SALESIANO Lins



LIDERANÇA FEMININA

Women´s Leadership

Flávia Fernandes Cardoso - flavia.fernandescardoso@

Renata Cunha da Silva – re.sabino@.br

Profª M.Sc. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame - maris@unisalesiano.edu.br

Profª Esp. Ana Beatriz Lima – bia@unisalesiano.edu.br

RESUMO

A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas de uma determinada organização, é a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma para o objetivo idealizado em comum. A liderança feminina possui as mesmas características básicas de liderança, porém esse líder deixou de ser do sexo masculino e a barreira do preconceito com relação às mulheres no mercado de trabalho começou a ser vencida. No Brasil, assim como no resto do mundo, a participação feminina no mercado de trabalho aumentou muito nas duas últimas décadas. As mulheres foram para as universidades e começaram a considerar a carreira tão importante quanto à função procriadora. O que se percebe dentro das empresas é que as mulheres estão enfrentando as dificuldades com mais firmeza e estão sentindo menos necessidade de imitar o comportamento masculino, ficando mais à vontade para exercer a chefia e liderança ao seu próprio modo. Diante disto, foi realizada uma pesquisa na Microlins – Centro de Formação Profissional – localizada na cidade de Lins estado de São Paulo, uma empresa que está em constante expansão e que conta com uma gama de líderes do sexo feminino. O objetivo da pesquisa é analisar as dificuldades que as mulheres enfrentam para conquistar seu espaço no mundo dos negócios, relatando como exemplo a história da liderança feminina na Microlins. Após a pesquisa realizada, constatou-se que na Microlins 90% dos funcionários são mulheres, comprovando a hipótese de que realmente o sexo feminino está conquistando seu espaço no mercado de trabalho, independente dos obstáculos e preconceitos que possam ocorrer.

Palavras-chave: Liderança Feminina. Mercado de Trabalho. Microlins.

ABSTRACT

The leadership is the process of conducting a group of people in an organization, is the ability to motivate and to influence led that contribute best form to the idealized goal in common. The female lead has the same basic characteristics of leadership, but this leader is not longer male and the barrier of prejudice against women in the labor market began to be won. In Brazil, as in the rest of the world, women´s participation in the labor market rose sharply in the last two decades. The women went to universities and began to consider a career as important as the procreative function. What we are seen in companies is that women are facing difficulties more firmly and are feeling less need to initate male behavior , becoming more free to exercise management and leadership in his own way. Given this, a search was conducted in Microlins – Vocational Training Centre – Lins/SP, a company that is constantly expanding and that has an array of female leaders. The research objective is to give a focus to the achievements of the difficulties in the business world, faced by the leaders of this company and collecting examples of other women who are also leaders in other major companies. After the survey, it was found that in the Microlins company 90% of employees are women, proving the hypothesis that females are actually gaining share in the labor market, regardless of the obstacles and prejudices that may occur.

Key words: Women´s Leadership. Labor Market. Microlins.

INTRODUÇÃO

O tema abordado refere-se aos obstáculos que a mulher enfrenta para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, titulado como Liderança Feminina: um enfoque das dificuldades às conquistas no mundo dos negócios.

Diante disto, o objetivo do artigo é dar ênfase a esse tema que até hoje gera muitas discussões e divulgar a força da mulher nas empresas, mostrando que é possível o destaque feminino e a certeza de que a mulher pode conquistar cargos de confiança.

Durante a pesquisa exploratória surgiu o seguinte questionamento:

Até que ponto as mulheres líderes da Microlins podem ser consideradas, empreendedoras e mentoras de uma mudança social que permeou dificuldades para conquistar seu espaço no mundo dos negócios?

Em resposta ao questionamento, foi colocado o pressuposto:

A presença da mulher no mercado de trabalho aliada a sua determinação, possibilitou a conquista de cargos diferenciados de liderança que contribuíram para o êxito das empresas.

Para demonstrar na prática a veracidade da hipótese, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de visitas a empresa Microlins – Centro de Formação Profissional, localizada a Rua Santo Antonio, 133 na cidade de Lins/SP, e possui a gerência de uma mulher: Sara dos Santos Pinto Alves, que aceitou o convite e se identificou com o tema proposto pelo grupo nos ajudando a conhecer melhor a história da empresa.

1 A EMPRESA MICROLINS

A Microlins é uma empresa especializada na formação de profissionais em diversas áreas, fundada na cidade de Lins, interior de São Paulo, possui atualmente uma rede de franquias de escolas em todo o Brasil, com mais de 730 unidades, estando entre as 10 maiores franqueadoras do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Em 18 anos de história e 15 de sistema de franquias, a Microlins teve como único objetivo mudar a vida das pessoas por meio da educação e de tornar possível o sonho de se profissionalizar através do conhecimento, além de contar com mais de 3 milhões de alunos já formados e 10.000 colaboradores. Esta consolidação no mercado é o resultado de um trabalho em equipe e à dedicação e visão empreendedora de uma pessoa muito especial.

Esta pessoa é o seu fundador José Carlos Semenzato, que com muita persistência fez de uma pequena escola de informática, o maior centro profissionalizante do país, que oferecem mais de 40 opções de cursos nas áreas de rotinas administrativas, informática, atendimento, vendas, turismo e idiomas.

1991: A cidade de Lins, com um pouco mais de 70 mil habitantes, foi sede da primeira escola de microinformática da Microlins, fundada por José Carlos Semenzato no mês de Junho de 1991, focada no ensino dos principais programas de computação da época.

1992: Sabendo que o objetivo de toda empresa é vender seus produtos ou serviços e quanto mais conhecida melhor, José Carlos busca divulgar a marca Microlins para que toda a cidade de Lins e região possam conhecer a escola e com isso conquistar mais alunos, desenvolve então à primeira promoção em parceira com uma rádio local, onde foi realizado o sorteio de um microcomputador.

1993: Neste ano a Microlins comemora a inauguração de 18 unidades próprias nas cidades de Cafelândia, Promissão, Penápolis, Birigui, Araçatuba, Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Tupã, Assis, Palmital, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista, Avaré, São José do Rio Preto, Olímpia e Votuporanga, todas localizadas no interior de São Paulo, que nessa época não possuíam muitos recursos nessa área, facilitando assim, as chances de estabilidade da Microlins.

1994: Em 1994, já com diversas unidades próprias operando com sucesso absoluto, a Microlins adotou o sistema de franquia para ampliação de sua rede, nascendo assim a Microlins Franchising. Franchising foi uma estratégia utilizada como um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado (explorador da marca) o direito de uso da sua marca ou patente, e de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva dos seus serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador.

1995: A Microlins participa pela primeira vez da Associação Brasileira de Franchising Expo, a mais importante feira do segmento do Franchising no Brasil. A feira reúne cerca de 200 expositores em busca de parceiros que desejam ingressar no mundo das franquias. Neste ano, na cidade de Lins é realizado o 1º Encontro de Franqueados Microlins, reunindo pessoas de diversas cidades, buscando o aperfeiçoamento da marca e o dinamismo entre equipes.

1996: O número de escolas e franqueados torna-se cada dia maior e diante disso, percebe-se também que a demanda de apostilas e outros tipos de impressos precisam ser em maior quantidade e que devem seguir uma padronização. Nasce, a Editora Raízes, em parceria com José Rafael Rosa Pacini, experiente empresário do setor gráfico, proprietário da Garagem Cópias de Lins há mais de 30 anos. Desde o princípio, a Editora Raízes sempre primou pela qualidade dos impressos e o bom atendimento às pessoas, além de publicar livros e imprimir materiais gráficos para clientes de Lins e região.

1997: A empresa consolida sua posição como a maior rede de escolas profissionalizantes do Brasil, saltando de 65 para 130 franquias, números decorrentes ao crescimento da tecnologia que estava acontecendo. Por esta razão, abrem-se muitas escolas de informática oferecendo os mesmos serviços que a Microlins. Para diferenciar-se no mercado, Pedro Furquim, consultor especializado em Marketing, tem a idéia da Microlins deixar de ser uma escola de informática para se tornar um Centro de Formação Profissional, oferecendo assim, diversas opções de cursos profissionalizantes.

1998: Neste ano, nascem as Másteres Franquias Microlins. Contrato assinado pelo empresário e também palestrante Sidney Eduardo Kalaes, que assume a Máster da grande São Paulo, iniciando com aproximadamente 20 franquias, e também com o empresário Mauro Dias que possuía uma rede de lojas de importados e que decidiu mudar para o mesmo segmento, assumindo a Máster de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

1999: Com o objetivo de intensificar o crescimento para fora do estado de São Paulo, José Carlos Semenzato concede ao empresário Antônio Brizoti e ao seu filho também empresário Antônio Brizoti Júnior as Másteres de São Paulo, Sul de Minas e Norte do Paraná, momento em que eles administravam quatro franquias da Rede na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, consolidando os laços profissionais entre os empresários.Neste mesmo ano, a Microlins Franchising, localizada em Lins/SP, muda-se para São José do Rio Preto/SP, em busca de uma cidade com uma maior infra-estrutura.

2000: Preocupada em atender a demanda de acordo com as necessidades do mercado, a Microlins mais uma vez inova e lança uma série de cursos profissionalizantes no setor de telecomunicações. O instalador e reparador de linhas e aparelhos, por exemplo, tem como objetivo ensinar métodos de instalações de novas linhas de telefones, diretamente nos postes das companhias, e também reparar defeitos encontrados desde as centrais até a entrada das linhas nas casas dos assinantes.

2001: Visando o crescimento contínuo, visto que a Rede Microlins nesta época contava com 14 franquias próprias, José Carlos Semenzato convida Antônio Brizoti e Antônio Brizoti Júnior para tornarem-se sócios da Microlins Franchising. Neste ano, a Microlins comemora com muita satisfação e seriedade a certeza do sucesso dos seus 10 anos de história e idealizando novas conquistas.

2002: Oportunidade de negócio altamente rentável, em constante crescimento; baixo investimento; marca forte e com credibilidade no mercado, estes são alguns fatores que fazem com que a marca Microlins atinja 450 franquias espalhadas pelo Brasil com mais de 600 mil alunos qualificados. Com base nesse crescimento da empresa, a Rede Microlins recebe homenagem como uma das 10 maiores empresas de destaque do ano. Entre 200 empresas, 10 foram selecionadas como as que mais se destacaram durante o ano de 2002 em “Estratégias Vencedoras”, de acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Metrologia e Qualidade Industrial.

2003: No dia 16 de Agosto de 2003 é inaugurada a sede da Microlins Franchising em São José do Rio Preto, localizada em uma área nobre da cidade em um terreno de 1.447 metros quadrados. O prédio abriga toda estrutura da Microlins Franchising. Este ano é marcado pela expansão da rede Microlins por todo o país, onde a empresa consolida sua marca inaugurando franquias em todos os estados brasileiros, dando mais uma vez a certeza que o crescimento se expande a cada ano que passa.

2004: O selo de excelência em franchising é o resultado de um processo minucioso de avaliação que tem como objetivo estimular a melhoria do nível de atuação das empresas franqueadas, valorizando as melhorias práticas e o profissionalismo das empresas que atuam dentro do sistema de franquias.

2005: Com o rápido crescimento do Grupo Microlins, surge a necessidade de uma comunicação em tempo real que facilite os treinamentos dos franqueados e colaboradores em todo o Brasil, nascendo então a Microlins via satélite, com um investimento de R$ 15 milhões. A Microlins via satélite transmite aulas ao vivo, palestras e cursos ministrados por alguns dos mais conceituados profissionais de diferentes áreas de atuação, permitindo interatividade com os alunos.

2006: A Microlins comemora no ano de 2006 os seus 15 anos de existência. São mais de 700 franquias localizadas em todo o território brasileiro, mais de 2 milhões de alunos formados e mais de 50 mil novos alunos sendo matriculados por mês. O conhecimento de mercado e a visão de futuro do seu fundador, José Carlos Semenzato, fizeram da Microlins o maior centro profissionalizante do país que oferece mais de 40 opções de cursos e uma estrutura toda voltada para a capacitação dos seus alunos e o encaminhamento deles ao mercado de trabalho.

2007: O desenvolvimento na rede de franquias Microlins em diversos estados brasileiros foi visível em 2007. No estado do Maranhão, a Microlins abriu mais uma franquia na cidade de Balsas, com mais de 250 matriculas. E no estado da Bahia, foi inaugurada uma nova franquia na cidade de Simões Filho que reuniu mais de 200 alunos matriculados no seu primeiro mês de funcionamento.

2008: A Microlins fecha parceria e consolida seu projeto de expansão com a Rede Anhanguera, que hoje é definida como a maior organização privada com fins lucrativos do setor de ensino profissional do Brasil e a maior empresa de capital aberto do setor de educação nesse mesmo país em valor de mercado. Com esta parceria, a Rede Anhanguera passa a ter participação acionária na Microlins.

2009: A Microlins lança seu mais novo canal de educação a distância: TV Microlins que transmite às suas franquias cursos a distância como Preparatório para o Enem, Nota Fiscal Eletrônica e também treinamento para toda a equipe. Com estúdios localizados em São Paulo e São José do Rio Preto/SP.

2010: Neste ano o fundador e presidente da Microlins – José Carlos Semenzato – vendeu sua marca Microlins para o presidente e fundador da Wizard escola de idiomas – Carlos Wizard Martins – concluindo um ciclo de sucesso e repassando sua história para pessoas capacitadas a dar continuidade em seus projetos.

2. LIDERANÇA FEMININA

De acordo com Motta (2004), a liderança requer habilidades individuais, de auto conhecimento, de expressão e de comunicação, bem como a capacidade de enfrentar o futuro com confiança, ousadia e flexibilidade.

Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo. (YUKI, 1998).

Conforme Bennis (1988), liderança é o que dá a uma organização sua visão e capacidade para transformar essa visão em realidade.

Observando a visão dos autores sobre os conceitos de liderança, é possível visualizar que em todas as definições aparecem às pessoas como peça chave para que seja possível o exercício da liderança. Ora elas estão envolvidas individualmente, ora estão trabalhando em conjunto, sendo lideradas para um bem comum na organização.

A liderança da mulher vem conquistando seu espaço nas grandes organizações. Elas deixaram seus lares para ingressarem no mercado de trabalho, e o resultado vem sendo animador para aquelas que almejam um lugar dentro das grandes organizações.

A mulher tem mostrado que é capaz de exercer uma boa liderança nas grandes empresas, pois é capaz de se preocupar com as pessoas, se interessar pelos seus pensamentos, idéias e opiniões, ou seja, conciliar de uma forma inteligente a necessidade da empresa com a necessidade das pessoas.

A liderança feminina vem atraindo os mais diversos tipos de instituições, pois esta consegue ponderar seus pontos fortes e fracos e ainda contam com a famosa intuição para acertar em uma tomada de decisão. Porém, a mulher tem fundamentado seu crescimento em algo muito mais sólido do que sua aguçada intuição. Para poder exercer sua liderança a mulher vem se aprofundando nos estudos, chegando às universidades com o propósito de alcançar cargos altos nas organizações, antes ocupados apenas por homens.

Para ter seu trabalho reconhecido, a mulher tem lutado muito diante de um cenário cada vez mais exigente. O fato de saírem de seus lares e buscarem o mercado de trabalho já é motivo de orgulho para todas.

Segundo Gonçalves (2007), o perfil social racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, mostram que o aumento da participação da mulher nos quadros executivos foi de 6% em 2001, 9% em 2003 e 10,6% em 2005.

Apesar de uma participação ainda pequena, já é possível notar a presença feminina nas grandes posições dentro das empresas em que atuam.

De acordo com Gonçalves (2007), uma pesquisa do Grupo Catho de empresas de recrutamento e seleção de executivos, as mulheres conquistam cargos de direção mais cedo. Tornam-se diretoras, em média, aos 36 anos de idade.

Devido a este crescimento ainda considerado pequeno, a mulher tem recebido incentivo para continuar na busca pelo reconhecimento profissional, pois as empresas tem optado pelas mulheres e estão podendo comprovar que elas possuem sim capacidade para lidar com os processos e as mudanças que ocorrem na rotina diária dentro de uma organização.

Segundo Gonçalves (2007), é cada vez maior o número de empreendedoras no Brasil, e elas estão mudando a maneira de fazer negócios.

A cada oportunidade oferecida à mulher deve ser motivo de comemoração, pois a cada dia elas lutam para obter seu reconhecimento no mercado, de forma que se destaquem entre a concorrência e consigam fazer a diferença nos seus respectivos cargos.

O espaço que as mulheres vêm adquirindo na sociedade é visível aos olhos de todos, pois elas estão se destacando por introduzir-se em uma esfera que antes não as pertenciam.

Pode-se citar como exemplo a mídia em geral. É comum ligar a TV e se deparar com uma mulher apresentando o jornal mais importante do dia, a reportagem mais comentada da semana e ser escolhida para escrever a matéria mais importante da coluna de um jornal ou uma revista.

Apesar de apresentar um enorme avanço de espaço na sociedade, pesquisas revelam que a mulher ainda tem o salário inferior ao do homem e que interpreta vários papéis em sua rotina para poder ter um destaque dentro das organizações.

Para cumprir todas as tarefas diárias, a mulher exerce vários papéis para satisfazer todos que dependem de seus esforços e vivem a sua volta.

Com o passar do tempo à figura feminina foi sofrendo várias transformações, o que antes era simples e convencional, atualmente se tornou dinâmico e cada vez mais crescente.

Não existe apenas o lado da mulher almejando ser líder de uma empresa, ela também faz o papel de mãe, e este precisa ser bem feito, o papel de esposa e o papel de dona de casa. Como conciliar tantas atividades e fazê-las de modo sem deixar a desejar alguma delas.

O lado feminino da organização tem tentado vencer o preconceito de ser vista apenas como dona de casa, ao invés de dona de negócios. Ao longo dos tempos, elas têm demonstrado força de vontade para conciliar todos seus deveres de forma eficaz.

É possível notar que com o passar do tempo a mulher tem aprendido a não deixar de ser prendada para ser líder, não deixar de ser boa mãe para se tornar reconhecida profissionalmente. Elas estão sabendo conciliar todas as tarefas sem perder sua feminilidade e a elegância que preservam desde sempre.

Apesar deste avanço significativo da presença feminina no mercado de trabalho, elas ainda enfrentam dificuldades para chegar ao almejado lugar dentro das empresas. Isso ocorre devido a um certo preconceito de que a mulher já possui tarefas demais dentro do lar e não conseguirá assumir novas funções fora dele.

Diante de tais exigências com as mulheres, é notável que elas muitas vezes acabem limitando-se para poder alcançar seus objetivos fora de casa.

Alguns se apóiam a fragilidade que elas carregam na própria natureza, outros afirmam que o papel de mãe preenche todo o tempo da mulher. O fato é que muitas pessoas ainda insistem em não dar oportunidades para a mulher alegando que ela não será capaz de desenvolver tantas funções ao mesmo tempo.

Embora as mulheres participem em todos os níveis hierárquicos das organizações, sua presença é maior nos quadros funcionais (32,6%), e mesmo assim fica bem abaixo do percentual feminino na população brasileira (51,3%), na população economicamente ativa (42,7%), ou na população ocupada (42,5%), conforme Gonçalves (2007).

Pode-se deduzir que elas possuem mais oportunidades nos cargos funcionais, devido à esfera que cerca a mulher de super carregadas de tarefas.

O direito ao voto foi uma conquista indiscutível e muito significativa para as mulheres, já que tal ato era permitido somente aos homens.

O direito de votar e ser votada propôs a mulher optar por aquilo que ela achava que mais ajudaria seu país, fez com que seus pensamentos e ideais começassem a ser levados em conta na sociedade e o poder de escolher seus governantes entusiasmou as mulheres de todo país.

Segundo (DIREITO... 2008), o direito foi obtido pelo Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932, mesmo assim a conquista não foi completa. O código permitia que somente as mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946. O direito do voto feminino foi uma das primeiras grandes conquistas que a mulher alcançou ao longo dos anos, a partir daí a evolução da mulher na sociedade foi aumentando a ponto de elas poderem opinar sobre coisas públicas no seu país.

Atualmente no Brasil, a mulher chegou ao topo mais alto e pode ser vista por milhares de brasileiros, como uma das candidatas a Presidência da República.

Segundo Damo (2008), dos quase 380 mil candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste 5 de outubro, no Brasil, apenas 21,34% são mulheres. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi o maior número de mulheres candidatas na política, porém a participação feminina ainda é considerada baixa.

Isso ocorre devido ao preconceito que a mulher também enfrenta na política brasileira, na qual o publico masculino impera com a maior porcentagem de votos ganhos.

nas grandes empresas também se tem visto a figura da mulher ocupando salas exclusivas com o título de diretora fixada na porta. Isso porque elas estão chegando também nas grandes organizações.

Apesar do preconceito que a mulher enfrenta para dizer sim a uma oportunidade de grande porte, elas tem provado que apesar de todas suas tarefas já existentes, podem sim dar um grande passo e conquistar uma promoção considerável nas empresas que atuam.

Segundo Gonçalves (2007), as mulheres vêm se destacando na área de Recursos Humanos. Entre os RHS mais admirados de 2006, estavam na lista vinte mulheres, sendo que no primeiro lugar houve empate entre Felipe Westin e Sara Beher.

Em 2007 foram premiadas dezoito representantes do sexo feminino, entre elas, cinco novos nomes, indicando que as mulheres estão não só ocupando mais espaço, mas também se destacando cada vez mais com seu trabalho.

3 A PESQUISA

O Brasil tem sido palco de grandes oportunidades para que a mulher possa atuar no mercado de trabalho, deixando de ser vista apenas como uma auxiliar e passando a exercer um papel de fundamental importância dentro das organizações.

As empresas brasileiras vêm demonstrando um grande interesse pelo trabalho feminino, apostando na sensibilidade e na intuição para alcançar resultados que antes eram apenas obtidos por homens. A mulher tem cada vez mais importância dentro da empresa, pois também possui uma visão estratégica, além de trabalhar naturalmente com diversidades e processos multifuncionais.

Segundo (MULHERES... 2010), não é mais novidade entrar em uma empresa e se deparar com 80% de mulheres em cargos consideráveis. Esse espaço conquistado no Brasil deve-se a direitos adquiridos através de lutas e movimentos feitos pelas próprias mulheres, na tentativa de amenizar a discriminação e o preconceito.

No Brasil, é notório que a inserção da mulher no mercado de trabalho acontece de maneira bem mais precária que a do homem: baixos salários, ocupação de postos precários, discriminação na contratação e na ascensão profissional. Sem falar que muitas mulheres ainda têm que cuidar dos filhos e da casa, tarefas que lhes são tradicionalmente atribuídas.

Segundo Coelho (2004), as mulheres brasileiras conquistaram espaços importantes após a promulgação da Constituição de 1988, principalmente no que diz respeito às políticas públicas. Em relação ao trabalho, contudo, os avanços esbarram no preconceito, na discriminação e no machismo que impera nas grandes empresas. A maioria delas, inclusive, tem um discurso muito bem fundamentado sobre práticas de responsabilidade social.

Para cada 10 cargos executivos existentes nas grandes empresas, apenas um é ocupado por mulheres. No nível de gerência, dois cargos são das mulheres e oito dos homens. Nas chefias, as mulheres são três e os homens, sete, conforme Coelho (2004).

Segundo Hunter (2004), liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo, conquistando-as, envolvendo-as de forma que coloque seu coração, sua criatividade e excelência a serviço de um objetivo, desempenhando o máximo na missão, dando tudo pela equipe.

A liderança feminina dentro da Microlins está presente em quase todos os departamentos, afirmando a participação efetiva das mulheres nessa organização.

As mulheres vêm a cada dia garantindo a sua presença no mercado de trabalho, destacando-se nos cargos de chefias e conseqüentemente, mudando a definição de liderança, devido à capacidade de transmitir valores e não somente impondo ordens.

Ao citar alguns exemplos de mulheres no comando de grandes empresas, pode-se citar dentre elas, o nome de Sara dos Santos Pinto Alves, atual diretora da empresa Microlins, situada na cidade de Lins/SP, que está na frente do comando da Microlins há mais de 10 anos. Essa liderança vem dando certo e comprovando que a mulher possui competência para comandar uma empresa de nome no mercado.

Segundo a diretora da Microlins, a maior parte da equipe é composta por mulheres. Elas atuam em diversas áreas profissionais, e em qualquer uma delas, esbanjam conhecimento e credibilidade, fazendo com que a empresa se destaque ainda mais.

Na unidade de Lins, a equipe formada por mulheres é um sucesso e fazem parte de um percentual expressivo dentro da empresa, elas são 90% dos colaboradores. São organizadas, intuitivas e primam pelos detalhes que fazem à diferença, segundo a diretora da Microlins (2010).

A Microlins possui 4 departamentos administrativos:

a) diretoria que funciona no período diurno;

b) recepção que funciona no período diurno e noturno;

c) secretaria que funciona no período diurno e noturno;

d) departamento de vendas que funciona no período diurno e noturno.

Todos esses departamentos são conduzidos por mulheres, o que reafirma a participação do sexo feminino dentro da empresa e de que a Microlins não tem nenhum tipo de preconceito em relação ao trabalho feminino.

A diretoria da Microlins é conduzida por Sara dos Santos Pinto Alves que tem como função administrar todos os assuntos relacionados à empresa.

A recepção é composta por duas recepcionistas que tem como função recepcionar as pessoas, passando informações de vários aspectos ou encaminhando as pessoas para os outros setores, também é responsável pelos agendamentos de horários e pelos recados direcionados a diretoria.

A secretária é composta por duas secretárias que tem como função organizar toda a parte burocrática e administrativa da empresa, tais como:

a) cadastro de matrículas;

b) controle de faltas;

c) pedido de transferências;

e) pagamentos de contas;

f) cobrança.

O departamento de vendas é composto por duas orientadoras pedagógicas que tem como função passar aos alunos e demais interessados, todas as informações referentes aos cursos, como: conteúdo, preço, período de término, entre outros.

A Microlins possui cinco professoras capacitadas cada uma em seu seguimento e são responsáveis pelo desenvolvimento das aulas. As mulheres ocupam uma parcela significativa de cargos consideráveis de extrema importância para o andamento da empresa, conforme a diretora (2010).

Os alunos por sua vez, também são em grande parte mulheres, mostrando que o sexo feminino está em busca de qualificação, reconhecimento no mercado de trabalho e consequentemente igualdade salarial.

A Microlins aposta na área da estética, que é uma tendência mundial e a busca pelo estudo relacionado à beleza já é uma característica feminina. A procura pelos cursos de cabeleireiro profissional, manicure e pedicure, são praticamente feitos só por mulheres.

Por meio da teoria e da pesquisa realizada na Microlins, constatou-se que o papel da mulher dentro da empresa tem contribuído para o crescimento da mesma, pois para atuar no mercado de trabalho, as mulheres têm demonstrado mais sensibilidade e flexibilidade para lidar com as informações do dia-a-dia, além de serem mais intuitivas e detalhistas.

A empresa conta com uma mulher na liderança e uma equipe que possui 90% dos colaboradores do sexo feminino e está formação é sinônimo de sucesso, pois a Microlins tem seus departamentos alinhados e com ótimo desenvolvimento.

Atualmente, a mulher tornou-se importante devido a sua capacitação contínua e a vontade de alcançar cada vez mais sua independência, conquistando, assim, seu espaço no mercado de trabalho.

CONCLUSÃO

O trabalho abordou um tema que gera muitas discussões e de forma inovadora analisou-se todos os conceitos referentes à liderança, enfatizando a dificuldade que a mulher enfrenta para conquistar o mercado de trabalho.

O tema liderança feminina foi pesquisado com uma preocupação específica de não fazer comparação entre homens e mulheres, nem afirmação de que um é melhor que o outro.

A pesquisa atingiu os objetivos ao confrontar durante a análise, a teoria com a prática vivenciada dentro da Microlins Centro de Formação Profissional, concluindo, assim, que a mulher mesmo com as dificuldades e preconceitos que enfrenta, conquistou seu espaço e faz parte da maioria dos colaboradores da empresa.

A presença da mulher é predominante na Microlins, destacando-se no comando, a líder Sara dos Santos Pinto Alves, diretora geral, que de forma significativa é exemplo de determinação nas tomadas de decisões, proporcionando a empresa uma estrutura sólida e contribuindo para a Microlins a garantia de uma marca registrada.

Assim, pode-se afirmar que a pesquisa foi de relevante importância para confirmar que a participação da mulher no mercado de trabalho, independente das dificuldades, tem contribuído para o sucesso das organizações, considerando-se por satisfeitas todas as expectativas com relação ao tema abordado.

Este trabalho não está esgotado o assunto, podendo servir de fonte para pesquisas futuras.

REFERÊNCIAS

ANDERSON, C. Rumo a uma ciência sem modelos. HSM Management. Barueri, nº 72, ano 12, vol.1, p. 47-48, Jan/Fev 2009.

AVEDIANI, R; COSTA, J, E. Libere seu potencial empreendedor. Você S/A. São Paulo, nº 71, ano 136, p. 44-55, Out/2009.

BENNIS, W. G. NANUS, B. Líderes: estratégias para atingir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1988.

CAVALCANTI, V. L. CARPILOVSK, M. LUND, M. LAGO, R. A. Liderança e Motivação. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CERTO, S. C. Administração moderna. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

CHIAVENATO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7. ed. Campus, 2003.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

COELHO, M. J. A Mulher no Mercado de Trabalho. Observató. Florianópolis, 05 Mar. 2004. Disponível em:

. Acesso em: 22 Abr. 2010.

DAMO, V. A Mulher e a Política. . São Paulo, 01 Out. 2008. Disponível em:

. Acesso em: 25 Ago. 2010.

DIREITO, de voto feminino completa 76 anos no Brasil. Folha Online. São Paulo, 24 Fev. 2008. Disponível em:

. Acesso em: 20 Jun. 2010.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira Thonsom, 2003.

GARRET, A; DIAS, F. L. Grandes idéias líderes especiais empresas vitoriosas: O ato de gerenciar pessoas com sucesso. São Paulo: Gente, 2003.

GONÇALVES, B. Revista Gestão RH Especial. 67. ed. Ano XIII. São Paulo. Nov/Dez. 2007.

HUNTER, J. C. O Monge e o executivo: Uma história sobre a essência da Liderança. Rio de janeiro: Sextante, 2004.

LENCIONI, P. Trabalho em equipe, liderança e sofrimento. HSM Management. Barueri, nº 71, ano 12, vol.6, p. 16, Nov/Dez 2008.

MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MULHERES, têm maior participação no mercado de trabalho. . Agência Brasil. Rio de Janeiro, 28 Jan. 2010. Disponível em:

. Acesso em: 15 Mai. 2010.

OLIVEIRA, C; JORVINO, J, J. Marca líder Nestlé. 2008. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium.

PEREIRA, A, H; BARBOSA, G, V, E; SOUZA, R, A, O; KUHLL, R, Q. Liderança Feminina: Um estudo de caso na Assistência Médica Hospitalar São Lucas. 2008. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium.

ROBBINS, S. COULTER, M. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1998.

ROSKIIL, S, W. A arte da liderança. Londres: Collins, 1964.

SILVA, R, C. Liderança. 2006. Monografia (Pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e RH) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

KOUZES, J. M. POSNER, B.Z. O desafio da liderança. São Paulo: Campus, 2003.

YUKL, G. A liderança nas organizações. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

WRIGHT, P; KROLL, M, J; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches