de Mestrado | |LATTES |

|Orientação de Tese de Doutorado | |LATTES |

|Sub-total de 1.3 |40 | |

2. Produção Intelectual

2.1 Produção Bibliográfica

|Tipo |Natureza |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Artigo Publicado em Periódico |Completo |Produção bibliográfica / Artigos publicados |LATTES |

| |Resumo | |LATTES |

|Livro ou Capítulo de Livro |Capítulo | |LATTES |

| | |Produção bibliográfica / Livros e capítulos | |

| |Organização | |LATTES |

| |Livro |Produção bibliográfica / Livros e capítulos / Livro publicado / Texto|LATTES |

| | |integral | |

|Trabalho Publicado em Anais de |Completo | |LATTES |

|Evento Técnico-Científico | |Produção bibliográfica / Trabalhos em eventos | |

| |Resumo | |LATTES |

|Textos em Jornal ou Revista |Jornal de Noticias |Produção bibliográfica / Textos em Jornal ou Revista (magazines) |LATTES |

|(magazines) | | | |

| |Revista | |LATTES |

|Demais tipos |Partitura Musical | |LATTES |

| | |Produção bibliográfica / Demais tipos | |

| |Tradução Livro | |LATTES |

| |Tradução Artigo | |LATTES |

| |Outro |Produção bibliográfica / Demais tipos |LATTES |

| | |e | |

| | |Produção bibliográfica / Livros e capítulos / Livro publicado / | |

| | |Coletânea, outra ou verbete | |

|Sub-total 2.1 |60 | |

2.2 Produção Artística

|Tipo |Natureza |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Apresentação de obra artística |Coreográfica | |LATTES |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Apresentação de obra | |

| | |artística | |

| |Literária | |LATTES |

| |Musical | |LATTES |

| |Teatral | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Apresentação em rádio ou TV |Dança | |LATTES |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Apresentação em rádio | |

| | |ou TV | |

| |Teatro | |LATTES |

| |Música | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Arranjo musical |Canto | |LATTES |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Arranjo musical | |

| |Coral | |LATTES |

| |Orquestra | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Composição musical |Canto | |LATTES |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Composição musical | |

| |Coral | |LATTES |

| |Orquestra | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Obra de artes visuais |Cinema | |LATTES |

| | | | |

| | | | |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Obra de artes visuais | |

| |Desenho | |LATTES |

| |Escultura | |LATTES |

| |Fotografia | |LATTES |

| |Gravura | |LATTES |

| |Instalação | |LATTES |

| |Pintura | |LATTES |

| |Televisão | |LATTES |

| |Vídeo | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Sonoplastia |Cinema | |LATTES |

| | | | |

| | |Outra produção / Produção artística/cultural / Sonoplastia | |

| |Música | |LATTES |

| |Rádio | |LATTES |

| |Televisão | |LATTES |

| |Teatro | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Outra produção artística/ |- |Outra produção / Produção artística/cultural / Outra produção |LATTES |

|cultural | |artística/ cultural | |

|Premiação |- |Campo de premiação no detalhamento de qualquer dos itens acima |LATTES |

|Sub-total 2.2 |60 | |

2.3 Produção Técnica

|Tipo |Natureza |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Software |Computacional | |LATTES |

| | |Produção técnica / Softwares | |

| |Multimídia | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Produto tecnológico |Piloto | |LATTES |

|(aparelho, equipamento, | |Produção técnica / Produtos | |

|fármacos e similares, | | | |

|instrumentos e outros) | | | |

| |Projeto | |LATTES |

| |Protótipo | |LATTES |

| |Outro | |LATTES |

|Processo ou Técnica |Analítica | |LATTES |

| | | | |

| | |Produção técnica / Processos | |

| |Instrumental | |LATTES |

| |Pedagógica | |LATTES |

| |Processual | |LATTES |

| |Terapêutica | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Propriedade intelectual |Patente/ registro | |LATTES |

|(processo ou técnica, produto | |Campo de registro/patente/catálogo no detalhamento de qualquer dos | |

|tecnológico e software) | |itens acima | |

|Demais produções |Desenvolvimento de material| |LATTES |

|técnicas |didático e instrucional | | |

| |publicado | | |

| | | | |

| | | | |

| | | | |

| | | | |

| | | | |

| | |Produção técnica / Demais tipos de produção técnica | |

| |Editoração | |LATTES |

| |Maquete | |LATTES |

| |Manutenção de obra | |LATTES |

| |artística (arquitetura, | | |

| |desenho, fotografia, | | |

| |escultura, gravura, | | |

| |pintura, acervos | | |

| |bibliográficos e | | |

| |arquivísticos históricos) | | |

| |Apresentação em reuniões | |LATTES |

| |científicas (conferência, | | |

| |palestra ou comunicação) | | |

| |Carta, mapa ou similar | |LATTES |

| |Outra | |LATTES |

|Sub-total 2.3 |60 | |

4. Atividades de qualificação

4.2 Concluída

|Tipo |Natureza |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Especialização |Monografia | |LATTES |

| | |Dados gerais / Formação acadêmica | |

|Mestrado |Dissertação | |LATTES |

|Doutorado |Tese | |LATTES |

|Pós-Doutorado |Relatório | |LATTES |

|Sub-total 4.2 |140 | |

6. Outras Atividades

|Tipo |Natureza |Detalhamento da fonte |Fonte |

|Orientação |Bolsista de iniciação científica (em|Dados Complementares / Orientações em andamento |LATTES |

| |andamento) | | |

| |Bolsista de iniciação científica |Outra produção / Orientação concluída |LATTES |

| |(concluída) | | |

| |Outras (Bolsista PET; Monitor; | |LATTES |

| |Bolsista trabalho; Bolsista do | | |

| |programa UFBA em campo; Estudante |Outra produção / Orientação concluída / Orientação de outra | |

| |estrangeiro de instituição |natureza | |

| |conveniada; Supervisão de estágio |Dados Complementares / Orientação em andamento / Orientação de | |

| |extra curricular) |outra natureza | |

|Participação em |Defesa de dissertação | |LATTES |

|bancas | | | |

| | |Dados complementares / Participação em banca de trabalho de | |

| | |conclusão | |

| |Defesa de tese | |LATTES |

| |Exame de qualificação de mestrado ou| |LATTES |

| |doutorado | | |

| |Defesa de trabalho final de curso de| |LATTES |

| |graduação | | |

| |Defesa de trabalho final de curso de| |LATTES |

| |especialização | | |

| |Concursos para docentes do quadro |Dados complementares / Participação em banca de comissão julgadora|LATTES |

| |permanente |/ Professor titular ou concurso público | |

| |Outras | |LATTES |

| |(Seleção de professores Substitutos;| | |

| |Seleção de candidatos a residência |Dados complementares / Participação em banca de comissão julgadora| |

| |médica, especialização, mestrado ou |/ Outra | |

| |doutorado; Seleção de bolsistas; | | |

| |progressão funcional; estágio | | |

| |probatório) | | |

|Sub-total 6 |10 | |

-----------------------

Fontes de Informação por Atividade Docente

Detalhamento das fontes de informação no Lattes

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download