TITULO: ÂNGULOS, OBSERVANDO E FAZENDO VOCÊ APRENDE



TITULO: Observando e Fazendo você aprende

Texto: Esquentando a mente, com desafios visuais, construções e resolução de problemas. Conhecer é crescer todos os dias, num processo permanente e procurar disposição para ensinar com maior flexibilidade.

ATIVIDADES – Observações

1. Você já observou com alguma atenção tudo o que se encontra ao seu redor? Tente fazer isso, na sala

de sua casa, numa rua, no pátio da escola, na sala de aula . . . ou olhando para o céu . . . São tantos os lugares por onde você passa e tantos objetos que estão neste lugares!

Olhe para a escada do desenho. Em geral os objetos que nos cercam são planos e não-planos e aparecem juntos.

a) Veja quantas partes planas e não-planas existe na escada?

b) Observe que existem retas paralelas, perpendiculares e ângulos retos e agudos. Identifique-os.

c) Prolongue uma reta passando pelo corrimão e meça os ângulos formados com o piso e a parede.

DESENHO DE ÂNGULOS

ATIVIDADES – Desenhando Ângulos

1. Para desenhar um ângulo de 75o , primeiro desenhe um segmento de reta que é um lado do ângulo. Marque um ponto nesta linha para representar o vértice.

Coloque a marca do centro do transferidor no ponto que você quer o vértice. Faça uma pequena marca de lápis no caderno ao lado do ponto do transferidor que identifique o ângulo de 75o .

Coloque o transferidor ao lado e ponha uma borda alinhada com o vértice e com a marca de lápis. Trace um segmento de reta tão longa quanto você precisar. Os dois segmentos de reta que desenhamos formam os lados de um ângulo de 75o . Ver passos na figura seguinte.

2. Agora desenhe ângulos com as seguinte medidas:

30o , 45o , 90o, e 135o .

ATIVIDADES – Construção de ângulos

1. Trace uma circunferência, de raio igual a 4 cm. Recorte o círculo e corte setores de vários tamanhos. Utilize no exercício 2.

2. Risque ângulos quaisquer numa folha do seu caderno e verifique quais são maiores de 90o e quais são menores de 90o . Use os setores que você cortou do círculo acima.

3. Um ângulo raso, ou meia volta tem 180o . De quantas maneiras diferentes você pode montar 180o ? Corte setores com 30o, 60o, 45o, 15o, 75o, 105o, como indicam as figuras a seguir. Trace meia volta de circunferência. Trace o diâmetro e coloque os setores. Veja todas as possibilidades.

Resposta: Maneiras de fazer 180o com os setores que você cortou: (30o, 30o, 60o, 45o e 15o); (30o, 60o, 75o e 15o); (105o,60o e 15o); (105o, 30o e 45o); (105o, 30o, 30o e 15o).

ATIVIDADES - Calculando ângulos:

1. Calcule os ângulos que faltam nestes desenhos.

2. Uma circunferência mede 360o , meia volta de circunferência mede 180o .

ATIVIDADES – Medindo Ângulos

1. Para medir ângulos usamos o transferidor. Olhe cuidadosamente os ângulos a seguir e medir em graus cada um deles. Nessa atividade você usará o transferidor. Coloque o centro do transferidor no vértice do desenho, alinhe um dos lados com a linha de fé do transferidor e verifique por qual medida passa o outro lado do transferidor.

2. Nesse exemplo, figura acima, medição de ângulos diferentes de 90o . É importante conhecer qual ângulo precisamos medir. Na figura, note qual é o ângulo que se deseja medir, 30o ou 150o .

Deve-se alinhar cuidadosamente a linha horizontal do transferidor com a linha marcada como nível do solo. A rampa cortará a leitura de 30o na escala anti-horária 0o –180o e aos 150o na escala horária 0o – 180o . Veja como os alunos entendem estas duas escala para medir ângulos à “direita” ou 30o ou à “esquerda” ou 150o .

ATIVIDADES – Brincando com ângulos

1. QUEBRA CABEÇA COM ÂNGULOS

Desenhe no caderno um quadrado, e, a seguir trace segmentos de reta que cortem esse quadrado, como mostra a figura, não é necessário ser igual.

2. Recorte as peças do quadrado, colorindo-as de duas cores diferentes. Forme ângulos diversos com as peças, como mostra o desenho. Brinque como no jogo do dominó, com duas pessoas.

MEDIDOR PARA ÂNGULOS

1. Recorte 2 círculos de cartolina ou papelão.

2. Tire 2 cópias de um transferidor de 360o e recorte-as, cole nos círculos de cartolina. Corte os círculos até o centro. Encaixe-os como mostra a figura a seguir e rode. Use 2 cores diferentes para os círculos. A visualização será melhor.

2. Ao girar os círculos você estará formando ângulos com diferentes medidas, sendo que em cada giro se formam ângulos complementares e suplementares, isto é, de duas medidas e que a soma deles será 360o (uma volta) ou 180o (meia volta).

3. Figura a seguir.

ATIVIDADES – Ângulos Internos do Triângulo

1. Conecte-se à Internet;

2. Buscar: cabri java;

3. 3º site clique triângulos;

4. 2ª página temos:

a) triângulos;

b) quadriláteros – podes verificar alguma atividade ali sobre ângulos;

c) planificação de sólidos.

5. Clique em triângulos - O exercício mostra que ao arrastarmos o ponto B para qualquer posição, a soma dos ângulos internos mantém-se igual a 180o .

ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO DE EMBALAGENS

1. Usando régua, lápis, borracha, compasso construir a seguinte caixa. Ver a figura a seguir:

2. Esta embalagem pode ser feita em cartolina ou papelão coloridos.

Esquema de uma caixa, embalagem para doces ou presentes. As medidas estão em cm.

PROCEDIMENTO:

1. Com o auxílio de uma régua, reproduza com precisão, no lado avesso da cartolina o desenho da caixa.

2. Corte com um estilete as linhas externas (linhas inteiras).

3. Depois sulque levemente, sempre com o estilete, as linhas tracejadas que indicam as dobras. Neste caso, como a caixa é feita com uma única folha de cartolina, você deverá passar o estilete apenas sobre o lado interno.

4. Dobre a cartolina para dentro ao longo das linhas tracejadas com exceção das duas abas que deverão, ao contrário, ser dobradas para fora.

5. Conforme a ocasião, você poderá decorar a caixa com uma inscrição, recortando as letras de uma revista ou decorando-a com flores de papel. Se você colocar uma torta não se esqueça de colocá-la sobre uma bandeja de confeiteiro.

ENCAMINHAMENTO DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÃO

ENCAMINHAMENTOS

Aulas expositivas (teórico e prática);

Trabalhos em grupos e pesquisa;

Utilização de técnica diversificada que venham proporcionar abrangências de vários estilos e preferência de aprendizagem, tais como:

- uso de calculadora;

- materiais manipulativos;

- livros, fotos, ilustrações, etc.

- régua, compasso, lápis, transferidor;

- computador, em escolas com laboratório de informática;

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma contínua, diagnóstica, acumulativa e acompanhada de recuperação paralela, cuja média mínima de 6,0 não seja atingida.

Produção de materiais gerados pelos alunos de forma individual ou em grupos no decorrer do projeto.

Observação do desempenho e manipulação dos materiais.

Limpeza, clareza e capricho.

CONCLUSÃO:

Ao fazermos, em sala de aula, atividades diversificadas, o aluno tem oportunidade de desenvolver muitas potencialidades: lógica, raciocínio, habilidades manuais e destreza no manuseio dos materiais que forem utilizados.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches