WordPress.com



1. Leia o texto a seguir.

A General Eletric, líder mundial na fabricação de produtos eletrônicos, reduziu seu número de funcionários em todo o mundo de 400 mil em 1981 para menos de 230 mil em 1993, triplicando suas vendas ao mesmo tempo. A GE achatou sua hierarquia gerencial nos anos 80 e começou a introduzir novos equipamentos de automação na fábrica. Na GE em Charlottesville, Virgínia, novos equipamentos de alta tecnologia montam componentes eletrônicos nas placas de circuitos, na metade do tempo da tecnologia anterior.

()

As transformações no mundo do trabalho mostradas no texto podem ser relacionadas à

a) Terceira Revolução Industrial.

b) industrialização periférica.

c) expansão das empresas estatais.

d) formação do Terceiro Mundo.

e) expansão do capitalismo.

Resposta da questão 1:

[A]

A alternativa [A] identifica corretamente o período que corresponde às características mencionadas no texto, como o desemprego industrial, a produção automatizada, o sistema toyotista e as inovações dos produtos high tech, típicos da terceira revolução industrial. Estão incorretas as alternativas: [B], pois a industrialização periférica se refere aos países subdesenvolvidos; [C], pois não há menção à estatização da produção; [D], pois a descrição corresponde à produção de uma transnacional; [E], pois o texto identifica pontualmente características do modelo de produção da indústria, e não do processo mais genérico do capitalismo.

2. Ford e seus 25 “sistemistas” produzem um carro a cada 80 segundos

Todos querem conhecer o modelo de produção já diferente daquele que o próprio fundador da companhia, Henry Ford, pai da linha de montagem, inventou há um século. Cinco anos depois da instalação da fábrica, a invenção foi renovada, com opção de atrair os principais fornecedores para perto da linha de montagem.

A flexibilidade do método permitiu à empresa ultrapassar a capacidade da fábrica, feita para produzir 250.000 automóveis por ano. São 912 veículos por dia – um a cada 80 segundos – em três turnos de jornadas de 42 horas semanais, executadas por 8.500 trabalhadores. Os da Ford somam 3.800. O restante é dos 25 fornecedores que dividem o mesmo espaço.

Adaptado de Valor Econômico. In: Coleção Cadernos de EJA: Tecnologia e Trabalho. Ministério da Educação, 2007, p. 35.

A fábrica da Ford responsável pela produção dos modelos Fiesta hatch, Fiesta sedã e Ecosport, localizada na cidade de Camaçari, na Bahia, expressa o atual modelo produtivo pelo qual a indústria automobilística e outros segmentos industriais estão organizados. Sobre esse modelo produtivo, as características que o definem, no tocante à produção e à organização do espaço, são respectivamente:

a) Produção e trabalho flexíveis – grandes estoques de materiais e mercadorias no espaço fabril.

b) Produção com base no sistema just in time – proximidade das fontes de matéria-prima.

c) Produção padronizada e em massa – localização das unidades industriais nos grandes centros urbanos.

d) Terceirização de atividades produtivas – maior articulação do espaço local com outras escalas geográficas.

Resposta da questão 2:

[D]

O avanço tecnológico e o aumento do poder aquisitivo da população produziram melhorias nas cadeias produtivas que se tornaram mais eficientes. O sistema atual é caracterizado pela acumulação flexível com intensa terceirização e articulação com autonomia geográfica entre as plantas e os escritórios através da transnacionalização.

A alternativa [A] é falsa, o sistema flexível elimina grandes depósitos de matérias primas, pois a fábrica recebe as peças que irá utilizar face à produção do dia.

A alternativa [B] é falsa, a produção industrial atual independe da distância em relação às fontes de matérias primas.

A alternativa [C] é falsa, as unidades industriais não necessitam mais estarem localizadas nos grandes centros urbanos. Ao contrário os grandes centros urbanos encarecem a produção e dificultam a circulação.

3. O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas.

I. Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal.

II. Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo.

III. Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Resposta da questão 3:

[E]

[I] CORRETA. A primeira revolução industrial liderada pela Inglaterra ocorreu o século XVIII, utilizando o carvão mineral como fonte de energia, com destaque para as industrias têxteis e metalurgia de ferro.

[II] CORRETA. A segunda revolução industrial no século XIX, contou com a introdução de sistemas de produção como o fordismo, e desenvolvimento industrial em outras nações como Rússia, Estados Unidos e Japão.

[III] CORRETA. A terceira revolução industrial da década de 1970 imprime um novo ciclo de tecnologia com destaque para os setores high-tech.

4. Ninguém vive sem ocupar espaço, sem respirar, sem alimentar-se, sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana: luz, telefone, televisão, rádio, refrigeração dos alimentos etc. A humanidade não vive sem ocupar espaço, sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.

RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).

O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a)

a) alteração no modo de vida das comunidades e a delimitação dos problemas ambientais em escala local.

b) surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais.

c) incorporação de novas tecnologias no processo produtivo e a aceleração dos problemas ambientais.

d) aumento do consumo de bens e mercadorias e a utilização de mão de obra nas unidades produtivas.

e) esgotamento das reservas naturais e a desaceleração da produção de bens de consumo humano.

[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o texto faz referência às novas tecnologias do processo produtivo incorporadas ao cotidiano e aos problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural para mantê-las. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural não são locais; [B], porque o texto não faz referência à apropriação de territórios; [D], porque o texto não faz referência à questão da mão de obra; [E], porque o texto não faz referência ao esgotamento de reservas naturais e a menção é à aceleração da produção e não desaceleração.

5. Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

a) Reservas de petróleo.

b) Incentivos fiscais.

c) Mão de obra especializada.

d) Jazidas de carvão mineral.

e) Disponibilidade de água.

Resposta da questão 5:

[D]

O carvão mineral foi uma fonte de energia fundamental para a Primeira Revolução Industrial iniciada no Reino Unido entre o final do século XVIII e meados do século XIX em decorrência de seu emprego nas máquinas a vapor.

6. São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve):

a) Indústria de autopeças e de alumínio.

b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos.

c) Indústria de plásticos e borracha e de alimentos.

d) Indústria de máquinas e de aço.

e) Indústria de ferramentas e chapas e ferro.

Resposta da questão 6:

[B]

As indústrias de bens de consumo são aquelas que produzem direto para o consumidor. Podem ser divididas em bens de consumo duráveis e bens de consumo não duráveis. As indústrias de automóvel e de eletrodomésticos são indústrias de bens de consumo duráveis. Já as indústrias de alimentos são classificadas entre as que produzem não duráveis.

Por outro lado existem indústrias que podem ser classificadas como de bens de produção (de base), que são responsáveis pela transformação inicial da matéria-prima. Entre elas podemos citar as indústrias de: alumínio, de ferro, de plásticos e borracha, de aço.

Por fim, existem as indústrias de bens intermediários, que produzem máquinas e equipamentos para as demais empresas. Exemplos: indústria de máquinas e indústria de ferramentas.

7. Recentemente, foi descoberta no Brasil uma camada geológica sedimentar denominada Pré-Sal, situada abaixo de uma grande camada de sal e com grande potencial de acúmulo de petróleo. Ela está localizada na plataforma continental brasileira, em uma área de cerca de [pic] de extensão por [pic] de largura que pode ter de [pic] a [pic] de profundidade, entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo.

[pic]

Um dos maiores desafios para a exploração do petróleo desse local é a

a) proximidade dessa região com as placas tectônicas do Brasil e da África, que podem se chocar.

b) alta temperatura da água no fundo do oceano, podendo gerar combustão espontânea do petróleo.

c) existência de constantes tsunamis que impedem a aproximação de navios cargueiros e petroleiros.

d) grande distância que a separa do território brasileiro, uma vez que essa área se encontra no oceano Pacífico.

e) extração do petróleo com segurança, em face da grande profundidade onde se encontram as reservas de petróleo.

Resposta da questão 7:

[E]

Dentre os desafios para a exploração do Pré-Sal, pode-se destacar a extração em grandes profundidades. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a jazida não se encontra próxima à Dorsal Meso-Atlântica; [B], porque a temperatura da água em grandes profundidades é baixa; [C], porque os tsunamis não são comuns na costa brasileira; [D], porque a jazida encontra-se no litoral do país.

8. A palavra petróleo deriva do latim petra (pedra) e oleum (oleo), em sentido literal, “óleo que vem da pedra”. Hoje, é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna e necessária para a obtenção de vários produtos como plásticos, tintas, detergentes, farmacêuticos, entre outras aplicações.

Ele é formado

a) pela decomposição de matéria orgânica no fundo de antigos mares e lagos.

b) pela decomposição de restos de minério de ferro soterrados em bacias carboníferas.

c) pelo soerguimento de blocos rochosos onde ocorreu o acúmulo de material magmático.

d) pelo soerguimento de rochas cristalinas, magmáticas e sedimentares em vales boreais.

e) pela sedimentação de materiais inorgânicos em cavidades profundas do subsolo terrestre.

Resposta da questão 8:

[A]

O petróleo se forma pela sedimentação e decomposição de matéria orgânica em fundos de mares. Estão incorretas as demais alternativas porque não correspondem ao processo de formação do petróleo.

9. Materiais como a lenha, o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, além de restos florestais e excrementos de animais podem ser utilizados como fontes de energia renovável. Outras fontes de energia que podem ser consideradas renováveis são

a) eólica e gás natural.

b) hidrelétrica e maremotriz.

c) carvão mineral e solar.

d) nuclear e termoelétricas.

Resposta da questão 9:

[B]

As fontes de energia renováveis apresentam menor impacto ambiental e se renovam com os ciclos naturais. Exemplos: hidrelétrica, maremotriz, solar, eólica, geotérmica e biomassa (etanol e biodiesel).

10. Desde os tempos mais remotos, os seres humanos buscam fontes de energia para melhorar sua qualidade de vida.

Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a vida humana sem as diversas fontes de energia que sustentam as suas atividades. Elas podem ser divididas em renováveis e não renováveis.

São consideradas fontes de energia não renováveis

a) a hidráulica e o biocombustível.

b) a geotérmica e o hidrogênio.

c) o petróleo e o carvão mineral.

d) a biomassa e as marés.

e) a solar e a eólica.

Resposta da questão 10:

[C]

O petróleo e o carvão mineral são fontes não renováveis em razão de sua origem associada com a sedimentação de matéria orgânica em eras geológicas antigas. Estão incorretas as demais alternativas porque apresentam fontes de energia renováveis, ou seja, fontes que podem ser repostas.

11. Explique por que o processo de industrialização e o modelo capitalista provocam grandes destruições no meio-ambiente.

Resposta da questão 11:

Apoderam-se de recursos naturais para se constituírem consumindo-os em grandes quantidades para atender o mercado de consumo.

12. O petróleo é um recurso natural não renovável. Explique por quê.

Resposta da questão 12:

Trata-se de um combustível fóssil a partir da decomposição de animais marinhos, necessitando milhares de anos para se formar.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download