Prefeitura de São Paulo — Prefeitura



[pic]

Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa (por data):

DIA 6 DE DEZEMBRO, domingo

Abertura

Enfrentar a cultura do medo e construir a cidade como lugar de expressão da cidadania, do encontro e da coletividade. Este é o clima que dá início às atividades do 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas. A abertura do evento acontece no Minhocão e conta discotecagem, projeção de filme a céu aberto e uma partida de futebol entre refugiados e população em situação de rua. Aos sábados e domingos, o viaduto é transformado em área de lazer, aberto para pedestres, ciclistas e veículos não motorizados. Aproveite!

Horário: Das 15h às 20h30

Local: Minhocão e Praça Marechal Deodoro

ENCONTRO

Futebol de Rua

Um time de refugiados que vivem em São Paulo, vindos de diversos países, e outro formado por integrantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) realizarão uma partida de futebol no Minhocão. O jogo segue a ideologia do Futbol Callejero (Futebol de Rua), modalidade criada nos anos 90 por organizações sociais que atuam em áreas de conflito nas periferias da região metropolitana de Buenos Aires. Quem organiza a partida é a Ação Educativa. Narração: Narra Várzea.

Início: 15h

Local: Praça Marechal Deodoro

MÚSICA

Discopédia: DJs Dandan, Marco e Nyack

O projeto Discopédia já está na rua há três anos. Ele foi criado pelos DJs DanDan (Criolo/Rinha dos MCs), Marco (Céu/Sintonia) e Nyack (Emicida) para resgatar a cultura do vinil. Na abertura do festival, os DJs ocupam o Minhocão com seu repertório que une rap, samba, soul, funk, R&B e MPB.

Início: 16h

Local: Minhocão

ENCONTRO

Cerimônia de abertura

Com autoridades municipais e representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Início: 19h

Local: Minhocão

CINEMA

Estreia: “Aconteceu Bem Aqui”

“Aconteceu Bem Aqui” retrata, em cinco curtas, cinco lugares da cidade de São Paulo, simbólicos na luta pela preservação da democracia e dos direitos humanos. Dirigida por Camilo Tavares (de “O Dia que Durou 21 Anos”), a série torna visíveis lugares de memória que foram palco de violações e resistência na história da cidade. Entre os locais registrados estão a rua Maria Antônia, a Praça da Sé, o Cemitério Dom Bosco (Perus), o antigo prédio do DOI-Codi e o Minhocão, que sedia o evento de abertura.

Início: 19h30

Local: Minhocão

INTERVENÇÃO

ENCONTRÃO DE ARTES DA CASALATINA

O encontro agrega, em um único dia, diversas atividades do projeto Casa Latina - Cidadania nas Ruas da Kantuta. Ali onde acontece a tradicional feira boliviana, oficinas de arte, contação de histórias, intervenções urbanas e rodas de conversa promovem o vínculo entre diferentes pessoas que frequentam a praça, fomentando a relação entre vizinhos e visitantes do local.

Horário: 10h às 19h

Local: Praça Kantuta

DIA 7 DE DEZEMBRO, segunda

INTERVENÇÃO

ROÇA URBANA, MOBILIÁRIO DE RUA E VIZINHANÇA NAS CALÇADAS DA LUZ

A equipe do projeto Cidadania Rodante percorrerá a região da Luz com uma trike – bicicleta com carrinho – cheia de mudas, insumos e ferramentas de jardinagem. Em conjunto com moradores, trabalhadores e participantes do programa De Braços Abertos, a equipe vai plantar mudas e sementes, restaurar os canteiros, construir cercas lúdicas para proteger as plantas e instalar vasos e bancos nas calçadas do bairro.

Horário: das 9h às 13h

Local: Cidadania Rodante (Rua Helvétia, 231)

DEBATE

REDUÇÃO DE DANOS E CIDADANIA NAS RUAS DA LUZ

As equipes do Cidadania Rodante e do programa De Braços Abertos se unem aos parceiros que atuam no território da Luz para receber interessados em conhecer os trabalhos desenvolvidos na região. Haverá uma roda de conversa sobre redução de danos, políticas sobre drogas e intervenção urbana. Após a conversa, a equipe do Cidadania Rodante acompanha os convidados, apresentando as ações do projeto no território.

Horário: das 14h às 17h

Local: Tenda do De Braços Abertos

LANÇAMENTO

CARTILHA ILUSTRADA DO PLANO MUNICIPAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO | Com Karina Buhr

O plano de erradicação do trabalho escravo do município de São Paulo foi lançado em maio pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e ganha, agora, uma publicação ilustrada com desenhos de Karina Buhr. O objetivo do plano é estruturar e divulgar as ações da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo (Comtrae) para enfrentar o trabalho escravo e o tráfico de pessoas. No lançamento, haverá um debate sobre o tema com integrantes da Comtrae.

Horário: 14h

Local: Espaço Cidadania nas Ruas

TEATRO

CIDADE DESTERRADA | Com Pombas Urbanas

O espetáculo tem início com a chegada dos Encantados, seres cósmicos e imaginários que representam a força ancestral da comunidade que ali vai existir. Um grande bairro popular cresce nesse lugar repleto de histórias de vida e de lutas por trabalho, comida, saúde, transporte. Logo chega uma trupe de teatro que interpreta as histórias dessa população desterrada. Juntos, artistas e comunidade descobrem que para criar o futuro é preciso cultivar a memória e celebrar a vida.

Horário: das 15h às 16h10; e das 20h às 21h10

Local: Centro Cultural Arte Em Construção

DIA 8 DE DEZEMBRO, terça

DEBATE

EDUCANDO PARA O FUTURO: a Arte de Ensinar e o Direito de Aprender

A oitava edição do encontro Educando Para o Futuro reúne educadores, pais, mães e representantes de organizações sociais para debater temas relacionados à educação inclusiva. Haverá também apresentações artísticas e culturais. Realização: Associação de Mães e Pais Funcionários do Tribunal de Justiça (Amap).

Inscrições no site festivaldireitoshumanos.prefeitura..br:

Horário: das 11h às 17h

Local: Rua Tiro Pombo, 77, Brasilândia

ENCONTRO

FORMATURA DE CONSELHEIRAS(OS) EM DIREITOS HUMANOS

Os conselheiros que passaram por formação em 2015 participam de uma cerimônia para entrega de certificados. No dia, serão lançados dez cadernos temáticos sobre conselhos e comitês de direitos humanos, no município.

As formações e publicações foram elaboradas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Instituto Paulo Freire. A cerimônia contará com a presença do professor Moacir Gadotti.

Horário: 19h

Local: Galeria Olido - Auditório do 8º andar

DIA 9 DE DEZEMBRO, quarta

CINEMA

CINE LUZ - DIREITOS HUMANOS: “O Invasor”

Às quartas-feiras, o projeto Cidadania Rodante realiza um ponto de encontro com projeção de filmes, animações e documentários na rua. Os filmes são sempre sugestões dos participantes do programa De Braços Abertos e de moradores do bairro da Luz. Nesta edição, haverá exibição de “O Invasor” (Brasil, 2002, 97 min), de Beto Brant, com presença do diretor.

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Largo Coração de Jesus

DEBATE

VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NO GRAJAÚ

Moradores, movimentos organizados, coletivos e poder público se reúnem para debater e encaminhar propostas concretas de enfrentamento diante da questão de violência letal praticada contra adolescentes e jovens do Grajaú, bairro da zona sul de São Paulo. Realização: Plataforma dos Centros Urbanos/Unicef.

Horário: 9h às 13h

Local: CEU Navegantes

DIA 10 de DEZEMBRO, quinta

DEBATE

LANÇAMENTO DO FÓRUM SOCIAL DE MIGRAÇÕES 2016

A cidade de São Paulo receberá, em julho de 2016, o 7º Fórum Social Mundial de Migrações (FSMM). O evento é organizado pelos movimentos sociais, em uma perspectiva crítica ao modelo econômico e social do capitalismo global. Com o tema “Migrantes - construindo alternativas frente à desordem global e crise do Capital”, o fórum sediará debates sobre políticas públicas, direitos humanos, participação, causas da migração, migrações climáticas, refúgio, migrações forçadas, entre outras questões centradas nos deslocamentos humanos.

No dia 10 de dezembro, representantes do Comitê Internacional e as comissões de trabalho realizam uma reunião para apresentação do evento de 2016, calendário de encontros e atividades preparatórias.

Programação:

17h30: Abertura

18h: Apresentação do Fórum Social Mundial de Migrações

19h: Apresentação das Comissões de Trabalho

19h30: Espaço para perguntas, dúvidas, sugestões e adesão

20h: Apresentação da Plataforma de Comunicação do FSMM, São Paulo 2016

21h: Encerramento

Realização: Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC, Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, Grito dos Excluídos Continental, Centro Scalabriniano De Estudos Migratórios – CSEM

Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania / Prefeitura de São Paulo

Horário: das 17h às 21h

Local: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen

PRÊMIO

3º PRÊMIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS + PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS DOM PAULO EVARISTO ARNS

O prêmio de Educação em Direitos Humanos seleciona projetos que incentivam e fortalecem iniciativas valiosas de afirmação da cultura de direitos humanos dentro das escolas municipais. O objetivo é reconhecer, valorizar e articular estas experiências educacionais na cidade. A premiação acontece no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Na ocasião, será realizada também a entrega do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Em sua segunda edição, o prêmio homenageia uma personalidade brasileira reconhecida pela promoção e defesa dos direitos humanos. A primeira edição premiou Frei Betto e este ano a homenageada será Luiza Erundina.

Horário: 18h

Local: Auditório do Ibirapuera

ENCONTRO

SARAU VOZES FEMININAS

Um sarau dedicado à produção de mulheres escritoras, atuantes no cenário paulistano. A MC do encontro será Roberta Estrela D’Alva, atriz, poeta e dramaturga. O encontro conta com a participação das poetas Lids Ramos, Priscila Obaci, Raquel Almeida e Samanta Biotti. Programação realizada em parceria com o Sesc São Paulo.

Horário: 19h

Local: Sesc Bom Retiro - Foyer do Teatro

Classificação: 12 anos

DIA 11 DE DEZEMBRO, sexta

INTERVENÇÃO URBANA

JORNAL MURAL E PAINEL DA MEMÓRIA

Pinturas, grafites, colagens, estêncil e bordados vão compor murais e painéis em homenagem à Declaração Universal dos Direitos Humanos. As intervenções serão feitas no bairro da Luz, no território onde acontecem as ações projeto Cidadania Rodante.

Horário: 9h às 13h

Local: Cidadania Rodante (Rua Helvétia, 231)

DIA DE BRINCAR

Um dia de música e atividades lúdicas para as crianças. A programação começa às 13h, com brincadeiras infantis conduzidas pelo coletivo Brincantes Urbanos e empréstimo de bicicletas infantis organizado pelo Aromeiazero, no Vale do Anhangabaú. Às 17h, os artistas da Banda Mirim apresentam seu espetáculo musical. Parceria: Plataforma dos Centros Urbanos/Unicef.

Horário: das 13h às 18h

Local: Vale do Anhangabaú

ENCONTRO

Brincadeiras + Empréstimo de Bicicletinhas

Horário: a partir das 13h

MÚSICA

Banda Mirim

Em comemoração aos 11 anos de teatro e música dedicados à infância e juventude, a Banda Mirim apresenta um show especial com músicas de seu repertório e composições inéditas inspiradas na aventura de Buda. O espetáculo é realizado com apoio da Lei Municipal de Fomento ao Teatro.

Horário: 17h às 18h

DEBATE

SEMINÁRIO: SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo apresentará um estudo sistematizado sobre o impacto da mortalidade juvenil na cidade. Embora as bases que sustentam o estudo existam há algum tempo, até hoje não haviam sido investigadas e sistematizadas pelo Executivo municipal, com profundidade. O seminário convida gestores públicos, movimentos sociais, especialistas e entidades para debater propostas e políticas públicas de segurança alternativas, de enfrentamento à violência contra a juventude, sobretudo negra e periférica.

Horário: das 9h às 18h

Local: Sala dos Estudantes - Faculdade de Direito da USP

Mesa de Abertura

Horário: 9h30

Apresentação de Dados sobre Violência contra a Juventude em São Paulo

Horário: das 10h às 12h

Mesa: Juventude e Violência na Cidade de São Paulo

Com: Maria Pia dos Santos Guerra (Consultora PNUD); Renata Prado (#15contra16); Debora Silva (Mães de Maio); Jacqueline Sinhoretto (Ufscar); Samira Bueno (FBSP)

Horário: das 14h às 15h30

Intervalo com Apresentações Culturais

Horário: das 15h30 à 16h

Mesa: Reformas e Proposições - por uma nova política de segurança pública

Com: Julita Lemgruber (UCAM), Jaqueline Muniz (ex MJ), Silvio Luiz de Almeida (Mackenzie), Everton Zanela (MP/SP); Cedeca Sapopemba

Horário: das 16h às 18h

CINEMA + MÚSICA

VISTO PERMANENTE

O coletivo audiovisual Visto Permanente reuniu um grande acervo virtual com registros da produção artística e cultural das comunidades imigrantes de São Paulo. O projeto foi contemplado pelo Edital Redes e Ruas 2015. A apresentação dos vídeos será seguida por show das bandas Cambamberos, da Colômbia, Latam Esquad, da Bolívia, e Os Escolhidos, que reúne integrantes do Congo e de Angola. Parceria: Cine Solar.

Horário: 19h

Local: Centro Aberto do Largo Paissandu

CINEMA

PRÉ-ESTREIA: “Entre-imagens (Intervalo)”

Percorrendo obras e pegadas de Antonio Benetazzo o documentário resgata, com sensibilidade, a trajetória e memória do artista e militante precocemente assassinado por agentes do regime militar. O filme revisita um passado ainda pouco esclarecido, marcado por mortes físicas, simbólicas e culturais, e sugere a reflexão: quando morre um artista? Após a exibição, haverá debate com os diretores André Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto.

Horário: 20h

Local: Cinemateca Brasileira

OCUPAÇÃO SESC PARQUE DOM PEDRO II

Programação em parceria com o Sesc São Paulo.

Horário: das 19h às 22h30

Local: Sesc Parque Dom Pedro II

MÚSICA

Banda Baye Fall Afric (SEN)

O grupo senegalês propõe ao público um contato com a cultura africana por meio de músicas focadas em instrumentos e ritmos tradicionais, pouco conhecidos no Brasil.

Horário: 19h

Capacidade máxima 250 pessoas.

CINEMA

Exibição: “Que Horas Ela Volta”

(Brasil, 2015, 111 min. 12 anos). Dir.: Anna Muylaert

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona pedindo ajuda para ir a São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente pela casa, a situação se complica.

Horário: 20h30

DIA 12 DE DEZEMBRO, sábado

LANÇAMENTO

INAUGURAÇÃO DO MARCO EM RESPEITO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA + LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO “MINHA SÃO PAULO”

Uma nova obra será instalada na Praça da Sé para resgatar a memória de sete pessoas em situação de rua assassinadas no local, em 2004. A arte gravada no monumento é de Deverson Max das Dores, jovem de 20 anos, que vive no Centro de Acolhida Lajeado.

Na ocasião, será lançado o calendário “Minha São Paulo”, uma produção do CaféArt, que distribuiu cem câmeras fotográficas para que pessoas em situação de rua registrassem seu olhar sobre a cidade de São Paulo. Das mais de duas mil imagens captadas, treze foram eleitas para compor o calendário. Realização: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; People’s Palace Projects; Streetwise Opera; British Council; e Calouste Gulbenkian Foundation. Apoio: FujiFilm e Organização de Auxílio Fraterno.

Horário: 10h

Local: Praça da Sé

EXPOSIÇÃO + MÚSICA

FEIRA DE ARTE E CULTURA POP RUA

A feira conta com apresentações artísticas, música e artesanatos feitos por arte-educadores que trabalham em conjunto com a população em situação de rua de São Paulo. Realização: Organização de Auxílio Fraterno.

Horário: 10h

Local: Viaduto do Glicério

CINEMA

CINE DIREITOS HUMANOS: “De Gravata e Unha Vermelha”

Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania desde 2013, o projeto Cine Direitos Humanos apresenta, em sessões gratuitas e semanais, filmes brasileiros e internacionais cujo enredo dialogue com temáticas dos direitos humanos.

Durante o festival, será exibido “De Gravata e Unha Vermelha” (Brasil, 201​4​​, 86’). O documentário dirigido por Miriam Chnaiderman mostra o debate de transsexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas sobre a construção individual do próprio corpo. No elenco estão Ney Matogrosso, Rogéria e Laerte Coutinho.

Horário: 11h

Local: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca

Classificação indicativa: 14 anos​

INTERVENÇÃO URBANA

CENTRO ABERTO

O Centro Aberto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – São Paulo Urbanismo e já criou duas praças nos largos São Francisco e Paissandu. Em dezembro, a Prefeitura inicia a elaboração do projeto Centro Aberto no Largo General Osório e a população da cidade está convidada a ocupar o largo e construir propostas para este espaço. O encontro acontece no sábado, dia 12, e contará com programação cultural, intervenções urbanas e ação de implantação do projeto Centro Aberto em escala 1x1.

Horário: a partir das 15h

Local: Largo General Osório

Elaboração coletiva do projeto "Centro Aberto" e intervenções urbanas

Horário: das 15h às 19h

Microcine Migrante

Coletivo de jovens colombianos, chilenos, bolivianos, portugueses e brasileiros realiza exibições de curtas e longas-metragens sobre o tema da migração.

Horário: 19h

TempoNorteExtremo

Peça documentário sobre o jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto que mantém um jornal que não aceita anúncios.

Horário: 21h30

ENCONTRO + OFICINA

SARAU ECOS LATINOS

Quatro jovens latino-americanos buscam, por meio de oficinas e saraus, preencher a lacuna existente na produção literária de países como Bolívia, Peru, Paraguai e Equador. Antes do sarau serão realizadas oficinas de literatura abertas ao público. Projeto contemplado pelo programa VAI.

Horário: 17h

Local: Espaço Cidadania nas Ruas

DIA 13 DE DEZEMBRO, domingo

MÚSICA

SHOW CIDADANIA NAS RUAS | Com Criolo, Ney Matogrosso, Elza Soares, Mano Brown, Pitty e Ava Rocha

Depois de uma semana inteira de atividades, artistas de diferentes gêneros e gerações da música brasileira se encontram para celebrar, junto com a população de São Paulo, a diversidade e a cultura dos direitos humanos. O show tem direção musical de Daniel Ganjaman.

Horário: 17h

Local: Plateia Externa do Auditório do Ibirapuera

SERVIÇO

ResPire: PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE DANOS

A redução de danos é uma política de saúde que tem princípios e abordagens pragmáticas, que visam reduzir os comportamentos de riscos e danos associados ao consumo de substâncias. A política é pautada pelo respeito ao indivíduo e o seu direito de escolher o que ingere.

“ResPire” é um dos projetos do Centro de Convivência É de Lei, iniciado em 2011. O atendimento realizado por sua equipe estimular a reflexão e o auto-cuidado, e compartilha informações sobre as consequências e riscos relacionados ao uso de drogas. Uma tenda do projeto funcionará no Parque Ibirapuera, durante o show de encerramento do Festival de Direitos Humanos, para dialogar sobre o uso de substâncias e distribuir material informativo.

Horário: a partir das 17h

Local: Próximo à Plateia Externa do Auditório do Ibirapuera

NA SEMANA

INTERVENÇÃO

ESPAÇO CIDADANIA NAS RUAS

Durante uma semana, o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, será transformado em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso. A ideia é criar um lugar acolhedor, que convide o público a experimentar o espaço de uma outra forma, exercendo seu direito à cidade.

O Espaço Cidadania nas Ruas contará também com uma arena que abrigará atividades do festival como apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. Ali você poderá ficar sabendo mais sobre o evento e as demais ações e projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

De 7 a 12 de dezembro

Horário: 9h às 18h

Local: Vale do Anhangabaú

INTERVENÇÃO

DIÁLOGO VISUAL: #CIDADANIANASRUAS

Entre novembro e dezembro, São Paulo ganhará diversos murais artísticos com temas relativos aos direitos humanos. A ação é organizada pelo coletivo Imargem, que realiza, por meio das artes visuais, uma reflexão criativa sobre meio ambiente, espaço urbano e convivência. O primeiro mural será pintado no Vale do Anhangabaú, próximo ao prédio dos Correios. Outras ações serão realizadas nas cinco regiões da cidade.

Acompanhe datas, locais e registros das intervenções em festivaldireitoshumanos.prefeitura..br

DEBATE

CONFERÊNCIA: ICONOMIA, DINHEIRO E DEMOCRACIA – DIREITOS, TECNOLOGIAS E SABERES

Moedas digitais (como o “bitcoin”) podem alterar o acesso a emprego, renda e investimentos, modificando as condições sociais e políticas nas democracias?

Que outros exemplos de transformação produtiva, ambiental e simbólica abrem oportunidades de radicalização da democracia e de distribuição de renda no atual cenário de violência, ameaças a direitos humanos e digitalização global?

Como podem as instituições públicas, as empresas, o terceiro setor, as universidades e instituições escolares assim como os cidadãos engajados na superação da violência, da desigualdade social e das assimetrias de poder, informação e visibilidade formar redes criativas, inovadoras e éticas?

Realização: Portal da Juventude. Mais informações: usp

Local: Casa de Cultura Japonesa (USP)

Programação:

Dia 9 de dezembro

9h - Abertura

Projeto WISH na USP, a Iconomia e o Portal da Juventude

Com: Gilson Schwartz, coordenador do Portal da Juventude e da Cidade do Conhecimento da USP

9h30 - Roda de Conversa: Mídia Livre e Criação de Espaços de Comunicação no Brasil

Com: Bia Abramo (Jornalistas Livres), Eugenio Bucci (USP), Izabela Moi (Mural), Prisma, Escola de Notícias, Caio Becsi Valiengo (Portal da Juventude, SMDHC/PMSP), Diego Viana (Diversitas, FFLCH-USP), Maurício Cardoso (Diversitas, FFLCH-USP)

11h - Café

11h30 - Roda de Conversa: Conferência Municipal da Juventude

Com: Rafael da Silva da Costa e Kelly Kirmer

12h - R.A.P. (Reunião Aberta de Pauta) – Festival de Direitos Humanos e Portal da Juventude 2016

14h - Mesa: Capitalismo e Valor do Conhecimento

Revolução Cognitiva e Capitalismo Digital

Com: Vitor Xavier, Yuri SSP Zago

O Direito à Cidade, à Diversidade e à Universidade: Novas Narrativas

Com: Adriana Koyama

Uber e taxa de lucro em sistemas computacionais

Com: Fernando Di Giorgi

Desmedida do Valor, Desregramento do Mundo e Emancipação Humana

Com: José Paulo Guedes

16h - Mesa: Filosofia, Política e Psicanálise

A Circulação dos Afetos

Com: Vladimir Safatle

18h – EMQUADROS (intervenção)

Dia 10 de dezembro

10h - Mesa: Dinheiro e Democracia

Banco Central e as Regras do Jogo

Com: Cristina Heleno Pinto de Melo

Caminhos e Desvios do Dinheiro

Com: Bruna Cristina Neves Carnelossi e Frederico Tavares de Oliveira

Integração e Imperialismo nas Américas

Com: Mateus Barreto

14h - Mesa: Ecologias Complexas

Ecologias Complexas e Novos Modelos de Colaboração

Com: Dora Kaufman

Periferia, Reprodução Social e Circulação do Valor

Com: Ana Sylvia Maris Ribeiro

Microssociologia do “Startupismo” e Especulação Financeira

Com: Marcel Maggion Maia

16h - Iconomia

Imagem-Dinheiro: Tempo Real e Valor Presente

Com: Diego Viana

A Iconomia da Hélice Tripla

Com: Gilson Schwartz

18h - Mostra Audiovisual do Portal da Juventude

Prêmio Emergência Visual: Território

Seleção Diversidade em Diálogo

Canal YouTube - Reportagens e clipes - Portal 2015

Dia 11 de dezembro

9h - Mesa: Economia Brasileira

Economia, Tecnologia e Inovação no Brasil

Com: Hélio Nogueira da Cruz

A Indústria e o Conhecimento no Século 21

Com: José Augusto Coelho

Cenários e Tendências 2016-2018

Com: Marcelo Petersen Cypriano

11h - Mesa: Economia Social e Criativa, Moeda(s) e Desenvolvimento Local

Com: Pedro Jatobá, Diego Viana, Gilson Schwartz, Alexandre Calil (LabProdam), Flavio Soares (IME, USP), Guilherme Ary Plonski (PGT, FEA e

POLI, USP), Adesampa, SPCine, Agência de Inovação da USP, Governo Aberto, Escola de Notícias, Abragames

12h - Encerramento: Agenda Cidade do Conhecimento/Portal da Juventude 2016-2018

CINEMA

CIRCUITO DE CINEMA

Exibições de cinema em na rua e espaços públicos realizadas pelos projetos Cine Solar e Cine B apresentam os curtas vencedores da 8ª edição do festival Entretodos e filmes selecionados especialmente para o circuito.

Consulte a programação completa no site festivaldireitoshumanos.prefeitura..br

CINEMA

10ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO MUNDO

A mostra – que acontece entre os dias 13 de novembro e 20 de dezembro em todo o país – apresenta 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens sobre direitos humanos. Este ano, pela primeira vez, o evento terá programação especial no Festival de Direitos Humanos. As exibições acontecem ao ar livre, em espaços públicos da cidade.

A mostra é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Consulte a programação em festivaldireitoshumanos.prefeitura..br

Local: Cinemateca Brasileira

Programação:

Dia 7 de dezembro

“Nunca Mais Cochabamba, 11 de janeiro de 2007”

(Bolívia, 2007, 52 min. Livre). Dir.: Roberto Alem.

Horário: 16h

“O Plantador de Quiabos”

(Brasil, 2010, 15 min. Livre). Dir.: Coletivo Santa Madeira.

“Procura-se Janaína”

(Brasil, 2007, 54 min. Livre). Dir.: Miriam Chnaiderman.

Horário: 18h

“Memórias para Uso Diário”

(Brasil, 2007, 80 min. 12 anos). Dir.: Beth Formaggini.

Horário: 20h

Dia 8 de dezembro

“Pele, um Real”

(Brasil, 2015, 15 min. Livre). Dir.: Aline Guimarães.

“Muito Além do Peso”

(Brasil, 2012, 90 min. Livre). Dir.: Estela Renner.

Horário: 16h

“Gigantes da Alegria”

(Brasil, 2014, 15 min). Dir.: Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano

“Encantados”

(Brasil, 2014, 78 min). Dir,: Tizuka Yamazaki.

Horário: 18h

“500 - Os Roubados pela Ditadura Argentina Bebês”

(Argentina/Brasil, 2013, 100 min. 12 anos). Dir.: Alexandre Valenti.

Horário: 20h

Dia 9 de dezembro

“O Contador de Histórias”

(Brasil, 2009, 110 min. 12 anos). Dir.: Luiz Villaça.

Horário: 16h

“Cartas do Desterro”

(Brasil, 2014, 15 min. Livre). Dir.: Coraci Ruiz e Julio Matos.

“Sobre Coragem”

(Brasil, 2014, 23 min. 12 anos). Dir.: Guilherme Xavier.

“Porque Temos Esperança”

(Brasil, 2014, 71 min. 14 anos). Dir.: Susanna Lira.

Horário: 18h

“Abraço de Maré”

(Brasil, 2013, 16 min. Livre). Dir.: Victor Ciriaco.

“Betinho - a Esperança Equilibrista”

(Brasil, 2015, 89 min. Livre). Dir.: Victor Lopes.

Horário: 20h

Dia 10 de dezembro

“Na Direção do Som”

(Brasil, 2013, 15 min. Livre). Dir.: Jonathan Gentil e Pedro Prado.

“Ninguém Nasce no Paraíso”

(Brasil, 2015, 25 min. Livre). Dir.: Alan Schvarsberg.

“Félix, o Herói da Barra”

(Brasil, 2015, 72 min. Livre). Dir.: Edson Fogaça.

Horário: 16h

“Correntes”

(Brasil, 2006, 58 min. 12 anos). Dir.: Caio Cavechini, Ivan Paganotti e Evelyn Kuriki.

Horário: 18h

“O Muro é Meio”

(Brasil, 2014, 15 min. 10 anos). Dir.: Eudualdo Monção Jr.

“Branco Sai. Preto Fica”

(Brasil, 2015, 93 min. 12 anos). Dir.: Adirley Queirós.

Horário: 20h

Dia 11 de dezembro

“Eu Não Quero Voltar Sozinho”

(Brasil, 2010, 17 min. Livre). Dir.: Daniel Ribeiro e Diane Almeida.

“Quando a Casa É a Rua”

(Brasil, 2012, 35 min. Livre). Dir.: Theresa Jessouroun.

Horário: 16h

“Léo”

(Brasil, 2015, 15 min. 14 anos). Dir.: Mariani Ferreira

“Habita-me se em ti Transito”

(Brasil, 2014, 23 min.14 anos). Dir.: Claudia Rangel.

“Quem Matou Eloá?”

(Brasil, 2015, 24 min. 16 anos). Dir.: Lívia Perez.

Horário: 18h

“Do Meu Lado”

(Brasil, 2014, 14 min. Livre). Dir.: Tracisio Lara Puiati.

“Colegas”

(Brasil, 2013, 103 min. Livre). Dir.: Marcelo Galvão.

Horário: 20h

Dia 12 de dezembro

“A Visita”

(Brasil, 2014, 8 min. Livre). Dir.: Leandro Corinto.

“Alma da Gente”

(Brasil, 2013, 83 min. 10 anos). Dir.: Helena Solberg e David Meyer.

Horário: 16h

“Submarino”

(Brasil, 2015, 12 min. 12 anos). Dir.: Rafael Aidar.

“Quando Meus Pais Não Estão em Casa”

(Singapura, 2013, 99 min. 12 anos). Dir.: Anthony Chen.

Horário: 18h

“Meu Amigo Nietzsche”

(Brasil, 2012, 15 min. Livre). Dir.: Fáuston da Silva.

“Silêncio das Inocentes”

(Brasil, 2010, 52 min. 12 anos). Dir.: Ique Gazzola.

Horário: 20h

Dia 13 de dezembro

“Numa Escola de Havana”

(Brasil, 2012, 90 min. 12 anos). Dir.: Ernesto Daranas.

Horário: 16h

“Nau Insensata”

(Brasil, 2014, 15 min. Livre). Dir.: Cristiano Sidoti.

“Do Outro Lado da Cozinha”

(Brasil, 2013, 40 min). Dir.: Jeanne Dosse.

Horário: 18h

“Sandrine”

(Brasil, 2015, 12 min. 16 anos). Dir.: Elen Linth e Lenadro Rodrigues.

“À Queima Roupa”

(Brasil, 2014, 90 min. 16 anos). Dir.: Theresa Jessouroun.

Horário: 20h

DEBATE

YOUTUBE: UMA PLATAFORMA PARA A PROMOÇÃO E DEFESA DE DIREITOS

Durante o festival, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Google, promove dois encontros para debater os direitos humanos na rede e trocar informações com criadores que construíram uma presença forte na Web por diferentes caminhos de militância. Os debates acontecem na sede do Youtube Space.

Vagas limitadas. Inscrições em festivaldireitoshumanos.prefeitura..br

Ativismo LGBT com Canal das Bee e Canal Pára Tudo

Jessica Tauane, do Canal das Bee, Lorelai Fox, do Canal Pára Tudo e representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e do Google debatem sobre ativismo e produção de conteúdo LGBT na web.

Dia 12 de dezembro

Horário: das 13h às 15h

Local: Youtube Space São Paulo

Identidade negra com Alexandra Ravelli e Ana Paula Xongani

Alexandra Ravelli, do Canal Soul Vaidosa e Blogueiras Negras, Ana Paula Xongani, do canal Xongani Moda Afro, e representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Google fazem um debate sobre resistência negra na web.

Dia 13 de dezembro

Horário: das 13h às 15h

Local: Youtube Space São Paulo

MOSTRA DA UAPI

A mostra apresenta os trabalhos produzidos por estudantes da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) dos pólos CEU Cantos do Amanhecer, Unifesp Vila Clementino e Unifesp Santo Amaro. A UAPI é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que busca reinserir a população idosa num ambiente de produção de conhecimento, a partir de áreas como saúde, artes, ciências sociais, cultura, esporte, lazer, tecnologia e direitos humanos.

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO DE PEÇAS EM ARGILA

De 6 a 13 de dezembro

Horário de visitação: 13h30 às 17h

Local: UAPI – Campus Unifesp Santo Amaro

TEATRO

LEITURA DRAMÁTICA: “Aquele que diz sim, aquele que diz não”

A peça teatral escrita por Bertolt Brecht em 1930 expõe um tema ainda atual, o direito de ir contra as normas e costumes sociais.

Dia 8 de dezembro

Horário: 14h

Local: UAPI - CEU Canto do Amanhecer

Dia 10 de dezembro

Horário: 14h

Local: UAPI - CEU Aricanduva

ENDEREÇOS

Auditório do Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana – Acesso pelo Portão 3

Biblioteca Pública Hans Christian Andersen

Avenida Celso Garcia, 4142, Tatuapé

Casa de Cultura Japonesa (USP)

Avenida Professor Lineu Prestes, 159, Butantã

Centro Aberto do Largo Paissandu

Largo do Paissandu, s/n, Centro

Centro Cultural Arte Em Construção

Avenida dos Metalúrgicos, 2100, Cidade Tiradentes

CEU Aricanduva

Rua Olga Fadel Abarca, s/n, Jardim Santa Tereza (Aricanduva)

CEU Canto do Amanhecer

Avenida Cantos do Amanhecer, s/n, Jardim Eledy (Campo Limpo)

CEU Navegantes

Rua Maria Moassab Barbour, s/n, Cantinho Do Céu (Grajaú)

Cidadania Rodante

Rua Helvétia, 231, Campos Elísios (Luz)

Cinemateca Brasileira

Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Espaço Cidadania nas Ruas

Vale do Anhangabaú, s/n, Centro

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569, Consolação

Galeria Olido - Auditório do 8º andar

Avenida São João, 473, 8º andar, centro

Largo Coração de Jesus

Largo Coração de Jesus, s/n, Campos Elíseos (Luz)

Largo General Osório

Largo General Osório, s/n, Santa Efigênia

Minhocão

Elevado Costa e Silva, s/n, Santa Cecília

Praça Kantuta

Rua Pedro Vicente, 625, Armênia

Faculdade de Direito da USP

Largo São Francisco, 95, Centro

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185

Sesc Parque Dom Pedro II

Praça São Vito, s/n, Brás

Tenda do programa De Braços Abertos

Rua Helvetia, 56, Luz

UAPI – Unifesp Santo Amaro

Rua Padre José Maria, 515, Santo Amaro

Viaduto do Glicério

Viaduto do Glicério, s/n, Liberdade

Youtube Space São Paulo

Rua Solon, 1121, Bom Retiro

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download