60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais



Atividades do livro 8

Antropologia, Cultura e Educação

Capítulo 1

Este capítulo não apresenta atividades. No entanto, por sua relevância consideramos essencial elaborar a atividade abaixo:

• Assista alguns capítulos de duas novelas da rede Globo, “Sinhá Moça” e “Cobras e Lagartos”. Faça a descrição das famílias do Barão de Araruna do Sr. Coutinho (novela “Sinhá Moça”), de Foguinho e de Duda (novela “Cobras e Lagartos”). Em seguida compare os papéis de pais e filhos de cada família e as relações de casamento aí existentes. (Utilize os conceitos e referenciais teóricos do capítulo para realizar a descrição e análise).

Capítulo 2

Este capítulo apresenta uma atividade, que precisou de uma reelaboração, conforme segue:

• Compare esses dois mitos e avalie os valores considerados positivos e negativos para cada sociedade que os produziram e evidencie em quais eles são coincidentes e em quais eles divergem.

Mito Guarani

Yvy Ru’ũ (O dilúvio)

Os habitantes da primeira terra

Já haviam alcançado o estado e indestrutibilidade

Os que rezaram de maneira adequada,

Os que possuíam o entendimento,

Alcançaram a perfeição,

Se dirigem a sua futura morada.

Eles mesmos constroem sua morada na terra eterna

Na morada dos deuses menores.

Os que careceram de entendimento,

Os que se inspiraram na má ciência,

Os que transgrediram contra os Situados acima de nós,

Se foram na má forma, sofreram a metempsicose.[1]

Aqueles que se converteram em pássaros, em sapos, em escaravelhos;

Em veado converteu nosso Pai a mulher que havia roubado,

Unicamente vivendo de acordo com os preceitos deixados por nossos bons pais iremos prosperar.

O senhor incestuoso transgrediu contra Nossos Primeiros Pais, casou-se com sua tia paterna.

Estavam por vir as águas;

O senhor incestuoso orou, cantou, dançou;

Já vinham as águas, sem que o senhor incestuoso tenha alcançado a perfeição.

Nadou o senhor incestuoso, com sua mulher nadou;

Na água dançaram, oraram e cantaram.

Se inspiraram com fervor religioso; ao final de dois meses adquiriram o fortalecimento.

Obtiveram a perfeição, criaram a palmeira milagrosa com duas folhas;

Em seus ramos descansaram para logo dirigir-se a sua futura morada, para converterem-se em imortais.

O senhor incestuoso, o senhor da união nefanda,

Ele mesmo criou para sua futura morada de terra indestrutível no paraíso dos deuses menores.

Se converteu o senhor incestuoso em nosso pai Tapari,

Se converteu no verdadeiro pai dos deuses menores.

(CADOGAN, Leon. Ayvu Rapyta. Assunção:CEADUC, CEPAG. 1992, p. 96-101)

Nota: De acordo com os Guarani o primeiro mundo foi destruído pelos deuses através de uma inundação (dilúvio). Depois disso, um novo mundo (o atual) foi criado pelos deuses para os Guarani.

O mito fala, entre outras coisas, sobre os motivos que levaram os deuses a destruir a primeira terra.

Dilúvio Bíblico

Esta é a posteridade de Noé. Noé foi um homem justo e perfeito entre os homens do seu tempo, andou com Deus. E gerou três filhos: Sem, Cam, e Jafet. Ora a terra estava corrompida diante de Deus, e cheia de iniqüidade. Vendo, pois, Deus que a terra estava corrompida (porque toda a carne (todo o homem) tinha corrompido o seu caminho sobre a terra), disse a Noé: o fim de toda a carne chegou diante de mim; a terra, por suas obras, está cheia de iniqüidade, e eu os exterminarei com a terra. Faze uma arca de madeiras aplainadas; farás na arca uns pequenos quartos, e calafetá-la-as com betume por dentro e por fora. E hás de fazê-la do seguinte modo: o comprimento da arca será de trezentos côvados , a largura de cinqüenta côvados, e a altura de trinta côvados. Farás na arca uma janela, e darás um côvado de alto ao seu cume; porás a porta da arca a um lado; e farás nela um andar em baixo, um segundo, e um terceiro andar. Eis que estou para derramar as águas do dilúvio sobre a terra, para fazer morrer toda a carne em que há espírito de vida debaixo do céu; tudo o que há sobre a terra será consumido.

Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca tu e teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E, de cada espécie de todos os animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo. Das aves, segundo a sua espécie, e das bestas, segundo a sua espécie, de todos os répteis da terra, segundo a sua espécie; de todos os que entrarão contigo dois, para que possam conservar-se. Tomarás também contigo de todas as coisas que se podem comer, e as lavarás junto de ti (na arca), e servirão de alimento a ti e aos animais. Fez, pois, Noé tudo o que Deus lhe tinha ordenado.

E o Senhor disse-lhe: Entra na arca tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante de mim no meio desta geração. Toma de todos os animais puros sete pares, macho e fêmea; e dos animais impuros um par, macho e fêmea. Toma também das aves do céu sete pares, macho e fêmea; para se conservar a raça sobre a face de toda a terra. Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e exterminarei da superfície da terra todos os seres (vivos) que fiz.

Fez, pois, Noé tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado. E tinha seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra. Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa (de se salvarem) das águas do dilúvio. E também dos animais mais puros e impuros, e das aves, e de tudo o que se move sobre a terra, entraram na arca com Noé dois a dois, macho e fêmea, conforme o Senhor tinha mandado a Noé. E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio (BÍBLIA SAGRADA. Trad. da vulgata e anotada pelo Pe. Matos Soares. 25. ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1970. p. 24-25.).

Capítulo 3

Este capítulo apresenta quatro atividades. Em virtude da natureza deste curso, decidimos que tais atividades não devem ser realizadas. Considerando, entretanto, a relevância do capítulo para a disciplina, elaboramos novas atividades:

Responda as questões:

1. Porque não é “[...] possível vincular religião a uma instituição religiosa ou a uma crença específica.”(ALVES, 2005, p.51)?

2. Quais aspectos são comuns a toda e qualquer religião?

3. Existe(m) religião(ões) pura(s) ou verdadeira(s)? Explique apoiando-se no texto.

Capítulos 4 e 5

O capítulo 4 apresenta duas atividades que precisaram ser reelaboradas, tendo em vista a especificidade deste curso. Em contrapartida, o capítulo 5 não apresenta atividades. Por entender que o capítulo 5 guarda uma forte relação com o 4, decidimos que as atividades reelaboradas do capítulo 4 deverão ser realizadas a partir da leitura dos capítulos 4 e 5. O aluno deverá optar por uma das atividades abaixo:

1. A arte foi apresentada neste capítulo como uma forma de linguagem simbólica. Através dos variados tipos de expressão artística, os seres humanos podem transmitir informações, idéias, pensamentos e emoções. Para apreender as mensagens transmitidas pelas manifestações artísticas, é necessário, antes de tudo, conhecer a cultura a que elas pertencem e o sistema simbólico no qual estão inseridas.

Propomos aos alunos, a partir das idéias acima sugeridas, aproximarem-se da cultura local. Visitem uma feira de artesanato e busquem analisar os elementos relacionados às peças artesanais, tanto nos aspectos de utilidade, quanto de expressão estética. Conversem com os artesãos, para entender melhor o que as peças visam transmitir. Elaborem, por escrito, um relatório dessa experiência.

2. Procure na sua comunidade uma pessoa que produza artesanato (um tecelão, pintor, escultor etc). Entreviste esta pessoa procurando saber como ela aprendeu sua arte (assim poderá conhecer se este saber possui alguma origem cultural) e ainda procure se informar se a comunidade local reconhece e valoriza este artesanato. Avalie levando em conta os textos dos capítulos 4 e 5.

3. Procure na sua comunidade uma pessoa que seja reconhecida como uma contadora de história (de causos). Peça a ela para contar uma história a você. Registre a forma como ela conta a história, especialmente seu vocabulário (palavras ditas de um jeito particular que enfatizam trechos da história). Analise como o contar uma história marca um ritmo e uma forma diferente de uso da língua portuguesa e, portanto, uma diversidade sócio-cultural deste código. Apóie-se nos capítulos 4 e 5 para realizar a atividade.

Capítulo 6

Este capítulo não apresenta atividades. Entretanto, pensar a comida enquanto componente cultural é primordial à abordagem antropológica. Por esse motivo, propomos uma atividade, a partir do trabalho com filmes. Cada aluno deverá escolher um dos filmes abaixo e desenvolver a atividade própria do filme escolhido.

1

[pic]

Sinopse

Vencedor de inúmeros prêmios, Super Size Me é um filme sério e divertido, trágico e cômico. Afinal, a saúde é alvo de grande preocupação do homem moderno. Morgan Spurlock se propôs a comer por 30 dias apenas itens do cardápio do Mc Donalds para provar os efeitos nocivos desse tipo de comida no corpo humano. Sem perder o humor, conseguiu atrair a atenção de uma das redes de fast food mais famosas do mundo, que inclusive vem alterando seu cardápio com itens mais saudáveis depois do sucesso mundial do alerta do Super Size Me. Sucesso no mundo inteiro, vai fazer você rir muito... e pensar também.

|Gênero |Documentário |

|Atores |Morgan Spurlock, |

|Direção |Morgan Spurlock, |

|Idioma |Inglês, |

|Legendas |Português, Inglês, |

|Ano de produção |2003 |

|País de produção: |Estados Unidos, |

|Duração |100 min. |

Atividade:

O filme “Super Size Me” é um documentário em que, ao experimentar só comer a comida produzida e comercializada pelo Mc Donald’s, o diretor do documentário pretendeu discutir o papel da comida do tipo “fast food” (comida rápida, lanches) na sociedade urbana contemporânea. Neste filme é possível perceber como esse tipo de alimentação reflete o tipo de sociedade em que vivemos.

Procure relacionar estas características: as da comida e como é possível percebê-la também no meio social.

Avalie também a forma de se comer esse alimento (comensalidade) e em que medida a forma de comer é uma característica da nossa sociedade. Utilize o texto do capítulo 6 do livro 8 para proceder esta análise.

2

[pic]

Sinopse

Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos?

|Gênero |Cinema Europeu |

|Atores |Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont, Gudmar Wivesson, Jarl Kulle, Bibi Andersson, Bodil Kjer, Birgitte |

| |Federspiel, Ebbe Rode, Hanne Stensgaard, Bendt Rothe, Vibeke Hastrup, Lisbeth Movin, |

|Direção |Gabriel Axel, |

|Idioma |Francês, Dinamarquês, |

|Legendas |Português, Inglês, |

|Ano de produção |1987 |

|País de produção: |Dinamarca, França, |

|Duração |103 min. |

Atividade:

Este filme enfoca a relação da personagem com os outros através da comida. Procure perceber como as pessoas identificam a personagem e como essa identidade se relaciona com a comida.

Avalie também a forma de se comer da época histórica abordada no filme (comensalidade) e compare com a nossa atualmente. Com esta comparação identifique os traços culturais visíveis através do ato de comer. Utilize o texto do capítulo 6 do livro 8 para proceder esta análise.

3

[pic]

Sinopse

Quando Vianne (Juliette Binoche), e sua filha chegam a uma tranqüila vila, ninguém poderia imaginar o impacto que isto teria na antiquada comunidade. Ao passar dos dias, a atraente Vianne abre uma loja de chocolates, repleta de confeitos de dar água na boca. Sua misteriosa e quase mágica habilidade em perceber os desejos pessoais de cada freguês e satisfazê-los perfeitamente com o confeito certo, faz com que os moradores se entreguem às tentações e à felicidade. Mas, isto até a hora em que outro forasteiro, o atraente Roux (Johnny Depp) chega à vila. Finalmente agora, ela também reconhece e se rende a seus próprios desejos. Problemas surgem quando suas ações são confrontadas por aqueles que preferem os caminhos do passado e aqueles que recentemente descobriram o doce sabor do prazer.

|Gênero |Drama |

|Atores |Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Lena Olin, |

|Direção |Lasse Hallström, |

|Idioma |Português, Inglês, |

|Legendas |Português, Inglês, |

|Ano de produção |2000 |

|País de produção: |Estados Unidos, |

|Duração |122 min. |

Atividade:

Neste filme, a personagem principal Vianne muda-se para uma cidade pequena e tradicional. Contudo Vianne é muito diferente das pessoas da cidade. Procure perceber como as pessoas identificam a personagem e como essa identidade se relaciona com a comida.

Analise aspectos do filme em que é possível interpretar como situações em que Vianne e sua filha são vítimas de preconceito, estigmas e/ou estereótipos. Depois aponte o que mudou na concepção de cada um sobre esse personagem à medida que foram convivendo e se conhecendo. Identifique também como a comunidade interpreta a comida feita por Vianne e como esta visão muda e porque. Utilize os conceitos antropológicos que aprendeu para analisar o filme (diversidade cultural e étnica, preconceito, intolerância, estereótipo, tolerância etc.), especialmente o texto do capítulo 6 do livro 8 para proceder esta análise.

Capítulo 7

Este capítulo constrói uma proposta de atividade ao longo do capítulo. Considerando a dificuldade de realização da mesma neste curso, excluímos a mesma.

...

SUGESTÕES

Muito embora não sejam cobradas nesta disciplina, sugerimos aos alunos atividades a partir de alguns filmes, ampliando o universo de pesquisa e reflexão. Essas atividades não precisam ser entregues ao tutor.

1

[pic][pic]Parte inferior do formulário

Sinopse

Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis Quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.

|Gênero |Ficção Científica |

|Atores |Dennis Quaid, Louis Gossett, Jr., Brion James, Richard Marcus, Carolyn McCormick, |

|Direção |Wolfgang Petersen, |

|Idioma |Português, Inglês, Espanhol, |

|Legendas |Português, Inglês, Espanhol, |

|Ano de produção |1985 |

|País de produção: |Estados Unidos, |

|Duração |108 min. |

Atividade:

Neste filme há a abordagem de uma situação de convivência forçada entre duas “pessoas” diferentes que, à princípio, são inimigas. Analise a convivência entre eles e procure identificar os preconceitos e estigmas que um tem em relação ao outro. Depois aponte o que mudou da concepção de cada um sobre o outro à medida que foram convivendo e se conhecendo. Identifique também como suas diferenças passaram a ser vistas como vantajosas para a relação deles.

Utilize os conceitos antropológicos que aprendeu para analisar o filme (diversidade cultural e étnica, preconceito, intolerância, estereótipo, tolerância etc.).

2

[pic]

Sinopse

Era uma vez um castelo no alto de uma colina, onde viveu um inventor cuja maior criação chamava-se Edward. Apesar de Edward possuir um charme irresistível, ele não era exatamente perfeito. A morte repentina de seu inventor deixou-o inacabado, com tesouras no lugar das mãos. Edward vivia sozinho nas sombras, até que um dia uma gentil senhora vendedora da Avon o levou para viver em casa com sua família. e assim começaram as fantásticas aventuras de Edward, em um paraíso em tons pastel, conhecido como Subúrbia. De tim Burton, este é um inesquecível conto de fadas sobre um personagem muito incomum. Estrelando Johnny Deep, Winona ryder, Dianne Wiest e, como o inventor, Vincent Price.

|Gênero |Fantasia |

|Atores |Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin, Vincent Price, |

|Direção |Tim Burton, |

|Idioma |Português, Inglês, Espanhol, |

|Legendas |Português, Inglês, Espanhol, |

|Ano de produção |1990 |

|País de produção: |Estados Unidos, |

|Duração |104 min. |

| | |

Atividade:

Neste filme há a abordagem sobre a presença de uma pessoa muito diferente em uma pequena comunidade. Edward, por ter uma aparência muito diferente dos demais, é muitas vezes mal compreendido. O filme é uma ficção que pode nos ajudar a refletir sobre o convívio com a diferença. Analise aspectos do filme em que é possível interpretar como situações em que Edward é alvo de preconceito, estigmas e/ou estereótipos. Depois aponte o que mudou da concepção de cada um sobre esse personagem à medida que foram convivendo e se conhecendo. Identifique também como as características exóticas dele passaram a ser vistas como vantajosas para a relação geral com a comunidade.

Utilize os conceitos antropológicos que aprendeu para analisar o filme (diversidade cultural e étnica, preconceito, intolerância, estereótipo, tolerância etc.).

3

[pic]

Sinopse

X-Men

Nascidos em um mundo cheio de preconceitos, estão alguma crianças que possuem poderes extraordinários e perigosos - resultado de mutações genéticas especiais. Ciclope (James Marsden) lança raios de energia com seu olhos. Tempestade (Halle Berry) consegue manipular o clima segundo sua vontade. Vampira (Anna Pquin) absorve a força vital de qualquer pessoa que ela toque. Mas sob a orientação do Professor Xavier (Patrick Stewart), estes e outros renegados aprendem a direcionar seus poderes para o bem da humanidade. Agora eles devem proteger aqueles que os temem, pois o traiçoeiro Magneto (Ian McKellen), que acredita que os humanos e os mutantes nunca poderão coexistir, prepara um plano sinistro para o futuro!

Com íncriveis efeitos visuais de última geração e personagens inesquecíveis, X-men da conta de tudo (ABC-TV).

|Gênero |Coleções |

|Atores |Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian Mckellen, Halle Berry, Famke Janssen, James Marsden, Rebecca Romjin, |

| |Brian Cox, Anna Paquin, Alan Cumming, Kelly Hu, Shawn Ashmore, Aaron Stanford, |

|Direção |Bryan Singer, |

|Idioma |Português, Inglês, Espanhol, |

|Legendas |Português, Inglês, Espanhol, |

|Ano de produção |2000, 2003 |

|País de produção: |Estados Unidos, |

| |Duração |

| |238 min. |

| | |

Atividade:

Neste filme, uma ficção, apresenta uma história sobre a dificuldade de convivência de pessoas diferentes. A diferença provoca, muitas vezes, dúvidas e medos. Analise a convivência entre eles e procure identificar elementos que podem ser interpretados como preconceitos, estereótipos e estigmas. Depois aponte o que mudou da concepção de cada um sobre o outro à medida que a trama se desenvolve. Identifique também como suas diferenças passaram a ser vistas como vantajosas para a relação deles.

Utilize os conceitos antropológicos que aprendeu para analisar o filme (diversidade cultural e étnica, preconceito, intolerância, estereótipo, tolerância etc.).

4

Tomates Verdes Fritos

Diretor: Jon Avnet

Atores: Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson, Mary Louise Parker, Cicely Tyson

Produção de 1991

Uma mulher depressiva e desesperançada desenvolve uma amizade com outra, mais velha, cujas memórias se tornam uma lição de vida. Ela relembra sua juventude, que tem como cenário um restaurante de beira de estrada – o Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Café. A comida e a gastronomia são coadjuvantes na história, não apenas no restaurante mas também num churrasco de ingredientes surpreendentes.

Atividade:

Este filme enfoca a relação da memória de vida de uma personagem através da comida. Procure identificar o papel da comida nas relações sociais apresentadas durante o filme. Avalie também a forma de se comer e em que medida ela reflete os traços culturais das pessoas de uma dada comunidade. Utilize o texto do capítulo 6 do livro 8 para proceder esta análise.

5

[pic]

Geração Roubada

Direção e produção: Phillip Noyce

O filme mostra a separação forçada de crianças nativas de suas famílias, sendo levadas para supostas instituições educacionais onde eram ensinadas a ler, mas também a negar a própria cultura.

A grande força do filme é colocar sua ênfase não nessas casas de "reeducação" e sim em três meninas, as irmãs Molly (Everlyn Sampi) e Daisy Craig (Tianna Sansbury) e sua prima Gracie (Laura Monaghan).

Lideradas pela intrépida Molly, que contava apenas 14 anos em 1931, data dos fatos, o trio empreende uma fuga espetacular, percorrendo cerca de rabbit-proof fence", ou cerca para proteção contra coelhos, que dividia o país de norte a sul).

A fantástica aventura das meninas foi contada no livro escrito por Doris Pilkington Garimara, uma das filhas de Molly. Personagens verdadeiras e ainda vivas, octogenárias, as meninas são mostradas no final do filme.

Indomável, Molly foi recapturada aos 24 anos, quando já tinha duas filhas, mas voltou a fugir pela segunda vez levando a filha menor, Annabelle.

Annabelle, por sua vez, foi retirada da guarda da mãe aos 3 anos de idade e perdeu contato com a família. Graças ao filme de Noyce, ela acaba de ser reencontrada.

Atividade:

Neste filme, há uma escola que considera a cultura nativa como algo negativo e defende a imposição de uma cultura sobre a outra.

Analise aspectos do filme em que é possível interpretar como situações em que as crianças nativas são vítimas de preconceito, estigmas e/ou estereótipos na escola. Utilize os conceitos antropológicos que aprendeu para analisar o filme (diversidade cultural e étnica, preconceito, intolerância, estereótipo, tolerância etc.). Aponte o que deveria ser mudado para que a escola apresentada no filme passasse a respeitar e valorizar a diversidade sócio-cultural.

6

[pic]

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Como Água Para Chocolate

ANO: 1993

PAIS DE ORIGEM: México

IDIOMA: Espanhol

DURAÇÃO: 113 min

DIREÇÃO: Alfonso Arau

ELENCO: Marco Leonardi; Lumi Cavazos; Regina Torné; Mario Iván Martinéz; Ada Carrasco; Yareli Arizmendi; Claudette Maillé; Pilar Aranda; Farnesio De Bernal .

COMENTÁRIO (Cris da Silva)

Baseado no romance homônimo de Laura Esquivel, (então mulher do diretor Alfonso Arau), o qual se tornou best seller em 20 países, este filme que mais se parece com um conto de fadas, repleto de fantasia, onde amor e ódio, abnegação e egoísmo, poesia e praticidade, se compõem numa obra-prima que conquistou o prémio de melhor filme no Festival de Gramado de 1993 e concedeu a Lumi Cavazos e Claudette Maillé o premio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.

No início do século XX, numa fazenda mexicana, na fronteira com o Texas, Tita (Lumi Cavazos), a quem foi negado o direito de se casar, por ser a filha mais nova, e ter que permanecer ao lado da mãe Elena (Regina Torne) para cuidar dela, vive um amor ardente de paixão, contido, apesar de correspondido, por Pedro (Marco Leonardi), o qual acaba aceitando casar-se com sua irmã Rosaura (Yareli Arizmendi), apenas para permanecer perto da mulher que ama.

Tita, que crescera nos braços de Nacha (Ada Carrasco), cozinheira da fazenda, envolta nos aromas mágicos da cozinha, e orientada pela sabedoria desta, desenvolve o dom como ninguém, transpondo para os alimentos todas as suas emoções, e destes, pra os comensais. (...)

Desde os biscoitos de nata, ao “mole” (prato típico mexicano), todos os alimentos são preparados, envoltos num ritual onde a magia do elo alimento/vida, aroma/perfume, sabor/sensação, textura/sensualidade... se exacerba numa magnitude que deleita o paladar da alma.

Atividade

Neste filme, a comida é abordada centralmente em sua função simbólica. Desde a sua preparação – tomada necessariamente como arte –, até o ritual das refeições, está no cerne das relações estabelecidas entre os personagens.

Tomando como guia o capítulo 6 (Antropologia e Comida) do livro 8 (Antropologia, Cultura e Educação), identifique diferentes relações que se estabelecem, ao longo da história, entre alguns personagens.

OUTROS FILMES SUGERIDOS:

• Amistad

• A encantadora de baleias

• Crash

• Gangs de Nova York

• Raízes

• Um grito de liberdade

Professores:

João Batista Pereira

Tatyana Murer Cavalcante

Valéria Soares de Assis

-----------------------

[1] “M89D™«½¾¿Àrst§×Ù

à

á

ú

yz,.¤¦¨³ž »!Ë!óçóÜçÑÜÉÜÑܾ·çÑÉÑ­¥–¥ÂŽÂ†Â~·ÂzÂzÂçÑsgh]|ùh9~X5?mHsH

hï`˜h‰Ošh]|ùh]|ùhºk6?hï`˜hºk>*[pic]hï`˜hºk5?jhï`˜hºk0J6?U[pic]hï`˜hºk6?hï`˜hºk5?6?

hï`˜h]|ùhºk

hï`˜hºk

h]|ùmHsHhï`˜hª |(mHsHhï`˜hºkmHsHh]|ùhª |(5?mHovimento cíclico por meio do qual um mesmo espírito, após a morte do antigo corpo em que habitava, retoma à existência material, animando sucessivamente a estrutura física de vegetais, animais ou seres humanos; reencarnação”. (Dicionário Houaiss, 2002).

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download