CRONOGRAMA DAS AULAS TEÓRICAS



UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ODONTOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA

PLANO DE ENSINO

CÓDIGO DA DISCIPLINA: PS001

CARGA HORÁRIA: Teórica: 60 horas

TURMA: única

PERÍODO: Disciplina ministrada no 2º período

EMENTA DA DISCIPLINA

A disciplina de Psicologia tem como proposta educacional trabalhar dentro de uma filosofia de ensino sócio-construtivista, utilizando estratégias de inter- e transdiciplinarida, a fim de apresentar aos alunos a Psicologia como ciência em construção, abordando aspectos biológicos, sociais e motivacionais que interferem no comportamento humano, associados aos processos cógnitos, afetivos, morais, e psicossexuais do desenvolvimento, mediados pela linguagem, que estruturam a personalidade do ser humano.

OBJETIVO GERAL

Estudar o desenvolvimento humano da infância à terceira idade, levando em consideração aspectos psicossociais e culturais que interferem no comportamente humano.

OBJETIVO ESPECÍFICO

a) Identificar o objeto de estudo da Psicologia dentro de uma perspectiva histórico-cultural;

b) Identificar as principais etapas do desenvolvimento infantil normal e patológico;

c) Determinar fatores biopsicossociais e culturais que interferem na adolescência normal e patológica;

d) Construir uma concepção do ser humano a partir do estudo da personalidade, segundo a abordagem diferentes teóricos;

e) Caracterizar os fatores biopsicossociais e culturais que interferem no comportamento do idoso

FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA

1. Docente Efetivo

Profª. Silvana Orestes

2. Horário das Aulas

Teóricas – Turma Única – 10:00 às 12:00 – (Quinta-feira)

Teóricas – Turma Única – 10.00 às 12.00 – (Sexta-feira)

Divisão da Turma

A turma deverá se dividir em 7 grupos com uma quantidade aproximadamente equivalente de alunos por grupo. Após a divisão o grupo deverá escolher um representante, que, de preferência, aceite a função espontaneamente.

Processo de avaliação

Cada aluno deverá ter ao final do semestre duas avaliações para serem lançadas no SIGA.

Avaliação

A média do primeiro seminário escrito e oral será a primeira nota lançada no SIGA. A média do segundo seminário (escrito + oral) e o trabalho escrito será a segunda nota lançada no SIGA.

A) Seminário Escrito 1

Constam, no cronograma, os temas para o primeiro seminário escrito. As orientações são as mesmas mencionadas acima. Os tópicos a serem desenvolvidos em cada tema são de responsabilidade dos alunos. As leituras selecionadas deverão ser mostradas antes da apresentação oral à professora para análise da qualidade do conteúdo.

B) Seminário escrito 2

Mesmas observações anteriores. Informações sobre os teóricos deverão ser obtidas obrigatoriamente em qualquer livro sobre teorias da personalidade. Caso os alunos queiram aprofundar os seminários, poderão ler os livros escritos pelos próprios teóricos.

Para ambos os seminários, deverá ser entregue à professora trabalho escrito, com capa em espiral, constando de 5 partes: 1) capa com o título do trabalho, alunos e data, de acordo com o modelo fornecido abaixo; 2) sumário; 3) comentário do grupo (mínimo de 1 página por aluno); 4) referências bibliográficas; 6) cópia do material que serviu para fundamentar a teoria.

Leitura recomendada: FADIMA, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade, São Paulo: Ed. Harbra, 1986.

É importante formatar os seminários de acordo com as normas da ABNT.

Cada trabalho escrito valerá de 0 a 10. Os alunos que não entregarem na dada pré-determinada, de acordo com o cronograma, será subtraído 1 ponto da avaliação do trabalho entregue em atraso.

Recomendações para digitação dos trabalhos escritos

a) Os trabalhos devem ser escrito na fonte arial e letra em tamanho 12.

b) O parágrafo deve ser com espaçamento duplo.

c) Os títulos e subtítulos devem ser em negrito sem estarem sublinhados conforme modelo na última página deste documento.

d) Todo trabalho deverá ser digitado em papel A4 e alinhado na forma “Justificar”.

e) Todo trabalho deverá conter citações de autor(es) e data de publicação) de preferência no final dos parágrafos; e no final, a referência bibliográfica completa, de acordo com a ABNT.

f) As margens preconizadas para o texto escrito deverão ser: esquerda 3 cm, direita, 2 cm, superior e inferior 2,5 cm.

g) Se o trabalho for realizado com consulta a mais de um autor, no texto escrito, cada parágrafo deverá conter o nome do autor consultado, citado de acordo com a ABNT.

h) Será levado em consideração na avaliação a organização na apresentação dos trabalhos.

i) cada aluno deverá deixar claro qual a parte do trabalho escrita por ele.

C) Seminários orais

Cada aluno deverá fazer sua apresentação utilizando de preferência multimídia e o tempo de exposição mínimo é de 5 minutos e o máximo de 10. O tempo ideal é de 7 minutos. A avaliação individual valerá de 0 a 10.

Os alunos serão avaliados individualmente pelo seu desempenho no grupo. Cada um dos trabalhos acima valerá de 0 a 10

Para a avaliação do seminário oral serão levados em consideração os seguintes aspectos:

a) organização do trabalho apresentado

b) conteúdo apresentado

c) está terminantemente proibida leitura em sala de aula de anotações, pois o aluno será avaliado pelo domínio do conteúdo apresentado.

d) Sistematização das idéias

e) Capacidade de se fazer entender pelos colegas

f) Postura em sala de aula durante a apresentação do seminário oral

g) Criatividade na apresentação do material didático

Observação importante: Será exigido de cada grupo um CDrw com pastas individuais de todos os trabalhos realizados por cada um dos participantes do grupo. Cada grupo deverá ter uma pasta de plástico do tipo arquivo para que os trabalhos sejam arquivados.

O aluno que não salvar mais de uma cópia de cada trabalho correrá o risco de perder o que foi feito. A conseqüência é que se prejudicará na avaliação. Não entregarei trabalhos já avaliados para serem digitalizados em caso de perda ou problema com o computador.

Os 7 temas dos trabalhos escritos em grupo serão os seguintes:

1. Introdução ao estudo da Psicologia

2. A questão da maternidade e paternidade: construção histórico-social dos conceitos de maternidade e paternidade

3. Psicologia da gravidez

4. Psicologia da Infância: desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e psicossexula

5. Importância da linguagem para a estruturação psicossocial do ser humano

6. Importância da Psico-oncologia no tratamento do câncer

7. Psicologia da terceira idade (Psicogeriatria)

Cada grupo deverá escolher no mínimo 1 texto, de preferência escrito nos últimos 5 anos, sobre cada um dos 7 temas. Conseqüentemente, para cada tema deverá haver pelo menos 7 textos. Entregar os textos, de acordo com o determinado no cronograma, para a professora avaliar a qualidade do material. Após devolução dos mesmos aos alunos, a turma deverá fazer sorteio dos temas. Cada um dos 7 grupos ficará com um tema. O trabalho escrito constará de 2 partes: na primeira será feita uma síntese de cada um dos textos individualmente por cada um dos membros do grupo; na segunda os comentários do grupo sobre o tema estudado. Para cada parágrafo da síntese, os autores utilizados deverão se citados de acordo com as normas da ABNT. No final do trabalho deverá constar todas as referências utilizadas de acordo com as normas da ABNT.

Deverá ser entregue à professora um trabalho escrito, com capa em espiral, constando de 5 partes: 1) capa com o título do trabalho, alunos e data, de acordo com o modelo fornecido abaixo; 2) comentário do grupo sobre os textos lidos (mínimo de 1 página por aluno); 4) referências bibliográficas; 5) cópia do material que serviu para fundamentar o trabalho escrito.

Após o trabalho concluído, os alunos de cada grupo deverão entregar o trabalho escrito ao representante do grupo para que seja entregue a professora.

O grupo não deverá prejudicar o colega que não pode ou não quis fazer o trabalho, assumindo uma atitude protecionista prejudicial para ele ao longo do curso, elaborando o trabalho por ele. Se isto ocorrer terá responsabilidade no processo inadequado de aprendizagem tanto quem fez pelo outro como quem não participou.

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS ESCRITOS E DOS SEMINÁRIOS (ORAL + ESCRITO)

D) Trabalho escrito

Trabalho 1. Introdução ao estudo da Psicologia

Tópicos a serem levados em consideração:

a) o homem como um ser biopsicossocial

b) a tríade que humaniza o ser humano: consciência, responsabilidade e responsabilidade

c) o que estuda a Psicologia

d) quais os campos de atuação de um psicólogo

e) histórico da Psicologia. Da Grécia Antiga à atualidade

f) outros temas que o grupo achar de interesse

Metodologia para elaboração do trabalho escrito e dos seminários escritos:

Escolher sobre o tema em questão um capítulo de livro de Psicologia Geral ou de Introdução à Filosofia ou um artigo de revista indexada na Pubmed, Sielo ou Lilacs. Não serão aceitos textos de sites da Internet.

Cada grupo deverá fazer uma cópia de um texto que contenha os seguintes dados:

Livros: autor(es), título, número da edição (quando for o caso), capítulo (quando for o caso), editora, ano de publicação, número de página total.

Revista: autor(es), título, nome da revista, volume, número, páginas inicial e final do artigo, mês em que a revista foi publicada, cidade em que a revista foi publicada, ano.

O aluno é obrigado a citar em cada parágrafo o autor ou autores utilizados para a síntese e no final da redação a referência bibliográfica lida de acordo com as normas da ABNT. Estas orientações devem ser seguidas em todos os trabalhos.

Critérios de avaliação

O grupo deverá decidir durante a elaboração dos trabalhos se as notas serão em grupo ou individuais. Caso opte por notas individuais, no trabalho escrito deverá estar especificado a participação de cada aluno. Não será permitido outro tipo de organização dos alunos (duplas, trios, etc).

Os trabalhos desorganizados, mal elaborados serão devolvidos ao grupo. Uma segunda chance será dada, mas a nota da primeira avaliação será dividida pela nota do trabalho corrigido. Para que o trabalho fique bem organizado o aluno deverá seguir as normas recomendadas pela disciplina

Trabalho 2. A questão da maternidade e paternidade: construção histórico-social dos conceitos de maternidade e paternidade

Tópicos a serem levados em consideração:

a) quais as funções do pai e da mãe dentro de uma família?

b) como o conceito de paternidade e maternidade evoluiu no mundo ocidental, levando-se em consideração desde a herança judaico-cristã até a atualidade;

c) quais as conseqüências para os filhos quando só um dos pais assume a responsabilidade?

d) no tópico “Comentários do Grupo” explicar porque este tema é importante para a Odontologia.

e) outros temas que o grupo achar de interesse

Trabalho 3. Psicologia da Gravidez

Tópicos a serem levados em consideração:

a) as diferentes formas de se vivenciar o parto através da história

b) explicar porque a gravidez é um período de crise temporária para a mulher

c) subdividir a gravidez em 3 fases e explicar as principais características de cada fase

d) no tópico “Comentários do grupo” explicar qual a importância de se estudar este tópico para a Odontologia.

f) outros temas que o grupo achar de interesse

Trabalho 4. Psicologia da Infância: desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e psicossexual

Tópicos a serem levados em consideração:

a) desenvolvimento cognitivo da criança até o início da adolescência

b) desenvolvimento afetivo da criança até o início da adolescência

c) desenvolvimento moral da criança até o início da adolescência

d) desenvolvimento psicossexual da criança até o início da adolescência (fases do desenvolvimento psicossexual, complexos de Édipo e de Electra)

e) aspectos psicológicos do atendimento odontológico na infância

f) outros temas que o grupo achar de interesse

Trabalho 5. Importância da linguagem para a estruturação psicossocial do ser humano

Tópicos a serem levados em consideração:

a) aquisição e desenvolvimento da linguagem pela criança

b) linguagem e ideologia

c) importância da linguagem nos relacionamentos interpessoais

d) disitúrbios da linguagem

e) outros temas que o grupo achar de interesse

Trabalho 6. Importância da Psico-oncologia no tratamento do câncer

Tópicos a serem levados em consideração:

a) rincípios da Medicina Psicossomática;

b) histórico da Psico-oncologia;

c) caracerísticas psicológicas de pacientes com câncer;

d) Psico-oncologia pediátrica;

e) interação social de pacientes com mutilações faciais por onco-cirurgia;

f) estigma e câncer;

g) sexualidade e câncer;

h) importância da família no processo do tratamento do câncer;

i) o câncer como doença genética e psicossomática;

j) mitos e floclore sobre o câncer;

k) câncer e tratamentos alternativos;

l) câncer e curas espirituais;

m) abordagem psicológica de pacientes terminais;

n) outros temas que o grupo achar de interesse

Trabalho 7. Psicologia da terceira idade (Psicogeriatria)

Tópicos a serem levados em consideração:

a) características psicológicas do idoso;

b) dados epidemiológicos sobre o idoso no Brasil e no mundo;

c) sexualidade na terceira idade;

d) o enfrentamento da morte;

e) aspectos positivos do envelhecimento;

f) importância do suporte familiar no processo de envelhecimento;

e) outros temas que o grupo achar de interesse

Os trabalhos escritos de 1 a 5 serão ministrados em sala de aula pela professora. Os trabalhos 6 e 7 serão debatidos em sala de aula, após o término da apresentação do seminário 2.

ABAIXO ESTÁ O MODELO PARA OS TEXTOS ESCRITOS

Sugestões de Leitura

ADLER, A. A ciência de viver. 5 ed, Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

ADLER, A. A natureza da ciência humana. 5. ed. São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 1961.

ARAUJO, C. A. O processo de individualização no autismo. São Paulo: Memnon, 2000

BALDINER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno, Rio de Janeiro: 6.ed , Ed. Nova Fronteira, 1985.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. Ed. Saraiva, 1992.

CARVALHO, M. J. M. M. Introdução à Psiconcologia. Editora Livro Pleno, 2003.

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makrom Books, 2001.

FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade, São Paulo: Ed. Haper e Row do Brasil Ltda., Cap. 3, p. 72-86, 2002.

FRANKL, V. E. A questão do sentido em psicoterapia. Campinas (São Paulo): Papirus, 1990.

FRANKL, V. E. A psicoterapia na prática. Campinas (São Paulo): Papirus, 1991.

FRANKL, V. E. Um psicólogo no campo de concentração. Lisboa: Aster, 1992.

FROMM, E. O medo à liberdade. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1965.cap. 1, p.13-29.

FROMM, E.Ter ou ser?. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.

GOMES, J. C. V.. Logoterapia: a psicoterapia existencial humanista de Viktor Emil Frankl. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Ed. Vozes, 12 ed., 1997.

HALL, C. S.; LINDZEY, G. Teorias da Personalidade. v. 1, São Paulo: EPU, 1984.

MALDONADO, M. T. Psicologia da Gravidez: Parto e Puerpério. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

MALDONADO, M. T. Maternidade e paternidade. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

MYERS, D. G. Introdução à Psicologia Geral. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 2000.

OSÓRIO, LUIZ CARLOS. Adolescente hoje. 2. ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967.

SHULTZ, D. P.; SHULTZ, S. E. Teorias da Personalidade, São Paulo: Ed. Thomson, 2002.

TELES, M. L. S. O que é Psicologia. Coleção Primeiros Passos, n. 222. Editora Brasiliense.

Modelo para as sínteses do trabalho escrito e dos seminários escritos

Aluno(a):

Data de entrega:

TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA E CENTRALIZADO

Subtópicos deverão ser em negrito e alinhados à esquerda. Apenas a primeira letra deverá ser em maiúscula

A síndrome de Down acontece em aproximadamente 1 para cada 700 nascimentos vivos e é a anomalia cromossômica congênita mais comum. Recentes avanços na cirurgia para o tratamento de defeitos congênitos de coração têm aumentado consideravelmente a sobrevivência de crianças com Síndrome de Down Os responsáveis buscam terapias para estas desordens a fim de promover a integração das suas crianças na vida familiar Conseqüentemente, a administração de crianças com síndrome de Down que têm desordens da orelha, nariz, e garganta se tornou um assunto importante para responsáveis e provedores de cuidados médicos (SHOTTS; DAVID; SIMPSON, 2001; SILVA; FONSECA, 2002; ORESTES et al., 2004, JATOBÁ, 2007).

Referências Bibliográficas (modelo de acordo com a ABNT)

Colocar as referências em espaço simples e dar um enter entre elas.

MITCHELL, R., CALL E., KELLY, J. Ear, Nose and Throat Disorders in Children With Down Syndrome. Laryngoscope, v. 13, n. 22, p. 259-263, 2003.

OSÓRIO, LUIZ CARLOS. Adolescente hoje, Porto Alegre: 2. ed., Artes Médicas, 1989. 200 p.

FADIMA, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade, São Paulo: Ed. Harbra, Cap. 2, p. 22-42, 1986.

CRONOGRAMA DAS AULAS TEÓRICAS DE PSICOLOGIA

|Aulas |Datas |Conteúdo Programático |

|01 |28/02/08 |Apresentação da disciplina |

| | |O que é Psicologia. (O ser humano e seus conflitos) |

|02 |29/02/08 |A Questão da Maternidade e da Paternidade |

| | |Orientação para elaboração dos seminários |

|03 |06/03/08 |A Questão da Maternidade e da Paternidade |

|04 |07/03/08 |Psicologia da Gravidez |

|05 |13/03/08 |Psicologia da Infância e adolescência: Desenvolvimento Cognitivo (Piaget) |

|06 |14/03/08 |Psicologia da Infância e adolescência: Desenvolvimento Afetivo (Piaget) |

|07 |20/03/08 |Psicologia da Infância e adolescência: Desenvolvimento Moral (Piaget) |

|08 |21/03/08 |Feriado |

|09 |27/03/08 |Psicologia da Infância (Vygotsky: Linguagem e Cultura) |

|10 |28/03/08 |Seminário – Grupo 1 – Autismo |

|11 |03/04/08 |Seminário – Grupo 2 – Psicoses (Esquizofrenias) |

|12 |04/04/08 |Seminário – Grupo 3 – Puberdade x Adolescência: Crise de identidade e Imagem |

| | |Corporal |

|13 |10/04/08 |Seminário- – Grupo 4 – Adolescência, Família e Sociedade – Conflito de Gerações |

|14 |11/04/08 |Seminário – Grupo 5 – Desenvolvimento psicossexual (Infância e Adolescência) |

|16 |17/04/08 |Seminário – Grupo 6 – Sentimentos e Emoções |

|17 |18/04/08 |Seminário – Grupo 7 Delinqüência e Drogadicção |

|18 |24/04/08 |Primeira Avaliação |

|19 |25/04/08 |Pesquisa bibliográfica |

|20 |01/05/08 |Feriado |

|2 |02/05/08 |Pesquisa bibliográfica |

| |08/05/08 |Preparação do segundo seminário |

| |09/05/08 |Preparação do segundo seminário |

| |15/05/08 |Seminário Grupo 1 - Teoria da Personalidade (Freud) |

| |16/05/08 |Seminário Grupo 2 - Teoria da Personalidade (Jung) |

| |22/05/08 |Feriado |

|22 |23/05/08 |Seminário Grupo 3 - Teoria da Personalidade (Adler) |

|23 |29/05/08 |Seminário Grupo 4 -Teoria da Personalidade (Frankl) |

|24 |30/05/08 |Seminário Grupo 5 - Teoria da Personalidade (Reich) |

|25 |05/06/08 |Seminário Grupo 6 - Teoria da Personalidade (Fromm) |

|26 |06/06/08 |Seminário Grupo 7 - Teoria da Personalidade (Maslow) |

|27 |12/06/08 |Debate (Psico-Odontogeriatria) |

|28 |13/06/08 |Debate (Psico-Ocologia) |

|29 |26/06/08 |Segunda Avaliação |

|30 |27/06/08 |Segunda Chamada |

| | |Entrega de trabalhos dos retardatários |

| | |Divulgação do mapa de notas |

|31 |03/07/07 |Final: todo conteúdo estudado (*) |

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches