ANEXO I



REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

GOVERNO DO JAPÃO

[pic] [pic]

[pic]

[pic] [pic]

PROGRAMA DE TREINAMENTO

PARA TERCEIROS PAÍSES

(TCTP)

XIII CURSO INTERNACIONAL SOBRE DOENÇAS TROPICAIS

BRASIL - 2008

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 04

2. INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA 06

. INSTITUIÇÃO EXECUTORA 06

. OBJETIVOS 07

. OBJETIVO GERAL 07

. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 07

. PERÍODO E LOCAL DO CURSO 08

. ORIENTAÇÃO GERAL 08

. CURRICULUM DO CURSO 09

. METODOLOGIA DE ENSINO 10

. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES 11

. IDIOMA 11

. CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO 11

3. INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO 12

CORRESPONDÊNCIA 12

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO 13

QUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO 13

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO 13

SUBSÍDIOS E DESPESAS 14

REGULAMENTO 15

OUTROS 16

1. INTRODUÇÃO

O Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco promoverá, de 20 de outubro a 21 de novembro de 2008, o XIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais, como parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países ou TCTP. Tal programa, estabelecido entre os governos do Brasil e do Japão, é parte do Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão, que se efetua no âmbito do Acordo Básico de Cooperação Técnica assinado entre os dois países. Por ser uma parceria brasileira-japonesa , o TCTP é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. Este programa é uma modalidade de cooperação técnica internacional e tem como objetivo transferir conhecimentos por parte de uma instituição brasileira de excelência, a qual já tenha recebido cooperação japonesa, para profissionais de países latino-americanos, africanos de língua portuguesa, e timorenses. O LIKA oferece aos participantes a organização do curso, professores, técnicos, equipamentos, aulas teóricas e práticas, materiais de estudo, estudos de campo e visitas externas. A JICA oferece passagem aérea, traslado na chegada e partida do país, acomodação, diárias para subsistência e assistência médica.

Uma ação de cooperação técnica internacional é uma intervenção temporária destinada a promover mudanças qualitativas e/ou estruturais em um dado contexto sócio-econômico, seja para sanar ou minimizar problemas específicos identificados naquele âmbito, seja para explorar oportunidades e novos paradigmas de desenvolvimento, por meio de desenvolvimento de capacidades técnicas de instituições e indivíduos. Os beneficiários têm acesso a tecnologias, experiências, conhecimentos e capacitação disponíveis no exterior, os quais, conjugados com as capacidades técnicas locais, contribuirão para o desenvolvimento do país.

Por intermédio da cooperação técnica, parceiros internacionais transferem conhecimentos e tecnologia para o Brasil, em projetos nas áreas de maior interesse para nosso desenvolvimento, como meio-ambiente, agricultura, saúde, segurança, transportes, etc. Neste contexto, o Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão vem crescendo e produzindo resultados notáveis ao longo de 35 anos, fazendo com que este seja o parceiro que mais aporta recursos com o governo brasileiro. Há aproximadamente 20 anos, ambos os países implementaram uma parceria em benefício de terceiros países, o TCTP, que até o momento treinou cerca de 1500 técnicos.

O Brasil prioriza a cooperação sul-sul a fim de estreitar laços com a América Latina, África e Timor Leste, promover o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida com mais justiça social, privilegiando o fortalecimento institucional de nossos parceiros, em projetos sem fins lucrativos e desvinculados de interesses comerciais. Neste sentido, espera-se que os participantes do TCTP possam multiplicar os conhecimentos adquiridos no programa em seus países de origem, aplicá-los a fim contribuir para o desenvolvimento regional, e ainda promover novas iniciativas e intercâmbio de boas práticas na esfera da cooperação internacional.

A ABC tem como função negociar e acompanhar os projetos brasileiros de cooperação técnica realizados no Brasil e em outros países em desenvolvimento, com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais, segundo as prioridades definidas nos planos setoriais de governo.

2. INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

2.1. INSTITUIÇÃO EXECUTORA

Graças a um acordo de cooperação firmado em 1984, entre os governos do Brasil e do Japão com a interveniência da JICA e da ABC, dentro da modalidade de cooperação denominada “Projeto Tipo”, foi iniciada a criação de um laboratório multidisciplinar de pesquisa na Universidade Federal de Pernambuco, que posteriormente, foi chamado de Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA).

O LIKA veio a ser inaugurado em 23 de abril de 1986. Seu nome foi uma homenagem que a UFPE prestou ao cientista da Universidade de Keio no Japão, Prof. Keizo Asami, falecido meses antes da inauguração, e que ao lado do Prof. Aggeu Magalhães Filho, da UFPE, idealizaram criar um instituto de pesquisa em doenças tropicais no Nordeste brasileiro. Em outubro de 1990, foi inaugurado dentro do Hospital das Clínicas da UFPE o Setor de Pesquisas Clínicas do LIKA, habilitado para atuar nas áreas de endoscopia, ultrassonografia e radiologia.

Atualmente, o LIKA é um centro de pesquisas em doenças tropicais e também em biotecnologia com ênfase nas áreas de vacinas, genômica e proteômica de doenças virais e de outros microorganismos.

Para a concretização desse projeto, a JICA investiu durante os oito anos da implementação do LIKA a quantia de US$ 4,7 milhões em equipamentos e aproximadamente US$ 10 milhões em treinamento. Peritos japoneses em número de 70 estiveram no LIKA, enquanto que 23 brasileiros realizaram treinamento no Japão.

O LIKA está instalado em uma área de 1300 m2, onde se encontram distribuídos os setores de: Virologia; Cultura de Tecidos; Biologia Molecular; Imunologia; Bioquímica; Microbiologia Clínica; Biotecnologia; Microscopia Eletrônica; Patologia; Tecnologia da Informação em Saúde, além de um Biotério. Atualmente, o quadro funcional do LIKA é composto por 30 pesquisadores com título de doutor, 70 alunos de mestrado e doutorado, 90 alunos de graduação e 15 técnicos.

2.2. OBJETIVOS

2.2.1. OBJETIVO GERAL

O propósito deste curso é fornecer aos participantes a oportunidade de atualizar e elevar o nível dos conhecimentos e técnicas no campo da imunopatologia das doenças tropicais.

2.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final do período de treinamento, espera-se que os participantes estejam capacitados para:

I. Analisar corretamente as principais manifestações morfológicas e fisiopatológicas decorrentes das doenças tropicais;

II. Preparar ensaios biológicos para estudar as doenças tropicais conforme o que preconizam as atuais técnicas biomédicas;

III. Interpretar adequadamente os dados obtidos a partir dos estudos das doenças tropicais;

IV. Aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos nos seus países de origem;

V. Contribuir para o melhoramento dos programas de estudos das doenças tropicais e conseqüentemente, para o progresso e desenvolvimento das ciências biomédicas nos seus países de origem.

2.3. PERÍODO E LOCAL DO CURSO

O XIII Curso Internacional sobre Doenças Tropicais será realizado no LIKA, dentro do campus da UFPE, de 20 de outubro de 2008 a 21 de novembro de 2008, com carga horária de 200 horas.

Contará com a presença de alunos representantes dos seguintes países: Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, e participantes de Universidades do Norte e Nordeste brasileiro. O número de participantes não excederá 10 (dez) estrangeiros e 5 (cinco) brasileiros.

2.4. ORIENTAÇÃO GERAL

Informações gerais sobre a cidade do Recife, o LIKA, a rotina do curso, hospedagem e diárias, serão fornecidas aos participantes por ocasião do início do curso.

2.5. CURRÍCULUM DO CURSO

1. TÓPICO: Doenças diarréicas

COORDENADORA : Prof. Vera Magalhães (Prof. Titular de Doenças Infecciosas/UFPE)

PERÍODO: 21 de outubro a 03 de novembro de 2008

PROGRAMA TEÓRICO/PRÁTICO

1. Diarréia infecciosa

2. Febre Tifóide

3. Cólera e outras vibrioses

4. Diarréia Viral

5. Parasitoses intestinais

6. Parasitoses oportunistas

7. Diarréia Crônica

8. Doença celíaca

9. Amebíase

10. Métodos laboratoriais de avaliação da enteropatogenicidade

11. Diagnóstico laboratorial das enteroinfecções

12. Diagnóstico laboratorial das parasitoses intestinais

13. Diagnóstico laboratorial das parasitoses oportunistas

14. Diagnóstico laboratorial da Amebíase

VISITAS

Enfermaria de Doenças Infecciosas no Hospital das Clínicas, Recife-PE, Brasil

FUSAM – Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.

2.5.2. TÓPICO: Esquistossomose

COORDENADOR : Dr. José Valfrido de Santana (Professor Adjunto do Departamento de Biofísica da UFPE).

PERÍODO: 04 a 17 de novembro de 2008

PROGRAMA TEÓRICO/PRÁTICO

1. Aspectos gerais sobre as Esquistossomoses: agentes etiológicos, distribuição geográfica, transmissão, profilaxia e controle. Espécies que infectam o homem, ciclo biológico, hospedeiros.

2. Técnicas de coleta de moluscos em campo e exame em laboratório. Identificação de cercárias de Schistosoma mansoni e outras furco-cercárias. Identificação e classificação dos moluscos hospedeiros.

3. Diagnóstico laboratorial das Esquistossomoses: exames parasitológicos e sorológicos.

4. Aspectos clínicos da Esquistossomose mansônica. Diagnóstico clínico: ultrassonografia e endoscopia digestiva. Exame clínico, tratamento.

5. Neuroesquistossomose: aspectos clínicos, diagnóstico clínico e laboratorial. Tratamento.

6. Patologia e resposta imunológica na Esquistossomose.

7. Mecanismos de ação e resistência aos fármacos empregados contra a Esquistossomose. Estudo de novos fármacos.

8. Vacinas.

9. Medidas de controle: químico, físico e biológico. Saneamento básico e educação ambiental.

3. Preparação e Avaliação dos Projetos de Pesquisa

Período - 18 a 20/11/2008

▪ Os participantes, individualmente ou em grupo, preparam um projeto de pesquisa dentro de uma das áreas abordadas nos tópicos ministrados, sob a supervisão dos professores do tópico escolhido.

▪ A apresentação dos projetos é pública, e terá uma banca examinadora, constituída por professores do curso e por convidados externos que argüirão o participante e atribuirão nota ao projeto.

4. “Workshop” sobre pesquisas na área de doenças infecto-contagiosas.

Período - 21 a 22/11/2008.

Coordenador: Prof. Luiz Bezerra de Carvalho Jr.

2.6. METODOLOGIA DE ENSINO

▪ Aulas teóricas que permitirão a transferência de conhecimentos atualizados sobre os tópicos ministrados no curso.

▪ Aulas práticas de laboratório, visitas a hospitais, centros de pesquisa e órgãos de saúde do governo.

▪ Preparação e defesa do projeto de pesquisa.

2.7. AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES

▪ Exame teórico ao término de cada tópico com atribuição de nota.

▪ Apresentação oral do projeto de pesquisa, dentro do campo de treinamento escolhido, com atribuição de nota.

2.8. IDIOMA

O curso será predominantemente ministrado em língua portuguesa, porém solicita-se conhecimento da língua inglesa para leitura da bibliografia pertinente.

2.9. CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Será concedido certificado pela Universidade Federal de Pernambuco/JICA/ABC aos participantes que concluírem o curso.

3. INFORMAÇÕES PARA O CANDIDATO

3.1. CORRESPONDÊNCIA

Informações poderão ser solicitadas ao Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho, Diretor do LIKA, à Prof. Dra. Maria Elizabeth C. Chaves, Coordenadora Executiva do TCTP e à Agência Brasileira de Cooperação, nos endereços que seguem:

Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA

Universidade Federal de Pernambuco

Av. Prof. Moraes Rego , s/n

Cidade Universitária

CEP: 50670-901 RECIFE – PE, Brasil

Tel: +5581- 2126 8484 / 2101 2504

Fax: +5581- 2126 8485

Email: joseluiz60@

mecchaves@

AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO - ABC

Ministério das Relações Exteriores - Anexo I - 8o andar

CEP:70170-900 Brasília-DF, Brasil

Telefone: +5561-3411 6088/3411 6885/3411 9343

Fax: +5561-3411 6894

3.2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

3.2.1. QUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO

|• |Ser indicado pelo governo do solicitante e ser cidadão do país convidado. |

|• |Ter diploma de curso universitário, nas áreas: médica ou biológica. |

|• |Estar vinculado a uma instituição médica, a um laboratório clínico ou a um de |

| |pesquisas em doenças infecciosas, com experiência mínima de 02 (dois) anos. |

|• |Não ser servidor militar. |

|• |Estar em boas condições de saúde física e mental, a ser comprovada por atestado |

| |médico. |

|• |Candidatos brasileiros deverão ser indicados pela Instituição, a qual pertencem. |

3.2.2. PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO

|• |Candidatos estrangeiros deverão preencher a Ficha de Inscrição, acompanhada do |

| |Curriculum Vitae, do atestado de sanidade física e mental e de uma carta de |

| |apresentação do candidato. Todos os documentos deverão ser entregues à Embaixada do |

| |Brasil ou outra representação diplomática brasileira no país do candidato, até o dia |

| |10 de setembro de 2008. A Embaixada se responsabilizará pelo envio à Agência |

| |Brasileira de Cooperação - ABC, que destinará os documentos ao LIKA, para seleção dos |

| |participantes. |

|• |Através da representação diplomática brasileira, o LIKA informará se o candidato foi |

| |aceito ou não para o curso até 20 de setembro de 2008. |

|• |Candidatos brasileiros deverão preencher a Ficha de Inscrição, anexar Curriculum |

| |Vitae, atestado de sanidade física e mental e carta de apresentação. Entregar |

| |diretamente na Secretaria do LIKA ou enviar por Fax ou e-mail até 10 de setembro de |

| |2008. |

| |Candidatos brasileiros serão notificados do resultado da seleção até 20 de setembro de|

| |2008. |

3.3. SUBSÍDIOS E DESPESAS

Aos participantes estrangeiros do curso serão oferecidos:

1. Passagem aérea (classe econômica normal) entre o aeroporto internacional estabelecido pela JICA no seu país de origem e o Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife, Brasil.

2. Traslados aeroporto-hotel, hotel-locais de realização das atividades do curso.

3. Hospedagem

4. Ajuda de custo para alimentação

5. Seguro saúde e seguro de vida.

Observações

6. As Instituições patrocinadoras do curso, JICA e UFPE não oferecem os subsídios acima referidos aos candidatos brasileiros. Assim, todas as despesas dos candidatos brasileiros serão da responsabilidade da instituição empregadora a que o mesmo estiver vinculado.

7. Despesas com taxas de embarque, taxas de saídas do país, taxa de obtenção de “visto” e outras são de responsabilidade do país ou da instituição empregadora dos participantes, e não serão custeadas ou ressarcidas pelo UFPE ou JICA.

3.4. REGULAMENTO

Os participantes deverão respeitar as seguintes regras:

▪ Observar rigorosamente o programa do curso e não alterar os objetivos.

▪ Não prolongar o período de treinamento estabelecido pelo UFPE/JICA.

▪ Não estar acompanhado de qualquer membro de sua família.

▪ Ao final do curso retornar ao país de origem de acordo com a agenda de viagem estabelecida pelo UFPE/JICA.

▪ Cumprir com as condições estipuladas pelos governos do Brasil e do país de origem.

▪ Cumprir com o regulamento da UFPE e das Instituições nas quais for empreendido o treinamento, estudo ou visita.

▪ Abster-se de envolvimento em atividades políticas ou em qualquer forma de emprego para proveito ou lucro.

▪ Interromper o curso em caso de enfermidade grave que determine incapacidade para a continuação do treinamento.

▪ Não cometer atos considerados impróprios.

3.5. OUTROS

Instruções aos participantes estrangeiros:

• Antes da partida para o Brasil, os participantes do curso deverão procurar a missão diplomática brasileira, a fim de obter instruções e efetuar os procedimentos necessários.

• VISTO – os participantes devem obter junto à Embaixada e/ou Consulado brasileiro em seu País, o visto de entrada no Brasil (VITEM 1) pelo prazo de 45 dias (duração do curso + deslocamento do país de origem).

• PASSAGEM AÉREA - os participantes deverão desembarcar e partir do Brasil nas datas estabelecidas pelo UFPE/JICA. A data será confirmada mediante o envio de passagem aérea.

• DESEMBARQUE - ao desembarcar no Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife, após a liberação alfandegária, o participante encontrará uma pessoa à sua espera, identificada com o logotipo LIKA, que o acompanhará até o hotel estabelecido pelo JICA.

FICHA DE INSCRIÇÃO

20 de outubro a 21 de novembro de 2008

Nome completo __________

Número do passaporte __________

Data da expedição _______________ País __________

Nacionalidade_______________ Data de nascimento ___________

Sexo_____________________ Estado civil ___________________

# Somente para candidatos brasileiros:

Número da carteira de identidade __________ Órgão expedidor _________ Cidade____________ País_________

Número do CPF _________________________________________

Av/Rua No. _______

Bairro ________________________ Cidade __________________

Código Postal ______________Estado/Província ______________

País _______________________ Fone______________________

Fax ________________________ E-mail ____________________

Nome da Instituição __________

Endereço: Av/Rua No. _______

Bairro ________________________ Cidade __________________

Código Postal ______________Estado/Província ______________

País _______________________ Fone______________________

Fax ________________________ E-mail ____________________

Atividades principais da organização

Pesquisa ? Ensino ? Administração ? Produção ? Extensão ?

Outras (especificar) __________

Cargo ou função do candidato __________

Tempo de cargo ________________________________________

Atividades desenvolvidas pelo candidato _____________________

______________________________________________________

Nome __________

Parentesco ____________________________________________

Endereço: Av/Rua No. _______

Bairro ________________________ Cidade __________________

Código Postal ______________Estado/Província ______________

País _______________________ Fone______________________

Fax ________________________ E-mail ____________________

Nome __________

Cargo __________

Endereço: Av/Rua No. _______

Bairro ________________________ Cidade __________________

Código Postal ______________Estado/Província ______________

País _______________________ Fone______________________

Fax ________________________ E-mail ____________________

Graduação ____________________ Ano da Conclusão ________

Pós-Graduação:

( ) Mestrado ( ) Doutorado ( ) Especialização ( ) Outros

Título da dissertação/tese __________________________________

_______________________________________________________

| |FALA |LÊ |ESCREVE |

|INGLÊS | | | |

|PORTUGUÊS | | | |

|ESPANHOL | | | |

Artigos publicados

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Trabalhos em congressos

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

TERMO DE COMPROMISSO

Eu __________

(nome do candidato)

de __________

(país de origem)

declaro que todas as informações prestadas são verdadeiras, corretas e completas. Como participante do XIII Curso Internacional Sobre Doenças Tropicais, comprometo-me a respeitar as seguintes regras:

1. Observar rigorosamente o programa do curso e não alterar os objetivos

2. Não prolongar o período de treinamento estabelecido pela UFPE/JICA

3. Executar as instruções e aceitar as condições estipuladas por ambos os governos no que diz respeito ao curso.

4. Abster-me de envolvimento em atividades políticas ou em qualquer forma de emprego para proveito ou lucro.

5. Interromper o curso em caso de enfermidade grave que torne desaconselhável minha permanência

6. Não cometer atos considerados impróprios.

__________________ , _____ de ________________ de 2008.

___________________________________________________

(assinatura do candidato)

-----------------------

XIII CURSO INTERNACONAL SOBRE DOENÇAS TROPICAIS

1. Identificação do candidato

2. Endereço Residencial

3. Dados da organização onde o candidato trabalha

4. Pessoa a ser notificada em caso de emergência

5. Pessoa da instituição a ser contatada

6. Qualificação Profissional

7. Idioma

8. Produção Científica

9. Justificativa da escolha do curso

10. Breve descrição do trabalho que desenvolve no seu país

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download