Instruções para codificação e definição do distrito ...



[pic]

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CODIFICAÇÃO E DIGITAÇÃO DO ENDEREÇO DE RESIDÊNCIA DA MÃE DA DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO

Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos

SINASC

[pic]

Junho de 2004

[pic]

ORIENTAÇÕES PARA CODIFICAÇÃO E DIGITAÇÃO DOS CAMPOS DE ENDEREÇO DAS DECLARAÇÕES DE NASCIDO VIVO (DN)

Para a codificação e digitação dos campos da DN, referentes ao endereço de residência da mãe podem ser utilizados vários instrumentos:

• Tabela de logradouros (TABLOG.DBF) do próprio SINASC (sistema informatizado).

• Guias de Ruas do Município de São Paulo.

• Aplicativo TABMSP04v.1 (aplicativo para consulta por nome de logradouro, CEP, distrito administrativo ou bairro) disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

• Cadastro de CEP dos correios (instalado no microcomputador ou acessado via internet). Quando houver possibilidade de acesso à internet, os seguintes sites podem auxiliar na busca do CEP:

e

A CODIFICAÇÃO DOS DISTRITOS ADMINISTRATIVOS DE RESIDÊNCIA

NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo está dividida em 96 distritos administrativos e cada um deles abrange vários bairros (Mapa em anexo). Ao digitar a DN, no campo 22, deve ser informado o distrito administrativo de residência da mãe e não o bairro.

É freqüente ocorrer o preenchimento do campo 22 da DN (bairro/distrito) com o bairro de residência. Entretanto, a informação do bairro serve apenas para auxiliar na definição/identificação do distrito administrativo (DA).

PASSOS PARA A DEFINIÇÃO E DIGITAÇÃO CORRETA DO ENDEREÇO DE RESIDÊNCIA DA MÃE NO SINASC

1. Certificar-se de que as tabelas de logradouros - TABLOG.DBF - e a de distritos - TABBAI.DBF - estejam instaladas e atualizadas no computador em que o SINASC é digitado na pasta C:\Sivitais\Tabelas.

2. Sempre digitar o CEP! Esta informação é essencial para garantir a qualidade dos dados do endereço.

3. No caso da mãe não residente no município de São Paulo, selecionar o município de residência correto e seu respectivo código.

Atenção! Verificar o município e o estado (UF), para evitar erros na seleção de municípios que têm o mesmo nome porém pertencem a diferentes Estados (exemplo: Santo André – SP e Santo André – PB).

4. No caso da mãe residente no município de São Paulo, ao digitar o campo 20 (endereço de residência da mãe), utilizar a tecla F2 para acessar a relação de logradouros do Município de São Paulo. Eles aparecem em ordem alfabética, seguidos do CODLOG (código do logradouro) e distrito administrativo a que pertencem. Também constam na tabela, logradouros de municípios da Grande São Paulo.

5. Consultando a tabela de logradouros, observar as opções acerca do tipo de logradouro: Rua, Av, Praça, Travessa, etc. Muitas vezes um mesmo logradouro pode ser “Rua”, “Avenida”, “Travessa”, etc. Ao selecionar o logradouro na tabela os campos 20, 22, 23 e 24 serão automaticamente preenchidos. Conferir se estes dados coincidem com os preenchidos na DN (logradouro, distrito, município e estado (UF)).

6. O aplicativo TABMSP04v.1 pode ser utilizado simultaneamente ao SINASC para solucionar divergências, dúvidas e ruas que não constam na tabela de logradouros.

7. Nos casos em que não for localizado o logradouro e a mãe é residente no município de São Paulo, digitar o código 990 (Distrito Ignorado) no campo 23.

8. Para a codificação dos endereços mais complexos, como no caso de nome de rua mal definido, digitar somente o Distrito administrativo, considerando o bairro preenchido na DN. Nesses casos, é preciso desabilitar a Tabela de Logradouros no menu do SINASC, acessando a opção “Propriedades”.

DICAS IMPORTANTES:

Para utilizar na digitação a Tabela de Logradouros inserida no SINASC, deve-se habilitá-la. No menu do SINASC entrar na opção “Propriedades”, em seguida selecionar “Logradouros”, e após, selecionar “Utiliza a Tabela de Logradouros” (veja ilustração a seguir).

Quando uma rua não for localizada na Tabela de Logradouros, digitar todos os campos, exceto os campos 20 e 22 (endereço de residência e bairro/distrito), que devem ser digitados posteriormente, sem usar a Tabela de Logradouros. Nesses casos, é preciso desabilitar a Tabela de Logradouros. No menu do SINASC, entrar na opção “Propriedades”, em seguida selecionar “Logradouro” e após, selecionar “Não faz uso da tabela de logradouros”.

Após a digitação das ruas que não existem na Tabela de Logradouros, a tabela deverá ser novamente habilitada, conforme orientações acima.

[pic]

O APLICATIVO TABMSP04v.1

Este aplicativo tem por objetivo principal localizar endereços no Município de São Paulo. Poderá ser instalado nos Hospitais, Maternidades e Coordenadorias de Saúde das Subprefeituras.

Instalação:

1 Criar a pasta C:\ENDCONFER

2 Copiar o aplicativo TABMSP04v.1 em C:\ENDCONFER

3 Criar a subpasta “RUAS” em C:\ENDCONFER

4 Copiar o arquivo “RUASGSP” em C:\ENDCONFER\RUAS

Você poderá utilizar o aplicativo TABMSP04v.1 no mesmo momento em que estiver digitando as DN. Assim, será possível tirar as dúvidas acerca de localização de logradouros e bairros dentro de cada Distrito Administrativo.

O TABMSP04v.1 possui várias opções de busca de endereços, a partir do menu principal:

[pic]

Clicar em “Pesquisar logradouro” e digitar o endereço procurado para identificar CEP, Distrito Administrativo, e Bairro.

ou

Clicar em “Pesquisar logradouro por Distrito Administrativo” e digitar o Distrito Administrativo correspondente ao logradouro informado na DN.

ou

Para identificar o logradouro, o CEP também pode ser pesquisado fazendo-se a busca com os cinco primeiros algarismos do CEP, ou seu número completo.

ou

A pesquisa por Bairro, que também poderá ajudar a identificar o Distrito Administrativo.

A definição do Distrito Administrativo a partir do logradouro e do bairro

1. Digite o nome da rua desejada

[pic]

2. Aparecerá na tela, a relação de ruas correspondentes à descrição digitada e respectivos, CEP, Distrito Administrativo e Bairro ou Município.

[pic]

3. Verifique e compare essas informações com as da DN para identificar o CEP e o DA adequados.

4. Compare com os dados da DN. Aí você terá o distrito e o CEP correspondentes ao logradouro preenchido na DN.

5. Copie esses dados e digite-os na DN.

-----------------------

2: utilizar esta opção quando a rua não existir na tabela, ou houver dúvida.

Elaboração do Aplicativo TABMSP04v.1: Sônia Maria de Oliveira. (Março de 2004).

Elaboração do Manual: Eliana A. Bonilha; Eneida Ramos Vico e Margarida M. T. Azevedo Lira.

sinasc@prefeitura..br

1: preferir esta opção

Bairro não é sinônimo de Distrito Administrativo!

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO - CEInfo

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO - CEInfo

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO - CEInfo

Manual de instruções para codificação e digitação dos campos de endereço de residência da mãe da DN

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – Coordenação de Epidemiologia e Informação - GIEP

Neste campo deverá ser digitado o código do Distrito Administrativo

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download