CAPITOLO GENERALE 2015



FRATERNITAS

Vol. XLVIII. Nr. 223 - OFM Roma - Email: fraternitas@ - 01.05. 2015

CapÍtulo geral - 2015

O que quer dizer celebrar um “Capítulo”?

Desde o século VIII, os monges beneditinos se reuniam, depois da Hora Prima, para escutar a leitura de um “capítulo” (capitulum) da Regra dos Monges de S. Bento. Pouco a pouco, essa reunião da comunidade monástica começou a ser chamada de "capítulo” (do mosteiro), e o lugar em que reuniam, de "sala capitular".

Nos mosteiros havia dois tipos de capítulo. Um consultivo: o Abade ou Abadessa pedia o conselho da comunidade a respeito de algum assunto. O outro era formativo: o Abade ou a Abadessa fazia um comentário sobre o significado de um trecho da Regra, apenas lido.

O “Capítulo geral” foi criado pelos monges cistercienses, em 1195. Todos os Abades cistercienses reuniam-se uma vez por ano na Abadia de Citeaux (França). Em 1215, o IV Concílio Latrão (cânone 18) estabeleceu que todas as Ordens religiosas celebrassem "capítulos", de determinados a determinados anos (anual, trienal, etc.), seguindo o exemplo dos cistercienses, com o objetivo de promover a reforma da vida religiosa.

Assim a palavra "capítulo", nos tempos de S. Francisco, já havia adquirido um significado e gozava de longa e variada tradição. De 1209 a 1217, aproximadamente, se celebrava um "Capitulo geral” duas vezes por ano: na Festa de Pentecostes (maio-junho); e na festa de S. Miguel (29 de setembro). Mais tarde, (1218-1223), os Ministros da Itália e regiões vizinhas celebravam cada ano um Capítulo em Pentecostes e, cada ano, celebravam-se também "capítulos provinciais", na Festa de S. Miguel. A cada três anos, os Ministros das Províncias "além dos Alpes" participavam do "Capítulo geral", na Porciúncula.

Nossa prática atual estabelece um Capítulo na Província ou Custódia a cada três anos e um Capítulo geral a cada seis anos.

A Fraternidade OFM em números

Os Frades Menores, no dia 31 de dezembro de 2014, eram 13.632. Eis em detalhes. Postulantes são 689, mas não entram na contagem, por ainda não serem Frades; Noviços: 425; Professos temporários: 1.413 (Frades com opção clerical: 1067; Frades sem opção clerical: 129; Frades sem opção: 217); Professos solenes: 11.794 (sacerdotes: 9243; diáconos permanentes: 59; Frades com opção clerical: 416; Frades leigos: 1957). Nossos irmãos Cardeais: 6; e Arcebispos/Bispos: 113; Frades falecidos no ano passado: 287.

Os Frades Menores estão presentes em 120 países - assim distribuídos: Africa e Medio Oriente: 1.161; América Latina: 3.334; América setentrional: 1.273; Ásia-Oceania: 1.423; Europa ocidental: 3.999; Europa oriental: 2.442.

A Fraternidade universal é estruturada em 103 Províncias e Custódias Autônomas; 9 Entidades dependentes do Ministro geral; 19 Custódias dependentes de Províncias; 16 Fundações; 14 Conferências de Ministros provinciais e 3 Uniões de Conferências (Ásia/Oceania: FCAO; América Latina: UCLAF; Europa: UFME).

Os números não constituem o elemento mais importante na avaliação. Podem ser, porém, "ocasião" para «rever nossa missão e para experimentar caminhos inexplorados de presença e testemunho» (Fr. Michael Perry, Relatório ao CPO 2013, Roma, 2014, 12).

De 10 de maio a 07 de junho, o Capítulo geral – 2015 pode ser seguido:

- No site oficial da Ordem, a saber, capitulumgenerale2015.

- No Twitter: ofmdotorg

- No Facebook:

- No Hashtag: #ofmcapgen2015

- No e-mail: capgensec@

«Franciscanos na Terra Santa»

No dia 26 de março de 2015, no Museu Nacional de Arte Oriental, em Roma, Via Merulana, 248, Fr. Eugênio Alliata fez uma conferência sobre “Os Franciscanos na Terra Santa: entre Arqueologia e coleções em museu”.

Fr. Eugênio é franciscano Arqueólogo, Professor no Studium Biblicum Franciscanum, Diretor do Museu da Flagelação, em Jerusalém.

Hagiografia sobre S. Bernardino de Sena

No dia 15 de abril de 2015, na Pontifícia Universidade Antonianum, realizou-se uma jornada de estudos por ocasião da publicação do livro "Hagiografia sobre Bernardino Santo (1450 - 1460)”, organizado por D. Solvi SISMEL - Ed, Galluzzo, Firenze, 2014.

Fizeram uso da palavra: Letizia Pellegrini (S. Bernardino de Sena: do Processo às biografias); Giuseppe Cremascoli (Maffeo Vegio. Entre o mundo dos clássicos e a hagiografia); Antônio Ciceri (Marcas das "Vitae sancti Francisci" na hagiografia bernardina); Carlo Delcorno (A hagiografia de um pregador).

Formação no Noviciado

De 23 a 24 de março de 2015, o Secretário geral para a Formação e os Estudos, Fr. Vidal Rodríguez, convidado pelo Mestre de noviços, Fr. Carlo Roberto, visitou o Noviciado Interprovincial da COMPI-Sul, no convento de Santa Maria "Occorrevole in Piedimonte Matese", Província de Caserta (Itália).

Secretaria geral para a Formação e os Estudos

No dia 26 de março, aconteceu um encontro de formação entre as Secretarias gerais para a Formação e os Estudos da Primeira (OFM, OFM Conv. e OFM Cap.), na Cúria geral OFM, em Roma.

O objetivo desse encontro foi o de continuar e a profundas a colaboração na Família franciscana, no campo dos estudos, procurando estratégias de trabalhos em comum, diante da promoção das instituições acadêmicas franciscanas.

PUA: Máster em Formação Franciscana

No dia 30 de março de 2015, foi realizado um encontro sobre o Máster de Formação, em perspetiva franciscana, no Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma.

Reuniram-se os responsáveis acadêmicos do Máster com os Secretários gerais de Formação e os Estudos da Família franciscana; os Reitores dos colégios Maiores franciscanos e os Superiores das casas religiosas franciscanas, que têm estudantes no Máster.

O objetivo era o de fornecer um balanço do ano letivo corrente (2014-2015), dialogar sobre critérios para a admissão ao Máster, bem como sobre pedidos para o próximo ano letivo (2015-2016), partilhar alguns desafios educativos para o futuro, a fim de coordenar os esforços no acompanhamento dos religiosos.

AVC: Congresso Internacional para Formadores

De 07 a 11 de abril de 2015, em Roma, realizou-se um Congresso Internacional para Formadores e Formadoras à vida consagrada de todo o mundo, organizado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, por ocasião do ano dedicado à Vida Consagrada.

No Congresso participaram mais de 1.300 Formadores, religiosos, membros de mais de 500 Ordens, Congregações e Institutos, vindos de mais de cem nações. Assim, a assembleia expressou um bonito ícone da realidade dos Formadores à vida consagrada, hoje, um mosaico caraterizado pela internacionalidade, multicultural e intergerações.

O objetivo do Congresso era o de ouvir a Palavra de Deus, numa perspetiva interdisciplinar, convocando as diferentes culturas a refletir sobre os fundamentos da identidade da vida consagrada na Igreja e no mundo, e sobre os requisitos de formação nos contextos contemporâneos em que se vive e se anuncia o Evangelho.

A Secretaria geral para a Formação e os Estudos da OFM convidou a que participassem do Congresso: o Comitê Internacional e o Conselho Internacional da SGFS e outros Formadores de várias Províncias da Ordem. Nossa Família, com a presença de 25 Frades, foi o grupo mais numeroso de Formadores.

Carta do Ministro geral OFM pela Páscoa

Irmãos caríssimos, a vida de Maria Madalena foi transformada no encontro pessoal com Jesus ressuscitado e Senhor da vida. Claramente era ela uma mulher de fé profunda e de grande lealdade, qualidades que lhe possibilitaram de ir além do âmbito normal de sua experiência, de enfrentar as forças alienantes da morte e da perda do sentido e de descobrir novamente a presença viva, fiel e carinhosa do Senhor. A fé deu a Maria Madalena – e pode dar também a nós – a coragem necessária de enfrentar o mal, a injustiça e as situações desumanizadoras da opressão política e social, e mesmo a própria morte, para proclamar diante de Deus e da humanidade que o amor supera todo o mal; o perdão, toda a vingança; e a esperança, toda espécie de ameaças e medos…

A carta pode ser baixada integralmente do site da Ordem.

Livros franciscanos

RICHARD ROHR, Desideroso di amare (Desejoso de amar), Franciscan Media 2014, 294 p.

Reconhecido por todos como docente ecumênico, Richard Rohr é, e permanece, um Frade franciscano. Rohr ajuda-nos a olhar para além da imagem poética do santo e a recordar a longa tradição fundada sobre sua revolucionária e radical escolha, e como abraçou a mudança de vida, graças aos ensinamentos tos Jesus.

GINA LOEHR, San Francesco, Papa Francesco, una visione comune (S. Francisco, Papa Francisco, uma visão comum), Servant Books 2014, 125 p.

S. Francisco viveu totalmente dedicado ao Evangelho. Ao escolher esse grande santo como seu padroeiro, o Papa Francisco indicou que seu Pontificado refletiria um profundo abraço do Evangelho. Gina Loehr e Al Giambrone examinam cinco valores evangélicos importantes para ambos: humildade, Igreja, caridade, paz e alegria.

AA.VV., Silvio Bottes. Francescano (Sílvio Botes. Franciscano), Gráfica 5, Arco (TN), 2014, 415 p.

Esse grosso volume recolhe obras do escultor franciscano Fr. Sílvio Bottes, da Província Tridentina de S. Vigílio. Trata-se, na verdade, de um «catálogo», organizado por temas, que possibilita percorrer a intensa vida artística de Fr. Sílvio e informa sobre a quantidade extraordinária de obras que esse franciscano, com silenciosa dedicação, realizou. O «catálogo» é acompanhado de um DVD.

“Iesus ibat cum illis” (Jesus ia com eles)

L’accompagnamento francescano. Approccio formativo (O acompanhamento franciscano. Uma achego formativo)

A SGFS publicou o volume que contém as ATAS do Congresso Internacional dos Secretários provinciais para a Formação e os Estudos, realizado em Assis, de 08 a 22 de setembro de 2013. Pode ser encomendado através do e-mail formgen@ofm ou baixar do site: .

NovOS VisitaDores

Br Gergely Magyar, da Província "Magna Domina Hungarorum," na Hungria, pra a Província de Santo Estêvão, na Transilvânia, Romênia.

Br Rafael Colomer Barber, da Província Imaculada Conceição da Bvm, Espanha, para a Província da assunção da BVM, Argentina.

Florença - A Arte de Francisco

De 31 de março a 11 de outubro, a galeria da Academia, em Florença, em colaboração com a Ordem dos Frades Menores, e idealizada cientificamente com a “Commissio Sinica” (Escola Superior dos Estudos Medievais e Franciscanos, Pontifícia Universidade Antonianum de Roma), organiza uma exposição que tem como objetivo de documentar, em altíssimo nível qualitativo, a produção artística de matriz franciscana (pintura, escultura, artes suntuárias) desde os anos mil e duzentos a mil e quatrocentos e, ao mesmo tempo, mostrar a extraordinária atividade evangelizadora dos franciscanos na Ásia, na Terra Santa, na China, recordando-a com objetos de excepcional importância histórica e incomparável sugestão.

Assis, Itália – Mostra sobre os Franciscanos na Terra Santa

“Pela primeira vez – disse o organizador da exposição, Marco Pizzo – a histórica missão dos Franciscanos nos Lugares santos vem documentada através de uma produção organizada por uma Ordem religiosa”. As fotos em exposição (umas 150) são reprodução de originais, constantes em três álbuns realizadas pelo estúdio de Luigi Fiorillo, de Alexandria, datadas de 1885-1887.

Esta documentação fotográfica de extraordinária importância e excecional beleza, guardada até hoje no Arquivo provincial de Aracoeli, dos Frades menores, em Roma, é finalmente acessível ao público. Por iniciativa da Fundação "Cassa di Risparmio" de Perúgia e organizada pela Funda\cão Cariperugia Arte, em colaboração com "Centro Culturale Aracoeli" dos Frades Menores da Província romana dos santos Pedro e Paulo e com o patrocínio da Prefeitura de Assis, a mostra estará aberta até o dia 08 de novembro de 2015, no Palácio Bonacquisti, em Assis.

Postulação Geral

Quarta-feira, 18 de março de 2015, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência privada Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal Ângelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Durante a audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação de promulgar, entre outros, o decreto sobre as virtudes heroicas da Serva de Deus Giovanna della Croce (no civil: Giovanna Vázquez Gutiérrez), monja professa da Ordem Terceira de S. Francisco, Abadessa do Convento de Santa Maria da Cruz, em Cubas de Madrid, nascida na Vila de Azaña, hoje Numância La Sagra (Espanha), no dia 03 de maio de 1481 e morta em "Cubas de La Sagra (Espanha), no dia 03 de maio de 1534.

Oração inter-religiosa no Antonianum

No dia 14 de abril de 2015, foi um dia inesquecível para a Comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Antonianum. De fato, na sala S. Francisco totalmente lotada, aconteceu o encontro de oração inter-religiosa, promovido no “Espírito de Assis” pelos Frades de Istambul e pelos “Dervixes giratórios”, unidos em velha amizade. Esses dervixes, muçulmanos de Istambul., se inspiram num místico medieval (Jalâl âlDîn Rûmî: 1207-1273), e são acompanhados, durante a dança, por músicos e cantores.

O encontro de oração foi ritmado em dois momentos. No primeiro, os Frades franciscanos leram e cantaram hinos inspirados em S. Francisco. No segundo momento, aconteceu a oração e a dança dos dervixes giratórios.

O encontro de oração inter-religiosa pela paz foi concluído com a bênção de S. Francisco e com breve mensagem do Ministro geral, Fr. Michael A. Perry, lida em italiano e no idioma turco.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download