REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL



REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

GOVERNO DO JAPÃO

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

|Universidade Federal da Bahia/UFBA |Japan International Cooperation Agency/JICA |Agência Brasileira de Cooperação/ABC |

I CURSO INTERNACIONAL

SOBRE DIAGNÓSTICO DAS PARASITOSES

DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA TERCEIROS PAÍSES/TCTP

06 a 31 de março de 2006

BAHIA - BRASIL

PREFÁCIO

A Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (EMV/UFBA) criada em 20 de outubro de 1951, pela Lei Estadual nº 423, e autorizado o funcionamento pelo Decreto nº 90.914, de 28 de maio de 1952, vem sendo responsável pela formação de Médicos Veterinários, o que torna incontestável seu papel em prol do desenvolvimento dos setores da produção pecuária e da saúde animal e pública.

Com o objetivo de ampliar as parcerias interinstitucionais, a Escola, em 1984, firmou convênio com Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA para a implantação do Laboratório de Diagnóstico das Parasitoses dos Animais, no contexto do Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão, regulado pelo Acordo Básico assinado pelo Governo dos dois países em 22 de setembro de 1970. No Brasil, o Programa é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, que tem a competência de promover, difundir e coordenar a cooperação técnica entre as organizações, instituições nacionais, estrangeiras e internacionais, bem como operar programas de cooperação técnica internacional.

Nestes 20 anos de Cooperação com a JICA, a Escola foi contemplada com as modalidades Vinda Isolada de Perito, Treinamento em Grupos no Japão, Doação de Equipamento, Mini-Projeto e Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), se tornando uma base para formação de recursos humanos e transferência de tecnologia para outros países.

O TCTP consiste na realização de cursos de treinamento para técnicos que possuam características sociais, culturais e de idioma semelhantes. Este Programa foi implantado, nesta Escola, em 2000, com o primeiro curso internacional "Progressos no Diagnóstico das Parasitoses dos Animais de Produção", que tem como objetivo atualizar profissionais médico-veterinários, oriundos de países da América Latina e África (de língua portuguesa), na área de Parasitologia. Até a presente data foram realizados cinco cursos (2000 a 2004), sendo treinados 63 médico-veterinários de instituições de pesquisa, ensino e extensão, de Angola, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México, Moçambique, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

O crescimento qualitativo e quantitativo do curso permitiu sua prorrogação por mais cinco anos (2005 – 2006), com principal objetivo de estreitar relações com médicos veterinários da América Latina e África e discutir novas informações e tecnologias em parasitologia e suas interfaces, possibilitando o conhecimento de metodologias para o diagnóstico e controle das parasitoses. O curso é realizado no Laboratório de Diagnóstico das Parasitoses dos Animais que vêm desenvolvendo estudos sobre as doenças causadas por artrópodes, protozoários e helmintos, nos seus aspectos epidemiológicos, hematológicos, bioquímicos e imunológicos, o que tem contribuído para identificação de novos parasitos e prevenção destas doenças nos animais.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Objetivo de Desenvolvimento

1. Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para identificação e controle das enfermidades parasitárias.

2. Colaborar para consolidação do ensino, pesquisa e extensão na área de saúde animal.

3. Fortalecer o intercâmbio entre as Instituições participantes.

Objetivos Imediatos

4. Treinar técnicas para os diagnósticos parasitológicos, imunológicos e bioquímicos de doenças causadas por artrópodes, helmintos e protozoários.

5. Identificar as principais espécies de parasitos que acometem os animais de produção.

6. Analisar os problemas parasitários dos animais de produção, com ênfase na profilaxia.

Local e período do curso

O curso será realizado na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia - EMV/UFBA, no período de 06 a 31 de março de 2006, no total de quatro semanas e carga horária de 168 horas.

Número de participantes

Serão oferecidas 08 (oito) vagas para participantes estrangeiros e 02 (duas) para brasileiros, perfazendo um total de 10 (dez) participantes.

Países participantes da Ásia e África de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Idioma

O curso será ministrado em língua portuguesa.

Certificado de participação

Os participantes que concluírem, satisfatoriamente, o curso receberão um certificado de participação.

PLANO DE TRABALHO

Relatório do País

No início do curso, os participantes deverão entregar uma cópia escrita do relatório sobre a situação atual das doenças parasitárias dos animais de produção em seus países, seguindo o modelo proposto no Anexo, que poderá conter outras informações, conforme conveniência do participante. A exposição oral do relatório deverá ser realizada no máximo em 30 minutos e recomenda-se o uso de multimídia.

Conteúdo do Curso

7. Ectoparasitoses

Controle de carrapatos e moscas.

Avaliação da resistência de carrapatos aos carrapaticidas

8. Protozooses

Diagnóstico laboratorial da babesiose, tripanosomose, toxoplasmose e neosporose.

Helmintoses

Estudo das técnicas de exames coprológicos e identificação de helmintos de ruminantes

Avaliação da resistência de nematódeos aos anti-helmínticos

9. Conhecimento do manejo de rebanhos bovinos e caprinos em regiões tropicais – Excursões técnicas

As demonstrações teóricas serão apresentadas em palestras e as práticas realizadas por meio de coleta no campo e processamento das amostras no Laboratório de Diagnóstico das Parasitoses dos Animais da Escola de Medicina Veterinária.

Meios de Avaliação

Seminários e Relatório Final

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Ter diploma de médico veterinário.

Ter vínculo com instituições de pesquisa, ensino ou extensão, que desenvolvam atividades na área de parasitologia.

Ter mais de um ano de experiência na área de parasitologia animal.

Ter domínio da língua portuguesa ou espanhola.

Ser indicado pelo respectivo governo.

Ter condições de saúde física e mental.

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO

Candidatos estrangeiros

Enviar duas (02) cópias da Ficha de Inscrição e do Termo de Compromisso (modelo Anexo) à Embaixada do Brasil ou outra representação diplomática brasileira. Anexar 2 (duas) fotografias recentes (3 x 4 cm) coloridas, com o pano de fundo branco.

Enviar, ao diretor da EMV/UFBA, para fins de seleção, uma (01) cópia da Ficha de Inscrição, do Termo de Compromisso e do Curriculum vitae (modelo Anexo), uma carta de recomendação do responsável da Instituição a que pertence o candidato.

Candidatos brasileiros

Enviar, ao diretor da EMV/UFBA, uma (1) cópia da Ficha de Inscrição, do Termo de Compromisso e do Curriculum vitae (modelo Anexo) e uma carta de recomendação do responsável da Instituição a que pertence o candidato.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Os documentos solicitados deverão ser enviados à Embaixada do Brasil e a EMV/UFBA, com cópia, até 19 de novembro de 2005.

SELEÇÃO E AVISO DE ACEITAÇÃO

Os candidatos serão selecionados pela EMV/UFBA até 30 de dezembro de 2005. O resultado será comunicado aos candidatos selecionados, até 07 de janeiro de 2006, pela Embaixada Brasileira nos respectivos países convidados por meio da ABC.

SUBSÍDIOS AOS PARTICIPANTES

Candidatos estrangeiros

Passagem aérea, em classe econômica, entre o aeroporto internacional do país convidado e o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Salvador, Bahia;

Hospedagem em hotel;

Ajuda de custo para cobrir gastos com alimentação e transporte local, equivalente a US$ 25,00 (vinte e cinco dólares americanos), por dia;

Seguro de vida e assistência médica.

Candidatos brasileiros

Candidatos brasileiros não receberão subsídios para participação no curso, portanto deverão conseguir seu próprio financiamento.

OBSERVAÇÕES

Outras despesas, como taxas de obtenção de visto, saídas do país, embarque e impostos particulares de cada país são de responsabilidade do país ou da instituição a qual o participante esta vinculado, e não serão custeadas ou ressarcidas pela EMV/UFBA ou JICA.

A reserva de passagem (ida e volta) será feita pela EMV/UFBA. O participante deverá retirar o bilhete da passagem junto à empresa transportadora assim que receber a comunicação da remessa do PTA pela EMV/UFBA.

Ao desembarcar no aeroporto em Salvador o participante encontrará um representante da EMV/UFBA, que o acompanhará até o hotel.

O participante deverá trazer aproximadamente US$ 100,00 para suas despesas iniciais na cidade do Salvador.

OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES

Cumprir rigorosamente o programa do curso.

Interromper o curso em caso de enfermidade grave que determine incapacidade para continuação do treinamento.

O desembarque e a saída do Brasil deverão ocorrer nas datas estabelecidas no bilhete aéreo e ao final do curso retornar diretamente ao seu país de origem.

Não estar acompanhado de qualquer membro da família.

Cumprir com as condições estipuladas pelos governos do Brasil e do país de origem.

Abster-se de envolvimento em atividades políticas ou em qualquer forma de emprego para proveito ou lucro.

Não cometer atos considerados impróprios à ética profissional e aos bons costumes do país anfitrião.

Visto

Os participantes deverão obter junto à missão diplomática brasileira, o VISTO TEMPORÁRIO I (VITEM-I), pelo prazo de 35 dias, correspondentes a duração do curso e deslocamento do país.

ATENÇÃO: Afixar no passaporte o original do “Formulário Pedido de Visto” (Visa Application Form). Lembrar que os nomes dos candidatos, assim como os dos pais, não deverão ser abreviados quando do preenchimento deste formulário.

CORRESPONDÊNCIA

Informações sobre o curso poderão ser solicitadas ao Prof. Dr. José Vasconcelos de Lima Oliveira, Diretor da EMV/UFBA e à Agência Brasileira de Cooperação/ABC, nos seguintes endereços:

ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA/UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Av. Adhemar de Barros, 500 - Ondina

CEP.: 40170-110 Salvador, Bahia , Brasil

Telefones: 55 (71) 3263-6706 / 3263-67010 Fax: 55 (71) 3263-6718

E-mail: jvasconc@ufba.br - escmev@ufba.br



AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO/ABC

Ministério das Relações Exteriores - Anexo I – 8º andar

CEP.: 70170-900 Brasília, Distrito Federal, Brasil

Telefones: 55 (61) 3411.6853 / 3411-6893 / Fax: 55 (61) 3411-6894

O ESTADO DA BAHIA

A Bahia é um estado brasileiro da região nordeste, com 566.979 km2, situado na fachada atlântica. O território baiano apresenta duas unidades morfológicas bem caracterizadas: o planalto, que se estende ao longo do litoral numa faixa de 100 km e a baixada que compreende a quase totalidade do território. Em virtude de sua latitude, o Estado é tipicamente tropical, apresentando temperaturas elevadas. A estação chuvosa é irregular. Fitogeograficamente, a Bahia apresenta o contato entre três grandes formações vegetais: a floresta tropical, a caatinga e o campo cerrado. A economia baiana baseia-se nas atividades agropecuárias, sendo um dos maiores centros pecuários do país e além de bovinos, destacam-se os rebanhos caprinos e ovinos. O Estado é um dos maiores produtores de petróleo e gás natural, chumbo, barita, prata entre outros recursos minerais. A população de 12 541 745 habitantes e a religião predominante é o cristianismo.

Salvador é a capital do Estado da Bahia, situada à margem da baia de todos os Santos, com 313 km2 e 2 211 539 habitantes. A cidade do Salvador é um dos mais antigos centros urbanos do país e desenvolveu-se em dois planos chamados cidade baixa, onde domina as funções portuárias e comercial e cidade alta, área de comércio varejista e de órgãos administrativos. Salvador esta situada 13o00’S e 38o30’W, altitude de 50 m, a média anual de temperatura varia de 22,5 a 31,0o C, o tipo climático é úmido, o período chuvoso ocorre entre abril e junho e a média anual da precipitação pluviométrica é de 1902 mm.

ANEXO

I CURSO INTERNACIONAL SOBRE

DIAGNÓSTICO DAS PARASITOSES DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO

DADOS PESSOAIS

Nome completo:

Filiação:

Data de nascimento: / / Local de nascimento (cidade e país):

Sexo: ( ) M ( ) F Estado civil: ( ) Solteiro(a) ( ) Casado(a)

Documento: ( ) Passaporte (estrangeiros): Nº

( ) Carteira de Identidade (brasileiros): Nº

Data de emissão: / /

Local de emissão (cidade e país):

Endereço residencial

Rua/Av. No./Apto

Bairro Cidade País

Código postal Telefone Fax

E-mail

(Obs.: ao preencher os campos telefone e fax informar os códigos de Área e País)

Pessoa a ser notificada em caso de emergência

Nome Parentesco

Cidade País

Telefone Fax

E-mail

ORGANIZAÇÃO A QUE PERTENCE O CANDIDATO

Nome da Instituição

Endereço

Código postal Cidade País

Telefones Fax

E-mail Home Page

Atividades principais da organização:

Atividades do candidato: ( Pesquisa ( Ensino ( Administração ( Produção ( Extensão

Cargo ocupado: Tempo de serviço:

Pessoa de contato na instituição

Nome

Cargo

Telefone Fax

E-mail

INFORMAÇÕES

Motivos da sua inscrição e como julga que poderá beneficiar o seu país com os conhecimentos obtidos.

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro que todas as informações prestadas são verdadeiras, corretas e completas, e como participante do I Curso Internacional sobre Diagnóstico das Parasitoses dos Animais de Produção, comprometo-me a respeitar as seguintes regras:

1. Observar rigorosamente o programa do curso e não alterar os objetivos.

2. Não prolongar o período de treinamento estabelecido pela EMV/UFBA e JICA.

3. Executar as instruções e aceitar as condições estipuladas por ambos os governos no que diz respeito ao curso.

4. Abster-me de envolvimento em atividades políticas ou em qualquer forma de emprego para proveito ou lucro.

5. Interromper o curso em caso de enfermidade grave que determine incapacidade para continuação do treinamento.

6. Não cometer atos considerados impróprios à ética profissional e aos bons costumes do país anfitrião.

__________________________, ______ de __________________ de 2006.

____________________________________________________________

(assinatura do candidato)

CURRICULUM VITAE

I CURSO INTERNACIONAL

SOBRE DIAGNÓSTICO DAS PARASITOSES DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

Nome do candidato:

Nome da instituição:

Cargo ocupado: Tempo de serviço:

FORMAÇÃO

| |Área de conhecimento |Instituição |Ano de |Ano de |

| | | |Início |conclusão |

|Graduação | | | | |

|Especialização | | | | |

|Mestrado | | | | |

|Doutorado | | | | |

|Outros cursos | | | | |

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

|Cargo |Período |

| | |

| | |

ATIVIDADES EM ENSINO

|Disciplina (s) Lecionada (s) |Período |

| | |

| | |

ATIVIDADES EM EXTENSÃO

|Tipo de atividade |Objetivo principal |Período |

| | | |

| | | |

VIAGENS DE ESTUDO

|Instituição/País |Objetivo |Período |

| | | |

| | | |

IDIOMAS

| |Lê |Fala |Escreve |Compreende |

|Português | | | | |

|Espanhol | | | | |

|Inglês | | | | |

Preencher: Bem/ Razoavelmente/Pouco

PRODUÇÃO CIENTÍFICA/TÉCNICA RELEVANTE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (descrever)

Trabalhos publicados em periódicos

Trabalhos apresentados em eventos científicos (congresso, simpósio...)

Livros e capítulos de livros

Linha de pesquisa ativa e projetos em desenvolvimento

Outros

ROTEIRO PARA O RELATÓRIO DO PAÍS

I CURSO INTERNACIONAL

SOBRE DIAGNÓSTICO DAS PARASITOSES DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

1. Nome do participante

2. Nome da organização em que atua

3. Objetivos da instituição à qual está vinculada

4. Informações gerais sobre animais de produção no país

População animal (principais espécies)

Produção animal (sistemas de criação, média de produção de leite e carne...)

Principais doenças de animais de produção.

5. Informações gerais sobre as doenças parasitárias dos animais de produção

Principais artrópodes, helmintos e protozoários

Métodos de controle

Instruções:

O relatório deve ser datilografado no máximo em 10 páginas, incluindo figuras e tabelas.

-----------------------

Espaço reservado para foto

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches