A Internet e a Sociedade: o passado e o futuro



DEI / FCTUC, Licenciatura em Engenharia Informática, Comunicação e Profissional, 2001/2002

A Internet e a Sociedade: o passado e o futuro

por

Sérgio Emanuel da Costa Teixeira

Departamento de Engenharia Informática

Universadade de Coimbra

Resumo: Mostra-se resumidamente um pouco da história da Internet, e as perspectivas para o seu futuro, sempre no contexto do papel da internet na sociedade ao longo do tempo. Assim, faz-se uma análise cronológica fazendo a ponte entre a evolução da Internet e o impacto desta na sociedade. Este texto poderá ser uma interessante leitura para aqueles que, apesar de já utilizarem este indispensável recurso, estejam interessados em saber algo mais acerca deste e sua repercursão na sociedade.

Palavras Chave: Internet e a Sociedade, Passado da Internet, Futuro da Internet

1. Introdução

Numa sociedade cada vez mais virada para as novas tecnologias, a internet passou a ser uma ferramenta indispensável na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto são poucos aqueles que sabem um pouco acerca de como nasceu este “fenómeno”, quem foram os responsáveis ou mesmo como esta foi evoluindo ao longo do tempo.

Assim tenta-se mostrar um pouco do passado da internet, mas sempre relacionando-a com a sociedade da altura.

Po outro lado, fala-se também um pouco acerca do seu provável futuro, tentando ir um pouco além do presente e especular sobre as novas potencialidades da Internet nessa época, fazendo uma pequena análise de como esta vai ser importante, tanto a nível positivo como negativo.

Hoje em dia assiste-se a um multiplicar de esforços no sentido de cada mais ir mais longe e melhor no sentido de melhorar a qualidade e o bem-estar da sociedade, e a área da Internet e das nas novas tecnologias é uma das mais activas nesse sentido, deixando uma grande questão....

“Até onde nos vai levar toda esta inovação?!..”

2. Um pouco de História...

Há cerca de 40 anos atrás, nasceu o “embrião” que viria a tornar-se num dos recursos mais potentes da sociedade moderna: a Internet. No entanto, esta não surgiu de nenhum “plano” organizado por uma pessoa ou grupo de pessoas, que pensaram criá-la, pelo contrário.

Vivia-se num periodo de tensão entre duas grandes potências mundiais, a União Soviética e os Estados Unidos, e quando a primeira lançou o primeiro satélite em 1957, os EUA tentaram de imediato responder, e parte dessa resposta foi dada com a criação do “Advanced Research Projects Agency” (Agência de Projectos de Investigação Avançada). Esta no final da década de 60, criou uma rede experimental chamada Arpanet, que utilizava uma tecnologia chamada “packet switching” (troca de pacotes) para o transporte de informação, tecnologia esta que é a base do que hoje conhecemos por Internet.

Na altura a sociedade não estava a par de nenhum desses avançados tecnológicos, não tendo ideia de como importante esta evolução seria num futuro próximo. Apenas o meio científico,os únicos habilitados a trabalharem com os cumputadores da altura, estaria informado desta nova tecnologia, mas também eles não faziam ideia do que representaria.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Nos anos 1970, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para se conectar à ARPANET, através de uma rede denomida NFS (Computer Science Net). Foi este um dos grandes passos para a na altura chamada ARPANET se desenvolver e passar a ser denominada por Internet.

Foi nessa altura também, que outro tipo de utilizadores começaram a ter acesso à ainda pequena rede de transmissão de dados: a comunidade académica.

E, continuou a ser assim até sensivelmente o ano de 1987. (ou seja a rede esteja durante cerca de duas décadas disponível somente para as comunidades académica e científica) Nesse ano a internet iniciou um novo ciclo, sendo liberado o seu uso comercial nos EUA, o que significa que empresas interessadas poderiam usar a internet para mostrar os seus artigos aos interessados.

Com a invenção da WWW, foi dado o grande passo para a internet se implementar e se tornar no que conhecemos hoje em dia... Desenvolvido na universadade de Illinois-USA o Mosaic foi o primeiro browser com interface gráfico, que serviu de base para os bem conhecido Internet Explorer e Netscape Comunicator. Mais tarde surgiu outro serviço muito em voga actualmente o IRC, e generalizazou-se o uso do email, sendo este considerado fundamental hoje em dia.

No entanto não foi fácil a globalização da internet na sociedade, continuando até cerca 1993 a ter relativamente poucos utilizadores e não sendo ainda considerada uma ferramenta indispensável.

Foi sensivelmente em 1994 que se deu o grande “boom” mundial da internet, com o aparecimente de ISP´s gratuitos e em alguns sítios do mundo a banda larga. Assim a internet torna-se numa ferramenta não só de trabalho, mas também de entretenimento com a existência de várias chats, jogos online, a “simples” visita de páginas WEB que nos podem levar a variadíssima informaçãoou mesmo a viajar sem sairmos de casa. Este serviço banaliza-se em todo o mundo passando a ser vulgar qualquer cidadão ter um acesso à internet em sua casa, no trabalho ou em vários sítios especializados para esse efeito.

Em Portugal a difusão da "Internet" foi realizada pelas Universidades, suportada na existência de um grupo denominado PUUG — Portuguese Unix Users Group — e, a partir de 1986 na recém criada FCCN — Fundação de Cálculo Científico Nacional .

A partir de 1991 o uso da Internet generaliza-se em todas as Universidades Portuguesas através da criação da RCCN — Rede da Comunidade Científica Nacional -.

A criação de ISP — Internet Service Provider — em Portugal a partir de 1994 popularizou o uso da Internet. Os órgãos de comunicação social passaram, em 1995, a difundir a existência e utilidade da Internet. Esta difusão provocou uma explosão da utilização da Internet em Portugal.

3. A Internet e a Sociedade

Sem dúvida que hoje em dia a Internet desempenha um papel fundamental na sociedade, quer em Portugal como no resto do mundo, tendo várias utilidades entre elas servir como um meio de comunicação essencial, grande fonte de informação (a maior do mundo), meio de intretenimento, etc...

No entanto é preciso também analisar alguns alguns perigos inerentes a uma “arma” tão poderosa como a internet se perfila hoje em dia. A internet é um serviço livre podendo cada um usá-la e inserir os conteudos que entender, o que pode levar a que os conteudos da mesma sejam corruptos. Outro dos problemas poderá ser o acesso incontrolado a este recurso por parte de crianças, que pode levar que a formação das mesmas possa ser influenciado por uma utilização desregrada, tendo acesso a a informação pouco adequada, como a pornografia, a violência e demais.

Outro dos problemas que temos vindo a assistir é o choque de gerações que esta pode provocar, principalmente devido ao seu tão rápido desenvolvimento... Publicado na revista “Super Interessante” nº402 um artigo acerca da evolução da informática e internet lê-se a certa altura:”...se a indústria automóvel evolui-se ao mesmo ritmo que a informática, conseguiriam-se pôr 4 pessoas num automóvel do tamanho de uma cabeça de alfinete a viajar a 1400Km/h....”. Este é um bom exemplo para explicar o quão rápido a internet e a informática em geral evoluiram, e como consequência o choque de gerações de daí advém. Não é difícil uma ouvir uma pessoa de cerca de 60 anos dizer que não sabe para que serve a internet, ou mesmo que esta é só mais uma maneira de brincar... Assim é usual as gerações mais novas terem dificuldades para explicar e tentar incentivar os mais idosos a “navegarem” pela internet, ou mesmo somente a fazer com que estes tenham uma ideia diferente desta...

Assim, pode-se dizer em poucas palavras que a sociedade ainda está a ambientar-se a uma mudança tão grande que foi o surgir da Internet, estando principalmente os mais novos, já a encará-la como uma mais valia indispensável e os mais retrógados ainda a tentar habituar-se à ideia.

4. Internet: Que Futuro?

Continuamos a assistir a um crescimento enorme da net, quer a nível de informação como de novos recursos e de certeza que já todos nos perguntamos até onde esta nos vai levar...

É claro que é impossível fazer uma previsão exacta do que irá acontecer, no entanto já existem alguns projectos de possíveis novas funcionalidades.

Um dos projectos que estão já em face de estudo é a votação electrónica, ou seja, qualquer pessoa pode votar sem sair de casa somente com um computador ligado à internet, isto para tentar parar a crescente taxa de abstenção que se verifica. Apesar de já ser possível fazer compras sem sair de casa (pela internet) no futuro prevê-se que cada vez mais será esta a forma preferida para efectuar as compras do dia a dia. Também na educação a evolução da internet irá trazer novidades, podendo haver aulas interactivas, ou seja ter aulas a partir de casa, no seu computador.

Apesar destas inovações serem criadas para melhorar a qualidade de vida, não nos podemos esquecer que também irão trazer inúmeros prejuízos para a sociedade, pois a vida social de cada um poderá deixar de existir, dando lugar unicamente à interacção entre as pessoas através de chat, que terá, também, o chamado contacto virtual. No entanto, não podemos esquecer a natureza do ser humano como ser social, e os prejuízos que estas novas tecnologias poderão trazer.

5. Conclusões

Pretendeu-se que este artigo conseguisse mostrar um pouco acerca de como nasceu a Internet, os principais responsáveis e a evolução até ao que conhecemos hoje em dia. Mostra-se também a ligação que esta tecnologia tem com a sociedade, analisando os factores positivos e também alguns negativos para se poder fazer uma relação entre o positivo e o negativo da mesma, o que poderá constituir uma incentivo para melhorar um pouco o que de errado existe. Por último fala-se um pouco acerca do futuro da internet, e de como ela poderá evoluir para melhor e para melhor, o que poderá alertar para o exagero que poderá vir a acontecer num ramo com tantas potencialidades como a internet.

6. Agradecimentos

O autor agradece a Maria João da Silva Gonçalves que tão gentilmente cedeu alguns livros para consulta.

7. Referências

-Internet History and Growth, by William Slater III - Chicago Chapter of the Internet Society

-A Brief History of the Internet by those who made the history, including Barry M. Leiner , Vinton G. Cerf , David D. Clark, Robert E. Kahn, Leonard Kleinrock, Daniel C. Lynch, Jon Postel, Lawrence G. Roberts, Stephen Wolff.

-O Futuro da Internet, por Pedro Campos, Pedro Quelhas Brito - Edições Centro Atlântico

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download