Blogs e Orkut



Blogs e Orkut

[José Manuel da Silva – março de 2009]

O uso de blogs e do Orkut tem se disseminado bastante no ensino de idiomas. Bem utilizados, podem ser ferramentas poderosas para complementar as aulas presenciais, postar exercícios, tirar dúvidas, criar um sentimento de grupo entre os alunos e o professor, e para se divertir. A grande maioria dos blogs e das páginas do Orkut são usadas para diversão, para a postagem de mensagens e fotos pessoais; no entanto, ambos podem ser utilizados pedagogicamente com excelentes resultados, se bem administrados e se sujeitos a regras de uso. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração quando da criação destas ferramentas.

Blogs

Primeiramente deve-se decidir quanto a alguns aspectos que terão relevância para o uso pedagógico do blog.

1. Trata-se de um blog da turma ou do professor? Se for um blog para uma turma inteira (ou para mais de uma), pode ser necessário que os alunos possuam a senha de acesso para incluir postagens; isto pode causar problemas, pois os usuários mais avançados normalmente inserem animações, imagens e música que desvirtuam ligeiramente o ambiente. Se for um blog do professor, somente ele possui a senha de acesso às novas postagens e a interação é realizada através dos comentários. Normalmente, esta é a melhor opção.

2. O blog será pessoal ou institucional? Se o blog levar o nome da escola, a Direção precisa autorizar, pois isso trará implicações legais caso acidentes indesejáveis acontecerem.

3. Os alunos têm acesso à Internet para utilizar o blog? Se a escola oferecer infra-estrutura para acesso à Internet, tudo fica mais fácil, pois os alunos não precisam ter computador em casa. Caso a escola não disponha de conexão à Internet, é preciso verificar junto aos alunos se eles possuem computador em casa, no trabalho e/ou se estão dispostos a frequentarem uma lan house ou cyber café.

Criação de um blog

Há diversos sites que oferecem blogs gratuitamente. Aqui vamos utilizar os serviços do Blogger, um site bastante utilizado e de simples utilização. Este serviço exige que o usuário possua uma conta no Gmail, do Google, o que é interessante, pois será útil também para o Orkut. Aqui vão os passos principais para todo o processo.

1. Abrir uma conta no Gmail. Acesse o site e clique em “Criar uma conta”, como indicado na figura abaixo.

[pic]

2. Preencha todos os dados da nova janela e a conta estará criada. Não se esqueça de anotar o usuário e a senha, para depois poder utilizar a conta normalmente.

3. Criar um blog no Blogger. Acesse o site e clique em “Criar blog”, como indicado abaixo.

[pic]

4. Siga os passos indicados no site para a criação do blog. Se a conta do Google ainda não tiver sido criada, ela poderá ser criada no passo 1 da criação do blog.

5. Depois de criado o blog, bastará sempre entrar na página inicial e digitar usuário e senha para acessar todos os blogs criados (podem-se criar mais de um) e colocar novas postagens.

NOTA IMPORTANTE: Para se colocar uma nova postagem no blog, é necessário entrar na página inicial do Blogger; no entanto, para se ter acesso ao blog propriamente dito, pode-se seguir o mesmo caminho pela página inicial do Blogger e clicar em “Visualizar blog”, ou ter sempre nos favoritos o endereço direto para o blog, que aparece na barra de endereços do navegador. É este último endereço que será divulgado para os alunos.

Vejamos um exemplo. Abaixo a imagem mostra um usuário que possui três blogs criados no Blogger.

[pic]

Observe-se que é possível alterar o perfil do usuário, alterar a foto e, para cada blog criado, executar diversas tarefas. Vejamos o que acontece ao se clicar em “Nova postagem”.

[pic]

Após se digitar um título para a nova postagem, digita-se toda a mensagem no campo maior; ao final, clica-se em “Publicar postagem” e o blog será atualizado. Por meio da barra de ferramentas existente sobre o campo de digitação, pode-se alterar a fonte (negrito, cores, etc.), adicionar imagens, vídeos, dentre outras possibilidades.

Ao se clicar em “Visualizar blog”, acima da página, ao lado das abas, aparecerá uma nova página com o blog propriamente dito. O endereço desta página deverá ser copiado para divulgação, pois é aqui que os comentários devem ser postados. Vejamos a imagem abaixo.

[pic]

NOTA IMPORTANTE: O endereço dos blogs criados pelo Blogger não contêm www; o endereço deste, por exemplo é .

O trecho em azul é a postagem do professor; clicando-se em “comentários”, visualizam-se todos os comentários sobre esta postagem e podem-se incluir mais comentários. A imagem abaixo é a página dos comentários.

[pic]

As postagens aparecem em ordem decrescente de data e os novos comentários podem ser digitados no campo do lado direito. Após digitar o novo comentário, clica-se em “Publicar comentário”, embaixo da página.

Orkut

Basicamente, as considerações iniciais a respeito de uma página do Orkut são as mesmas daquelas relacionadas a um blog. É preciso decidir se a página será pessoal ou de uma ou mais turmas, se levará o nome da escola e se os alunos terão acesso à Internet.

Criação de uma página do Orkut

Da mesma forma que para se criar um blog pelo Blogger, é preciso ter uma conta no Gmail do Google. Após a criação desta conta, siga os passos abaixo.

1. Acesse o site . Na homepage, clique em “Entre Já”, como no exemplo abaixo.

[pic]

2. Siga os passos indicados na nova página e preencha com os dados solicitados. Se a conta no Google já tiver sido aberta, basta clicar no local indicado; se não, pode-se criar a partir do próprio Orkut. Não se esqueça de anotar usuário e senha, pois serão necessários para o acesso à página criada.

Riscos do Orkut

O Orkut na verdade é uma comunidade de relacionamento e por isso talvez a grande maioria de suas páginas sejam pessoais. Para se utilizar o Orkut de forma pedagógica, é preciso tomar alguns cuidados, a não ser que o objetivo da página meramente lúdico. Mesmo assim, é recomendável separar a figura do professor da figura da pessoa do professor. Deve-se levar em conta o que está listado abaixo.

1. Evite fotos. Se a página terá uso pedagógico, em princípio basta a foto do professor e, em casos especiais, fotos da turma ou outras que sejam relevantes para a discussão. É possível bloquear o acesso aos álbuns de fotos.

2. Evite vídeos. O mesmo se aplica a vídeos. Se as indicações de vídeos não forem relevantes para o grupo e/ou para a discussão, devem ser evitadas.

3. Evite comunidades. É possível se associar a diversas comunidades existentes no Orkut. É preciso cuidado para não se associar a comunidades que possam trazer prejuízos à imagem do professor, especialmente ao se lidar com alunos menores de idade.

4. Delete scraps e mensagens já lidas. A não ser que os scraps e as mensagens sejam importantes para o desenrolar das atividades, devem ser deletados imediatamente após lidos. Muitas mensagens podem ser comprometedoras, gerar discussões irrelevantes ou estarem simplesmente fora do escopo do trabalho.

O ideal é que o professor crie uma página pessoal, para divulgação entre seus amigos, e uma página voltada para seu trabalho pedagógico; em sua página pessoal, tudo pode ser permitido, mas na página de trabalho, o ideal é ser o mais profissional possível.

As páginas do Orkut também podem ter reflexo na contratação de funcionários. Muitas empresas de recrutamento e seleção estão vasculhando o Orkut para saber se o futuro contratado não comete exageros nas mensagens, nas fotos, nos vídeos e nas comunidades.

NOTA 1: Todos os acessos em março de 2009.

NOTA 2: As imagens aqui reproduzidas podem mudar ao longo do tempo, de acordo com a atualização dos sites.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download